Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Parece que a diretoria percebeu a necessidade de reforçar a defesa

Bruno Cantini/ Atlético

Gastaram um Nepomuceno inteiro e um terço do Sette para concluir o que toda a Torcida Atleticana clama há tempos: priorizar a recomposição defensiva do Galo, que se notabilizou – durante temporadas – por ser das mais vazadas no Campeonato Brasileiro.

Depois de ter um sólido setor defensivo, onde se destacaram Réver e Leo Silva, tendo como alternativas Gilberto Silva e Rafael Marques, ainda tivemos Otamendi (que teve curta e marcante passagem) e os garotos da base Jemerson e Bremer.

Entre eles, Leo Silva – que tem a cara da nossa raça e tradição – vem se mantendo no elenco, apesar da idade avançada. Não é mais o mesmo dos anos de 2012 até início de 2015, mas é digno do nosso respeito e consideração.

E Réver, tido e dado como debilitado para seguir a carreira, passou depois pelo Inter e Flamengo, sempre com atuações boas e especialmente quando enfrentou o nosso time, onde levantou taças e títulos durante sua permanência.

Otamendi, como mencionei, veio com prazo de validade. Entretanto marcou sua passagem pelo Galo, exatamente por ter mostrado aqui as características comuns entre o nosso time e o futebol argentino. Garra, amor à camisa e tradição.

Gilberto Silva e Rafael Marques foram determinantes na conquista da Libertadores. Substitutos imediatos dos titulares – Réver e Leo – jogaram juntos na batalha frente ao New Old Boys, aquela que, apesar de derrotados, teve um lance definitivo. Os argentinos fariam o terceiro gol se não fossem interceptados, providencialmente, por Rafael Marques.

Por fim, a base – que pouco tem revelado – nos encheu os olhos e esperanças com a ascensão de Jemerson e depois Bremer. Ambos duraram pouco tempo, os euros falaram mais alto e o primeiro foi para a França e o outro para a Itália.

Os recursos arrecadados com ambos, igual às privatizações nos governos, caíram no caixa único e foram facilmente evaporados em meio a tanta dificuldade contábil no clube. Reitero ainda esperar a decantada transparência nas contas a ser um dia divulgada.

Bruno Cantini/ Atlético

Pois bem, tanto o Mônaco quanto o Torino, desfrutam das nossas raras joias e nós seguimos daqui aflitos com o que temos. Leonardo Silva, insisto, um mito na nossa história contemporânea, mas sem pique para acompanhar os velozes e jovens atacantes adversários.

Maidana, que emprestado e até hoje sem entender detalhes dessa transferência e eventual prioridade, ainda em busca de encontrar o tempo da bola.

Gabriel, reserva imediato da dupla, teve tudo para seguir para o continente europeu e acabou se acomodando. É muito criticado pela Torcida e, coitado, quando entra é fatal. Tomamos gol sempre.

Fora estes, Martin Rea – contratado pelo ex-diretor Alexandre Tadeu – sequer chegou a ser utilizado; tendo sido preterido por Juninho, um ineficiente refugo do Palmeira que aportou na Cidade do Galo. Donde se conclui que Rea não tem qualidade nenhuma.

Sequer mencionei Conceições, em dose dupla mesmo – Ronaldo e Emerson -, Felipe Satanás Santana, Erazo e outros de estrago e relevância menores. Como somos pacientes e tolerantes…

Se a informação for verdadeira dando conta de que a zaga virou prioridade, ainda que muito tardiamente, podemos levar em consideração que aprenderam. Nepomuceno passou todo o seu mandato priorizando jogadores de ataque, muitos em fim de carreira.

Sette e Tadeu, igualmente, trouxeram uma barca de atacantes em desuso para assinar com o Galo, alguns com contrato de cinco anos. A Massa é quem paga. O pato!

24 thoughts to “Parece que a diretoria percebeu a necessidade de reforçar a defesa”

  1. Hoje um colunista esportivo escreveu no SUPERESPORTES que as CATEGORIAS DE BASE DOS TIMES MINEIROS SÃO COMANDADAS POR EMPRESÁRIOS INESCRUPULOSOS QUE USAM A BASE PARA CORRUPÇÃO E NEGOCIATAS.
    Tá explicado porque a BASE DO GALO É PESSIMA E NÃO REVELA NINGUÉM.

  2. Pelo que tenho visto , lido e observado SETTE CÂMARA EM PARCERIA COM ANDRÉ CURY ESTÃO DESTRUINDO POR COMPLETO O NOSSO GALO.
    ALEXANDRE já foi ; MAS ficaram esses dois.
    Contratar DENÍLSON , NATAN , LEANDRINHO , JUNINHO , EDINHO SÓ PODE SER MUITA INCOMPETÊNCIA E IRRESPONSABILIDADE OU MÁ FÉ. MANTER ELIAS ganhando 500.000 MIL REAIS é outra calamidade.
    CADÊ A OPOSIÇÃO.???????
    TEM QUE MUDAR TUDO.

  3. Eu acrescento um bom goleiro e um lateral esquerdo.
    Com Elias, Ricardo Oliveira, Leonardo Silva ( fez muito mais já era ) e Maidana, 2019 será mais um ano perdido.

    1. Seu retardado se não fosse pelo Victor o galo correria sério risco de ser rebaixado várias derrotas foram evitadas pelo Victor não fala idiotice

  4. Alexandre Gallo com a conivência de S7C. Denílson com salário de 200 mil. Isso é caso de polícia!
    Se a torcida do Galo não se levantar e pressionar pra valer, dias piores estão por vir.
    No flamengo, mesmo com o Bandeira tendo feito um trabalho muito melhor que os nossos dirigentes, quem ganhou pra novo presidente foi da oposição. Por que aqui no Galo só dá a turma do Kalil?

  5. Léo Libertador Silva tem minha admiração, respeito e gratidão. Mas já deu…talvez até a final do Mineiro com uma bela festa de despedida, na qual faço questão de ir reverenciar esse mito, eterno Chifre de Ouro

    Mais uma vez, de novo, novamente sendo repetitória, vou falar do meu “desafeto favorito”, André Cury:
    Cury quem empurrou os craques da zaga EdCarlos (obrigada pelo gol no gambá, e só), Erazo e Felipe Santana. Em agosto desse ano Gallo foi passear na Argentina em busca de zagueiros, ao lado de quem??? Seu mentor, André Cury. Já tenho calafrios em imaginar quem será o próximo craque que irão trazer. Todavia, como Cury e a diretoria do CAM de bobos não tem nada, é capaz de trazer algum que preste, como um “cala a boca” pra Torcida. A cada 20 ruins vem 1 bom, foi assim com Pratto.
    E não é que vão emprestar Edinho pro Fortaleza? Não entendi a “equação “: Compra-se um jogador – com histórico de lesões – por 600mil Euros, aumentam seu salário pra 200mil, fazem contrato de 5a para depois mandar o jogador de volta ao Clube de onde foi comprado, possivelmente pagando parte de seus salários…como assim, 7?! Se lembrarmos que o seu agente também é André Cury, faz mais sentido.
    Mas nenhuma contratação esse ano supera a vinda, contrato de 5anos e salários 200mil de Denílson caneludo. 7 disse que Denílson era “monitorado por Times da Europa”, sei… o senhor também monitorou que ele tinha histórico de indisciplina e que era “odiado” pela torcida do Vitória??? Isso ninguém viu… Antes, disse que poderiam fazer dinheiro com ele, depois cogitaram a rescisão, agora liberaram Denílson para negociar com outros Clubes. *gargalhadas* Parabéns André Cury, o senhor conseguiu o improvável, mas… quem é o seu sócio???
    7, que não gosta de falar sobre futebol, disse que Roger Guedes o ligou 50 vezes em um único dia pedindo pra sair. Evidente que queria sair! Recebeu uma proposta pra ganhar 1milhão mês; aqui, após o erro contra o Vasco, foi o único jogador que me encantou esse ano, o erros da defesa eram os mesmo, mas tinha Guedes – que resolvia lá na frente – com seus gols e assistências. Entendeu o que é vestir o manto Alvinegro, respeitou e honrou. Entre tantos bons momentos, destaco a goleada 5×2 sobre o Flu. E o Galopsita voou, voou porque ganhava “míseros” 200mil, o mesmo que os craques Denílsons, Edinhos, Juninhos, Reas, , menos que Charas, Patrics e Luans, etc. Isso que é planeJUMENTO

    1. concordo com tudo preclara Lucy!
      mas o dinheiro do fred vai sair esse mês, o Sete e o Lazaro são muito bons advogados.
      estão falando nos bastidores que querem trazer o Robin de volta tbem!
      o que vc acha?

  6. Boa tarde massa e Guru

    Falou tudo meu Guru, mas vc foi econômico. Se em tempos atrás revelamos Jemerson, Bremer e até o discutido Gabriel, hoje podemos tirar o cavalinho da chuva, porque nossa categoria de base é um lixo. Aliás, o que este bando de ex-jogadores que nunca ganharam nada pelo time anda fazendo lá. Todinho, Neguete, o próprio Rei, e sei lá quem, a meu ver estão ganhando dinheiro fácil, pois não vejo nenhum resultado desta penca de gente nas categorias de base. Ontem foi um aperitivo do terror que temos, nunca vi tanto jogador medíocre na base como agora. Tá na hora de ir no Fluminense , Vitória ou Santos e buscar gente que realmente entende e que revela, porque o que temos hoje são sofríveis.

  7. Me desculpem voltar ao blog. Mas tá la no site do Uol que o Denilson tá com dificuldades para encontrar clube devido ao salario que recebe no galo. Pasmem: 200 mil . Como o contrato é de 05 anos. Acrescidos 13 salarios serao 65 meses o que totaliza 13 milhoes com esse Denilson. Mas o contrato do Edinho também é igual!!!! O Palmeiras pegou o Rocha por emprestimo de 01 ano com valor do passe fixado. O Galo fez o mesmo com Gustavo Blanco e até com o Maidana. Tem evidências de tretas nos contratos do Edinho e Denilson….26 milhões nao é pouca grana. E o pior é que a diretoria que faz isso é louvada nesse blog em razao de saneamento financeiro

    1. Bom dia Domingos!
      Essa é a austeridade! Essa é a diretoria que muitos nesse blog cantam loas! Essa é a diretoria que devemos dar um voto de confiança?
      O problema do ATLETICANO é que ele acha que no fim, o que começou errado irá dar certo!
      Mas se ainda assim nada mudar, poderemos gritar: eu quero é raça! Do time todo! Ou levar os jogos para o Caldeirão do horto( como falou o 7C).
      Aguardemos o balanço que em 2019 será publicado pelos senhores feudais que comandam o CAM.
      Canela de técnico! Piada! O 7C gosta de ex-ídolos!
      Vc conhece algo vitorioso do Reinaldo, Eder, Canela, Edgar, Marques, depois que abandonaram os gramados?
      Seremos chamados de infelizes e antiatleticanos. Eu quero é raça( risível)

      TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

      1. Albertoo comentario do Barros mostra como as pessoas se incomodam com as suas sempre abalizadas opinioes. A gente compreende o valor de uma critica pela qualidade dos argumentos daqueles que discordam das idéias esposadas. Quanto faltam argumentos ataca-se a pessoa ainda que de forma subrepiticia.e velada.

    2. Um bom elenco de jogadores para buscar títulos em 2019:
      Gol: Victor, Cleiton (Terceiro goleiro), e Mailson(Sport);
      LD: Emerson, Alex Silva e +1 da base
      LE: Renan Lodi (xará paranaense) ou Douglas Santos (Hamburgo), Leonan e Hulk;
      Zaga: Maicon (Galatasaray) ou Joel Carli (Botafogo) ou Messias (América) ou Gil (Shandong) – desses tem que contratar 2, Maidana, Léo Silva e Matheus Stockl;
      Volante: Adílson, José Welisson, Blanco, Rômulo (Flamengo), +2 da base
      Meias: Guerra ou Scarpa ou Rafael Veiga (Palmeiras), Bruno Roberto, Terans (tem contrato de 5 anos, tem que pôr pra jogar), Cazares (caso não seja vendido), Jadson (Corinthians);
      Ataque: Chará, Marquinhos (que tava na Chape), Tardelli, Alerrandro, Pablo (xará paranaense) ou Lucas Pratto (River Plate) + 2 base ou apostas de jogadores novos e baratos.
      A partir daí, pode fazer algumas apostas, estão falando de um jogador do Sport (Matheus Fernandes – meia atacante).
      Os demais jogadores que estão no elenco e não foram citados, são moedas de troca. Caso venda o Emerson, é necessário a compra de um bom lateral direito. Pra mim, Cazares deve ser vendido e Luan (idolatrado por muitos) já deu o que tinha que dá, pode ser moeda de troca.
      Galo sempre

    3. O Flamengo quer o Marcos Rocha e o Palmeiras tinha até 05/12 pra pagar e não pagou. Esquece Palmeiras, negocia Elias e Marcos Rocha com o Flamengo, trocando pro Rômulo (volante), Rodinei (LD), Rodolfo (zagueiro) e Diego (meia). Caso eles acharem pouco, inclui o Ricardo Oliveira e traga o Henrique Dourado também. Ou ainda Fábio Santos e inclui Renê ou Traído (laterais esquerdos).
      Dá pra fazer muitas trocas com os urubus.
      Com o América, pode oferecer Mansur, Capixaba, Carlos, Carlos César pelo Messias.

  8. Um dois reforços na zaga, outro reforço em cada lateral, outro no meio de campo e dois atacantes matadores.
    Desta forma o brasileirão 2019 vai ser nosso.
    Luanzinho tem que ficar porque é a alma do Galo Doido.
    Galoooooo.

  9. Bom dia Avila. Olha quando a gente vê canela como tecnico do time sub20 que disputa a Copa Rio Grande do Sul com a alegação de que o técnico principal do sub 20 está fazendo curso de tecnico no Rio de Janeiro fica exposto o amadorismo de nossa diretoria. E ficam alardeando interesse em Gil e Maicon para a zaga sabendo da impossibilidade de tais contratações. Mas ai falam que tentaram….cadê os observadores contratados pela diretoria no inicio do ano? Aqui ao nosso lado tem um zagueiro(Messias)….E será que o Adilson ou Ze Wellissom nao se adaptam as funcoes de zagueiros? Quantos volantes nao mudaram de posicionamento…Agora é de chorar saber que a Diretoria tá tentando contratar Jair( volante do rebaixado Sport) e o lateral direito Gilberto do Fluminense!!! O Flamengo precisa de lateral direito. Troquem o Marcos Rocha por um jogador deles. Esqueçam os refugos do Palmeiras. O Diretor lá é cruzeirense e adora dar rasteira na nossa diretoria amadora. Nos polpem de mais um Juninho, Arouca …

  10. rafael marques vai jogar no boa vista-rj,pra mim é melhor que qualquer zagueiro que passou pelo atletico desde 2014.enquanto teremos que contentar com cazares,nossos rivais ja foram atras de hernanes(ex são paulo) taí a diferença ,na visão de nossos gestores.

  11. Da nossa Defesa só aproveita EMERSON.
    L. SILVA com todo o respeito pode APOSENTAR. Não dá mais.
    Precisamos de 2 ZAGUEIROS titulares com urgência.
    MAIDANA não sabe nem Cabecear ; dá cada uma Chifrada na bola. Prefiro GABRIEL .
    SERÁ QUE A NOSSA DIRETORIA É INCAPAZ DE ARRUMAR UM JEITO DE SE LIVRAR DE ELIAS.??? UMA TROCA DARIA CERTO ; pois se ELIAS ficar estaremos Ferrados em 2019.
    ELIAS EM CAMPO É DERROTA CERTA.
    R. OLIVEIRA também não dá mais. Não aguenta correr nem dividir bola. OLIVEIRA não machuca simplesmente porque não vai em nenhuma dividida ; perde todas.
    PRIORIDADE MÁXIMA – DOIS ZAGUEIROS E UM CENTRO AVANTE .
    CAZARES se não tiver ELIAS ao seu lado para atrapalhar pode dar conta do recado .
    Quanto à Barca do Nefasto ALEXANDRE gallo tem que ir embora 90% dela.
    Abrir o olho também com o tal do ANDRÉ CURY. ESSE é perigoso.
    ELIAS NÃÃÃOOOOOOOO

  12. Saudações Alvimegras. Gastaram um nempomuceno inteiro e 1/3 de sete ( a melhor do dia). Que venham reforços e tenhamos um 2019 diferente e emocionante.
    Porque eu já estou c saudade do Meu Galão da Massa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.