Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Raça e amor

Agora, caro professor Aguirre, é pra valer. O Campeonato Mineiro, se o senhor não sabe, na verdade não acrescenta nada, mas também só não vale perder. Sua sorte, prezado treinador, é que entregamos o título para um time até certo ponto inofensivo. Tivesse sido diferente, comandante, sua senhoria não poderia ir saborear seu chopinho nos bares de Lourdes. A massa não perdoa.

Se quiser se redimir do prejuízo que nos causou, com suas experiências, time alternativo, rodízio, ou seja lá o que for, vença o jogo de hoje pela Copa Libertadores. Como o senhor já deve ter conhecimento, o Atleticano é bipolar. Portanto, se fizer um grande resultado hoje na capital paulista, tem grade chance de ser perdoado de suas escalações mirabolantes.

image
Ilustração que circulou nas redes sociais

O Torcedor, de saco cheio, já começa a tirar sarro com tanta improvisação. Ontem mesmo, durante todo o dia, circulou pela internet qual seria a surpresa para a partida de hoje. Vejam o quadro ao lado.

Seguro estou de que o treinador, depois de quatro meses, já entendeu o recado do Atleticano e o ensinamento de um de nossos maiores ídolos, Ronaldinho Gaúcho: “Quando é pra valer, é pra valer”. Se bem que no domingo passado também era pra valer, mas a Torcida ficou frustrada. Torço pela sua redenção hoje no Morumbi.

Se tem uma coisa que a direção, comissão técnica e jogadores não podem reclamar é do apoio do Torcedor Atleticano. Ano passado, após a eliminação da Copa Libertadores, a massa lotou o aeroporto em apoio e o resultado foi a bela campanha no Brasileirão de 2015. Perdemos, por nossos próprios erros e alguns consideráveis “equívocos” conhecidos da arbitragem.

galo 110516 - AC1
Fotos internas: Superesportes; Capa: Atlético/Bruno Cantini

Agora, em duas oportunidades, o Torcedor foi levar seu apoio ao time. Na volta da Argentina, depois do empate com o Racing, e na segunda-feira, durante o embarque para a partida de hoje à noite. Além daqueles, outros milhares de Atleticanos estarão se deslocando de vários lugares para incentivar o time no Morumbi.

Mesmo considerando que a segunda e decisiva partida será na nossa casa, é fundamental que o resultado da primeira já nos dê tranquilidade. Passada essa fase, teremos mais de um mês pela frente, antes das semifinais. Ou seja, tempo mais do que suficiente para a recuperação de jogadores afastados por problema médico e ainda para uma reflexão interna sobre o nosso futuro na competição.

galo 110516 ABSem querer repetir chavões, mas, na partida de hoje, treinador, treinador, não invente e deixe os jogadores (em suas posições) fazerem o que sabem: jogar bola e buscar a vitória. Já os onze escolhidos para o jogo, coloquem o coração e a alma em campo, como nós Torcedores fazemos de onde acompanhamos cada partida, e tragam o encaminhamento da classificação. É isso que pede e espera o Torcedor Atleticano.

Confirmando isso, tenho certeza de que na quinta-feira o aeroporto de Confins será pequeno para a recepção do time na volta pra casa.

22 thoughts to “Raça e amor”

  1. O AGUIRRE não é sério.
    Ele brinca com a paixão de nós ATLETICANOS.
    Um moleque comandando uma nação de APAIXONADOS.
    Até quando a diretoria brincara conosco deixando o time nas mãos deste ser???

    1. Faça as minhas as suas palavras…Um técnico que não responde e diz ser sua opção é um FIDUMAÉGUA..Tem de respeitar a NAÇÃO ALVINEGRA…Um abraço e PARABÉNS…

  2. Seremos campeões APESAR do Aguirre. Deus olhou lá de cima e falou:
    “Pelo Meu amor, esse técnico é ruim demais! Desse jeito, só vou deixar o Galo ser campeão de uma dessas duas competições!”
    E como perdemos o Mineiro… vem coisa boa por aí! 😀

  3. Caro Eduardo, o quadro que vc publicou confirma minha tese que brasileiro entende é de deboche, de futebol quem entende é argentino, uruguaio, os europeus. Aguirre nada tem de “Professor Pardal”, apenas não segue os (baixos) padrões há muito utilizados pelos (fracos) treinadores brasileiros. Como brasileiro tem dificuldade em entender tudo que saia um pouco da caixinha, prefere criticar e desmerecer do que procurar entender. Aguirre dá aula tática, jogo após jogo. Erra, lógico, mas acerta muito mais, perdemos o título domingo por falha individual do horroroso zagueiro Tiago (pior que o Edcarlos) e não pela atuação de nosso treinador, que havia resolvido o problema de marcação da lateral direita com a escalação do Rocha adiantado e do Carlos César (melhor marcador) na lateral, além de ter armado o time após a expulsão, de forma não convencional, o que levou o GALO ao seu melhor momento na partida. Abismado vejo gente pedindo o horroroso marcelo oliveira, treinador entregador de camisa, infinitamente inferior ao Aguirre. Enfim, espero que a Diretoria não dê ouvidos aos pedidos de alguns pela cabeça do treinador, seria a maior burrice a ser cometida, quebraria toda a sequência do trabalho (tem gente que acha que Aguirre já está há muito tempo no cargo, que o trabalho já deveria estar sendo visto, entendem muito pouco do assunto, cinco meses são irrisórios, pro treinador mostrar seu trabalho, implantar sua filosofia, é necessário muito mais tempo). Vamos pra cima do sp hoje e na próxima quarta. Apoio incondicional, cornetas e vaiadores fiquem em casa de pantufa. SAN.

    1. E aí, Barros, o meu Galo do seu Aguirre não foi pra cima do SP. Não vai pra cima de ninguém. Que aula tática é essa de não ter quem arme o jogo no meio campo?

  4. Espero o melhor, a vitória, mas me preparo para o menos pior. Caso o Galo perca, que seja pelo placar mínimo, pois caso contrário ficará complicado. Na base do “eu acredito” não vai funcionar. Creio que muita coisa imprevisível poderá acontecer nos próximos dias. Treinador, Libertadores, Copa do Brasil, Brasileiro, jogadores cansados ?

  5. Caros Amigos Atleticanos, concordo com vocês que as invenções deste treinador ta de mais, porém maior que tudo isto está nossa grande paixão que é ser atleticano, então ao invés de ficarmos questionando o treinador vamos apoiar nosso time, afinal de contas estamos em uma quartas de final de libertadores.
    O galo precisa de nossa força e apoio, cornetar tem que ser na hora certa.
    Vamos galo, ser Campeão ……………

  6. Temos que lembrar que poderíamos ter ganho o Estadual se os jogadores tivessem feito o dever de casa. No primeiro jogo perdeu um penalti e dois goals cara a cara com o goleiro adversário.Fez falta no jogo seguinte. Que os jogadores errem menos e façam os goals necessários para que possamos ficar mais tranquilos para o jogo de volta.

  7. Amigo Dudu,
    Esse Prof. Pardal do inferno, é melhor tomar vergonha na cara e acabar imediatamente com as suas experiências psicodélicas trazidas de uma viagem de LCD dos anos 70. A Massa já está de saco cheio, e com certeza, dependendo do resultado é do desempenho do time hoje, não teremos esse incompetente no domingo. FORA AGUIRRE, VOLTA KALIL. Aqui é Galo Porra!!!!!

  8. Falou Tudo….Concordo plenamente…Ele tá sendo professor pardal…
    Faça o simples..Temos o melhor elenco do país, mais cada na sua posição…Colocar Carlos Cesar ou Marcos Rocha de atacante é sacanagem…Poderias ter ocorrido contra o Racing, que a direita estava uma avenida…mais com o America…Detalhe o CARLOS CESAR (não joga nem na nossa pelada de final de semana) terá historia para seus filhos , netos e para o futuro, que colocou numa decisão ROBINHO (um dos maiores salario do Galo), CASARES (Teve até disputa judicial para contrata-lo), LEÂO DONIZETI ( Não pode ficar de fora nem em disputa de porrinha) e CLAYTON (Jogador disputado com grandes clubes para contrata-lo) Todos na RESERVA…..
    PROFESSOR PARDAL ISSO É SACANAGEM.

  9. Estou temeroso e ao mesmo tempo confiante para o jogo de hoje. Pode parecer estranho, mas provavelmente isso é decorrente da instabilidade do time, que desce e sobe na mesma velocidade, como uma montanha russa.
    Espero que não ocorra um desastre, que impossibilite uma reação na semana que vem.
    Aguirre já passou do limite nas invenções, precisa fazer o simples, escalando lateral na lateral, zagueiro na zaga e atacante no ataque. Seria pedir demais?

    O Galo tem que jogar com inteligência, mais recuado, esperando o adversário. Se o ataque estiver afiado, certamente poderemos marcar gols na fraca defesa paulista. Eles vão partir pra cima babando e irão deixar espaços preciosos. Um empate já seria excelente.

    Hoje é dia de Robinho desencantar, de Pratto jogar como sempre, de Victor fechar o gol, de Marcos Rocha e Douglas Santos mostrarem porque são os melhores laterais do país. Hoje é dia de Galo, com emoção!

  10. Caro Eduardo, também não gosto das invencionices do Aguirre, mas ficar lamentado porque perdeu o campeonato mineiro não dá, creio que o Aguirre errou quando escalou alguns titulares contra o América, tinha que ser o time todo reserva para pegar o tricolor em boas condições físicas , afinal o que acrescenta pra nós o título do mineiro ? (Se a disputa fosse com o time da enseada das garças, aí sim.

  11. Que o Aguirre é meio maluco isso ninguém discute, mas ninguém fala do plantel despreparado como o goleiro Uilson e o Tiago que deixou o time na mão no último domingo. Os frangos do uilson foram contornados pois estava na fase de grupos, já a expulsão do Tiago não tinha mais o que fazer pois era jogo decisivo… Ou seja, o Aguirre ajuda com suas loucuras, mas quem tem entrado também não tem ajudado em nada.

  12. Bom dia Canto do Galo ! A todos que estão a caminho da terra da garoa e/ou lá se encontram , estejam certos de que, um ou mais, estaremos juntos com o GALO e pelo GALO .Boa sorte para nós e ” tragam a criança para casa ” ! SAN
    ATLÉTICO gostamos muito de você… eh eh eh eh … a alegria de viver …. qdo te vejo vencer eh …. entidade …. venerada por milhões … de geração em geração …. contagiando multidões …. sentimento ….de amor eterno ao ALVINEGRO …. GALOOOOOOOOOOOÔ …

  13. Discordo mais uma vez, xará. Exemplos não faltam. Todo mundo reclamou em uníssono das escalações “fora de posição” de Patric no início da temporada, e foi um dos jogadores mais decisivos até se contundir. Aguirre está tentando resolver problemas de marcação (principalmente lado direito) e criação, já tendo observado o momento técnico de cada um (especialista na posição ou não) e sua disciplina tática (sendo especialista na posição, ou não).O fato de não podermos contar com jogadores importantes (Dátolo e Cazares na armação – este último por indisciplina), perda de Luan, reforços que ainda não deslancharam (Hyuri, Clayton e até mesmo Robinho em jogos decisivos) fazem com que o treinador tenha que lançar mão de recursos “fora da caixa”. Concordo que o time não engrenou, não jogou ainda tudo que pode, mas chegamos às quartas, melhor que Levir em 2 participações de Libertadores seguidas. Temos um time mais sólido e menos criativo. E ele só se desenvolverá com o tempo, quando tivermos à disposição os contundidos e os reforços plenamente adaptados física, técnica e taticamente.
    Não tenho nenhuma ilusão que será fácil passar pelo SPFW, mas passaremos. E o técnico poderá ganhar o tempo necessário pra seguir no desenvolvimento do time.

  14. infelizmente depois de 41 anos estou desmotivado pra assistir o jogo eu não vou aguentar se este asno colocar um time todo trocado em campo , eu tolerei Autuori, luxa , Dorival Junior ,Tite em 2005 e outros tantos muito ruins mas este filho de uma égua uruguaia conseguiu me desestabilizar emocionalmente

  15. Saudações Alvinegras. Se tivermos um bom resultado hoje, Aguirre será perdoado em partes, pois fazer mais de 50 mil atleticanos voltarem para casa sem o título é imperdoável. Essa mácula ele tem que carregar no curriculo p sempre. E ainda mais depois dizer que não deve satisfação a ninguém pelas suas escolhas. Na verdade o que ele fez foi peitar o presidente que depois de todo aquele oba oba na entrevista coletiva dizendo que não aceitava mais experiências e rodízios ele demonstrou que a fala do presidente e um monte de excremento de carrocho são a mesma coisa. Eu no lugar do Daniel já teria mandado ele embora no domingo mesmo e trazido o Marcelo Oliveira. Mas como eu sou um simples torcedor, tenho que torcer para esse professor Pardal hoje. e que ele esteja em uma noite inspirada, pois se formos analisar, estamos igual a turma do lada da enseada das Garças, a 5 meses sem treinador. Sempre tentei apoiar o Prof. Pardal, mas o que ele fez domingo é imperdoável. Que hoje ele seja sério e escale cada um na sua função. Vamos Galo, contra tudo e contra todos, e principalmente contra o Sr. Aguirre pois este joga contra o time.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *