Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Oh, Minas Gerais! Só o Galo pra te salvar

Como o blog comentou recentemente, se em termos de Brasil o Galo é o detentor dos três últimos títulos internacionais, em se tratando dos clubes mineiros é o único que pode dar alguma esperança em 2016. Nas séries A e B, são três mineiros no Z4. Vale dizer que, com exceção do Galo, todos os demais mineiros nas duas principais divisões do futebol brasileiro estão ameaçados de rebaixamento.

Na segundona é o Tupi de Juixxx de Fora! Talvez pela proximidade com a maresia carioca, onde os clubes também vêm se alternando num sobe e desce interminável. Já na elite, o Coelho, que tradicional leva cinco anos pra subir e apenas um para cair, carimbou o passaporte para o descenso e agora tem a companhia de outro que vem namorando a série B nos últimos tempos. Nas últimas duas rodadas, até o momento, foram cinco derrotas em igual número de jogos e 13 gols tomados sem nenhum assinalado. Como 13 é Galo, agora certamente vem a nossa reação.

BH Cidade do Galo

Em meio a tanto vexame, um dos portugueses (parece piada pronta) já foi para Confins pegar um voo de volta, enquanto o outro custa – pelo que soube – algo em torno de R$ 8 milhões para voltar para casa. Como não temos nada com isso e diante da necessidade de honrar “o nome de Minas no cenário esportivo mundial”, o Galo entra em campo hoje à noite para encarar o Coritiba. Uma vitória simples assegura a oitava colocação e deixa o time a três pontos do G4 e a nove do eventual líder, o Palmeiras.

Coincidentemente, nosso próximo compromisso será com o próprio time paulista – dirigido pelo Cuca – o que facilita diminuir ainda mais esta diferença de momento. Para isso, são fundamentais as duas vitórias consecutivas e estabelecer nova sequência positiva. O departamento médico começa a dar sinais de esvaziamento com as liberações de Pratto e Luan, embora o segundo ainda não figure na relação para hoje à noite.

Luan e Prato UAI-EM
Fotos e ilustração: UAI/EM

A única coisa que o Atleticano quer e espera dos jogadores é compromisso. Em algumas partidas, até o momento, com todo respeito que me merecem, faltou essa condição básica. Frente ao Sport, ao Internacional e com o Flamengo. Certamente as três piores apresentações do Galo na competição. Passou, agora é hora de reagir e lavar a alma dos mineiros e de Minas Gerais. Se não for o Galo, quem pode fazer isso?

Se tá ruim pra nós, imagina para os outros.

Em tempo: Aquele empate melancólico com o Sport, tão comemorado por não-Atleticanos, assegurou aos pernambucanos uma posição na tabela. Sinistro!

Ainda: sobre Fiascos. O cara disse “essa mierda”. Foi uma autocrítica. Essa é não nessa! Vestiram a carapuça e fizeram mais merda. Nem merece comentar, acho que cabe sim uma ação indenizatória do atleta contra a “mierda” precipitada. Mas, como se trata de economia interna, o Atleticano só observa o tamanho da merda.

7 thoughts to “Oh, Minas Gerais! Só o Galo pra te salvar”

  1. Caríssimo Eduardo, realmente somente o nosso timaço pra elevar o nome de minas. Eu vou dizer uma coisa: o embate contra o palestra itaila será conclusivo, ou seja, se vencermos, estaremos nos candidatando ao título máximo , em que pese a estupenda trajetória auri-verde.

  2. Sobre “Frente ao Sport, ao Internacional e com o Flamengo. Certamente as três piores apresentações do Galo na competição…” Meu caro blogueiro, esquecestes do vexame que passamos em casa frente ao Grêmio? De toda forma confio em uma reação com fina maestria do nosso Galo na noite de hoje.

    1. Caro Fred não vi nenhum desrespeito ao Tupi ou a bela cidade de Juiz de fora por parte do Eduardo, Ele simplesmente fez referencia ao futebol apresentado pelo Carijó e os times do Rio de Janeiro, muita calma nessa hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *