Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O primeiro geral da Copa Libertadores

É inegável que a combinação de resultados da quinta-feira, pela Copa Libertadores, desopilou quase toda aquela ira do dia anterior. O indigesto mau humor deu lugar a uma indisfarçável alegria e alívio. Em que pese o fato de neste ano o sorteio indicar o próximo adversário, mas a garantia de fazer a segunda partida em casa está assegurada até o final da competição. Muitos argumentam que essa vantagem é relativa, no que até concordo, mas em se tratando de Clube Atlético Mineiro na Copa Libertadores a regra, as coincidências e o histórico comprovam diferente.

Naquele 2013, ano com a dezena do Galo, terminamos em primeiro geral e – a exceção do São Paulo – revertemos resultados que pareciam impossíveis na volta a Belo Horizonte. O time paulista, graças à ação eficiente da diretoria em exigir árbitro fora dos quadros e dos vícios da CBF – foram duas vitórias. Lá e cá!

Depois o surpreendente Tijuana, com empate lá em dois gols, segurou outro empate aqui em apenas um gol. Beneficiamos-nos com o gol fora de casa, naquela partida do Riascos. Diga-se, um eterno ídolo, esteja onde ele jogar nunca será esquecido pelo Atleticano. Do inferno ao céu numa corrida para a bola. Depois disso, viveu momentos de bom futebol no Rio de Janeiro e aqui em Minas Gerais, conforme ele mesmo disse, numa lama misturada com outras coisas.

Ai veio a semifinal e final, com dois resultados terríveis fora de Belo Horizonte, sendo que aqui revertemos à expectativa dos adversários e de secadores. New Old Boys e Olímpia, conheceram o que passam todos os trëmenses que deixam para decidir com a presença da Massa Atleticana. Ano seguinte dois times brasileiros sempre protegidos pela CBF, Corinthians e Flamengo, conheceram essa realidade pela Copa Brasil. O primeiro com direito a dancinha de profissional que esquece o comportamento ético para incitar e provocar e o carioca com direito a narrador fanfarrão. O Galo foi lá e reverteu contra todos.

Então, caros, ao meu juízo em que pese às considerações desconsiderando essa prerrogativa, entendo como de muita valia para a nossa caminhada na Copa Libertadores. Se nosso próximo adversário será brasileiro, argentino, uruguaio, paraguaio ou um entre os dois bolivianos e também equatorianos, isso não me preocupa. Agora, fazer a segunda partida em casa – aliada a uma série de situações similares a 2013 – isso me estimula e muito.  É questão de opinião, respeitando, evidentemente, quem pensa diferente. Preferencial e prioritariamente o que pensam os Atleticanos. Este é o espirito dessa nossa resenha diária, que atrai alguns não Atleticanos ao bom debate. Manifestem!

Reitero o convite aos amiGalos, àqueles que não vão ao Horto e acompanharão ao jogo com a Ponte Preta pela Première PPV. Uma hora antes da partida, num belo trabalho da Adriana Spinelli, Milton Alves e Izac Souza, estarei na programação do pré-jogo falando do meu poleiro do Galo, que é a minha casa, mostrando um pouco das minhas peças que coleciono e falando dessa paixão que só nos entendemos.

Outra. Ontem, ao final da tarde, fui à Loja Atleticana anexa à sede, atendendo ao convite para o lançamento do “Vinho do Galo”. Lotada e todo mundo elogiando. Tem coisas, caros amiGalos dessa nossa devoção, que só mesmo o Atleticano consegue. Nem me refiro ao fato de já termos ultrapassado os 70 mil sócios, caminhando para 80 mil, frente a menos de 40 do segundo time mineiro. Um dos degustadores da bebida, em conversa informal com o blogüeiro, relatou a diferença tanto em relação à presença quanto às vendas em noite similar na capital mineira. Dai, a título de curiosidade, fui assuntar sobre as vendas na Loja e produtos à disposição dos Torcedores.

É que sou consumidor, ainda assim eventual, de camisas oficiais e no máximo uma ou outra coisinha diferente. É inimaginável a linha e a lista do que o Atleticano tem nas Lojas. Camisas tradicionais, desde a oficial até passando pela polo e social. Roupas de banho, como maiô, biquíni, sunga, chinelo e toalha. Dai vem aquelas coisinhas como caneca, esquisse, baralho, gel e avançando para faqueiro, cafeteira e cofrinho. Kit banho, com saboneteira, porta escova e porta sabonete liquida. Artigos para festa infantil, desde copinhos, pratinhos até chapeuzinho.

Ainda na linha infantil com vestidos para as menininhas, sapatinhos, kit para bebê e roupa da cama. Se pensar que o cachorrinho da casa ficou esquecido, ele não está fora da linha de produtos que o Galo oferece na Loja. Para os cães tem colete, coleira, bolsa canguru e cama. É difícil sair de lá sem comprar alguma coisa. Ainda bem que tenho o Galo Na Veia, que concede desconto aos que aderiram o plano.

 

50 thoughts to “O primeiro geral da Copa Libertadores”

  1. MEUS AMIGOS, sofridos e enganados: estamos ferrados com este timinho que a exemplo do ano passado, começamos mal. nosso técnico a exemplo do nosso Presidente é um ESTAGIÁRIO/TRAINEE, QUE SAUDADE DO KALIL!
    O Roger sempre diz a cada derrota que está aprendendo; vai aprender la no sul. Como um estagiário vai comandar um timão(segundo a imprensa) um gigante, com jogadores, com idade superior a êle, como Leo Silva/Fred/Vitor?
    Vai repetir o Palmeiras que troxe, novamente o Cuca.
    Outra falha notória, contrata Valdívia, sendo a DEFESA O PONTO FALHO.
    O GALO ESTE ANO NÃO VAI GANHAR NADA!

  2. Meu prezado contemporâneo(também tenho quase 60) acho que já passou da hora de ficarmos revivendo a libertadores de 20eGALO!!!!! Vamos olhar pra frente. Quem vive de passado é museu!! No futebol “ontem” já é passado………. Temos time e elenco pra ganhar todos os títulos em disputa mas vamos olhar pra frente. Se ficarmos pensando somente no passado não evoluimos. É a vida.
    O primeiro lugar geral é excelente mas para nós “atleticanos” não faz muita diferença.Afinal tudo nosso é sofrido o que,aliás, é muito melhor na comemoração. Em tempo: não temos outra emissora de rádio em BH. Já chega de Itatiaia: 15 minutos de narração e 75 minutos de propaganda. Ninguém merece…………

  3. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos que não conseguem conviver com lama e outras coisas parecidas com “mierda”, inclusive o próprio Riasco. Realmente Guru se limitarmos a história do Galo ao fantástico ano de dois mil e galo, não teremos dúvida quanto à vantagem que representa uma decisão cá entre nós. Aqui o Galo joga com 12. Eu mesmo já estou me preparando para conhecer Dubai. Até umas palavrinhas em árabe quero aprender. Já reservei o programa de amanhã no PPV. Este horário infame para jogar futebol é também impróprio para velhinhos como eu. Falando de Ponte Preta, o Galo, time centenário, não tem muita dificuldade em atravessar pontes. A Ponte Preta é um time muito indigesto que atrapalha de vez em quando, mas, nada capaz de preocupar-nos. Diferente do Paraná, espinho na garganta que não sai nem com cirurgia. Amanhã o Galo deve vencer e dar a arrancada para o segundo título brasileiro. Bastam três vitórias seguidas e estaremos no topo. Depois é só manter. Só me lembro de uma derrota do Galo para a Ponte Preta aqui em BH. Foi no final da década de 90 no Mineirão. Para variar eu estava lá. A macaca venceu por 1×2. Além dessa vitória deles só me lembro de alguns empates e mais nada. Vamos lá Galo. Amanhã é nosso dia. Quem atravessava pinguelas correndo atravessa ponte de muletas.

  4. Pitacos para encerrar o sábado, véspera de Galo:
    Que os Anjos ouçam o Evandro Pereira e digam em uníssono: “Amém!!!”
    Uma observação sobre o Roger: todos nós, numa quase unanimidade, elegemos o Ralph nosso volante favorito. Mas este menino nem relacionado vai… Quem está vendo o trabalho diário dele é o treinador. De duas uma: ou ele, Roger, está comendo mosca, ou nós estamos… O certo é que há mosca na sopa.
    Medo demais de alguém machucar amanhã. O jogo contra a PP, que eu defendia para o Time Alternativo, vai ser duríssimo. Que ninguém tenha dúvida quanto a isso… Sempre pensei em preservar os titulares amanhã não por esperar facilidade, mas por sentir que o segundo quadro tem que ter condições técnicas para vencer. Vencer no sufoco, mas vencer. Porque sufoco vai haver. Se não no placar, na disputa sim. E é aí que mora o perigo…
    Que o verdadeiro torcedor vá ao Indepa ou sente no sofá disposto a participar, incentivando. Se vier espetáculo a gente assiste. Mas o que tem que nos interessar é a vitória, os três pontos… Para ver espetáculos não faltam casas de teatro aí em BH, tou certo?… E amanhã mesmo, domingo, 28, vai acontecer no Palácio das Artes um grande espetáculo de rock progressivo: o grupo Renaissance…
    Vai ser casa do Dudu de manhã, jogo do Galo logo a seguir, Santos na Vila à tarde e Renaissance à noite… Eta nós!!!

  5. Só observando, vamos ver se nas vitórias contra Ponte e Paraná terão tantos cornetas, Marias e desconfiados como nas derrotas. Quanto ao fechamento do setor no indepa também não entendo, porque não colocam ingresso lá a 5,00? Ia ligar. Eta geral do antigo Mineirão, saudades, chinelo, tropeirao, sol, cerveja ou líquido desconhecido lá de cima e mais de 100.000 pessoas, saudades. Sem contar no fim dos jogos a resenha nas barracas no entorno, virou teatro. Quanto ao primeiro geral é saber jogar fora e arrebentar em casa, mas sem o sofrimento do time do cuca. Eu acredito.

    1. Cara, sinto saudade demais do antigo Mineirão. Quando vieram com o papo de reformar pra Copa do Mundo me bateu um enorme desânimo, porque além dos prováveis desvios de dinheiro, corriqueiros no país, o Mineirão se tornaria “gourmet”. Já vi muitos jogos do Galo na lendária geral, portões 7A, 9, 12… Sem contar, como vc mencionou, as resenhas pré e pós jogo nas barraquinhas no entorno. Tempo que não volta mais…

      O Indepa foi palco de jogos memoráveis, o novo Mineirão também, mas fica aquela saudade do bom e velho Mineirão, onde vi o Galo jogar, pela primeira vez, quando tinha meus 7 anos de idade.
      Saudações!

  6. Eduardo e massa atleticana boa tarde!
    Dessa vez não poderei ir ao Horto, portanto estarei ligado no programa de TV que você recomendou.

    Quanto ao time, como de costume, antes dos jogos deixo de lado as críticas construtivas para acreditar na vitória do Galo amanhã. Eu queria ver o time reserva (até mesmo pra ser testado), mas como o Roger indica força máxima, ta bão também, ganharemos do mesmo jeito! 2×0 pro Galo amanhã. Fred volta a marcar.

    Saudações!

  7. Bom dia , Eduardo e amigalos.
    Estou com medo do que o Galo está me transformando , num secador objetivo, eficiente e que não erra uma. Quarta feira , após os resultados da liberta , fui dormir com o sentimento de missão cumprida , ou seja, secar tudo que é prejudicial ao Galo. E discordo , não em tom de brincadeira , falando sério agora , da frase , dias atrás do nosso prestimoso guru e blogueiro , ao afirmar que o o gremio estava conformado com o resultado de 4 a 0. Não desmereça meu trabalho , Eduardo ,quando me sentei à frente da tv , após o “serviço” no river plate , estava já 4 a 0, segundo tempo. Pois bem , chamei meus amigos , minha filha, meu cachorro e vaticinei: acabou a farra , chega, não passa mais nenhum. E o salmora , zamora, sei lá, passou a se defender como nunca , secar um time que joga contra este zamora, é serviço para profissional . Até penalti defendido teve.
    O gremio queria porque queria os sete gols , ele sabe o que perdeu, não teve nada de afrouxamento , de Ávila , engano seu.
    Este resultado, na minha opinião , foi muito mais importante que o do river, que até agora não vi nada, sinceramente , este resultado vai nos dar a libertadores , o tempo dirá ; qual time em sã consciencia quer decidir classificação no caldeirão do horto , com a massa em transe?
    É ruim , nossa torcida é a única que vira jogos, nossa torcida faz diferença , se antes acreditava , agora tenho certeza , Deus está conosco.
    Após estes dois ultimos jogos, tá na hora de começarmos a vencer , a contratação de valdívia foi uma excelente aquisição, parabéns, diretoria.
    Após os resultados da quarta do gulart , o otimismo voltou, somos assim mesmo, bipolares e incorrigíveis , somos chatos , somos a massa e cada dia mais orgulhoso do nosso amado clube .
    Estou falando desde março, seremos campeoes da libertadores.

  8. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Realmente, o primeiro lugar geral na Liberta e a vinda do Valdívia foram alentos que minimizaram um pouquinho o sofrimento. Foi jogar água na fervura.
    Embora decidir em casa é uma vantagem, ainda defendo a tese de que o primeiro jogo é a chave de tudo. Ele sinaliza o grau de sofrimento ou não.
    Para amanhã, continuo acreditando em um bom resultado, mas sem euforia; pois, o Galo está sempre aprontando com a gente.
    Concordo com Roger. O jogo de amanhã é uma “decisão”. E pelas entrevistas concedidas ele já
    detectou que o nosso câncer é a defesa. Que prevaleça a sua filosofia: “títulos são conquistados pelo ATAQUE, mas construídos por DEFESAS sólidas.
    Bica Bicudo… não vacile! Nós gostamos de você!

  9. Roger Machado definiu força máxima contra a macaca.
    O time tá jogando bem e com alguns ajustes volta a vencer.
    *Primeiro ajuste é uma maior compactação e o Adilson não sair tanto.
    *Segundo ajuste manter a determinação o jogo todo, o time se acomodou depois do 2×1 contra o Paraná Clube.
    *Terceiro substituições não estão surtindo efeito, Otero e Maicosuel não estão em um bom momento, não tem entrado bem Otero tem 24 jogos 5 gols e 1 assistência muito pouco, Maicosuel pior ainda 14 jogos 1 gol 1 assistência, tem que dar mais chances ao Marlone e Rafael Moura, com Valdívia e Luan voltando resolve esse problema.
    *Quarto emocional, principalmente o Victor que tomou dois frangos por que a cabeça não tá boa, compreensivo pelo falecimento do seu pai, faltou concentração, precisa sempre trabalhar o emocional dos jogadores e quem não tiver legal não pode jogar.
    *Que Deus abençoe e agente não venha perder jogador por contusão, esse horário é brutal.
    No mais é a torcida apoiar e ser o décimo segundo jogador, eu acredito!!!

    1. E ai Pablo, boa tarde! Concordo com suas observações.
      Eu estava aqui simulando um time reserva com a chegada do Valdívia, do R. Bernard e retorno do Luan… é um time que se for bem organizado em campo, com entrosamento e intensidade, seria no mínimo competitivo:
      442: Giovanni, Alex Silva (C. César), Erazo, F. Santana, Danilo, Roger Bernardo, Ralph, Luan, Marlone, Valdívia e R. Moura.
      Dependendo do entrosamento e do desempenho, no papel é um time que poderia ser usado contra times mais fracos no Brasileiro e vencer com sobras. O que acha?
      Saudações!

      1. Boa noite, Daniel. Vou me intrometer sem querer querendo. Concordo com o time reserva que você escalou e acho que o Pablo também escalou um praticamente igual. Porém esse time precisa ser treinado. Não entendo os treinadores que não têm dois times sempre prontos. Se este time escalado por você treinar pelo menos duas vezes por semana jogando contra os titulares ou em jogos treinos, ele ficará melhor que a maioria dos times da série A. Treino proveitoso é o que simula situação real de jogo. Nele os defeitos são corrigidos e jogadas novas são ensaiadas. Além disso, a afinidade entre os jogadores gera o entrosamento e ensina a leitura do jogo adversário, além de estimular os reservas a disputar vagas no time principal. Saudações e um abraço preto e branco.

        1. Saudações Paulo!
          Tens toda razão. Também fico imaginando o motivo de não se treinar o time reserva com jogos treino. Embora eu ainda gostaria de ver mais um zagueiro e um volante, eu acho que esse time reserva entrosado é capaz de chegar longe. Como vc disse, pra alcançar esse nível é preciso jogo treino, sem campo reduzido, simulando condições reais de jogo. Quem sabe, o Roger ao perceber a qualidade do grupo, não comece a fazer esse tipo de procedimento né… vamos ver.
          Abraço!

      2. Boa noite Daniel!
        Mantendo a coerência de meus comentários anteriores, preservaria o time todo nesse jogo contra a Ponte Preta principalmente pelo horário do jogo, desgaste físico dos jogadores, idade dos jogadores etc o Roger decidiu por força máxima é apoiar e torcer pela vitória e para não machucar ninguém.
        Sou a favor de força máxima nas 10 primeiras rodadas tirando um ou outro jogador que esteja desgastado preventivamente.
        Se não cumprir a meta dos 20 pontos nas 10 primeiras rodadas aí é focar na Libertadores e Copa do Brasil e o time alternativo sendo usado em vários jogos no Brasileirão.
        No papel é um bom time e com treinamento não vai fazer feio.
        Mas confio que o time vai bater a meta e vamos com força máxima em busca de todos os títulos, é confiar em toda comissão técnica e seja o que Deus quiser!!
        Vamo Galão!!!

  10. Galodamata, seu comentário sobre a exclusão da torcida do morro é perfeito.
    Já postei um comentário sobre este assunto há dias atrás. Penso como você, acho que esse povão do morro, que tem alma, que torce com força e calor para o nosso Galo, que contribuiu muito para a grandeza e para o perfil inigualável de nossa torcida, não pode ficar de fora; goiabada sem queijo…
    Essa massa popular, cantada em todos os versos, tem que ser abraçada pelo nosso Atlético, assim como elea sempre o abraçou e o manteve vivo e forte até hoje.
    “Quem quiser ver, é só subir no morro;
    O Galo mora no meu barracão…
    Quem quiser ver, é só subir no morro;
    O Galo mora no meu coração…”
    Lembra deste canto gritado pela massa, no Mineirão?
    E esta outra, que reflete bem de onde vem a força da nossa torcida:
    “Time de preto, de favelado, mas quando joga, Mineirão fica lotado.”
    Portanto, diretoria do Galo, fiquem atentos a estes detalhes, que não são pequenos e não podem, de maneira alguma, serem despresados.
    Todos juntos, somos fortes.
    GALO FORTE E VINGADOR!!!
    SOMA GALOOOOOO!!!
    JUNTA A TURMA GALOOOOOO!!!

    1. Salve Luiz ! Lembro-me sim . E os casquetes ,marmitas ,chinelos e afins que subiam p/ o alto na geral após um gol do GALO. Penso igual e concordo com vc , CAM tem de estudar um jeito de trazer o ‘morro’ de volta ao asfalto, não pode jogar contra seu patrimônio maior . Nossa torcida foi cantada e invejada em versos e prosa , justamente por sua simplicidade, força e paixão sincera ao Alvinegro ,isto desde 1908 . abraço GALO

  11. Como bom mineiro que sou, embora esteja fora do estado há mais de 40 anos (resido no interior do estado do Rio), não perdi minhas raízes. Prefiro esperar um pouco mais para avaliar o desempenho do timão do coração. Embora tenha vencido o campeonato local, ainda tenho um pé, ou melhor, os dois pés atrás com esse time. Quando menos se espera, ele apronta para cima de sua imensa torcida (incluo-me entre eles), que não merece tanta decepção. Em meus bem vividos 70 anos, já tive muita decepção e noite mal dormida, após alguma derrota indigesta, como as duas últimas. Praza aos céus que tenhamos muitas alegrias de agora por diante

  12. Salve, GalodaMata!
    Não concordo com você quando diz que “traiu”o Galo… Não. Exatamente o contrário: você estava a serviço… Eu, que não gosto de futebol, não perco um jogo de meus “inimigos”, sempre secando-os, e tudo em nome do Galo…
    kkkk … Abraço, Amigo. Seu raciocínio quanto à escalação faz sentido: time grande tem que encarar de frente todas as encrencas, além do que este negócio de poupar costuma levar a lugar nenhum… Vamo que vamo pra cima da Macaca e depois pegar aquele time meio gay do Paraná Clube… É nós!!!
    Saudações

  13. Acompanho o relator…… Se outros times não tem torcida que faça a diferença e tanto faz jogar em casa ou fora não é problema nosso…..

  14. Eduardo e Atleticanos: tenho observado, com uma certa apreensão, que vários comentaristas têm sido duramente criticados por Atleticanos pelo fato de se postarem contra o trabalho do ROGER e de vários jogadores. Ora, ora, se não tivermos liberdade para manifestação de nossas ideias, melhor então que ninguém diga mais nada, pois se o diz é considerado torcedor do time das marias. É livre a manifestação do pensamento, e enquanto o ROGER e alguns atletas do GALO não ouviram as lamúrias da torcida o time não melhorou. Mais calma meus amigos Atleticanos!

  15. Queria entrar aqui já conhecendo o grupo de relacionados para o jogo de amanha, embora ao fim das contas isto não significaria nada, nem confirmação nem negação do que tenho em mente. Explico: estou com muito medo de entrar com força máxima amanhã e não dar conta do recado na quarta. Se acontecer a melhor das hipóteses, duas vitórias consecutivas, ainda assim fico com pulga atrás da orelha: para o jogo do fim de semana, quarta rodada, fora de casa, por certo iríamos com time alternativo… Então, não seria mais lógico entrar com o alternativo amanhã, um adversário teoricamente menos complicado e sob a proteção da Massa?
    De qualquer forma confio no Roger, mesmo não concordando cem por cento com ele…
    Saudações Atleticanas

    1. Salve Rubens ! Quinta p.p trai o CAM ao ver os jogos da LA . River vinha de uma sequência de 18 jogos sem derrota e tomou p/ dentro justamente por menosprezar o adversário e escalar time “alternativo” . Penso que o GALO precisando reverter dois resultados negativos 01 em casa no Br17 -1 pt em 6 disputados – e outro pela CB , por mim seria força máxima amanhã e quarta. Mas isto é com o Roger … time grande tem estes pormenores , várias competições e todas elas sendo consideradas como finais … Segundo experts no assunto, CAMpeonatos de pts corridos são ganhos nas 10 primeiras rodadas , já o mata-mata , em casa – não sei se estão certos ,mas as vezes acontece – … vamos para o jogo e que o GALO comece a semana bem e saia vitorioso nos dois jogos que se avizinham … abraço GALO

    1. Caro Geraldo, também conhecido como Michelzinho, já tivemos time que perdia fora e empatava em BH, agora empata fora e ganha aqui. Tá bom!

  16. Bom dia, Eduardo! O GALO é o primeiro lugar geral na LIBERTA e, como esperado, quase nenhum comentário da mídia, principalmente, a de fora! Tivera o “porquinho” ou o “urubu” alcançado esse feito e, com certeza, seria o maior alarde, com as maiores manchetes! Isso comprova o pouco caso e a inveja que causamos! Kkkkkk!!!! E olha que abusamos do direito de errar! Quanto ao blog de hoje, “sigo o relator”! Não há como compararmos a MAIOR DE MINAS com as outras torcidas, compostas de simpatizantes! 2017! Ano do GALO no horóscopo chinês! Ano do GALO no Brasil e no Mundo!!!! Kkkkkk!!!! “YES, Y CAM”!!!!

    1. Vi uma programa em rede nacional, que o cara de pau justificava o Palmeiras não ser o melhor por que o grupo dele era mais forte que o nosso. Ora, vai catar coquinho.

  17. Bom dia Eduardo! Essa primeira colocação geral deve ser muito comemorada por nós! A baixa pontuação mostra o equilíbrio da Libertadores este ano e serve de alerta para não subestimar nenhum adversário. A vantagem de definir em casa ajuda muito, principalmente porque o Galo já há alguns anos vem pecando em jogos fora de casa. Além disso ninguém tem um caldeirão como o Horto pra pressionar o adversário, como diria o finado Juvenal Juvêncio: “isso é uma arapuca”.
    Eu particularmente prefiro pegar um brasileiro de cara, não temo nenhum deles. Tenho a teoria que o Horto funciona melhor contra times brasileiros. Os sul-americanos não se intimidam aqui pois estão acostumados com estádios menores, cito como exemplo os confrontos com Tijuana, Atlético Nacional, Atlas-Mex e Racing (este último vencemos, mas no sufoco!). Este ano o Horto só pode ser usado até as quartas de final, então o Mineirão sera nossa casa na semi e nosso salão de festas na final! Aí sim vamos fazer qualquer time tremer com 65 mil vozes gritando por 105 minutos sem parar!

  18. Eu falo pouco aqui mas apoiei sempre o trabalho do Roger. O resultado até agora na libertadores é prova que o time está se acertando. Se a equipe conseguir ficar longe do departamento médico e se usarmos bem os reservas quando for preciso, vamos ter um belo ano. Vamo galooo!

  19. Estive em BH recentemente para o casamento de uma prima. No passeio, parada obrigatória na sede para visitar a loja e a sala de troféus. Ainda falta conhecer a Cidade do Galo. Um dia eu consigo.
    Quanto aos produtos, vai aqui uma sugestão para o departamento de marketing: voltem a oferecer a opção de camisa de jogo sem patrocínio. Sei que muitos preferem comprar a mesma camisa que os jogadores usam, mas há demanda também para a camisa sem qualquer outra marca que não seja a do Atlético. Os preços poderiam ser diferenciados (com patrocínio mais barato, já que divulga as marcas das empresas). Mas o torcedor deveria ter a chance de escolher, como ocorria anteriormente.

  20. Bom dia atleticanos. Meu caro Eduardo o que me anima mais ainda com os jogos de volta da libertadores sendo em casa é a consciência do Roger que disse em entrevista…” O que te dá a vantagem de jogar o segundo jogo em casa é o que você faz no primeiro” …..assim sendo, com esse comando consciente e determinado, acredito muito mais em uma repetição de 2013 porém menos sofrida.

  21. Bom dia Eduardo e amigalos!!
    Primeiro lugar geral na Libertadores é um motivador sim e nos trazem ótimas lembranças.
    Muitas coincidências estão sendo ventiladas sobre aquele ano de 2013, então que seja o mesmo final, mas com menos drama (rs).
    Eduardo você tocou em assunto legal para discutimos, hoje somos mais de 7 milhões de Atleticanos e mais de 77 mil sócio torcedores, sabemos que nossa torcida é gigante certo.
    Ontem li uma reportagem no portal uai que me intrigou, a diretoria fechou o setor do portão 7 do Independência para os jogos contra a Ponte Preta e contra o Paraná quarta-feira por falta de demanda.
    Sou do tempo que a torcida do Galo sempre lotava o Mineirão e sempre tinha a melhor média de público do Brasileiro.
    Nossa torcida não está conseguindo lotar o Independência que só cabe 23.000 pessoas, somos mais de 7 milhões de torcedores temos 77.077 sócios torcedores e não conseguimos lotar o Independência, o que está acontecendo???
    A diretoria tem que trabalhar isso, incentivar o torcedor a ir ao campo, não adianta ter sócio torcedor e o estádio ficar lotado só em decisão.
    Acho um absurdo um jogo decisivo de Copa do Brasil, o Atlético precisando do resultado e um setor do estádio fechado por falta de demanda, cadê a torcida no estádio que geração é essa?
    Vai aí uma crítica construtiva para a diretoria, pois torcida nós temos, se não tá indo é obrigação da diretoria ver os motivos e levar o torcedor de volta ao estádio.
    Desse jeito eu pergunto ampliar o estádio para quê? não tá conseguindo lotar o que tem.
    Estamos criando uma geração de torcedores do sofá, isso não é legal, tem que rever isso.
    Saudações!!

    1. Bom dia, Pablo. Esta é uma geração exaurida pela corrupção e o desemprego. Como BH é a cidade do Galo depreende-se que a maior parte dos desempregados daqui são atleticanos. Não fica difícil escolher entre comprar comida para a família e comprar um ingresso caro para ver jogos medianos. Mesmo os que têm mais recursos financeiros hesitam entre ficar em casa e enfrentar baderneiros de torcidas organizadas que só pensam em violência. Ser torcedor de sofá, hoje, é um modo de autopreservação, afinal, se dispomos dessas facilidades para que correr riscos desnecessários? E não somos nós que estamos criando essa geração. São os dirigentes do futebol e as autoridades insensíveis, corruptas e incompetentes.

      1. Entendo Paulo, mas é obrigação da diretoria verificar o que está acontecendo e zelar pelo maior patrimônio do Clube Atlético Mineiro que é sua torcida.
        Se for o preço do ingresso que seja revisto, pois torcida nós temos e valorizando o torcedor tenho certeza de casa cheia todos os jogos.
        O que não pode é a diretoria tapar os olhos e simplesmente fechar um setor do estádio que já é pequeno.
        Essa sinergia entre torcida e time no estádio é fundamental para nossas conquistas merece uma atenção especial da diretoria.
        É uma crítica construtiva um time com Fred, Robinho, Elias, Cazares, Valdívia, Victor estrelas mundiais merece casa cheia.
        Nossa torcida é SHOW, e o Show não pode acabar!
        Saudações!!

        1. Desculpe-me Pablo. É que eu não completei meu raciocínio na resposta anterior. Eu concordo com você sobre a necessidade de ter campo lotado. O preço do ingresso é proibitivo para a maioria da massa. Então, porque em vez de fechar setor não fazem promoção com preços acessíveis? Como eu disse a responsabilidade é desses dirigentes que não estão nem aí para torcedores. Fazem de tudo para dificultar a nossa presença. Além dos preços proibitivos, não temos estacionamento, nem transporte coletivo decente, nem segurança num estádio com o mínimo de conforto. Se é que podemos dizer que há conforto. Não temos bebidas e o que se come é porcaria com preços extorsivos. Como ter ânimo para ir? Como levar familiares? Afinal, somos humanos e merecemos respeito e consideração.

    2. Na minha humilde opinião, acho q os preços dos ingressos pros não sócios é que são caros em jogos contra times sem muita expressão. Não tô querendo justificar nada, pq deveríamos lotar o horto em todos os jogos independente do adversário. Tem a crise econômica também, onde as coisas estão caras e o salário defasado. Moro no interior e já estive em alguns jogos. Gostaria de ir em todos, mas a distância e o meu trabalho dificultam essa vontade. Agora mudando de assunto, voltando pro Galo: eu não entendi a nossa diretoria, gastou dinheiro pra trazer o Valdívia, sendo que o Inter no início do ano queria o Carlos Eduardo e nessa negociação falaram do Maicossuel. Seria uma ótima oportunidade pra ficar livre dos dois. O Maicossuel, enquanto não aprender q futebol é coletivo, que tem q tocar a bola, sempre que entra deixa o time com um jogador a menos. Contra o Paraná foi assim, o Caixa disse o nome dele, no máximo três vezes, durante o tempo em que ele esteve em campo. Poderia ter trocado pelo Valdívia e pelo William, lateral direito, que ainda colocaria pressão no Marcos Rocha parar de instabilidade. Pq se ele jogasse mal, poderia sentar no banco e nem precisaria de buscar o Alex Silva no Mequinha. Saudações alvinegras.

      1. Ricardo, a verdade é que ninguém quer o Carlos Eduardo uma das piores contratações do Atlético.
        Acabando o contrato com o Atlético ou ele vai para um time de serie B ganhando no máximo 30 mil reais ou vai encerrar a carreira pois não joga nada e ninguém quer a muito tempo.
        Imagina o prejuízo do Galo o cara ganha mais de 200 mil reais por mês para só treinar e nem ser relacionado para os jogos por deficiência técnica, é ruim demais….
        Putz como o Galo embarcou nessa canoa furada, vai saber né …
        Saudações

    3. Pablo saudações ! Tbm fiquei matutando o por que de ter este setor fechado em jogos sem grandes expectativas de público .No jogo frente ao florC esta medida foi implementada ,o que gerou insatisfação dqles que adquiriram bilhetes p/ o setor , é certo q foram transferidos p/ outro local , mas gerou desconforto. Amigo me indicou um @ que tem uma estatística bem legal – planilha bem detalhada – que pode explicar esta tomada de decisão . Aqui óh… @galoestatistica , perfil bacana de acompanhar veja lá . Concordo qdo dizes que estão fabricando uma geração de torcedores de sofá , mas se fizer futebol com o coração hoje em dia , os Clubes perecem administrativamente falando, as cifras que giram entorno dele ,são astronômicas levando em conta os anos 80/90 . Com o advento do sócio torcedor – bom para o Clube – a “favela” que empaturrava o Mineirão como exemplo, ficou alijada de adentrar ao estádio infelizmente ! E olhe que em se tratando de GALO ela era e ainda é a maioria . Fica a pergunta ; quem perde com isto td o Clube ou o torcedor menos abonado ? Pelo coração, fico com o torcedor – a cachorrada – pelo motivo de ter crescido vendo ela carregar o GALO na ‘carcunda , no gogó ‘ , só ver qdo os preços são mais populares e a favela desce, como o comportamento da torcida é outro. Cabe ao GALO caso nosso estádio seja concretizado ,criar um setor popular, com preços tbm populares, e resgatar este ex-torcedor de estádio ,que hj infelizmente só pode ver seu GALO sentado no sofá …pergunte à ele se gosta de ali estar ,pergunte … abraço GALO

    4. Saudações alvi-negras. Ótimos comentários, mas sobre o fato do não enchimento do Horto, eu confesso que tenho a maior preguiça de ir lá. Tudo é feito para dificultar a compra do ingresso, a chegada, a visualização , a volta para casa. Ainda mais no meu caso que tenho 3 filhos. Sempre penso: a esse jogo vai encher (mais de 15 mil), então fica complicado. Além do mais, desde criança eu ia na GERAL do Mineirão pagando R$2 ou R$5.

      1. Ô mooooço ! Um troco aí pra comprar um ingresso… Não me esqueço disto! Piazada de tão ávida em ver o time do coração ,que os olhos chegavam a brilhar…Assim foi forjada a Massa do GALO… Quem viveu,viveu!só a memória para resgatar estes tempos preciosos dos jogos do GALO e os incontáveis encontros dele com o Mineirão raiz. O hino cantado em toda sua essência os 90min e logo ao final o grito de GALO ecoava pelo concreto fazendo tremer os adversários… êhhhh…GALO ! Que tempos mágicos foram aqueles… Abaixo as arenas sem graça e vivas às gerais de raiz… Saudações Eduardo Santos …GALO

        1. É Galodamata! Só quem pagou 0,50 centavos no ingresso de geral sabe como era bom!! Eu ia em todos os jogos a pé (morava no bairro Ouro Preto), gastava no máximo 20 conto com ingresso, uns refrigerantes e um espetinho de filé miau na porta! Ingresso mais caro era 40 reais e eu aonda pagava meia entrada! Confesso que no Horto também diminui a minha frequência nos jogos. Saudades do velho Mineirão que não volta mais!

          1. Tempos bons caro Hermano,tempos bons … ! Para vc ver, goumertizaram até o filé miau … aliás hj é proibido,podem achar que a guloseima servirá de objeto contundente e de agressão … – até o radim de pilha foi abolido da festança-como tudo nestas arenas modernas . Daqui a pouco irão proibir o torcedor de comemorar gol do seu time… Festa na sexta paineira nunca mais,uma pena ! Bom jogo p/ nós e Vivas ao GALO.abraço

          2. É verdade Galodamata! Me lembro no primeiro clássico no “novo Mineirão”, fui na expectativa de ver o Galo arrebentar mais uma vez e aproveitar pra matar aquela saudade do tradicional tropeirao! Sai de lá duplamente frustado! Derrota do Galo e um tropeirinho péssimo! Num tinha nem aquele “zoiudo” em cima, a couve crua que dava um toque rústico no prato! Esse tempo não volta mais!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *