Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Manifestação de um histórico cronista Atleticano sobre o GaLLo

Ontem, entre as mensagens recebidas a respeito do nosso time do coração, uma delas me saltou aos olhos.

Márcio Renato Macedo, jornalista, amigo e titular por quase três décadas da imbatível coluna “Contra Ataque”, no extinto e saudoso Diário da Tarde. Márcio, nascido em Luz, se aposentou e foi morar por bom tempo em Arraial d’Ajuda e agora está em Barbacena curtindo a vida ao lado dos filhos: Serginho e Renata. Os filhos são donos do “Champions Bar & Grill”, inigualável ponto de encontro naquela cidade. Vamos ao que diz nosso cronista.

“Lastimável a entrevista do atual diretor de futebol do mais amado clube destas Minas Gerais, paixão maior de todo o nosso Estado.

Vender mais e contratar menos, prega ele. Coisa de time pequeno, ou de clube de empresários gananciosos, onde a ambição vale mais e o amor pela sagrada camisa alvinegra nada pesa. Pelo que se deduz, na opinião dos atuais dirigentes, nosso Galo não passa de um mero vendedor. Balcão de negócios.

E isso me faz voltar aos velhos tempos, onde escrever sobre o Galo era uma missão, exercida por longos 27 anos, com muito orgulho nas páginas do saudoso e querido DIÁRIO DA TARDE, por algum tempo também aqui no Superesportes. Leva-me de volta aos tempos de Paulo Cury e Mazinho, em que jovens valores eram vendidos a preço de banana para o exterior, sem que sequer tivessem tempo de esquentar no nosso sagrado manto.

Coisa semelhante já está acontecendo agora. Bremer e Marco Túlio, mal subiram para o profissional e já se foram para a Europa. Maidana que chegou outro dia mesmo para fortalecer o elenco, já está prestes a sair. E outros, muitos outros, também em breve terão o mesmo destino, como já anunciou o diretor de futebol.

E é por isso que, depois de mais de 12 anos distante, peço espaço ao amigo/irmão Eduardo de Ávila, para esse desabafo. Porque não é possível que tempos tão amargos como aqueles aqui citados voltem a ser nossa rotina.

Durante tempos e tenebrosos anos, vivemos um pesadelo. De repente, nos saudosos anos Kalil, acordamos para um lindo sonho. Não podemos deixar que o pesadelo volte a ser real. A Massa Atleticana, outrora tão sofrida, não merece passar por isso novamente.

Saudações Atleticanas!”

Grande e querido Márcio Renato, com quem aprendi muito sobre jornalismo e minha Atleticanidade, obrigado por nos brindar com seu belo texto. Muito bem colocada sua preocupação, que é a de todos os Atleticanos. Um leitor alertou aqui, dias atrás, que no caso do Maidana – a exemplo do Roger Guedes – estão usando o Galo como “barriga de aluguel”. Aqui neste poleiro não tem lugar para Galo que dobre letra e queira também dobrar a Torcida mais apaixonada e chata (como bem disse Kalil) de todo o Brasil.

Em tempo: o espaço está à sua disposição para postar suas coerentes e sinceras opiniões. Seja desabafando ou festejando este nosso estado de espírito Atleticano.

35 thoughts to “Manifestação de um histórico cronista Atleticano sobre o GaLLo”

  1. Boa noite Eduardo e massa. Grande texto do marcio Renato,eu achei a entrevista do GALLO lamentável. O galo agora virou vitrine de empresário e outros clubes. Não tenho certeza mas os jogadores leandrinho,Nathan,maidana eo zagueiro uruguaio estão com passes fixados. Eu acho que só o Tomás Andrade que está com o passe fixado se não for meu engano. Eu particularmente muito preocupado com está diretoria do galo.vender. vender.sim tem que vender e os títulos ficam para daqui 50 anos,vai galoooooo.

  2. Caros amigos, venda de jogadores é normal e consequência de desempenho. Agora o que não é normal e o Digníssimo Diretor vir a público e dizer q o clube tem esse objetivo. Lógico q vamos ficar com um pé atrás sobre as reais intenções dessa diretoria . A cada entrevista desse Digníssimo fico mais apavorado com o futuro do nosso Galo. SAN

  3. VENDER.. VENDER.. VENDER.
    DEMISSÃO JÁ DESSE IRRESPONSÁVEL E IMCOMPETENTE DIRETOR ALEXANDRE galo .
    Esse sujeito vai destruir o glorioso C.A.M.
    Não é possível tamanha irresponsabilidade.
    Abrir mão de títulos para ser um time VENDEDOR ; segundo ele.
    FORA ALEXANDRE gallo

  4. Grande Marcio Renato, era seu leitor assíduo e nunca deixava de ler suas colunas. Que bom ter notícias suas, nunca o conheci pessoalmente, mas como leitor e fã de seus textos era como se fosse seu amigo.
    Brinda-nos com mais ideas de sua cepa, juntamente com o grande Eduardo… E viva nosso Galo….

  5. Caros,
    Primeiramente, o importante é o próximo jg e no Rio logo mais só a vitória interessa.
    2, dizer nada de ninguém, o lugar de nenhum paranóico “dono”, quero q ñ. As opiniões sobre o CAM devem ser baseadas em fatos e concordo absolutamente com o q disse MRM. Será q os donos do Canto pelos lulus e verdadeiros afins vão continuar defendendo a canalhice da diretoria, preposta do banqueiro, q seja, a transformação do nosso Galo numa PRIVADA vendedora de jogadores, numa FORMADORA, na opinião de um desses obtusos. Vender jogadores, assim como vender patrimônio, ñ pode ser uma a ideia central na condução de um clube de futebol como nosso CAM. Isso é tão ridículo quanto é um diretor de futebol do CAM vir a público com um absurdo desse e encontrar defesa no disparatado. Nosso GALO SEMPRE será um clube de futebol, vocacionado para LUTAR E VENCER nos campos. É o q diz nosso hino, é a sua torcida presente nos estádios, é o doutrinador de Minas. Temos q repudiar com veemência essas idéias criminosas…
    Obs.: nosso Galo foi vencedor qnd manteve a base forte de um plantel durante um período, jamais qnd se desfez de jogadores a q preço fosse, abrindo as pernas. Time nenhum é vencedor apenas vendendo, isso é falácia de ingênuas cabeças de “PRIVADA”, digo, cabeças na empresa privada. Negócio bom é proteger os seus talentos e seu patrimônio com contratos bem feitos. Liberdade nos negócios ao sabor do mercado é bom na cabeça de vento dos imbecis. O q funciona mesmo nessa lenda é o protecionismo, são as cláusulas q impõem multas pesadas nos contratos desfeitos. E, sobretudo, nosso Galo continuará sendo um Clube de Futebol, apesar dos verdadeiros e dos JABAZEIROS q se apropiaram do clube, mas q não são os seus donos.
    Obs.: a política desses verdadeiros tem q ser questionada e ñ apenas debatida. São uns COVARDES.
    “Na primeira noite eles se aproximam
    e roubam uma flor
    do nosso jardim.
    E não dizemos nada.
    Na segunda noite, já não se escondem:
    pisam as flores,
    matam nosso cão,
    e não dizemos nada.
    Até que um dia,
    o mais frágil deles
    entra sozinho e nossa casa,
    rouba-nos a luz e,
    conhecendo nosso medo,
    arranca-nos a voz da garganta.
    E já não podemos dizer nada”
    EAC
    Ñ desistir do Galo, jamais e, sempre o próximo jg sendo o mais importante, QUEREMOS O BR18.
    GALO SEMPRE.

  6. Eduardo.
    Mesmo que eu não concorde com vocês é sempre bom ler algo do nosso Márcio Renato. Sua coluna me proporcionou amizades fantásticas através da nossa lista de email Galo Forte. Mas acho que como disse o ZeGalo aqui nos comentários, essa é a nova forma de se administrar futebol ( nem tão nova assim). O que não pode acontecer é o desastre da administração do Sr. Nefastomuceno.

  7. O que para mim e evidente é a mudança de postura na formação da equipe. Saem os velhacos usurpadores de cofres e que não deram em nada, e entram as promessas e desconhecidos procurando lugar ao sol. Claro que nesta segunda opção haveremos de nos defrontar com foguetes molhados, mas também podemos colher bons frutos. Prova disto é Erick novo e que nem no banco fica, em contrapartida Roger Guedes veio marginalizado e saiu daqui como o melhor jogador do brasileirão, artilheiro e rendeu os tubos. Desculpem mas fico com a segunda opção, só de lembrar de Fredcone e Robinho. Não espero resultados este ano, pois o processo é para dar resultado a médio prazo, ou seja, no próximo ano.

    1. Acredito que a mescla seja importante, Só ver como o Ronaldinho ajudou o Bernard a ser um jogador melhor.
      O grande problema foi que do meio de 2016 até o fim de 2017, Peidomuceno resolveu tocar sozinho o futebol do clube, sem entender nada do esporte. Se apegou a jogadores famosos, caros mas em decadência, e formou um time cheio de velhos: Fred, Elias, Robinho, Fábio Santos, fora a montanha de BAGRES como Hiury e Carlos Eduardo. Queimou dinheiro, gerou dívidas e fracassou, FRACASSADO VAGABUNDO que é.
      A postura do Atlético de contratar jogadores a fundo perdido foi sim bastante errada, e foi feita de 2014 a 2017. A conta veio.

  8. Na minha opinião, este gaLLo faz hora extra no clube. A enxurrada de besteiras ao longo do ano falam por si… A continuar esta política, não veremos um título importante nos próximos anos já que estaremos sempre em reformulação. E assim sendo, não haverá a construção de uma base forte se a cada período sair metade do time. A teoria é bela, mas distancia-se da prática. Apostar em jovens valores é medida salutar visando retorno financeiro, porém um time campeão precisa contratar também jogadores que assumam o papel de protagonista. Esse médio/longo prazo exige paciência e isso a torcida não tem, com toda razão. Afinal, são 47 anos de espera…

  9. Essa política do nosso “querido” Gallo, tende a tornar o time em uma colcha de retalhos. Essa é a nossa realidade de hoje. Não temos ainda um time formado e o fim da temporada já está batendo às portas.
    Da TEORIA à PRÁTICA , a distância é muito grande. Temos um bom exemplo atual no caso Bremer. O mesmo foi vendido e até o momento não houve reposição… e vamos levando gols.
    Outra coisa, o vidente Gallo acha que a toda hora brota jogadores da Base. Nossas últimas grandes revelações (Bernard e Jemerson) já beiram 5 anos.
    Vejamos a sua política atual. Foram contratados 18 apostas até o momento, excetuando-se o Chara. Trouxe muita quantidade e pouca solução.
    Esse Gallo não é Atleticano, ele está de passagem e vai acabar afundando o nosso Clube Atlético Mineiro.
    Parabéns Márcio Renato por levantar essa bandeira. Coisa de Verdadeiro Atleticano. Desculpe-me AmiGalo Lugalo por lhe plagiar.
    Eu já estou de saco cheio com esse paraquedista.
    Acorda presidente!!!

  10. Boa tarde aos Atleticanos de Verdade, grande Márcio Renato bons tempos das Colunas no DT, Márcio, Neuber, Miguel onde a rivalidade era sadia e valia a pena ler as Colunas cada um defendendo seu pedaço. Discordo do Márcio e do xororô geral pelo simples fato de não ser só o GALO no Brasil Clube vendendor. Exemplos não faltam Flamerda, Santos, Curica, Flor, Bambis Paulistas e até Palmeiras que é o endinheirado no Brasil e vendeu Keno mesmo não sendo da sua base. Se não vender vai passar sufoco, entendo que o Gallo disse que fará o Galo um time jovem e se tiver boa proposta irá vender e ser auto suficiente financeiramente. E sempre ter uma base forte para repor as perdas. A verdade é que no Brasil, nem saiu das fraldas mas deu uns chutinhos e algum empresário viu e acha que é craque lá vem os Europeus com seus milhões de Euros. Exemplos não faltam, Bernard nossa melhor venda, Vinicius Júnior dos mulambos, Rodrygo do Santos etc.etc.etc. acha que algum time Brasileiro seria louco de rejeitar os milhões de Euros? Valeu Márcio e Saudações Alvinegras aos Atleticanos de Verdade.

  11. A diretoria não quer transformar nosso Galo em vendedor, a venda é consequência de um bom trabalho onde os jogadores se valorizaram e são bem vendidos.
    Será que vocês não percebem que a diretoria quer transformar o Galo em clube FORMADOR.
    Revelar jogadores na base, buscar jovens jogadores com qualidade no mercado, formar o jogador aqui no Galo com retorno técnico conquistando títulos e depois com retorno financeiro com boas vendas.
    Sempre reclamamos que nossa base revela muito pouco, que o time estava cheio de medalhões etc
    Agora a diretoria está fazendo o certo e muita gente criticando, eu acredito nesse trabalho a médio longo prazo e com certeza vamos colher os frutos.

  12. Boa tarde a todos as atleticanos e atleticanas detodos os matizes!
    Boa tarde Ávila!
    Creio que muitos dos “verdadeiros” ficarão sem palavras, afinal, Márcio Renato se ajuntou aos que falam contra essa “brilhante” diretoria.
    Será que os “verdadeiros” irão concordar com o Márcio? Afinal tem participante do blog que enaltece a atual gestão sem sequer ter lido algum balancete do CAM.
    TORCER SEMPRE sem NUNCA perder a CAPACIDADE de julgar!

  13. Boa tarde , não sou fã do Gallo , mas nesse ponto de contatar menos e vender mais concordo com ele. Claro que não sou a favor de limpa no elenco, mas temos tradição em revelar jogadores e em contratar medalhões e eles não renderem. O que o Gallo quis dizer é que o atletico precisa ser um clube acostumado a revelar e assim ser um celeiro de bons jogadores. Não temos grana para bater de frente com palmeiras e Flamengo. Outro ponto é que um clube revelador , como Santos e Sp por exemplo , vende muito bem seus jogadores . Um Bernard por exemplo se fosse vendido pelo sp , Valeria o dobro .

  14. Cada um interpreta e pensa como quiser.
    Meu ponto de vista é que estão fazendo tempestade em copo d’agua, o Gallo deixou bem claro que o foco é títulos, e somente ganhando títulos e com bom desempenho vão haver boas vendas pois faz parte da roda do futebol.
    Revela x forma x títulos x valorização x venda o que a diretoria está propondo é GANHO TÉCNICO E FINANCEIRO, mas muita gente não quer enxergar.
    É um trabalho a médio longo prazo vamos colher os frutos com certeza isso se os cornetas deixarem.
    Saudações!!

    1. PABLO
      Não sou contra a política de enxugar despesas e rejuvenescer o elenco.
      Só que eu não confio na capacidade do profissional Gallo.
      Graças a ele, tivemos o ano perdido, com os Aroucas, os Samueis Xavier, os Oswaldos da vida e por aí vai.
      Eu não confio nele, até que me prove o contrário.
      Abraços,

    2. Na minha opinião o trabalho que é a médio e longo prazo, já traz bons resultados a curto prazo, ou sejo, no momento o Galo está na parte de cima da tabela e pode sim ainda este ano brigar pelo título. E olha com um treinador jovem que certamente está tirando as lições dos erros e também muitos jogadores jovens. Tenho certeza que logo, logo, gols como o que levou por exemplo contra o inter não leva mais, pois o garoto aprendeu que com problemas de lesão e a bola com falta para o adversário ele não podia levantar antes do atendimento médico e a organização da defesa.

  15. Márcio Renato (Contra Ataque); Neuber Soares (Rápido e Rasteiro) e Miguel Santiago (De Letra). Esses cronistas e suas crônicas foram responsáveis por boas rizadas da minha parte. Expressões como: “o tal mequinha que queria se grande”; “o tal galinho sem esporas”; “crônica sopinha de letras”; “a tal macarronada sem tempero”; “tsqqt”; “coelhinho pompom”; “melequina”, “as mumunhas do velho ludopédio” dentre outras, jamais saíram da minha memória. Com sua licença, Eduardo, deixo aqui o meu abraço ao Márcio, ao Neuber e ao Miguel (que naquela época ainda cobria as notícias do fórum, salve engano)!

    1. Teobaldo ótima lembrança, expressões que ficaram marcadas em um jornal, “O diário da tarde ” que, a gente tinha de ir à banca logo, senão acabava. Era leitura obrigatória a crônica do Marcio.

  16. Eduardo e AmiGalos, boa tarde!
    O assunto é polêmico e controverso. O Márcio Renato Macedo, que conhece profundamente a história dos bastidores do CAM, merece nosso respeito e admiração. Mas em relação ao que ele pontuou, tenho outra visão da questão. Vamos lá…
    O Atlético iniciou o ano com uma nova diretoria que herdou uma dívida de 25,1 milhões de reais (balanço do Clube de 2017).
    Dada à péssima situação financeira, o novo presidente entrou numa política de saneamento das finanças (antes avisando que o Clube estava em crise financeira).
    Os resultados esportivos na temporada, até agora, ainda não apareceram e o desempenho em campo foi “medíocre” (palavra revisitada no Blog pelo Roberto Caldeira).
    Ontem, quarta-feira (15), o diretor de futebol deu uma entrevista que deixou mais clara a estratégia do Clube (… ufa…, até que enfim uma palavra da direção).
    Sem dinheiro em caixa o Atlético passou a trazer atletas jovens e baratos com o objetivo de rejuvenescer e fortalecer o elenco, assim como fazer caixa com vendas (colocar o Atlético no TOP 3 entre os clubes que mais vendem no Brasil).
    Enquanto em 2017 vários clubes venderam mais que o CAM (SP / 189 Mi; Fla / 183 Mi e gambás / 98 Mi), o Atlético foi apenas o 7º que mais faturou com 43 milhões (muito pouco em face da real necessidade).
    A MASSA está preocupada com a política porque a estratégia parece conspirar contra a conquista de títulos (objetivo maior da torcida alvinegra).
    GALLO acredita que vender e conquistar títulos não são contraditórios. De 33 atletas do elenco 24 estão abaixo de 23 anos, o que evidencia uma mudança radical da política “nepomucênica” que sou aumentou a dívida na base da Política do Velho Medalhão (deixou à míngua o cofre atleticano).
    Depois da explicação de GALLO na coletiva busquei entender a estratégia adotada (sem chatice nem bipolaridade).
    Até agora, como muitos AMIGALOS, fui crítico ácido da diretoria (7C e GALLO), além do LARGHI, a quem eu havia pedido a efetivação lá atrás, pedi a cabeça dele pós-Copa do Mundo e agora vejo que o TL deve continuar (prefiro Abel, mas o TL merece ficar a frente do projeto técnico pela mudança de postura de que há muito não se via no CAM).
    Depois da explicação do GALLO e vendo que as coisas começam apresentar coerência com fumaça de acerto, pressinto que a estratégia (“Do Bom e Barato”) pode render frutos (formar, revelar, vender, conquistar títulos e sanear as finanças).
    Vou acreditar nessa P#RR@@@@ (e pagar para ver).
    Seja o que DEUS quiser… (E QUEREMOS O BR18)!!!

    1. ZEGALO, Que bom que tem muitos torcedores lúcidos como você e estão entendo o projeto.
      Vamos ser um clube Formador de grandes jogadores a consequência vai ser retorno técnico e financeiro, simples assim…
      Eu acredito!!

      1. Que tal revelar UM grande jogador então, pelo menos?
        Eu tenho 28 anos e nunca vi um jogador revelado pelo Galo virar figura carimbada na Seleção, marcar época, como um Cafu, Kaká, Ronaldinho, Lúcio, etc.
        Mais próximo disso foi o Gilberto Silva, que veio do América.

        Por que razão deveríamos achar que o Galo vai voltar a revelar grandes jogadores se o último craque mesmo foi o Reinaldo? E sabendo que os bons como Fred e Richarlison deixamos escapar pelos dedos?

      1. IPATINGA DO PALMEIRAS!

        O raLLo surgiu no mundo do futebol pela porta dos fundos da CBFBI, de paraquedas, pegando o maior cargo na ocasião, do nada. Se tivesse 3 pés ficava com 2 atrás.

        Mas, aqui no Galo, qq conversa fiada e amadora a torcida entra em harmonia, pq essa é a nossa índole. “Basta colocar a camisa do Galo que a torcida canta o nome”, é lindo, é emocionante, mas é amador.

        Corinthians campeão com time remendado e técnico estagiário, conseguiu uma façanha q há 47 anos não conseguimos, enquanto tivemos um ano vexaminoso com elenco muito mais caro.

        E quem teve uma eleição conturbada com oposição agressiva? Quem continuou o projeto de diretoria com naturalidade típica dos acomodados?

        Quem são esses conselheiros do Galo? Pq estão lá?

    2. Eu quando leio essas críticas, penso que certas pessoas não entendem a verdadeira situação do Clube e a responsabilidade que será gerir um clube que nos próximos anos estará erguendo seu estádio e pavimentando seu futuro.
      Vender mais que comprar é a realidade do futebol brasileiro há muitos anos. Foi assim que os Perrelas geriram o time das Marias e é por isso que elas conquistaram mais títulos que o Galo.
      Hoje o Galo tem um time jovem e que com alguns ajustes no sistema defensivo que vem levando muitos gols mais por falhas que por questões táticas e técnicas. O time atual mesmo com jogadores jovens e até mesmo o treinador jovem que comentem alguns erros pela falta de experiência está brigando em cima da tabela e pode brigar sim pelo título ainda este ano. Comprar e vender, ou mesmo vender mais que comprar faz parte da gestão de um clube, porém deve ser feito sem quebrar a filosofia, a estrutura e o padrão do time. O Galo está conseguindo fazer isso. O problema são essas pessoas que criticam por criticar para criar uma crise que não existem, além de serem pessimistas.

    3. zegalo-uberaba,concordo contigo,mas 5 jogadores abaixo de 23 anos não pertence ao galo,estao emprestado,maidana,leandrinho,nathan,tomas andrade,e o zagueiro uruguaio que chegou,no meu pensamento o galo esta sendo vitrine de empresários e de outros clubes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *