Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Raça e amor em busca da vaga na Copa do Brasil

Crédito: arquivo UAI/Superesportes

Não podemos e nem devemos nos iludir com o resultado do jogo do Botafogo, frente ao Avaí, na segunda-feira. Foram partida e placar atípicos, claro! A folga que os titulares do Galo tiveram, se é que assim pode ser dita, deve servir para algumas reflexões, notadamente dos próprios jogadores. Não foi prêmio. Ao que sei, ficaram em atividades internas.

Inicialmente, para entenderem que não vinham jogando nada, longe da expectativa do Torcedor e de suas próprias capacidades. A maioria deles é demasiadamente rodada e traz em seus históricos conquistas que serviram de recomendação e fizeram jus à comemoração quando foram contratados. Dos onze titulares, apenas dois vieram da base. Entre os demais, tem campeão mundial de clubes e até gente com passagem por seleção em Copas do Mundo. Então, não é admissível que o desempenho seja o que vem ocorrendo.

Outra situação que deve ser levada em conta pelos marmanjos é o exemplo da base e de jogadores – por enquanto com menor capacidade técnica – que demonstraram raça, amor e comprometimento com a camisa Atleticana. Antes, vale uma consideração. Quem não viu o vídeo do Richarlison acerca da nossa conquista da Copa Libertadores de 2013, sugiro que assista. O Facebook do Blog extraiu exatamente a parte em que ele menciona sobre aquele momento Atleticano (clique aqui para ver o vídeo).

Os atletas do atual elenco do Galo também deveriam assistir a esse registro de um jogador que demonstrou amor à camisa preta e branca. Richarlyson perdeu uma das penalidades, naquela disputa da semifinal com o Newell’s Old Boys, e – ao lado de Jô – não foi cobrado, pois ambos demonstravam vontade de ganhar o título. Compromisso foi a base daquele momento maior da história do Clube Atlético Mineiro.

Pois bem, no domingo, um time mesclado entre reservas e jogadores que estão ainda atuando na base mostrou a mesma determinação. Repito como disse na segunda feira, não foi um jogo brilhante – ao contrário – mas vencemos pela garra e determinação daqueles que buscam um lugar no time. Quem tem barba sou eu, o blogueiro, mas é bom que os onze titulares coloquem as suas de molho, pois a meninada pede passagem.

Já na conquista épica da Copa do Brasil Sub-20, foi emocionante ver as cenas de vestiário e no gramado, em que os meninos cantam o hino do Galo, antes e depois dos jogos. Está na hora de os chamados “titulares” mostrarem a que vieram. Não podemos mais aceitar resultados pífios, como em vários jogos até aqui no Campeonato Brasileiro. Citando: Fluminense, Ponte Preta, Vitória, Atlético do Paraná e Sport. Até com o Avaí, em casa, apesar da vitória magra.

Crédito: arquivo UAI/Superesportes

Em minha expectativa, mencionada aqui em postagem anterior, pela média, deveríamos vencer em casa e empatar fora. Lógico que, reitero, pela média, ou seja, três pontos em 19 partidas e um ponto nos jogos como visitante. Isso nos daria 76 pontos, situação razoável para chegar ao título. Pois bem, até o momento, jogamos dez vezes, metade em cada condição. Deveríamos ter, então, 20 pontos. Vale dizer: baseado nisso, temos atualmente defasagem de sete pontos na tabela de classificação. Ao contrário de anos anteriores, quando vencíamos em Belo Horizonte e fora eram derrotas amargas, até agora fizemos oito pontos fora de Belo Horizonte e apenas cinco em casa.

Pois bem, no Brasileiro é essa a lógica que o Torcedor reclama. Então, chegou a hora de voltar a ganhar aqui e recuperar lá fora esse desnível que chegamos. O Torcedor, como sempre, faz a sua parte. O problema está ali no gramado.

Mas, amanhã, o chip é outro. Será pela Copa do Brasil. O Galo precisa fazer um bom resultado, marcando gols e não tomando, para ir ao Rio de Janeiro buscar a classificação para a próxima fase da competição. Que os experientes jogadores se inspirem na garotada da base, que no litoral fluminense atropelou Vasco e Flamengo. Aqui é Galo, por#@!. Assim anunciou Ronaldinho Gaúcho, em 2013, na caminhada rumo ao maior título da nossa história.

62 thoughts to “Raça e amor em busca da vaga na Copa do Brasil”

  1. Em 1977, na verdade 78, eu estava junto a meu pai e amigos no Mineirão assistindo aquela final fatídica contra o São Paulo. Voltamos pra casa encharcados, carregando uma bandeira ensopada.
    Eu tinha 13 anos e ouvi meu pai dizendo pra minha mãe: “time F.D.P, nunca mais volto ao mineirão.
    No outro dia meu pai saiu pro trabalho, saiu mudo e voltou caldo, nem trouxe o velho Diário da Tarde que ele tanto prezava ler, não ligou o rádio e ficou quieto em seu quarto esperando minha mãe chamar para o jantar.
    A filharada em silêncio, como se estivesse em luto assistia a televisão quando no jornal da noite é mostrado a cena do Neneca quebrando a perna do Ângelo e o Chicão pisando na perna quebrada do jogador do Galo. Meu pai tinha saído do quarto e assistia a matéria. Soltou um gito de indignação e vociferou: Filhos da P, semana que vem a gente pega esses caras de novo, eles vão ver!
    Na outra semana estávamos no Mineirão vendo o Galo lascar um sapeca Iaiá no São Paulo. Eu orgulhoso agitava o bandeirão preto em branco que minha mãe tinha feito.

    1. Belo relato. Mais um atleticano que tem história. Somos a memória viva do Galo. Parabéns, Carlos Augusto e um abraço preto e branco.

  2. Caros,
    Impossível qq crítica negativa aos timaços de 12/13/14. Qnd um atleticano ensaiar sobre melhor jogador de todos os tempos, vários ali vão figurar de protagonista. Tenho certeza q Richarlison nunca, ñ. Me lembro dele um jogador voluntarioso, sim, mas instável e comprometedor. A bem da verdade nossos volantes (quem ñ tem respeito por esses caras: Pierre/Donizeti/Josué) ocupavam bem as avenidas, e, ainda bem melhor, Junio Cesar jogou muito na final. Na atual peleja, acho q nos torneios mata-mata tão as nossas melhores chances, principalmente na Libertadores, em q vamos decidir sempre em casa. É uma grande vantagem q tem de ser melhor usada, sem falar q o Galo sabe o sabor dessa conquista. Prá mim é a disputa mais cobiçada e tomara q baixe nos caras o espírito do Bruxo. Na CdoBr, o time deveria jogar sério, e tentar beliscar. Qnt ao Brão, sinceramente o Galo precisaria vencer entre 6 a 10 partidas em sequência ainda no 1º turno. Ñ vejo o time preparado para isso. E nos torneios da CBF, queiramos ou ñ, tem a má-fé, coisas q só acontecem com o Galo. Obs.: dos “da base”, acho q o entregador de camisas deveria dar mais chances em sequência ao Marquinhos, me pareceu um jogador habilidoso, veloz e corajoso ao partir prá cima. No mais, PRÁ CIMA GALO!

  3. boa tarde Eduardo e massa,sou critico quando os jogadores merecem,mais amanha estarei ligado aqui em lisboa,que os jogadores entrem com sangue nos olhos,raça,pegada,etc,que o carioca volta ser o carioca,que Robinho volta ser o Robinho,aqui e galooooooooo,vai galooooooooooooooooooooo.

  4. Quando vencemos pela primeira vez a Copa do Brasil o fizemos de modo inesquecível e espetacular, atropelando inimigos históricos, como que escolhidos a dedo, as atuações do nosso Time fazendo daquela a mais emocionante edição do torneio, vencida de modo dramático e grandioso pelo mais marcante dos Clubes, aquele que independe das circunstâncias externas para ser grandioso, que é imenso por si, inigualável no trágico, sua Torcida chorando nas grandes vitórias e cantando nos momentos abissais. Neste ano, nos aperitivos das oitavas já tratamos de despachar um indigesto co-irmão que há vinte anos nos desclassificou dentro de nossa própria casa… Que agora nas quartas seja bem vindo este algoz contumaz, time que comete a audácia de nos desconsiderar, que nos afronta de contínuo, mas sobre quem temos a realização maior nossa dentro do cenário nacional. Venha, Botafogo! De suas cinzas vamos nos erguer uma vez mais renascidos, eternos, absolutos…
    Assim seja.

  5. Hoje gostei muito dos comentários. É apoio total, analisar e cornetar depois (se for muuuuito necessário, tipo pra extravasar a raiva). Acho que os medalhões principalmente estão precisando de confiança e incentivo da torcida. Reclamar é fácil, torcer e apoiar mesmo quando as coisas não dão certo é difícil e necessário, diria até fundamental para o sucesso nas jornadas que temos a frente. Queria muito estar no Indepa pra passar minhas energias positivas, meu grito e minha oração, mas acredito que a Massa (principalmente de BH e arredores) já percebeu como somos a alma desse time, com a gente junto a chance de vitória aumenta muito (e mesmo assim, não existe vitória de véspera, como os jogos passados nos lembram…). Então vamos Galo, fazer essa torcida apaixonada comemorar. Amanha (quinta-feira) quero acordar feliz.

  6. Não custa tentar… Alô Roger, dê uma atenção especial para a defesa. Há algum tempo tomamos gols bobos por falta de atenção. Não podemos tomar gol em casa. E se fizer 1×0, que o time saiba jogar com a vantagem, fazer dela uma aliada, que não se desesperem. Mais uma vez avisamos: o Botafogo marca forte para sair em contra-ataque, vão colocar dois pontas rápidos, aí é trabalho para vc Roger. É importante demais vencer e se possível com boa margem. E digo isso porque temo a arbitragem no jogo de volta no RIO. Quantos pênaltis foram marcados contra e a favor no BR? Sim, é por isso. Continuo acreditando no Galo e nunca torci pela derrota do time só pra treinador cair. Tomara que este jogo seja o início de uma trajetória épica rumo ao título da CB e da Liberta.

  7. Jogo duro amanhã contra o Botafogo. Difícil. Mas para o Galo, existe algo fácil????

    Portanto, amanhã, temos que fazer a diferença e acreditar do primeiro minuto ao último.

    Acredito que o Galo fará 1 x 0 no primeiro tempo com gol de Fred com assistência do Cazares…

    Segundo tempo, aos cinco minutos, Galo 2 x 0, gol do Fredão para o Galão da Massa….

    Aos 30 minutos Cazares faz 3 x 0 para Galo…. Mas aos 46′ Pimpão faz um para o Botafogo…

    Final: Galo 3 x 1 Botafogo

    Aqui é Galo!!!!!!!! G A A A L L L O O O O O O O

    Ps.: O Gustavo Blanco é do Galo. É um bom reforço. Garoto bom de bola….

  8. Bom dia Eduardo. Concordo integralmente com seu artigo de hoje, acho ainda que a vontade de vencer supera as dificuldades. Penso também que o Galo não pode descartar o Brasileiro, o Roger pode e deve promover o rodizio de jogadores, descansar alguns, mas de forma alternada para manter um padrão de jogo. O Palmeiras por exemplo está poupando três jogadores por jogo. Vencer, vencer, vencer .

  9. Caro blogueiro, compartilho de seus comentários e convicções, temos que apoiar o time incondicionalmente, indiferente de quem hoje esteja vestindo esta camisa. O que temos que por em mente é que eles passarão, e nós permaneceremos. Como vc mesmo disse a torcida vai a campo, e mesmo sendo maltratada por este bando de mercenários, ainda insiste em apoiá-los, porque sabemos que eles são diminutos em relação às cores que atualmente estão vestindo. Jogar com Raça, determinação e vontade é o mínimo que se espera como contrapartida aos salários, infraestrutura e projeção que estes jogadores recebem, mas infelizmente isto não vem acontecendo. De qualquer maneira, vamos esquecer nossas decepções com estes caras, e voltar nossas energias para o que realmente necessita e merece. Nosso Galão da Massa!!!!

  10. Muitos dizendo para não se iludir com o resultado de bota e avaí, jogo atípico , sorte , noite que a bola não entra, etc.
    Tudo isto concordo, assisti o jogo.
    Porém, e sempre tem um porém , notei que a defesa do botafogo é uma lástima e os zagueiros titulares são pior, acompanho futebol e agora, quando vão enfrentar meu Galão , assisto com uma lupa. Defesa fraca, muito fraca , do meio pra frente, muito bom, com jogadores que resolvem, que decidem , jogadores efetivos. A minha grande esperança é a defesa , se nossos homens da frente resolverem jogar , tenho certeza que ganharemos e bem .
    Tem outro detalhe: o botafogo não joga retrancado , seu futebol é ofensivo, cuidados especiais com pimpão, roger , lindoso, criam e partem pro gol o jogo todo , repito, defesa frágil.
    Que nossos jogadores comecem a justificar seus salários e não repitam estes vexames que estão dando no brasileirão , a paciencia há muito se acabou.

  11. Saudações Alvinegras.
    Somos mais de 8 milhões de fanáticos torcedores pelas cores preto e branco do Clube Atlético Mineiro. Vamos nos Unir por Vitórias e Conquistas. Raça,raça,Raça. Vencer, Vencer, Vencer este é o nosso Ideal.

  12. Com Robinho, Fred, Rafael Carioca e Elias, nem chamando urubu de meu louro vamos conseguir alguma coisa. Os demais podemos chamar urubu de anta.

  13. Ainda acho que dá pra sonhar com o Brasileiro, aliás é meu sonho desde o primeiro em 71. Ano passado o curíntia era líder e não foi nem pra Libertadores, Inter era terceiro. Acho que o Luan deve começar jogando e ir até onde conseguir e dar o lugar para o Adilson, liberando o Elias. Coloquei 3×0 pro Galo no aplicativo e acredito nisto. Quádrupla coroa (mineiro, Primeira Liga, Copa do Brasil e Brasileiro) é sonhar demais? O Mundial seria apenas um brinde. Amanhã teremos mais torcida, pois no último que fui entrei pelo portão 3 e tinha muito lugar vazio, agora já está esgotado, não podemos nos calar em momento algum, mesmo enquanto o bom time do Botafogo (concordo que segunda foi um dia que nada deu certo pra eles) conseguir segurar o 0x0. Encontrei com o Dadá no sábado e ele está animado, vamos lá Galooooooooooooo

  14. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Realmente é inadmissível ver o fraco futebol que o Galo vem praticando.
    Todos temos ciência que o Elenco é composto em sua grande maioria por Jogadores rodados, experientes, cascudos e vencedores.
    Se os mesmos fizerem um “pacto” objetivando jogar com raça, respeito á Torcida e amor á Camisa, sem dúvida alguma o Time entra nos trilhos e muitas alegrias ainda virão.
    No papel, do meio campo pra frente, jogará o que temos de melhor no momento: Ralph, R Carioca, Elias, Luan, Cazares, Fred e Robinho. É Time para impor respeito a qualquer adversário.
    Sinto inseguro ainda é com a apatia do R Carioca e a condição física do Luan.
    Fora isso, temos tudo para conquistar um grande resultado e afastar de vez a “bruxa” que ultimamente vem rondando o Independência.
    Pra cima deles Galo… canta alto e faça a Massa feliz.

  15. Bom dia Alvinegros!!!!!!!!!! Agora é tudo ou nada!!!!!!!!!!!!!!!! Acabou a desculpinha de cansaço, excesso de jogos!!!!!!!!!!!! Raça do começo ao fim. Fred adora fazer gols no Botafogo. Galão 2 x 0!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Bom dia Eduardo e atleticanos do Canto do Galo!

    Hoje vou dar meu pitaco como de costume… vai que isso chega à comissão técnica né, não custa tentar kkkkk

    Avaliando o grupo disponível para o jogo contra o Botafogo, eu arriscaria uma mudança visando este jogo e já pensando no jogo contra as marias. O Adilson acabou de ser liberado, está treinando há alguns dias, mas acho que não seria bom já pegar um jogo tão decisivo. Eu contaria com ele para o clássico apenas (que não terá o R. Carioca, ausente por suspensão). Já o Gabriel, que também está voltando, é mais jovem e teve uma lesão mais simples, portanto eu usaria o garoto como volante, primeiro homem à frente da zaga. O Mateus Mancini mostrou personalidade contra a Chape e joga sério. Então eu escalaria o seguinte time: Victor, Yago, Leo Silva, M. Mancini, F. Santos, Gabriel, Carioca e Elias, Cazares, Robinho e Fred, deixando o Luan para “botar fogo” no segundo tempo (kkkk que trocadilho tosco!).

    Acho que é um time mais seguro assim, além de dar um pouco mais de tempo ao Adilson pra se condicionar.
    Tenho saudade dos tempos em que treinadores não tinham muita cerimônia, se tivesse que fazer uma alteração mais arrojada não pensavam duas vezes. O Levir ainda é assim… Embora o Roger tenha uma disciplina tática muito boa, acho que a tomada de decisões dele ainda deixa a desejar. Mas vamo que vamo! Tô confiante na vitória amanhã, nem que seja de 1×0. Se este for o resultado, basta jogar com inteligência no Rio.

    Saudações!

    1. Fala Daniel Blz!!
      Também adoraria ver o Gabriel como primeiro volante, mas infelizmente o Roger não tem essa coragem toda não, aposto que vai com o Adilson.
      Eu também preservaria o Adilson para Domingo mas o técnico é o Roger vamos ver o que ele vai arrumar.
      Saudações!!

      1. Daniel e Pablo,
        Nem um nem outro!
        Gabriel está voltando e nunca foi testado como volante!
        Adilson está voltando mas tece uma lesão mais grave!
        A questão é sobre Luan e Otero. Simples?
        Qual deles vai começar jogando.
        O resto do time já está definido:
        Victor
        Yago, Leo S, Gabriel, Fabio S
        Elias, Carioca
        ?????, Cazares, Robinho
        Fred

      2. Blz Pablo! Saudações.
        Pois é, seria uma alternativa mais arrojada. Vamos ver o que o Roger preparou pra amanhã hehe
        Abraço!

    2. Salve Daniel! Jogaríamos com três zagueiros ou o Gabriel seria o pittbul à frente da zaga fazendo a cobertura das subidas dos laterais ? Se sim bastante interessante esta formação,meio de campo povoado de jogadores q sabem sair jogando ,Elias mais próximo dos atacantes e o q é melhor, Cazares livrinho da silva somente p/ armar as jogadas sem ter a incumbência de marcar. Haveria proteção a defesa com uma recomposição mais rápida e ataque com 4/5 o tempo todo. Boa estratégia tem de ver se o Roger pensa assim tbm… interessante, bastante interessante… abraço ??? GALO

      1. Galodamata, boa tarde! Bem, eu imaginei ele atuando à frente da zaga, porque se jogar na primeira linha de defesa acho que vai deixar um espaço perigoso já que Carioca e Elias são volantes mais técnicos. Na verdade, atualmente Elias é mais meia do que volante né… Outro detalhe também é a ausência do M. Rocha. Pra tentar os 3 zagueiros eu esperaria o retorno dele e iria com: Victor, M. Rocha, Leo Silva, Gabriel e Mancini (ou Santana), F. Santos, Adilson e Elias, Cazares, Robinho e Fred… (Copa do Brasil e Libertadores).

        Ou então: Victor, M. Rocha, Leo Silva, Gabriel, Mancini (ou Santana), F. Santos, Carioca, R. Bernardo, Cazares, Robinho e Fred (Brasileirão nos jogos em casa).

        Teoricamente seria um 3-5-2.

        Desta forma eu imagino que o time fica mais seguro, teria um melhor contra ataque e ganharia mais consistência defensiva, tendo em vista que o Robinho e Fred praticamente não atuam defensivamente. Outro ponto positivo é liberar um dos laterais pra apoiar mais o ataque. Temos dois centroavantes clássicos e precisamos de cruzamentos mais próximos da linha de fundo pra aumentar o poder de finalização. Os cruzamentos da intermediária são mais fáceis pra zaga defender. E por fim, é um esquema que facilitaria as eventuais substituições no segundo tempo: Valdívia no lugar do Cazares, Luan no lugar do Robinho, Otero no lugar do Elias e R. Moura no lugar do Fred.

        Abraço!

        1. Isto! Vamos ver o q o Roger preparou p/ amanhã. Mas o mais importante de tudo é fazermos um jogo seguro em casa e confirmar nossa passagem p/ próxima fase no jogo de volta… Importante tbm é q as opções vão aumentando ,nosso banco p/ amanhã já está bem melhor … abraço ??? GALO

  17. Talvez este pensamento seja minoria, mas vale o registro. Ralph ainda não está preparado para jogos decisivos, demonstra-se nervoso, tem que entrar aos poucos. Para este jogo será um acerto não colocá-lo como titular. Como não temos outro volante a disposição, melhor mesmo alterar o esquema para 2 volantes (Elias e Carioca) e Luan fazendo o corredor. Mas Luan não tem condições, certo? Sim, talvez 45 ou 60 minutos, mas ainda assim prefiro ele ao limitado Otero. É um risco que precisamos correr. Quanto a Robinho e Fred, acabou a moleza hein… Chegaram as decisões. Se não tem motivação agora, quando terão? Uma semana descansando, NÃO TEM DESCULPA, não aceitaremos jogador andando em campo ou se poupando… É 100%, intensidade total na marcação.

  18. Bela crônica, Eduardo. Você reparou que tudo que disse dos velhinhos do Galo está no pretérito? Que no presente está didícil dizer boas coisas deles? Pois é, o Galo já ressuscitou times, técnicos e jogadores adversários. Tá na hora dele mudar o foco e começar a ressuscitar seus velhinhos. Eles merecem a glória de aposentar com um belo caneco nas mãos. Vamos Galo. Bota essa turma para correr.

  19. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos que fazem deste mundo um lugar melhor para se viver. Especialmente os consulados do Galo espalhados por este mundo de meu Deus. É sempre um grande prazer postar nossos comentários aqui no blog. E de vez em quando somos surpreendidos com boas palavras como as do José Carlos Figueiredo ontem. É isso. Além de ser atleticano o que equivale a viver pertinho do céu a gente tem também compensações aqui na terra. O futebol é uma guerra de fortes. Não tem lugar para fracos e desanimados. Tenho dito que apesar da aparente derrocada do Galo no brasileirão não tem nada perdido. Para mim tudo está no seu lugar, graças a Deus. Muita coisa ainda vai rolar neste campeonato e tenho certeza de que o Galo vai se dar muito bem. Disse também em um comentário que as coisas este ano estão diferentes. Não sei exatamente onde, nem como e nem por que, mas, que está diferente de todos os anos anteriores está. Eu observo que o Galo está capengando em quase todos os jogos. Termina as partidas arrastando as asas como se fosse morrer logo ali na frente. Deixa a gente com a pulga atrás da orelha e dá pouca esperança. Porém, em todas as partidas decisivas que ele teve pela frente mostrou tudo o que a gente quer ver. Não é à toa que ele está muito bem na CB e vai ficar melhor depois de quinta-feira. Não é por acaso que ele está, posso dizer, liderando a Libertadores. Ganhou com certa facilidade o Mineiro, apesar de ter feito jogos horríveis, mas, sobrou na decisão. E por aí vai. Acho que a diferença está de certo modo nesse comportamento diferente neste ano. O Galo não está enchendo olhos de ninguém, mas, está sabendo ser decisivo. Eu acompanho o Galo há mais de sessenta anos e já o vi fazer maravilhas durante inúmeras competições e morrer na praia. Já vivi a anomalia de ver o Galo ser vice-campeão invicto do Campeonato Brasileiro. Quer mais? Quase morri nesse dia e já contei a história para vocês. Porém, neste ano as coisas estão diferentes. O Galo escorrega o tempo todo e de repente dá uma bicada certeira e equilibra a situação. Não chega a ser maravilha. Não enche os nossos olhos de lágrimas de contentamento, mas, também não nos deixa chorar de tristeza. Dizem que o melhor amigo não é aquele que oferece um lenço para enxugar as lágrimas, e sim aquele que não deixa as lágrimas caírem. O Galo este ano está assim. Tem muita lamentação, mas, não tem choro. O que será que este Galo doido está reservando para nós este ano? Pelo rodar da carruagem até aqui dá para ter esperança. Será que vamos sair da fila? Será que estaremos em Dubai no fim do ano? Será que vamos receber o maior prêmio que a CB já pagou? O que será de nós no fim do ano? Eh, Galo. Você está diferente e pensando bem você está muito melhor. Danem-se os fracos. Danem-se os desanimados e desiludidos. Futebol é coisa de fortes. Não dá para ficar lamentando batalhas perdidas é preciso ter foco no fim da guerra. E guerra é para ser vencida.

    1. É muito melhor não estar no olho do furacão da mídia de fora (e de dentro também, ontem o Carneiro disse que o zerim está fazendo boa campanha kkkkk), eles estão babando em cima do curíntia, do parmera e do framengo, vamos comendo pelas bordas e quando assustarem estaremos perto do topo.

  20. Bom dia, 9ALUXOS E 9ALUXAS!!!! Claro que cornetamos a doidado, mas agora é 9ALO, P@$$@!!!!!! Minha única preocupação é com o Carioca, será que ele vai acordar com mais disposição? O restante é fera, é 9ALO. VAAMMÚUUUUUUU 9AAAALLLÔOOOOOOOOO!!!!!!!!!

  21. Bom dia Eduardo e ami9alos,
    A volta do Gabriel é uma boa notícia, a possível titularidade do Luan também. Adilson deve ser logo outro importante retorno.
    Na torcida para uma atuação definitivamente segura do time, especialmente torcendo para uma vitória sem tomar gols.
    Nossas melhores partidas tínhamos 3 volantes, esse ano prefiro o Galo assim. Com todos a disposição eu testaria, Adilson, Roger B e Elias. Essa para mim é a melhor formação. Gostei muito do jeito de jogar do Roger B , com raça, marcação dura e força física. Adilson já mostrou que tem qualidade de marcação. Assim Elias teria mais espaço para sua arrancadas, que serão importantes como homem surpresa. Eduardo, qual sua opinião sobre jogar com 3 volantes e qual sua opinião sobre o que eu julgo ser o trio ideal ? Opinem colegas!

    1. Com licença ! Interessante este meio CAMpo , para o BR17 seria o ideal já p/ o jogo de amanhã inviável pois, Roger Bernardo não poderá atuar nele . Coisas que só os “jênios” q assombram os corredores da cbf , com seus regulamentos estranhos são capaz de implementar! Estendem a competição e/ou mudam sua formula de disputa, não visualizam q mais a frente os clubes irão perder e contratar novos atletas – janelas europeias,sulamericana e até a chinesa desencontradas da brasileira – e por força da burrice de quem pensa o futebol 7×1 ,os clubes não podem usar nenhum atleta que não tenha sido inscrito após seu início,daí, vai com o que tem ,ou, com o que não tem … LA vai p/o mesmo caminho só tem “jênio” nesta bagaça … É isto Rafa ! abraço GALO

      1. Um adendo ! Não existem “jênios” só nestas duas instituições aí não, no nosso “conçelio” tbm. Um inteligente lá mudou a reunião q aconteceria hj p/ amanhã JUSTAMENTE NA HORA do nosso jogo … só tem jênio !

    2. Meu caro, o GALO nunca jogou com três volantes. Quando jogaram Adílson, Carioca e Elias, o último jogou de meia direita e não de volante. A Massa tem que parar de cometer esse equívoco. Se o escalado for Luan, com Carioca e Elias de volantes, o esquema será o mesmo, já que o menino maluquinho tem capacidade de marcação superior ao ex jogador do corínthians. Também gostei do Roger Bernardo. Vamos que vamos. SAN.

      1. Desculpem me os mais entendidos, mas na verdade temos todos que parar de acompanhar os cornetas do atual jornalismo esportivo e voltarmos ao “básicão” do futebol. O único equivoco que cometemos é acompanhar morcegos, caso contrário acabaremos de cabeça para baixo. Só existem três posições no futebol: Zagueiros, Meias e Atacantes. O resto é conversa fiada de gente que precisa dizer que entende de futebol mais que os outros. Volante pertence a outro esporte.
        Zagueiro: Cabeça de área, central, esquerdo e direito (mas todos traduzidos diretamente do inglês “alguma coisa – back”). Meias: armador, ofensivo e defensivo (mas todos vindos dos “alguma coisa – midfielder”) e atacante: atacante, ponta e centro avante (aqui cabia winger e “alguma coisa – forward”).
        O resto é conversa fiada de entendido em Formula 1.

  22. Bom dia Massa Alvinegra, primeiramente manda esse tal de blanco a mer…. isso é jogador de série D e afirmo, vi jogos desse jogador meia boca temos melhores na base, se quer ficar no melequinha deixa lá. Pois bem, emocionante também o relato do Richarlyson dizendo que o GALO foi o único time em que atuou e não sofreu preconceito por parte da Torcida. Quanto ao jogo de quinta, como bem disse, não se iludam com aquele placar de segunda, o Botafogo massacrou o time do Avaí, mas tem aqueles dias em a bola teima em não entrar e o goleiro do Avaí pegou até pensamento. Que o GALO entre com sangue nos olhos e nos brinde com uma bela vitória, há muito pelo menos eu, não sinto aquele clima da Libertadores 2013, quando sempre acreditava que seria possível reverter qualquer placar aquele time transpirava isso para a torcida que sempre acreditava. Que joguem com raça e procurem a vitória a todo momento eu pelo menos não cobro goleada, mas raça e disposição são primordiais. E chega de tropeço e mediocridade em casa no Brasileiro que os titulares tenham a mesma disposição dos reservas que atuaram no domingo passado, se isso acontecer da pra recuperar o tempo perdido. Saudações Alvinegras.

  23. É isso Dudu, entregar mais um pouco é o q anda faltando tbm ao nosso GALO. Espero q façamos um jogo inteligente e q nossa torcida tenha aprendido q em mata mata o importante é o resultado final . Nesta competição 1×0 tbm vale … abraço ??? GALO

  24. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Essa turma irá dar a volta por cima nos mata matas. Anotem ai. Percebam que o time do Galo tem jogado muito melhor fora. E contra o Botafogo basta uma vitória simples ao meu ver, pois no engenhão, campo grande e com torcida afastada, com certeza faremos gols, isso eu tenho pra mim, portanto encarar o Galo mesmo nesse momento é arriscado para qualquer time. Eu Acredito sempre. Eu torço contra o Vento. E já estou contando os minutos para sentar com meu Amado Pai comendo um tira gosto e vendo nosso Amado Galo. Bica Bicudo.

  25. Bom dia atleticanos de plantão! Espero que não se confirme a escalação prevista no treino de ontem. O Rafael Carioca e o Elias como volantes. Eles não são marcadores. Deveríamos entrar com três volantes. O Luan está voltando e isso deve ser feito aos poucos. Estou falando antes de acontecer algo pior. Esse Roger é uma anta mesmo. Reage Galo!

  26. Uma vergonha o que a Conmebol está fazendo para ajudar o River, além de aumentar para 6 jogadores que podem ser substituídos, agora aumentaram o prazo para até 48hs antes do jogo da volta das oitavas, ou seja mais um mês.

  27. Bom caro Eduardo e atleticanos e atleticanas de verdade, continuo acreditando que nada está perdido, acredito no poder de reação do nosso time que já provou isso em inúmeros momentos…. Gostaria de fazer uma pergunta porque será que o “estaminas” insiste tanto em dizer que o jogador do América não quer vir pro Galo????

    1. ” porque será que o “estaminas” insiste tanto em dizer que o jogador do América não quer vir pro Galo????” Causar polêmica. Falta de notícia. Repórter sem serviço… pacote completo…
      Blanco não é isso tudo. Não faz falta.

      1. Caro Mauro Davine, o referido jogador não quer vir pro seu time porque ele quer fazer história no América e depois galgar espaço na Europa, nada contra o clube de Lourdes, mas o atleta não quer passar por estágio intermediário.

        1. Não “queria”… porque pelo jeito… vai fazer estágio, lá. Não tenho nada contra ele. Só não acho que valha todo esse empenho da diretoria para trazê-lo. Vide o “grande” Danilo… vale nada.

  28. Bom dia Eduardo! Tudo pronto pra mais uma batalha, esperamos ver guerreiros no campo do Horto amanhã! A volta do Gabriel somada à titularidade do Luan Maluquinho já trazem ao time mais raça e comprometimento. Tenho certeza que entrega não vai faltar! É jogo pra 1×0, se fizer 2×0 é goleada! Temos tudo pra arrancar esta classificação e vingar as eliminações recentes pra este time (uma podem por na conta do Simon).
    O time deve vir com Ralph no meio e Yago na lateral, provavelmente Adilson fica no banco (voltou a treinar só essa semana). Então, muita calma com essa garotada! Já vejo gente falando que o Ralph não presta por uma única atuação ruim contra o Sport, até então estava bem e alguns o exigiam no time. É jogo duro, mas essa mescla de jogadores experientes com a base vai dar o gás necessário pro Galo!
    Vamos buscar essa vaga!

  29. Bom dia Eduardo e AmiGalos!!
    Já estou na expectativa para o jogão de amanhã, vai ser uma verdadeira prova de fogo para esse time “titular” do Galo.
    Esse ano o time vem de altos e baixos mas dá última vez que foi contestado e cobrado o time respondeu com o titulo mineiro e melhor campanha na Libertadores.
    Baseado nisso que seja assim novamente, acredito que o Galo vai fazer um grande jogo amanhã e vencer por 2×0.
    Futebol é como o Richarlison falou é como andar de bicicleta ninguém desaprende, e no Galo tem muita gente boa de bola, basta ter vontade e dar um sanguinho a mais né Robinho e Carioca!
    Acredito que com o planejamento mal feito o time se desgastou sim, mas amanhã não tem desculpinha o time tá descansado, treinou 5 dias e tá praticamente completo só o Rocha ainda não voltou.
    A vitória contra o Chapecoense foi ótima em todos os sentidos e vai influenciar no jogo de amanhã pois botou pressão no time “titular” que vai ter que jogar com muita raça e vontade, pois a torcida não vai aceitar moleza, quer moleza senta no pudim (rs)
    O Indepa vai estar lotado para empurrar o time para uma grande vitória, claro que não vai ser fácil o Botafogo tem um time certinho e muito perigoso, o fato de ter jogado na segunda-feira e ter corrido atrás do resultado pode pesar a nosso favor, se tem um time cansado é o Botafogo e não o Galo que ficou no CT chupando manga só esperando o jogo.
    Lembrando que manhã infelizmente não podemos contar com o Roger Bernardo, Valdívia, Marlone e Alex Silva que com certeza deve jogar o clássico e também não tem desculpinha de cansado não.
    Chegou a hora de jogadores como Victor, Leo Silva, Fábio Santos, Elias, Carioca, Robinho, Fred mostrarem o seu valor, todos tem passagem pela seleção Brasileira são considerados medalhões e sabem jogar bola.
    Estão desacreditados pelo momento mas se unirem como o time da Libertadores tenho certeza que da liga e pelo menos mais um titulo de expressão vem esse ano.
    Vai pra cima deles Galo ôôôô!

  30. Bom dia Eduardo e amigos. Espero que tudo dê certo..tinha esperança de ver o Adilson iniciando o jogo, o meio com Carioca e Elias tem se mostrado vulnerável, mas toda sorte do mundo pra nós…copa do Brasil 1 x 0 já é um grande resultado

  31. Bom dia, xará! Quer saber de uma coisa? Tô cansado de baixo astral. Até no grupo do zap a galera tá jogando a toalha, dizendo que ficaremos fora da CB e Libertas, aceitando a derrota por antecipação. Saco!!! Aqui é Galo, p0&*@!!!! Sei que o time tá devendo e muito, e que se não entenderem sobre nossa história, paixão e camisa, o fracasso estará ali na esquina das próximas semanas para confirmar as piores previsões, e muitas feitas por atleticanos de nobre estirpe! Não sei a quem interessa este discurso derrotista, o dia em que futebol for 2 + 2 = 4, desisto, vou só curtir a natureza e as outras paixões da vida. Muitos de nós estão nos colocando como o cocô do cavalo do bandido, e como se os outros times fossem todos superiores, ah, vão se catar!!! O time tá foda mesmo, precisam acordar, se ligar que jogam NO MAIOR E MAIS APAIXONANTE CLUBE DE FUTEBOL DO MUNDO, mas se a torcida puxar pra baixo, quem lutará por nós??? Podem me chamar de apaixonado e iludido, mas eu tô garrado com todas as forças na CB e na Libertadores confiante que passaremos! E pra não dizer que não tenho um lado racional, não tenho expectativas sobre o Brasileirão, este, só se os meninos trouxerem, e sei que a carga ainda é muito pesada para eles. Saco cheio desse baixo astral, basta o descarrilhamento do país, não ganho nada desacreditando o Galo como alguns querem, apenas a derrota de véspera.

    1. Perfeito EduGalo Santana. Apoiar nas fases boas é muito fácil. Mas o time precisa mesmo de apoio é na fase ruim. Uma coisa é passar a mão na cabeça quando há apatia, descompromisso, desinteresse, como foi no jogo contra o vitória. Outra coisa bem diferente é não reconhecer, mesmo quando tudo dá errado, o esforço de todos para tentar sair da fase ruim, como foi no jogo contra o genérico. Aí até os já tradicionais prejuízos trazidos pela arbitragem ao Galo ficam em segundo plano para melhor massacrar a equipe que tentou, mas não conseguiu. Isso leva aonde? Ajuda em quê?

      Nesse momento aparecem os engenheiros de obra pronta. São tantos pseudos treinadores, fisiologistas, preparadores físicos, administradores para apresentar ‘soluções’ tão ‘infalíveis’ como ‘óbvias’, produtos do ‘senso comum’ que só a ‘incompetência’ do clube para ‘não enxergar’. Sinceramente? Dá vergonha alheia! Tem gente questionando até a ‘competência moral’ dos integrantes da equipe! Meu Deus! Sem contar aqueles que aproveitam o mau momento para balançar o barquinho político do clube. Sabe como é né? No final do ano tem eleições… Talvez viúvas das administrações passadas que quase acabaram com o nosso Galo!

      Deve ser porque tudo é desastroso mesmo. Cinco anos seguidos disputando a Libertadores. Um título conquistado. Quatro vezes campeão mineiro em seis anos. Duas vezes vice-campeão do brasileiro desde 2012; quarto lugar no ano passado; campeão da Copa do Brasil em 2014; vice-campeão em 2016. Primeiro lugar geral na Libertadores 2017; quartas de final de Copa do Brasil; a quatro pontos do 3º colocado no brasileiro, faltando 28 rodadas ou 84 pontos a serem disputados.

      O torcedor atleticano está deixando de ser apoiador para ser cobrador. Virando modinha. Simpatizante. Outro dia um comentarista definiu a tal da ‘bipolaridade’. Quando o time fracassa, ‘somos críticos ferozes’; agora, do contrário, elogiamos. Ora isso não é ser torcedor do time. Isso é ser credor do time! Todo credor é muito amigo quando os pagamentos estão em dia. Mas atrasa uma prestação para ver…

      É claro que estamos todos insatisfeitos com o desempenho do time. Justamente por reconhecer seu potencial e saber que podem muito mais. Mas erramos quando acreditamos que eles não estão nem aí. É visível o incômodo que todos sentem. E também visível como essa pressão tem feito o time ficar ansioso e desorganizado em busca dos resultados. Esse foi o erro contra o atlético-PR e é injusto falar que não houve entrega e disposição para vencer. E principalmente esquecer que poderíamos ter ganho se a arbitragem não tivesse nos prejudicado.

      Estou ficando chato porque não suporto críticas injustas e muito menos desonestas. Cobrar o time, sim. Eles podem muito mais. Mas apoiar é necessário. A confiança é a arma imprescindível dos vencedores. Mas como vamos restabelecer a confiança se em qualquer má fase do time estamos o tempo todo demonstrando o quando são incompetentes e irresponsáveis? Moleques mesmo. Se realmente fossem, estaríamos dando bons motivos para que continuem a ser. Era só ligar o ‘foda-se’ e esperar o contrato vencer. Mas não é isso que vemos de todos.

      Confundir má fase com irresponsabilidade é, ela sim, irresponsável! Confiar e apoiar nos momentos de sucesso e prosperidade é tão fácil como desnecessário. O que todos nós precisamos é de apoio e confiança quando o momento é ruim. E isso é muito diferente de passar a mão na cabeça de quem não está cumprindo com a sua parte.

      1. PQP Jorge, mandou muito bem! É exatamente isso. Tô puto com essa cambada de menino criado por vó que fica vomitando “fora esse, fora aquele”. Apoiar na boa é fácil e coisa de covarde, quero ver apoiar na fase ruim. Quanto pior o time joga, mais grito GALO! É assim que aprendi a torcer pro Atlético. Pra quem acha que pagar ingresso lhe dá direito à vitória, ao espetáculo, sente a bunda no sofá que é o lugar destinado pra quem tem essa visão distorcida do que é ser torcedor. SAN

    2. Muito bem lembrado do nosso Grande heroi Richarlyson. Quanto ao Edu Galo é o que eu venho falando aqui: nada de pessimismo antecipatório. A numerologia (alô linda Mariana) me garantiu mais dois títulos para este ano ainda.
      Marlone já mostrou que vai ser titular.
      Este goleiro novo é fantástico, já vai disputar posição com o vitor ainda este ano.
      Valdivia é craque sim.
      Vamos Galo, a arrrancada vai começar rumo ao titulo de campeão brasileiro.

    3. Apesar de eu estar nesta montanha russa a quase um mês. Vou ter que concordar com você Edugalo e mudar a chave para o otimismo de novo. Vamo que vamo!!! Aqui é galo por……!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *