Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O sentimento e o que a gente faz pelo Galo

Foto: Redes Sociais

Roberto Drummond dizia que era uma “doidivana” paixão.  Fato é que, otimistas e pessimistas, seja enaltecendo ou esculachando, nós não abandonamos esse time que agita e estremece nossos corações.

Ontem, com uma desarmonia entre frequência cardíaca e pressão arterial, recebi como sugestão médica que não fosse ao jogo. Desobediente, desde os tempos de criança, entendi – propositalmente – que a situação nada tinha com o Galo e era relacionada ao meu cotidiano indo para o Horto.

Saí de lá, sentindo os sobressaltos daquela Atleticanidade que foi motivo da postagem de ontem. Tem de ser sofrido, diriam Mário Henrique Caixa e Roberto Abras.

Só que, desta vez, diferente da partida com o Paraná, o time jogou bem e atuou todo o segundo tempo com um jogador a menos. Foram três pontos conquistados na base da raça. E graças, mais uma vez, ao goleiro Victor. Depois da expulsão, justa do Fábio Santos, os baianos tiveram momentos de verdadeira blitz em busca do empate.

Com duas linhas, uma com cinco jogadores no setor defensivo e outra com quatro no meio de campo, o Galo se segurou como pode.

Eventualmente, Cazares ou Chará, davam uma estocada – juntos ou separados – em busca de um gol eventual que daria tranquilidade ao time no gramado. E também aos poucos mais de 17 mil que foram ao Horto, além dos milhões que acompanhavam pelo rádio, TV ou aplicativo.

Diferente do que vinha apresentando em jogos recentes, o Galo – embalado pela Massa – foi absoluto até por volta dos 25 a 30 minutos do primeiro tempo.

Só que o gol não saia e o nervosismo contaminou jogadores e Torcedores. Parte dos presentes foi implacável com Elias, que a meu juízo foi o destaque do time, após uma bola recuada e sua reação às reclamações das arquibancadas.

Depois, vendo o jogo pela TV, pude constatar que o jogador tinha duas opções. Servir Patric ou voltar a bola, como acabou fazendo. Se também reclamei naquele momento, hoje concedo o álibi ao jogador, afinal Patricão oscila sempre.

Daí, natural à insegurança e a escolha do volante em voltar a jogada. Ao final, depois dessa vaia momentânea, acabou ovacionado pela Torcida presente no Horto.

Foto: Bruno Cantini/ Atlético

Com a vitória, independente dos resultados de hoje, a sexta colocação está assegurada até a próxima rodada. Pegar o Internacional, que sonha com o improvável tropeço do Palmeiras, é o nosso próximo desafio.

Os paulistas podem praticamente garantir o título ainda hoje, dependendo da combinação dos resultados e até mesmo o Inter assegurar sua vaga no G4. Sonhando com isso, admito que se assim ocorrer o jogo de quarta para os gaúchos seria apenas para cumprir tabela. Atleticano faz projeção de todas as maneiras que convém.

Entretanto, admitindo que o caminho da Libertadores seja sedimentado para a próxima temporada, necessário será uma boa reformulação no elenco.

Insisto com isso, especialmente depois de ter lido que o treinador e presidente entendem que o grupo será praticamente o mesmo. Não, mil vezes não. Temos de mudar muita gente se for para pensar num 2019 diferente do ano que estamos encerrando.

A ficar com isso, mesmo classificando para a Libertadores, pouco se pode esperar. O sucesso neste torneio, a exemplo da Sul-Americana (embora os valores desta sejam menores) e que foi desdenhada é garantia de recursos para o equilíbrio financeiro.

E mais: quem se habilita para a Libertadores, fica livre daquelas fases preliminares da Copa do Brasil e o risco que vivemos com equipes como o Atlético Acreano durante o comando de Osvaldo de Oliveira. Duro é chegar as oitavas e ser eliminado pelo Chape.

Por fim, mesmo vencendo, outra vez o Torcedor reclamou e com razão dos critérios da arbitragem. Não tenho elementos para colocar em dúvida a intenção dos apitadores, mas o grito da galera faz jus ao patrocínio no uniforme de juízes e bandeirinhas: TCL!

20 thoughts to “O sentimento e o que a gente faz pelo Galo”

  1. Já sugeri algumas peças importantes pra reforçar esse elenco:
    -Renan Lodi – lateral esquerdo do Xará paranaense;
    -Messias – zagueiro do mequinha;
    -Se vender o Emerson, pra não termos que esperar algo de Patric e Alex Silva, que fez dois gols pelo Goiás, nesse último jogo, que subiu o time goiano; Pode-se sugerir ao Flamengo uma troca: Elias por Rodinei (LD) e Rômulo volante;
    -Se quiserem a permanência do Galdezani, oferece dois jogadores dos emprestados, em definitivo, pro coxa; (pra mim, um bom reserva pro Blanco);
    -agora ou no máximo até fevereiro precisa definir se Nathan, Leandrinho e Martín Rea que estão emprestados até o meio do ano, com passe fixado, se prestam, pra definir se utiliza no time, podendo até pensar em comprá-los ou devolvê-los antes, economizando com seus salários;
    -Matheuzinho do mequinha seria uma boa também;
    -Tentar uma troca do Cazares ou Luan pelo Rafael Veiga com o Palmeiras
    -Pablo atacante do Xará paranaense;
    Podem ser usados como moedas de trocas, definitivas: RO, Elias, Luan, Cazares, Fábio Santos, Patric, Carlos César, Mansur, Carlos, Cleiton, Jesiel, e outros emprestados.
    Além de fazer o esforço pra trazer o Tardelli que seria um diferencial gigante pro time; e subir alguns garotos da base;
    -Se vender o Maidana também, serão necessários mais um ou dois zagueiros, dependendo do desempenho do Martín Rea.
    Galo sempre

  2. Boa Noite,

    Só gostaria de reafirmar a sina do Atleticano, ficar atendo aos primeiros 15 minutos de jogo para saber se hoje é ou não dia de Cazares.
    Assim é o nosso Galo da era cazares, se estiver naqueles raros dias de “Cazares” o time vai no ritmo se não…..
    Satisfeito com o resultado, agora é só torcer para o atlético-PR ser campeão da Sulamericana.
    A que ponto chegamos…..

  3. Doa a quem doer, mas o destaque do time ontem foi o Patrick, o que representa de fato a nossa decadência como time de futebol. Só temos TORCIDA! E agora já vem a imprensa mineira endeusar o Bruninho, dizendo que há times europeus interessados no futebol dele… É muito prá mim…

  4. Boa tarde a todos,
    Boa tarde Lucy e demais Amigalos.
    Acho os seus comentários muito pertinentes mas dessa vez, concordo em parte com o que você escreveu Lucy.
    Alguns jogadores parecem ter despertado ontem de algum transe, vide Vítor, Cazares, Luan…
    Outros nem se fizeram notar quando estavam em campo, vide Fábio Santos, dvd Teranz (achei fantástica a alcunha dada pelo Amigalo Joaquim Portugal) e RO (sumido).
    Aí vem o Comandante e coloca o Gabriel de Lateral direito e desloca o moço de sorriso fácil pra esquerda. Invencionice?
    Cadê o Hulk? Cadê o Bruninho?
    O Chará não é pra puxar contra-ataque? Parecia que tava com 100 kg em cada perna depois da expulsão do FS.
    Enfim..acho que foi mais um lampejo do que um prenúncio.
    Uma coisa achei que o Levir acertou, colocou outro volante pra tentar fechar o meio.
    Fico imaginando o Adilson, o Pai Véio e o Blanco jogando juntos. Ahh se tivéssemos um 10 que não acende e apaga… Ahh se tivéssemos um 9…
    Agora uma coisa é certa: Nossa torcida, como disse perfeitamente o nobre colega Alberto MTC, vive de vitórias. Só porque o Elias jogou mais ou menos ontem, foi aplaudido. afff.. Um jogo bom e a temporada inteira ruim. Engrosso côro: Fora Elias…
    Será que a raça de ontem, aparecerá contra o Inter lá no Sul? Sei lá…
    Pra fechar, três perguntinhas pro 7C, membros da Diretoria e Conselhos:
    – Cadê a grana da multa do Cone Rosa?
    – O que é melhor: 10 perebas ganhando R$ 200.00,00 por mês ou 5 que resolvem ganhando
    R$400.000,00.
    – Vai ou não vai ter estádio?
    Acaba logo 2018…
    Saudações Alvinegras.

  5. O Galo contratou um garoto no início do ano que se chama Kevin, lateral esquerdo. O cara nunca jogou. Tem um tal de Hulck que foi “promovido” pelo Larghi mas parece que nunca mais vai jogar.
    Inúmeras vezes vim aqui nesse espaço democrático pedir a saída de Fábio Santos e num dos raros momentos em que podemos nos ver livres do finge que marca, aí o senhor Levir improvisa Patric na LE…Que fase! Como é sofrido ser atleticano!!

  6. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Olha, depois de um “longo e tenebroso inverno”, consegui VIBRAR após o apito final do árbitro. Algo que até já havia esquecido.
    Mas no jogo de ontem senti uma sensação diferente. Estava bastante nervoso e ansioso. Talvez pela necessidade da vitória, a raça voltando, jogando com um a menos, tudo isso talvez foram os ingredientes que me impulsionaram a VIBRAR.
    Mas, sem ilusão e com os pés no chão, vencemos apenas o “poderoso” Bahia.
    Demos um passo importante para permanecer no G6, apenas isso. As mazelas e o plantel medíocre, tudo isso, tem que ser revisto para 2019.
    Um ótimo domingo a todos.

  7. Como a análise é da partida e não da temporada, Só Por Hoje não vou criticar o Galo, vou recolher a corneta porque em noite de Pelezares, Galo demonstrou a velha raça e venceu. MINHAS observações:
    Victor, meu arqueiro foi Santo, pareceu estar de volta a velha forma, foi exigido e fez uma defesa sensacional, também melhorou a saída do gol.
    Léo Silva, perfeito. Dá pra ir até a final do Mineiro.
    Patric destoou como sempre. Luan, com sua notável consciência tática, jogou o primeiro tempo de lateral cobrindo os espaços deixados por ele, o Time não confia – nem a torcida – no moço de sorriso largo, mas ontem ele não comprometeu, não teve patricada. Só Por Hoje, valeu Patricão da Massa.
    Elias, Só Por Hoje, monstro. Ele está querendo renovar? Deus nos livre. Ou se destacar pra ir embora? Graças a Deus.
    Chará deu muito trabalho a defesa adversária, foi a válvula de escape do Time nas saídas do jogo. 30 milhões?
    RO movimentou-se mais, participativo. A ausência de gols é falta de alguém pra tabelar, até 2020 quem sabe Guedes volta.
    Só Por Hoje, respeita meu 10, Pelezares. O vagalume acendeu e não apagou, um verdadeiro Maestro. Fez de tudo, passes magistrais, dribles primorosos, tentou gol do meio de campo e olímpico. E fez um ‘golaaaassssssôooo’. Tomara que algum olheiro da China tenha assistido esse jogo.
    Seria Levir Capaz de despertar Cazares de vez?
    Só Por Hoje não duvido da capacidade motivacional do meu técnico.. Alguns criticam tanto as entrevistas do Levir, embora eu concorde, sim, que ele exagere e chega a ser inoportuno, entendo que ele não se resume a um Burro engraçadinho nas coletivas. Ademais, até penso que possa ser um subterfugio calculado, quanto mais tenso o clima, mais piada sem graça pra quebrar o gelo, como uma técnica de oratória. Não concordo, mas entendo que não precisa ter cara amarrada pra ser sério. Não se pode dizer que Levir não é SINCERO. Está menos teimoso, faz uma leitura perfeita do jogo, substitui na hora e com as pecas certas. Sua presença a beira do gramado gera confiança e respeito, não teve mais jogador saindo fazendo beicinho ou chutando garrafa. Levir ainda tem bagagem e coragem para invencionices, (vide Patric na esquerda) e para lançar os jovens da base, coisa que faltava ao Larghi. Acertando e errando temos um Técnico no comando da equipe, não um analista de desempenho.
    Em que pese o adversário ter sido o “grande” Bahia; Só Por Hoje: Que saudades que eu tava de te ver assim Meu Galo!

  8. Concordo com Domingos Sávio ; NÃO VAMOS NOS ILUDIR NEM COMEMORAR SEXTO LUGAR ; POIS ESSA POSIÇÃO É VERGONHOSA PARA O GALO EM qualquer competição.
    INSISTO QUE ELIAS É O PRINCIPAL PROBLEMA DO TIME. TIRANDO ESSE SANGUE SUGA JÁ É UM GRANDE REFORÇO.

    COM ADÍLSON ; G. BLANCO E J. WELLISON temos um meio de campo fortíssimo e pegador e com esses três possivelmente o talento de CAZARES IRÁ APARECER NA ARMAÇÃO E NO ATAQUE.
    NA FRENTE TEMOS CHARÁ E LUAN ; ATRÁS TEM O VÍTOR E EMERSON . O RESTANTE TEM QUE SER REVISTO.
    E Principalmente DISPENSAR o péssimo ELIAS BUNDA DE TANAJURA. Não vamos nos iludir caros AmiGALOS.

  9. Bom dia, Eduardo. Eu gostei dos 3 pontos, ainda mais diante dos poderosos Paraná e Bahia. Meu medo é o Galo pegar o Ibis. O Muro Champo vai arrebentar. Me desculpe a ironia, mas este elenco, aliado a esta diretoria medíocre, me faz lembar o velho ditado: alegria de pobre dura pouco. De fato, Kalil e cia. estão arrebentando com o Galo. Ano que vem só não vai ser igual a este ano, que foi igual aos últimos ano, por pequenos detalhes. Não teremos os gols do Roger Guedes para nos livrar do rebaixamento e não teremos mais os 51% do shopping , que terá que ser vendido a preço de banana para pagar a dívida do clube. E não teremos também estádio. Ou seja, será pior.

  10. Bom dia!
    “com Elias, que a meu juízo foi o destaque do time, após uma bola recuada e sua reação às reclamações das arquibancadas.”
    “entendem que o grupo será praticamente o mesmo. Não, mil vezes não. Temos de mudar muita gente se for para pensar num 2019 diferente do ano que estamos encerrando.”

    Me desculpe caro blogueiro, mas Cazares foi o nome do Jogo e não o Elias. É por isso que vamos ter que conviver com essas dragas ano que vem e nem adianta dizer que mil vezes não. Esses caras jogam bem uma partida e a torcida já fica babando neles. Contra o Inter, fora de casa você não vai achar esses caras em campo.

    Fora Elias!
    Fora Fábio Santos!
    Fora Ruim Cardo Oliveria!

  11. Bom dia…não acredito no que estou lendo e mais..não acredito no que vi ontem…os aplausos…a exaltação ao luan…elias…cazares…Até RO.
    Me fez lembrar uma musiquinha que toda torcida canta:…VERGONHA…VERGONHA..TIME SEM VERGONHA…mas com outra letra: VERGONHA…VERGONHA…TORCIDA SEM VERGONHA!!! Sinceramente?? PAREI.

    1. Bom dia Antônio Carlos da Mata!
      Já escrevi diversas vezes nesse espaço democrático: o atleticano comemora Vitória, o rival títulos.
      A uma imensa satisfação com a migalha.
      Paixão, for, sofrimento, tudo é difícil para o GALO! Os eternos lugares comuns! Isso satisfaz e anestesia. Por isso a torcida comemora o possível 6 lugar em um brasileirão tecnicamente execrável.
      Pré libertadores QUAE SERÁ TAMEN!
      TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

  12. Vencemos mais uma e foi com emoção, no velho estilo Galo de ser.
    Elias, o contestado, vem atuando bem já há algum tempo, precisamos reconhecer isso.
    Cazares, outro questionado, decidiu o jogo. Que golaço!
    Pastor continua em jejum. Fico imaginando o Tardelli no lugar dele com a 9.
    Maidana ainda não me convenceu. Prefiro Gabriel do que ele.

    Enfim, bola pra frente. Estamos em busca da vaga, que vai nos trazer recursos financeiros e mais motivação para a próxima temporada. Confio no Levir.
    Avante, Galo!!

  13. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    Bom dia escriba mor!
    Hoje é dia de comemorar, mas como disse o poeta: recordar é viver!
    Há 12 anos com um gol de Marinho (O garoto de São José da lapa), no primeiro minuto do jogo, ganhavamos do Ceará em pleno castelão. Conquistavamos antecipadamente o título da série B, e retornamos á elite do futebol brasileiro. Tivemos média de público de mais de 32 mil pessoas. Levir era nosso comandante!

  14. EM TEMPO –
    CAZARES TEM MUITA TÉCNICA E É UM BOM JOGADOR ; MAS PODEM OBSERVAR QUE ELE É BASTANTE PREJUDICADO PELO ELIAS QUE ATRAPALHA TANTO DEFENDENDO OU ATACANDO. SEM ELIAS PARA ATRAPALHAR ACHO QUE CAZARES RENDERÁ O QUE SABE .

  15. Enfim. UM bom resultado ontem. NÃO MERECE NENHUMA COMEMORAÇÃO A POSSÍVEL CLASSIFICAÇÃO PARA A LIBERTADORES ; APESAR DE TORCER MUITO PARA DISPUTAR ESSA IMPORTANTE COMPETIÇÃO.
    VOU COMEMORAR O ÓTIMO REFORÇO QUE GANHAMOS PARA O JOGO CONTRA OS VERMELHOS DO INTER.
    A FORÇADA SAÍDA DO PÉSSIMO ELIAS BUNDA DE TANAJURA É UM GRANDE REFORÇO PARA O TIME.
    TORCIDA OVACIONAR ELIAS E PATRIC É TORCER PARA SOFRER NO FUTURO. ESSES DOIS INÚTEIS PRECISAM SER DISPENSADOS.
    VAMOS EXIGIR AS NECESSÁRIAS E PROFUNDAS MUDANÇAS NA ADMINISTRAÇÃO E NO ELENCO PARA O ANO QUE VEM. 2019 PRECISA SER DIFERENTE.

    AQUI É GALO.

  16. Eduardo e Amigos, bom dia!

    Ufa!!!

    Ótimo resultado e satisfatório desempenho diante das circunstâncias.
    Com menos um jogador boa parte da partida, imposto por erro draconiano do árbitro que interpretou erroneamente o lance da expulsão de F. Santos, o Atlético conseguiu três importantes pontos rumo à vaga no G6 deste Brasileirão.
    Deve-se ressaltar com louvor que todos os jogadores se comportaram com brio e vontade para garantir a vitória, até que enfim.
    Os destaques da difícil partida foram Victor, Léo Silva, Maidana, Elias e Cazares, este o melhor em campo, a despeito de sua acertada substituição tática ao final da partida.
    Merece menção elogiosa o Patrikão da Massa pela garra contagiante que há de ser reconhecida. Tem momentos que a garra e a determinação valem mais do que a técnica e ontem, para o Patrick, foi um desses dias.
    Outro a merecer elogios foi o técnico Levir Culpi que esteve em noite iluminada pelas acertadas mexidas na equipe e substituições no momento certo que garantiram a vitória.
    Levir foi estratégico, cirúrgico e inteligente para reverter uma desfavorável situação provocada por erro grave do árbitro que quase inviabilizou o restante desta temporada e comprometeu a próxima de 2019 pela expulsão errônea do lateral esquerdo alvinegro.
    Se os jogadores jogassem com a disposição e vontade de ontem, ao longo de todo o campeonato, hoje o Atlético estaria brigando lá em cima com o Palmeiras pelo título. É só ver quantos pontos foram desperdiçados e jogados no ralo por erros infantis e falta de vontade e aplicação na maioria dos jogos neste BR18.
    Porém, agora não é hora de chorar pelo leite derramado; agora é bola para frente para buscar a vaga no G6 que não será tarefa fácil, porquanto há ainda muita água para passar debaixo dessa ponte chamada BR18.
    Parabéns a todos os jogadores e ao Técnico Levir pela vitória, pelos três pontos, pelo esforço, pelo empenho e pela vontade…
    Muito obrigado a todos!!!
    Valeu!!!

  17. Bom dia Eduardo e massa. Ontem foi uma Vitória na raça. Porque não jogaram assim desde o primeiro turno,no meu ver o galo vai brigar com o atlepr pelo 6 lugar,uma pergunta para o Levir você pegou a doença do professor pardal tirou o caneludo do patrick e pós na esquerda sendo que na diretoria não joga nada,o reserva do Fábio Santos não estava no banco de reservas se ele não serve ok está fazendo no galo,E Gabriel de lateral direito ai foi o fim da burrice. Vez de entrar com o Bruninho aí entra com o dvd therans ai é demais. Obs.os verdadeiros atleticanos estão aparecendo bem vindos. Vai galoooooooooooo.

  18. Bom dia Eduardo.Bom dia a todos. Sinceramente nao vai ser uma Vitória contra o Bahia ou uma classificação em sexto lugar num campeonato de baixo nivel tecnico que apagará o fracasso do time ao longo da temporada. Esse time do galo precisa sim de reforços(nao de apostas) para a zaga. Nao temos um articulador que preste(nao me iludo com Cazares). Centroavante nao temos nenhum que preste. Precisamos também de lateral esquerdo. No minimo 05 jogadores para o time titular. Mas acredito que obtida a classificação para a Libertadores a turma da filosofia do barracão organizará comemoracoes e iniciaremos o ano confiando que Elias Cazares Luan Leo Silva Fabio Santos e Ricardo Oliveira podem nos levar a disputa de títulos!!! Aí seremos meros coadjuvantes mais um ano e estaremos a dois anos de atingir a marca historica de 50 anos da conquista do campeonato brasileiro. Mas o que importa é a nossa paixao. Continuaremos render loas a atleticanidade que na verdade alimenta e sustenta a incompetência e o fracasso do Galo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.