Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Só a vitória interessa

Mar do Caribe 250x250Temos de vencer e ligar o secador em cima dos dois primeiros colocados, Palmeiras e Flamengo, e até mesmo no Santos. Os três pontos, hoje, considerando a possibilidade desses três times (no todo ou parte deles) tropeçarem podem dar nova motivação ao campeonato e ainda às nossas possibilidades e pretensões.

Reconheço que sou um chorão com os erros da arbitragem, mas em defesa disso tenho meus mais de 50 anos assistindo ao mesmo enredo. Afinal, não fossem esses “erros”, tendo como base apenas as duas últimas rodadas, estaríamos a dois pontos do Palmeiras e um à frente do Flamengo. Nem mesmo isso será capaz de tirar nossa confiança.

Se os caras daqui tiram, Ele lá de cima faz justiça. Para o jogo de hoje, embora o treinador Marcelo Oliveira carregue certo mistério, acredito que a parte defensiva está definida. Nada diferente de Victor, Carlos César, Gabriel, Erazo e Fábio Santos. Como volantes, com a suspensão de Rafael Baiano – digo Carioca – é evidente que devem entrar Leandro Donizete e Júnior Urso.

Daí pra frente o treinador deverá ter à disposição quase dez jogadores para definir quatro titulares. Marcelo Oliveira já sinalizou com a possibilidade de preservar um ou dois jogadores. Se isso realmente ocorrer, acredito que Robinho pode ficar como opção de banco. O “pedalada” vem numa sequência desgastante.

comemoração gol no Juventude e torcida ao fundo 28-09-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Além dele, temos Otero, Cazares, Clayton, Fred, Pratto, Luan (que no caso seria para apenas parte da partida) e até os menos cotados Hyuri e Carlos Eduardo. Convenhamos, apesar do Figueirense historicamente ser uma pedra no sapato do Galo, não podemos admitir – seja qual for o nosso ataque – resultado diferente do que uma convincente vitória.

Outra preocupação para o jogo, considerando que a CBF escalou um árbitro carioca para atuar e sendo o Flamengo o próximo adversário, são os jogadores pendurados com dois cartões amarelos. Até o meio da semana eram quatro, com a ausência do Leonardo Silva e a definição de seu substituto, agora são cinco correndo risco. Victor, Gabriel (novo dono da zaga), Fábio Santos, Fred e Robinho.

Uma eventual punição a qualquer desses atletas, sobretudo os defensores (onde a peça de reposição é mais vulnerável) atenderia bem aos interesses do time carioca e seus padrinhos. Então, caros Atleticanos – incluindo os personagens envolvidos na disputa dentro do gramado –, todo cuidado. Não acredito nessa gente da CBF.

Uma consideração final. Ontem, aqui neste nosso espaço, registrei a insatisfação de um Torcedor que comprou camisa na Loja (fechada) do Galo e necessitava trocar o produto. Dentro do princípio de ouvir as partes, o blog contatou com o Galo que pediu compreensão para o momento de transição com a empresa que explorava a loja. Pois bem, para satisfação do blogueiro, o próprio Torcedor informou que fez sua parte e se dirigiu à loja do Labareda, evitando qualquer conflito com os interesses do Galo e, evidentemente, dos Atleticanos.

7 thoughts to “Só a vitória interessa”

  1. Meu caro, lamentável seu “erro” no nome do Rafael. O que teria este este blogueiro contra os baianos? Para o bem estar, sugiro uma retratação, com pedido de desculpas , no mínimo, aos nascidos, como eu no Estado da BAHIA.

  2. Carioca não vem jogando bem mas é o melhor volante do futebol brasileiro. Infelizmente está sendo queimado pela torcida que não percebe que o time está exposto porque temos um péssimo treinador que não conseguiu montar um time com o grande elenco que tem em mãos. Me incomoda ver Carioca sendo criticado e Jr Urso, que é muito pior, que vem jogando sistematicamente mal, sendo poupado. Sabedoria pra não perdermos um dos grandes jogadores que temos. SAN

  3. Bom dia honorável Atléticano, olha sempre defendi o futebol do Rafael Carioca, mas temos que concordar que ele está jogando com calça Jeans molhadada faz muito tempo. Sobre arbitragem, não é choro, é revolta, de muitos anos sendo prejudicados.
    Vencer, vencer, vencer este é o nosso ideal é mais nada.
    8.000.000 acreditando e torcendo sempre. Não somos e nunca seremos simpatizantes, somos Galo doido, e estaremos sempre juntos!!!! Se o Galo disputar torneio de cuspe a distância, lá estaremos nós, entoando nosso amor incondicional.
    Sempre Galo. Uma vez até morrer, pois atleticano nasce, o resto vira, e resto. E resto é resto.
    Rumo ao Bi na copa ou no campeonato. Só sei de uma coisa Ooooooo oooooo Vai pra cima deles Galooooooo

  4. Caro Eduardo : O último comentário publicado, do colega atleticano Fred Horta, em resposta a um comentário em que uma pessoa se pergunta e lamenta porque somos tão amaldiçoados; foi uma resposta de uma felicidade enorme, desfilando os grandes feitos do galo nos últimos anos e “pratrazmente”, jogos pioneiros e sensacionais, que os despeitados e invejosos de sempre tentam diminuir, desmerecer. Uma história de muita luta, muito sofrimento, com as mesmas cores o mesmo nome.
    Faltou dizer que nunca ganhamos títulos via fax, não entramos em conluio, nosso jogo é no campo, mesmo quando caímos de divisão, voltamos no campo, como deve ser, e não nas salas de ar condicionado, na calada da noite, onde os abutres cometem seus crimes e depois estouram champanhe. Um time com história centenária , está sujeito a algum percalço, algum tropeço, faz parte do esporte;, no esporte se ganha e se perde , haja visto que tropeços acometeram os maiores times do mundo, alguns, várias vezes. Pergunte a um por um dos milhões que somos, se esta palavra faz parte da nossa vida atleticana, é o contrário, somos abençoados, meu desavisado amigo.
    As manchetes esportivas desta semana estampam que a seleção argentina e brasileira disputam nosso ct, e ambas irão lá treinar; motivo de orgulho prá nós, nosso ct, centro de excelência em futebol, abrigando os maiores jogadores do mundo, alvo da mídia mundial por duas semanas; realmente não é facil dormir com um barulho dêste, é duro prá concorrência.
    Continuamos @#$%@# da vida com que nosso time apresentou (não apresentou), até agora, apesar disto estamos em duas frentes, vitória contra o figueira e o restante dos jogos É OBRIGAÇÃO, vamos galo, a cota de vacilos acabou.

  5. Eduardo, discordo de ligar secador, primeiro temos que vencer e vencer, esquecer adversários, em casa somos fortes, mas o principal é MO liberar o time para atacar, doi aos ouvidos sempre as mesmas palavras, fecha, marca, marca, que tal dizer ataca, ataca, vai pra cima, isso e ser superior, e querer vencer com a força do time e da massa. Aqui e galo.

  6. Nossa Senhora das Graças, padroeira do Galo, interceda junto ao nosso pai maior;
    Pede a Ele que segure as ações desonestas nestes jogos restantes do Campeonato Brasileiro.
    Mãe padroeira, se este pedido for atendido, as chances do Galo chegar às finais e conquistar os títulos de Campeão, são reais e no que depender de nossa parte, faremos acontecer.
    Amém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *