Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Jogo-treino e normas da Conmebol

jogo treino 21-01-17

Duas coisas me chamaram a atenção ontem. Evidentemente que uma delas foi o jogo-treino do Galo. A outra, circulou pelas redes sociais dando conta de proibições impostas pela Conmebol aos jogos da Copa Libertadores da América. Vamos brevemente conversar sobre ambas.

Na partida com o modesto time do Guarani de Divinópolis, rebaixado para o módulo II – a segunda divisão do Campeonato Mineiro –, o que vimos não pode servir de parâmetro para qualquer eventual avaliação para a temporada. A fragilidade do adversário não credencia a partida oficiosa para medir a capacidade do time.

O treinador usou uma equipe na primeira parte (nem podemos chamar de tempo de jogo) e outra totalmente diferente no período complementar. Surpreendeu ao não escalar o trio ofensivo, com Robinho, Fred e Pratto. Deixou o argentino, titular da seleção de seu país, para entrar no andamento do jogo-treino.

jogo treino A 21-01-17
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Além disso, Leonardo Silva, retornando de complicada contusão, ainda não foi testado. Certamente entre os zagueiros, ele é o único com vaga assegurada no time principal. O magro placar de dois a zero (Fred e Carlos César), tendo cada formação marcado um gol, deixa evidente que os jogadores não se empenharam em construir placar e sim em mostrar serviço – leia-se conjunto – ao treinador e ao Torcedor.

Curioso que, mesmo com duas formações, jogadores que até recentemente eram tidos e havidos com potencial para disputar vaga no time titular, só entraram como terceira opção. São os casos de Patric, Hyuri e Carlos. Rafael Moura merece um desconto, pois acabou de ser reincorporado à equipe Atleticana.

Ao que sinto e pude ouvir do Torcedor, o treinador ainda está em fase de experiência e conhecimento do que tem em mãos. Só depois e até mesmo com as chegadas dos reforços esperados é que terá a equipe definida. Bom lembrar que o Campeonato Mineiro começa daqui a seis dias e a Primeira Liga em exatos dez. Não queria esperar mais, que sejam logo anunciados os nomes. Preferencialmente os mais especulados nas últimas horas: Elias, Gago e Jadson. Ah! E um zagueiro qualificado também.

E o rigor nas normas da Conmebol? São proibidos sinalizador, mascotes, crianças em campo, apitos, iluminação a lazer, rolos de papel e bandeirões. Alguns itens até acho que seriam passíveis de melhor avaliação, mas que fossem discutidos e não uma imposição. Os mascotes e as bandeiras, ao longo dos tempos, sempre deram um brilho e colorido especial às tardes e noites no futebol.

Lembro-me até de que, em várias partidas, fogos de artifício retardaram o início do jogo por causa da visibilidade prejudicada pela fumaça. Agora tem de cumprir o horário imposto pela televisão e com isso temos jogos em horários proibitivos para o trabalhador ter acesso ao estádio.

Numa das redes sociais, um torcedor observou que só falta agora proibir vaiar o adversário, xingar o juiz e até comemorar o gol. Estão quase proibindo de jogar futebol. Antigamente tudo era permitido e o espetáculo era muito mais romântico. Juiz errar e beneficiar o eixo Rio-São Paulo, aqui no campo doméstico, é que nunca muda.

 

16 thoughts to “Jogo-treino e normas da Conmebol”

  1. A preocupação do colega atleticano Marcio Reis é identica à minha. Quando assisto aos treinos do Galo , custo a acreditar que Roger Machado está conseguindo extrair suor de meia dúzia de jogadores do Galo , amantes da boa vida, do chinelinho , das redes sociais e de andar em campo
    às vezes num trote miudinho. Come-dormes que todos sabem quem são.
    Então , quando elogio Roger pelos treinos intensos , vem uma pulga e me coça a orelha : como um treinador , que conhece futebol a fundo , que jogou muitos anos, defende a permanencia de carlos ? Como um treinador, com o elenco que tem em mãos ,insiste em marlone ? O que estes dois acrescentam a um time que tem Pratto, Cone, Maicossuel, Otero, Cazares, mesmo o HeMan, o que acrescentam? Este carlos, estabanado , ruim de bola, que mata toda jogadas de ataque e que sobrevive de 01 gol a cada dez jogos, talvez nem isto? Este Marlone , dispensado todo fim de temporada?
    É amigos , no mundo do futebol , há mais coisas do que julga nossa vã filosofia , há coisas que fogem do nosso entendimento , que escapa de nosso olhar . E nos questionamos se entendemos realmente de futebol.
    Um recado ao cleiton que inexplicavelmente escapou da barca ; quando a torcida desanca marcelo oliveira , é justo e pouco , isto não quer dizer que isentamos voce e seu ridiculo futebol de 2016 , que a todos matou de raiva ; voce até agora é considerado pela torcida uma propaganda enganosa e as chances que voce teve e foram inúmeras , voce as desperdiçou, com seu futebol ridiculo. Saiba , amigo, que voce está no mesmo nível de incompetencia de marcelo oliveira , e em 2017, com voce, será tolerancia zero. A paciencia acabou , seu enganador.
    Quando abro os sites do Galo , sonho em ler contrataçoes de Gago , Elias e que carlos vazou para o Vitória . Vai , carlos , ajude os baianos a cair pra segundona, já que estão empenhados neste projeto .

  2. Atleticanos: podemos esquecer a contratação de novo zagueiro. Ontem assistir parte do jogo do Campeonato Alemão Schalke 04 x Ingolstard (time do Roger), com Ele atuando como terceiro zagueiro.

  3. O treino de ontem serviu para duas coisas: a 1a é que aqueles jogadores que reclamamos no ano passado, continuarão a receber uma carga negativa de comentários; 2a, se o Roger quer marcação do ataque a defesa, não tem como deixar Pratto na reserva, ou ele acha que Robinho e Fred vão marcar alguém. Espero estar enganado, tomará, mas deixar Pratto no banco é um equivoco tremendo, a não ser que ele esteja de partida para outras terras. Mas se for por opção, acho que ele não vai vingar. Já fiquei ressabiado quando quis Marlone e segurou Carlos, agora essa. Já estou com a pulga atrás da orelha. Deus queira que eu esteja enganado. Gago ou Elias ou Leiva, ou qq outro, é melhor do que o que temos. VAMMÚUUU 9AAALLLÔOOOOO………….

    1. Olá, Maria. Você é uma Maria de verdade ou é de purpurina? Se for de verdade não se acanhe fale mais por que nós gostaríamos de ouvir a opinião feminina. As mulheres são sempre muito ponderadas e sábias. Afinal Deus as criou para completar o homem. Mas, se você for de purpurina faça o favor de ir lá pra praça Raul Soares e deixar a gente em paz.

      1. Caro Paulo,
        Sou uma Maria de verdade, totalmente de verdade.

        Poderia criar um enredo de comentário e ponto de vista, afinal tenho um marido atleticano, que colore meus dias de preto e branco.
        E para somar dois pequenos atleticanos.
        Enfim a nota de agora foi só para quebrar o paradigma do tema Maria.

        1. Parabéns, Maria. Você tem o privilégio de viver num mundo preto e branco. Abraços para você e seus guerreiros do Galo. Quanto aos seus enredos não tenho dúvidas de que eles enriquecerão muito a nossa página. Seja bem-vinda.

  4. Boa tarde Eduardo e torcida atleticana, sempre acompanho o blog mas é a primeira vez que comento. Acho incrível como as coisas nesse mundo tem evoluído, já tem gente criticando até treino kkkkkkk
    Penso que o galo fez a melhor contratação do futebol brasileiro de 2017 que é o Roger Machado esse cara vai acertar o time do galo até porque todos nós sabemos que o grande problema do galo ano passado foi o comando técnico, sobre o Fernando gago que o colega comentou acima sempre sonhei em ver esse cara no meio de campo do galo, técnico, habilidoso, elegante para jogar futebol acredito que com ele, Rafael carioca e quem sabe Elias o galo teria o melhor meio de campo do Brasil, sobre a zaga a cada jogo que passa esse Jesiel tem me agradado mais, firme, e muito veloz. Um abraço a todos e VAI PRA CIMA DELES GALO

  5. Jornal “A Bola” de Portugal:SPORTING
    Elias deverá sair por três ou quatro milhões de euros
    12:03 – 22-01-2017

    O médio brasileiro Elias estará de saída do Sporting para regressar ao Brasil, onde é pretendido pelo Atlético Mineiro, segundo refere A BOLA.

    As negociações entre os dois clubes devem ser fechadas em breve e o clube de Alvalade deverá receber uma verba entre os três e os quatro milhões de euros pelo passe do internacional brasileiro.

    O jogador já não foi convocado para a partida diante do Marítimo.”
    ps: tá ficando bom….kkkkk….to achando que ele vem…..homem de confiança de Tite…..muito bom jogador…..

  6. Boa tarde Eduardo e demais atleticanos, sempre acompanho o blog mas é a primeira vez que comento, acompanhei o treino ontem( calma galera foi só um treino) e concordo que não dá para fazer nenhuma avaliação, a não ser as que todos nós já sabemos dede o ano passado, Patrick, Carlos Eduardo, Hyuri, Carlos e mais alguns não sei como ainda estão treinando no galo, no mais temos que aguardar os jogos oficiais começarem. Acredito que a melhor contratação do futebol brasileiro para 2017 foi Roger Machado, esse cara vai acertar o time do galo e todos nós sabemos que o grande problema do galo o ano passado era o comando técnico. Sobre o Fernando Gago concordo plenamente com o que o colega falou, é um baita jogador sempre sonhei em ter esse cara no meio de campo do galo, técnico, habilidoso, elegante para jogar futebol e junto com Rafael carioca e quem sabe Elias formaria talvez o melhor meio de campo do Brasil. Sobre a zaga a cada jogo que vejo do Josiel mais ele me agrada, muito veloz e firme temos que olhar com muito carinho para esse menino. No mais um abraço para todos e VAI PRA CIMA DELES GALO

  7. Bom dia, Eduardo e demais atleticanos que fazem deste mundo um lugar melhor. Quatorze dias de treinamento e um esboço de time. Um, não, dois. É pouco tempo e temos que esperar um pouco mais para vermos o trabalho do Roger florescendo. Em dez dias estaremos enfrentando o time da purpurina e aí já serão 24 dias de treinamento. Isso mesmo, 24, um bom número para eles. Falando sério, sul-americanos querendo imitar europeus só pode dar nesse monte de asneiras da CONMEBOL.

  8. Prezado Eduardo, discordo, completamente, da sua frase” o que vimos …….. não pode servir de parâmetro …………. temporada. Se contra o “modesto” Guarani – mesmo atuando como time distintos no dois tempos – o placar foi um magro 2 x 0, como será no Sábado próximo? Portanto, no meu entender esses 15 dias de preparação, novo técnico (dizem: com outra mentalidade), o resultado foi PÍFIO. Como dizem lá no Triangulo Mineiro “vamos devagar que o santo é de barro”, ainda está faltando MUITA COISA.

  9. Estou achando estranho o Roger treinar com os três atacantes e mudar no jogo treino. Se o Pratto não for vendido não tem como ele ficar no banco, muito menos Robinho e Fred. Acho que o ideal é manter duas formações, uma pra jogar em casa e uma pra fora. O que não dá é pra deixar Fred, Robinho ou Pratto no banco.

  10. Caro Eduardo , bom dia, bom domingo. Faltando uma semana para o início da temporada 2017, nós , os atleticanos, estamos confiantes e esperançosos de uma boa jornada , quiçá com títulos e com o resgate do bom futebol. Uma temporada bem diferente de 2016 , onde faltou tudo, futebol , bom senso e principalmente comprometimento.
    O ano começou e vemos treinamento , preparação física , dedicação, como deve ser uma pretemporada, requisito básico e importantíssimo para o desenrolar de um bom ano. A lamentar somente a demora de novas e importantes contratações , pois seria muito importante fechar, ou quase fechar o grupo e o treinador Roger avaliar melhor com quem realmente poderá contar . Existe uma atenuante para esta demora , as peças são de posições específicas (volantes que saibam jogar, um zagueiro , um ou outro bom jogador, experiente e que venha para dar conta do recado quando necessitar). Wanderlei Luxemburgo , em declínio como técnico , foi muito feliz com a frase : “o pior de ter jogador ruim no elenco , é que alguma hora eles terão que jogar”, fato que aconteceu em 2016 no Galo , melhor elenco, decantado em prosa e verso por toda mídia , e na hora do jogo , patric , carlos eduardo, hiuri, conceição , carlos césar e outras bagaças mais.
    Atenuante também , a concorrencia desleal da China, onde dinheiro prá futebol parece dar em árvore , e a super valorização de jogadores, que parecem querer, ao voltar da China , que os clubes brasileiros paguem na mesma moeda. Parabéns pela diretoria , que não está penalizando o combalido (como todos os clubes, tirante o parmera, que descobriu dois mecenas de uma só vez) cofre atleticano, se recusando a entrar em leilão, produzidos por estes verdadeiros ratos , os empresários . E indo atrás de bons jogadores. Este Fernando Gago se vier , meu amigo , fecha a conta e passa a régua ,não terá prá ninguem , as vezes que o vi jogar , é de impressionar, talvez isto justifique a esticada de Nepomuceno a Buenos Aires , vamos torcer, torcer muito , excelente jogador, na minha humilde opinião, o melhor nome de todos ventilados. Gago e Elias, aí é seleção.
    No entanto, a melhor notícia vem da cidade do Galo , onde finalmente os trabalhos estão acontecendo com muita intensidade e esforço, o que passou batido ano passado , onde a incompetencia, aliada á preguiça, foi blindada pela omissão.
    Se vai dar certo, ninguém sabe, se vai dar liga, ninguém sabe , montar um time bom e competitivo não é fácil , porém , o que vemos agora é que a rota foi corrigida , o caminho retomado e as vitórias e a gana de ter um espírito vencedor, retornarão ,com certeza.
    Abraços a voce e aos colegas atleticanos.

    1. Boa noite, Evandro. O Apóstolo Tiago disse que a gente deve ser tardio para falar, pronto para ouvir e nunca se irar. Eu comecei neste blog falando muito, não ouvindo nada e xingando à beça. Mas, atleticanos como você, ponderados, me fizeram refletir e mudar um pouco. oncordo com sua análise. as coisas estão bem encaminhadas no que concerne aos treinamentos e isso renova as nossas esperanças. Com tempo e paciência acho que vamos nos dar bem este ano. Retribuo o abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *