Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Missão dada é missão cumprida!

Atlético

Por José Roberto

Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo. Com um forte sentimento de dever cumprido, é chegado o momento de recolher as bandeiras e por fim a “missão” que me foi confiada pelo meu amigo Dudu, a de número 50, diga-se!

Nestes 10 meses, sempre às quartas-feiras, foi um aprendizado a cada semana, a cada postagem. Não é fácil escrever sobre o Galo, muito menos agradar a todos que nos dão a honra de tê-los como leitores. Falando nisso, obriGalo por nos aturarem.

Falar que o desafio que nos foi proposto no dia 10/03/2018 seria fácil, soa meio piegas, não era e isto é fato! O Canto do Galo havia crescido, as crônicas do Dudu falam por si, e para segurar a peteca, não bastava apenas encher linguiça, teríamos de nos superar, ainda mais que o momento do Galo não era muito favorável.

Quando as coisas caminham bem, é fácil, basta elogiar e fazer previsões mirabolantes, mesmo não acreditando que elas irão acontecer, que no final tudo dá certo. Não é bem assim!

Os leitores do Canto são antenados com o noticiário do Clube – a maioria sabe o tamanho da nossa Instituição e por isso cobra- e para manter o bom debate o conteúdo das postagens têm de ter um certo respaldo com a verdade.

E dizê-las, as vezes, não é bom para quem está lendo/escutando. Ninguém aqui é contra o C.A.M., muito pelo contrário, o defendemos com unhas e dentes, mas nem por isso iríamos fechar os olhos para os desmandos e trapalhadas que por acaso estavam contribuindo para diminuir nosso Clube, não mesmo!

Por isso, a excessiva cobrança que teve ênfase na maioria das postagens. Como disse, elogiar é fácil quando as coisas funcionam ou quando sentimos que algo está sendo corrigido.

As críticas só acontecem, pois dão margem a elas para que aconteçam. Trabalhem direito, façam o Clube ser evidência dentro e fora de campo. Sejam transparentes que as críticas diminuirão e darão lugar aos bons argumentos.

Elogios não fazem bem nem a eles próprios, quanto mais a quem mesmo trabalhando bem, ainda estará sujeito a cometer deslizes. As críticas quando bem absorvidas nos fazem crescer, por isso a necessidade delas.

Afinal, o perdedor/orgulhoso prefere perder-se a perguntar qual é o seu caminho. Quantas coisas perdemos por medo de perder? O dia que entenderem o tamanho da nossa Instituição, talvez, esses cartolas almofadinhas a tratem da forma como ela merece ser tratada.

Enquanto isso não acontece, a torcida tem de se impor e segurar a bronca, cobrando fora de campo e empurrando o time para as vitórias quando este se apresentar diante dela. O C.A.M. é eterno, os almofadinhas amadores passam, simples assim!

 O C.A.M. é a nossa causa, sempre foi, bem ou mal procuramos e soubemos defendê-la aqui no nosso Canto. O que fica é uma ‘mistureba’ de sentimentos. Primeiro de alegria por cumprir bem o nosso compromisso.

Em momento algum houve interferência do Dudu na pauta dos textos, pelo contrário, sempre esteve ao nosso lado. Concordando ou não com o que foi exposto no conteúdo, jamais interferiu. O respeito à livre expressão sempre foi o carro chefe deste espaço.

Quem conhece o Dudu, sabe a grande pessoa que ele é, um gentleman, um baita Atleticano como todos nós. Já disse isso a você e repito agora, obrigado pela confiança, espero ter contribuído bem e superado as vossas expectativas, de minha parte foi um prazer . “Tamu” junto meu nobre amigo e #GaloSempre!

Segundo de tristeza pelo momento vivido pelo Galo. Sabemos do potencial que é essa  Instituição. Nossa estrela nasceu para brilhar e não ser ofuscada por vaidades pessoais de quem se acha dono do Clube. O Galo é gigante e assim deve ser tratado.

Por fim, um forte abraço aos amiGalos! Agradeço novamente a convivência virtual, até  qualquer dia. Vamos dar um moral ao novo blogueiro, sorte à ele. Saudações.

18 thoughts to “Missão dada é missão cumprida!”

  1. Bom dia a todos. O que ganhei no ano de 2018 foi os textos do canto do Galo, os comentários e análise de nossos irmãos atleticanos. O nosso GALO não ganhou nada, espero que em 2019 ganhe. Que 2019 possa nos dar muitas alegrias, bom 2019 para todos nós. Aqui é GALO…

  2. O Galão tem que voltar pro Mineirão. Jogar no Indepa tá afundando o time. O campo do sete não merece o galo. Ele é tão insignificante quanto o micróbio verde.
    Mas parece difícil de entender
    A maior torcida de Minas tem que jogar no maior Estádio de Minas.
    Que saudades dos tempos de Mineirão.

  3. O futebol brasileiro está nivelado por baixo. Ganha quem tiver o melhor preparo físico e correr mais em campo ; além de um bom esquema.
    E isso foi justamente a causa do fracasso do GALO em 2018. Os jogadores estavam mal preparados fisicamente e corriam pouco em campo.
    No Brasil não há mais CRAQUES; os times mais aplicados taticamente e mais esforçados são os melhores.
    Vejam o exemplo do Palmeiras e Cruzeiro. Os dois não possuem nenhum craque. Ganharam títulos por serem os mais bem preparados física e taticamente.
    FICA AÍ O RECADO PARA LEVIR CULPI.

  4. O NOSSO pior problema é ELIAS continuar. Aí sim estaremos ferrados.
    ELIAS ATRAPALHOU O GALO EM 80% DOS JOGOS QUE PARTICIPOU DESDE QUE AQUI CHEGOU.
    O PROBLEMA É que ele apesar de nada produzir é O MAIO SALÁRIO DO TIME. E aí o que acontece.???? Colocam prá jogar para justificar o alto salário. Não ganhamos mais nada desde que esse jogador aqui chegou e o time caiu assustadoramente de Produção. É uma realidade.
    R. OLIVEIRA está cansado para o futebol e também produz muito pouco.
    DIFÍCIL SERÁ O ANO DE 2019 SE AS NECESSÁRIAS MUDANÇAS NO ELENCO NÃO FOREM FEITAS.

    1. Bom dia, Paulo Roberto!
      Fico impressionado como é que alguns não conseguem enxergar isso!
      Acho que Tiago Larghi, como analista de desempenho até enxergou isso, mas pra azar dele o Gustavo Blanco se machucou e ele se viu obrigado (por forças ocultas) a escalar esse ser inútil e acabou morrendo abraçado com essa praga.
      Saudações!

    2. Bom dia.
      Engraçado, pra mim o pior jogador do GALO é o Fabio Santos que nem pênalti presta mais para bater, finge que marca, não sabe cruzar e as pessoas pega mais no pé do Elias. Acredito que ele tem potencial mais deveria jogar mais avançado. Eu não vejo terra arrasada, se vier os jogadores pontuais temos chance de brigar por td. So não pode é chegar outra barca como ano passado e não aproveitar ninguém. Fora Fabio Santos…

  5. Pitacos:
    – Luan sai apenas se for vendido. Emprestar pra reforçar adversário é ingenuidade.
    – Elias e Cazares são, tecnicamente, nossos melhores jogadores, decidem jogos. Necessitam de companheiros à altura.
    – Pastor Oliveira deveria procurar outro rumo. Apesar dos 22 gols no ano, rende pouco para o time. O futebol atual prioriza atacantes mais rápidos e participativos.
    – Gostei da volta do Réver, mas precisamos de outro zagueiro. Messias ou Igor Rabello seriam boas opções. O problema é que os times deles acham que eles jogam mais do que Maldini e Baresi.
    – Precisamos de um meia canhoto. Gustavo Scarpa ou Raphael Veiga encaixariam bem. Cadê BMG e MRV pra ajudar a trazer?
    – Dodô, Alerrandro, Maquinhos, Leonan e Nathan merecem, na minha opinião, uma chance de mostrar serviço no estadual.
    – João Ricardo está dando sopa. Seria uma excelente contratação.

  6. Vem Tardelli…não vem mais!!
    Vem Churin…não vem mais!
    Vem Igor Rabelo…não vem mais!

    Pra piorar…
    Elias vai pro Inter…não vai mais!!

  7. Bom dia massa, JR e Guru.
    Pois é, postar quando tudo está certo já é difícil, imagina quando a situação está caótica, quanto agora. JR, a divergência é salutar desde que se divirja com respeito; e as vezes aqui neste espaço alguns extrapolam. Mas, o que realmente deve se enaltecer é a semente plantada e Meu Guru e seus convidados, foram excelentes.
    Falar de Galo é algo que transcende qualquer explicação lógica, pois mexe com a paixão e isto não se quantifica e nem se qualifica.
    Que 2019, seja um ano em que nós atleticanos sejamos atacados de amnésia para esquecer tudo que ocorreu em 2018 e nos anos anteriores, fruto das nefastas administrações.
    Valeu meu caro!!!!

    Nota: O Inter tem as cores vermelhas, quem sabe o nosso papai noel mesmo atrasado no traga, aliás nos leve o nosso presentinho. FORA ELIAS!!!!!!!!

  8. Semana de despedidas no Canto… Acompanho este blog desde o início. O nobre guru fez um trabalho incrível, mediar divergência não é fácil. Meus sinceros parabéns e também aos seus colaboradores. Espero que o novo blogueiro tenha a mesma isenção, o mesmo tom democrático e que critique/cobre com a mesma intensidade dos elogios. Já postei aqui e outros leitores também que existe um diferença considerável entre as entrevistas de SP e MG. Por lá, existe forte cobrança, perguntam o que a torcida quer ouvir, não tem essa de jogar confetes… Aqui, muitos elogios, perguntas sem sentido e muitas brincadeiras, talvez por receio de retaliação..
    Sobre o time, Elias já deveria ter sido negociado, outros que também não vejo futuro Fábio Santos e Ricardo Oliveira. Não esperem até Maio para descobrir isso. Façam uma análise fria deste ano, isso se chama planejamento. A Libertadores vem aí, mais agilidade!

  9. Aguardando nosso Galão antagonista!!
    Manchete do dia: Galo deve parcela do Chará, entre erros e acertos extremos dessa atual diretoria a contratação do Chará pelos valores apresentados é muito RUIM na minha opinião pois envolve muita grana e acho que não vale.
    São 6 milhões de dólares por 70% do passe, muito CARO na minha opinião e até agora o retorno foi muito pouco.
    Entre erros e acertos a gestão Sette/Alexandre Gallo ficou devendo e muito na minha opinião.

  10. TMJ
    Vida que segue, bola pra frente e vamos torcer para um ano de 2019 resplendoroso para nós!
    Um 2019 de muita paz, saúde e felicidades a todos nós!
    Como diria o MAGO, #aquiégaloporra

  11. “… não bastava apenas encher linguiça…” Então tá, seu linguiceiro! KKKKKK!! Perder o amigo, sim, perder a piada, jamais!!! A todos os amigos do Canto do Galo o minhas cordiais saudações e sinceros votos de que 2019 seja um ano coberto de muita paz, saúde e realizações!

    Abraços!

  12. Bom dia, José Roberto!
    Bom dia, Eduardo de Ávila!
    Bom dia, Massa atleticana!

    Nesse tempo que tenho acompanhado o Blog, quero destacar a isenção democrática do nobre blogueiro. Uma pena mesmo que ele vai passar o bastão!
    Ao José Roberto também minha admiração e agradecimento por contribuir com textos que disseram muitas coisas que eu gostaria de dizer. Com certeza, suas críticas jamais diminuíram sua atleticanidade! Que você seja muito feliz e bem sucedido como atleticano e como pessoa, de um modo geral!

    Quanto ao nosso Galo, o Natal chegou e passou. Nenhum presente. Pra piorar, continuam presentes Patric, Fábio Santos, Elias e Ricardo Oliveira.

    Ricardo Oliveira, velho e cansado, irresponsavelmente seu contrato foi estendido.
    Elias, preguiçoso e velho (33 anos), a diretoria fala em estender seu contrato…isso não pode ser verdade!

    Precisamos de jogadores bons e novos, se quisermos chegar bem e com fôlego no final das competições de 2019!

  13. Oi Eduardo, José Roberto e Amigos, bom dia!
    Caro Zé, fique tranquilo, missão devidamente cumprida e bola pra frente.
    Quanto ao Galo, o pesadelo continua.
    Por enquanto, Guga e Rever é muito pouco para quem quer competir com times da prateleira de cima do futebol sul-americano.
    Saudações Alvinegras,

  14. Bom dia amigos do Galo. Parabéns José Roberto, seus textos refletiam os sentimentos sentimentos da massa. Infelizmente 2018 o torcedor não teve motivo para comemorar nada, angústia e apreensão dominaram o dia-a-dia do torcedor.

  15. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    Bom dia Ávila!
    Bom dia José Roberto!
    Foi um PRAZER ter lido e participado de suas resenhas. O espaço é destinado à discussões e não para se fazer ” unanimidade”. Podemos discordar de suas opiniões, mas NINGUÉM poderá discordar de sua lucidez e da coerência de seus textos.
    Até a próxima!
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *