Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Preocupação com a próxima temporada

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Nem terminou 2017 e já me flagro preocupado com a próxima temporada. Fosse apenas pela extrema necessidade de reformulação interna, desde nomes e até metodologia – tanto de profissionais, quanto de dirigentes –, mas também pelo calendário que começa a ser anunciado. Janeiro, com o elenco se apresentando na primeira semana, temos a Flórida Cup e o início desse famigerado Campeonato Mineiro. Se conseguir a sonhada vaga na pré-Libertadores, soma-se ainda aqueles dois ou mais jogos para tentar chegar à fase de grupos.

E o que temos de planejamento para essa situação real: Mineiro, Flórida, e a eventual pré-classificatória da Conmebol? Nada! Temos dois times profissionais, ou seja, o grupo principal e aquele acessório que disputou e deu vexame no Mineiro da Segunda Divisão e que no Brasileiro Aspirante vinha dando bons sinais, até perder em casa para o Santos. Seria com isso? Onde esses profissionais, alguns sem lugar e precisando manter forma e outros que podem ser úteis no futuro, iriam atuar? Na Flórida Cup ou no Mineiro? Em ambas?

Sobre o Mineiro, vai aqui meu pitaco inicial. Depois da imposição – pelos clubes do interior – daquela condição que em 12 clubes oito se classificam para a fase seguinte, vem a tabela. Uma balela, diga-se! Lembro-me de tempos atrás, quando foi imposto ao Galo sair mais ao interior que os outros dois da capital, a justificativa da FMF foi de que o nosso time havia ficado em segundo lugar. Caberia, então, ao primeiro colocado fazer seis jogos em casa e cinco fora. Na ocasião, ficamos no prejuízo.

Vem agora a tabela do Mineiro de 2018. Apesar de o Galo ter sido campeão em 2017, vamos jogar seis vezes como visitantes e cinco como mandantes. Considerando que uma de cada delas será clássico local, saímos para o interior cinco vezes e recebemos apenas quatro equipes menores em Belo Horizonte. Injusto! O vice-campeão, ao contrário, assim como o América, tem seis jogos como mandante e cinco como visitante. Qual é o critério? O que determina desta maneira? Enfim, como disse no início, 2018 começa a dar dor de cabeça antes mesmo de se iniciar.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Não bastasse o calendário, os compromissos anunciados e até os desejados, como ficará o elenco para o próximo ano? Quem sai e que vem? Já dissemos aqui, também cada leitor teve oportunidade de manifestar, existem posições que estão necessitando de reforços. Goleiro para eventuais ausências de São Victor. É, depois do jogo com o Vasco, ele voltou à condição de Santo. Não fossem suas defesas, quase que milagrosas e impossíveis, outra derrota teria ficado pelo caminho.

Além dessa posição, precisamos de opções para as duas laterais. Marcos Rocha e Fábio Santos são donos das camisas 2 e 6, mas são necessários nomes que não deixem o Atleticano preocupado, como os que foram usados neste ano. Rocha, inclusive, ao que muitos dizem, poderia e até deveria ser testado no meio de campo. Assim, ficaríamos imunes daquele buraco com suas descidas. Zagueiro também. Pelo menos um, considerando que Léo Silva não terá continuidade, podendo atuar alternadamente. Gabriel fica? Bremer, Matheus Mancini e Roger Bernardo dariam conta? Este último, sim, na zaga.

Volante, talvez! Adilson vem segurando a vaga, Yago cresceu depois de dar muita dor de cabeça, mas Elias… Temos ainda o Gustavo Blanco que promete. Lá na frente, apenas para encerrar, necessitamos de um velocista e alguém que tenha faro de gol. De balançar as redes. Disse que queria um que fizesse um por jogo e fui – corretamente – repreendido. Seria exigir muito. Mas sou da geração que viu Reinaldo, o que faz esse pedido ser até pouco. Tudo bem que tenha uma média de 0,8 por partida, bem acima dos 0,5 do atual dono da camisa 9.

Quero ver nosso noticiário com informações confirmadas sobre nomes de profissionais, seja dentro ou fora do campo, sendo anunciados. Especulação é igual olhar para algo muito cobiçado sem ter a segurança de que terá a posse. A chapa virtualmente eleita bem que poderia vir a público expor o que pensa. Falar que vai trazer Cuca, como disse o candidato da oposição, é muito fácil. Se eu fosse candidato poderia anunciar Leonel Messi, Cristiano Ronaldo e Guardiola, depois de derrotado, diria que optaram por outra realidade. Temos que lidar com o real e factível.

Inclusive, posicionar e reclamar da FMF e da tabela que conspira contra o Galo.

Em tempo: rodada quase perfeita, não fosse nosso empate. Tivéssemos vencido…

55 thoughts to “Preocupação com a próxima temporada”

  1. Caro Bispo concordo também, mas discordo em chamar a taça Brasil de título grande. Você sabe quantos jogos o cruzeiro jogou para ser campeão deste torneio? Acho, se não me engano, não mais que 4 jogos ou se não foi 3. Digo isto, porque um dia desses assistir na ESPN o comentarista Juca kifouri metendo o pau neste torneio, quando equiparam a campeonato brasileiro. Se você não sabe, isto foi arquitetado pelo safado do Ricardo Teixeira para ser reeleito a presidência da CBF a troco de votos das federações, Com a conivência dos presidentes dos times campeões. Até hoje eu não enguli essa maracutaia de incorporar ao brasileirão. Nós sabemos muito bem que o Galo foi duas vezes campeão dos campeões em 1937 e 1987 se não me engano, e o safado do Ricardo Teixeira não quis incorporar, negando veementemente e o Kalil mandou ele plantar batata no asfalto, pois não foi lá mendigar este feito. Digo e repito: taça é taça e campeonato é turno e returno, com todos jogando contra todos e não 3, 4 jogos para ser eleito campeão brasileiro. Saudações atleticanas!

    1. AmiGalo Jairo: saudações. Não sei se estou muito atrasado, mas acho que não, nunca é tarde para uma resenha entre Atleticanos. Concordo com tudo que disse e muito mais. A Copa Brasil 66 foi um torneiozinho fajuto com Americano de Campos e outros semelhantes, cuja grandeza esteve apenas na final contra um Santos já decadente em ano tenebroso para eles… Mas não cabia na minha colocação esta análise. Foi considerado campeonato Brasileiro não foi? Então computei como título grande, mesmo porque meu intuito foi mostrar que a grandeza de um clube se faz pelo domínio em sua casa. Eu quis __ e acho que consegui. Tanto que não pretendo voltar a este assunto __ demonstrar o significado magistral dos campeonatos regionais. Um abraço.

  2. Vamos lá!
    Campeonato Mineiro e Florida Cup, e até a CB, com o SUB23.
    Time titular preparado exclusivamente para ser campeão brasileiro. Este é o foco! São 47 anos! O time titular precisa estar voando, bem fisica, técnica e taticamente. Para isso, CUCA EM 18. Fora Carlinhos Neves, novo preparador de goleiros, novos fisiologistas, e, insisto, trazer ídolos identificados com o clube para auxiliares técnicos, como Eder, Luizinho e Cerezo.
    SETTE CÂMARA, não cometa os mesmos erros do Nepomuceno, SEJA MAIS ATUANTE E MAIS PRESENTE NO CT, sei que alguns membros da Diretoria visitam este blog.
    LA é importante, claro, mas nada me parece tão fundamental quanto ser CAMPEÃO BRASILEIRO.
    Façam o que for preciso… Contratem pai de santo, benzedeira, psicológia, bruxo, o que for. Um time gigante como o Galo não pode ficar 50 anos sem ganhar o BR. VAMOS COBRAR E MUITO!!!

  3. Sugestão de contratação, boa e barata para 2018:
    Do Palmeiras sugiro trazer um pacotão por empréstimo e passe fixado, garanto que o Palmeiras não vai dificultar a transferência:
    Guerra – Meia
    Hyoran – Meia
    Erick – Atacante
    Roger Guedes – Atacante
    Do mequinha sugiro o Zagueiro Messias
    Do Paraná Clube o meia Renatinho.
    Enfim o que estou querendo mostrar é que mesmo sem GRANA da para fazer boas contratações e melhorar o time.
    Vamos trabalhar diretoria!!!!

  4. Galera sei que vou ser criticado, mas vejo um monte de gente metendo o pau no Robinho e no Fred como se eles fossem os culpados de não termos conquistado títulos de expressão no ano.
    Na minha opinião eles tem sua parcela sim, mas não tem culpa do time ter tido 3 treinadores no ano, de não ter um diretor de futebol, e não ter tido as contratações que foram pedidas no início do ano como Zagueiro, camisa 10 e atacante velocista, de não jogar mais vezes no Mineirão etc…
    Tanto o Fred quanto o Robinho tiveram momentos ruins sim, mas também com 3 técnicos diferentes fica difícil né.
    E tanto o Fred quanto o Robinho vem dando a volta por cima e tem participado dos gols do Galo.
    O Fred tem 28 gols e 7 assistências no ano, é pouco????
    O Robinho tem 13 gols e 9 assistências.
    Mais da metade dos gols do Galo no ano passaram por Fred ou Robinho, acho que a torcida tem que criticar no momento que é para criticar e apoiar no momento que é para apoiar, no momento todos dois estão precisando e merecendo é apoio.
    Minha opinião sobre Fred e Robinho para 2018 é melhorar o custo beneficio com redução de salário, lógico que preferia Tardelli e Bernard no lugar deles mas temos que ser realistas o time tá sem grana não vai contratar ninguém.
    Temos que apoiar quem vai ficar e quem vai chegar, unir time e torcida só assim vamos conquistar os títulos que tanto queremos em 2018.
    Eu acredito!!!!

    1. Fred é lixo.
      Não ganha uma bola de cabeça, não domina uma bola, é lento. Está sempre atrás do zagueiro.
      Fez 28 gols em Campeonato Mineiro.
      Centroavante que não sabe bater pênalti.
      Conseguiu fazer menos gol que André do Sport.

  5. Eduardo, Rubens Bispo e demais amiGalos, não estou nem aí pro Campeonato Mineiro! Já temos uns dez à frente do maior rival e uns trinta à frente do mequinha! Então, pra mim tanto faz perder ou ganhar o próximo! Deveria entrar com reservas na maior parte dos jogos e só entrar com os titulares nos clássicos com o coelhinho e a tremedeira e nas fases finais! Seriam agora com as quartas-de-final sete jogos só com time titular! Os demais reservas e pronto, vamos focar na Libertadores, caso tenhamos obtido a vaga e se não, no Brasileiro! De que adianta ser bicampeão da Flórida Cup e de torneios caça-níqueis como a tal Primeira (Ninguém) Liga, ter trocentos títulos do Mineiro e ficar 50 anos sem conquistar de novo o Brasileiro? Ou ter só uma Copa do Brasil? Foco principal na Libertas, se ela vier ou no Brasileiro, jogar com seriedade tb a Copa do Brasil, caso contrário a mariada vai ganhar o sexto título e se der, ir bem nos demais campeonatos. Mas como haja fôlego pra tantos jogos, focar sim, sem medo de ser feliz no segundo título do Brasileiro e da Libertadores! Renovar o elenco e o DM e vamos que vamos!!!!

  6. Prezados, complementando a minha opinião, o elenco teria a seguinte configuração:

    Goleiro: Vitor, Cleiton e Uilson.
    Lateral direita: a ser contratado 1; a ser contratado 2; lateral do sub-23 ou sub-20.
    Zagueiros: a ser contratado 1; a ser contratado 2; Mancine, Bremer, Roger Bernardo; zagueiro do sub-23 ou do sub-20.
    Lateral esquerda: Fábio Santos, Leonan e Cesar.
    Volantes: a ser contratado 1, a ser contratado 2; Adilson; Yago (estes dois para compor o elenco), mais dois volantes do sub-23 ou do sub-20.
    Meias: a ser contratado 1, Luan, Casares, Otero, Marquinhos.
    Atacantes: Marco Túlio, Fred (Ou Robinho), a ser contratado 1 e a ser contratado 2.
    Abraços

  7. Boa tarde massa.Fred seguiu meu conselho e fez gol de “bico”,gol de centroavante com a cara do Galo.Mas depois perdeu outro de cabeça,sozinho,que nos daria a vitoria.Reconheço que a dupla,Fred/Robinho,melhorou após a chegada do Osvaldo,mas assistindo aos jogos só aumenta minha certeza que ñ podem jogar juntos.Matam o time.Outra questão, o Elias.Tenho observado suas atuações e é nítido que ele está descontente no clube.Não apresenta nem 1/3 da qualidade que tem e já demonstrou em outras equipes.Respeito as opiniões mas a realidade é que o Galo tem de RENOVAR,ñ toda a equipe,mas tem.Se quer algo de novo,tem de fazer diferente,ñ se alcança os objetivos,fazendo o mais do mesmo.Acorda Massa.

  8. Bom dia Massa! Prezado Eduardo, acho que você foi comedido em suas proposições de reformulação. A idade média do elenco precisa baixar para sermos competitivos em um futebol físico, como o atual. Penso, que algumas mudanças estratégicas são fundamentais: Marcos Rocha, é uma boa “moeda de troca” e deveria ser usado como tal. Poderíamos buscar dois laterais direitos, com a sua negociação. Trata-se de um jogador viciado, que joga quando quer. Chega! Concordo que Vitor precisa de um bom reserva. Aposto em Cleiton! O rival tem um reserva que quando acionado deu conta do recado. Precisamos efetivar o Cleiton como o sucessor do Vitor. Para a lateral esquerda, apenas devemos efetivar o Leonan como o virtual reserva. O Cesar, da base, também merece ser observado. Na zaga, Mancine e Bremer merecem oportunidades. Mas contrataria um zagueiro mais experiente (até 28 anos) e negociaria Gabriel, outra boa moeda de troca. Roger Bernardo seria uma opção no banco. Manteria Leo Silva como professor, uma espécie de treinador dos zagueiros, podendo jogar eventualmente. A posição de volante é das mais complicadas. Adilson e Yago são fracos e servem apenas para compor elenco, se é que estamos pensando em conquistas. Por isso, precisaremos contratar. Elias é uma boa moeda de troca também. Um meia de MUITA qualidade é essencial para a resolução da falta de criatividade do time. Manteria Casares e Otero para compor elenco. Mas caso apareça uma boa oportunidade de troca por Casares, o clube deveria tentar. Luan deve ser mantido como líder do elenco, como aquele que encarna o espirito atleticano. No ataque, manteria ou Fred ou Robinho, mas jamais os dois! Daria oportunidade para o Marco Túlio e para o Marquinhos (que se recuperará da fratura) contrataria mais um jogador de velocidade, que jogue flutuando. Portanto, teríamos:
    1. novos atletas obtidos por meio de trocas (Marcos Rocha, Elias e Casares como principais moedas).
    2. novos atletas contratados (poucos, já que a grana tá curta).
    3. novos atletas promovidos da base (Marquinhos, Marco Túlio, Cesar).
    4. atletas que já estão no elenco e ganhariam mais oportunidades/espaço (Mancine, Bremer, Leonan).
    5. atletas cujo contrato seria rescindido ou seriam emprestados (Giovanni, Felipe Santana, Erazo, Pablo, Rafael Moura, Marlone, Valdívia).
    Penso que toda terceira opção de cada posição deveria ser da base. Isso deveria ser parte da filosofia de composição do elenco. Grande abraço!

    1. Ótimas sugestões, Claudio. Penso mais ou menos igual, só tenho dúvidas se realmente é uma boa manter o Leo (ainda que para passar experiência), e se conseguiremos nos livrar do Elias (acho que ele perdeu mercado com o péssimo futebol apresentado e com a má vontade demonstrada com o CAM).

      A dicotomia Fred/Robinho penso que será o maior abacaxi que a nova diretoria tem pra descascar, pelo fato dos dois medalhões parecerem não funcionar juntos, como é gritante para muitos que postam aqui. Robinho não é o armador de jogadas que o Frederico precisa pra fazer seus gols, mas também sabe jogar e fazer gols quando tá a fim de mostrar serviço (o problema é querer jogar sempre dessa forma produtiva). Já Fred só deixa a condição de cone inútil quando recebe bolas redondinhas, aí seu potencial aparece e de cada 3 chances guarda pelo menos uma. Então o negócio seria achar alguém que o alimentasse de muitas oportunidades, coisa que ninguém conseguiu fazer direito esse ano, nem Cazares, nem Poka Bola, etc. Se fosse escolher, ficaria com o Pedalada fácil, mas teria que colocar outro centroavante no lugar do Fred (já que He Man também não aconteceu, talvez por falta de mais oportunidades, vai saber…) Como disse, equação difícil…

      Sigamos então pra 2018 mais esperançosos, pois com o sem Libertadores, com ou sem Robinho, Fred e Elias, ano que vem será um recomeço pro Galo. Eu acredito!!!

      1. O problema nessa dicotomia Fred/Robinho é que a opção por Fred compromete toda a estrutura tática. Desde sua contratação busca-se um esquema tático que busca favorecê-lo, em detrimento dos demais atletas. Isso é nítido. É de clareza solar. Por conta de um “cone” ñ podemos jogar com Robinho de falso 9 e ter Cazarez na esquerda. Simples. Sem Fred, metade dos problemas estariam resolvidos.

  9. Caros,
    Li uma notícia dizendo q o presidente da FMF Castellar Nelo quer ser alguma coisa na CBF, me parece q vice da instituição. Tb tem notícias q dizem ser ele um Alvinegro de raiz, bola nossa, é verdade? Se for… Nisso eu acredito, em ocupar espaço, em influenciar onde as coisas são decididas, tipo escolher árbitros, p.e., se me entendem…Na nossa modesta opinião, é muito mais importante um cargo na CBF do q na PBH…
    Obs.: Vcs sabiam q no braziu o Galo ocupa a 2ª colocação no raking de títulos, nessa década. LA, CdoBr, Recopa e 4 desprezados Mineiros? Tem importância, sim. Ñ basta vestir o manto, tem q honrar…

  10. Caro escrivinhador,
    Com todo respeito, mas praga de Jabazeiro pega, hein? Qnd li a sugesta Av Rocha no meio campo do CAM me assustei sobremaneira. Tenho escutado isso aos poucos, incrédulo. Irmão, chapa a cabeça no metal pesado prá ver se tá tudo bem, e a barba de molho, ok? E com a volta sugerida pelo coroinha do Ogro Pagrick e do Danili, bastando tirar o Barcelos do nome…vi q estamos realmente perdidos…ñ queremos a conquista do Br18, ñ queremos o Mineiro/18…O único q queremos é o G tal e um Status no Bairro Califórnia prá desfilar com o manto? Pô, q putaria é essa?…Ainda bem q He-man fica, ano q vem vamos precisar muito da torcida…
    Jabazeiro é uma praga!
    CAMPANHA: QUEREMOS O BR18. No Céu e na Terra, GALO SEMPRE!

  11. AmiGalos, voltei. Precisei voltar. E o que é pior, não voltei para falar do nosso Galo: voltei para falar do Cruzeiro Esporte Clube, grafado assim mesmo, com todo respeito possível…
    “Aff! Mas Aqui é Galo! O cara se esqueceu? Como fazer pra gente desativar a caduquice sem ofender?”… Calma, pessoal, a causa é justa e eu prometo após isto não voltar ao assunto: CAMPEONATO ESTADUAL, no nosso caso evidentemente, CAMPEONATO MINEIRO.
    Venho defendê-lo, exaltá-lo, deixá-lo no lugar que ele merece e de onde não pode ser removido, após isto eu entendendo que não careço mais dar a minha opinião que, seguramente, é a de muitos que entendem como funciona o nascedouro e a preservação da rivalidade, razão de ser do irresistível futebol… E vou usar o exemplo do nosso co-irmão para deitar por terra não apenas nosso importado modo de pensar como também o deles, pais da criança, os que começaram a chamar nosso Campeonato de rural, menosprezando-o… Vamos lá.
    Um dos maiores esquadrões formados em Minas Gerais ao longo dos tempos seguramente foi o Cruzeiro de Raul, Piazza, Zé Carlos, Dirceu Lopes, Natal, Tostão (depois Palhinha), Eduardo, Hilton Oliveira e Joaozinho… Um time que encantou e fez fama. Um time cantado em verso e prosa por torcedores azuis e respeitado, reverenciado por adversários.
    Pois bem, sendo rápido que eu tenho mais o que fazer aqui em casa, este time, que existiu de 1965 a 1976, onze anos, certamente doze temporadas, vejam só ganhou apenas dois títulos “grandes”, a Copa Brasil de 66 e a Libertas de 76. Fui suficientemente claro e nem vou perguntar, vou pontuar. Um título grande hoje, um outro dez anos depois. E no meio? O que exatamente constituiu a grandeza deste time em números? Não preciso dizer, né? 1965, 66, 67, 68, 69, 72, 73, 74, 75… 9 títulos estaduais, hegemonia total em casa.
    Mais não digo, mais não preciso dizer.
    Saudações celestes!, opa, Aqui é Galo!!! kkkkkkk… Saudações Alvinegras!

    1. Caro Rubens, concordo apenas com a importância do CAMPEONATO MINEIRO. Quero lhe sugerir que diga todas as besteiras do mundo, sobre o nosso Galo, mas nunca use aquele timinho como exemplo… Respeito a todos como ser humano, até que se mostre crüzeirense e perca essa condição, aos meus olhos. Atleticano é radical. Pelo amor de Deus! Tão lúcido e depois joga tudo por água abaixo, assim? ?

  12. Infelizmente, de um elenco de 30 jogadores, pelo menos metade não tem a mínima condição de continuar no Galo. Não vou perder tempo citando todos, mas a lista de dispensa começa com Elias (a pior contratação da história), Fred, Robinho, Gabriel, R. Moura…

    Contando com 4 ou 5 bons reforços (laterais, um volante com boa saída, um atacante rápido de lado e um 9 de respeito) e aproveitando os garotos da base, manteria só Vitor, M. Rocha, Fabio Santos, Léo Silva (mais pelo exemplo, pra jogar pontualmente), Bremmer, Mancini, Blanco, Adilson, R. Bernardo, Cazares, Otero, Luan e Valdívia. Teríamos um elenco jovem, e dependendo do treinador que viria, voltaríamos a ver um futebol intenso, de velocidade e pegada.

    2017 já foi, esquece Libertadores! Com muita sorte vira G9 e talvez tenhamos uma chance. Fora isso, é planejar 2018 pra tentar brigar pelo Brasileiro.

  13. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    A casa está tão baguncada que fica difícil para quem está de fora dar qualquer pitaco.
    É como se tivesse passado um terremoto que causou estragos profundos. Por onde recomeçar essa reconstrução?
    Pior, fora da Liberdades, a grana para investir em reforços está escassa.
    A solução talvez seria adotar o troca-troca que ficou famoso com o ex-presidente do Flu, Francisco Horta.
    Não vou me iludir com grandes contratações, sem grana fica difícil investir.
    O nosso rival já abriu o bico.
    Tá danado.

  14. Não sei se já revelei: eu sou gago. Por isso peço desculpas por estar sempre repetindo. Mas, com Léo Silva, Robinho, Fred, Elias e Rafael Moura, esquece. Veremos, em 2018, apenas um repeteco de 2017. Se Léo Silva – zagueiro de 38 anos que não corre 3 metros – Robinho, que está dando tudo para reformar o contrato, que após perder a bola ficou parado olhando o adversário seguir com ela, vejam o último jogo – com Fred que no Galo só marca gols no Mineiro e às vezes se esquece e marca um gol aqui outro ali – com Elias, que não existe e com Rafael Moura, que é melhor nem comentar, vamos torcer só para o estádio (não é arena), para não termos que suportar uma baita raiva a cada final de jogo.

  15. bom dia Eduardo e massa,grande texto,ate o Victor que andou falhar o brasileiro quase todo resolveu a defender,ok sinto e vergonha e decepçao com este presidente estagiário e jogadores peladeiros,velhos e cansados,sonhar com g7,g8,nao acredito a muito tempo,olha nossa vergonha posição 11 lugar,ate a chapeocoence nos passou,sobre o novo presidente espero que ele não seja pior que o estagiário que nos afundou na vergonha e vexame em 2017,olha o bostafogo afundando e muitos falam em jair ventuta,chega de estagiários,quero meu galo de volta,chega,reage galo,vai galoooooooooooooooooo.

  16. Bom dia Massa,
    Esqueçamos da possibilidade de altos investimentos nos próximos dois anos. A farra do boi acabou, a situação financeira do clube é extremamente séria. O próximo presidente já está ciente disso e inclusive vem dando sinais que não fará loucuras como o NepomuSono. O país passa por uma crise sem precedentes, que atinge também o futebol. Assim como o rival, as fontes que bancavam o futebol mineiro estão praticamente secas.
    Nos últimos anos foram feitos altos investimentos que viabilizaram somente as conquistas da Libertadores e Copa do Brasil (tá bem, a Recopa…). Muito pouco tendo em vista o que foi investido, passamos em branco 2015, 2016 e 2017.
    Contudo, acredito que seja possível montar um bom elenco com os recursos que temos. Para tanto, faz-se necessário a negociação de atletas que pouco performaram ao longo do ano e outros que não fizeram jus ao investimento realizado em suas contratações.
    E pra fechar, a FMF está tomada pela família mais corrupta que já atuou no futebol mineiro e quem os levou para lá foi nada mais nada menos que o atual presidente da instituição, sendo esse eleito com apoio irrestrito do ex presidente do Galo. Procurem saber quem é o tio, o irmão e o pai do futuro mandatário da FMF.

  17. Caros AmiGalos, Marcos. Tenho visto aqui muitos comentários que seguem a mesma tendência, e dizem que precisamos de quem entende de futebol. Que teremos outro presidente estagiário e por aí a fora. Diante da minha ignorância, queria pedir um esclarecimento. Quem seriam esses profissionais aptos a gerir o Galo? ?

  18. Tenho dois pitacos para reforço do plantel. A propósito de pitacos na quarta eu me enganei quando me esqueci do Otero. E me esqueci de verdade, erradamente. Otero, atabalhoado, lutador, chutador, ele foi comprado, além de não ser, com todos os senões, uma peça a ser descartada assim sem mais nem menos. De qualquer maneira ele continuará em 18 e eu pessoalmente aprovo isto… Mas vamos aos meus dois novos pitacos, que para pitacar a gente não paga: Cidão para substituir dois dos três goleiros que temos na reserva, um seguramente a meu modo de ver devendo ser o Uilson, o outro o Giovanni, o Felipe Santana do gol: um jogo extraordinário e a gente devendo se preparar para o pior logo a seguir… Vítor, Cidão e Cleiton. Claro que nem eu mesmo me levo a sério, pois já fiz um comentário aqui detonando o Cleiton por uma má saída, lance que àquelas alturas eu imaginava tivesse nos tirado o título… Fiquei tão irritado que detonei a inteira Base no quesito goleiros por décadas e décadas, me esquecendo de Bruno e Diego Alves, sendo corrigido por AmiGalos… E o que se deu ao final, felizmente, é que o título veio e o protagonista foi ele, Cleiton… O outro reforço que me passa pela cabeça dificilmente virá, Galo e Cruzeiro não tendo o costume de negociar, o que é uma bobagem: Uiliam Correia, que está no Vitória. Vai voltar e não terá espaço por lá. Gosto deste rapaz. Gostaria de vê-lo com a nossa camisa. Talvez hoje a coisa seja mais fácil, os empresários à frente de tudo… Eu falei no Cidão porque o Sao Paulo está negociando com o Bahia pelo Jean.
    João Ricardo também é um bom nome, mas eu pessoalmente prefiro o Cidão. Eu vi este moço fazer uma defesa contra o Internacional no Beira-Rio que se eu fosse o técnico da Selecinha eu o teria convocado imediatamente por ela, só que com advertência: “Cidão, você está aqui por causa desta defesa. Mas você será o único jogador cortado, desconvocado por uma única falha.”
    E para não perder o costume de descordar do que vem escrito, mais uma vez vou me bater contra o feio hábito de chamar o nosso Campeonato, o Campeonato Estadual, queiram ou não razão de ser da rivalidade que alimenta e é a razão de ser do futebol, de “famigerado”… Que é isso, gente? Temos tempo suficiente sim para a disputa do Campeonato Mineiro com seriedade e tesão, nada de time reserva, nada de frescuragem importada do lado azulado de BH…
    Ninguém em sã consciência pode dizer que apenas o regional basta. Queremos como todo mundo, precisamos em alguns casos mais do que todos beliscar os maiores títulos em disputa __ eu disse beliscar que também ninguém consegue vencer todo ano algo grande. Nossa situação, ninguém precisa nos lembrar, é especial, nós há muito passados da hora de levantar o Brasileiro. Mas o nosso campeonato, o acerto de contas dentro da nossa casa, é o início das conversas a serem mantidas no ano… Se eu disser tudo que tenho a dizer a favor dos estaduais, eu não termino hoje como preciso e quero. No nosso caso especial nós o temos, o nosso Campeonato, registrado no nosso nome: nós somos do Clube Atlético MINEIRO.
    Saudações

    1. Tá de brincadeira né cara??? Precisamos de jogadores titulares pro meio e lado de campo e a contratação é de um goleiro ( titular do são Paulo, mas reserva para Victor) que virá caro e tomando posições de nossos goleiros da base promissores é um volante burocrático, como o Adilson, que já jogou no cruzeiro , ou tentou jogar??? Com essa diretoria incompetente que se encontra hoje no galo, bem capaz de te darem ouvidos!!!!

      1. Olá, Mario! Já pitaquei a respeito destas carências às quais você se refere. Meio campo e atacantes de lado, velocistas. Mas precisamos de um homem para a reserva do gol que quando precisar ser acionado a tranquilidade venha com ele. E se for jovem, como Cidão, melhor ainda, que São Vítor é santo mas não é eterno. Quanto ao meio de campo, onde as partidas são decididas, na minha opini~]ao qualquer quantidade é pouca… Saudações

        1. Aproveito, agora que reli sua colocação, para voltar e argumentar que na minha opinião __ e quero muito queimar minha língua __ Uilson não é promissor. Não confio naquele rapaz e só de pensar nele jogando uma partida perco sono… Abraço

  19. É isso aí. Quero respeito à tradição do meu clube e quero ver o Galo campeão Brasileiro de 2018. Chega de falar em jogar Pré-Libertadores para iludir o torcedor, chega de ser campeão mineiro e iludir o torcedor, chega de disputar Florida Cup e Primeira Liga….. Os adversários estão sendo PENTAS, HEXAS, HEPTAS E DAQUI A ALGUNS ANOS ATÉ DECA campeões brasileiros, e continuaremos até quando nos iludindo?
    Mobilização já para a mudança! Que fique no Galo quem quer jogar com raça e com respeito à grandeza do Clube Atlético Mineiro. Que sejam 38 rodadas focadas no título brasileiro, chega de ser mero coadjuvante! Meu time é GRANDE!!

  20. O Galo precisa de 1 zagueiro, 1 meia e 1 atacante de velocidade. Nada além disso, pois já temos uma boa espinha dorsal.
    Não adianta contratar e dispensar na baciada. O tempo do amadorismo já passou. Os contratos precisam ser respeitados. Caso contrário, irão gerar custos enormes com rescisões. É preciso haver mais critério nas contratações, mais competência na administração e menos conversa fiada de mandar todo mundo embora quando perdemos.

  21. Bom dia Eduardo e Massa do Galo! Volto para reafirmar o que havia dito quando da contratação do Fred: acabou para nós. Já previa um time lento, com futebol feio e se valendo de cruzamentos; nada mais. Os últimos times do Galo foram bons porque trabalhavam em velocidade. O atual é lento, não sabe sair jogando e não adianta velocidade porque Fred não acompanha; vale-se da bola que sobra na área, e mesmo assim necessita de muitas para acertar uma. Resultado normal: empata ou perde.
    Não adianta rememorar Dario e Reinaldo, seria demais, mas para ficar no presente, que saudades do Jô e do Pratto.

    1. Gustavo boa tarde!!!
      Não tenho procuração para defender nem o Fred nem o Robinho, é só para entender mesmo ok.
      Inúteis porquê?????
      O Fred tem 28 gols e 7 assistências no ano, é pouco????
      O Robinho tem 13 gols e 9 assistências.
      Mais da metade dos gols do Galo no ano passaram por Fred ou Robinho, você dizer que eles ganham muito mais do que merecem eu até concordo, mas isso não é culpa deles e sim de quem contratou certo.
      Independente de tudo respeito sua opinião, só quero entender melhor!!
      Saudações!!

  22. Bom dia!
    Não estou preocupado com Flórida Fock;
    Tô nem aí pra esse mineiro;
    Quero ir pra Libertadores, não agora, mas depois de termos conquistado o brasileiro 2018. Só isso me interessa!

    Ah…limpeza geral! Esses caras aí, Elias, Otero, Cazares, Robinho, Fred, He Man, Leo Silva, Gabriel, Fábio Santos…enfim, essas amebas que afundaram nossos sonhos em 2017 não conseguirão trazer a Massa de volta aos estádios, Arenas ou o raio que o parta.

  23. FORA ROBINHO! No jogo contra o Santos o Galinho sub 23 entrou com um time misto? Poupou as grandes estrelas (Elder, Thallis)? Essa diretoria está de brincadeira, assim como o treinador e os próprios jogadores. O cara estava esquecido quando tem a change de mostrar algo, simplesmente fica de fora de jogos importantes? Não tem desculpa de excesso de jogos.

  24. Amigos,
    Alguns acréscimos ao acima publicado. No dia em que Victor souber jogar com as pés e repor bolas com as mãos, será o maior goleiro do Brasil. Falar em Marcos Rocha no meio campo é de uma insanidade a toda prova. Pensar na desejada saída de Fred é muito legal, mas quem vai ser o maluco a leva-lo? Por fim, fazer planejamento sem estar eleito e, o que é pior, sem dinheiro e contando com a volta de Pablo, Hyuri e Dodô , dá vontade de chorar. Libertadores em 2017 é muito sonho para uma realidade que, se vier, será fracasso na 1a. fase. Pensem nisso.

    1. Roberto Boa Tarde!!
      Me permita discordar de você quanto a eliminação na primeira faze da Libertadores, se esse ano fomos o melhor time geral, pois o nível técnico Sul americano tá muito ruim.
      Ano que vem vamos estar praticamente com o mesmo time e com algumas contratações com certeza o time vai estar melhor.
      Não tenho dúvidas de uma classificação na faze de grupos o que financeiramente é muito bom, o problema é depois onde tem os Brasileiros e Argentinos sempre com boas equipes.
      Saudações!!

  25. Bom dia e otimo fim de semana, estou sem muitas ilusoes para 2018, tudo tende a ser mais um fiasco, mas vamos aguardar, mas pelo que ja disse o futuro Presidente, e pouco investimento, e este time precisa e de muitas contrataçoes, e pelo jeito ate o estadio esta enrolado, sei nao, outro fiasco a vista!

  26. Escrevam aí: se não desistirem dessa ideia de estádio (enquanto é tempo) e partirem para o RECONHECIMENTO de que não entendem nada de futebol, despindo-se de “vaidades” tolas, a tendência será cair para uma segundona em 2018, quiçá 2019, etc., etc.. Caiam na realidade, sejam humildes e convidem QUEM ENTENDE MESMO (que não seja um Bebeto da vida…), para comandar o glorioso Clube Atlético Mineiro. É isso aí. Acordem enquanto é tempo, ou talvez já seja tarde demais.

    1. Concordo plenamente. Dois times e meio em uma cidade com três estádios, prejuízo certo para todos os times. O meu medo é o estadio virar a estrelinha amarela. Eu tenho, vc não tem. Mais trinta anos.

  27. Olá Aficcionados, o que dizer de um time que troca três técnicos num ano? Dizer que não merece figurar acima dos medíocres! Não nego que tremo de medo dessa insanidade continuar e em 2018 contratar Guto Ferreira. (Pra quem já contratou Geninho duas vezes, seria mais um pouco de repetição da mesmice). O perigo maior é o time ganhar o estadual, pois, quando isso acontece o resto do ano esta perdido. Que os ventos da razão sopre um pouco em nossa direção, o que acho difícil, pois, agora ainda tem mais a mistificação de construir estádio próprio.

    1. Desculpe, Cidrac, mas que comentários mais estranhos: Trocar de técnico pode ser um erro, mas que o time é medíocre por isso equivale a dizer que o técnico e não os jogadores são o principal elemento de uma equipe, com o que não concordo. Dizer que “treme de medo” de alguma coisa não condiz com nosso DNA de Atleticanos (aliás “aficionados” é pouco pra nossa paixão) mas cabe direitinho com o time do barro preto. Sobre ganhar o estadual ser péssimo num entendi também, pois nosso lema é vencer, vencer, vencer e somos majoritariamente superiores em torneios “rurais” sobre o segundo time de Minas, o América. Que os ventos da razão soprem e nós permita ver a evolução que será a construção da Arena MRV. Aqui é Galo! SAN.

  28. Realmente a gente tinha que ter melhor tratamento da FMF.
    Ontem alguem comentou que o Galo deveria se dedicar somente à conquista do campeonato brasileiro em 2018.
    Eu concordo integralmente.
    Vamos nos dedicar a este objetivo.
    Formar 2 times bem armados e especializados em saber jogar o brasileiro.
    Não vamos gastar nossa energia em mais nada. Nestes outros torneios a gente entra só com reservas.
    O que voces acham?

  29. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Ao que parece nosso “santo” é forte, além daquele que fica debaixo da trave, e a rodada foi boa. Todo mundo ajuda a gente, menos nosso time. Não dava pra esperar era que algum santo nos ajudasse e o Bahia perdesse. Lá em Salvador, só de macumbeiro, dá pra encher todos os estádios do país. E a Chapecoense conta com a torcida de todas as religiões. Ficamos mais perto dos sete primeiros. Nossa tabela é moleza. Basta ganharmos os três jogos e com certeza estaremos na sexta Libertadores em seis anos. Melhor parar por aqui… Sobre o Campeonato Mineiro, que pra mim vale muito, acho que deveríamos reforçar o Time B e disputar os jogos no interior com ele. Não acham que jogadores como: Carlos, Clayton, Bremer, Dodô, Danilo, Patríc e outros, seriam mais úteis nesse tipo de projeto do que emprestados de graça desde o início do ano? Talvez eu seja doido, mas é o que faria. Libertadores, não acredito, mas ainda sonho. Vai Galooooo! ?

    1. Concordo que se ganharmos os 3 últimos jogos, contra o Coxa não mais desesperado, e Corinthians e Grêmio meio que desmotivados, estamos na LA. O problema é combinar com os russos, como disse o Garrincha. Ganhando os 2 primeiros jogos já vai ter jogador se achando, e mesmo com a ameaça da barca no fim do ano vamos precisar da Massa empurrar. A rodada foi muito boa para o Galo. Os cariocas estão despencando. De qualquer maneira, o Danilo Barcelos deu um exemplo de raça e superação jogando com febre na Ponte, e fez 2 gols. Que continue assim ao voltar.

  30. Bom dia caros. Meu guru mor, como vc diz cada leitor tem a sua opinião sobre o elenco e sempre respeitei isto, mas permita-me discordar de vc. Uma das teses defendidas aqui no blog por vários amigos é que nosso time é velho, e por isso não conseguimos realmente competir com nossos adversários; ou seja as pernas pesaram. Pelas palavras de nosso blogueiro, ficaria “Tudo como dantes no quartel de Abranches”. Na minha opinião precisamos de gente nova, não só na idade, mas também na cabeça e principalmente no comprometimento e na vontade de jogar. Caras como, Elias, Fred Cone, Leo Silva, Robinho e até o próprio Victor que agora parece ter voltado a ser o “Santo” (muitos esqueceram as falhas dele neste ano, e olha que foram muitas), já deram. Chamo a atenção para nossa colocação, pois estamos atrás das Chapecoenses, Vascos, Bahias e Botafogos da vida; que possuem folha salarial infinitamente inferior a nossa, e detalhe sem nenhuma estrela como nosso time; ou seja temos estrelas sim, mas estrelas cadentes.

  31. Caro Eduardo e atleticanos e atleticanas de verdade, a preocupação é só com Flórida Cup, que deve ser disputada com o time sub23 e com o mineiro, porque Libertadores só se virar G 16, somos o décimo primeiro time da tabela, atrás de Chapecoense, Bahia, Vasco, Botafogo, Pirangi e ainda vamos falar em Libertadores???? Pra mim esse assunto já morreu faz tempo….. Bom fim de semana a todos!!!!!

    1. Caro José Antônio, bom dia!
      Vamos rir para não chorar.
      A situação do Galo é tão bizarra, que não é o Atlético que busca a vaga na Libertadores, é a VAGA que busca o Galo e mesmo assim, ficaremos de fora.
      Abraços

  32. A maior necessidade do Galo é a contratação de volantes. O Adilson é lento e estabanado. Yago tem melhorado e Adilson não mostrou o seu futebol. Marcos Rocha é ótimo lateral ofensivo mas precisa da cobertura dos volantes pois tem deficiência quando defende. Na época de Leandro Donizete e Pierre ele tinha a cobertura dos volantes e não comprometia. Fábio Santos também tem tomado gols pelo seu setor pois não tem contado com a cobertura dos volantes. Desfazer-se de Fred (a pior e mais cara contratação dos últimos tempo) resolverá a outra parte do problema. Com isso a necessidade de um atacante veloz e com boa mobilidade. O Galo tem bom elenco mas falta padrão de jogo o que ocorreu após a saída do Levir. Quanto a possível contratação do Jair Ventura, creio que seria mais uma aposta equivocada. O Botafogo é um time defensivo e que não propõe o jogo. Joga um futebol “feio” e no erro do adversário. Tem um elenco limitado, porém, bem treinado. Típico de times menores. Chega de apostas. Nossa queda iniciou-se em 2004 com o estagiário Paulo Bonamigo e consolidada no ano seguinte com o estagiário Tite. Esse ano começamos com Roger Machado e quem sabe a nova diretoria contrate um novo estagiário para consolidar nova queda em 2018. Fora Fred e contrate bons carregadores de piano. Esse time precisa é de comando.

    1. Eu não quero Jair no Galo mas dai vc criticar a forma de jogar de quem foi mais bem sucedido chamando isso de “futebol feio”? O mesmo futebol feio do campeão brasileiro Corinthians, ou do rival campeão da Copa do Brasil? E por isso que acredito que nenhum treinador vai vingar no Galo enquanto a torcida quiser controlar a forma de jogar, parecem aqueles saudosistas da seleção de 1982 que enaltecem algo simbólico e não efetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.