Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Que falta me faz o Galo

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Por Paula Moreira

Após mais de uma semana com a pausa para a Copa, o time se reapresentou e voltou a treinar. Em meio aos novos contratados, o treinador começa a fazer experiências, com a intenção de entender com quem realmente irá contar para a busca do título Brasileiro. Adilson, que deixou o jogo contra o Ceará, e o atacante Ricardo Oliveira, se juntaram no Departamento Médico a Leonardo Silva, que se recupera de lesão. Victor também não treinou com o resto do grupo e apenas participou de trabalhos nas dependências internas do CT.

As boas e bem-vindas novidades foram: o atacante Yimmi Chará, colombiano, de 27 anos. Velocista e habilidoso, veio do Júnior Barranquilla por cinco temporadas. Embora o Atlético não tenha divulgado detalhes do negócio, segundo a imprensa de lá, gira em torno de US$ 6 milhões, cerca de R$ 22,2 milhões pela aquisição de 70% dos direitos econômicos do jogador. E ele chega com vontade, conforme demonstrou em suas declarações.

Denílson, de 22 anos, que veio do Vitória (emprestado pelo Granada, da Espanha), também por cinco temporadas. É um atacante que joga pela borda do campo e tem força física, passadas largas, boa técnica e habilidade, mas não é velocista. Confessou realizar um sonho e que sequer pensou duas vezes para aceitar o desafio.

Outra novidade em campo é David Terans, vice-artilheiro do Campeonato Uruguaio. Com boa bola parada e chute forte de fora da área, veio para compor o meio-campo alvinegro. O uruguaio, de 23 anos, veio do Danúbio, com contrato de cinco temporadas e sem valores divulgados. O time ainda anunciou a contratação do meia-atacante Edinho, ex-Fortaleza, de 23 anos e medindo apenas 1,58. Velocista, costuma jogar pelo lado direito do setor ofensivo e tem como especialidade as assistências.

 

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Das 17 contratações no ano até agora, apenas duas não vingaram: Arouca e Samuel Xavier. O primeiro foi envolvido na troca pelo volante José Welison, que ficará, inicialmente, apenas por seis meses, porque seu atual contrato com o Vitória se encerra em dezembro desse ano. Após isso, deverá anunciar contrato definitivo com o Galo. Welison tem como característica mais forte a marcação. É um jogador esforçado e que também tem um bom lançamento.

O Clube deve anunciar ainda o atacante Leandrinho, de 19 anos. Ele trabalhou junto com Alexandre Gallo nas categorias de base da Seleção Brasileira. É reserva no Napoli e não tem tido oportunidades para jogar.

Ainda nessa paralisação para a Copa do Mundo, o Atlético anunciou a efetivação do técnico Thiago Larghi, que atuou como interino durante quatro meses. Comandou o Galo em 32 partidas. Foram 17 vitórias, sete empates e oito derrotas, um aproveitamento de 60,4%. Com ele, o time marcou 49 gols e sofreu 28.

Dito isso, quero registrar e reiterar a minha confiança em jogadores, comissão técnica e agora até mesmo na direção e comando do futebol Atleticano. Creio que com as novas caras, confiando na permanência de jogadores que vêm se destacando – notadamente Roger Guedes –, estamos encaminhando para grandes alegrias e conquistas ainda neste 2018.

Que volte logo esse Brasileirão, nada contra a Copa – ao contrário –, mas o Galo faz muita falta a nós, Atleticanas e Atleticanos.

34 thoughts to “Que falta me faz o Galo”

  1. Boa noite galera do Galo, não posso deixar de comentar a excelente notícia da saída do Yago!!!! Melhor que isso só se fosse a saída do Patric, mas isso é querer de mais!!!!!!! Ninguém quer essa porcaria!!!!!!

  2. Ja q nao vao reforçar a zaga, pelo menos tem q botar os melhores pra jogar. Leo silva e Gabriel nao tem condiçoes de titularidade neste momento. A zaga pra mim é Bremmer e Maidana ou Mancine. E Emerson na lateral direita.

  3. Boa tarde, Eduardo e demais Amigalos. De fato, faz falta mesmo. Todo dia procuro me inteirar do que acontece no galo. Agora mesmo, na página do Uol, diz que o Yago foi emprestado para um time árabe. Até que enfim começaram a investir na defesa, despachando este perna de pau. Agora só falta um zagueiro para formar a zaga titular com o Bremer e despachar o Patrick entrega paçoca. Na falta de um lateral direito que preste, que então o time jogue com 3 zagueiros, tão comum na Europa. No mais, aguardar o jogo contra o Grêmio.

  4. E os reforços vão chegando… é mais um volante, mais um armador e mais um atacante… porém um zagueiro que mais precisamos, nada… não consigo entender essa situação pois temos uma defesa das mais vazadas e nada de alguém pra resolver os problemas…

    eu já nem sei mais quantos volantes o nosso GALO têm em seu elenco e haja reforços para esta posição… na minha humilde opinião, o treinador foi muito infeliz em dizer que o time não precisa de mais reforços para a zaga… se ele acha isto, então que dê seu jeito de arrumar o setor defensivo… aliás, será cobrado por isto… não vai adiantar o ataque fazer 3 e a defesa levar 4, fato!!!!!!!!

  5. Concordo com a maioria: tá faltando um zagueiro que venha pra ser titular, do tipo xerifão! Aí eu começo a acreditar no BR18! Vamos diretoria! Galo, sempre!!!

  6. O sistema defensivo vai bem, até acontecer uma pixotada de alguns dos laterais ou do beque pela esquerda. Pra quem lembra de Luizinho, Caçapa, Cleber, Otamendi, mais recentemente, Rever, Jemerson e o Léo dos títulos, ver isso que nós apresentam é triste.

  7. Bom dia, Paula!
    Belo texto!
    Realmente sem Galo não dá! Que acabe logo essa copa. Essa seleção não me interessa em nada!
    Espero que na quarta o Galão da Massa vingue a derrota acachapante sofrida pelo Galinho. Por falar nisso, a defesa do Galinho também é horrorosa! Pelo menos, nessa vergonhosa derrota, deu pra Alerrando mostrar o seu valor pela seleção.

    Fora Patric!
    Fora Fábio Santos!
    Fora Gabriel!

  8. Bom dia a todos!
    Somente Arouca e Samuel Xavier não vingaram? Com o devida vênia discordo.
    Eric, Maidana, Gaudezani, Tomás Andrade se firmaram no time titular ou têm a confiança da torcida? Creio que não.
    Agora temos outros para apostar. Torçopara darem certo, mas são apostas.
    Torcer sempre mas sem perder a capacidade de julgar!

  9. Já que o técnico acha que não precisa de reforçar a zaga, então mostre serviço, pare de ser vazada indefinidamente até por times da segundona.
    E técnico que de parar de pensar que é filósofo ou intelectual.

  10. Bom dia. Até agora, tudo bem.
    Mas, precisamos de um zagueiro, urgente, e um lateral esquerdo.
    Ou então dar chances aos integrantes do plantel porque zaga só com Léo Silva e Gabriel não dá mais.

  11. Bom dia Eduardo e massa. Chega Janeiro mas não chega jogos do galo,sobre estes reforços nunca vê jogar mas vieram para o maior de Minas sejam bem vindos. Sobre reforços ainda precisam de 3 jogadores um lateral esquerdo,direito e um zagueiro para ser titular. Já disse aqui e repito com está defesa não vamos ao lugar nenhum,espero que eu esteja enganado ou Thiago faz um milagre com está peneira de defesa. Vai galoooooooooooo.

    1. Caro Joaquim,
      Tudo indica que não virão reforços para a defesa. Se viessem, já estariam no CT e já participando dos treinamentos.
      Acredito que Thiago Larghi deve estar estudando um novo esquema de jogo bem defensivo, utilizando as peças que têm em mãos.
      Talvez, com um 5-4-1 ou mesmo um 6-3-1. Pela qualidade técnica dos nossos defensores, o negócio é fechar a casinha, principalmente nos jogos fora de casa.
      Vamos confiar no ex-interino.
      Saudações,

    1. Boa noite, Ricardo! Chegaram:
      Yimmi Chará = Atacante
      Denílson = Atacante
      David Terans = Meio-campo
      Edinho = Meia-atacante
      José Welison =Volante
      E o clube deve anunciar o atacante Leandrinho nos próximos dias. Abraços!

  12. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Paula, valeu. Você passou o Atlético a limpo.
    Só para atualizar, Cazarez também está de saída. Ontem, foi noticiado pela imprensa. Torço para que isso se concretize, pois pouco acrescenta ao time. Ele não tem o DNA do Galo.
    Além de Arouca, Samuel Xavier, incluo o Eric.
    No mais, vamos continuar torcendo para que este seja o ano do Galo.
    Saudações Atleticanas,

  13. Bom dia Paula, Eduardo e atleticanos e atleticanas de verdade, se O Galo não contratar um lateral direito, já que não poderemos contar com o Emerson em vários jogos pois estará servindo a seleção, e se esse treinador continuar a insistir com Yago em detrimento do Gustavo Blanco, todas as contratações não irão valer de nada…. Com Patric de titular não tem como almejar alguma coisa…. Insisto nisso porque depois não adianta reclamar, não adianta trocar a fechadura depois da porta arrombada… Ele não é jogador de futebol e já provou isso muitas vezes, então porque insistir? O que existe por trás disso? Um ótimo domingo a todos…..

  14. Bom dia amiGalos! Observo que a esmagadora maioria dos amiGalos enxerga a necessidade de pelo menos um grande esforço na nossa defesa. E não é esse o entendimento do TL. Não entendo essa posição dele. Imagino que deverá reforçar o deficiente sistema defensivo do nosso Galo com um meio de campo de mais pegada, possivelmente com três volantes. Penso ser essencial termos dois volantes de pegada forte e mais um que avança com qualidade. É esperar para ver. Bica Bicudo!

  15. Bom dia Paula, xará e demais amiGalos. Belo comentário Paula realmente o Galo nos faz muita falta é aquele ditado sinto falta quando vai embora ou no nosso caso quando não joga. Concordando também com os amiGalos que escreveram antes de mim penso que falta contratar um lateral esquerdo que faça sombra ou até mesmo seja o titular e um zagueiro tipo o Polenta citado acima. Saudações atleticanas.

  16. Bom dia massa e Guru. Sinto que depois de muitas bolas foras, agora com a efetivação de TL e a contratação de reforços, a diretoria vem aos poucos vencendo a desconfiança da torcida. Não estou aqui para defender a diretoria, e na realidade nem quero, mas o que foi prometido está sendo cumprido: time entre os 3 primeiros na parada da copa, e contratações. Aliás sobre contratações, além de dar novas opções para o interino (vou continuar chamando assim para dar sorte), acaba com a acomodação de alguns jogadores que não viam no banco, sombra para lhes incomodar. Muitos aqui, inclusive eu, queriam reforços pra defesa, mas TL diz que não há necessidade, então vamos lhe dar crédito, porém eu gostaria de um lateral esquerdo, por que o que temos no elenco hoje não convence ninguém.

  17. Excelente resenha Paula.
    O Galo está com tudo e não está prosa.
    Reforçado até os dentes.
    Galopsita ficou e vai comandar o ataque metralhadora de gols.
    É arrancar o cavalinho lá na ponta.
    Os outros times estão envolvidos em até 3 competições.
    Embora tenha sido doloroso para a torcida, 7C fez o certo tirando o Galo das outras competições.
    Rumo ao título finalmente.
    Vai Galoooooo meu amor.

  18. Sou fã de contratos longos e dão muito certo quando o futebol do contratado vinga. Mas se virar um Emerson Conceição da vida ou como alguns outros que por aqui passaram, pode ser um péssimo negócio. A maioria são apostas e espero que haja uma cláusula, pelo menos uma, protegendo o clube caso o jogador não demonstre o potencial esperado.

  19. Paula,
    Parabéns! Boa resenha e comentários das contratações do nosso Galo na temporada.
    Parece que o trabalho da diretoria está finalmente sendo compreendido pela torcida. Cabe, agora, sabermos como anda a questão da nossa nova Arena. Sem dúvida, a construção do novo Estádio, a começar neste ano, é um ponto central a ser resolvido por esta diretoria.
    Um abraço,
    Fernando Carvalho

  20. Bom dia Eduardo, Atleticanas e Atleticanos que estão com muita saudade do Galo. Ver nosso time em campo é um lenitivo que fortalece nossos corações.

    Ainda bem que o torneio de verão russo está chegando ao fim. Jogos nesse torneio são iguais ao sexo no casamento. No início tem várias vezes ao dia, depois vai diminuindo, diminuindo até acabar.

    Ter saudade não é ruim. Mostra que sentimos falta porque amamos e queremos estar sempre juntos. Portanto, Galo. Se cuide. Se prepare para recomeçar a todo vapor na segunda fase desse primeiro turno. Mas, com essa defesa que leva três gols do Alerrandro, sei não, viu…

    Um abraço aos amiblogs e amiGalos e que todos tenhamos um domingo de paz, alegria e muito amor familiar. E viva o Galo porque sem Galo não tem vida.

    1. A defesa que levou três gols do Alerrando foi a defesa do sub20. Mas eu concordo : não vejo como ganhar do Grêmio e Palmeiras fora de casa escalando Patrick e Gabriel. Mas a meta do galo é o G6. Se quisessem mesmo disputar o título teriam investido também na defesa

    2. Amigalos, bom dia
      Paulo Silva, se me permite somente um correção: a defesa que tomou 3 gols do Alerrandro foi a do time sub-20 do Galo. O amistoso foi Seleção brasileira sub-20 x Galo sub-20.
      Mesmo assim, agora comentário meu, não concordo que o nosso sub-20 perca de 4×0 para a seleção brasileira, porque foi dentro do nosso CT, espaço esse já bastante conhecido pelos nossos atletas. Mostra a qualidade duvidosa da nossa base.

  21. Vejo que falta um zagueiro forte e xerife, infelizmente, Leonardo Silva não dá mais. Falaram muito do Polenta, zagueiro, seria uma boa contratação. Por favor, traga um zagueiro. Esses meninos não têm talentos e confianças ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *