Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Tá difícil, mas faço contas

Nada como o tempo. Para nós Atleticanos, horas apenas são suficientes para renovar nossa crença e paixão com o Galo. Se saí do Mineirão muito “P da vida” no sábado, já sou outro desde domingo ao amanhecer o dia. Nada tinha com a eleição de um Atleticano para a prefeitura, mas pelas contas que fiz durante a noite e ao ler os comentários otimistas de muitos leitores deste blog.

Temos cinco jogos pela frente. A saber. Próxima rodada, Coritiba, lá em Curitiba. Depois, o confronto direto com o Palmeiras aqui em Belo Horizonte e saímos na sequência para ir ao Recife pegar o Santa Cruz. Nas duas últimas rodadas, São Paulo em nossa casa e encerrando com a Chapecoense lá em Santa Catarina. Com todo respeito aos adversários, é absolutamente viável vencer as cinco partidas. Difícil, claro, mas nunca impossível ao Galo que é o “time da virada”. Lembram do New Old Boys, Olímpia, Corinthians e Flamengo? Não subestimem esse Galo, Forte e Vingador.

IMG_7593

O eventual líder, Palmeiras, ganhou alguns pontos graças a juízes mineiros. Dois sopradores de apito daqui de Minas Gerais asseguraram quatro a seis pontos ao Porco recentemente. Pois bem, na próxima rodada o time atual do Cuca, que só aprendeu a vencer aqui no Galo, pega o Internacional, em São Paulo. Os gaúchos estão acuados com o risco de rebaixamento e prometem atropelar o líder. Que assim seja! Em seguida, o verdão vem a BH para o Galo completar o serviço. Daí, no desespero recebe o Botafogo em ascensão. Já terá sido o suficiente, mas ainda recebem a Chapecoense e vai à Salvador pegar o Vitória, provavelmente jogando sua cartada na série A.

Já o eterno protegido pela CBF e TV, que conseguiu até a prejudicar o Corinthians (A que ponto chegamos? Para beneficiar o time carioca, conseguiram sacanear o timão), terá o duro clássico com o Botafogo, que briga por vaga na pré-Libertadores. Nesse clássico carioca só não podem colocar o indeciso e volta-atrás Sandro Meira Ricci para apitar. Na seqüência, vem a BH para pegar a baba do América edepois recebe o Coritiba. mMs tem duas pedreiras nas duas rodadas finais. Santos, no Rio, e Atlético-PR, em Curitiba. Se os homens de amarelinho respeitar os princípios morais e éticos, capitulam no caminho.

Finalmente, o Santos, ao que sinto, aparentemente, têm uma sequência mais leve do que Palmeiras e Flamengo. Vai a Campinas para pegar a Ponte Preta. Jogo difícil, mas suficiente para tirar a equipe santista do nosso caminho. Depois, recebe o Vitória, saindo em seguida duas vezes – Belo Horizonte, para enfrentar um time que luta contra o rebaixamento – e o próprio Flamengo. Encerra sua participação em casa com o matematicamente rebaixado América Mineiro.

Com isso, o Galo chegaria aos 75 pontos e os três concorrentes, todos eles, ficariam com 71. Não sou pai Dudu e tampouco conheci a mãe Diná, mas é assim que eu desejo esta reta final.

35 thoughts to “Tá difícil, mas faço contas”

  1. Caríssimo Eduardo,
    Temos sim chance, mas temos que garantir que não somos prejudicados pela arbitragem. É triste que alguns colegas falem em teoria da conspiração… Proteger-nos das más arbitragens deveria ser o objetivo maior do presidente.

  2. Também tenho discutido com meus amigos atleticanos. O palmeirinha nas ultimas 5 rodadas do 1º turno ganhou apenas 7 pontos. E acho que agora será assim ou pior. Contando que o galo ganhe todos os jogos o Palmeiras precisa de 3 vitorias para ser campeão. Mas acho que nos jogos com Inter e Botafogo o Palmeiras conseguirá no máximo 3 pontos. Perderá para o galo.E aí um empate com Chapecoense ou Vitória galo será campeão.Basta ao galo acreditar!!!

  3. O Galo só ganhará essas cinco partidas se Maicosuel e o Marcos Rocha voltarem. O lado direito funciona a meia-boca desde que o Rocha saiu. Com o Luan já de volta, o setor oferecerá inúmeras chances de gol ao time. Carlos César é esforçado, mas não tem a lucidez, o talento e o atrevimento do Rocha para criar. E o Erazo, meu Deus, é um desespero. Zagueiro canhoto e que se acha craque dá pânico!

  4. De Ávila, eu falo isso há um bom tempo : pela tabela dos postulantes ao título , é extremamente viável o Galo ser campeão brasileiro em 2016 .Sem delírio de torcedor algum !
    Vamos continuar firmes ,que ainda dá ,massa ! E ,se Deus quiser , na última rodada , estarei comemorando com a turma da CarioGalo o título de campeão brasileiro, com direito a noss a tradicional pinga ,a iniqualável compota mineiro e a um delicioso tropeirão .

  5. Galo 75… Peppas 73… Framengo e Sardinhas com 70! Acreditando até o fim! Mas que a Taça da Copa do Brasil está mais facil, está! Vamos Gaaaaaaaaalo!!

  6. Eu também acredito! Apesar do nosso treinador. Virar um jogo contra um dos maiores rivais, aos 41min e sair jogando com chutão depois da virada, oferecendo o contra ataque… Em qualquer jogo com esse cenário teria que “furar” a bola, Victor se “machucar”, prenderem a bola no ataque, dentre outras manhas…. E ele lá, impassível, silencioso, apático à beira do campo. Já vi treinador aos gritos pegar reserva pelo braço e levar a beira do campo e buscar outro pra sair depressa. Sacudindo o time, ganhando preciosos minutos. Acorda, e vamos Galo!

  7. Tá difícil mas eu tô orando pra q o Marcelo Oliveira suma do Galo ano q vêm. Com time desse nível não brigar pelo título até o final é muita incompetência.
    Tomando sufoco de tudo quanto é time. Pode colocar a barba de molho esse time se pegar o Grêmio na final não ganha.
    Diego Aguirre por menos foi mandado embora, Levir Culpi idem

  8. Hoje eu sonhei em Casa Branca, que com a benção da padroeira, Senhora das Graças, foi feito um pacto de união entre todos os jogadores e testemunhando este pacto, estava a torcida inteira deste mundão.
    Era muita gente, gente que não acabava mais…
    Gente vestida de preto e branco, gente jovem, gente com idade, crianças, homens e mulheres, pobres e ricos, povão, massa, galera confiante, muito confiante!
    Vi um terreiro e nele, um enorme Galo Carijó que ciscava e dançava a dança dos líderes e enquanto ciscava, no chão ia escrevendo:
    Galo – 75; Palmeiras – 72; Santos – 69; Flamengo – 68.
    E ele não cantava, ele gritava:
    ” AQUI É GALÔÔÔÔÔ!!!
    AQUI É GALOOOOO!!!”
    E não parava de chegar gente, as ruas estavam tomadas de gente; gente com bandeiras, gente dançando, gente cantando e gente gritando:
    SIM, AQUI É GALO, GALO QUE LUTA, GALO QUE VENCE, GALO CAMPEÃO!

  9. Para aqueles que ainda têm receio, o Galo agora, está com plantel completo à disposição, é um time muito mais forte e vai buscar…
    Eu ACREDITO…
    EU ACREDITO…
    EU ACREDITO!!!
    VAMO GALÃO, UNIDOS VENCEREMOS!
    DÁ-LHE GALÔÔÔÔÔ!

  10. Acompanho o relator e digo mais , GALO 75 – peppa pigs e urubu otário 74- sardinhas 71 . Não é milagre , é CLUBE ATLÉTICO MINEIRO … GALO para os íntimos . SAN

  11. Eduardo, bom dia! Gosto muito do blog e dos seus comentários, (quase) sempre pertinentes. Mas para de falar sobre arbitragem, todo post você volta a esse assunto… Uma dica apenas. Grande abraço!

    1. Concordo Thales!!!

      Jornalista e pessoa experiente, escreve bem, articula bem as ideias, mas não resiste ao seu TOC de Teoria da Conspiração da Arbitragem Brasileira.

      Poxa vida, não podemos ficar atribuindo sucessos e insucessos dentro de campo, aos homens de amarelo. Sabe porque?

      Porque senão quando nosso Galão levantar uma taça, vai dar a conotação de que ou fomos favorecidos, ou nos “deixaram ganhar”. Ou seja, essa Teoria da Conspiração diminui nossas conquistas.

      Temos que ter consciência, de que existe uma geração de novos atleticanos que testemunharam nossa libertadores, e que já nasceram com o verdadeiro espírito atleticano, que é de acreditar e gritar pelo time sempre, e não de culpabilizar um ou outro trio de arbitragem pelos sucessos e fracassos dentro das 4 linhas.

      É preciso formarmos uma consciência mais construtiva para perpetuar pelas futuras gerações dos nossos torcedores. Um grande time, começa com uma torcida que pensa grande, e atribuir resultados e conquistas futebolísticas à arbitragem, me soa como time pequeno.

      Meu caro atleticano, acho bacana sua postura defensora de nossa instituição, entendo que esse é seu propósito, mas aproveite o espaço que vc tem, e deixe um legado maior. Deixe a arbitragem arbitrar, e gaste suas linhas nesse blog enaltecendo nosso time, nossa torcida, nossas conquistas… não perca seu tempo induzindo o leitor (principalmente o jovem), a acreditar que time A ou B, conquistou pontos porque “sopradores de apito de Minas, CBF ou TV” ajudaram de alguma forma esses times.

      Somos grandes e inteligentes o suficiente para entender que vitórias e derrotas fazem parte da história DE QUALQUER TIME, que erros são humanos ASSIM COMO OS ÁRBITROS e por fim, que o futebol é um veículo para propagação de diversão e lazer, e não para julgamento, execração ou difamação.

      Bica eles Galo!

  12. Gente Atleticana, por isso o nosso símbolo escolhido, o nosso mascote, é o Galo…
    O Galo é popular, é de briga e luta até o fim. O Galo é o primeiro a gritar para todos os ventos denunciando as injustiças que rolam no futebol brasileiro, e dá esporadas. O Galo é o dono do terreiro!
    O Galo é muito popular, do mais humilde cidadão até o mais abastardo…
    GALO é povo!
    Não o subestimem.
    Tenho dito: Neste campeonato brasileiro, não tem time superior ao outro, está aí, o América para provar, e até ele pode ainda escapar do rebaixamento.
    Se for para analisar time com qualidade, o Galo é o que tem mais a oferecer. Passou por período de muitas baixas entretanto, agora nesta reta final, pela intercessão de nossa padroeira, Nossa Semhora das Graças, vamos poder contar com todo o elenco e com este elenco unido e com vontade, vamos buscar o nosso lugar merecido, a liderança.
    Tem um certo reporter que comentou que o Galo morreu abraçado com o flamengo na pampulha, pois ele mostrou que não conhece o Vingador, mas é nunca que o Galo abraçaria o flamengo. Estamos na luta…
    Nosso hino já canta aos ventos:
    “Lutar, lutar, lutar…
    Com toda raça (com toda fé)…
    Vencer, vencer, vencer…”
    Galo forte e Vingador, vamos ser campeões!

  13. Infelizmente, amigo, o mais difícil não é ver os adversários tropeçarem, o mais difícil é o Galo não tropeçar. Dos cinco jogos que faltam, três são fora de casa e, novamente como em 2012 e 2015, a campanha de visitante do Galo não é de time campeão. Creio que ficaremos em segundo no Brasileiro, mas fecharemos o ano com o título da Copa do Brasil! Vamu Galo!!!

    1. Conclusão da disputa em BH. O Atlético não fica em primeiro nem quando os dois únicos candidatos são dele:
      1º – Brancos, nulos e abstenções
      2º – Kalil
      3º – João Leite

    2. Caro Carlos, voce só disse duas palavras , mas disse tudo: EU ACREDITO. É isto mesmo. Vou fazer mandinga , patuá, despacho, o que for preciso. mas o galo será CAMPEÂO BRASILEIRO 2016. Disto isto vamos aos fatos: no confornto direto a diferença cai para 4 pontos eu acho. O mais importante: Gabriel Jesus entrou em queda livre (só pensa na europa) e vai levar todo o Palmeiras junto pro buraco. Resultado meu Galo campeão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *