Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Ousadia que gera esperança

Ao contrário do que vínhamos presenciando, o Galo, mesmo tendo saído atrás no placar, foi diferente e faltou pouco para essa ousadia ter provocado a virada do jogo em Curitiba. No segundo tempo, ainda com o placar adverso, o time Atleticano “encurralou” os donos da casa até achar ao empate. Injusto, diga-se, pois a vitória ficaria bem nesta primeira partida de Marcelo Oliveira, que – diferentemente de seus antecessores – buscava os três pontos. Acredito que correspondeu à confiança que o Torcedor demonstrou com a sua contratação.

Patric _ jogo com o Atletico PR

Em que pese o elogio do blog ao treinador, que assumiu o comando com a aeronave levantando voo, ainda questiono a permanência do Patric no time, especialmente deslocado de sua posição. O amigo e jornalista Marcelo Moreno, no intervalo, me dizia que é “inaceitável” a escalação do jogador, repetindo o fizeram Diego Aguirre e Levir Culpi. Realmente, faço coro à indignação do amigo, mas, considerando que o treinador “ta trocando pneu com o carro em movimento”, vou relevar neste primeiro momento.

Outros jogadores vêm merecendo questionamento por parte do Torcedor. É preciso registrar que o Atleticano se acostumou com grandes formações e conquistas, daí pode até ser – repito, pode, não estou endossando – que seja real e concreto. Edcarlos, por exemplo, assim como Tiago, não trazem confiança ao Atleticano. Muitos já preferem ver o Gabriel em campo nas emergências.

Até o idolatrado e santificado Victor, começa a ser questionado. No jogo de hoje, ao repor uma bola para a lateral, torcedores no Bar do Salomão sugeriram o nome de João Ricardo para o presidente buscar. Senti, pelas conversas paralelas, que o Atleticano tem enorme gratidão e reconhecimento ao Victor – notadamente pela Libertadores de 2013 –, mas não “engolem” os dois gols do São Paulo. O de lá e o de cá. Um deles chegou a dizer que os créditos do goleiro estão se esgotando.

Marcelo Oliveira - estréia frente ao Atlético PR
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Enfim, em que pese o empate, prefiro achar que ganhamos um ponto e não perdemos dois, como alguns já se manifestaram. Sempre tivemos dificuldades com esse time paranaense e é dos poucos que estamos em desvantagem no confronto direto.  Marcelo terá muito trabalho e ainda deverá sugerir nomes para compor o elenco em busca dos títulos que a massa tanta lhe confiou. Terá de, exemplificando, ensinar ao Carlos que se deve cabecear para baixo (quando jogador, o treinador fez muitos gols de cabeça) e não chifrar como fez durante toda a partida. Erazo é outro que precisa se aprimorar. Tá muito doidão!

Em tempo: foi hilário ver o Paulo Autuori dando todo aquele “piti”. Outro dia mesmo, comentei aqui neste nosso espaço, que Aguirre e ele – Autuori – não tinham a vibração condizente com a massa Atleticana. Pelas imagens, deu para perceber que faltou pouco, muito pouco, para ter encostado seu rosto na face do juiz. Que coisa! Quem te viu, quem te vê!

Leia também:

Com os olhos no futuro

Atleticano aprova Marcelo Oliveira

12 thoughts to “Ousadia que gera esperança”

  1. O Marcelo Oliveira nao escalou o Patrick, quem escalou o time de ontem foi o Carlinhos Neves, o MO simplesmente fez o correto, deixou o time jogar e no intervalo fez as alteracoes corretas, mudou o jogo, colocou o time pra frente. O MO vai dar certo, EU ACREDITO!!!

  2. Perfeito comentário Eduardo, o galo foi galo, jogou o jogo com a força de sempre, foi pra cima buscando fazer o gol e vencer este nosso ideal, parabens jogadores. agora vamos formar um time, com a massa, técnico e jogadores……

  3. Às vezes penso que falta treinar os fundamentos, o que o saudoso mestre Telê nunca deixava de insistir. A sina do Galo já há tempos é de criar, criar, e finalizar mal. Sofrimento em partidas que seriam fáceis teoricamente, como este Atletico PR que se encolheu para não ser massacrado. Trabalhe nisto, M.O., e seja feliz!

  4. Todos os comentários acima foram pertinentes, só gostaria de ressaltar que, sem zagueiros o time do galo não vai a lugar nenhum. Edcarlos não tem condições para jogar mais no Atlético, Thiago idem, e Erazo o que tem a seu favor é saber das suas limitações e não inventar, porque é muito ruim também. Patric pode ser utilizado como reserva das duas laterais e o São Vitor tá começando a preocupar a massa.

  5. Perfeito os comentários e análise do jogo feito pelos colegas do blog. O time já estava escalado pelo Carlinhos Neves, em respeito o Marcelo endossou, mas já podemos ver a mão do treinador no intervalo, tirou logo o Patrick e depois o Eduardo, mostrou com isso que a era do medo e retranca do Aguirre é coisa do passado. Mostrou que sabe fazer a leitura do jogo, e se tivesse um vencedor nessa partida, com toda justiça seria o Galo. Agora, o Marcelo precisa colocar essa galera pra treinar finalização, pois esse é o nosso maior problema. Vamos pra cima Galãoooo!!!

  6. Salve Dudu ! Este é o GALO que tínhamos saudades,amassou o paraguaiense dentro de seus dpmínios e só não ganhou por conta de durante estes 5 meses,deve não ter havido treinamento de chutes em gol Se alguém tinha dúvidas sobre o Marcelo conhecer o time do GALO, ela foi desfeita hoje . Lembrando,o time que iniciou a partida foi treinado pelo Carlinhos Neves durante dois dias,ainda com resquícios do antigo treinador, por isso a presença do Patric . Cazares jogou bem, Carlos na base metia gol de tudo qto é jeito – levir inventou-o pelo lado do campo e aguirre deu continuidade – . Queimar etapas dá nisso , realmente Victor voltou abaixo da média,outra cagada feita pela antiga comissão ,afinal contrataram outro goleiro para quê ? A base do time ideal já temos,agora é aprimorá-la ….
    PS : GALINHO foi CAMpeão do Torneio Terborg 2016, ao bater o Wolfsburg por 1 X 0 com gol de João Figueiredo .Parabéns à molecada, honrando o Manto desde sempre ! SAN

  7. Victor tem que disputar posição com Giovani. Ou que venha outro para fazer-lhe sombra. Tem que ser cobrado nos treinos… tá me lembrando o antigo campeão, a quem chamávamos de Renato borbboleta… Victor vai acabar abrindo um “borboletário”.
    Meia canha é do Cazares, ponto. fim de papo. Dátolo de meia armador. Hyuri deve ser atacante no Botafogo. Clayton pode ir prás calendas. Carlos, emprestar pro mequinha, trazer dois zagueirões com urgência…Rever NÃO. Edcarlos é só para uma emergência aso 40 do segundo tempo, em caso de contusão de quem estiver jogando Leonardo SIlva sempre foi muito lento, agora, com o peso da idade, tá uma tartaruga. Patrick, nem Freud explica. Carlos Eduardo nada acrescenta ao time. Donizete Carioca, insubstituíveis. o oioto é o defensor das costas de Marcos Rocha, que precisa treinar cruzamentos.
    Nem sei por que estou escrevendo isso, Meus comentários nunca são publicados.

    1. Caro Iraq, vossa afirmação de que seus comentários não são publicados não corresponde aos fatos. Todos são publicados, exceto de torcedores de outros times menores com intenção distinta ao proposto pelo blog. Numa rápida pesquisa, encontrei comentários de sua autoria postados tem tempos aqui no “Canto do Galo”.
      Sugiro que confira duas coisas. 1) A real e completa postagem; 2) Pesquise sobre os anteriores que me lembro e os vejo publicados. Com meu abraço!

  8. Saudações. Também tive a mesma impressão que já houve uma grande diferença nas mudanças feitas pelo nosso treinador. Um jogador vale destaque. Cazares tá jogando demais. Toda jogada com ele leva perigo. Fará muita falta enquanto serve a seleção de seu país. No mais é a esperança está renovada e vamos com tudo buscar esse brasileiro. Bica Bicudo.

  9. Pontuamos fora, Ufa! Ponto importantíssimo. O time já estava escalado pelo Carlinhos Neves, pelo menos para começar. Edcarlos, Patric e Thiago são reservas e olhe lá. Eles mesmos se colocam na reserva. Edcarlos, por exemplo, tinha que cortar aquele cruzamento. Victor tem que treinar mais, pois é péssimo nas jogadas aéreas e adora dar chutões pra frente. Só que agora temos o pedro-leopoldense MO treinando o time e logo corrigirá esses defeitos. Reforços já estão sendo ventilados e na quinta teremos pedreira pela frente. Clássico para o Mineirão, mas será no Horto.

  10. Amigo Dudu,
    Concordo com a sua posição, mas quando o Marcelo assumiu o time, a equipe para a partida de hoje, já estava escalada. Portanto, pegaria mal o marcelo chegar e tirar o Patrick do time já de cara. Mas com certeza, ele estava ciente de que teria que mudar, tanto que sacou o Podrick já no intervalo, e o Podrick nem voltou do vestiário. O time teve mais garra e mereceu o vitória, ainda temos muito o que melhorar, e precisamos urgentemente de um zagueiro.
    Abraços, e Aqui é Galo Porra!!!!! VOLTA KALIL!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.