Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reclamação do adversário e reação do time Atleticano

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Poderia falar aqui neste sábado sobre os lances polêmicos da partida de quinta-feira e até mesmo devanear sobre o histórico de arbitragem, que ao longo dos tempos sempre foi em desfavor do Galo. Mas, pelo material recebido e lido – aqui e em outras redes socais -, percebo que poucas pessoas se manifestaram a respeito. Um ou outro, não-Atleticano, que aqui veio com a notória intenção de tentar tumultuar a relação que construímos nestes dois anos de convivência.

São os mesmos, alguns ainda tentam se passar por Atleticanos, como se não fossem percebidos. Um deles, tão afoito, que enviou o comentário e minutos depois cobrava sua publicação. Pior foi diretores batendo boca em rede social. Os do Coelho, claro, buscando alguma visibilidade que o seu próprio time nunca consegue atingir. No caso, sinceramente, não entendo a razão de perder tempo em dar confiança para esse tipo de expediente.

Na verdade, até ontem mencionei apenas um lance, uma vez que o primeiro reclamado sequer no momento foi objeto de tanta reclamação. Nem disse choro. Mas em uma coisa concordo com os reclamões: a arbitragem é péssima, tanto a mineira quanto a nacional. Optaria por trazer juízes de longe, que desconhecessem os interesses econômicos por trás dos organizadores e da TV que comprou os direitos de transmissão. Vida que segue!

Ao que venho observando sobre o Galo, apesar de ainda necessitar de reforços para chegar e assumir a titularidade, o treinador interino – Thiago Larghi – conseguiu mudar a mesmice implantada pelo seu antecessor. Notamos jogadas e triangulações que são resultados de treinamentos, pelo meio e pelas beiradas. Parece que o antigo comandante não tinha esse tipo de procedimento.

Faltam ainda algumas situações para avançar na temporada. Imprescindíveis, diria. Como a contratação de profissionais que venham para jogar compromissados; dar efetiva oportunidade aos meninos da base (alguns mostraram personalidade e talento) e acabar com aquela saída de bola com troca de passe (perigosa) à frente e até dentro da nossa área defensiva. Os chutões, especialmente do Victor, estão quase zerados. Oh, glória!

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Apesar de os dois últimos resultados terem sido pelo placar mínimo, ainda levando o Torcedor a palpitações, arritmias e taquicardia (mais pelo passado recente), vencemos e criamos boas oportunidades. Talvez, a exemplo dos saudosos treinadores Telê Santana e Yustrich, seja necessário deixar escurecer colocando Ricardo Oliveira, Cazares e outros finalizadores chutando em direção das redes. O ideal seria até colocar uma trave daquelas pequenas de campo doméstico, buscando acertar a pontaria.

De qualquer maneira, percebo que o Atleticano começa a reagir e mostrar melhor confiança no trabalho de Thiago Larghi. Se confirmar essa premissa, o crescimento chega em um momento interessante da temporada: reta final do Mineiro, sequência da Copa do Brasil, início da Sul-Americana e Brasileiro. Para o primeiro, nada de novas inscrições de atletas, mas para todos os demais, ainda cabem aquelas contratações que o Torcedor reclama, desde que não sejam do eliminado Sport. Queremos e precisamos de nomes para jogar, não a exemplo de Samuel Xavier e Arouca, para compor grupo de treinamento.

Em tempo: Aos leitores mais assíduos e antigos deste blog, que se lembram de uma resenha entre o blogueiro e o ex-árbitro José Roberto Wright, pretendo ouvi-lo sobre declarações dadas ao nosso blog e ao de Rica Perrone. Ele falou conosco sobre aquela partida em Goiás. Com o Canto do Galo, a conversa foi em outubro de 2016, já com o Perrone, dias atrás. Existem pontos divergentes em suas justificativas.

Passei para ele, Wright, e aguardo sua manifestação, notadamente sobre duas expulsões do Galo. Assim que receber, divido com o leitor. Até hoje, nada me convenceu sobre aquele momento, que vai além do jogo no Serra Dourada, passando pela decisão nacional com os jogos no Mineirão e Maracanã.

34 thoughts to “Reclamação do adversário e reação do time Atleticano”

  1. Amanhã será um dia especial para todos nós. Dia santo de guarda. 25 de março. Vou experimentar ímpetos de em alguns momentos ficar em posição de sentido. Minha Pátria. Digo isso de coração, importando pouco ou quase nada se estou ou possa estar errado. Minha Pátria. Nós somos do Clube Atlético Mineiro!
    Dito isto vamos para o Time. Tiago Larghi, em que pese este suspeito nome de italiano, é meu mais novo ídolo. Acompanho o pensamento dele para formatar ou reformatar o meu. Senão vejamos: Arouca em momento nenhum me empolgou. Percebo que está de fora da lista. Confirmo compreendendo que possivelmente este moço, muito criticado por muitos, tenha de fato sido um passo em falso: Larghi está deixando isto claro nas entrelinhas… Outro exemplo: sempre apreciei o filho do Vagner Mancini, garoto que mesmo atuando mal eu absolvi, convicto de que sua queda de produção se deveu ao fato de ter sido preterido quando estava pedindo passagem… Agora o Larghi me reforça a idéia de que talvez o MM não seja tudo isto que eu supus… Confiança ampla, total e irrestrita no trabalho deste novo técnico promissor.
    Dia 25 de março de 2018: dia de fazer história sobre quem tem pouca história pra contar.
    Saudações Atleticanas a todos nós, Aniversariantes de Amanhã!
    Eh Galo!

  2. Odeio o América porque eles são os responsáveis diretos pelo crescimento do outro time..

    – falo e e provo

    – tinham a segunda maior torcida e na ocasião da inauguração do mineirão, venderam seus principais jogadores…mesmo contrariando uma tendencia de crescimento do futebol mineiro
    – seu time desapareceu em 10 anos, assim como toda sua torcida e filhos de torcedores que adotaram o outro time de cor azul
    – deixaram Tostão ir para o time azul sem que houvesse uma chamada briga pelo mesmo
    – passaram a odiar gratuitamente o Atlético e com exceção de 71 onde ganharam um mineiro sabe lá como, foram massacrados e humilhados pela geração de 77 do Atlético… no hexa que poderia ter sido octa não fosse aquele titulo de 77 perdido de foram bisonha
    -Viraram uma espécie de filial de time azul e sempre deram preferencia para eles nos jogadores que revelaram a partir de então, exceção a G.Silva apenas

    Portanto, este time minúsculo tem que ser odiado porque eles não merecem a citação de clássico das multidoes.. e são tão fregueses que não dá para comparar em nada… quero que morram na segunda divisão

    1. Com licença, Augusto, a respeito do Mineiro de 71, que você frisa que este América “ganhou não se sabe como” eu me lembro exatamente como aconteceu: foi entregue de presente, de bandeja pelo Galo… O Cuei venceu seu último jogo no sábado e ficou na dependência do Atlético x Cruzeiro do dia seguinte, o Galo já sem chance de ser campeão, o time azul calcinha precisando do empate… Galo 1xO, gol de Tião aos 22 minutos do primeiro tempo.
      A gente manda e desmanda neste terreiro que é nosso! Sempre mandou e vai continuar mandando! Eh Galo!!!
      Saudações

  3. boa tarde Eduardo e massa,ontem não deu para postar,cheio de coelhos chorando e marias infiltradas .sobre a choradeiras do coelhos não vou criticar na minha oipiniao teve um gol mau anulado,mas já e passado,que venha os coelhos chorões,etc,sobre o elias devia mofar no banco igual o guedes,basta o tiago ter coragem,este elias e um peladeiro e medalhão,pastor para de perder gols feitos,vai galoooooooooooooooooooooooooooooo.

  4. 110 anos. Parabéns Galo!!!!! Amanhã o presente para a Massa será a confirmação da classificação .
    Wright é persona non grata para o atleticano. O maior roubo da história do futebol mundial foi Serra dourada 1981. Nunca esqueceremos. Seria melhor ele confessar logo o que todo mundo já sabe , talvez assim possa aliviar um pouco sua consciência .
    Vi alguma evolução no último jogo. Teremos uma semana cheia até a final. Momento de trabalhar e muito, porque depois é jogo quarta-domingo até a parada da copa.
    Blanco merece chance no time titular. Ainda acredito em Elias como meia, ele próprio deveria chamar o técnico para uma conversa e esclarecer de uma vez por todas que não é segundo volante.
    Cazares joga muito, quando quer. Atuando mais próximo dos volantes melhorou a transição do time.
    Quanto a Luan, é indispensável . O time é outro com ele. Por isso, em alguns jogos já encaminhamos melhor descansa-lo.
    Erik não tem condicoes de ser titular. Muito limitado. Participa pouco.

  5. Para amanhã com a visível melhora do nosso time, acredito em outra vitória porém repito, 1 x 0 pro GALO hoje em dia é goleada!!!!

    Quanto ao RATO, foi comprado pela Globo pra fazer o servico a favor do Flamengo e como recompensa ao fim de carreira, ganhou emprego como comentarista de arbitragem na emissora, lá se aposentou depois de ficar doente e até hoje ganha um por conta do apito amigo!!!!

  6. Boa tarde caro Eduardo e massa atleticana!
    Pelo que eu saiba da regra do jogo, é que o jogador quando ta impedido não pode participar ou tentar no lance e originar o gol, caracterizando a intenção e sendo anulado. Isto foi caracterizado no lance do primeiro gol anulado, mas disseram os comentaristas da rede bobo de Minas, que só seria invalidado se o jogador tivesse tocado na bola. A regra mudou? Você Eduardo pode me explicar este lance? Pois vi os comentaristas da Fox Sports, sem exceção, inclusive o ex jogador Edmundo animal, dizendo que o jogador não podia tentar o cabeceio, pois caracterizou a tentativa e com.isto enganou o Victor, sendo correto a invalidação do gol. Agora vem essa de interpretação do árbitro. Então não há o que reclamar e pronto, se o lance é interpretativo. Este chororô dos dirigentes do mequinha tem alguma razão? Pois ouvir contradições de todos os lados. Que amanhã o Galo dar um sapeca ioiô neste timinho é acabe com essa choradeira de vez.

  7. Estou gostando desse interino, que por mim já estaria efetivado. Está acabando com os malditos chutões do Victor, arrumou nosso sistema defensivo. Só tem que cobrar do treinador de goleiros para ensinar o Victor a sair do gol nas bolas cruzadas e parar de se espatifar na grama, depois que a bola entrou. Tem que tirar o Elias, sim, que não tem sangue para vestir nosso manto, eternizado pelo Roberto Drumond. Manter o Luan, nossa marca de raça e convencer o Cazares a manter sempre o mesmo ritmo de quinta-feira. Acredito no Ricardo Oliveira, apesar dos gols perdidos. Tomara que domingo ele nos alegre com gols decisivos. Aqui é GALO, desde 1962.

  8. Eduardo, por favor, pergunte ao Wrong sobre o vídeo abaixo:
    https://www.youtube.com/watch?v=Wf4daVRZ-ME

    1) Porque ele não parou o jogo para atendimento do goleiro aos 5:30? Repare que o jogo continua mesmo com o goleiro no chão, o que é proibido.

    2) Por que ele não expulsou o jogador do Flamengo aos 5:31? Olha a falta que o flamedista fez.

    3) A FIFA diz para dar cartão somente com o jogador em pé. Ele deu cartão vermelho com o João Leite no chão, ou seja, errou novamente.

    4) Finalmente, peça a ele para redigir uma carta confessando suas más intenções e erros.

    A Conmebol julgou que o jogo foi 0x0. Não houve vencedor na partida, ou seja, o Atlético nunca foi desclassificado.

    O Atlético deveria pedir a divisão do título na justiça da Conmebol.

  9. Bom dia, caríssimos!
    Eduardo, mais um texto claro, inteligente e oportuno. Ótimo para o sábado pré-jogo do chororô e pré-110 anos.
    Em relação as suas observações sobre o atual momento do time tenho outra visão do ponto que você mencionou sobre “(…) acabar com aquela saída de bola com troca de passe (perigosa) à frente e até dentro da nossa área defensiva. Os chutões, especialmente do Victor, estão quase zerados. Oh, glória!”.
    A saída de bola tocada do goleiro, defesa e volantes para permitir uma transição sem o chutão vai implicar em risco sempre, mas o risco é pequeno. É muito melhor correr o risco que voltar ao chutão e ligação direta, cujas bolas sempre ficam com o adversário e dificultam sobremodo o controle do jogo.
    O mérito é do Thiago Larghi que conhece bem o métier e vai arrumando a casa. Nesse aspecto (saída de bola a partir do goleiro) o padrão é do moderno futebol europeu (grandes) que em nenhum momento mais rifa a bola ou a entrega de graça para o adversário.
    Não só o OO, mas todos os outros treinadores anteriores eram adeptos do ultrapassado recurso do bumba meu boi, o que atrapalhava demais o futebol coletivo da equipe (que estava correndo errado) quanto o individual de muitos (desempenho insatisfatório pelo jogo equivocado da equipe).
    Palmas para o TL que vai sistematizando o jogo atleticano. Precisa ainda melhorar muita coisa, mas do jeito que vai o Técnico vai afinando a equipe para definir um padrão de jogo interessante (moderno) para o time.

    1. Caro amigalo Zé Galo, concordo e assino embaixo. A melhor coisa que o interino implantou no time foi a saída de bola, pois só assim, manteremos a posse de bola, fazendo a transição da defesa ao ataque, não rifando a bola e a entregando de bandeja ao adversário. A saída sem correr riscos, vai de muitos treinamentos e repetições, para o aperfeiçoamento. Acho que riscos vamos correr de vez em quando, mas foi o que eu mais pedia e ja estava cansado de ver chutões sem nenhuma necessidade.

  10. Esse América acha que é alguma coisa. Não passa de um time minúsculo. O dirigente fanfarrão querendo aparecer disse que 2019 vai jogar com sub23. Que diferença vai fazer? Ganham mineiro uma vez na vida e outra na morte. A última na sorte e porque o Galo estava preocupado com outras coisas. Time que nao tem torcida não sobrevivi. Por isso vai cair novamente. E o diretor ainda fala em lotar estádio. Não consegue nem se abrir os portões. Eles não tem torcedores nem para encher o acanhado independência..o que é normal.para.um time pequeno como é

  11. Eu achei que nos últimos dois jogos a produção do time cresceu bastante, mas tenho me irritado com os lances perdidos. Numa final contra o rival, ou contra o San Lorenzo, não da pra marcar um gol a cada quatro chances criadas. São times melhores que o Coelho e não darão tantas brechas.
    Tenho achado também que muitos jogadores tem sido individualistas, mas nesse ponto vejo o Larghi aos poucos ajeitando a casa.

  12. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    O importante de tudo é que os jogadores estão fechados com o Thiago Larghi e acreditam em seu projeto.
    Vejo também um time comprometido e com muita raça.
    As deficiências apresentadas são em virtude da qualidade técnica de alguns jogadores (Patrick, Gabriel, Elias, Eric, Ricardo Oliveira).
    Quanto às contratações, torna-se irritante a passividade da Diretoria.
    Saudações Atleticanas,

  13. Quanto ao José Roberto Wright, menospreze-o, não é digno de falar com um atleticano.
    Qualquer justificativa dele, vai ao chão, quando vimos o lance que ele não expulsou Mozer que fez a falta mais violenta do jogo.

  14. [•••] ” o que você considerou como “roub opssss…! erro, foi o maior acerto que já tive”[•••] parei a leitura logo aqui, justamente o contrário do q falou para você, prezado! Esse camarada está no limbo deste q tomou uma bicanca nos fundilhos e agora vem o perrone desenterrar essa múmia? O mundo sabe q aqla partida foi o maior,o mais escancarado e descarado, roubo da história do futebol mundial e não tem nada q irá passar pano para ela, nada! #GALO110anos

  15. Bom dia Eduardo, com referência a arbitragem é realmente um lixo. Todos comprometidos com dirigentes amadores, interesses escusos, mídia. Os jogadores mal educados que vivem cercando e reclamando o tempo todo. Quando jogam pela libertadores e sem papo e mudam o comportamento. O Neymar quase se deu mal na Espanha por cair em todas as jogadas, no inicio de sua trajetória na Espanha. Quanto ao José Roberto Wright, há cerca de uns dois anos atrás estava assistindo o programa Tá na área do Sportv. O entrevistado era o Raul, falando sobre o jogo no Serra Dourada. Perguntado sobre a expulsão do Reinaldo pelo Luiz Carlos Júnior, disse que o juizinho tinha advertido que na primeira falta expulsaria qualquer jogador que a fizesse. Disse que o Reinaldo fez uma falta norma de jogo. Ai o entrevistador perguntou a ele se fosse o Zico a fazer a falta se o Raul achava que o Rato o expulsaria, a resposta foi: Não! Alí para mim, ficou claro toda aquela palhaçada. Quanto a choradeira do América, sempre foi assim. E o dirigente exaltando a torcida a encher o estádio. Vai sim, com os mesmos 3 mil de sempre. Dá-lhes Galo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Saudações Alvinegras. Estou vendo nesse momento o último jogo da liberta. Ferreira acabou de escorregar de frente p o Gol vazio. Que esaa sorte nos acompanhe essse ano. Prq vamos precisar. Bica Bicudo. Amanhã é dia de Galo. Eu torço contra o vento.

  17. Bom dia, o Galo pode melhorar, precisamos de uns quatro bons jogadores, e utilizar mais o Marco Tulio, o Bruninho, Marquinho, ja o caso do Alerrando nao sei como vai ficar, e quanto a abritragem de fora, nao muda muito pois e horrivel no Brasil inteiro, agora se o Catarinense aprontar para cima do Mequinha, ai vou dar boas risadas…

  18. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que estão com um pé na final da Champios Minas.

    Amanhã o coelho vai com sede ao pote. Ou melhor vai com sede na fonte. E o Galo como a dona onça estará esperando para dar o bote e acabar com a farra coelhense. E os pompons vão chorar mais uma semana. Como eu já estou concentrado para o jogo não vou demorar aqui hoje , senão a cerveja esquenta.

    Que este fim de semana seja mais um de glórias para nós que vivemos no lado bom e iluminado da lagoa e que os amoblogs e amiGalos saibam curtir em famíla mais um bom fim de semana. Um abraço a todos.

  19. Bom dia massa e meu guru. Me assumo como crítico do interino, e continuo achando que ele não é o mais indicado para assumir a condição de nosso técnico. Mas assim como o crítico, também o irei elogiar sempre que enxergar evolução da equipe, o que ocorreu no último jogo. Basicamente TL neste último jogo, fez o que sempre eu e vários colegas aqui sempre cobramos, ou seja:
    • substituiu Elias;
    • Colocou Luan de titular;
    • mandou Roger Guedes pro banco;
    • Colocou Blanco pra Jogar;
    • Deu um gelo em Otero, gosto muito deste jogador, mas ele estava se achando a última bolacha do pacote;
    • Recuou um pouco Cazares, para melhorar nossa saída de bola, que teve mais qualidade e assertividade; porque ninguém merece Victor, Gabriel e Leo Silva saindo com chutões;
    • Melhorou a distribuição de bola de Victor, ufa!
    • Melhorou a troca de passes do time;
    • O time passou a combater o adversário, já na saída de bola da defesa adversária;
    A única coisa que ainda continua a pesar sobre ele, é o não aproveitamento dos garotos da base; e para mim isto tem muito peso.
    Agora, esta polêmica sobre a posição de Elias, para mim é somente para encobrir a deficiência do jogador, ou ele, quando foi contratado para jogar não sabia que iria segundo volante? Claro que sabia, e se não ele (jogador) achar que esta não é sua posição, que então diga para o técnico que vai disputar a de meio armador, e pronto.

    Notas:
    • Amanhã completaremos 110 anos de existência, e o amor e a paixão pelo clube só aumentam a cada ano! Espero que neste dia, a massa ganhe de presente a classificação para a final. Nós merecemos!
    • Foi finalmente decidida a empresa que irá construir nosso estádio, e não caberá só ao clube a fiscalização do que será feito, esta tarefa é nossa também torcedores, como verdadeiros donos deste patrimônio, boa sorte Racional Engenharia!

  20. Belo texto. Espero que o time deslanche amanhã e goleie as felpudas, acabando com o chororô. Mas não podemos esquecer das nossas carências. Galo sempre.

  21. Possivelmente Alerrandro não joga mais pelo Galo, digo time principal, o contrato dele vence em fevereiro de 2019 e, dizem que pediu salário de 500 mil para prorrogar, evidente que já está com outra proposta, provavelmente do futebol europeu, diante dos fatos, acertadamente a diretoria o colocou na geladeira, ou seja, reserva do sub 20.
    A proposta do Galo para a renovação foi a mesma aceita por Marquinhos, Bruno Roberto e Marco Tulio.
    A pouco tempo o Galo perde o Bruno Tabata da mesma forma.
    Acho que neste caso está faltando caráter ao jogador.

    1. Com a lei Pelé os clubes perdem e os pseu do empresários ganham poder. Eles não têm um mínimo de caráter. Com certeza o Alerrandro já tem uma proposta do exterior. Absurdo!!! O Tabata seguiu esse caminho e ao que parece está sumido, os jogadores deveriam pensar nisso. Ganha no imediato mas comprometem a carreira.

    2. Então vamos fazer um intercambio com SANTOS FC e descobrir como revelar tantos talentos e colocar para jogar no time principal!!!!!!!!!!!!!!nosso Galo tem muita treta politica e vaidade na diretoria.O maior inimigo do CAM continua sendo o CAM.Fato!

  22. Aquela sua entrevista com Roberto Wright foi histórica.
    Não deixe mesmo este assunto morrer.
    Acredito que o maior prejudicado foi ele que tem que conviver com este drama de consciência pela vida toda.
    Quem sabe agora na resposta dele, Wright finalmente se liberte dessa bola de ferro amarrada aos pés, que ele vem arrastando por décadas e peça perdão ao Atlético.

  23. Bom dia!
    A verdade é que quando o Galo é prejudicado, é de verdade, como no pênalti claríssimo não marcado por Simon em cima do Tchô, na decisão contra o flalixo no maraca e na libertas no serra dourada. Sem contar um caminhão de outros prejuízos que tivemos no decorrer da história com esses bandidos a serviço da cbflaflurinthians.
    Já o minúsculo coelho inútil chora porque é péssimo mesmo.
    Amanhã 3×0 fora os “ameaço”. Aqui é só Galooooo!

  24. Bom dia Eduardo e amigos do Galo. Ontem assisti em um programa esportivo da Alterosa o mesmo diretor da de arbitragem da FMF, Giuliano Bozzano falando do possível erro, em momento algum ele disse que tinha certeza que a bola não tocou na cabeça do Norberto, a fala é a seguinte “..ao que PARECE a bola não tocou na cabeça” .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *