Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Rápidas em torno do Glorioso

Elias - foto divulgação Sporting

Vapt-vupt

Ao que parece, Gago está descartado, por causa de uma alta pedida salarial. Já Elias, em que pese a negativa do próprio pai, como aconteceu em outra ocasião, agora deve vir e colocar um ponto final da novela da contratação de um volante de renome. Vamos aguardar, como diria um ex-jogador e praticamente também ex-treinador. Ao que sei, só falta o presidente tuitar.

Outros dois registros: O goleiro Uilson, quase crucificado por nós, foi destaque da Flórida Cup.

Uilson na Flórida Cup
Fotos: Uilson-Bruno Cantini/Atlético – Elias: Divulgação Sporting

Foi eleito MVP (Most Valuable Player). Vale dizer, o jogador mais valorizado daquela competição. Recentemente, foi medalha de ouro dos Jogos Olímpicos do Rio, quando o Brasil conseguiu seu primeiro título na categoria.

O segundo registro é que, a exemplo da seleção principal, convocada para o amistoso de amanhã, entre os quatro mineiros chamados para a sub-17 para o Sul Americano da categoria, três deles são do Clube Atlético Mineiro. Matheus, zagueiro; Wandrew, meio-campista; e Alerrando, atacante. Hegemonia até nas divisões de base.

E por fim, passo para o caro leitor um e-mail recebido ontem logo pela manhã. A missiva do leitor e professor Gustavo Miranda Guimarães deixou o blogueiro emocionado. Pude viver três momentos, ao lado do nosso eterno Rei, em torno do lançamento de sua biografia e o livro infantil baseado nela, que tive a oportunidade de ser o autor. O que o professor Gustavo diz sobre o Rei é exatamente como vem ocorrendo. Ele, Rei, atende a todos com o maior carinho, tanto para as dedicatórias quanto para inúmeras fotos. Segue a manifestação do professor.

“Desculpe-me por fazer um pequeno desabafo, que, na verdade, é uma espécie de agradecimento. Tenho por formação a área de Lingüística e, certa vez, participei de um evento em que um renomado Lingüista ali proferiu uma palestra. Nesse evento, quando, juntamente com um grupo de outros estudiosos, busquei um autógrafo, a reação do autor foi de distanciamento, de verdadeiro estrelismo. A vontade que me deu na ocasião foi de pegar meu boné e sair do local. Enfim… Porém, no sábado, fiquei até surpreso com o tratamento que todos vocês dispensaram aos torcedores. Jamais imaginei que nosso Rei fosse tão próximo das pessoas, jamais imaginei que teria tanta paciência com as pessoas. Não digo isso apenas em relação ao tratamento a mim dispensado, mas a todos aqueles que estiveram ali. Enquanto eu estava na fila esperando a minha vez, fiquei a observar o ambiente.

Digo isso em relação ao Rei, mas o mesmo se aplica ao filho do nosso craque, ao ilustrador e a você. Enfim, o que senti naquele momento foi que estávamos em uma espécie de conversa de bar ou mesmo de intervalo de jogo na nossa Catedral, em que todos somos torcedores, colegas de Atleticanismo. Não é todo o mundo que tem esse dom de tratar tão bem as pessoas. Vocês estão de parabéns! O que achei triste foi perceber que, ao chegar à Leitura, o nosso Rei (que merece todas as glórias, que merece tapete vermelho por onde quer que passe) não chamou muito a atenção das pessoas. Eu esperava que houvesse mais gente ao redor dele. Isso me entristeceu um pouco. O consolo é que o nosso Éder Aleixo também passa sem maior badalação quando passa por Pimenta – MG, nos momentos em que passeia por aquela cidade. Enfim, muito obrigado a você, ao Rei e aos meninos pelos momentos que foram proporcionados a todos nós.”

11 thoughts to “Rápidas em torno do Glorioso”

  1. Eduardo, respeitosamente peço-lhe que não se refira mais ao CAM, nosso Galo doido, Galão da Massa ou simplesmente Galo, pois, glorioso refere-se muito antes ao Botafogo, e não somos torcedores do glorioso, somos sim uma torcida bipolar. Obrigado.

  2. Caro Eduardo, como o texto propõe, hoje é rapidim!
    Em texto anterior, muitos de nós cornetamos o trabalho feito na base do Galo. Hoje, o portal UAI trouxe reportagem informando que 40% do elenco atual é teve origem nas divisões inferiores do CAM. É preciso esclarecer que este número leva em consideração atletas promovidos recentemente e outros já “veteranos”. Hoje saiu convocação da seleção sub-17 com 3 jogadores do Clube.
    Ainda assim, continuo pensando que o trabalho das categorias de base precisa ser melhorado, sobretudo na captação e manutenção de atletas.

  3. Apesar de cruzeirense, tenho que reconhecer, o Rei foi um dos maiores centroavantes que vi jogar.. Inteligente e habilidoso como poucos… Isso prova que para ser craque não precisa ser um campeão… Não teve grandes conquistas, além de regionais, mas foi um Idolo.

      1. É mesmo? Qual? Se vc se refere à Copa do Brasil está equivocado. Luizinho e Éder faziam parte do time azul de 1993. Reinaldo não. Reinaldo só fez um jogo com a camisa azul, contra o Valério Doce. No dia seguinte pediu o boné.

  4. Somos uma geração previlegiada por ter podido ver estes monstros jogando.
    Nada hoje se compara com a qualidade e genialidade do futebol apresentado por eles, em especial e destacadamente, o que o REI nos ofereceu.

  5. Boa tarde Eduardo, gosto muito de seu blog, mais ultimante muito propoganda da biografia do rei, merece e tal mais queria mais noticias do Galo, acredito que até pela ansiedade de uma grande novidade. Mais ta valendo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *