Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Nós dominamos a América, aqui ou lá

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

A busca pela posição de destaque continua. Dificilmente, vamos superar a campanha do River. Eles jogam em casa e por um empate, mas não desisto de ligar o secador na próxima semana. Vem funcionando, especialmente, nas quartas-feiras. Calculo nossa situação e não consigo me esquecer da partida no Paraguai. Que noite! Que lama! Por falar em lama, reafirmo que nosso espaço é somente sobre o Galo, de modo que adversários serão evitados. Aqui, falemos apenas de nosso time, pois por ele eu abraço e comemoro com todos. Já festejei até com quem me tomou namorada. Então…

Meus amigos, pensem comigo e percebam o quanto o resultado com o Libertad nos atrapalhou, pois o primeiro lugar geral poderia ser nosso, desde já. Considerando a discrepância entre River e Galo, mantenho a esperança. Outros têm chance de deixar a gente para trás, mas com goleadas inimagináveis, de sete e dez gols de diferença. Muito difícil, mais improvável que o Independiente Medellín surpreender os argentinos. Alcançaremos, numa expectativa conservadora, a segunda melhor campanha, o que possibilita fazermos o jogo de volta em casa, no Independência ou no Mineirão. Nós dominamos a América, aqui ou lá.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Amanhã, o Galo recebe o Fluminense, com casa cheia. Temos contas de 2012  a ajustar com esse time carioca, quando o treinador, à época, era também Abel Braga. É importante pontuar desde o início da competição e manter-se regular até o final. No passado, já experimentamos iniciar bem e cair de rendimento no segundo turno, bem como reagir tardiamente em busca de recuperação. Neste ano, vencemos todas as partidas no Horto. Que assim seja até o final da temporada.

Estamos confiantes. A cada contato com Torcedores, me motivo ainda mais. Vamos em busca de seis títulos na temporada. O primeiro já está sacramentado e os demais encaminhados. Comemoremos como o Atleticano, que sempre se notabilizou pela resignação, merece. A Massa sabe festejar e levantar o astral de todos.

O Tite — técnico que merece respeito, embora eu não tenha por ele qualquer admiração —  convocou a Seleção Brasileira. As preces Atleticanas surtiram efeito e apenas dois ex-jogadores do Galo fazem parte da lista: Diego Alves e Jemerson. Isso comprova que a base de nosso clube revelou bons jogadores no passado. É preciso reencontrar esse trajeto. O nosso temor era duplo. Possíveis desfalques e receio de jogadores voltarem contundidos e, pior ainda, deixaram seu futebol na Granja Comary. Rafael Carioca e Robinho, por exemplo, já estão readaptados, mas Fábio Santos ainda não. Minha opção é pelo Galo, jamais pelo time da CBF.

Para finalizar, comemoro o fato de Luan sinalizar retorno aos gramados. Sempre será ídolo.

35 thoughts to “Nós dominamos a América, aqui ou lá”

  1. Atleticanada enjoada, se o River ficar em primeiro no geral não precisaremos nos preocupar, afinal, não seguirão em frente, creio que sairão já nas oitavas, escrevam ai.

  2. Boa tarde, Eduardo e Massa! O River pode chegar em primeiro agora e ser desclassificado no primeiro mata-mata e o Galo continuar na ponta…rs. Quanto à base, acho que nos últimos anos tem revelado bons jogadores, como Bernard, Jemerson e agora o Gabriel. E por falar nisso fiquei feliz em ver o Capixaba relacionado pra o jogo amanhã contra as tricoletes. Tenho muita esperança nesse moleque. Abraços. Ah..namoradas vêm e vão, mas Galo é Galo!!

  3. SObre o primeiro lugar geral na Libertas, ouso esperar que o River possa ser desclassificado nas oitavas por um time que não esteja melhor colocado que o Galo. Por que não ?

  4. Sábia decisão de poupar o Robinho do jogo contra o Fluminense, daqui em diante é assim que deve ser manter o esquema e a base e conforme o desgaste poupar 2 ou 3 jogadores.
    É muito melhor poupar o jogador preventivamente e um ou dois jogos do que perder o jogador por dois ou três meses.
    Essa maratona de 10 jogos em um mês nenhum time aguenta sem poupar e administrar o desgaste físico dos jogadores.
    O Atlético ta certíssimo e de parabéns, vamos ver como o time se comporta sem o Robinho, Otero vai ser seu substituto e no banco ainda temos o Maicosuel, Marlone e Rafael Moura se precisar.
    E a novela Valdivia hem, ta igual a do Clayton e já encheou o #$%&.
    O Valdivia é bom jogador mas não é essa Brastemp toda não é nível do Clayton por tanto se der certo ótimo será muito bem vindo, se não der tchau o que enche o sa%&$ é essa novela.

    1. Calma, Pablo, calma. Saco cheio pesa. O Otero geralmente joga melhor quando o Robinho não está jogando. Os dois se embolam muito ali no meio e o Otero não joga na esquerda tão bem quanto o Robinho. Amanhã ele deverá render mais.

  5. Bom dia Eduardo e massa atleticana!
    Antes o meu alerta estava ligado quanto ao esquema de jogo, o posicionamento errado e a postura de alguns jogadores… agora, com o esquema acertado e os jogadores impondo intensidade nos jogos, meu alerta está ligado em relação às opções de banco.
    Hoje temos Leo Silva em recuperação e Robinho poupado para o jogo de amanhã. Do treino hoje foram poupados R. Carioca e Adilson por desgaste muscular. Veja bem: desgaste muscular! Tendo em vista que o Roger adotará o esquema com 3 volantes, acho imprescindível a chegada (além do Roger Bernardo) de mais um volante de qualidade. Não acho uma boa ideia confiar em Yago e Ralph nos momentos decisivos. A base tem que ser usada no Mineiro, Primeira Liga e contra times fracos no Brasileirão. Fora isso, contra times fortes e em jogos decisivos tem que ser usado potência máxima e experiência em campo.

    Portanto, gostaria de ver a diretoria trazendo reforços de alto nível para a zaga e para a volância. Se junto com esses reforços vier realmente o Valdívia e com o retorno do Luan, acho que o Galo se torna o time mais forte do Brasil no papel e na prática. Mas pra isso é imprescindível mais um zagueiro e um volante.

    Quanto à sequência da Libertadores, eu não costumo me importar muito com adversário e nem de ter que decidir fora de casa. Eu penso que mesmo jogando a primeira partida em casa, basta construir um resultado seguro e jogar com inteligência fora. Sei que na prática é diferente, mas eu particularmente não consigo me importar muito com isso. Só sei que com o time acertado, jogadores experientes, um treinador competente e uma torcida como a do Galo, qualquer situação é favorável. Vide 2013 e 2014.

    Amanhã imagino um jogo apertado. O time do Fluminense é rápido, se movimenta bem, mas acho que o Galo vence o jogo. Arrisco 2×1. Na verdade, arriscaria 2×0 se o Leo Silva fosse jogar heheh

    Mas vamo que vamo. Com reforços pontuais, acho que temos plenas condições de ganhar Libertadores e mais um título nacional, seja Copa do Brasil ou Brasileiro ou os 3!
    Saudações!

  6. A MASSA tem que lotar o Horto amanhã, e jogar junto com o time, é um jogo difícil, o time deles têm bons jogadores. Peço a nós torcedores que estejamos atentos a tudo que se passa e inclusive nos ” Bastidores” e esse recado também vale ” a Diretoria a ao Presidente Daniel….temos que manter o foco, a serenidade, com pé no chão, sem oba oba, respeitando todos os adversários, esse dever de casa tem que ser feito por todos nós, jogadores, comissão, torcida, para que tenhamos o sucesso e alcancemos os objetivos tão sonhados por todos nós……..espero que o Valdívia venha, somará muito no elenco, temos muitas competições importantes…..e também venha um meia e um zagueiro pra compor e reforçar o elenco……fazendo o dever de casa bem feito, alcançaremos a Glória!

  7. Eduardo, parece que um comentário que enviei mais cedo está extraviado por aí. Ele não foi publicado e quando tento reenviá-lo recebo aquela mensagem: “Detectado comentário semelhante. Parece que você já enviou”. Tem como verificar isso? Obrigado desde já.

  8. Vencer ou vencer amanhã . Acredito na evolução do time . O Roger demonstrou q sabe o q está fazendo ! Anderson Martins e Valdivia chegando entramos definitivamente no caminho dos títulos. Galoooo 3×1 contra o FlorC

  9. Bom dia Eduardo e amigos atleticanos. Voce está cobertp de razão ao lamentar aquela partida no Paraguai, naquele dilúvio. Ali realmente nos faltou sorte , não tem nem como comentar futebol naquele campo , no pasto que se transformou, naquela noite. Impraticável , e o grande prejudicado foi nosso time. Vida que segue, nosso bom momento não nos permite chorar , bola pra frente. É dificil, porém não impossível a derrota do river semana que vem , seu adversário ainda tem chances de classificação, isto muda completamente o panorama do jogo . Quanto ao zamora,que está nesta libertadores somente para ser sparring , levará goleado do gremio , time famoso por massacrar cachorro morto.
    Nada disto não nos importa, o que realmente importa é nosso momento bom,com tendencia a melhorar . Foco total no brasileirão , domingo tem jogo contra este apadrinhado da globo e das falcatruas extra campo , todo cuidado é pouco, de molho na arbitragem , não pode facilitar com este povo, eles não conhecem limites para a roubalheira, tanto é que estão disputando a série A, quando na verdade , teriam que estar na B ou C.
    Nesta lacuna da libertadores , a consolidação de bons resultados se torna fundamental , oportunidade de ganhar mais entrosamento, ensaiar mais jogadas, treinar táticas , jogadas ensaiadas , tudo para estar voando na sequencia da libertadores. Eventuais tropeços virão , é do futebol, faz parte. Seria muito bom contar com valdívia (ressalte-se: bom para o Galo, melhor para ele, valdívia , quer melhor vitrine?), mas parece que os moranguinhos refugaram da proposta atleticana de incluir este bonde erazo na negociação. Digo e repito , para a continuidade da temporada, precisamos de um zagueiro e meia , as competições deste extenuante calendário assim o exigem.
    E vamos lá Galão, atropelar o que aparecer na frente.

    1. Evandro, saudações! Parece que o assunto Valdívia deu uma esfriada. Ao q se sabe entre GALO e ele TD ok, problema é o tal de empresário. Recuo do GALO é pq o que era p/ ser um simples negócio, virou leilão …GALO certinho, quem precisa de vitrine é jogador , não no contrário. Bom reforço, mas sem o leilão… De resto é fazer um bom jogo frente ao florC e dar sequência ao crescimento da nossa equipe. Não existe jogo fácil,a facilidade vem de encontro com uma boa atuação. abraço ?GALO

      1. Bom dia, Galodamata e bom dia, Evandro Pereira. Um abraço atleticano para vocês. O negócio do Valdívia virou leilão realmente. Burrice do pessoal de lá. O jogador está isolado lá e não vai aparecer. Aqui, com libertadores e tudo mais ele estará na maior vitrine que eles poderão encontrar. Mas, tem Dirigentes e ‘dirigentes’, né?. Por isso estão na B. Deveriam é pagar aluguel da vitrine do Galo. Saudações.

        1. Salve Paulo, é isso ! GALO é gigante , é vitrine, não o contrário… Tem um dito popular o qual diz; todos os dias pela manhã sai um bobo de casa… há muito no CAM este dito foi posto em terra…dando lugar ao aqui não violão, AQUI É GALO… Sendo reserva lá, havendo leilão,q fique por lá… abraço ,um bom fds p/ vc aos seus e Vivas ao GALO?GALO

  10. Caro Eduardo e atleticanos de verdade, me lembro muito bem do campeonato de 2012, onde tudo fizeram para o pó de arroz carioca (porque aqui também tem um, a galera das “antigas” sabe do que estou falando) ganhar… Só não conseguiram parar o nosso time, naquele que talvez tenha sido o melhor jogo daquele campeonato Galo 3 x pó de arroz 2, na catedral…. Bem que a arbitragem tentou mas não teve jeito…. Ronaldinho barbarizou, quem consegue esquecer o lance no final do jogo do terceiro gol? Ele vê o Leo Silva em disparada na direção do gol e coloca com se fosse com as mãos na cabeça dele… E a vibração do Leo? Coisa de atleticano de verdade…. Que o espírito daqueles jogares baixe nos atuais e eles obtenham mais uma grande vitória…. Para quem quiser matar a saudade: https://www.youtube.com/watch?v=uP-GNNNJNR8 , com narração do nosso “Caixa”.

    1. Hoje a mariada fica querendo colocar apelidos que não pegam tipo cocotas, gaylo, frangas e etc. Tudo revolta por serem marias. Me lembro bem quando o time delas entrava em campo e jogavam pó de arroz para saudar…kkk. Nós mais velhos nos lembramos disso. Como também quando formaram a torcida cru-gay e o Odair Pinto foi desesperado tirar a faixa do alambrado do antogo Mineirão kkk.

  11. Bom dia!!
    Pra mim é irrelevante ficar em 1,2, ou 3 no sorteio qualquer um que vier é pedreira , inclusive pode ser o melhor segundo colocado de todos.
    A vantagem de se jogar a segunda em casa é muito relativa e o time tem que mostrar isso dentro de campo, fomos eliminados pelo Atlético Nacional e pelo São Paulo jogando a segunda em casa, cadê a vantagem?
    Libertadores é Raça, Controle Emocional, Determinação, são jogos de 180 minutos não adianta fazer um jogo bom e entregar no segundo tem que ter Equilíbrio.
    Até que fim vejo o time preparado e equilibrado tanto para os jogos em casa, quanto para os jogos fora.
    Não pode ter clima de já ganhou, de oba oba, de subestimar os adversários, a Libertadores é muito traiçoeira quem entra de salto alto cai, vide Flamengo esse ano.
    Eduardo não entendi muito bem seu comentário, qual discrepância que você se referiu entre o Galo e o River???
    Sentir um tom “pejorativo” na qual não posso concordar, o River é um Gigante da Argentina, tem Camisa, Tem torcida e tem títulos muitos títulos, inclusive Campeão Mundial, tri Campeão da Libertadores e 14 vezes campeão Argentino, merece todo nosso respeito.
    Se agente quiser ser campeão esse ano, vamos ter que respeitar nossos adversários seja ele qual for, de um Botafogo ao River Plate vamos ter que lutar muito.
    O Botafogo é o maior exemplo disso esse ano, um time operário sem craques com o Pimpão de matador e já eliminou 4 campeões da Libertadores, Colo Colo, Olímpia, Atlético Nacional (que é o atual campeão) e Estudiantes.
    Com o time equilibrado e os resultados acontecendo é natural a euforia da torcida, que essa euforia fique só nas arquibancadas e o time entre focado e respeitando os Adversários principalmente o River Plate, Palmeiras e Grêmio.
    Sem essa de melhor elenco, melhor time, Barcelona das Américas, etc aqui é Galo e vamos bicar um de cada vez.
    A caminha é longa, o importante é que estamos no caminho certo, esse Galo é Forte e Vingador!!
    Eu acredito!!

    1. Concordo Pablo. Eu não vejo muita vantagem nesse negócio de decidir em casa. Acho que independente da situação, o time tem que entrar concentrado, respeitando o adversário (no sentido de não subestimar) e ter espírito de Libertadores; ou seja, não tem bola perdida, não tirar o pé, não dar espaço e não perder gols fáceis.
      Vejo o time do Galo preparado pra isso, mas seria melhor ainda se chegasse mais um zagueiro e mais um volante. Segurança defensiva na Libertadores é meio caminho andado para o título.
      Saudações!

  12. Dia GALOsfera Alvinegra, dia AAL- academia ATLETICANA de letras- e aos Atleticanos/as do planeta.
    >Só espero que para o GALO nas oitavas não tenha nenhuma loteria, por mais que tu tentes , impossível prever os confrontos que acontecerão nelas. Como sempre,Commenbol e seus regulamentos mal redigidos e difíceis de entender. Mas como quem quer sair CAMpeão tem de vencer até os mesmo regulamentos , prá cima deles GALO! Qto ao time da cbf , vamos ver como serão nas convocações mais à frente,ali qdo a coisa estiver sendo decidida. Vamos lembrar que um de seus queridinhos tem de dar-lhe explicação pós eliminação. Precisa nem falar quem, o time da camisa feiona ,o inimigo n°1 de todo Atleticano… Abraço bom jogo p/ nós e Vivas ao GALO!?GALO

    1. Pô Dudu ! Ter a namorada roubada tem jeito comemorar não , nem levantando um CAMpeonato. Como conseguiu tal proeza meu jovem …rsrs – com todo respeito é lógico- abraço ?GALO

        1. Aí tu me desarmou! Tudo pelo e para o GALO não há argumentos para tal , portanto ; Vivas ao GALO é vivas tbm às namorada, GALO saiu ganhando…rsrs abraço ?GALO

  13. Bom dia, é lógico que precisam descanso, não tem ser humano que aguente tanto esforço, mas pra mim jogo do galo fim de semana e no meio da semana tá demorando demais, tá bom demais vê esse time jogar kkkkk

  14. Eduardo, bom dia. Devemos levar em consideração e manter os secadores ligados na potência máxima, o seguinte: O River tem chances de ser campeão argentino e está jogando com time misto. Além disso, como já é primeiro do grupo está rindo à toa. O Medelin tem chance de classificar em segundo no grupo e com certeza vai jogar tudo o que sabe e pode lá em Buenos Aires. Então, a chance do River perder e ceder o primeiro lugar geral para o Galo é real. Como já disse me preocupo mais com o Grêmio. Sete a zero é moleza contra o Zamora. Saudações atleticanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *