Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Fred? Pelo amor de Deus, presidente!

O presidente Daniel Nepomuceno, antes que a massa fosse dormir, comunicou a contratação do atacante Fred junto ao Fluminense. Transmitida sem detalhes da transação, a notícia tirou o sono de muitos Atleticanos. Nas primeiras reações, alguns torcedores apoiaram a contratação, mas, ao meu sentimento, a maioria oscilou entre condenar e/ou desconfiar. Tem a questão do alto salário e a preocupação sobre quem pode estar saindo. Enfim, como diria um treinador que andou pela cidade, “vamos aguardar”. Pratto? Como fica? Já estaria vendido?

Já debatemos o assunto Fred aqui neste espaço, tempos atrás, quando se especulou sobre a possibilidade de sua contratação. Ele nunca foi objeto de consumo da Torcida Atleticana. A mim, particularmente, muito mais do que o fato de o jogador ter atuado por clubes menores de Belo Horizonte, o que mais me causa desconforto são duas situações dele no passado. Nem me ocuparia em discutir sobre “me diga com quem andas, que lhe direi quem tu és”, em referência a eventuais notícias acerca deste jogador.

A primeira dessas situações, que coincidentemente aconteceu no último jogo do Galo e teve Patric como protagonista, é aquela “idiotice” de não comemorar gols contra time em que jogou. Imagina num clássico mineiro, gol do Fred pelo Galo, e ele sai andando como fez pelo Fluminense ao marcar contra seu último time em Minas Gerais. A outra me transporta ao ano de 2012, quando perdemos o título para o Fluminense. Ele alfinetou a Torcida do Galo insistentemente, com declarações e até gestos, na partida em Belo Horizonte. O Atleticano tem boa memória!

Galo de 1980
Chicão é o segundo agachado deste time de 1980

Entretanto, nas gestões Kalil – Elias (pai) e Alexandre (filho) –, os Atleticanos já viveram situações idênticas. Num domingo, ao final da tarde, a imprensa nacional noticiou a contratação de Chicão pelo Galo. O antigo volante do São Paulo, além de jogar no time que nos tomou o título de 1977, foi quem “quebrou” a perna do Ângelo naquela partida, sob o olhar distraído de Arnaldo César Coelho. Foi um lance imperdoável e que, na nossa alma, doeu mais do que a perda do título.

Em 2012, num meio de semana, acordamos com a informação dando conta de que Ronaldinho Gaúcho amanheceu em Belo Horizonte e o seu destino seria o Galo. As opiniões eram, em sua maioria, contra essa possibilidade. No meu caso, cheguei a ligar para o Domenico Bhering, que não desmentiu e tampouco confirmou a informação. Disse a ele que, se fosse verdade, estaria me afastando da condição de Torcedor. Ao meio-dia, já conformado, comemorava a chegada daquele que mudou definitivamente a nossa história.

Ronaldinho Gaucho
Fotos: UAI/Superesportes

Nos dois casos, especialmente no segundo, a adesão e aprovação foram questão de tempo. Dito isso, quero deixar bem claro que – embora não seja o jogador sonhado e desejado pela massa –, sua contratação levará todo Torcedor Atleticano no Horto ou no Mineirão (ou no campo do adversário) a saudar e gritar o nome de Fred. Inclusive eu!

E que venham outros, pois o Atleticano acostumou-se com vitórias, grandes campanhas e títulos.

Em tempo: Atleticanas e Atleticanos, o dia de ontem foi bastante atribulado para o blogueiro, tanto que a segunda postagem do dia ficou no débito. Se fosse Jânio Quadros, diria que foram “forças ocultas”, mas fatores alheios à nossa vontade acabaram comprometendo o fiel cumprimento deste compromisso. Seria um vídeo, que prometo postar na tarde de hoje.

39 thoughts to “Fred? Pelo amor de Deus, presidente!”

  1. Grande Eduardo, sempre gosto de ler ou ouvir as suas opiniões… Mas no caso do Fred, o jogador teve um pré-contrato com o Galo em 2004, time de coração do atacante… Mas devido alguns diretores da época, o contrato não saiu e Fred foi para o Cruzeiro de graça… Fred vai reencontrar o seu futebol e o caminho do gol no Atlético… Um grande abraço de um fã seu…

  2. Particularmente não gostei da contratação. Se era para ter um jogador de área o Galo poderia ter trazido o Rafael Moura que está no Figueirense e é do Galo. Ele esta doido para vestir a camisa do Galo, e tenho certeza que iria correr muito mais do que o Fred. Meu medo é de o presidente estar administrando o time de olho na eleição para vereador e não nas finanças do time, o Galo já teve muito presidente picareta que administrou pensando nele e não na instituição. Kalil mostrou que tudo deve ser feito com bom senso, e isso inclui contratar bons jogadores.

  3. Pessoal, o importante é ele fazer gols, comemorando ou não contra Quem for e Fluminense, o gol vale 3 ptos…Carlos demora muito a fazer ora poder comemorar!!!

  4. No papel será um timaço. É para ganhar o que vier. Vamos ver se na prática funciona. Se não, vejamos… Victor, Rocha, Mina, Erazo e Douglas. Donizete, Carioca e Cazares. Pratto, Robinho e Fred. Acho que, se essa turma quiser, ganha qualquer campeonato. Até a Champions League!!!!

  5. Só uma pergunta pra quem ta criticando ou não é Atleticano ou prefere Carlos, Hyuri, Pablo. Mil vezes Fred do que esses pernas de pau citados. Podem emprestar vender ou doar os citados não fazem falta alguma. O Fred é brigador, marrento e guerreiro todos os adjetivos par ser um dos idolos do GALÃO. Vem pra massa ser feliz Fred.

    1. ????? SERÁ QUE É POR ISSO QUE ESTÁ TÃO CONTRA O FRED.. SÓ PODE ..NO MÍNIMO TEMOS QUE AGUARDAR COMO DISSE O EDUARDO.MAS SE ESTÁ COM TANTA RAIVA ASSIM. NÃO SEI NÃO . CUSTO A ACREDITAR QUE A ALMA É ATLETICANA.

  6. Fala sério, esta coisa que chamam de “cone” no Galo????? o presidente perdeu de vez o juízo????? o que ele vem fazer no Galo???? ficar paradão feito um joão bobo????? Definitivamente, saudades do Kalil, fora este presidente vendido, e bocó,que pensa em vender o Lucas Pratto para substituí-lo por um perna de pau, chato e chato. Pena que a torcida não tem voz ativa no sentido de opinar sobre contratações, senão muitas seriam revistas com muita seriedade. Vai que este cara marca um gol ….., vai comemorar, vai chorar de tristeza????? Gostei não.

  7. Pelo que tenho visto ele já fez muita gente mudar de ideia quando antes não queria a contratação. É o jogador que procuramos evitar pelo mesmo motivo que poderemos aprovar, ou seja, o que ele sempre fez contra poderá fazer a favor vestindo nossa camisa.
    Encaixa na maior carência que o time tem hoje, faz gols. Fred, traga-nos a alegria que trouxe o Ronaldinho. Consolide o que o craque fez no clube, mudar definitivamente o perfil do Galo Campeão!

  8. Tem gente que nasceu pra amargura, mesmo. Consegue ver algo de ruim em tudo. Por isso é a primeira e a última vez que entro nesse blog.

    1. Vai lá torcer pro Fred então. Quero ver se vc vai ficar assim quando anunciarem quem que sai pra ele chegar.
      Vergonha. Nepomuceno está jogando dinheiro fora.

  9. Grande contratação. Tem prós e contras , mas , não há dúvidas de que trata-se de um dos melhores centroavantes do Brasil hoje. Acho que vem em boa hora , nosso time não consegue acertar o gol , e o bom atacante Pratto , infelizmente só consegue marcar de pênalti .
    É inegável o esforço da diretoria , tentando trazer o que há de melhor no mercado , Fred é um nome de peso , vamos aguardar.
    Saudações Atleticanas !! Galooooo!!!!

  10. Na minha humilde opinião, Fred vem em boa hora! Precisamos de um atacante referência para preocupar os adversários, ou vocês acham realmente que Carlos, Pablo, Hyuri e cia. colocam medo em alguém??? Já que infelizmente não podemos mais contar com o Pratto, que para mim está é de migué no DM pois já tem negociações avançadas para a sua transferência, que venha o Fred e defina vitórias importantes que estamos deixando escapar!! Ainda sobre a questão do Pratto, toda vez que o Galo está negociando um jogador o deixa encostado no departamento médico, sem previsão de alta. Foi assim com Bernard, Guilherme, Marcos Rocha (apesar da negociação não ter vingado), etc….. Parece que a diretoria tem medo de uma contusão séria e fica poupando o jogador, pela esperança de engordar os cofres do clube e principalmente dos empresários que estão por trás! Enquanto isso….o time passa sufoco pela falta de jogadores de alto nível!!! Seja bem vindo Fred!!

  11. Gostei de seu comentário. Vamos dar tempo ao tempo. Como já disseram ao vivenciar esta torcida as coisas se modificam, aliás filme que já vimos….GALOOOOOO

  12. Dia Dudu . Pois é caro,apesar de fincar um pé atrás por conta das verdades e preocupações contidas em vossa letra , envergou o MANTO a gente torce até ‘prum ‘ cone . Trocando alho por bugalhos,imaginemos uma linha de frente encaixadinha com Cazares , Robinho/ Luan ,Pratto e Fred , hein ?! Toca o terror ou não ? SAN

  13. É lamentável! Com dinheiro que o Galo vai investir no Fred, dá para contratar um grande jogador, mais jovem e mais disposto à vencer!!!!!!!!!! A diretoria do Galão só faz besteira! Desse jeito vou me afastar dos estádios. Uma vez o Atlético trouxe o Renato Gaúcho para ser o salvador da pátria e deu no que deu, e agora trás o Fred. ACORDA DIRETORIA! Seja honesta, fala para torcida quem vai sai agora?

  14. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Então eu sou um dos que estão muito mas muito satisfeito com a contratação de Fred. Independente se Lucas Prato vai ficar ou não, o Galo agora ganha mais Força. Claro que se o Gringo ficar seria perfeito. Um ataque com Cazares-Robinho -Pratto e Fred. Pois Prato sabe jogar pelas pontas pois sempre atuou assim. No entanto, se não der para segurar as investidas dos chineses já temos o homem GOL. E na minha opinião Fred não erra os Gols que o Prato erra com frequência. Imaginem Robinho e Cazares, deixando Fred na Cara do Gol toda hora. Se isso não for para termos otimismo eu não sei mais o que nos motiva então. Jogador trocar de lado e vestir a camisa adversária é normal demais na europa, vide Alemanha e Espanha e Inglaterra, e tem se tornado normal aqui no Brasil também. Em São Paulo não existe mais essa resistência. Jogador sai do Santos e vai p Palmeiras, sai do Corinthias e vai p o São Paulo. Claro que aqui por concentrar os melhores em dois times somente a rivalidade é maior porém isso já tem anos atrás. E o fato deste ou aquele jogador falar e provocar quando jogava em outro clube, isso é a maior besteira guardar rancor. Ele fará isto por nós agora com nossos adversários. Perdoar é Divino. E todos os times do Brasil gostariam de ter um atacante de área da qualidade do FRED.. Seja MUITO BEM VINDO FRED. QUE SEU FARO DE GOL NOS LEVE A NOVAS CONQUISTAS E QUE TODO SEU TALENTO E MARRA SEJA USADO AGORA EM NOSSO FAVOR.. UM DOS CENTROAVANTES MAIS CARO DO PAÍS VEM PARA NOSSO TIME. ISSO É DEMONSTRAÇÃO DE FORÇA, PLANEJAMENTO E AMBIÇÃO. Entendo e respeito opiniões divergentes. Mas como vem sendo dito aqui. Se quando Mixirica colocou o Manto Sagrado teve nosso apoio. Não vai ser o FRED QUE VOU DEIXAR DE APOIAR. QUE DEUS TE ABENÇÕE FRED E TE ILUMINE NESSE SEU NOVO PROJETO. EU CONFIO MUITO EM VC E SOU FÃ, POIS VC É MATADOR..BICA BICUDO..AQUI É GALO PORRA….

  15. Excelente a contratação do Fred, cujo único defeito foi jogar em times menores da capital. Os meninos que o Marcelo Oliveira tenta lançar como atacantes não conseguem ao menos acertar o gol adversário. Vamos torcer e viva o GALO!

  16. Sabem de uma coisa? Ontem, no momento em que li a notícia, tive a reação imediata de pensar em cancelar o Galo na Veia, tamanho foi o impacto negativo do fato. Pouco tempo depois, lembrei-me da atuação do Fred no jogo contra o América (ao que assisti ao vivo, lá no estádio, como mencionei em um de meus comentários antigos), na primeira rodada do Brasileirão. Jogador chato, que não dá sossego aos zagueiros, fica ali o tempo todo, pentelhando, alfinetando, catimbando. Essa imagem, independentemente das bobagens que esse jogador faz ou diz, me fez repensar essa minha primeira reação. Se ele for bem escalado, se ele entrar no time para atuar onde ele, realmente, sabe jogar, tem tudo para fazer em pouco tempo o que o Pratto não tem feito: muitos gols. Fred é aquele centroavantão de que o Atlético precisa. É aquele cara que vai receber os cruzamentos de Robinho e os lançamentos de Cazares. Passado, aquele impacto inicial, penso que, apesar de diferenças de estilo, será um novo Guilherme (o centroavante), um novo Gerson, um novo Dario: matador, goleador.

    1. Muito bem, Gustavo. Fred, além de matador, é o maior artilheiro do Brasil e vai jogar no Galo. Isso é bom demais da conta. Pratto deve estar indo embora, caso contrário não haveria dinheiro pra tanto. Nepomuceno acertou em cheio, vejam as enquetes mostrando aprovação maciça. Fred é sinônimo de gols e mais gols, o que veremos não tenho a menor dúvida. O Horto irá estremecer quando a massa gritar o nome dele. O gol é a mais pura essência do futebol e vamos ter um artilheiro nato jogando no Galo. Querer mais o quê? Outra coisa, até Reinaldo, muitos não sabem, já jogou pelo outro lado da lagoa. O que interessa são gols, gols, gols, e que tenhamos em abundância, marcados por esse grande artilheiro que volta às suas origens mineiras. Se Mina vier mesmo, o Galo se tornará imbatível. Nepomuceno acordou de vez. Parabéns, presidente!

  17. Eduardo , concordo com vc que o Fred não é o sonho de consumo do atleticano, mas, olhando nosso time com o Pratto machucado e com o Carlos titular, Fred será muito bem vindo!
    Depois de oficialmente anunciado , cabe a torcida ‘atleticanizar’ o artilheiro
    “No Galo se entra funcionário e sai torcedor”

    1. Rafael, atleticanizar “esse aí”, será? Sou de Teófilo Otoni e te digo: A FAMÍLIA TODA É DO OUTRO LADO CONVICTA!

      1. Engano seu amigo. Morei em Teófilo Otoni e conheci um primo dele, atleticano. E mais, o pai dele é atleticano e isso foi um dos fatores que pesaram para ele vir ao nosso Galo.

  18. Cada dia q passa me vejo mais distante deste esporte bretão, a hipocrisia impera pra todos os lados, a corrupção está tomando conta de todos, e assim assistimos esse Circo Brasileiro Fudendo com a nossa paixão. Será que até quando vamos fingir que tudo “tá tranquilo , tá favorável”. #euacreditava

  19. Eu era contra. E muito contra. Agora, negócio consumado, vestiu a camisa do Galo, entrou pra família e tem meu apoio incondicional. Que honre o sagrado manto alvinegro, consiga entender o que significa vesti-lo e não decepcione a maior torcida de Minas. E, quando marcar, sem cruzeiragem: se não comemorar, ele é que vai ficar marcado. Aqui é Galo p#!

  20. Excelente texto! Verdadeiro, quanto à realidade dos fatos. Sincero, quanto ao emocional do torcedor. Poético, quanto so nosso sonho de perpetuar a recuperação de grandes jogadores quando já se cogitavam velhos ou acabados para o futebol.

  21. o Galao da Massaaaaa!!!!
    está precisando do CARA QUE FICAR PERTO DA ÁREA!!!! CHUTA E ACERTA O GOL !!!!!!!!!!!!! COISA QUE NUM ESTAMOS VENDO EM TIME NENHUM NO BRASIL!!! SE O FRRED VIER E FIZER ISSO ????? ESTAMOS NO NO PARAÍSO, A BOLA VAI CHEGAR NELE, COMO ESTÁ CHEGANDO AS BOLAS DO GALO, SÓ OS CARAS DA FRENTE QUE NUM TEM COMPETENCIA!!!!! COMO ATLETICANO SEMPRE!!!! VAMOS AGUARDARRRRR!!! EEEEE GALOOOO FAZ AMASSSA SOFREEERRRRR, MAS SER FELIZ NO FINAL!!!

  22. Eduardo, bom dia. Eu não sou favorável a esta contratação, pois na última Copa do Mundo o Fred disse ao “que não veio”. Nos resta agora torcer para que dê certo, pois aqui é Galo, sempre!

  23. Vamos dar tempo ao tempo. Esperamos que no Galo, o Fred conheça o que realmente é jogar num time com uma torcida diferenciada, apaixonada. Saberá o que é uma religião alvinegra. Poderá virar um ídolo e viver no coração do atleticano, ou então, conhecerá o inferno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *