Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

“Pelear” para conquistar. Vamos, Galo!

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Por José Roberto

Com o Mundial da FIFA se aproximando, a projeção feita pela comissão técnica e diretoria do C.A.M. é de somar o maior número de pontos possíveis até a parada que ocorrerá no período em que a Copa será disputada. 36 pontos ou 12 vitórias, para ser mais preciso. Seria uma grande oportunidade para o Galo emplacar uma bela de uma arrancada, o que traria certa dose de tranquilidade e confiança para todos. Na temporada passada, o Galo deixou a desejar quando atuou em seus domínios. Já o time atual, apesar de apresentar um modelo de futebol diferente daquela bagunça que se viu ano passado, ainda apresenta pequena instabilidade em certos momentos e acaba pagando caro por conta de falhas individuais, coletivas e até por deficiências do elenco, principalmente na armação e no ataque.

Como perde gols o nosso time, incrível! Exemplos desta instabilidade não faltam, haja vista o ocorrido no último sábado. Um jogo de inoperante massacre ao adversário, no qual se pagou muito caro nos minutos finais, deixando de acomodar três pontos fáceis e a liderança isolada na algibeira. Voltando ao pensamento de Larghi e comissão, teríamos dado um passo importantíssimo, não fosse o resultado negativo. Senão, vejamos: 12 rodadas, 24 pontos dos 36 são em BH, ou seja, 66% da pontuação projetada estaria nos jogos dentro de casa. Já que não aconteceu, vamos ter de buscar esses três pontos na partida que faremos fora de nossos domínios e ela será crucial e a mais importante no momento. Hoje, ocupamos o terceiro posto na tabela de classificação, com 13 pontos conquistados (era para ser 21). Porém, graças à instabilidade que vem acometendo o time, assim como também erros individuais, coletivos e calcanhares mal colocados, largamos oito pontos pelo caminho. Se farão falta, em dezembro saberemos.

A realidade que nos salta aos olhos, é de que temos um time bem treinado, com um padrão de jogo definido, solidário (às vezes) e carente de reforços pontuais que cheguem para vestir a camisa. Não precisamos de medalhões, até porque nossa grana é na conta do chá, e nem sempre eles são a solução. Pelo contrário, são problemas e trazem problemas com eles, principalmente para acabar com o bom ambiente conquistado a duras penas. Precisamos de jogadores que venham para somar, não sei dizer quem ou qual, nosso papel é torcer. Para isto, tem profissional muito bem remunerado para ver quais e quantas são as necessidades e carências do elenco. Penso que o Tadeu deva ter em mãos o que deve garimpar, já que em suas duas últimas entrevistas pós-jogo o Larghi externou a necessidade de chegar de três a quatro reforços pontuais para dar ganho técnico ao time. Que o Tadeu não nos venha com uma penca de refugos, já temos o bastante que não acrescentam em nada.

Após a parada para o Mundial da FIFA, saberemos qual será a real ambição desta diretoria e onde ela quer chegar com o C.A.M. nesta temporada. Que se mexam e deem solidez ao trabalho do Larghi. A primeira meta foi atingida, deu padrão ao time e só não está mais firme por conta do material que lhe deram ter chegado ao seu limite, agora é a vez de quem tem a caneta em mãos fazer a deles.

Imagem: Pedro Souza/Atlético

O Galo vai ao Recife e às 19h30 estará pisando no gramado da Ilha do Retiro para cumprir o compromisso frente ao Sport pela oitava rodada do Brasileirão. O adversário é uma das incômodas pedras em nosso sapato. No Recife, foram 25 confrontos: três vitórias, 12 empates e dez derrotas. O primeiro foi em 1971 e o resultado foi 1 x 1 (nosso treinador também era um calouro, o mestre Telê Santana). Os ares de lá não são muito favoráveis ao Galo, foram 38 anos (17 jogos) para vencermos o Sport em seus domínios. A vitória aconteceu em 2009, após abrirmos o placar em 3 x 0 ainda no primeiro tempo. Na volta do intervalo, com o Galo cochilando, o time diminuiu o placar para 3 x 2, mas conseguimos a suada vitória. Em 2010, pela Copa do Brasil vencemos por 2 x 0; e em 2012, pelo Brasileirão, 4 x 1.

O Galo vem de dois empates dolorosos contra o Sport em sua casa. Em 2016, poderíamos até ter saído de campo com os três pontos, abrimos 4 x 2 no placar, veio aquela cochilada básica e a partida terminou em 4 x 4. 2017 não foi diferente, saímos atrás no placar (1 x 0) e foi neste jogo que o Cone desencantou, foi dele o gol de empate; tempos a serem esquecidos, mas ao mesmo tempo, que tenham servido de lição. Quando o assunto é futebol, Galo e Recife não se misturam, e o Sport é um adversário duro para o nosso time quando atua em seus domínios. Os números estão aí e apontam para isto, um verdadeiro tabu!

No fim de semana passado, este mesmo Sport aprontou para cima do time da Crefisa dentro do Allianz Parque, vencendo de virada após ter saído atrás no placar. Todo cuidado ainda é pouco, viu, Galo?! O que se espera logo mais à noite é que o Galo faça um jogo seguro, de preferência sem dar as bobeiras individuais e coletivas que têm sido nossas companheiras nas horas mais incertas possíveis e que este tabu seja quebrado e revertido em três pontos importantíssimos para as nossas pretensões. Que o time traga para a Capital Mundial do Galo não só a vitória, mas a certeza de que este time quer mais e pode mais. Por isso, é preciso “pelear” para conquistar. Vamos, Galo!

41 thoughts to ““Pelear” para conquistar. Vamos, Galo!”

  1. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Valeu José Roberto, ótimo comentário.
    Distante, o que me resta fazer é jogar bastante “energia positiva” para que o nosso time consiga trazer esses três pontinhos abençoados.
    Estou simplesmente exercendo o meu papel de torcedor.
    Saudações Alvinegras,

  2. Boa tarde Eduardo e massa. Grande texto José Roberto. Hoje é vencer.vencer. estamos contigo galo na Vitória e na derrota. Sobre reforços está na hora do GALLO trabalhar .o Santos querendo o Elias em troca e a diretoria vendo mosca.vai galoooooooo.

  3. Vamos falar sério, até pela dureza da situação, sempre imposta em Recife, um empate suado por lá já vai estar bom demais. Não nos iludamos que depois de entregarmos o ouro pra urubuzada em casa, vamos chegar lá e abater o rubro negro pernambucano só com força de vontade e pensamento positivo. Realismo, sempre!

  4. Boa tarde a todos!!!!! Os reforços virão após a Copa do Mundo? Em agosto, setembro, outubro, novembro ou será em dezembro para jogar em 2019?????
    Jogo duríssimo o de logo mais….Se Ricardo Oliveira continuar jogando como barata tonta não sei não……
    Nem com reza brava!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. O grande problema do Galo é a falta de desprendimento no lance final da jogada. Nossos atletas, são fominhas, preferem chutar mal, mas não passar a bola para um companheiro mais bem colocado. Defeito geral, com ênfase para o Roger Guedes e Ricardo Oliveira. Nunca vi dois “inimigos” tão bem caracterizados. Com isso, o Galo vai ficando para trás. Podemos por na conta disso as duas desclassificações recentes. É hora do TL enquadrar os dois.

  6. Iludindo com o que temos. Alexandro Gallo contratou cinco jogadores de bom nível? Tomas Andrade, Ricardo Oliveira, Erick, Alerrandro, Patrick, Cazares, Elias e outros vão resolver o problema? Larghi vai continuar apostando em alguns que não te.feito a diferença ou vai dá oportunidade pro Bruninho e Marquinhos. Larghi vai continuar errando nas substituiçoes no esquema tático, que ele parece não entender muito bem. Presidente vai ser mais humilde, vai jogar junto com a torcida? O torcedor que sempre apoia vai cobrar e ser exigentes, ou vai continuar a se iludir!!! Eu quero um galo forte que conquiste títulos. Não podemos abrir mão de ser exigente.

  7. pessoal, boa tarde,

    respeito muito a crônica do amigalo josé roberto, mas está um pouco repetitivo demais os textos, sei que temos q exaltar o galo a todo momento, mas não podemos esquecer do futebol pobre que ele ta tendo. qnto a alexandre tadeu, nova gestão está repetitivo tb. A meu ver temos q falar mais sobre contratação e a deficiência q o time está tendo para chegar até a diretoria ou presidencia. fomos eliminados infantilmente de 3 disputas importantíssimas como se nada tivesse acontecido. algo precisa ser mudado , jamais deixarei de torcer pelo nosso time, mas to bastante desacreditado neste brasileirão. Deus nos abençoe

  8. O diretor q faz do Galo o Ipatinga do Palmeiras diz q vai trazer reforço à altura de Otero…

    Só eu acho q acho esse jogador limitadíssimo com a bola correndo, no máximo um bom reserva, mas q tem status de titular?

    Em direção suspeita se encaminha nosso futebol.

  9. Sem reforços fica complicado. Nosso elenco precisa de reforços. Casares me lembra Cairo e Renan Oliveira, um dia vai estourar e nada. Não se faz limonada sem limão, mas vamos torcer. Mas não podemos deixar de ver a realidade. Bom dia.

  10. Caro José Roberto, bom dia.
    Gostaria de ter esse mesmo otimismo em relação ao querido “Galão” como você o tem. Sinceramente, por mais que o queira, não consigo. O plantel atual é fraco. Haja vista o último jogo. A meu ver, jogou muito, mas não soube aproveitar as chances de gol que teve. O adversário, nas poucas que teve, marcou e saiu com a vitória. Esse time alterna boas partidas com outras medíocres, de fazer bocejar frente à TV. Perdoe-me a franqueza, mas não me iludo com esse time. Gostaria imensamente de vê-lo campeão nesse ano, pois a primeira e última vez que o fez, tinha eu 25 anos e hoje caminho, com a graça de Deus, para os 72. Embora resida no interior do estado do Rio há 44 anos, sou mineiro do interior, e não perdi meu vínculo com o saudoso e belo estado mineiro. Minhas raízes continua fincadas aí. Quanto à paixão pelo Galo, essa é indelével.

  11. Só eu acho uma bobagem e falta de senso esta mania de não omitir o Gallo do Diretor de futebol? So lembrando que somos Galo e não Gallo. Implicaçãozinha boba. Reconheço que esta diretoria está bem aquém do que esperavámos, mas como fazer futebol sem dinheiro? Por que não lembrar que as negociações na era Kalil (Emerson Conceição) e do Nepomuceno (Fred, Robinho e Elias) minaram financeiramente o Clube para esta temporada? Vocês querem o que? Muito mimimi. É Alexandre Gallo mesmo. Quanta coisa desnecessária!

  12. Realmente a crônica tem ficado repetitiva. Nossa atleticanidade não precisa ser exaltada a todo momento, tem coisas que não precisam ser ditas. Há muitos outros assuntos que pendem reflexão: técnico interino?, programação durante a copa, reforços?, qual o verdadeiro passivo fiscal e trabalhista deixado pelo nepomuceno?, qual a situação da multa do Fred?, quais dívidas ainda pendem na FIFA? teremos dispensas?. etc…
    47 anos, é muito tempo. Enquanto não houver mentalidade VENCEDORA, digo todos, Presidência, Comissão Técnica, elenco e torcida, as coisas não vão mudar.
    Até quando…

  13. Precisamos dos três pontos principalmente porque desperdiçamos o jogo de sábado passado, massacrando em vão uma cerca podre que se fez resistente… Mas, apesar de tudo isso, um empate na casa do adversário, sendo o adversário um time chato como é este Sport, não será de todo um mau resultado… Não será suficiente para almejar de novo a liderança, porém quem pensa em ser CAMpeão, e com as Bênçãos de Deus vai, do que menos necessita é pressa momentânea… Muito a fim de comprovar os três ou quatro novos reforços prometidos, especulados e necessários. Eh Galo!
    Ontem eu falei contra este jornal de sangue azul sobre cujo terreno estou pisando neste instante, jornaleco que não aceita me deixar mentir em momento nenhum: bem a propósito, ontem mesmo, dois retardados jogadores da máfia da lama preta se envolveram com um igualmente retardado torcedor numa troca ilegal e perigosa de combustível, a transação sendo exibida nas redes sociais… Pois bem: ao invés deste periódico de nome tão mineiro cumprir sua função social e advertir a todos do perigo que representa um transporte clandestino de material explosivo, preferiu como todo acéfalo que se preza exaltar o gesto partidário, entrar em detalhes insignificantes, aplaudindo sempre, e por fim exibindo o troféu envolvido como pagamento da marmota: uma camisa, prontinha pra ser incinerada, o que aliás teria sido uma beleza… Jornaleco, você é uma merda, quero dizer, um crüzeiro. Não fosse assim cumpriria sua função maior que não é se vender e sim cuidar do social.
    Saudações Atleticanas

    1. Amigalos, bom dia
      Rubens Bispo, se me permite…
      Seu comentário foi muito bom. Além da ilegalidade, houve um risco tanto para o torcedor, quanto para os cidadãos que certamente estavam em volta dele no momento do transporte.
      Gostaria de acrescentar outro ato do mesmo naipe: o do zagueiro do Galo Gabriel, que pelo visto também transportou combustível para os colegas, fato esse revelado por todos os canais.
      Errado lá, errado cá.

    2. Olá amigo Bispo.
      Gostaria de ter sua visão otimista neste fatídico ano, mas para mim nosso título se resume a fazermos 35 pontos e evitar MAIS um vexame.
      Não podemos deixar de ver coincidências que aparecem no nosso caminho, como pedras, e a palavra PELEJA, tão bem colocada pelo J. Roberto, me fez lembrar que o inter também foi líder no primeiro semestre, antes de sua desastrosa queda para a segundona.

    3. Cara, quanta bobagem !!! Deveria ter vergonha do que escreveu. Não misture as coisa. este espaço é prá falar do Galo e não pra tripudiar o rival. Gozações sadias são benvindas e engraçadas, porém seu comentário foi ridículo. Procure ajuda, tá precisando …

  14. Time que tem Elias, Pastor, o Argentino, não vai a lugar nenhum. Parece que a zaga é a titular. Não mais de Léo Silva. Dispensamos o Otero, um dos poucos que prestavam. Agora querem dispensar o Roger Guedes, um dos poucos que fazem gol. Por favor mandem o Arouca embora e não deixem o Elias fazer o sétimo jogo, para que ele fique livre para ir para outro clube. Deprimente: a Cazares disse que o Otero queria mudar de ares. Antes, os jogadores queriam vir para o Galo, agora querem mudar de ares. O futebol mineiro está terrível. Um jogador quer mudar de ares, o outro, do Cruzeiro diz que o clube é uma “mierda”. E a diretoria do Galo ainda não entendeu porque o público que assiste aos seus jogos a cada dia diminui mais.

  15. Bom dia José Roberto e amigos do Galo. Perfeito seu texto, reflete bem o atual momento do NOSSO GALO, principalmente quando voce fala sobre a contratação de medalhões, realmente eles em nada contribuem com o conjunto, com o time, além do custo alto e demais inconvenientes.
    Ontem o portal UOL noticiou o interesse do Santos em trocar por empréstimo o Vitor Bueno pelo Elias, acho um ótimo negocio para o NOSSO GALO, considerando o futebol e os salários de cada jogador. Espero que o Alexandre Gallo, nosso Diretor de Futebol não perca esta oportunidade, pois o Elias já teve todas chances possíveis e está se tornando um reserva muito caro.

  16. Bom dia, José Roberto e demais AmiGalos.
    Eu sempre digo que, se você quer saber como será o futuro, olhe para o passado. Então, o futuro do nosso querido Galo não é nada promissor. Também pudera. O burrosLarghi (discípulo do BurrosValdo), sabe que o Galo perde fácil fácil quando joga com um volante. Era assim quando ele escalava o Elias, que não é e nunca foi volante. Então, escalar o Elias é jogar com um volante só. E no que deu? O flamengo ganhou assim que o Galo passou a jogar com um volante. Ou seja, o burrosLarghi não aprende nunca. Como diz um popular ditado chinês, o burro nunca aprende, o inteligente aprende com os próprios erros e o sábio aprende com os erros dos outros. Então, o que temos no Galo são burros, do técnico à diretoria, que agora quer trazer o Hernanes, segundo a imprensa paulista. Não aprenderam nada com a vinda o Robinho e do Freud (que eu sempre fui contra). Então, olhando para o passado recente e remoto, o que vislumbro logo mais é uma derrota ou, na melhor das hipóteses, um empate. Mas, como milagres acontecem…..

  17. Bom dia!
    O difícil jogo de hoje será um divisor de águas para as pretensões do Atlético na competição.
    Se perde a decisão de hoje somada à questão de saída de jogadores que tornarão o elenco mais limitado do que já é, aí amigos, a tendência poderá ser a famosa ladeira abaixo.
    De outro lado o Clube, diante da crise financeira, não terá outra alternativa senão arrecadar o máximo possível.
    A situação, em termos de campeonato, é de instabilidade em tendência de queda.
    O melhor agora é projetar cada jogo como uma batalha e buscar a cada dia matar um leão.
    Pelear para conquistar, como decretou o José Roberto, virou ordem do dia no Atlético.
    Agora é pensar jogo a jogo.
    Para hoje 1 a 0 magrinho tá bom demais…

  18. Bom dia massa, JR e Guru. Sintetizou tudo meu amigo, porém só discordo de que temos gente competente para ir atrás de reforços. Até que me prove o contrario, nosso diretor de futebol tem vendido mal e contratado mal a maioria das vezes, e prova disto é Arouca que chegou como reforço e hoje é nossa quinta opção para entrar no time. Mas vida que segue, e quem sabe os bons ventos não soprem pro nosso lado nas contratações.
    Sobre o jogo de hoje, pergunta que não quer calar: porque os jogos da cachorra de peruca contra a dupla protegida da Rede BOBO são na Arena Pernambuco, campo neutro, e contra o Galo sempre são na Ilha do Retiro, onde a pressão é grande?

    Dica para nosso primeiro reforço: FORA ALEXANDRE TADEU!!!!!!!

  19. Parafraseando Ultramen, “prepare a erva pro chá, porque a pelea vai começar”. É hoje! 19:30h. Vamos Galo, pra cima do Sport.

  20. Bom dia!
    Me desculpem os mais atleticanos e os mais crédulos, mas estou bem desanimado com essa partida de hoje, depois de mais um desperdício do Galo jogando em casa sábado passado e justamente contra quem…
    Precisamos urgentemente de um Lateral Esquerdo. Estou cansado do “finge que marca”, do “pensa que apóia”…do canhota cega!
    Precisamos urgentemente de um atacante goleador de mobilidade, ágil…estou cansado de centroavantões pesadões lá na frente. Se pelo menos tivéssemos um “Olê Marques” pra deixar Valdir ou Guilherme sempre em condições de marcar…

  21. Paulo,
    Que pena, as crônicas no blog estão ficando muito repetitivas, vamos tentar falar de outros assuntos relacionados ao nosso Galo! É apenas uma sugestão…
    Um abraço.
    Fernando Carvalho

    1. Concordo com vc Fernando, porém devido as deficiências do elenco e consequentemente as limitações são inúmeras, o assunto se repete. Fala-se de amor ao galo, esperança, atleticanidade, expectativa por titulos… objetivamente, NADA!

  22. Bom dia José Roberto e massa atleticana!
    O Atlético nunca teve moleza jogando contra o Sport em seus domínios e hoje será um jogo extremamente difícil, pois tiveram uma vitória inesperada contra o Palmeiras fora, estão super animados, assim como a sua torcida e que se sair vencedor ultrapassará o Galo na tabela de classificação. Terá o Galo saber jogar com inteligência, atrair o adversário, jogar nos contra ataques e matar o jogo. A empolgação deles em sair com tudo, pode ser o trunfo do Galo e definir a nossa vitória. Apesar deles terem ganho do Palmeiras fora, notei que a defesa paulista falhou muito e levou dois gols de um volante, que dificilmente faz gols. Tem o Galo a incumbência de recuperar os 3 pontos perdidos em casa contra o nosso maior rival, que a meu ver foi um placar injusto, quando dominamos o jogo e não soubemos definir o resultado a favor perdendo gols e aquele velho ditado de quem não faz leva, pagou caro. Que venha os 3 pontos nem que seja com um gol chorado, para recuperarmos na competição.
    Saudações atleticanas a todos!

  23. Bom dia José Roberto!
    Bom dia Canto do Galo!
    Espero que hoje que nosso pão cai com a manteiga para cima. Só posso ter a esperança de mais sorte, pois o que tinha que ser tirado desse elenco já atingiu o limite.
    Então é esperar que cada jogador esteja no seu melhor dia.

  24. Prezados Eduardo, José Roberto e Atleticanos, que belo texto, reflete exatamente a situação que vamos enfrentar, após a deplorável derrota para o inimigo capital, quando parecia que seria uma vitória fácil.
    Sobre o jogo contra o Sport em Recife enxergo uma partida perigosa e extremamente difícil, em vista do que o time do galo está rendendo. Se não fossem as bisonhas falhas individuais, a falta de habilidade para superar retrancas e um ataque não perdesse as chances que aparecem, apostaria em uma vitória até fácil. Mas a realidade é outra. No entanto, a importância de uma vitória sobre o Sport é crucial para as pretensões do Atlético nessa temporada e indicará uma dose de recuperação da enorme frustração que foi perder para o inimigo capital. Enfim, remando contra a maré e o desencanto, vamos avante! Saudações Atleticanas.

    1. Bom dia Afrânio, saudações!
      A vitória será muito importante para o momento que estamos passando. Não será só os três pontos,tbm será a vitória da tranquilidade,já que com esta diretoria,toda vez em que há calmaria na Cidade do GALO,eles dão um jeitinho de tacar fogo no trem. Que façamos um belo jogo, abraço.

  25. Bom dia Eduardo, José Roberto, atleticanas e atleticanos que esperam um bom jogo e uma bela vitória logo mais em Recife.

    Interessante, José Roberto, o uso do termo pelear muito usado pelos gaúchos desde os tempos da República de Farroupilha. Se pelear é preciso, vencer é mais que necessário e não só para completar a conta do Larghi e sua comissão. É necessário para a satisfação dessa massa de atleticanos que sempre se decepciona com o time quando ele joga em terras do nordeste e não somente em Recife.

    Temos que buscar a compensação para os pontos perdidos em casa e não há hora e lugar melhor para fazermos isso que hoje lá em Recife. Vamos pelear, vencer, quebrar um indigesto tabu e faturarmos três pontos que não fazem mal a ninguém.

    Isso não será difícil desde que nossos zagueiros joguem como zagueiros e deixem a missão de fazer gols para os nossos atacantes.

    Um abraço aos amiblogs e amiGalos.

    1. Bom dia Paulo, saudações.
      Sem luta e inteligência, não há conquista. Nosso GALO não teve vida facil nem qdo tínhamos times mais robustos,que hoje,no dia em que se completa cinco anos do Milagre do Horto, nosso GALO esteja inspirado e traga-nos os três pontos. abs

    2. Bom dia José Roberto e AmiGalos!!!
      Falta ao nosso time jogadores com poder de decisão, chega de pipoqueiros como Cazares e Otero que sempre pipocam em todas as decisões.
      Um já saiu agora falta o outro, e contratar um camisa 10 agudo com poder de decisão aí sim vamos parar de perder tantos gols.
      Fomo campeões da Libertadores porquê tinham 3 jogadores com poder de decisão Ronaldinho, Tardelli e Jô, esse ano o único que temos é o Ricardo Oliveira que não tá decidindo nada aí fica difícil.
      Quanto ao jogo hoje o Sport lá sempre foi pedra no sapato meio a zero é goleada e se empatar tá valendo.
      Saudações!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *