Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Galo busca terceira goleada em três dias

 

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

A cada dia me convenço mais de que a opção de ser um, entre oito milhões de pessoas, é um privilégio que incomoda a quem não conhece o que é ser um Torcedor do Galo. A Atleticanidade é um sentimento que se distingue a todos, pelo dom da sensibilidade, da fé e da paixão! Já disse certa ocasião aqui, recorrendo ao amigo Valdoveu Vitor, que afirma ser o Galo algo tão importante em sua vida – no caso nossas – que nem precisa vencer, basta existir.

Pois, ao longo de nossos quase 110 anos, foram muitas conquistas, então fica ainda melhor ser Atleticano. E é com esse espírito e com nossa alma preta e branca que vamos hoje à Catedral do Horto, neste estádio que tem suas horas contadas (pois daqui cerca de dois anos e meio teremos nossa própria casa), enfrentar o Vitória da Bahia na busca da recuperação, reação e ascensão na tabela do Brasileiro.

Mesmo com os desfalques já anunciados – de Marcos Rocha (outra vez no estaleiro) e Elias (cumprindo suspensão) – o Galo tem todas as condições de sair com os três pontos da partida da noite deste domingo. Confirmando essa expectativa, distanciamos da zona de risco e caminhamos em busca da promessa do goleiro Victor. O nosso santificado arqueiro assegurou durante a semana uma campanha de time campeão, em busca da vaga na Copa Libertadores do próximo ano. Pena que tardiamente, pois se fosse ao momento preciso e cumprida a promessa estaríamos, na verdade, brigando pelas primeiras colocações.

Mas, como diria um sacerdote católico no confessionário, o que passou já não tem retorno. Agora é olhar para frente e não repetir os erros, especialmente do primeiro turno.  Nas cinco primeiras rodadas do turno, só fomos conhecer vitória na quinta , fazendo apenas seis pontos até este triunfo. Agora, foram apenas dois a mais, ou seja, oito com os mesmos adversários. A curva ascendente, para chegar ao que anunciou o nosso ídolo do gol Atleticano, tem que ser mais acentuada. Que ele seja correspondido pelos jogadores da linha, especialmente atacantes, que têm errado gols incríveis.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Um bom alento para a partida de hoje pode ser percebido pelas divisões de base e pelo time alternativo. Nossos profissionais, que disputam a segunda divisão, golearam fora de casa uma equipe que no turno empatou com o Galo sendo mandante. Já o sub-20, que vem vacilando igual aos profissionais, venceu o clássico mineiro. Foram duas impiedosas goleadas, por quatro a zero e três a zero, respectivamente o time B e o sub-20. Se o time considerado principal repetir essa reação, com certeza, podemos sonhar com a concretização da profecia do Victor. Que assim seja!

Antes de encerrar nossa conversa de hoje, com atraso, registro a comemoração dos 25 anos pela conquista da Conmebol. Este torneio foi precursor da atual Copa Sul-Americana. Aqueles que se opõem ao Galo, até recentemente, desdenhavam esta competição. Depois, sorrateiramente, passaram a entender o seu verdadeiro valor. Tentaram, entretanto, ainda assim, desconhecer que o Galo conquistou esse torneio por duas ocasiões. Esta, de 1992, foi a primeira delas. O Galo, como sempre, time de vanguarda, conquistou o título.

Diga-se, o Galo é papa título de toda novidade. O primeiro campeonato nacional foi aquele de 1971, sem direito a fax. Foi no gramado e o Galo faturou. A primeira competição interestadual, em 1937, idem, foi vencida pelo carijó das Alterosas. Igualmente, aquela excursão vitoriosa pela Europa (abrindo caminhos para outras equipes brasileiras), em 1950,  tinha de ser o nosso time. Trocando em miúdos, o Galo é precursor no Estado, no Brasil, nas Américas e no mundo. Último time brasileiro a conquistar a Copa Libertadores das Américas. Não tem comparação!

Além disso, repetir e reiterar sobre nossa Torcida é dispensável. Afinal, o ser Atleticano privilegia o bom astral, a positividade, agrega e congrega pessoas e faz amizades eternas em torno desta louca paixão que é torcer pelo Galo.

Vai pra cima deles, Galo!

32 thoughts to “Galo busca terceira goleada em três dias”

  1. Eduardo,

    uma vez, em um simpósio sobre administração de empresas, um palestrante disse que muitas vezes o sucesso de uma empresa depende menso de quem se admite do que de quem se demite. E o Galo, desde a posse do Daniel Nepomussono, só tem feito demissões equivocadas. Sem nem mencionar contratações errôneas. Está cada dia mais claro que nunca foi culpa de Aguirre, Roger Machado e Micale. O buraco é mais embaixo. Os ex-jogadores que o o fajuto presidente do Galo contratou, são come-dorme e recebe altos salários sem demonstrar o mínimo interesse pelos clube. Espero que o contrato desse ex-rex pedalandum não seja renovado. Quanto ao ex-jogador de Teófilo Otoni, talvez fosse mais negócio pagar a multa rescisório do que deixá-lo nos levar para a vitrine debaixo do pobre futebol brasileiro. O pretenso jogador com nome de uma antiga margarina, que custou uma pequena fortuna e disputa com Palmeiras e Corinthians, nunca mostrou a que veio, pois não tem nada a mostrar. A “revelação” do Vasco da Gama, Marlone Brando, é um pseudo jogador com um tremendo serviço de relações públicas pessoais, pois conseguiu enganar meio-mundo de que era jogador de futebol. Temos também o carinha que não é à toa que a torcida chama margarina Anderson Clayton de ameba, que, para os pouco perspicazes, é um ser que se locomove por meio de pseudópodis.
    Sobre outros jogadores (eu disse jogadores ?) Pitacando como é direito de todos nós, graças à sua magnificência, acho que a tal flor Valkíria só sabe balançar a cabeleira de um lado para outro e ajeitá-la após um tresloucada e inútil corrida esporádica. Ele e Luan, aqui sei que vou sentir a ira dos que amam o Manto Sagrado, deviam ser sacados do time. Vale relembrer Levir CUlpi quando barrou Tardelli. “jogador para mim é número. Quantos gols e quantas assistências ele fez ? ” Claro, foi uma má fase do nosso querido da massa, Diego Tardelli, mas o “banco” imposto pelo treinador, fez com que ele voltasse a jogar bem, dar assistências e assinalar gols. Os dois, atualmente, correm, correm e nada produzem. Vou parar por aqui, sem esquecer as asneiras de Micale nas infelizes substituições que fez contra o Vitória. Adilson é, atualmente, o melhgor jogador do time. Sem favor algum. Vejo na mídia que o Oswaldo Oliveira está na mira do Galo. Não me satisfaz. Não nos interessam técnicos, queremos uma diretoria que não se deixe levar pelos espertalhões empresários e traga-nos jogadores que joguem. DE EX-JOGADOR EM ATIVIDADE ESTAMOS FARTOS.
    um abraço,

    Iraq

  2. esse ano a Massa tambem decepcionou… o time nao motiva

    contra o Jorge Wilsterman, 36.018…

    No jogo do River tinham 60 mil… tendo tomado 3×0 fora…

  3. “Galo busca a terceira goleada”.
    Esquecemos do futebol e agora somente fala-se em construção de uma arena.
    Ontem tinha caixa para mais um 6 x 1 mas agora do Vitória da Bahia e com o técnico Wagner Mancini.
    Time ridículo.
    Fora todo mundo.

  4. Politico tem quer ser politico

    não pode ser politico e presidente do galo nas horas vagas… omisso..

    esse papo de estadio iludiu a massa essa semana… esquecemos do time fraco e descompromissado que esta entrando em campo..

    quero ir ao estadio pra gritar nome de jogador e não de engenheiro e arquiteto…

    temos que comemorar titulo e nao melhor CT, estadio novo etc.

  5. O time tá uma draga e a caminho do rebaixamento.
    Tem que mandar meio mundo embora.
    Porém cadê a “massa “?? 10,000 pagantes ???
    Isso é uma piada !!
    Tem sido nossa média no Indepa = 10 a 12000 pagantes.
    Prá que estádio prá 40000. Colocamos 40000 no Mineirão uma meia duzia de vezes por ano.
    Está é a realidade. Já está tudo uma porcaria e tenho medo que este projeto de estádio, nas atuais circunstâncias ( dívidas, crise, time ruim ) vai afundar de vez nosso Galo.
    Espero estar enganado, mas confesso que estou bastante preocupado,

  6. Tomara que a novidade do Nepomuceno não seja que o técnico até o final do brasileiro será o estagiário do Diogo Giacomini, porque se for, aí nem Jesus Cristo salvará. Que comece a renovação imediatamente e que as categorias de base também não fiquem de fora. Triste ano.

  7. – Inacreditável 1: 6 pontos perdidos para o Vitória.
    – Inacreditável 2: Pior mandante. Pior até que o Atlético-GO.
    – Inacreditável 3: Campanha com saldo negativo de 4.

    Como que jogadores como Alex Silva e Yago são revelados pela base?
    Esse Alex Silva só tem tamanho. É muito burro e sempre opta pela pior jogada. Prefere escanteio a cruzar com a defesa desarrumada.
    Talvez esteja aí a explicação: base só revela tamanho.

    Pior que o ex-técnico ainda prefere Yago ao Adílson.
    Já tinha feito o erro de tirar o Adílson contra o Palmeiras.
    Não aprende com os próprios erros.

    Time ficou 1 semana treinando para isso?
    Laterais não vão a linha de fundo.
    Não acertam 1 cruzamento.

    Colocou o Marlone para jogar de volante. Não deu um chute ao gol.

    Preocupação: Não ganha do Vitória, vai ganhar de quem?

  8. Buscou a goleada e encontrou. Perdeu de 3. É isso aí, Nepomuceno. Afunda o Galo. Contratou pessimamente, tanto jogadores quanto técnico e olha o Galo indo para o segundo rebaixamento. E de quebra, dilapida o patrimônio do Galo e foge covardemente.

  9. Toda arrogância será castigada! O Atlético não anda ganhando nem de 0.5 a zero de ninguém e o blogueiro esperando goleada… É, faltou um gol pra ser goleada do Vitória!

  10. REALIDADE. LUTAR CONTRA O REBAIXAMENTO. Micale nunca treinou ninguém é insiste em enfrentar a torcida com as substituiçoes que só um burro faz. Muito triste isso. Passo o dia todo esperando o jogo e o Galo faz isso com a torcida. Uma VERGONHA.

  11. Se o GALO vencer de 3 a 0, pode ser o oitavo no Brasileirão.
    Se Grêmio e Flamerda vencerem os torneios sul-americanos (Libertadores e Sul-Americana) e Copa do Brasil, o G-6 vira G-9.
    Vencer hoje é fundamental.

  12. boa tarde Eduardo e massa.cuidado com o contra ataque do vitoria,o galo adora ressuscitar defunto,o hoje não e dia de cornetar nem um jogador,temos que apoair o alex silva,yago já que não temos outros,reage galo,vai galoooooooooooooooooooooooooooo.

  13. Bom dia a todos! Primeiramente gostaria de parabenizar o blogueiro Eduardo por mais um texto impecável. Comecei a acompanhar o blog há alguns meses, e até então gostei muito das resenhas e discussões neste espaço. Parabéns! Sobre o jogo de hoje: pela fase que estamos vivendo, 1 a 0 sobre o Vitória hoje é goleada! Precisamos de vitórias, não importa qual seja o placar. Se o time jogar bem, melhor ainda, mas jogando em casa, a obrigação é ganhar, não importa como! A libertadores, que virou rotina para nós, hoje parece um sonho distante, mas não há outra opção a não ser acreditar! Se para nós já bastava o Galo existir nos momentos mais tristes da nossa história, que hoje forçamos com alegria e fé por mais uma vitória! Saudações alvinegras e atleticanas!

    1. ObriGalo, caro Daniel. Suas palavras tocam fundo na minha alma Atleticana. A missão de conduzir este blog as vezes coloca espinhos inimagináveis, mas manifestações como essa quebram qualquer movimento contrário.
      De coração, muito ObriGalo pela força.

  14. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    O que passou, passou!
    Não tem outra saída: o Galo precisa da vitória para seguir sonhando com uma das vagas no G-6 e se afastar do Z-4, definitivamente.
    Vamos continuar torcendo e incentivando quem quer que esteja dentro de campo no dia de hoje.
    Apenas exigimos RAÇA e que HONREM o nosso manto sagrado.
    Vamos subir, GAAALOOO!!!

  15. Bom dia, Eduardo e AmiGalos!

    Força para o PAULO HENRIQUE PAIVA CLEMENTE, e sua esposa. Que superem mais esta crise, com as orações de todos nós.

    “O futebol é a coisa mais importante dentre as menos importantes”. Arigo Sacchi. E para nós privilegiados torcedores do Galo não é necessário só jogar bem e ganhar. Podemos como o TIAGO LUCIO disse aí acima: “O que sempre nos alegra e o Galo, pelo simples fato de jogar ou seja de existir. ”

    Vamos para a vitória, empilhando vitória sobre o Vitória, com as vitórias seguintes, e chegaremos lá.

    1. Agradeço muito pela força… Realmente futebol é o mais importante, dentre os menos importantes, mas o Galo está acima do futebol comum. O Galo é um amor, uma emoção, uma motivação… O Galo é tudo. Ponto final

  16. Bom dia a todos. Está na hora de fazer muitos gols. O gol é que mostra se a equipe está boa, se joga para ganhar e dar alegria ao torcedor. Vamos GALO faça nos alegres neste períodos de tristeza que estamos passando. Aqui é GALO,sempre.

  17. Bom dia, Eduardo!!!! Como é bom ser hoje domingo! Ou melhor: como é bom hoje ter GALO! O astral é diferente! O ânimo é melhor! Nós ATLETICANOS, possuidores de uma única certidão de nascimento, sabemos da importância em nossas vidas o simples fato de sermos GALISTAS! Não precisa de vitórias e nem títulos! Nascemos e morremos ATLETICANOS! Simples assim! Obrigado meu DEUS! Obrigado por me criar assim! ObriGALO por existir CLUBE ATLÉTICO MINEIRO! Hoje, 4 a 1 pro GALO, já na contagem regressiva para estrear na CASA PRÓPRIA! E como isso tá incomodando “biônicos” e o lado escuro da lagoa! Kkkkkkk!!!!! SAUDAÇÕES ATLETICANAS!!!!

  18. Bom dia a todos. Hoje é vencer e vencer. Vitória hoje será fundamental p/nossas pretensões então todo cuidado é pouco esse time do Vitória virá fechado e procurando os contra ataques, vamos pra cima deles Galooooo. Saudações atleticanas. Só quem presenciou jogos da Conmebol é que sabe o quanto foi e é difícil jogar um torneio sul americano e há vinte e cinco anos eu estive no mineirão quando ganhamos de 2×0 do Olímpia (tri campeão da Liberta e campeão mundial) naquela ocasião dois gols do Negrini e muita chuva.

  19. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. “O Galo não precisa vencer, basta existir”. Perfeita esta frase. Comentei isso com meu pai ontem enquanto combinávamos os preparativos para o jogo de hoje. Porque mesmo p Galo nessa draga e nessa fase, ficávamos tão aonsiosos para o jogo do mesmo de uma final . E chegamos a simples resposta. O que sempre nos alegra e o Galo, pelo simples fato de jogar ou seja de existir. Tal como dito por nosso ilustre escriba. Bica Bicudo. Faturar hoje que ano que vem quero um time forte na liberta.

  20. Bom Dia!Ontem amanheceu com o céu cinzento e feio.hoje já tem sol.claro,é dia de jogo do Galo!dia de jogo do Galo É DIFERENTE.sonhamos e torcemos por uma vitória,mas se não vier xingamos e falamos em nunca mais ver jogo nenhum.quando isto acontece em menos de meia hora já estou cantando a musica mais bonita do mundo 😮 Hino do Galo.a propósito, tenho amigos cruzeirenses que dizem em off que é o hino mais bonito que existe.sério!

  21. Bom dia meus amigos de blog. Ontem revendo um vídeo da entrevista que R10, deu à Maíra Lemos, ouvi uma fala que sintetiza o que é nossa torcida: “A torcida do Galo é a mais fanática que tem, quem joga ou jogou aqui se arrepia, falou na torcida do Galo da um…, por que… quando eu cheguei aqui pô, mas os caras não ganham à tanto tempo, e é esse fanatismo violento, como que os caras são assim? Depois que você vai convivendo com eles aqui, é um negócio que vai contagiando, e fora do normal, não tem explicação…”.
    Pois é, até um cara que recebeu o prêmio de maior jogador mundo, e possuidor de todos os maiores títulos do planeta, reconheceu nossa força, nossa presença e nossa paixão. Que os jogadores que aí estão, e vão entrar em campo logo mais, façam jus a esta torcida, assim como R10 fez, e por isto, e só isto, entrou para a galeria de nossos maiores ídolos.

  22. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Eh! Como é bom acordar de manhã e sentindo esse amor pelo Galo… Hoje é dia de otimismo e você colocou muito bem sobre essa atleticaneidade incondicional que sentimos. O Galo já é tudo por existir. Então, imagina com vitória sobre o Vitória? Ficou meio estranha a frase, mas será uma bela combinação, não acham? Pra dar um exemplo de quanto o Galo representa na minha vida, ontem estava muito triste depois de ir visitar minha esposa que aguarda uma cirurgia para a retirada de um tumor no pulmão, daí cheguei em casa e coloquei nosso hino. Meu coração ficou revigorado… Assim é o Atlético para a sua massa apaixonada… Vai Galooooo! ?

    1. Bom dia Eduardo e amigalos!! Espero que esta tão veemente ATLETICANIDADE, se faça presente no estádio hoje para torcer para o CAM e não para perseguir, vaiar e criticar o Yago e Alex Silva; entendo que antes de cobrar dos garotos, teríamos de enxergar a organização tática do time, e para isto, o tal de Micale, já teve tempo de sobra, já passaram 46 dias do vexame histórico para o Jorge fazendo jogos apenas aos domingos; e é claro, se tiver que cobrar pesado, que o faça aos medalhões de salários acima de 800 mil; Robinho e Fred, e os demais que compõem a folha salarial de 140 milhões anuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.