Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O que acontece com a nossa categoria de base?

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Entre os anos de 1970 e 1980, quando o Galo ainda – coincidentemente – estava entre seus 70 e 80 anos de existência, nos caracterizávamos como o maior celeiro de revelações do futebol brasileiro. A Copa São Paulo era o grande e único torneio da categoria de base, e o Galo conquistou os títulos de 1975 e 1976. Dirigido por Barbatana, posteriormente Dawson, naquela ocasião revelou dezenas de jogadores para os profissionais.

Decorrente dessa safra, o Galo dominou o cenário mineiro e nacional, tendo chegado em Minas ao hexacampeonato. No Brasileiro, sabemos como fomos derrotados pela malandragem em 1977 e 1980. Para ilustrar o que digo, no time da decisão de 1977, dirigido por Barbatana, entre os onze titulares, sete eram da base. Terminamos a competição com o vice-campeonato, somando dez pontos a mais que o time declarado campeão. No post de hoje, como o tema é a base, não vou entrar no mérito dos fatos daquela maracutaia.

Imagem: UAI/EM

Pois, como disse, nada menos que sete eram jogadores da base Atleticana, considerando que o centroavante foi Caio (que veio do Rio), cuja vaga era de Reinaldo. Vale dizer, oito titulares formados aqui no Galo. O Rei, diga-se, foi o artilheiro daquela competição, com 28 gols. O Galo jogou 21 vezes e ele esteve em campo em todas as partidas. Vencemos 17 jogos e empatamos quatro vezes, sem uma única derrota. Disputaram o Brasileiro 62 equipes.

E hoje, o que vemos? Entre os titulares da última partida, apenas a dupla de zagueiros, Gabriel e Bremer, é oriunda das divisões de base (considerando ainda que o segundo chegou ao Galo depois de passar por outros clubes). No elenco atual, entre os profissionais, além dos dois, de defensores apenas os goleiros Uilson, Cleiton e Michael. Entre os meio campistas, temos Yago, Bruno Roberto e Marquinhos. E no ataque, Alerrandro.

Vale dizer, nove ao todo, sendo que entre eles, quais podemos apostar nossas fichas? Bremer e Gabriel estão no sacrifício e o segundo é constantemente criticado. Dos três goleiros, diria que Cleiton e Michael ainda podem ser úteis e considerados revelações, porém, falta-lhes rodagem. Entre os jogadores da meiuca, Yago é igualmente contestado. Já Bruno Roberto tem entrado apenas nos momentos difíceis e Marquinhos sequer compondo banco. O atacante Alerrandro, que muitos depositam esperanças, entrou num jogo complicado e não rendeu o esperado.

Onde estaria o problema, uma vez que assistimos a outros clubes – notadamente Santos, Fluminense e até o Vasco – revelando jogadores a cada temporada? Até ano passado, em meio à Torcida, constantemente era pedida a cabeça do diretor da base. Muito se falou sobre seu trabalho, mas como até disse o ex-presidente Kalil num determinado momento, ninguém comprovou absolutamente nada contra o profissional. Fred, Tabata e outros ganharam liberdade e procuraram outras equipes. Onde estaria o erro?

A nova administração, que – reitero – tem rejuvenescido o elenco e buscado equacionar as finanças, embora ainda sem resultado positivo nas competições –, mudou toda a estrutura da base. Lá, estão profissionais que no passado foram ídolos. Distribuíram funções, sob a coordenação de Marques, colocando gente para acompanhar atletas emprestados, eventuais descobertas na várzea, interior e até noutros estados. Até o momento, entretanto, ainda não tivemos qualquer retorno. Claro, o prazo é muito curto, mas me lembro de que ao final da Copa São Paulo, foi dito que alguns garotos foram monitorados e em poucos dias estariam na Cidade do Galo. Esqueceram-se de trazê-los ou de divulgar quem são? Até agora, ao que soube, apenas Kevin, que está inclusive relacionado entre os profissionais.

O Atleticano está ávido por saber a respeito do trabalho na base. Afinal, um clube que revelou um time inteiro nos anos 70 e que chegou a ser a base da Seleção Brasileira, não pode ficar por décadas revelando um ou outro jogador esporadicamente. Bernard, uma das últimas joias, teria sido dispensado insistentemente pelo diretor anterior. Além dele, Jemmerson e um tanto de foguete molhado.

Revelar jogadores é barato e cria profissionais identificados com a raça e a força da nossa Torcida.

46 thoughts to “O que acontece com a nossa categoria de base?”

  1. Mais uma vez parabéns. Brilhante leitura do momento atual e sem revelações de base nunca conseguiremos ter um grande time e muito menos pagar esta dívida assustadora.

  2. JotaGalo. Boa noite a todos. Tanto se fala em rodagem , preparação física e psicológica, etc ,etc que todos acabamos por esquecer o que foi FUNDAMENTAL para o surgimento de vários craques. Falo das preliminares que antecediam os jogos dos profissionais. A garotada sentia de perto e desde cedo o CALOR da MASSA e quando subiam, não sentiam a angústia e a ansiedade de uma ESTRÉIA. Abraço a todos.

  3. Cá pra nós, se na base do Galo não tem um moleque que possa, sequer fazer sombra ao Patric e ao Fábio Santos, significa que “o trem tá feio mesmo”. Não é possível! Esses caras são ruins demais. Quem são os responsáveis por deixar jogadores sem futuro, na maioria (e bota maioria nisso), desfrutarem do melhor CT do Brasil, sendo que eles não vão dar retorno algum? O que vai ser do Yago, por exemplo? Vai ser jogador, num futuro próximo, de segunda, terceira divisão? Porque já vimos que ele não serve.

    Outra coisa, o que TL tinha em mente quando trouxe esse Galdezani pro Galo? Isso tá cheirando coisa de empresário. Esse cara não vai virar nada no Galo. Tem muita escuridão nesse túnel!

  4. Parabéns pelas colocações,
    Bela matéria!!
    Resumindo. Estar faltando coragem de apostar nos garotos como faz as diretorias do santos, Fluminenses e outro clubes reveladores do futebol brasileiro.
    É o cabide de emprego o comando das categorias de base.

    Abraços.

  5. Assistindo jogo da Copa, os locutores a cada gol de um determinado jogador o chamavam de robozão. Estamos falando nada mais, nada menos do melhor jogador do mundo na atualidade. Por que coloco isso? Porque ao meu ver um bom jogador nasce com uma parte do talento e tem o restante moldado. Não adianta pegar moleques fortes e inserir a técnica neles, é mais fácil, pegar moleques técnicos e inserir força neles. Para isso é preciso critério técnico para escolher os que tem fundamentos natos, transparência para evitar as indicações e deixar os melhores, maior número de amostragem, de forma a diminuir o desvio padrão, etc. Problema hoje é que esse negócio rende muito dinheiro, precisa portanto de um controle apurado, check e contra-check, por pessoas distintas, uma lista de pré-requisitos que façam parte da avaliação e seja de conhecida e divulgada à todos. Talvez com isso, e se nossos administradores não estiverem combinados com empresários, poderemos ter êxito. Quer saber como funciona nossa base? Façamos um diagnóstico técnico de todos os jogadores que hoje estão nelas, verifiquemos, não se limitando a isso, alguns pontos: procedência familiar, por quem são empresariados e qual a relação desses empresários com nossos administradores, avaliemos todos os fundamentos em cada um desses atletas, por no mínimo três membros isentos (seria a peneira da peneira), feito isso, pode ter certeza que ao menos 30% da base será suspeita. É difícil, mais se tivermos seriedade, arruma-se, e vamos em breve estar nas cabeças. Ah… importante fazer uma análise também em nossos servidores, talvez tenhamos ai muita indicação e pouco suor…

  6. Caro Ricardo, o Fred foi aliciado antes de assinar o contrato, devido a sua pouca idade não podia ter o contrato. o Assis o aliciou dando uma casa a seus pais e o levou para o “Porto Alegre”, equipe de sua propriedade, e um mês depois repassou ao Internacional. Na verdade foi tramoia do Internacional e utilizou o Assis como instrumentalizador.
    O Galo precisa sair fora das equipes de Portugal, são notadamente exploradores do mercado de baixo custo de jogadores brasileiros, o Galo precisa deixar esse mercado, passar a revelar jogadores para outros mercados da Europa. O Santos já conseguiu se desligar desse mercado explorador e efetuar excelentes vendas.

  7. A base do nosso GALO já foi considerada uma das 3 melhores do Brasil na década de 70 e 80, prova disto foram os grandes craques que aqui nasceram e jogaram… pra não citar todos, Reinaldo foi o maior e grande ídolo da MASSA!!!!!!

    Com o passar dos anos fomos sendo mal tratados por dirigentes etc… e daí chegamos no nível que estamos hoje, de mal a pior… quando revela, o jogador não vinga ou briga pra sair por questões financeiras etc… tivemos várias revelações que como dizem, não passaram de foguetes molhados e outros nem jogaram e foram embora pra fazer a vida em outros clubes!!!!!!!

    OBS.: parece que ter um CT de primeiro mundo, aliás, o melhor das Américas não faz diferença alguma pro nosso CAM em relação a base… o Santos que é falado como o maior revelador de meninos no Brasil, mal mal têm um CT e de lá todo ano aparece um “””craque””” pra jogar no time principal… que tal o nosso Marques passar um tempo por lá fazendo um curso??????????

  8. Os jogadores que o Galo forma são fracos, psicologicamente. Alguns ainda conseguem atingir a maturidade, depois dos 23 anos. A maioria, vide Renan Oliveira, não realiza nos profissionais, aquilo que realizavam no sub-20. É necessário contratar profissionais sérios e definir metas para cada atleta.

  9. Bastante oportuna a crônica sobre as categorias de base. A do Atlético reflete o que acontece na maioria dos times brasileiros. Colocam profissionais de educação física para coordenar as equipes e os eventuais jogadores. A maioria não tem o “olhar clínico” dos “olheiros” de antigamente, porque estes priorizam o porte físico, os aspecto teórico, o tático. Aqueles olhavam a qualidade técnica, saiam dos limites dos centros de treinamentos, iam aos campos de várzea, às favelas, às periferias, buscavam os “canelas secas”, percebiam os habilidosos e pouco importavam com o porte físico. Hoje não, os “professores” de educação física priorizam o tamanho, o porte e, portanto, no máximo, revelam um zagueiro, um cabeça de área. Há quanto tempo América, Atlético ou Cruzeiro não relevam meio-campistas e atacantes de qualidades? Apontem o último
    originalmente vindos da base. Não existe. Precisamos substituir os educadores físicos pelos barbatanas e zés das camisas em nossas categorias de base. Menos elite e mais povo. E é simples. Não precisa esperar o garoto nos centros de treinamentos. O clube precisa ir atrás deles nas favelas, nos campos de várzea. Ficar em casa esperando é comodismo. Precisa-se de ação, ir às ruas, à cata dos talentos, principalmente agora, quando eles não caem mais do céu.

  10. Bom dia massa e Guru. Tema mais que pertinente. Para mim o mais estranho em tudo que se relaciona a base é o fato de que em outros tempos, não tínhamos estrutura e revelávamos mais. Hoje temos o melhor centro de treinamento, com vários campos e inclusive concentração e não conseguimos revelar. A base do Galo sempre foi uma caixa preta infestada de empresários. O que faltou em seu comentário meu guru foi comentar que mesmos os jogadores revelados na base que estão emprestados, também não conseguem se destacar mesmo em equipes menores. Então surgem algumas indagações: Será que não deveríamos contratar os responsáveis pelas revelações dos clubes que estão tendo êxito? Não posso fazer acusações, até porque não há evidências, mas será que não tem gente pagando pra jogador jogar na base? Como a nova diretoria está fazendo uma reformulação, temos que ser pacientes e esperar que tenhamos resultados com os novos profissionais que estão lá.

  11. Bom dia amigos do Galo. O problema da base do Galo se resume a questões como a saída prematura do Marco Túlio, que mal teve tempo de mostrar seu futebol e foi negociado a preço de banana (dizem que foi por R$10.000.000,00 enquanto o Paulinho do Vasco foi negociado por 100 milhões). Por outro lado a saída deste Fred, que de repente foi negociado por milhões e se tornou jogador de seleção. Ninguém sabe como, quando e quem foi o responsável.
    Tenho esperança que a atual diretoria mude o rumo destas negociações, que saiba fazer os contratos dos garotos e que também saiba o momento certo de negociá-los, e como negociá-los. Não aceito como desculpa esta de que saiu para ganhar muito milhões, se o contrato for bem feito o Galo também se dá bem financeiramente.

  12. Prezado Eduardo,

    Perdoe-me por fugir ao tema, mas não posso deixar de mencionar a publicação com o nick Geraldo Magno feito em resposta ao meu comentário de ontem.
    Não, não tenho problemas em lidar com contraditas, estou acostumada e habilitada para tal. Desde que as antíteses sejam feitas de maneira fundamentadas e contextualizadas dentro do mote que se propõem no momento, o que não foi o caso desse comentário que sugere ataque pessoal, ainda propositadamente e desrespeitosamente trocando o meu nome (sei o porquê, mas não vem ao caso). Opiniões não são para serem respeitadas, pessoas sim. Haja vista que o Sr. há poucos dias conclamou o respeito entre os Torcedores, me senti no dever de alertá-lo sobre esse comentário que em nada agregou ao tema proposto, nem poderia, pois foi feito pela maria “mil nicks”.
    Talvez não tenha percebido que o ‘modus operandi’ do pulha é o mesmo do João da Massa. Já o conheço de outros tempos de outro blog quando se passando por mulher Helena Zimerman quis achincalhar o Robinho (no caso das faixas pedindo a sua saída) e eu, por crer naquele momento que ele deveria sim renovar com o Galo, prontamente defendi os interesses do CAM http://blog.chicomaia.com.br/2017/12/05/em-temporada-de-escolha-dos-melhores-do-ano-globo-cbf-espn-e-placar-elegem-selecoes-quase-identicas/
    Desde então, ele com essa obsessão incurável pelo Galo e pelos Atleticanos, usando os seus “mil nicks” e o mesmo estilo ‘per fas et nefas’, tenta atacar meus comentários como faz com todos que defendem o Galo. Eu poderia postar aqui dezenas de links, mas certamente que não temos tempo para isso.
    Não posso deixar de citar o modo jocoso como esse canalha se referiu ao Alex, que é meu AMIGO, por vezes incompreendido pela impulsividade e eloquência com que defende o Galo de tudo e de todos, mas que é um cidadão de bem, honesto e com dignidade e Atleticanidade ímpares.
    Portanto, nobre Eduardo, com o respeito que lhe tenho reitero a necessidade de estar atento a esse PSICOPATA. Existem outras marias obcecadas pelo Galo, mas esse é um dos mais perigosos (veja o ataque que o site sofreu), pois é possuidor das pior das ignorâncias que é a ‘ignorância instruída’.

    Grata.
    Lucy S.

    1. Perfeitas colocações. Se o blog não serve para unir, criar atritos passam à margem da intenção. Procuro dar espaço aos divergentes, desde que com respeito. Me ajudem neste filtro de não Atleticanos. Abs, cara Lucy.

      1. Caros Lucy e Eduardo, quando postamos comentarios o mesmo aguarda moderação. Creio que ataques daquelas pessoas que nao conseguem viver com uma opinião difetente feveriam não ser publicsfos. Repito: ATAQUES.
        Devemos lembrar que emitimos opiniões e não verdades. Existem pesdoas no blog que conseguem medir o grau de “atleticanidade” alheia, como se isso fossr posdivel. Somos 8 milhões de torcedores! Toda a unanimidade é burra isse o dramaturgo.(Nelson

        1. Aqui nunca foi só GALO, o que tem de infiltrados aqui, depois me perguntam porque Atleticanos de Verdade. Saudações Alvinegras aos Atleticanos de Verdade.

  13. Bom dia Eduardo,
    acredito que será que futuro os times que investirem em suas bases, ainda nao é tempo para cobrar resultados da equipe do MARQUES, ja que nao podemos cobrar resultados, podemos pelo menos dá ideias, eu gostaria muito de ver o SERGIO ARAÚJO na equipe de MARQUES, pois ele vem do tempo que a base é respeitada e os ensinamentos que ele teve pode passar para os novos garotos. agora o mais importante é fechar o CT para este empresarios malandros que rondam o base, buscando atrapalhar a cabeça dos garotos com presentes. Vale lembrar do SAMMIR que foi expulso da base e foi para o Atletico-PR, na epoca foi feito uma negociação com a vinda do ALEX MINEIRO para o GALO, o SAMMIR ficou no Atletico-PR e a diretoria do GALO retirou o processo que tinha contra o Atletico-PR, ai o SAMMIR estou e foi vendido e bem caro para a Europa, e disputou a copa 2014 no Brasil pela CROÁCIA, lembra dele? não é de hoje que a base do GALO tem historico de perder bons jogadores, o erro está na gestão da base. acredito que as peneiras tambem estão sendo feitas erradas, se buscar no interior de minas e no estado da Bahia, com certeza teremos bons jogadores revelados na base do GALO. Antigamente o Junior do GALO jogava nas cidades do interior de minas em comemoraçao de aniversarios de cidades e com isto sempre levar os jogadores que destacavam, entao o que está faltando sao iniciativas com criatividades, pois está fabrica de revelar jogadores nao acabou, faltam sao bons olheiros pelo norte de minas e interior da Bahia, espero em breve que surjam novos talentos no nosso GALO, mais o fator primordial e correr com os empresarios aproveitadores que aproveitam dos jovens talentos, dando presentinhos e com isto monitorando os garotos.

  14. Bom dia Eduardo! Bom dia a todos!
    Teria a base do CAM uma estrutura profissional apta a descobrir novos talentos? Aqueles que lá trabalham estão aptos para tal função? Como é feita a referida seleção para trabalhar na base do CAM? Quem esta lá é profissional competente ou um mero apadrinhado?
    Alguém saberia me informar?

  15. Bom dia, Atleticanos,
    Este é um assunto muito interessante e controverso.
    Estive dentro de um dos maiores reveladores de jogadores do brasil, durante vários anos acompanhando a meu filho que fez parte das categorias de base desta equipe durante vários anos. Em função dos fatos que irei relatar, vou omitir o nome da equipe. Mas, o que posso relatar com segurança é que quando um garoto chega a ser profissional é porque ele possui uma duas coisas mais importantes nas categorias de base: Ter muito futebol ou não possuir família que o acompanhe de perto.
    Quando se tem muito futebol ele consegue quase que sempre ficar imune aos percalços da sua carreira, agora quando é um jogador médio, aí fica a merce de tudo de ruim que existe dentro das equipes: são agentes, aproveitadores se passando por empresários, eis jogadores mal sucedidos que tentam agenciar, e pederastas que aproveitam da idade e da distância dos pais, e da própria condição de adolescência.
    Tudo isto eu vi e vivenciei de perto, poderia falar e sitar nomes conhecidos do grande meio do futebol (jogadores e técnicos de categoria de base) que passaram e viveram tudo isto.
    Bom, chegando ao profissional, encontram dois ambientes, um que poderia classificar como favorável que são as equipes já mencionadas, Santos e Fluminense. Abração seus novos jogadores, fazem um market tremendo e contratam treinadores com o perfil das suas equipes, e o mais importante que é são as torcidas que apoiam e abração seus novos ídolos, apesar que cada vez ídolos durante menos tempo.
    E vemos equipes como o nosso Atlético, que faz tudo isto ao contrário, não preocupa em contratar técnico com o perfil revelador de jogador, não trassa meta para o treinador e nem cobra, a torcida é a pior que já vi, com relação a acolhimento dos novos jogadores, queimam os jogadores com muito pouco, ou seja, depois de se enfrentar de tudo, aí vem o pior que são os torcedores corneteiros que não possuem nem paciência nem tolerância com um novo jogador.
    Poderia dizer que eu mesmo dei risadas quando vi o Vinícius Jr do Flamengo jogar pela primeira vez, aqui no Galo deveriam ser mais tolerantes, pelo menos o quanto somos com os jogadores contratados e emprestados por outras equipes. Vejam os casos do Thomas Andrade, Roger Guedes e outros que são emprestados e tiveram várias chances e se firmaram, agora quando são propriedade do clube já se queima de primeira, leio aqui sempre, pedidos para se contratar outro lateral direito, treinador que improvisa jogador na esquerda ao invés de dar oportunidade ao Kelvin, os demais só entram em furiosa e o Alerrandro também pelo jeito não terá nova chance.
    Não vejo o problema como apenas das categorias de base, vejo que é um problema de toda a organização, desde o administrativo ao futebol e também da torcida.

    1. Bom dia Wellington Souza, concordo com voce, veja o caso deste lateral que veio da ponte, o Emerson, que é comprovadamente um bom jogador, mas está sendo queimado pela falta de maturidade do técnico, que a meu ver deveria dar mais oportunidades para que este jogador se firme como titular. Nunca vou entender a preferencia dele pelo Patric.
      Porque o Emerson não está tento as oportunidades que o Thomas Andrade por exemplo?

  16. Bom dia!!
    Eu confio mais no Marques do que no André Figueiredo mas tem que dá tempo ao tempo o Marques começou esse ano.
    Acho que com o tempo vamos colher bons frutos, confesso que esperava mais do Alerrandro, Marquinhos, Bruno Roberto, Marco Tulio que já saiu.
    Espero que eles amadureçam e dê retorno técnico e financeiro esse é o caminho.

  17. O problema da base é que faltam pessoas qualificados para avaliar, detalhadamente, jogadores que estão surgindo. Faltam olheiros profissionais.
    Além disso, no Atlético existe o teto salarial para jogadores jovens. Isso não é errado, muito pelo contrário, é necessário. Porém, você precisa ter um olhar mais detalhado para possíveis craques. Eles não podem ser tratados como todos os outros. Não dá para enquadrar todos no mesmo pacote e obrigá-los a aceitar o teto salarial. Se você quer descobrir jogadores diferentes, precisa tratá-los de forma diferente. É isso que o Santos faz. O time paulista investe pesado na categoria de base. Muitas vezes paga caro por isso, perde dinheiro com “foguetes molhados”. Mas quando acerta, enche os cofres de vez. Vejam os exemplos de Neymar e Rodrygo. Juntos, eles deram mais de 200 milhões de reais ao clube formador. Vale a pena investir!

    Voltando ao Atlético, vez ou outra surge um menino diferenciado, como Fred ou Tabata. Mas aí o que acontece? Como são obrigados a se enquadrar na folha salarial da base, acabam forçando a saída, o que gera enorme prejuízo ao clube.
    Fora isso, existem os empresários inescrupulosos que, não se sabe como, possuem total liberdade aqui dentro. Trazem e levam jogadores sem nenhum critério. Falta blindagem à nossa categoria de base.
    Enfim, acredito que precisamos evoluir muito para voltarmos a ser o celeiro que fomos um dia. Todos sabem que a salvação do futebol brasileiro está na revelação de jovens. Quem conseguir colocar isso em prática, de forma profissional e organizada, vai deslanchar.

  18. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Respondendo a sua pergunta, realmente não sei dizer o que acontece com a base do Galo.
    Parece que tudo é trancado a sete chaves e nada se divulga sobre o andamento dos trabalhos.
    Ontem, foi divulgado pela imprensa, que o Marques seria sabatinado pelo Conselho para prestar contas.
    Vamos aguardar se desse encontro sairá alguma informação importante e quais resultados até aqui foram colhidos.
    A estrutura de “caciques” montada é grande, parece-me um bom cabide de emprego.
    Não sei também se podemos confiar nesse Conselho.
    Vamos aguardar.
    Saudações Atleticanas,

  19. No Galo, parece q essa a mentalidade está mudando. Pelo q foi demonstrado pelas ações da nova diretoria, está havendo uma reformulação e uma profissionalização maior da base. Mas o efeito disso leva um certo tempo. Uma coisa q a maioria dos clubes nao tem é profissional de psicologia q acompanha toda a categoria de base. Muitos jogadores se “perdem” por falta de acompanhamento devido nesse sentido. Exemplos: Reinaldo contemporaneo de Ronaldo, Ramon q foi vendido ao Curintia e depois p europa etc….. Foram talentos revelados com apenas 16 anos, mas se “perderam”.
    Eduardo ou algum colega desse espaço sabem dizer se o Galo tem esse tipo de profissional na base?

  20. Bom dia!
    Eh…saudades de Reinaldo, Cerezo, Marcelo…

    Quando eu era garoto, em Juiz de Fora haviam vários campos de várzea abertos, sem alambrado, espalhados pela cidade. Aos sábados e domingos era o dia inteiro de futebol (festivais). Por lá surgiram uns caras como o grande e recentemente falecido Zé Carlos, baita jogador do rival e também o Andrade que jogou pelo Flamengo. Hoje esses campos não existem mais.

    Já foi falado aqui pelos amiGalos sobre a maldição dos empresários. Isso é verdade. Eles estão por todo lado fazendo as diretorias de reféns. Mas por que ainda assim flamengo revela Vinícios Jr e Paquetá, o Santos revela o Rodrigo e o Galo não revela ninguém? Nesse ponto acho que está faltando ousadia pra nossa comissão técnica. Já vamos entrar no segundo semestre e não vemos Marquinhos em campo. Bruno Roberto e Alerrandro, entraram lá uma vez ou outra e sempre na roubada. Agora, com a possível contratação de Denílson do Vitória, aí é que Alerrandro vai sumir mesmo.

  21. Bom dia Eduardo e massa. Hoje em dia até o mequinha revela na base mais que o galo.no início do ano foi mudado na direção da base do galo. Até agora não vê efeito desta mudança,Ok vê foi a base eliminado pela poderosa Vila Nova de Goiás,olha revelações yago,capixaba. Leleu. É osso e ninguém merece. Olha o Santos todo ano revela um ou mais jogadores o último foi vendido por mais de 200 milhões de reais. Então diretoria aprendem trabalhar na base.vai galoooooooooooo.

  22. Bom dia aos Atleticanos de Verdade, base? como? onde estão os campos de várzea onde se faziam jogadores. Hoje o jogador de base já chega com um monte de agentes, empresários visando lucro, parecendo uma mercadoria. E mais, lembram do Tabata que todo mundo chiou por que foi embora? pois é foi ganhar R$ 80.000,00 por mês em Portugal, qual clube se habilita a pagar, se tiver certeza que dará retorno tudo bem, mas e se não der? Vinicius Júnior e Rodrigo são exceções, quantos foguetes molhados já tiveram em times de todo o Brasil e não vingaram. E o mais importante, no primeiro erro a própria torcida é a primeira e vaiar e falar que tal jogador não vale nada. Supondo que o GALO fizesse o sugerido, coloca-se um time basicamente de jovens oriundos das divisões de base alguém aceitaria na primeira derrota que viesse? o que aconteceu com o Santos em 2002 é uma em 1.000.000. Hoje jogador nenhum fica no Clube se tiver futebol mesmo que razoável, 16 anos e já esta fatiado. Saudações Alvinegras aos Atleticanos de Verdade.

  23. Os empresários também erodiram a categoria profissional, com as constantes “parcerias” com as diretorias. Indicam medalhões, que vem para ser solução imediata, mas nunca resolvem 100%. E o Galo, pressionado pelas dívidas e pela busca de títulos, aceita tais jogadores. Há anos que temos experiências com isso, já era tempo de mudar a mentalidade.

    Que saudade do Barbatana, e do Dawson Laviola! Aquilo que era a base! Hoje até o Mequinha está melhor. Precisamos de gente de bem na base, que ajude a formar os jogadores, e também como pessoas. Acredito que não adianta só ter uma visão imediatista e egoísta para os jogadores. Aparecem logo atletas como o Jean Chera, que por falta de formação, se achando uma estrela, deixou de ser um profissional de sucesso.

    Sobre isso, acho que um ponto a favor do Galo esse ano é a qualidade moral dos jogadores que chegaram. Não conheço pessoalmente nenhum deles. Não sou evangélico. Mas o Ricardo Oliveira, Leo Silva, outros, com seu histórico, fazem melhorar o clima do plantel, evitando estrelismos e criando maior união.

  24. Talvez a grande questão não seja jogadores e sim times… Não sei se me expressei de forma correta, mas ter uma categoria de base que trabalhe na mesma filosofia de jogo que os profissionais (isso se conseguirmos criar essa filosofia). Assim teríamos sempre a disposição as peças de reposição. Joias vão aparecer, mas elas quase que sempre são difíceis de manter. Sou bem confuso para me expressar, mas que possam entender.

  25. A verdade que chegam no profissional sem estarem prontos e precisam amadurecer, como homem, atleta, e jogador.

    Não são preparados para para ocupar um espaço, tipo quando o Atlético vai contratar um meia igual ao Ymmi Chará, você vai lá no YouTube vê jogadas, gols e assistência e se quiser acompanhar mais terá que ir lá ver de perto os vícios e as virtudes de um jogador que já amadureceu, que já está fisicamente e mentalmente pronto, e que irá encaixar justamente ali onde o Otero até outro dia era titular e fazia exatamente o que Chará fazia lá no Junior Barranquilla.

    Agora o Alerrando nunca disputou um campeonato mineiro, tem poucos jogos e ainda não fez gol, tem físico de uma criança, está mentalmente abalado, e já sobe sendo tratado como se fosse o Tardelli.

    É Preciso Mesmo O Jogador Tendo Potencial, Trabalha Lo PRA Ser O Melhor Que Poderá Ser Em Um Patamar Menor, Depois Maior, E Depois Maior Até Ele Atingir O Nível De Um profissional

  26. Prezados Eduardo e Atleticanos, será que o problema da base não é o reflexo maléfico da tal de lei pelé? Nos anos oitenta até noventa a quantidade de bons jogadores formados na base dos grandes clubes brasileiro era bem farta. Hoje são minguados os que aparecem com alguma qualidade.
    No Atlético, a queda foi brusca, tirando Bernard e Jemerson, não me lembro de nenhum bom jogador revelado dos anos 2000 para frente.
    Pode até ser coincidência, mas após a fatídica lei pelé, o futebol brasileiro vem em franca decadência de qualidade; não surgem mais craques e a coisa só vem piorando a cada ano em termos de técnica. Basta ver a qualidade ruim dos nossos campeonatos ano após ano.
    Sem ter garantia de retorno para investir, as divisões de base foram sendo marginalizadas e o resultado é isso aí um país com ausência de craques, ausê3ncia de grandes armadores no futebol brasileiro e de grandes atacantes. Saudações Atleticanas

  27. Gaaaaalllllooooooo! Os empre$ários hoje em dia deitam e rolam com as diretoria$ conivente$, que também tem seus cabeça$ de bagre, e que fazem conluio de olho num troco. E$se futebol ‘moderno’ prioriza a prome$sa do empre$ário do que investir em jovens revelações que não tem apadrinhamento. Dá nisso que estamos vendo aí. Grande escassez de talentos natos pela falta de uma verba pra ingre$$ar nos te$tes. o tal ex-diretor mesmo era uma que estava metido nis$o. o que dizer do fred, agora na seleção, que aqui foi criado, e depois saiu de graça praticamente. haja incompetência. por isso, sou a favor de olheiros serem gente que jogou na real, como éder, reinaldo, marques, etcs. e poderem levar garotos sem $ para fazer testes.

  28. Bom dia a todos. Diria eu que o principal problema é só o reflexo da sociedade que vivemos. Mercantilização dos espaços esportivos, escolinhas de futebol de jogadores, atuação de agenciadores de carreira que mais parecem estelionatários, e o principal, a mentalidade que dominou a gestão do futebol no Brasil nas últimas décadas: o biotipo ideal do atleta profissional de futebol e o jogo de imposição física. Já reparam o quanto de massa muscular os jogadores brasileiros ganham depois de irem para fora do país? Recomendo o documentário “Ícaro”, do estadunidense Bryan Fogel, ciclista amador e cineasta. Montamos desde cedo, 07 anos, equipes com meninos mais fortes, mesmo sem técnica. Só correria, imposição física até do centro avante. Isso dá certo até 17 anos, depois os mais técnicos estão mais fortes e sobressaem. Lembro com gosto dos times da capital, infantis e juvenis quem vinham na minha cidade natal e perdiam pra moleques que tinham uma mínima estrutura. Galo, América, Santa Tereza, etc. Aí, a gente custava conseguir ir num treino desses times e os caras nem deixavam entrar pra jogar, ficava vagando pelo labareda até dar hora de voltar pro centro.

  29. Bom dia Xará e Amigalos!!!
    Base dos clubes no Brasil é caso de polícia, tem muita gente ganhando muita grana!!! Base do galo é simplesmente horrivel, o sub- 15 todo final de semana toma uma goleada e a TV Galo não publica nada só falam do sub-17 e sub-20 que tbm são bens ruins!!!! Pergunto a vcs Amigalos, o que adianta termos o melhor CT do Brasil se não conseguimos revelar um jogador por ano???? E a situação do Fred que hj está disputando a copa???? Saiu do galo e foi pro Inter, dizem que foi o irmão do Ronaldinho Gaúcho que o levou!!!! Acho que o galo deveria contratar técnicos com experiência em jogadores da base como no Santos, Flamengo, Flu, Vasco, Inter, Grêmio, América, São Paulo..O Flamengo este ano vai conseguir uma verdadeira fortuna com a venda de jogadores da base, com isso vai se distanciando ainda mais dos concorrentes, isso sem contar o Santos e Grêmio que tbm vao vender seus jovens talentos!!!!

    #ACORDAGALOBASEÉ???????

    1. Oliveira concordo! O Flamengo merece um estudo e não é porque os garotos jogam lá que rendem fortunas, a camisa ajuda, mas são bons de bolas. Vi numa reportagem que o Flamengo recebe diariamentdiariamente uma quantidade acima do normal de jovens querendo ser jogadores do clube. E clube com tradição em revelar sempre é procurado. Aqui parece que é na indicação do empresário ou dos amigos da turma da base.

  30. Bom dia a todos! Boto muita fé no Alerrandro. O rapaz só precisa de rodagem para se soltar. Já mostrou que tem visao de jogo, é inteligente, tem ótimo posicionamento e é habilidoso. Só falta se desencantar e colocar na casinha, como fez na base: marcou um caminhao de gols.

  31. Bom dia Eduardo, Atleticanas e Atleticanos também preocupados com a base do Galo. A ideia de que o Galo só não ganha campeonatos por que é sistematicamente roubado por árbitros e esquemas montados para impedi-lo está tão inculcada na mente da maioria dos atleticanos que torna praticamente impossível a eles verem que a coisa não é exatamente assim e que os erros técnicos e administrativos do próprio Atlético têm-no feito tropeçar nas próprias pernas.

    Dificilmente se vê, pelo mundo inteiro, doutrinas tão bem articuladas para impedir que se veja a realidade. E nessa escuridão da razão o Atlético tende a continuar tropeçando por que é muito mais fácil jogar a culpa em elementos externos do que olhar para si e enxergar as próprias falhas.

    Eh! Galo. Te cuida. O bicho papão quer te pegar.

    Um abraço amigos.

  32. A base dos clubes se tornou um terreno minado devido à ação especuladora dos empresários.
    Mas mesmo assim vale investir na garotada.
    Que timaço aquele de 77.
    Ô saudade que mora no coração.
    Vai Galão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *