Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Falta inspiração à base do Galo

Cidade do Galo fachada

Estive ontem na final da Copa Itatiaia, da qual sou auditor junto ao Tribunal Disciplinar Especial (TDE) há quase uma década. Numa das resenhas pré-jogo, um amigo e pessoa das mais relevantes e influentes do futebol mineiro (vou preservar o nome, pois no momento me faltou pedir-lhe autorização) sugeriu o tema que vou abordar nesta segunda-feira. Até já vinha me pautando nesta direção, mas a provocação me sugeriu a antecipação.

Antes, porém, vou escalar quatro times do Galo em momentos diferentes.

1971– Renato, Humberto Monteiro, Grapete, Vantuir e Oldair; Vanderlei e Humberto Ramos; Ronaldo, Dario, Lola e Romeu

1977João Leite, Alves, Márcio, Vantuir e Valdemir; Toninho Cerezo, Ângelo e Marcelo; Serginho, Reinaldo e Ziza

2013 – Victor, Marcos Rocha, Réver, Léo Silva e Richarlison; Pierre, Leandro Donizete e Ronaldinho; Tardelli, Jô e Bernard

2017 – Giovanni, Marcos Rocha, Gabriel, Felipe Santana e Fábio Santos; Rafael Carioca, Luan e Maicosuel; Robinho, Fred e Clayton

Os jogadores em negrito foram da base para o profissional e a maioria deles brilhou no cenário esportivo mundial, tendo muitos deles chegado à Seleção Brasileira. No time de 1977, além dos mencionados, tínhamos no elenco 25 jogadores, sendo que 20 deles subiram da base. Danival, Heleno, Paulo Isidoro, Marinho, Marcinho, Silvestre, Hilton Brunes e João Alfredo são os nomes que me lembro no momento.Cidade do Galo vista áerea

Pois bem, o Torcedor vem reclamando e a situação é realmente preocupante. Afinal para que serve a base? Ganhar títulos ou revelar jogadores? Eu, com toda sinceridade, queria ambas as finalidades, mas se tiver que optar por uma delas, fico com a segunda. Se no time campeão brasileiro, cinco entre os titulares eram jogadores formados no Galo, em 1977 eram oito – além de vários reservas –, que só não ganharam títulos por aquilo que falamos ontem e Walter Clark antes de morrer revelou ao Brasil.

Se a base for para revelar jogadores, com todo respeito aos profissionais responsáveis pelas divisões de baixo, a safra tem sido muito modesta, se considerarmos que em cinco anos tivemos apenas Marcos Rocha, Bernard, Jemerson e Gabriel – menos de um por ano –, ainda assim todos distantes daqueles que o Galo sempre brindava aos Atleticanos e ao Brasil. Dois serviram para fazer caixa, um permaneceu por aqui, pois não achou mercado e o último ainda é uma promessa. Alguma coisa está errada. Sendo assim, creio que urge uma mudança de percurso.

Outra coisa. Estou considerando apenas jogadores que subiram para o profissional, mas, como me destacou outro amigo – este umbilicalmente ligado ao futebol e ao Galo –, revelação é jogador que se destaca e não apenas que se profissionaliza. Nos tempos de Telê Santana e Barbatana, era comum o Torcedor acompanhar uma promessa que vinha da base para se consagrar no profissional. Telê repetiu isso no São Paulo, onde, além de revelar jogadores, conquistou duas Libertadores e dois mundiais.

É inadmissível que, com a estrutura que temos na Cidade do Galo, não disponhamos jogadores formados para o time profissional. Nem isso, nem aquilo. Nas competições sub-20, sub-17 e sub-15, o que temos assistido é um pífio desempenho nas competições. Tempos atrás, o Galo vencia todos os campeonatos de base que disputava, agora capitula no meio da competição. Como pode o Santos, com um modesto CT, vir revelando tantas safras ao Brasil e o Galo assistindo a essa situação, passiva e conformadamente?

Na excursão “caça níquel” à Flórida, alguns garotos da base se destacaram. Vamos ver se alguns deles servem para o time de cima, mas nenhum deles poderá ser considerado uma grande revelação. No máximo servirão para compor o grupo principal. Uilson, Jesiel, Ronaldão (este só na segunda partida), Leonan e Capixaba. Ressalte-se que o último deles foi o que mais chance já teve nos profissionais e ainda não se firmou. Quem sabe agora!

Temos o melhor CT do Brasil para aparecer no noticiário e hospedar as seleções argentina e brasileira ou para investir no time atual e do futuro?

22 thoughts to “Falta inspiração à base do Galo”

  1. Concordo Eduardo. A categoria de base do Galo precisa ser melhor analisada pela direção atleticana. A começar pelas denúncias ocorridas tempos atrás pela revista placar, que colocaram sob suspeição o trabalho desenvolvido pelo coordenador da base. Se houve alguma apuração, não se tem notícias. Certo é que lá ele permanece, e os resultados são permanecem insatisfatórios. Essa nova geração de jogadores não traz boas perspectivas, mesmo sendo o último grupo de jogadores de base do Galo vencedores de uma competição nacional , a copa do Brasil sub-17. O que chama a atenção é que os profissionais das comissões técnicas que passaram recentemente pela base são destaques em nível nacional. O Rogério Micalle deixou o Galo para assumir cargos na seleção. E vários são os elogios feito ao Diogo Giacomini, que leciona em curso de treinadores da CBF, apesar da pouca idade. Então, na minha opinião, é preciso rever o critério de captação de jogadores, claramente ineficaz.

  2. Do time que foi a Florida Cup apenas Uilson, Leonan e Jesiel, na minha opinião, devem ser aproveitados. Alô Diretoria, Carlos, Patric e Lucas Cândido, este o pior de todos, que sejam dispensados. Vi o Ronaldo e Carlos Eduardo treinando no CT e fiquei surpreso, achei que já tinham saído. A Diretoria trabalha a passos lentos, apenas 2 contratações. Fala muito e pouco faz. Acumular a Presidência com a Secretaria Municipal entendo como grande erro. São detalhes que podem fazer toda a diferença no fim do ano. Já cansei de ter expectativas frustradas pelo Galo. O Objetivo é o Brasileiro. Afinal, 46 anos na fila não incomoda???? REFORÇOS URGENTE! Essa inércia é inaceitável.

  3. O mínimo que se espera da base sub 20, é jogador para compor banco. Nem isso a base do 9ALO tem. Com exceção do gol, Giovanni e Uilson são boas opções, o resto, infelizmente, não tem capacidade. Se a base não consegue suprir o banco, nem é pra ser titular, compor o banco mesmo, para que ter base então? Não ter um Yuri da vida; Patricão da Massa (capitão, meu deus da bola); um Otero, nesse caso quando nós iríamos imaginar que um jogador Venezuelano seria titular no 9ALO? Nunca. Não querendo desmerece-lo, é um bom jogador, esforçado e até o momento profissional, coisa que falta ao Cachazeres. Então para que gastar dinheiro com a base? Pra quem já teve os craques em negrito, da até vergonha de ver o que temos hoje. Sabe o que é isso? Omissão da presidência. Igual foi omisso no ano passado com a insistência com o MO, qdo todos viram que não tinha dado liga. Até o presidente viu isso, conforme comentou depois, que estava chateado com o trabalho do MO desde a derrota para o florminenC. Ele fez o quê? Nada. Igual agora. Nossos times, sub 17 e sub 20, não servem nem para o Mineiro. Para excursão tb não, desvalorizam nosso nome. O que se vê uma falta de conhecimento básico, de fundamento, de vontade, garra, raça. O Aguirre já afirmava isso, lembram? Tai o resultado. Quem viu os jogos do 9ALO pode observar. Fica aqui meu apelo: Presidente pede para sair. O nosso presidente de honra já te arrumou uma boquinha. Por favor, vá embora. Obrigado por tudo, pelo seu trabalho e dedicação, mas não da mais. Aproveita a chance de dizer: não da para conciliar as duas coisas, estou pedindo afastamento da presidência do 9ALO. Vc não sabe o qto a torcida vai ser grata por esse seu gesto. PS.: A crítica não é só de jogadores, é de tudo que compõem a base: diretor, preparadores, treinadores, jogadores e quem mais “ores” entrar nessa.

  4. Boa tarde Eduardo e atleticanos , difícil não é nem revelar o jogador em si mais fazer com que ele renda no time de cima oque rende na base , pra isso tem que ter um pouco de calma coisa que a nossa torcida não tem . pro jogador e muito difícil , o Bernard mesmo foi um que teve de ser emprestado para vários times e ainda jogar fora de posição , e quando voltou quase foi dispensado , Marcos Rocha erá massacrado pela torcida até mostrar o seu valor no america pra ser aceito o Carlos foi artilheiro em todas as categorias de base e a cabeça dele está a premio todo jogo . acredito que jogadores como o Uilson , Jesiel , Leonan , Capixaba ,Matheus Roldan , Ralph e o Marquinhos do sub 17 se tiverem chances no proficional e tiverem uma sequencia podem vir a vingar pra isso é preciso que a massa os abrace e jogue junto . AQUI É GALO P………

  5. Bom dia, Eduardo e demais atleticanos. Dizer que falta inspiração à base do Atlético é ser modesto demais. Ali falta tudo que se possa conceber como forma de preparar jogadores de futebol. A exceção é a excelência do CT. A falta de dirigentes comprometidos com bons resultados, a falta de treinadores qualificados para lidar com os jovens atletas, a falta de estrutura para a formação cívica e moral desse jovens aliada a um acompanhamento psicológico orientado para o sucesso são indicadores de que a base do Atlético existe apenas para atender a alguns interesses pessoais de quem a comanda. Eu disse outro dia aqui mesmo que fiquei impressionado com as “mudanças” feitas nos comandos das várias categorias da base. Mesmo diante do absoluto insucesso dessas categorias as “mudanças” se limitaram a trocar de lugar as mesmas pessoas que só demonstraram incompetência onde estavam. Deixar de ser incompetente no sub 15 para ser incompetente no sub 17 não é mudança é acomodação o mesmo ocorreu no sub 20. Parece que o diretor da base do Galo que eu me recuso a mencionar o nome, apenas se importou em garantir uma situação que lhe é confortável e talvez até lucrativa. O pior é que a Diretoria do Atlético parece não se importar com isso. É a extensão da sonolência que impera nos profissionais.

  6. Prezado Eduardo,
    em entrevista recente, o coordenador das categorias de base afirmou que o objetivo é de formação. Até poderia respeitar a opinião mas falta compreender o que está chamando de formação. Afinal, ter gana, ambição e vontade de ganhar deve fazer parte da formação. Saber ganhar, também (parece que a base tem aprendido a perder).

    Outra afirmação (e que muitos compartilham) é de não poder pressionar garotos pois estão em formação. Cresce uma geração criada no colinho da mamãe, que não pode ser cobrada, exigida, pressionada e chega à vida adulta sem responsabilidades, mimada e cheia de vontades (mas sem nenhum esforço para conquistar tais vontades). Pressão faz parte da vida. Se não tem culhão, não merece vestir a camisa do Galo.

    Enfim, precisa ser revisto o conceito de formação. Parar de formar meninos mimados e passar a formar profissionais de alto nível.

  7. A base não é lugar para revelar técnico. A base é lugar de técnico experiente, com ex jogadores participando. Um técnico que nunca entrou em campo pra valer, não vai saber ensinar um menino de 14, 15, 16 anos a proteger uma bola, ensinar a dar um bote na hora certa (treinador nunca fez isso, como ensinar??) levantar a cabeça, hora de matar uma jogada, domínio de bola, cabecear bem, posicionar dentro da área, calma na frente do goleiro…etc. Se o cara nunca jogou, como ensinar?? Pode se ensinar tática de jogo e treinar fundamentos de livro, mas ensinar, ajudar a desenvolver o potencial técnico do garoto não vai acontecer. Vejo na base do Galo hoje um monte de robôs, todos os jogadores jogam parecidos, uma mesmice. E garoto bom de bola nestes interiores não falta… Vamos acordar para essa realidade Galo…

  8. Concordo com Daniel Silva, e os exemplos estão aí para comprovar. Quem foram e são os craques, na concepção da palavra, nos últimos anos? Citarei alguns nomes. Pelé, Maradona, Zico, Reinaldo, Romário, Messi. Todos baixinhos, inteligentes no futebol e craques.

  9. “Como pode o Santos, com um modesto CT, vir revelando tantas safras ao Brasil e o Galo assistindo a essa situação, passiva e conformadamente?”

    Seria pq o santos faz contrato mais vantajoso para atletas da base e o galo exige 90% do passe dele vinculado ao clube?

  10. Pra mim o problema tem nome: Andre Figueiredo. Há anos no Galo! Ridículo como jogador e ridículo como coordenador da base. Tem que mandar ele embora. Deve ter nuitos bons contatos na Cidade do Galo. Pra não revelar ninguém e ser mantido até hohe!!!!

  11. A análise seria quase perfeita se não fosse um detalhe. A torcida do Galo não apoia ninguém da base. Basta uma partida ruim de um garoto de 18, 19 anos, e a torcida do galo queima o garoto. Isso também precisa ser dito. Desse jeito realmente ninguém vai prestar. A torcida precisa entender que um garoto desses amanhã pode vir a brilhar em outro clube e aí já era.

  12. O problema está na mentalidade e critérios dos treinadores da base. Posso dizer, porque já vi com meus próprios olhos, jogadores com qualidade técnica superior serem dispensados nos testes, para darem lugar a brucutus, caneludos e velozes. Quanto mais alto, forte ou rápido, mais chances tinham. Enquanto isso a técnica e inteligência foram deixadas de lado. Essas virtudes, isoladas, não compõe um time vencedor, mas juntas podem fazer um belo time. Porém, ao que me parece, a filosofia nas categorias de base do Atlético é de ter jogadores apenas fortes e rápidos. Por um momento, dá até pra pensar que estão selecionando maratonistas. E essa tem sido a filosofia da base por muitos anos seguidos. Parece que não têm a paciência ou a capacidade de pegar um jogador técnico e ajudá-lo a desenvolver um poder maior de marcação e recomposição. Vez ou outra eles dão sorte e surge um Bernardo ou Carlos que acabam tendo um desempenho melhor no profissional. Agora, quanto a jogadores de defesa a chance de sucesso é maior, Jemerson é um bom exemplo. Resta saber se Jesiel e Rodrigão seguirão os mesmos passos. Mas nenhuma base sobrevive apenas de jogadores de defesa. Acho que é importante rever os conceitos quanto aos jogadores do meio pra frente que têm sido recrutados.

    1. Daniel, concordo com você em tudo. Também já vi muitos craques serem dispensados da base do Galo só por que pensam e jogam futebol de verdade. A base do galo é uma das coisas mais tristes que existe no futebol. Não existe nenhuma metodologia de seleção e treinamento dos jovens. tenho dito aqui há algum tempo como se formam jogadores em times como o Barcelona e outros. Mas os dirigentes do Galo insistem em ser contrários a tudo que é bom. O resultado é essa tristeza em campo que nos deixa perplexos.

  13. Está faltando tudo…seleção correta de atletas, treinamento físico-tático e mentalidade de vencedor com forte suporte psicológico. Enfim, podemos e temos que melhorar em tudo. Concordo que o primeiro objetivo da base é revelar craques para o profissional.

  14. O seu comentário exibe com clareza o que pensa o torcedor Atleticano, apenas o fez com muita elegância. A verdade é que a base do Atlético não serve para nada. Quase todos os clubes brasileiros revelaram verdadeiras fábricas de craques. O Galo não. Ou tem alguém esperando esperando ver algum jogador da Florida Cup chegar ao profissionalismo? Não vi nenhum com chances e cada vez me decepciono mais com o Lucas Cândido, que teve muitas chances e até hoje não sabe usar o pé direito para tocar a bola. Talvez o goleiro Uilson chegue ao profissionalismo, vamos ver. E viva o Galo!!!

  15. Caro Eduardo, assisti a partida do Galo contra o time da segunda ou terceira divisão americana. Confesso que só assisti porque era o nosso Galo porque foi uma verdadeira “pelada”, jogo muito ruim de se ver. Não vi ali nenhum jogador em condições de integrar o time principal, pelo menos, no momento. Jogadores mal treinados e sem noção de fundamentos básicos. E, para quem tinha alguma dúvida a respeito do Patric, acho que agora não tem mais. Esse jogador não tem condição de ser nem o terceiro reserva do time principal do Galo.

    1. José Antonio, foi pelada contra time ruim e em campo de várzea. E o pior é que aquela imprensa fogueteira que elogiou o MO durante o tempo todo já está elogiando o Giacomini e chamando-o de grande treinador. Vou vomitar.

  16. Concordo plenamente, como pode um time que tem um CT de primeiro mundo com todas as instalações necessárias para se formar atletas de auto rendimento e termos apenas algumas poucas revelações. É muito fácil ver o que ocorre atualmente na base do Galo verificando-se a seguinte condição; antes não tinhamos um CT e revelavamos grandes jogadores para o time principal e hoje apenas algumas poucas realidades e bastante promessas que nunca vingam. Vendo os jogos da Copa SP percebe-se que há uma grande diferença entre o time do Galo e os demais times, todos bem treinados, preparados fisicamente enquanto no Galo zzzzzzzzzzzzzz. Ta na hora de dar linha nesse André Figueiredo porque não procurar alguém como Cerezzo, Reinaldo, Eder ou qualquer um outro que tenha historia e conheça o futebol de base e começe novos rumos, tá passando da hora. Nossa base atualmente não revela e só vexame. Saudações Alvinegras.

    1. Certo.Tem que mudar este diretor da base, que há anos estáno comando das categorias de base.Amigo de empresários.E sem falar que demos “passe livre” a outros promissores telentos-vide o “affair” Tábata.E compramos o Clayton-, por uma baba de dinheiro.

  17. Perfeito, vai de encontro ao que tenho postado! Um time que não consegue chegar a uma final de mineiro, que é desclassificado pelo Araxá, que esconde o time em Sete Lagoas para a torcida não ver a ruindade, o que esperar?

    1. Pra mim, esse problema tem nome: André Figueiredo. Não sei o q esse senhor ainda faz no nosso Galo, pq há anos q não revelamos ninguém e ainda vemos falar q o artilheiro da Copa SP já jogou na base do Galo. Pq ele saiu? Alguém sabe? Acho q esse senhor deveria ser substituído e indico o Diogo Giacomini. Não acho q seja a hora dele ser auxiliar técnico do Roger. Acho q ele é a pessoa mais indicada para o cargo. Já tá no Galo há algum tempo e trabalhou com a base. Ele pode ajudar o Roger, trocando idéias, mostrando a evolução de algum jovem, q possa ser aproveitado, mas acho q se ele tomasse conta da nossa base, seria melhor aproveitado. Precisamos de desfazer de alguns jogadores: Carlos e Lucas Cândido deveriam ser emprestados. Já o Patric, tenta vender, se não, trocar ou dispensa logo. Usa ele pra trazer alguém q preste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.