Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Feliz Galo Novo!

Divulgação

Se ontem, no encerramento do ano, lamentávamos, agora, sugiro sonhar alto.

É importante destacar, que apesar de toda aquela empáfia do eventual presidente do Galo, ao que parece, ele vem dando sinais da busca por melhor desempenho no seu segundo ano de mandato.

Ao lado de Marques, que não escondi meu receio para ocupar o segundo cargo mais importante do Estado de Minas Gerais (o primeiro é o de presidente do Galo), parecem ter encontrado o caminho certo na montagem do elenco.

No ano que passou, foram quase vinte contratações, de onde não se extrai nada para encher os dedos de uma mão, pois agora buscam resolver problemas históricos e pontuais.

Dias atrás, numa breve prosa com amigo Celso Adolfo, ele listou as posições. Disse a ele que, seguramente, vinha lendo este “Canto do Galo”, pois suas colocações eram exatamente aquelas que vínhamos debatendo aqui.

O músico mineiro (com excepcionais apresentações ao lado da Miúcha, Sérgio Murilo e outras feras da MPB), de férias pelo litoral do Nordeste, me afirmou que não tem lido absolutamente nada. Donde concluímos, que todo e qualquer Atleticano, tem com precisão as posições que precisamos reforçar. Notadamente, no setor defensivo.

Pois bem, caros amiGalos, essa parece ter sido a preocupação da dupla Sette/Marques. Bem melhor que nos idos Sette/Gallo.

Guga e Rever, ao lado de um bom e novo zagueiro, podem devolver a confiança perdida desde os tempos do então capitão ao lado do agora líder Léo Silva. Aliadas as passagens relâmpagos de Otamendi e os promovidos Jemerson e Bremmer, o sistema defensivo tem sido o nosso caos.

Para proteger a zaga, nada melhor que uma boa dupla de volantes. Assim como nos anos dourados, de 2013 e 2014, tínhamos Rever e Leo. Na frente, Pierre e Donizete.

Na falta de um dos zagueiros, além dos dois nomes mencionados acima, tínhamos Gilberto Silva e Rafael Marques. No caso dos volantes, nas emergências entrava Josué. Como é perceptível, perdemos muito nos dois setores.

Atlético

Se podemos agora sonhar com uma dupla Adilson e Zé Welison, trouxeram Jair do Sport. É bem verdade que é uma incógnita, mas nos tempos recentes vinha se destacando no time pernambucano.

De qualquer maneira, acredito que tendo o retorno de Blanco e ainda Elias – se ficar – este setor passa a contar com alternativas eficazes para aquilo que o Torcedor quer e exige: vitórias e títulos.

Resta a questão do ataque. Luan fica ou vai embora? Eu venderia, por dinheiro vivo e não com contrapartida restolhos de times paulistas querem enfiar no Galo, como fizeram no ano passado.

A possibilidade do Rafael Papagaio (que apelido danado de estranho) agrada, mas – com todo respeito – tendo valor de passe fixado. Barriga de aluguel basta aquela do Roger Guedes ano passado.

Enfim, salvo melhor juízo, a era Marques parece ter bem mais pé no chão que os tempos do Gallo. Concomitante, ao que sinto, Sette Câmara também demonstra não querer repetir os incontáveis erros do seu primeiro ano de gestão.

Se conseguir tirar aquele ar de arrogância que ainda cobre o seu entorno, seremos todos felizes. Diretoria, comissão técnica, jogadores e – principalmente – nós Torcedores Atleticanos.

Em tempo: Despeço-me dos amiGalos com a sensação do dever cumprido. Fiz o que minha modesta capacidade pessoal e profissional permitiu ao longo destes 33 meses à frente do “Canto do Galo”. Sei que seremos felizes com o novo titular deste espaço Atleticano, tanto visitado por muitos não Atleticanos, que não sabem viver sem pensar no Galo.

Que venha 2019 e que o nosso time do coração reencontre o seu caminho de glórias e conquistas. Que assim seja!

A quem interessar possa: me desliguei, tanto do blog a partir de hoje quanto desde ontem de todas as redes sociais, entretanto vou manter no face a página deste nosso “Canto do Galo”. Print acima. Saio para um período sabático em busca de reconquistar força e energia. Lá, ainda que eventualmente, pretendo postar alguns pitacos. Se der, passe na página, mas daqui alguns dias.

Um forte abraço e, novamente , obrigalo pela companhia neste rico período de nossa convivência. Aqui é SÓ Galo, po##@!

36 thoughts to “Feliz Galo Novo!”

  1. Eduardo, é uma pena você ter que deixar o Canto do Galo. Acompanho esse blog a cerca de um ano e meio, e desde então tem sido um prazer acompanhar seus textos, assim como os do Marcelo, Zé Roberto, Caldeira, Paulo Silva e tantos outros Atleticanos e Atleticanas que contribuíram com a resenha diária. Além, é claro, dos comentários dos amiGalos e do debate sadio que o espaço proporciona. Esse blog é diferenciado, e eu torço muito para que quem o assumir possa manter a qualidade e dar continuidade ao seu legado.

    Tendo dito isso, só me resta dizer obriGALO pelos ótimos textos, pela dedicação ao blog e pela paciência com a torcida mais chata do Brasil. Desejo a você muita saúde e paz na sua vida, e que a sua atleticanidade siga inabalável. E que o Galo proporcione muitas alegrias para todos nós. Feliz 2019!

    Saudações Atleticanas!

  2. Boa tarde e um grande, feliz e prospero ano de 2019 mestre Eduardo. Na vida sempre há mudanças que temos que enfrentar. E para nós, Atleticanos, será uma pena seu afastamento deste espaço que certamente trouxe frutos bastante positivos para os torcedores e para o Clube Atlético Mineiro. Se possível volte o mais breve e tenha sucesso em seus novos objetivos e que a paz e sorte lhe acompanhem, pois você merece. Um grande abraço e feliz 2019.

  3. Boa tarde
    Eduardo,grande mediador de opiniões em torno da paixão por um clube de futebol.Paixão que acaba tornando a gente viciado em tudo que orbita o Clube Atlético Mineiro.
    Lidar com paixão não é fácil,opiniões as vezes fortes e divergentes,mas tudo em prol do GALO DOIDO.
    Espero que este espaço continue com a maestria que vc o conduziu até hoje.
    GALO SEMPRE.

  4. Valeu xará!!!!!!!!!!!!! Que Deus continue iluminando seus caminhos!!! Obrigado pelo blog mais galístico de todos os tempos! Ficaremos órfãos de um espaço tão democrático e fiel aos interesses da TORCIDA MAIS CHATA DO BRASIL!!!!!!!!!!!!! Esperamos um 2019 de grandes conquistas para todos nós!!!!!!!!!! E que nosso GALO conquiste belíssimas vitórias!!! Grande Abraço meu gurú!!!!!!! OBRIGALO!!!!!!!!!!!!!!!!! E VIVA O GALO MAIS FAMOSO DO MUNDO!!!!!!!!!!!!!

  5. Eduardo, foi um show sua passagem aqui conosco . E se o time deixou a desejar, aqui no Canto você honrou nosso manto. Obrigado e sucesso na sua caminhada!

  6. Valeu Eduardo!
    Apesar de ser meio bissexto em relação a postar comentários, leio os posts todos os dias. E vejo a seriedade e compromisso do blogueiro. Às vezes concordando, às vezes não, já que toda unanimidade é burra (já dizia outro cronista, torcedor do CBFlu!) sempre gostei da democracia aqui nesse espaço. A todos leitores, um abraço e feliz ano novo!

  7. Prezado Eduardo, só tenho a lhe agradecer pela dedicação a este blog durante tanto tempo, fonte de minhas leituras diárias praticamente obrigatórias. Desejo que este período sabático lhe proporcione tudo o que esteja buscando, da melhor forma possível, o quanto antes!

  8. Boa Tarde,

    Eduardo, agradeço pelo espaço democrático tão bem conduzido durante este período que passei a acompanhar.
    Espero que consiga o que está procurando ao se ausentar, já estou acompanhando o Canto do galo à partir de hoje, aguardando por textos tão bem colocados quantos os que lê aqui durante este período.
    Grande abraço a ti e a todos os amigalos, fé num galo melhor para este 2019.

  9. Saudações alvinegras. É com grande pesar que leio o último texto de nosso ilustre escriba. Leitura obrigatória e diária. Deus lhe abençoe e te ilumine sempre.
    Que 2019 seja um ano do nosso Galão da Massa.

  10. Boa Tarde Feliz GALO NOVO aos que realmente sao Atleticanos e aos Seca Pimenteiras, Marias e afins. Eduardo valeu e boa sorte so um adendo como disse anteriormente, voce foi muito democratico mesmo sabendo quem sao os infiltrados e Maria aqui no blog publicando os comentarios desses. E meu conselho aos que frequentam o blog. Ou acreditam ou nao, chega de ah nao sei, ah eu nao confio, nao vamos ganhar nada, confio desconfiando. Vao pra ponte que caiu, 2019 comecou e o mesmo MIMIMI BUABUABUA, e todos sabem de cor e saltiado de quem. Se e pra ficar nessa choramingacao toda, vao procurar uma chupeta que e isso que gostam. No mais aqui e GALO PORRA.

  11. Valeu Eduardo! Muita saúde. Paz. Realizações! Que você tenha un 2019 ótimo.
    Que o nosso Galão tenha competência para ganhar o BR2019..
    Saudações Atleticanas aqui de Ouro Branco MG.

  12. Meu amigo. Você sabe o respeito e admiração que nutro por você. Mais que isso uma amizade decana. ( o corretor escreveu de cana rs). Mas mais uma vez preciso discordar. Acho um erro comparar com o time da Libertadores. Tivemos times melhores em épocas mais cascudas e obscuras. Os tempos são outros embora tudo muito próximo. Insisto. Fizemos uma tentativa válida investindo em jovens teoricamente promissores. Ainda assim tivemos resultado melhor que com o time de fred e roubinho. Aprendemos. Quanto a empáfia do presidente, foda-se. Kalil não é nem ao menos simpático e conseguiu resultados. Simpatia por simpatia fico com sua amizade. Eu estou muito confiante.

  13. Já que não temos nenhum craque ; aliás no futebol brasileiro de hoje simplesmente não existem CRAQUES; os pouquíssimos que aparecem são VENDIDOS logo aos 17 Anos para o exterior.
    PORTANTO , O PREPARO FÍSICO , A FORTE MARCAÇÃO NO MEIO DE CAMPO E A PEGADA COM RÁPIDOS CONTRA ATAQUES DEVEM SER PRIMORDIAIS PARA QUEM ALMEJA TÍTULOS EM 2019.
    Com esses jogadores limitados , ganha quem Correr e marcar mais.
    E esses jogadores tem que tomar ciência das suas LIMITAÇÕES.
    AQUI NÃO TEM NENHUM PELÉ, GARRINHA , REINALDO . T. CEREZO , GÉRSON OU RIVELINO.
    VAMOS CORRER PESSOAL.

  14. Obrigado Eduardo. Valeu por tudo nobre guru.
    PARA INICIARMOS BEM 2019 EM PRIMEIRO LUGAR –
    FORA ELIAS.
    FORA ELIAS.
    FORA ELIAS.
    PRECISAMOS COM URGÊNCIA DE MAIS UM ZAGUEIRO PARA SER TITULAR E UM CENTRO AVANTE.
    # BRASILEIRÃO 2019 JÁ.
    É A NOSSA PRIORIDADE MÁXIMA.
    ISSO SEM JAMAIS SE DESCUIDAR DA LIBERTADORES E COPA DO BRASIL QUE TAMBÉM SÃO PRIORIDADES IMPORTANTES.
    VAMOS COM TODA A FORÇA PRÁ CIMA DOS ADVERSÁRIOS. MAS PARA ISSO não podemos ter em campo jogadores INÚTEIS E COME DORME COMO ELIAS , O BUNDA DE TANAJURA.
    ELIAS NÃÃOOOOOOOOO

  15. Valeu Eduardo!!!
    Foi muito bom prosear com você sobre as coisas do nosso querido Clube Atlético Mineiro.
    Desejo que 2019, seja repleto de saúde, paz, alegrias e conquistas, juntamente com os seus entes queridos.
    Boa sorte!
    Abraços,

  16. Bom dia Eduardo. Um 2019 de paz saude e prosperidade para você e a todos os participantes do Blog. Em 2019 parece que continuaremos com o mesmo treinador de goleiros, com Fabio Santos, Ricardo Oliveira, Elias, Cazares, Patrick. Com a devida venia, reconhecendo a possibilidade de melhoria do sistema defensivo eu nao vislumbro um time verdadeiramente competitivo com os jogadores precipitados. Infelizmente, vamos comemorar campeonato mineiro e participação em Libertadores….Rogo, pelo menos que em 2019 seja um ano de definição sobre a construção do estádio. Nao é possível continuar nessa indefinição e vivendo de estadio independência. Precisamos pelo menos de uma perspectiva real de sairmos dessa cilada que estamos vivendo amarrados no independência

  17. Caros,
    Aqui para vcs um print literal da TOG, sem cortes e sem censura…A CORRENTE TÁ FORMADA! Aqui é Galo e Viva a Galoucura. A torcida tem responsabilidade também, a torcida SOMOS NÓS!
    Torcida Organizada Galoucura
    19 ore – 31/12/18
    Nossa maior missão é fazer o Atlético conquistar todos os seus objetivos.
    Para o próximo ano, qualquer titulo de grande expressão será muito importante para o @atletico e para toda massa atleticana. A nossa maior missão em 2019 é fazer o Atlético conquistar o Campeonato Brasileiro.
    Sabemos que não vai ser fácil, mas também sabemos da força e da representatividade que a nossa torcida tem.
    Para isso acontecer, vamos começar o ano de 2019 com uma campanha de força, dentro e fora dos estádios, TODOS juntos e com um só objetivo que é VAMOS GALO…
    #GANHAROBRASILEIRO
    JUNTE-SE A NOSSA CAMPANHA, E VAMOS GALOOO #GANHAROBRASILEIRO. #GALOUCURA
    #ATLÉTICO
    Pq ñ? A Galoucura sempre na postura de apoiar incondicionalmente, é a Organizada mais representativa do nosso Galo, com todo respeito q as outras merecem. Agora sai com essa de colocar um objetivo na nossa torcida, o q coloca objetivo para o Clube, lógico. Tá certíssima a Organizada. O Clube é sua Torcida. Apoio INCONDICIONAL ao clube, mas, dentro de campo, queremos jogadores comprometidos com a nossa tradição de time FORTE E VINGADOR. Que a cartolagem faça sua parte nos bastidores, sabemos q a CBF é carta marcada…
    APOIO TOTAL E INCONDICIONAL À #GANHAROBRASILEIRO.
    Aqui no nosso canto #QUEREMOS O Br19.
    Obs.: Se nós, Torcida e Clube SOMAMOS #GANHAROBRASILEIRO #QUEREMOS O Br19 quem pode ser contra?
    Obs.: cuidado com ele, ele vai tá por aí na espreita SEM VERGONHA, cuidado com o AnoQVem, um porra louca infantilizado e bipolar, quase um TotóZero.

    O BRASILEIRO TÁ EM BAIXA, O BRASILEIRO PRECISA DO GALO CAMPEÃO, O GALO PRECISA DO BRASILEIRO!

    GALO SEMPRE!

  18. Bom dia massa e Guru. Ano novo, vida nova. CTRL DELETE 2018. A ordem agora é apoiar,diretoria,comissão técnica e jogadores. Os reforços estão chegando mas não em balaios como no ano passado.Estou otimista e assim pretendo começar o ano.
    Caro Guto,obrigado pela paciência e sobriedade, que em seu período sabático vc recarregue as energias e possa voltar a nos contemplar com seus posts neste espaço.

  19. Bom dia Eduardo e queridos atleticanos!!
    Leio seus textos desde que começou e nunca postei. Agora gostaria de postar o meu agradecimento pelos anos de leitura muito agradável!Aguardamos seu retorno. Muito obrigada!!

  20. Bom dia Eduardo e massa. Vamos sentir sua falta no blog,obrigado por tudo com seus textos do maior de Minas do nosso galo. Que 2019 a diretoria não erra igual 2015.2016.2017.2018.chegou 2019 e vamos acreitar em títulos importantes. Vai galooooooooooooo.

  21. Bom dia Eduardo e amigos ATLETICANOS. Galissimo Eduardo sentiremos muito a sua falta. Aprendemos mt com vc e lhe desejo que em 2019 seus planos pessoais e profissionais se realizem. Sucesso Mestre. Abraços e AQUI É SÓ GALO.

  22. Valeu nobre guru. Renove as forças e volte mais forte . Conduziu muito bem este espaço de leitura obrigatória de atleticanos e não atleticanos . Que 19 seja o nosso ano e que venha o BR. Espero que o Sette tenha aprendido com os erros , esperamos … E sorte ao novo blogueiro. Aos leitores deste blog feliz Galo Novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *