Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Segunda-feira de carnaval extemporâneo da Massa em BH

Permitam-me, caro leitor Atleticano, antes de entrar no mérito da partida de logo mais no Mineirão, contar o que vi e pude assistir na noite de uma Segundona na Cidade do Galo, também conhecida como Belo Horizonte.

Atraído pelo sentimento contagiante que une nossa Torcida, fui ao ginásio do Minas ver a partida de exibição entre ex-jogadores do nosso time e daquele tradicional clube.

Rivais no futsal na final do milênio passado, quando o Galo dominou essa categoria no Brasil e no mundo.

Falcão, a estrela da noite em homenagem a Miltinho e de apoio a Chiquinho (massagista do Galo que fará uma prótese), esnobou dentro da quadra.

Lembrando Reinaldo e Ronaldinho (R09 e R10), o F12 levou o Torcedor ao delírio. O placar de 8 a 8, pouco interessava.

Foi lindo notar que em poucos minutos (10, se tanto) a Massa mudou o cenário do ginásio.

As cadeiras azuis do MTC despareceram dando lugar ao preto e branco que domina essa cidade tem quase 112 anos.

Um show esse carnaval fora de época. O Atleticano é diferente! Ah! E os jogadores do Minas, muitos deles, com nosso manto sagrado debaixo da sua camisa de jogo.

Quanto ao jogo de logo mais, lá no nosso Mineirão, que deve receber outro bom público, registra a despedida do time nesta temporada perto da Torcida Atleticana.

Estamos vivendo tempos difíceis, dois anos sem título, situação que não faz parte do Galo contemporâneo.

Já vivi e vivemos períodos difíceis, como aquele triste rebaixamento, com jogadores medianos.

Entretanto, aqueles jovens que vestiam a camisa Atleticana davam a alma dentro de campo. Hoje não presenciamos isso.

Apesar do afastamento do risco que passamos de um eventual descenso, o Galo não pode aliviar.

Ainda que não seja condizente com as campanhas dessa década, quando participamos de mais da metade das Libertadores, o Torcedor ainda quer a vaga na Sul-Americana.

Diferente de alguns, não vemos essa competição como Segunda Divisão das Américas.

Ao contrário, queremos essa vaga e brigar pelo título. Essa conquista, que bateu à nossa porta neste 2019, garante vaga para Libertadores, Mundial, Recopa e Suruga.

Ao contrário daqueles que, eventualmente decidem sobre nosso time, o Atleticano valoriza essas possibilidades.

Então, ao que penso, a partida de hoje é fundamental para a próxima temporada. Derrota ou empate pode ser desastroso a essa classificação. São sete equipes disputando seis vagas para s Sula.

Quando penso que perdemos dez pontos para os últimos quatro colocados só no segundo turno e percebo que seriam suficientes para a Libertadores, a irritação toma conta e incomoda.

Passou, não tem como voltar atrás, então – reitero – nos resta hoje ir pra cima do Botafogo e assegurar logo essa vaga na Sul-Americana.

Para 2020, conforme venho manifestando, sonhar com mudanças radicais.

Desde as improváveis, como nova gestão (nem que seja no tocante a modelo, embora quisesse troca de nomes), passando pelo comando técnico e de elenco.

Precisamos caras novas, tanto para motivar o incomodado Torcedor, quanto para mudar o roteiro nas quatro linhas.

Galo Sempre!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

19 thoughts to “Segunda-feira de carnaval extemporâneo da Massa em BH”

  1. Bom dia Eduardo e amigos do Galo. Ontem o presidente disse que o dinheiro da venda do Alerrandro vai ser usado para pagar salários atrasados dos jogadores, entretanto, sabemos que a maior parte deste dinheiro vai para Ricardo Oliveira, Elias e Fábio Santos.
    Acorda presidente, livre NOSSO GALO destes morcegos, enquanto jogadores inúteis estiverem no elenco, a saída será vender jogadores jovens para sustentar os velhos. Enxugue este elenco, não adianta secar gêlo, amanhã será a vez do Guga ser vendido para pagar estes parasitas, inúteis que só servem para inchar o elenco.
    Livre-se também deste que está no cargo de Diretor de Futebol, ele já deu provas que não tem competencia e conhecimento de mercado para o cargo.
    Aceite as críticas e tome providências, uma instituição como o CAM não pode se vangloriar de vender jogadores para pagar salários e ter como objetivo maior não ser rebaixado.
    Que saudade do Maluf!!!

  2. Boa noite amigos do Galo. Se o atual presidente não renunciar, que pelo menos ele contrate um diretor de futebol a altura do NOSSO GALO.
    Que seja um profissional qualificado, respeitado no meio esportivo e que coloque os interesses do NOSSO GALO em primeiro lugar.

  3. Algo está errado quando o único festejo do ano é o possível rebaixamento do rival …

    Algo está mal e doente quando comemorar as arquibancadas de uma quadra de futebol de salão cheia e soltar mais uma vez um ‘Oh! como nós atleticanos somos diferentes’ é o pouco que nos resta para elevar a nossa carcomida auto-estima de torcedor – tão maltratada ultimamente.

    Confesso que na final entre Flamengo x River, senti uma profunda vontade de ver o Galo ali. Pior ainda: ver a festa do rival carioca. Da mesma maneira como foram as finais da Copa do Brasil de 2017 e 2018 do clube do outro lado da lagoa. Em todas elas eu me perguntava, diante do festejo dos torcedores rivais: “Por que não o Galo ali? Onde estava o Galo?”

    Então me irrita muito quando leio estas coisas como “óh como a nossa torcida é diferente!” . PeloamordeDeus!! Até quando viveremos nos escondendo por detrás destas alegorias que poderiam ser cômicas, se não fossem trágicas?

  4. Amigalos, ano passado reclamamos da dificuldade de classificar para a pré-libertadores. Este ano da dificuldade para a sula. Percebem que estamos caindo ano após ano? Ano que vem vamos lutar para não cair.
    Se não acontecer uma mudança, se não acontecer um investimento maior e contratações acertadas, o cenário de 2020 já está traçado.
    Não vimos uma atitude digna de um presidente do CLUBE ATLÉTICO MINEIRO neste ano de 2019, somente palavras ao vento de quem não quer estar naquela cadeira. Deve ter pregos.
    Com relação aos jogadores ” boi cansados” ditos aqui, concordo que temos que nos desfazer de muitos, mas são tantos que vamos ficar sem jogadores para atuar.
    Espero estar bem enganado, mas 2020 será mais sofrido do que este.

  5. Não é possível que esse Mancini vai inventar moda em pleno Mineirão. Colocar em campo figuras como Victor, Guga, Patric na esquerda, Bolt, Terans e o pastor no ataque é falta de respeito com o torcedor. Se é pra colocar quem não está jogando, que entre Lucas Hernandez, Bruninho e mais alguém da base. Caso tenhamos um filme de horror no Mineirão vai ser mais interessante direcionar as energias para outro alvinegro lá no Nordeste! Força Ceará e #entregacorinthians.

  6. O NOVO DIRETOR DE FUTEBOL , QUEM SERÁ.??
    O NOVO TÉCNICO JÁ ERA PARA ESTAR CONTRATADO :
    ARIEL HOLAN.
    MARCELLO GALLARDO.
    BECCACCECCE.
    ESSES SÃO OS NOMES À ALTURA DO C.A.M.
    EM ÚLTIMO PLANO :
    ROGÉRIO CENI.
    FÁBIO CARILLI.
    NADA DIFERENTE DISSO.
    PARA BOTAR ORDEM NESSA BADERNA.

  7. Momentaneamente estou abdicando de tudo, incluindo a minha ATLETICANIDADE, em prol de algo realmente marcante. Portanto, que o Botafogo vença hoje, garanta sua presença na Sulamericana/2020 e entre bem calminho em campo no próximo domingo…

  8. bom dia Eduardo e massa. Grande texto Eduardo. espero eu que seja últimos jogos de 90 por cento destes peladeiros. Victor frangueiro deve dar adeus do galo chega de ex jogadores. Léo Silva um dos maiores ídolos do galo mas obrigado por tudo mas esta na hora de aposentar. mas quando vejo que treinador fraco e burro vai entrar com patrick na lateral esquerda e por o mimado Guga na direta e entrar com pastor pipoqueiro é de arrepiar.e hora de por os meninos da base e este burro entra com estes peladeiros e medalhões. só falta o burro entrar com vini.therans.bolt.etc.no mais que grande festa dos ex jogadores de futsal e ídolos do passado. Dadá Maravilha. Falcão. índio.vander.etc.acorda diretoria amadora já acabou o ano aonde está reformulação. acorda porra.galo 2×0 .

  9. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Fim de ano fora das expectativas do atleticano.
    Mas sinceramente, estou contando os minutos para toda arrogância, petulância e soberba desmoronem e que elas seja enxotadas para a série b e de lá demorem para sair.
    Quanto a Volta do Victor, tenho toda gratidão por ele, mas ele já estava entregando a paçoca todo jogo, imagina agora. Claiton está em plena evolução e é goleiro de seleção brasileira futuramente, espero que não estraguem a carreira do nosso goleirão.
    Bica bicudo.
    Eu torço contra o vento e pelo Ceará…kkkkkkkkkkkkkk

  10. Bom dia Eduardo.
    Tomo a liberdade de dizer , que acho a coluna de hoje amena e não condizente com a nossa situação atual que é de calamidade.
    Um time que entra na penúltima rodada do Brasileirão ainda lutando por uma simples classificação para a SULAMERICANA , demonstra o CAOS em que está vivendo.
    As profundas mudanças urgentes e necessárias passa no mínimo pela contratação imediata de um DIRETOR de futebol e um TÉCNICO competente e de pulso que coloque ordem nessa BADERNA.
    As dispensas terão que ser muitas , DESMANCHAR ESSA PANELINHA DE VELHACOS JOGADORES que afundaram o GALO nessa vergonhosa situação.
    QUE PARA 2020 AS MUDANÇAS SE INICIEM LOGO , PARA NÃO CORRER O RISCO DE FICAR CONSERTANDO OS ERROS EM MEIO DE TEMPORADA.

  11. Bom dia massa

    Domingos esta panela que vc citou vem comandando o clube há mais de 2 anos, e em nome de um tal de uma tal gratidão há torcedores que torcem o nariz quando eles são criticados. Veja por exemplo a forçação de barra para o retorno de Victor ao gol. Então deixo aqui a pergunta: será mesmo que vamos queimar uma promessa que já virou realidade com passe fixado conforme nosso presida de 20 milhões a troco da gratidão a Victor?

    1. Caro JBHGALO, Boa tarde.
      Saber parar é uma arte, e poucos a têm.
      Sou grato a quem me faz um favor. Sei admirar o trabalho de um profissional, quando este é bem feito.
      Não confundir gratidão com reconhecimento por bons trabalhos prestados por um profissional.
      Concordo com vc, apenas ACHO que o retorno do Victor está MUITO além da tal gratidão.

    2. Prezado JBGalo, eu até desconfio que o retorno do Victor indica que estao vendendo o Cleiton. Infelizmente vendem jogadores da base muito precocemente, vide caso do Bremer, Marco Tulio e por ai vai. Espero que essa situação nao se repita com o Cleiton. Um abraço

  12. Talvez seja a última partida em BH do maior zagueiro da história do GALO, Leonardo Silva. Cracaço de bola e autor do gol mais importante de nossa trajetória até aqui. Merece todo o respeito e merece todos os aplausos. Ingratos que o colocam no mesmo balaio de perebas que compõem nosso elenco atualmente, deveriam ser proibidos de ir ao Minera (vale o mesmo, pros hereges que tbm colocam Victor nesse balaio). Saber reconhecer tbm é questão de educação. Obrigado, Léo! SAN

  13. Bom dia Avila. Se nao tiver condições de montar times é melhor nem classificar para Libertadores. Ano passado classificamos e os vexames na Libertas nós sabemos de cor. Temo que uma eventual classificação para Sulamericana sirva de justificativas para manter Patrick, Fabio Santos, Terans, Vina, Bolt, Di Santo, no elenco e até mesmo esse Wagner Mancini. Sinceramente precisamos, pelo menos de um técnico que vete contratações de jogadores de empresarios e tenha liberdade de tirar do time os bois cansados. A panela: Vitor, Leo Silva, Fabio Santos, Elias, Rever e Ricardo Oliveira precisa ser desfeita. Eles bancaram e demitiram quando quiseram Thiago Larghi, Rodrigo Santana. Espero que a história nao se repita com Wagner Mancini. Para finalizar temos a noticia da acao trabalhista do Robinho reivindicando cinco milhoes do Galo. E sabendo que já pagamos a mesma quantia a Emerson Conceição, penso que teremos de conviver com o Terans, Bolt, Ze Wellisson, Edinho, Denilsone outros jogadores que possuem contratos de cinco anos, sob pena novas ações trabalhistas. E Fabio Santos, Pastor, Rever e Patrick ainda tem contrato até dezembro de 2020. E Rever até 2021. O Luan 400 mil até 2022. Cenario, no minimo, preocupante. Assim, depois de torcer pelo G16 e agora por vaga na Sulamericana restará torcer pelo sucesso do escambo .Que decadencia….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.