Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Expectativa correspondida

O início da temporada – ao que parece – demonstra ser diferente da passada, quando empatamos na primeira rodada e depois tivemos uma vitória fulminante na estreia em casa (3 a 0 e com todos os gols antes dos vinte minutos do primeiro tempo).  Agora no domingo além de uma bela goleada (5 a 0) sobre o mesmo adversário do empate do ano passado, o rendimento do time em campo deixou o Torcedor motivado.

Ao que parece, o trabalho do treinador Levir Culpi (trabalho e não baralho ou outro adjetivo foneticamente confundido pelo treinador de um ano atrás) mostra seus efeitos. Demitido, injustamente, por diretoria passada, o técnico pegou a equipe com o que tinha e conseguiu a vaga na pré-Libertadores. Agora, com um elenco, reformulado e pela partida de estreia – salvo melhor juízo – parece trazer de volta o orgulho e a esperança aos Atleticanos.

Interessante. Os tentos da goleada foram todos marcados por jogadores que encerraram a temporada passada sob severas críticas do Torcedor. Ricardo Oliveira (três vezes, embora tenha errado um que mais fácil que qualquer dos assinalados), Cazares e Elias, construíram o placar. O gol que Oliveira perdeu, fez lembrar e sentir saudade do Reinaldo, que naquele lance deixava goleiro no chão e já saia para a comemoração.

Quando cheguei ao Horto, mais de duas horas antes do início da partida, já dava para perceber a motivação do Torcedor. As ruas em torno daquela catedral Atleticana estavam tomadas e assim que a bola rolou, aqueles mais de 21 mil apaixonados mostraram a vibração conhecida e que faz adversário tremer no Horto ou na Pampulha.

Os cantos da arquibancada e a camisa, outra vez com o patrocinador da conquista da Libertadores, lembravam os anos e as conquistas de 2013/2014. Senti a volta do astral, clima e ambiente favoráveis. Quando o Atleticano, desde Torcedores, jogadores, comissão técnica e diretoria se unem, algo de bom está por acontecer.

O novo ídolo do Galo estava em casa, sendo amamentado pela mamãe. Anthuan, filho de Cazares, era o assunto nas rodas antes e – principalmente – depois do jogo. O “papito” voltou a mostrar o futebol que encantou quando chegou a Belo Horizonte. A maioria atribui a nova versão Cazares, ao nascimento do garoto que ainda está no seu primeiro mês de vida. De uma maneira ou de outra, esperamos que o dono da camisa 10 tenha uma boa temporada, via de consequência o Galo nas competições.

Outros brilharam, como Luan que foi responsável por três assistências nos cinco gols; Victor em pelo menos duas oportunidades mostrou sua fama de “santo”. A nova dupla de zaga, com Rever (novamente capitão) e Igor Rabelo fez esquecer nossos pesadelos. Fábio Santos, embora ainda oscile, foi melhor que em tempos recentes. O time, mesmo considerando a fragilidade do adversário, deu segurança e confiança ao Torcedor.

As substituições, todas durante o segundo tempo, não foram tão eficazes. Leandrinho, que tem tido oportunidades, outra vez demorou a concluir um lance de gol; Adilson parece ter sentido contusão; Jair estava tão desligado e por duas vezes proporcionou contra ataque ao adversário. Ainda aguardamos para ver Guga, Maicon e Rafael Papagaio.

Mesmo considerando ainda bastante prematuro para uma avaliação precisa, deu pra sentir e até mesmo entre os companheiros Atleticanos uma profunda mudança na autoestima do Torcedor. A descida do morro a partir da Rua Ismênia é um termômetro que utilizo desde os primeiros tempos do Horto. Os rostos estavam leves, diferente dos últimos tempos. Que assim seja!

Em tempo: Apesar da vitória e goleada, o trio de arbitragem foi ruim. Fraco, na verdade. O bandeira Ricardo Júnio, por vezes, não enxergou a bola cruzar a linha lateral, situação corrigida numa delas pelo quarto árbitro. O outro, Marcyano Vicente, depois de parar um ataque do Galo – anotando impedimento – em bola desviada pelo defensor adversário, se mostrou inseguro até em definir lateral a favor de quem. Esperou, acintosamente, o juiz definir.

É muito cedo, mas ontem – dia seguinte a essa grande vitória – a resenha na Barbearia conhecida como Três Freitas, que fica na Avenida Getúlio Vargas e tem sob a batuta do Rangel, ainda Rodrigo e Leonardo, o assunto era que a permanecer assim, eles que não são Atleticanos, irão sofrer muito. Afinal, somos líderes, invicto, melhor ataque (ao lado do Tupynambás), artilheiro da competição, único time a não levar gol e ainda detentor do maior público deste início de temporada.

*fotos; Bruno Cantini, Atlético

53 thoughts to “Expectativa correspondida”

  1. Gostaria muito de ver o Galo jogando no mesmo estilo dos 5×0. Correndo, acertando passes, fazendo algumas jogadas, enfim, praticamente massacrou o adversário. Ocorre, que não podemos esquecer de que o adversário, com todo respeito, não é muito fraco. Vamos ver agora na Libertadores. Não tenho esperanças, por tudo que já disse aqui, em especial porque o time é praticamente o mesmo.

  2. Boa tarde Eduardo! Prazer enorme. Quanto ao nosso GALÃO, acho que a diretoria deve liberar o Elias, pois temos vários volantes melhores do que ele. Infelizmente o “Papagaio” chegará lesionado da seleção (tomara que não seja nada muito grave). Acho também que o Moisés do Verdão pode ser uma boa, o Guerra nem pensar. É bom ficarmos em alerta, pois o Cazares deve receber nova proposta da Arábia. Enfim concordo quando você diz que o time está melhor, inclusive as contratações foram melhor escolhidas. No mais “Bica eles GALOOOO!”

  3. Bom dia Eduardo. Que bom a volta. Esse espaço faz falta. Uma sugestão- Que tal 3 colunas por semana.??
    Quanto ao time , OS PONTOS FRACOS SÃO ELIAS E PATRIC.
    SETTE CÂMARA PRECISA FACILITAR A SAÍDA DE ELIAS.
    A ZAGA COM RÉVER E RABELO TÁ ARRUMADA.
    PRECISAMOS AINDA DE MAIS UM CENTRO AVANTE E UM ATACANTE DE LADO.
    COM PREPARO FÍSICO E RAÇA , MUITA MARCAÇÃO., 2019 PROMETE.

    1. Chegaremos lá! Refiro ao time, quanto às postagens não posso assumir carga que depois não honre. Vamos às terças e sextas.
      ObriGalo!

    2. Acrescento ainda o Fábio Santos! Elias e Fábio Santos, o Patric não merece comentários, são o ponto franco do time, para AQUELES que defendem os experientes que justifiquem o desempenho desses medalhões. Acho que faltou intensidade, pois Libertadores tem que se entregar. Gostaria de ver o meio de campo com BLANCO, ZÉ WELISSON e JAIR!!!

  4. Boa noite Eduardo e massa. Grande texto Eduardo. Vencemos bem e jogamos bem,mas ainda tem muitas água para passar debaixo da ponte. Enfim o Luan vai ficar. E se achasse uma grana Boa no Elias vendiam o problema que os outros clubes querem o jogador de graça. Sobre reforços ainda precisa de 3 reforços na minha opinião. Vai galooooooo.

  5. Boa Noite,

    Sobre o jogo, diria que a equipe foi praticamente a mesma de 2018, porém, o futebol melhorou muito, jogador de futebol gosta de treino com bola, ela que é a razão da sua profissão.
    Em depoimento do Therans ano passado, disse que o T. Larghi não efetuava treinos com bola tipo simulação de jogo, daí, sua justificativa para o baixo desempenho das contratações e principalmente de quem veio de fora e necessitava de adaptação, este primeiro jogo me parece dar razão as palavras dele, haja visto que o mesmo time apresentou melhor sintonia.
    Jogador que jogou o mesmo de 2018 e ainda piorou, foram F. Santos, Patric e o Chará, este último piorou e está jogando apenas com o nome, só que este ano me parece que terá que apresentar mais futebol se quiser continuar titular.
    É muito importante que o segundo time esteja sempre treinando como os titulares e que represente o Galo e a eles próprios na quarta, se quiserem ser titulares, é uma grande oportunidade.
    Quanto ao R. Oliveira foram 3 gols, Elías volante fez 1 gol e Cazares 1 gol. Espero que nossa torcida de um refresco nas críticas e deixem eles jogarem sem pressão extra.
    Esperamos um 2019 melhor.

    1. Oportuna observação sobre treinamentos. O Levir, reitero que critiquei no passado, é melhor que os treinadores dos últimos tempos que passaram pelo Galo. Neste início de temporada, parece ter abandonado aqueles gracejos de quando retornou no final do ano. Bons fluidos.

  6. Boa noite, grande Eduardo!

    Alguns dizem que o Galo não ganhou de ninguém. Não ganhou de ninguém? Mas ano passado perdeu muitos pontos pra ninguém também. Portanto, acho que começamos foi é muito bem!! rsrs

  7. Grande Eduardo, muito bom ler suas postagens novamente. Dois textos por semana é o ideal. Pense nisso.

    Sobre o jogo, apesar da fragilidade do adversário, o Galo começou o ano voando.
    Gostei do que vi. O time esteve interessado o tempo inteiro, por isso a goleada veio fácil.
    Destaques, na minha opinião, nessa ordem: Cazares, Luan, Pastor e Elias.

    Precisamos de mais um ou dois reforços de peso pra entrar na briga por títulos este ano.
    Tardelli está sem contrato. Romero – qualquer um dos gêmeos – seria um boa.
    Talvez um lateral esquerdo pra disputar com o carequinha.
    A zaga tá fechada e, ao que parece, não será mais dor de cabeça.
    Confio no Levir e confio mais ainda na torcida.
    Saudações e sucesso em 2019!

  8. Boa tarde Eduardo de Ávila! Fiquei muito feliz em ler suas postagens novamente! Ficava ansioso para o dia amanhecer pra ler as postagens! Parabéns Eduardo! Seus textos são excelentes!

    1. Obrigado Júlio, a sequência de postagens diárias estavam me deixando sobrecarregado, vamos ver se duas por semana conseguimos manter acesa nossa paixão e o bom nível de relacionamento.

  9. Estou confiante no trabalho de Levir Culpi ; ontem li que ele pediu agilização para definir os casos de Luan e Elias, mostra que ele quer e precisa planejar o time , com quem contar na temporada.
    Time foi bem ,como diz Eduardo, inexplicavelmente os destaques foram os mesmos jogadores do péssimo 2018 , os mesmos jogadores que nos brindaram com pifias apresentaçoes , com um ano tenebroso , um pesadelo.
    Procurei este espaço para escrever sobre outra coisa , um fato curioso , que me fez pensar no tanto que incomodamos e o ódio e inveja que nutrem por nós , os rivais , daqui e de fora. Numa final rec ente da copa do brasil, jogaram crucru e urubu e o que se viu, o que se ouviu — maior de Minas pra cá, maior do Rio prá lá,times irmãos, torcidas irmãs, e a papagaiada toda , das marias e do cheirinho , tudo no intuito de nos provocar. Pois bem , veio a negociação arrascaeta , jogador mercenário,que deu uma banana para quem o tratava como idolo , troca de acusações pesadas , uma cachorrada sem fim que mostrou quem são, na realidade.

  10. Boa tarde Eduardo, fui um leito assíduo em 2018 e me pareceu nos posts de final de ano que você iria parar de escrever, confesso que fiquei um pouco triste pois compactuo com a maior parte da suas opiniões e gosto de como defende suas idéias. Hoje foi uma alegria rever seu Blog e espero que continue por todo 2019.
    Um abraço e mais uma vez, concordo com todo o seu texto. Eu que nem moro em BH e sim em Ipatinga, também senti daqui um ambiente mais tranquilo em nós torcedores e uma confiança de um ano proveitoso. PRA CIMA GALOOOO

  11. Boa tarde; que alegria ver seus comentários de volta, aqui, em Espinosa.
    Pensei que não voltaria mais. Bom retorno.
    Quanto ao Galo, acho que ainda precisamos de um lateral esquerdo e um centroavante, libertadores e BR são longos e desgastantes.
    Abraços.

  12. Prezados, bom dia !

    O Presidente está certo em não entrar na pressão de agente de jogador ! O cara tem mais um ano de contrato tem que cumprir ! Temos até a metade do ano para resolvermos isso ! Ou então paga a multe e tchau ! Agora não podemos ceder pressão de time paulista mais que brados que o nosso ! Ou essa merd…. desse banco está do nosso lado ou contra nós !

  13. Eu vi assim:
    A Massa – É sempre um show a parte. Lotou o caixotinho (eu quero o Mineirão) em um jogo inicial de Mineiro e deu apoio incondicional.
    Levir – Muito bem. Com exceção de Patric, escalou o que tinha de melhor e fez as substituições certas. Outro treinador teria escalado a zaga do ano passado para fazer media, Levir bancou Rever e Rabello mostrando que tem o Time nas mãos.
    Victor – Firme e seguro, fez duas grandes defesas.
    Patric – Razoável. Mediano no apoio e uma tristeza na marcação. Não perde a mania de cometer faltas infantis.
    Rever – Absoluto. O Capitão América impõe respeito a zaga e fez uma partida impecável.
    Rabello – Ótima estreia.
    Fábio Santos – Discreto.
    Pai Vei – Fora de forma, veio de contusão e precisa de ritmo.
    Elias – Boa partida. Jogando na posição certa é importante para o Time.
    Luan – Não fez gol, mas nem precisava. Três assistências, muita luta e técnica.
    Cazares – Uh, Papai chegou! Quando quer é um maestro que faz as coisas parecerem fáceis.
    Chará – destoou do grupo, muito mal. Parece que ainda não se adaptou, mas confio no seu potencial, pode e vai melhorar muito.
    Pastor – Fez o que se espera dele. Precisa ser poupado em algumas partidas para não perder o folego no fim da temporada, assim será útil até a reta final.
    Leandrinho – Entrou bem com boa movimentação, mesmo na posição que não é a dele se mostrou útil. Como não vinha jogando, carece de mais ritmo pra gente ter uma noção de onde ainda pode chegar. Destaque para o bom chute de media distância.
    Jair – Não foi bem. Mas o tempo foi pouco para fazer análise, aguardemos as próximas partidas.

    Apesar de ficar evidente que as contratações tem interferência do Levir (com exceção do “crack” Vinícius que é by André Cury), Marques tem seus méritos, vamos ver se quando for preciso intervir o nosso Diretor saberá ser um bom mediador.
    Até aqui parece que Sette tenta e tem conseguido corrigir erros da temporada passada. Todavia, que não pense que nosso time é o Barcelona e se acomode, têm outros times bem melhores. A nossa luta é inglória – sobretudo quanto a disparidade financeira – é preciso um trabalho incessante para tentarmos chegar ao topo.
    Mas, como diz a letra do hino mais lindo do mundo “Vibramos com alegria nas vitórias”. Muito obrigada ao Time todo! Próximo…

    OBS: Luan é by André Cury, sempre ele. O agente (e seu sócio no CAM(?)) tem direito a uma polpuda porcentagem na venda, e é só nisso que eles pensam.

  14. Bom dia Massa!!!!
    O time não jogou contra ninguém,
    e ainda tem muita canela dura nesse time que nem deveria estar.
    Renovar com patrick,candido,mais umas lepras que não compõem elenco de clube nenhum,prova que a diretoria vem com a mesma barca mais do mesmo.
    Deixem o Elias sair pois passaremos menos raiva e o cara também não quer ficar.

  15. Gostei muito da atuação do time. Jogou com seriedade e e vontade de ganhar. Réver e Rabello é uma zaga de respeito. Confio muito no Levir, no Marques e nos jogadores (maioria pelo menos). Mas não confio na diretoria. Tomara q ela pelo menos mantenha os salarios em dia (levir ja deu recado nesse sentido). Sobre o imbrolio de Luan, está claro q ele quer ir pro curintia. Mas se é pra sair, tem q vir muito dinheiro e à vista, alem de vir o romero pra cá tb. Caso contrario, nao vale a pena.
    O vacilo é não liberar Elias pro inter. Com o salario dele, fariamos uma economia gigantesca. Fora q se ele ficar, teriamos q renovar o contrato dele.
    Se for p trazer algum reforço, seria um lateral esquerdo (o menino do ceará é uma boa pedida).

  16. Num momento em que parece haver paz entre time e torcida, muito por finalmente corrigirmos aquela burrice de ter mandado Levir embora, a diretoria se mostra bastante hesitante em relação a dois jogadores importantes, embora não unânimes. Elias e Luan.
    O primeiro teve a informação de que não terá seu contrato renovado, mas terá que cumprir seu contrato. Isso é bastante temerário. Como dar aviso prévio e pedir que se cumpra os 30 dias. Apesar de ser um dever do trabalhador, haja motivação.
    O segundo pode ser vendido com dinheiro do próprio patrocinador. Luan em forma é um referencial, fora dela um peso.
    Como foi descrito na coluna, gostaria de um ano na nossa vida, passar sem sobressaltos, como passamos pelo Boa

    1. Aviso prévio de 30 dias ou de um ano? O clube não pode ser colocado contra a parede e é dever do empregado trabalhar.
      Quanto ao outro, como no primeiro caso, basta chegar com uma proposta decente.

  17. Valeu pela vitória . Confio no trabalho do Levir e acredito que haverá mais dispensas nas próximas semanas. Tem jogador que não tem a menor condição de jogar no Galo. Um lateral esquerdo , um atacante de lado e um centroavante , reforços necessários …. Quem não jogar vai sair do time , não tenham dúvida. Ter um time competitivo não basta , é preciso elenco : eis a preocupação . Vc acredita sinceramente que Patrick, Lucas Cândido , Leandrinho , Nathan , Alerrandro são opções que resolvem ? Pois é…. planejamento é tudo .

    1. Caro, planejamento é fundamental em tudo. Para chegar aos títulos, necessário se recomenda não repetir os erros de 15/16/17/18.
      Sinto algo diferente neste início de 2019, tomara que se confirme.

  18. Bom dia Eduardo,
    Como é bom abrir o blog e ver postagem de sua autoria e saber que vamos ter essa resenha mesmo que seja alternadamente. Começamos bem, muitos fala que não serve de parâmetro, porque o Boa e fraco, mais em time fraco se goleia, e foi o que aconteceu. Então começamos bem sim. Acho que com Levir e salarios em dias temos grandes chances esse ano. Torço para que o Luan fique, ele é muito mais regular que o Romero, Finaliza melhor, e tem mais assistência. Quanto ao Elias jogando mais solto acredito que possa render. Patric bom reserva, se jogar feijão com arroz serve para compor grupo. Acho que o Chara ta devendo pelo custo, mais talvez ainda ta em fase de adaptação. Ontem vi muitos comentários em outros blogs as pessoas já descendo a ripa em alguns jogadores mesmo a gente ganhando e eles não se comprometendo. Acho precipitado demais, alias continuo achando parte da torcida chata demais. Mais, faz parte. Importante é o time corresponder nossa expectativa, e os jogadores tão criticado dar a volta por cima. Antes de torcer para dar errado, prefiro torcer para dar certo, sempre…
    GALOOO

  19. Bom dia mestre, saudações! Vamos curtir nosso GALO,mesmo q em nossos bastidores a coisa parece ainda meio nebulosa_ não se reforça concorrentes,ao contrário,enfraquece- o_ caro amigo temporão! Bons presságios se avizinham nesta temporada ,q ela seja abençoada e não de trapalhadas…abs e #GALOsempre!

  20. Bom dia, Eduardo. De fato, é ainda cedo para prever qualquer coisa. Mas há um alento. Na época do TL o time entreva em campo na base do cada um por si. Nem “pelada” dos solteiros contra os casados era tão bagunçada. Neste domingo pudemos ver organização em campo. Espero que continue assim. Já disse aqui várias vezes e repito, não é possível ganhar todos os jogos. Pode-se ganhar de um time grande ou perder para um pequeno. O que não é admissível é ver time sem padrão de jogo, sem vontade de jogar e ganhar, sem jogadas ensaiadas, sem esquema tático. Isso é injustificável. Agora é torcer para que domingo nosso maior freguês continue sendo o que sempre foi, nosso freguês, e dos bons, pois entrega em casa. Saudações alvinegras.

  21. Bom Dia Amigos!
    O time no Geral foi muito bem! A zaga bem firme, Réver , como sempre, saindo com a bola no pé tocando e antecipando o adversário, Igor Rabello seguro e dando chutões quando preciso! Patric fez o básico subiu ao ataque algumas vezes mas sem muito sucesso. Fabio Santos, na minha opinião, destoou da equipe, muito mal tanto na marcação quanto nas subidas ao ataque, não conseguia acompanhar o adversário na corrida talvez ainda nao esteja 100% fisicamente. Zé Welison, apesar de algumas desatenções no começo do jogo, foi muito bem na marcação e está um pouco acima de Adilson. Elias achou sua posição, aparecia sempre sem marcação na entrada da área para finalizar jogadas, me lembrou muito ele quando jogava no corinthians e ia para seleção. Cazares é um gênio, foi muito bem nos 5 ultimos jogos do ano passado e começou o ano com o pé direito, o Passe para o R.Oliveira de 3 dedos onde o R.O. acaba perdendo o gol foi de outro mundo. Luan sem comentários, não pode sair. Chará ainda nao encontrou seu futebol aqui no galo, conseguiu 1 2 jogadas de linha de fundo e ajudou mais na marcação que no ataque. Ricardo Oliveira é o meu pastou e gol não me faltará! Matador brocou quase todas as chances que ele teve. Dos que entraram :
    Adilson – Entrou e acabou se machucando quando foi esticar a perna, continuou em campo mas nao forçou, e acabou nao jogando tudo oque poderia.
    Leandrinho – Ainda é pouco tempo para falar dele, precisa jogar mais.
    Jair – Entrou nervoso e errou nas primeiras jogadas, ainda é pouco para falar dele.

  22. Bom dia Eduardo. Muito bom voltar a ler seus posts…O time começou bem, o Levir parece começar a mudar o jeitão do time. Mas precisaríamos de um 10 de impacto (Diego do fla ou Guerra) e um centro avante com presença de área e um de lado de campo com velocidade para ser titular (Luan é um bom reserva, consegue mudar o ritmo do jogo) . Temos que ter banco, principalmente quando olhamos para a libertadores de 2013 (tínhamos banco que foi decisivo em certos momentos), como esperar que Nathan, Leandrinho, Papagaio…entrem num jogo para mudar o placar…só se o Levir evoluir muito com esse grupo e neste ponto tenho minhas dúvidas, já que os lideres deste elenco são os mesmos (Elias, F Santos, Leo Silva e Pastor) e teremos evoluir muito para fazer frente a Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Grêmio…Saudações.

    1. Estou confiante,embora seja apenas o começo. Eles, os jogadores remanesventes e questionados, ainda precisam convencer depois dos tempos recentes.

  23. Bom dia Eduardo de Ávila, vamos aproveitar esses bons ventos de 2019, inclusive o jogo passado, para sermos OTIMISTA, inclusive nos nossos comentários, gerando desta forma, boas energias ao time, em todas as competições, as quais participaremos, exaltando o mantra do “EU ACREDITO”.

    Assim seja.

    “Somente sendo um pra saber”

  24. Bom dia, um otimo e feliz 2019, deu sim uma esperança, mas vou ficar mais comedido, pois o adversario e muito fraco, mas se passarmos apuros com times assim, algo estaria errado! Cazares e craque e espero que seje assim o ano inteiro, bem vindo seu recem nascido que pode ter mudado sim sua visao de vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.