Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Nada é impossível, aqui é Galo!

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Sem receio da ameaça que incomodou durante boa parte do Campeonato Brasileiro, vamos a Salvador pegar um time perigoso e em ascensão, o Bahêa! No primeiro turno, a derrota em Belo Horizonte decretou a demissão do treinador Roger Machado. Já naquele momento, ainda no primeiro turno, o Galo mostrava a instabilidade emocional e – consequentemente – em campo não conseguia os resultados que a Massa esperava. Naquela altura, já na 15ª rodada, perder de dois a zero em casa para o time baiano foi inadmissível.

Afinal, em 15 jogos, somar apenas 19 de 45 pontos disputados não estava nos planos de uma Torcida que acabara de comemorar o título mineiro, com toda honra e justiça. Somávamos seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas. A maioria em casa: Fluminense, Santos, Atlético do Paraná e aquela para o Bahia. A outra fora tinha sido para o outro baiano, o Vitória. Essa parte da campanha é conhecida e a segunda, então, foi de pior memória: a Era Micale. Agora, com novos ares, sob o comando de Oswaldo de Oliveira, apesar de o time baiano poder ser considerado favorito, afirmo que qualquer resultado pode ser considerado normal.

Não vou me surpreender se o Galo vencer e até convencer hoje à tarde em Salvador. Instabilidade é o outro nome do Atlético neste 2017! Mas, nesta oscilação, acabou prevalecendo os piores momentos. Por exemplo, perder duas vezes para Vitória, Fluminense e Santos não é algo que o Atleticano possa aceitar passivamente. Vencer apenas três adversários nos dois turnos, também não é algo de time que busca título e/ou boa classificação na tabela.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

O que afinal aconteceu e ainda acontece no elenco é coisa para ser discutida internamente entre quem é remunerado para isso e aqueles que se dizem abnegados para dirigir o destino das nossas cores. Claro e evidente que o assunto cabe em nossas resenhas de Torcedores. Se tiver mesmo uma ou mais frutas podres no elenco, é algo para ser resolvido e começar 2018 livre disso.

Hoje, com os desfalques pontuais e impostos por punição e até mesmo contusão, alguns jovens valores terão oportunidade de mostrar a que estão no Galo. Tem posição em que a oportunidade de mostrar serviço é hoje. Não basta ser Atleticano, é preciso balançar as redes adversárias. A hora é agora. Se acontecer uma vitória, além de surpreender este escriba e boa parte da Torcida, seguramente vai nos devolver aquela esperança que guardamos na prateleira. Afinal o Bahia, assim como o Vasco no meio da semana, são candidatos e rivais diretos na briga pela sonhada vaga na Libertadores. Perdemos para ambos em Belo Horizonte. Se foi anormal o resultado aqui, que façamos outra anormalidade lá na casa deles.

Enquanto isso, nas divisões de base, dominamos tudo e até já disse sobre essa condição. Hegemonia mineira de mamando a caducando, vale dizer, o Galo fez barba, cabelo e bigode. Se nos profissionais deu Galo, na base – da mesma forma – só dá Galo. O sub-14 encaminhou a última que falta, depois de meter 3 a 0 no concorrente, na primeira partida da final e na casa do adversário. Sábado próximo, como hoje em Nova Serrana, eu vou para consolidar e carimbar que quem manda no terreiro de Minas Gerais é o Clube Atlético Mineiro. Os garotos repetirão o que o sub-15 e o sub-17 já haviam feito. Massacre!

Já no sub-20, foi 4 a 0 sobre o time da minha Araxá. Passei lá em Nova Serrana e, em que pese nossas críticas, tem garoto que pode dar fruto no próximo ano. O resultado, conforme previa, deu o que adiantei. Disse que seria um time de camisa preta e branca listrada, que começava com a letra A e cujo mascote com G e tinha penas e bico. Não deu outra.

25 thoughts to “Nada é impossível, aqui é Galo!”

  1. Vergonhosa essa arbitragem do Claus.

    Victor falhou feio no segundo gol. Caiu no chão depois que ela já tinha quicado. Nem saltou em direção a bola.

  2. Do mesmo jeito que o Baêa veio aqui e venceu o Galo, o mesmo poderá acontecer daqui a pouco lá na boa terra. Independente do resultado, da situação, da oposição e da pontuação, o GALO é o GALO! E estarei sempre torcendo para o glorioso Clube Atlético Mineiro!

  3. Boa tarde Eduardo. Com todo respeito que ele merece, mas o O.O. não é técnico para o Galo, ele é um verdadeiro chá de chuchu, nosso técnico tem que ser um cara mais pilhado, um cara capaz de recuperar a raça e a vontade de vencer no nosso Galo. Obrigado O.O. pelo trabalho, agora vamos contratar um TÉCNICO DE FUTEBOL, afinal de contas este ano só tivemos treinadores

  4. Boa tarde a todos!
    Apesar de todos os desfalques, estou mais otimista e esperançoso numa vitória hoje. O time estará mais jovem e com certeza quem entrar vai dar muito mais sangue e raça. Vamo Galão da massa trazer os 3 pontos e entrar definitivamente na disputa pelo G7.

  5. Sem Adilson, Fred e Marcos Rocha. São 3 carniças a menos… hoje portanto é mais fácil ganhar do Bahia. Meu galão tem que se livras dessas 3 carniças e levar também junto Elias, Luan, Robinho. Sem essas 6 carniças, o galão pode começar a melhorar…

  6. Caros,
    Ninguém vai reclamar dos títulos da base, mas comemorar isso é o q temos chamado de americanização do Galo. Some-se às conquistas da base, a transferência dos jgs para o pequeno gigante Independência e a “entrega” do Salão de festas pras marias e temos mesmo q botar a barba de molho…base é prá revelar, se ñ revela de q valem os títulos. Nada. Título q vale é do profissional, e é nessa tecla q temos q bater. Queremos o Br18…TEMOS Q VOLTAR A VENCER O BR, CUSTE O Q CUSTAR. Fora os Jabazeiros q ganham ñ sei o q prá reverberar as crônicas do JC Super, puxassaco de Cartola.

  7. Boa tarde, MASSA! Hoje será mais um dia sofrido, normal para nós. Tenho fé nos que vão para o jogo de mais logo. VAAMMMÚUUUUU 99AAALLLLÔOOOOOO!!!!!!!!!!

    PS.: Em MINAS GERAIS quem manda na bola é o 9ALO. Assunto encerrado.

  8. Sinceramente? O Bahia venceu de 2×0 no Horto no primeiro turno e venceu o Cruzeiro de 1×0. Se não jogar com marcação cerrada a lógica indica o resultado.

  9. Bom dia Eduardo e Massa Alvinegra!!
    Concordo com você Eduardo, qualquer resultado hoje será normal, isso porque o Galo não passa muita confiança pra nós, torcedores apaixonadoa e exigentes.
    Tomara que venha a VITÓRIA, não o rival do Bahia, mas gana de vencer, vencer, vencer…
    Eduardo, estou na sua cola no game virtual My Team Atlético MG, se cuida hein? ! rsrsrs
    Um forte abraço…
    Sempre acompanhando daqui de Berlim, digo Betim.

  10. O Araxá perdeu o título, mas a pontuação do Galo, sequer chegaria perto, se fosse campeonato de pontos corridos.
    Então menos oba-oba com esses garotos da base.

    1. A bem da verdade, se somar a pontuação das três fases, ou seja, preliminar, hexagonal e final, os dois atingem 49 pontos. O Galo supera nos critérios de desempate, previstos no regulamento e aprovado por todos os concorrentes.
      Em tempo. Ambos jogaram 22 partidas e venceram 15 vezes, empataram quatro e perderam três jogos. Daí o Galo marcou 52 gols e sofreu 15, com saldo de 37 favoráveis. Já o Ganso fez 45, tomou 21 e o saldo ficou em 24 gols.
      Nas quatro partidas entre ambos, foram duas vitórias Atleticanas (3a0 e 4a0) e duas derrotas (0a2 e 0a1).

  11. Saudações!
    Se o desejo de uma grande parte dos torcedores seria a saída de alguns medalhões ,ai esta .
    Chegou a hora da onça beber agua e com o q temos para hoje pode tirar as duvidas de muitos ,dos desfalques q teremos mais logo ,na minha opinião ,apenas Gabriel ira fazer falta ,mesmo q ainda acredito q ele seria um otimo volante estilo Pierre ,não o vejo como um defensor pela baixa estatura sendo q muitos gols aéreos ou ate mesmo jogadas do mesmo estilo ele peca nesse quesito .
    Tambem gostaria q o tal do Elias ficasse fora desse jogo ,não pelas declarações infelizes ditas por ele ,isso faz parte ,mas sim pelo futebol apresentado ate o momento ,esta devendo e muito.
    Que bom q Fred nao estará em campo , sinceramente nao gosto desse atleta ,nunca gostei e desde q passou a jogar pelo CAM eu não estou satisfeito com essa draga .
    No mais acredito q o time possa apresentar um futebol de raça ,visto q a maioria dos desfalques proporcionara uma entrada de substitutos com mais garra e raça ,é o q o torcedor deseja vindo desses atletas .
    Boa sorte galo!
    Abraços a todos !

  12. É impossível ser campeão sem departamento de futebol, apostando em jogadores velhos e caros sob a batuta de um fracassado vagabundo como o Daniel Nepomuceno.
    Pronto falei

  13. Enquanto alguns vivem nesta ilusão de que título é bobagem, de que o que vale é a paixão, hoje vamos a Bahia, enfrentar um adversário que tem mais títulos brasileiros que o Galo. Enquanto isso, comemoremos os títulos da molecada. Dureza!

  14. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Não pode ser. Certas coisas só acontecem com o Galo. Como estamos em final de temporada, tem muita gente fazendo corpo mole. Quando não é cartão, é o maldito DM que está sempre lotado.
    E a Diretoria vê tudo isso com indiferença.
    Eu não confio em mais nada, muito menos nesse time que irá a campo hoje.
    Já estou com o lombo preparado e calejado para mais uma lambada.
    Quanto à Base, ganham tudo, mas revelar jogadores que é bom, nada.
    Como 2018 está distante. Que chegue logo. Quem sabe, renascem nossas esperanças.

  15. Com tantos desfalques, em outros tempos poderíamos ficar preocupados; mas por incrível que pareça, hoje nos sentimos aliviados. Isto porque os ditos titulares, são uma vergonha e qualquer um que entrar lá fará a mesma coisa, ou até melhor, porque jogará com mais vontade e raça. Quanto a laranja podre no time todo mundo sabe quem é ou que são, mas preferem se omitir ou blindá-los. E só por isto estamos aqui todos os dias fazendo deste espaço um muro das lamentações.

  16. Bom dia a todos. Já postei anteriormente e vou de novo dizer que o futebol de hoje a marcação começa no campo do adversário, não é nenhuma novidade todos sabemos disso, agora Fred/Robinho/Casares e Elias não marcam ninguém então a bola chega muito fácil na nossa área. Por isso que jogadores veteranos não estão tendo vez, o futebol ficou muito rápido.Mas independente disso a nossa defesa é muito vulnerável, podíamos tentar trocar de lado os dois centrais pois o Gabriel é mais novo e veloz que o L. Silva, ou uma zaga com Gabriel e M. Mancini ou mesmo Bremer e Mancini o fato é que também temos que entrar com dois volantes marcadores p/aliviar a defesa principalmente os laterais, é o que penso. Hoje um bom jogo p/testarmos jogadores que não vem atuando, vamos acreditar, vamos Gallooo. Saudações Atleticanas.

  17. Como é bom um domingo com jogo do Galo sem fredcone.
    As marias estão impossíveis , títulos é com elas mesmo , ontem faturaram mais um: o clube mais acionado na fifa de todos os tempos.

  18. Bom dia Eduardo! Bom dia MASSA! Se a esperança é a última que morre, a do Atleticano morre depois. Pelo menos não teremos em campo alguns dos quais pedimos a cabeça e poderemos comprovar se de fato o treinador é teimoso ou não tem ninguém melhor para substituir… Quanto ao Sub-20, quando vi o resultado do jogo, me passou uma questão: O Araxá jogou de azul? Vai Galooooo! ?

  19. Confio nos garotos da base, que têm raça! Está mais do que na hora de tirar medalhões do time, tais como Victor (frangueiro que não saiu de debaixo da trave de jeito nenhum, embora tenha 1,92 m), Leonardo Silva e Fabio Santos, que não marcam ninguém, Elias, que não disse a que veio, Robinho e Fred, duas decepções, por falta de vontade de jogar. A diretoria deve trabalhar o lado psicológico do Cazares, que deve estar sentindo falta de seus familiares. É craque, ma muito instável! Confesso que, depois de 60 anos torcendo, hoje sinto vergonha de ver esse timinho jogar. Quem se acostumou a ver Reinaldo, Luisinho, Eder, Marcelo, Cerezzo, Cincunegui, Osmar Guarneli e outros tantos craques, não se conforma com essa situação.

    1. Prezado,
      Discordo pelo citado Victor e Fabio Santos. O Victor apesar de suas falhas ainda é um dos melhores goleiros do Brasil. haja vista, que todo goleiro falha. Quanto ao Fábio Santos é o jogador mais regular do elenco do Galo e no Brasil atualmente não há laterais de qualidade disponíveis. Ao que se refere ao Leonardo Silva, é um ídolo, mas a sua idade está comprometendo. Todavia, tudo isso é culpa da Presidência do Galo que não fez um planejamento correto, inclusive, com um Diretor de futebol de verdade. O nosso elenco é envelhecido e desequilibrado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.