Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Fim de semana sem Galo é igual a domingo sem missa

Imagem: reprodução de Instagram/Bernard Duarte

Enquanto aguardamos o próximo compromisso do Galo, só na segunda-feira pelo Brasileiro, o Torcedor segue em suas resenhas sobre assuntos que afetam a nossa vida de Atleticano. Tanto sobre a nova formação, ensaiada pelo treinador, quanto até mesmo em relação às eleições que se aproximam. Criticas à situação e também à oposição ganham mais destaques que elogios – que também existem – às propostas anunciadas pelos dois grupos. Ainda que na situação não exista nome oficial, elementos do grupo se manifestam por meio das redes sociais.

Mas, um assunto que foi pouco comentado e é de grande relevância para a saúde financeira do Galo, é o abatimento da dívida do Profut que vai dar um fôlego até 2022. Justiça seja feita, a vitória foi uma longa disputa que a diretoria – por meio do advogado Lásaro Cândido da Cunha – vinha travando desde tempos atrás. Foram muitos embates, sendo que até enfrentar a má vontade oficial, motivada pela paixão clubística, alimentou este processo.

Inicialmente, por ação da Procuradoria da Fazenda, o dinheiro da venda de Bernard foi bloqueado. Isso remonta ao ano de 2013. Posterior, com a aprovação em 2015 da possibilidade de renegociar débitos fiscais e numa inédita e rápida ação da diretoria Atleticana, o clube aderiu ao Profut e conseguiu fazer acordo de seu débito com o Governo Federal. Agora, com a liberação dos valores para quitar e antecipar pagamentos, o Galo é o primeiro clube do futebol brasileiro a antecipar estes pagamentos. Em números, significa algo em torno de 1,2 milhão ao mês de alívio nos compromissos da tesouraria. Se a César o que é de César, também a Lásaro o que é de Lásaro, com essa grande vitória em favor do Clube Atlético Mineiro.

Comemorações à parte, sigamos aqui no nosso cantinho, nas mesas de bar e do cafezinho com os assuntos da pauta do dia. Ou do momento. Já disse e repito, a mim não interessa quem seja o presidente. Já passei por vários e tenho cá minhas preferências por este ou aquele, sempre me baseando nas conquistas de suas gestões. Se será Daniel, Fred, Sérgio ou quem quer que seja, não faço parte deste curral eleitoral. São poucas centenas de conselheiros para decidir o futuro do Galo.

 

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Confesso que não li a entrevista toda do candidato de oposição, mas ficou evidente, pelos comentários dos leitores, que não veio de encontro à expectativa do Torcedor. Exigentes, como somos, também existem muitas críticas à atual administração. Não tenho preferência, uma vez que opto por ter um time vencedor, como em tempos que pude vivenciar. Anos 70 e 80, embora alguns títulos tenham escapado pelos “dedos” – não nossos, mas de algozes -, e também de 2012 em diante. Neste ano, por exemplo, como nas décadas que mencionei, sabe-se como os cariocas levaram o campeonato nacional.

Depois, foram conquistas regionais, uma nacional e duas internacionais. É isso que quero e desejo. Claro, como todo Atleticano, também sonho com o estádio. Desde que nos seja permitido conhecer tudo a respeito do assunto. Mas, com todo respeito aos idealizadores deste ousado projeto, prefiro time vencedor de jogos e títulos. A propósito, nenhum de nós tem autoridade – seja blogueiro, diretor, empresário, leitor ou qualquer nível de Torcedor – para se julgar mais Atleticano que o outro. Tenho ouvido expressões estranhas por aí, como “fulano não é um bom Atleticano”. Ora, todos temos nossas convicções e desejamos o melhor, pensar diferente é democrático.

Hoje ainda é sábado e só vamos jogar na segunda-feira. Passar uma semana inteira sem ver o Galo é a situação mais difícil que se pode impor ao Atleticano. Culpa das eliminações precoces das Copas do Brasil e Libertadores. Já que os jogadores nos fizeram essa desagradável surpresa, que em campo mostrem reação e garantam a vaga para a próxima competição de 2018.

Se for com Luan ou Robinho, Rafael Moura ou Fred, Gabriel ou Felipe Santana e tantas outras dúvidas nas cabeças de cada um de nós – especialmente na do Micale que definirá – o que me interessa é jogar, vencer e convencer.

26 thoughts to “Fim de semana sem Galo é igual a domingo sem missa”

  1. Se este presidente for reeleito, baixo a bandeira que ostento em minha casa até o dia que tivermos um Presidente com P maiúsculo. Que seja o novo presidente um empresário bem sucedido, de preferência rico mesmo, que goste muito de futebol e que ASSUMA POR ESCRITO não ter intenção de se candidatar a nenhum cargo político à frente.

  2. ME DESCULPE , Mas qualquer funcionário do galo , do vigilante ao presidente , que queira ´´APECANAR, OU DIMINUIR , NOSSO GALO ´´…..Me interessa , pois o fogo, interno causa mais destruição que o fogo externo do ´´inimigo´´….

  3. A venda do Bernard foi pontual demais! Sanar dívidas é primordial pra saúde financeira de todos os Clubes. Acho que se aparecer uma proposta pro Carioca e por Marcos Rocha, deixa ir também!! Domingão será de trabalho, pra liberar na segunda e ver o Galo esporar o florminenC! Vamu, Galo!! Faz essa massa feliz!!!!!!!

  4. Quer queiram ou não, Nepomuceno será candidato à reeleição.
    Há jornalistas afirmando que o próprio Presidente já lhes confirmou.
    Ele tem apoio da maioria dos conselheiros.
    A galinha dos ovos de ouro dele é sem dúvida a construção de nosso Estádio.
    O projeto será apresentado em breve e será aprovado.
    Sem dúvida alguma, é uma “puta obra”. É voto garantido.
    O futebol fica pra depois…

  5. ” Fim de semana sem GALO é igual domingo sem missa.”
    ✓ Realmente amiGALO! não só o domingo,quarta, quinta e sábado tbm. Parabéns aos envolvidos!
    ✓ Ahhhhh… !!! se nosso enredo nas 4 linhas fosse igual ao do administrativo,estaríamos iguais pinto no lixo… felizão prá daná[!]pena q não é. Erro crasso q dá margem às porradas q nosso mandatário tem levado. Na hora em q ele aprender q o presidente de um Clube não tem de se meter num assunto_ futebol no nosso caso_ q não domina em sua plenitude,torna-se-á um cartola completo em toda a essência da palavra,por enquanto neste quesito,passa bem longe. Parabéns ao Dept° jurídico do CAM! Este sim faz o que lhe compete, não se mete onde não tem conhecimento,qdo _e se_ o fizer, torna-se-á o mais do mesmo…
    ✓ E o Carlinhos Neves hein!? querendo pular fora num momento em q o CAM mais precisa dele. Cara pálida! qdo td está perfeito é fácil,no momento de aperto é q se mostra quem é quem. Acorda parceiro, bota a cara alemão! ou no período em q estivestes na China deixastes o q tu tens de melhor lá? Vamu cara! O rombo no casco do navio tem a sua contribuição tbm…Aqui é GALO porraaaaaaa…!!!
    ✓ Bom final de semana à todos.??? GALO

  6. Boa Tarde! Só espero que não tenha reeleição! Como também que o CD não coloque um aventureiro na direção do CAM e que o eleito tenha conhecimento administrativo, financeiro e que entenda um “pouquinho” de futebol.

  7. Fim de semana sem o Galão só tomando mais umas e o pior fica pra segunda e dona encrenca só controlando. A pergunta que não quer calar, onde estão os corneteiros que enchem o blog mas derrotas ou pra criticar o Nepomuceno? Só Deus sabe talvez na missa. Saudações alvinegras.

      1. Conhecestes Paulo Cury, minhoca, jacaré, ziza, Mazinho, não? Pesquise e verás por que sou Nepomuceno. Eu vi e não gostei perto desses Nepomuceno e rei. Saudações alvinegras.

  8. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Realmente, fim de semana sem jogo do Galo é entediante.
    Parabéns ao nosso Diretor Lásaro. Não é de hoje que ele vem brigando nas esferas judiciais para o desbloqueio da grana do Bernard. E agora, tão bem aplicada no Profut. São 1,2 milhão de alívio em nossos cofres; pena que não poderá ser revertido em contratações. Mas, foi uma bela estratégia.
    Mesmo diante de tantas incertezas quanto à sucessão presidencial, torço para que vença a chapa da situação, pois daria continuidade à gestão Kalil.
    Também prefiro, como você, times campeões; pouco importa-me quem tomará posse na presidência do Galo.
    Quanto ao confronto com o Flu, a minha expectativa é de uma boa atuação da Equipe. A semana toda foi bem aproveitada com treinamentos de toda a espécie. Coisa que não se via há muito tempo lá pelos lados do CT.
    Não deixa de ser um jogo difícil, mas a vitória é imprescindível, pois precisamos subir na tabela e chegar a disputar G-6 ou G-4. É jogo de 6 pontos. Ficar de fora da Libertadores 2018, além de prejuízo técnico, existe também o prejuízo financeiro, algo beirando em torno de 100 milhões (assim dizem os especialistas).
    Vamos subir, GAAALOOO!

  9. Difícil o fim de semana, mas em compensação a segunda será um dia especialmente aguardado, o que representa a novidade das novidades… Eh Galo!
    Acompanhei as ponderações do Micale e a respeito das características do Time atual e acenei afirmativamente com a cabeça. Preciso dizer que ando de acordo com tudo que vem do Micale, me agradando sobretudo as conversas particulares que teve e vem tendo com jogadores do plantel que claramente estão rendendo aquém… Todos nós torcemos pelo Micale, é evidente. Torcemos e precisamos confiar nele. Por que não haveríamos de confiar? É novo? Um motivo a mais: não deve ter idéias encrustadas. Esta história de Galo doido a mim enche às vezes. Primeiro que se (se mamãe fosse homem adivinhem quantos pais eu teria?) não fosse o pé esquerdo de São Vítor, não estaríamos nem um pouco condescendentes com ele… O Galo Campeão 71 não era Galo doido. O maravilhoso time de Reinaldo, Cerezzo & Cia não era Galo doido… Acho que estou começando a entender o mecanismo de nossa ruptura em campo neste ano: a instalação do novo estilo de toque de bola em si nada tem de problemática, muito pelo contrário. Nenhum Atleticano é contra ou a favor deste ou daquele modo de jogar. Não somos avessos a maravilhosos times de toque de bola. Mas é preciso que à arte seja sempre somada a garra, a raça, ingredientes que quando nos faltam é a morte anunciada pra nós…
    E, convenhamos, muitas vezes neste ano nos sobrou técnica mas faltou transpiração. Toque pra aqui, toque pra ali, uma lindeza de ser vista, e todas as divididas perdidas, as disputas acontecidas com apenas duas pernas como se jogador do Galo fosse aleijado… É isto que o Atleticano não suporta: não é ausência de correria, excesso de classe. Jogador pra nós precisa ter técnica e muita raça, não pode ter, não pode contar apenas com suas triviais duas pernas: ele precisa de uma terceira perna, aquela que o sustentará no chão quando lhe faltarem as duas outras. Sem esta terceira perna não há esquema que seja suficiente para nós. Toque de bola, muita classe, velocidade sim claro, e primeiro e mais que tudo raça. Dos ingredientes o que não pode faltar. E o que não há de faltar.
    Saudações Atleticanas

    1. Caro amigo Bispo, o maravilhoso time de Reinaldo, Cerezo e cia, apesar de ser a melhor equipe que já vi jogare não ganhou nada. A nossa procura pelo estilo Galo doido, na realidade é no fundo a procura do resgate de um time que não se entregava e podíamos ter esperança de muita entrega, diferente do que acontece hoje. O estilo galo doido tinha um que de irresponsabilidade, era um amontoado sem coordenação, e que se lançava ao ataque como um Kamikase, sem nenhuma preocupação defensiva. Mas foi neste estilo, onde ocorreu a maior sinergia torcida x time dos últimos anos. E é isto que estamos procurando.

      1. Concordo, JBHGalo, foi espetacular, pode ser de novo, mas não é a única alternativa. Para nós a única alternativa é a raça, eu acho que você pensa assim também, concorda comigo. Galo doido ou não com raça, time técnico ou não com raça. Não adianta galo doido sem raça, nada sem raça adianta… Eu disse que às vezes me canso do papo galo doido não por inimizade com ele mas por enxergar que ele por si não resolve… Mas tamo junto todos nós pelo Galo e com o Galo… Abraço, Amigo. Saudações

    2. Saudações cordiais caro Rubens!
      ✓ prefiro ver o GALO jogando bem e por resultados como já o vi jogar diversas vezes _ time de 77 foi mágico,1° sempre buscava o resultado e consequentemente dava o show ._do que neste modelo de ” toquinho prá cá, toquinho prá lá sem efetividade alguma. Tal do futebol “burocrático” é chato prá daná _ sou do tempo da zona do agrião,onde o goleiro fica a grama não nasce ,ponta esquerda/direita e centro avante ,meia direita/esquerda e cabeça de área,lateral direito/esquerdo,quarto zagueiro e beque central, goleiro e por aí vai_.GALO é raça, o resto é fumaça… abs ??? GALO
      ✓ ✓✓a julgar pela tristeza do vizinho_gambá_ aqui do lado,os profetas imediatistas da terra da garoa devem ter uma noite muito boa não… acho que deu ruim “preles” (risos)

      1. Abraço, Galodamata! Difícil demais esperar a segunda! Ainda bem que o aperitivo foi gostoso: dá-lhe, Vitória!!!… kkkk… Saudações

  10. Só o chá enriquecido de cevada com bolinhos de carne para salvar o fim de semana. Francamente, segunda feira não é dia de futebol.
    Vamu CAMpeão, pra cima deles e vencer.

  11. Bom dia!!
    Eduardo tenho minhas dúvidas sobre a saúde financeira do Galo infelizmente agente não fica sabendo o que se passa.
    Pra mim o não pagamento do Victor rolando juros altíssimos e recentemente sendo multado em 2 milhões, ainda teve o dinheiro do Pratto bloqueado, é um péssimo sinal.
    Essa desculpa do empréstimo do Werley é conversa para boi dormir, não cola.
    A folha de pagamento é altíssima o Atlético prioriza o salário em dia mas está deixando de honrar outros pagamentos sendo multado e com cobrança de juros.
    Tomara que esteja tudo bem e agente continue tendo time forte e brigando pelos títulos.
    Saudações!!

  12. Bom dia Eduardo e massa atleticana! Como é difícil ficar sem ver o nosso Galão no final de semana! Essa da CBF marcar jogos para segunda-feira é de lascar o torcedor. Haja visto a tabela dos jogos do Galo neste ano, que também foi feita com a maioria dos jogos em casa jogando na quarta. Isto é uma sacanagem das grandes, quando a nossa torcida adora jogos aos domingos dentro de casa. Vamos ver se no próximo ano essa cambada da CBF marque mais jogos dentro de casa nós finais de semana. Quanto a eleição a desenrolar no final do ano, não tenho nada contra o Daniel no que se trata da área financeira, mas se for reeleito e contratar um diretor de esportes que conheça profundamente de futebol, pode vir o time ter uma performance bem melhor que foi neste ano. Vamos aguardar os acontecimentos e que se for haver mudanças, que venha um presidente a altura do CAM. Quero em primeiro lugar um time competitivo, mas quero também a nossa casa, um estádio digno do tamanho da nossa torcida, pois seria no meu modo de ver, a independência financeira, se realmente for construído 100% do clube ou beirando a isso.

  13. Bom dia a todos.Notícias boas em relação ao setor financeiro, esperamos que na segunda feira o time comece a se encontrar,nos dando bons resultados e título, ainda temos a primeira liga. Espero que o presidente Daniel não se reeleja, fiquei chateado com as trocas de técnicos nas partidas da Copa Brasil, pois nas duas partidas poderíamos ganhar, pois é nesta hora que surge o nosso GALO DOIDO e estaríamos buscando o tri. Bom fim de semana a todos. Aqui é GALO…

  14. Bom dia, na verdade meu amigo, nosso dia a dia depois das eliminações precoces, passou a ter um pouco de marasmo; pois a adrenalina que existia pelos jogos (principalmente os decisivos) do meio de semana acabou. Assim como você, não estou preocupado com o lado político do clube, e contando que certamente vamos conseguir uma vaga na libertadores do próximo ano; fiz uma projeção, do meu ponto de vista, sobre o elenco atual:
    Jogadores que devem ser mantidos e brigam por titularidade: Victor, Gabriel, Bremer, Matheus Mancini, Fábio Santos, Cazares, Blanco e Luan;
    Jogadores somente para compor elenco: Wilson, Yago, Carlos Cesar, Otero (se voltar a jogar bola se não vai pros negociáveis);
    Jogadores que devem ser negociados se aparecer boa oportunidade: M. Rocha, Carioca;
    Jogadores que devem ser emprestados para ganhar bagagem: Leonan, Natan, Ralf, Capixaba, Rodrigão;
    Jogadores fora do elenco (negociáveis) Giovanni, Felipe Santana, Roger Bernardo, Erazo, Rafael Moura, Robinho, Fred;
    Jogadores para dispensar: Lucas Cândido, Pablo, Alex Silva, Jesiel;
    Jogadores a devolver o mais breve possível: Valdivia, Marrone;
    Jogadores que nem precisam voltar: Danilo, Clayton, Patric, Carlos;
    Jogador para aposentar e ter um cargo no clube: Leonardo Silva;
    Sou um dos críticos da atual diretoria, mas ontem aqui mesmo, fiz questão de ressaltar que minha crítica, se resume à parte do futebol, porque administrativamente acho que eles estão fazendo um excelente trabalho. Se usamos, este espaço para criticá-los, é justo também usá-lo para elogiá-los quando merecedores. Parabéns diretoria, pela solução do desbloqueio da verba da vendo de Bernard!

    1. Olá JBHGALO, Tudo bem? Observei com atenção seu comentário, lembrando que sou Galo Forte Vingador. Na minha opinião, manteria o Roger Bernardo e Otero para compor o elenco.
      Quanto a Uilson, Carlos Cesar e Yago, nenhum destes para compor elenco, tchau também.
      O complemento de seu comentário esta perfeito. É apenas minha humilde opinião e respeito a sua, abraços e obrigalo.

  15. Otima notícia essa do Profut, se dentro e campo o Galo patina nas finanças vai muito bem obrigado oque é fundamental pra se manter na elite disputando títulos, Eu não sou desses que grita fora Daniel porque eu queria ele longe do FUTEBOL não da administração, algo que ele faz muito bem.

    1. Assino embaixo, mas será que ele terá humildade para deixar o futebol com quem entende realmente de futebol se for reeleito caso seja candidato?

  16. bom dia Eduardo e massa,verdade fim de semana sem jogo do galo e osso,agora não tem desculpas de estar cansados,etc,vamos apoiar micale,jogadores ate o fim,meu sangue e preto,branco e estou ate o fim com todos,vamos meu galo querido,reage galo,vai galoooooooooooooooooooooo.

    1. Diretoria incompetente, esses caras tinham q estar treinando desde segunda cedo e não quarta como foi, 2 dias de folga. Trabalhar parte física e finalizações. Absurdo c salários q ganham e vergonha como saiu copa Brasil e libertadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.