Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Galo busca consolidar a liderança

Antes de escrever sobre a questão principal de hoje, clássico mineiro entre Galo e Coelho, permito-me fazer duas observações. Primeiro: os acessos e comentários no texto em comemoração ao post de número 500 deixaram o blogueiro sensibilizado. Dentre as dezenas de amiGalos, recebi apoio e incentivo para prosseguir com esta missão, inclusive do dileto contendor e amigo, Pedro Henrique, que deixou também seu registro de encorajamento. ObriGalo a todos! Ah! Ficou evidente que temos um fake que se passa por Atleticano. Prometo tentar ser ainda mais rigoroso.

Outro assunto, sem me estender demais, diz respeito à questão de eventuais dívidas e bloqueios que aparecem – sintomaticamente – às vésperas de nossa estreia na Copa Libertadores. Semana passada, oportunamente escrevi um curto parágrafo abordando o tema. Reitero e digo: cabe à Justiça decidir, e, como conheço razoavelmente os advogados do Galo (Lásaro, Groppen, Lucas e Marcelo), não temo absolutamente nada do que vem sendo veiculado pela imprensa. Nosso maior articulista do Atlético na atualidade, Fred Melo Paiva, com toda sua fina, incomparável e subliminar ironia, comentou sobre a tentativa de desestabilizar o clube. Leiam!

Neste domingo, todavia, o que interessa de verdade é o primeiro clássico do ano no Campeonato Mineiro. Aviso aos não Atleticanos: “primeiro clássico do ano no Campeonato Mineiro”, pois esses curiosos virão aqui dizer que aquela partida – jogo-treino – da Primeira Liga foi o primeiro confronto. Na verdade, sempre que o Galo entra campo a certeza é de grande jogo. Hoje, será uma boa oportunidade para o time se vingar daquele vacilo do Aguirre, quando perdemos o título regional para o Coelho. Danilo, o carrasco, estará do lado bom da lagoa.

Os times que se enfrentam logo mais serão totalmente diferentes daquela decisão. Acreditem, no Galo, apenas Marcos Rocha e Rafael Carioca atuaram naquela infeliz tarde do treinador uruguaio – poupando jogadores para a disputa da Copa Libertadores, o então comandante deu de bandeja o título regional para o adversário. Se no ano anterior havíamos decidido com a Caldense, naquela oportunidade, frente ao América, deixamos escapar o Campeonato Mineiro. Historicamente, além de termos maior número de conquistas, nos últimos anos estivemos em todas as finais da competição.

Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Uma vitória hoje assegurará ao Galo a manutenção da liderança e a possibilidade de avançar rumo ao primeiro feito da temporada 2016. Segue a dúvida acerca da entrada de Robinho. Reitero: prefiro que o jogador seja aproveitado no andamento da partida, de modo a buscar melhor recuperação e adaptação para os compromissos que temos pela frente – reta final do Mineiro e início da Copa Libertadores. Aos poucos, pelo que sinto, o Departamento Médico tanto frequentado na última temporada começa a dar sinais de desocupação. Além do Pedalada, Luan e Victor estão na fase de transição.

O retorno deles, ainda que posteriormente, será fundamental para a festa da Massa. Nosso setor defensivo, felizmente, começa a demonstrar evolução e deixa o Torcedor sem a angústia de 2016. Afinal, em cinco partidas, o Galo sofreu apenas um único gol, ainda assim, num vacilo individual do zagueiro Felipe Santana que chegou ao Galo com grande expectativa. Ele já está no banco, enquanto Danilo, que veio sem qualquer alarde, vem se tornando uma das peças mais importantes para o esquema do novo treinador.

Em tempo: Espera-se que nas próximas horas novos nomes sejam anunciados. Ainda precisamos de dois ou três jogadores para completar o grupo nesta longa temporada. Por outro lado, temos quatro ou cinco que podem ser colocados à disposição do mercado. Urgente! Tanto para chegar quanto para sair. Pra cima do Coelho, Galo Forte e Vingador! A Massa, como sempre, fará a sua parte nas arquibancadas.

13 thoughts to “Galo busca consolidar a liderança”

  1. A goleada sobre o América em si não explica o que foi realmente a partida: em vários momentos o América foi mais voluntarioso, e quando marcou seu gol parecia que iria encurralar o Galo para buscar o empate, mas graças ao poder de fogo dos atacantes alvinegros a vitória veio por goleada… ainda é preciso muito treino e mais jogadas ensaiadas para estrearmos na TLA, mas a tendência é que vamos melhorar ainda mais e treinar o time de acordo com cada partida e cada campeonato. Com todo respeito ao comentário do colega Wagner Gomes, mas acho que o Clayton tem que ser melhor lapidado para entrar nas partidas, pois, futebol ele tem e muito; e concordo em tudo com relação ao Carlos César e Hyuri: a diretoria tá demorando demais de desfazer desses supostos jogadores, e quanto à Patric que seja feliz em sua nova equipe. No mais uma semana abençoada à todos, independente das cores que tanto defendem e amam. *ET: não podemos deixar cair no esquecimento que a equipe celeste já comprou arbitragens, isso de acordo com declarações espontâneas de seu próprio dirigente que “presta” serviços à esse clube há quase meio-século, o que deixou sob suspeita TODOS os títulos conquistados pelos celestes neste espaço de tempo, e em “homenagem” à esse diretor réu-confesso sugiro que alguma torcida organizada do Galo faça uma bandeira gigante e coloque uma frase para que o futebol brasileiro não esqueça de o CEC já comprou arbitragens!
    – #benecyeternomito

  2. Parabéns, Eduardo pelos primeiros 500 posts. Que venham os próximos 5.000!
    Fiquei preocupado porque você descobriu o maria JTF e prometeu ‘ser mais rigoroso’. Por favor , não faça isso! Tudo que o cara queria era poder gritar Galo. Desde que não seja grosseiro deixa ele nos contar de seus traumas com o Kalil. É uma das partes mais cômicas dos comentários. Se o cara quer vir aqui passar ridículo, deixa ele coitado. É diversão garantida. Faço uma campanha, ‘libere o JTF maria!’

  3. Ontem as Mariazinhas purpurinadas reclamaram do gramado. Engraçado é q quando o Victor falou do gramado de Patos de Minas, ano passado, contra o mesmo URT, falaram q era desculpa e não sei o q… E agora? Mas vamos ao q interessa, Galo hoje precisa vencer e tô louco pra ver o Robinho jogando pra saber se ele vai conseguir fazer a função do Cazares ou vai jogar com ele, saindo o Otero. Quanto à contratação de jogadores, gostaria de te pedir Eduardo, alguma notícia aí de BH sobre o Tardelli. Estou esperançoso e angustiado pra ver Tardelli, Robinho e Fred. Informe-nos aí, pq aqui no interior só ouvimos especulações e nada, talvez aí em BH as notícias sejam mais concretas. Um abraço. Ah! Hoje é pra cima do mequinha.

  4. Eduardo. Mais uma vez, a tv aberta da região com sede em Juiz de Fora, desrespeita o fato de sermos Mineiros e estarmos em Minas! Acredite: mesmo tendo clássico em Minas, ela vai transmitir Flamengo enfrentando o “poderoso” Madureira! Mas, não tem nada não! Apesar das dificuldades
    colocadas pela imposição da cultura carioca, minhas filhas (duas lindas), nasceram GALISTAS, são GALO e, daqui a duzentos anos, morrerão ATLETICANAS! Ainda bem que não assistimos essa “poderosa” emissora! Vamos, todos juntos, como sempre, assistir na tv fechada o verdadeiro jogo
    do domingo: GALO x América. è ou não é um absurdo! GALÔÔÔÔ!!!!

    1. Amigo, mais uma vez puto da vida com essa emissora golpista. E ainda embarreirou o Atletiba ontem (claramente mancomunada com a federação de lá). Rede globo, o câncer maior desse país!!

  5. Eduardo, como sempre, excelente o seu comentário. Equilibrado, sensato e realista! Ah, como disse antes, as marias não venceriam a URT aqui de Patos de Minas. Marcou um golzinho de pênalti, tomou o empate e até bola na trave!!! Hoje, dia de mostrar um bom futebol contra o Mequinha e fugir, de vez, dessa irritante e constrangedora noticia de problemas financeiros e falta de informações da Diretoria. E viva o GALO!

  6. 0 colega Paulo Silva , com muita propriedade lembrou de 2016 , a maneira como o time entrava em campo para entregar a rapadura . Displicente , negligente , sem vontade. Digo e repito : 2016 tem que ser um parâmetro para a torcida , não podemos nos esquecer o desrespeito com que aquele time se apresentou, acobertado pela omissa diretoria , protegendo a incompetencia e o pior, a falta de compromisso com vitórias e resultados. Para cobrarmos agora e exigirmos postura diferente ,atitude vencedora e respeito à torcida , citemos este tenebroso 2016 . Tão tenebroso , que sei, de fonte confiável, que atingiu a diretoria e houve um mea culpa entre quatro paredes e entre alguns da cúpula atleticana. O que é bom sinal, aprender com os erros. Vejo 2017 diferente , e ao contrário do amigo Paulo Silva , tem mudanças sim. Algumas tímidas , como a gradativa dispensa de jogadores que não podem estar no Galo , a não ser por mãos de empresários . Depois de 2016, na minha opinião, a s dispensas teriam que ser mais radical e imediata . Não aconteceu, porém , em doses homeopáticas está acontecendo , ontem foi Patric , restam carlos eduardo, carlos césar ( nem na reserva ) , hiuri e este famigerado claiton.
    Outro aspecto positivo , é que se o time ainda não apresentou o que esperamos , está caminhando para isto , está havendo treinamento de verdade . Confio porque quero confiar , Galão acima de tudo , porém , a paciencia será diferente do ano passado , agora a cobrança terá que ser maior , sem corneta , agradando ou desagradando , tudo que julgar merecedor de crítica terá que ser cobrado . Não sou modinha, coxinha ou , maria , sou atleticano, graças a Deus .

    1. Boa noite, Wagner. Concordo com você. Acabei de ver o jogo contra o América e hoje sim, pude ver alguma evolução. Não pelo placar, mas, pela forma de jogar. Vi compactação entre defesa e meio e mobilidade no ataque. Nada de excepcional mas, já é um passo à frente. Obrigado pela citação.

  7. Bom dia, Eduardo e demais atleticanos que começam este domingo felizes com o deslize dos purpurinados. Espero que o Galo entre em campo hoje consciente de que manter a liderança é um imperativo e a vitória sobre o mequinha é obrigação. Nada de relaxamento porque o outro vacilou. No ano passado vimos muito disso, na hora de reafirmar uma posição o time entrava em campo relaxadamente, displicente e perdia a oportunidade. Lembremos o jogo contra o Fluminense. Pois, que hoje o time mostre a tal evolução que alguns estão vendo e jogue com a seriedade que se espera dele. Se não der na técnica que seja na raça mas, nada menos que a vitória. Prá cima deles Gaalooo.

  8. Eduardo. Quanto às dívidas, já disse e reafirmo: o Departamento Jurídico do GALO é o melhor do Brasil! Não existe mais a farra de chegar aqui, impor um valor absurdo e levar! Confio muito no trabalho e na competência de Dr. Lázaro e Cia. Ltda.. O GALO vai honrar seus compromissos, mas, pagará valores corretos e, mais, receberá valores corretos! Quanto ao LEGÍTIMO CLÁSSICO MINEIRO”, pois, não podemos nos esquecer que o jogo de hoje foi o primeiro clássico das alterosas, O GALO, se jogar com a raça e paciência, sairá vencedor. Otéro e Cazares devem começar. Maicossuel e, principalmente, Robinho, devem começar no banco sendo opções para o segundo tempo. Temos de lembrar que “LIBERTADORES 2017: EU VOU”!!!! Ah! Ah! Ah!

  9. Eduardo, gostaria de desejar saudações e apoio pelo post 500. Vir a este blog é uma das primeiras coisas do meu dia. Sobre o jogo, espero hoje uma grande vitória. Aqui é Galo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *