Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Esperando eleição e definições, o sub-20 segue vencendo no Sul

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Enquanto tudo continua nas especulações, até mesmo para fugir de uma discussão ideologizada que envolve política, crença, raça, gênero e outros dogmas que – a meu juízo – fogem um pouco da questão prioritária que é um Galo forte e vingador, opto por neste domingo enaltecer novamente a nossa base. Reafirmo, entretanto, que ainda carecemos de boas revelações, como nossa história ensinou ao longo dos tempos, especialmente nos anos 70 e 80. Ganhamos a Copa São Paulo, em 1975 e 1976, tendo na sequência um time com oito jogadores criados no Galo.

Se neste ano vencemos todos os campeonatos em Minas Gerais, desde os profissionais até as quatro categorias de base, é evidente que por mais que eu mesmo critique situações internas do Galo, algum fruto podemos esperar. Nenhum clube profissional ganha todas as categorias de base gratuitamente. Alguma joia tem de ser garimpada nesta Cidade do Galo. A estrutura é, indiscutivelmente, das melhores em todo o mundo. O resultado disso foram as conquistas de 2017.

Acompanhei alguma coisa, com mais atenção ao sub-20, sem perder – entretanto – as decisões do sub-14, sub-15 e sub-17. Nas três últimas, comemoramos na casa ao lado e que fica do outro lado da Lagoa da Pampulha. Apenas no sub-20 o adversário foi diferente, no caso, o time da minha Araxá. Ainda conquistamos a Copa do Brasil, e perdemos a decisão da Super Copa do Brasil, numa fatalidade e nas penalidades. Vencíamos a grande decisão e, num vacilo, cedemos o empate e consequentemente aquela decisão em dois jogos.

Nem mesmo tivemos tempo de recuperar dessa maratona, Mineiro e essa Super Copa do Brasil, imediatamente a meninada foi deslocada para o Rio Grande do Sul, para a disputa da Copa Internacional Sub-20. Encerrada a participação na fase de grupos, agora aguardamos a definição das outras chaves e o segundo colocado na nossa para entrar no mata-mata decisivo. Foram quatro jogos, com apenas um empate e três vitórias. Superamos Corinthians, Botafogo e Toluca – do México -, e empatamos com o Bahia.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Nas quatro partidas, sem derrota, marcamos oito vezes e sofremos apenas dois gols. Acompanhando na medida do possível, reafirmo minha esperança de que alguma prenda seja notada pelo treinador Oswaldo de Oliveira. Incluo-me entre aqueles que preferem uma base que revele bons jogadores a títulos. Mas, claro, que se puderem aliar as duas situações, melhor para o Atleticano.

Já disse aqui em postagem anterior que o bom e promissor goleiro Cleiton se destacou naquela decisão com o Flamengo, merecendo lugar no grupo profissional. Até já atuou e bem – embora ainda um pouco afoito pela necessidade de amadurecimento – no Brasileiro frente à Chapecoense, em Santa Catarina. Nas laterais, com Emanuel e César, podemos ter as opções aos atuais e sossegados Marcos Rocha e Fábio Santos.

Já para a zaga, seguramente onde reside a maior preocupação do Torcedor, temos uma boa dupla. Natam e Ruan, embora ambos necessitem de rodagem para assumir a titularidade no time de cima. Até por que, mesmo tentando evitar, o assunto reaparece: Gabriel está sendo especulado para seguir carreira na Europa. Além deles, ainda tem o Fernando, que vem demonstrando segurança debaixo das traves. Todos eles, para meu contragosto, ainda com aquela mania de sair da área e querer virar líbero. Olhem os gols do Cazares e Otero, e também do Daniel, do sub-20. Pois ainda citaria Cícero, Marco Túlio, Marquinhos (que está no estaleiro) e o serelepe Danielzinho.

Os jogos que vi destes meninos, sinceramente, me dão esperanças de que em breve teremos boas surpresas. Marco Túlio é ótimo, mas precisa colocar mais os pés no chão, tem divagado e acreditado que está pronto. Falta muito ainda. Daniel, como já disse aqui, vem depositando muita esperança em quem acompanha a base. O gol que ele fez no empate com o Bahia foi semelhante ao marcado pelo Otero, mas difere em dois aspectos. Otero recebeu passe e Daniel interceptou e roubou a bola. Otero foi do lado direito do campo, Daniel foi do lado esquerdo. Ambos, porém, foram magníficos.

O time sub-20 pode até esbarrar no seu próximo adversário ou seguir em frente na competição, mas tenho esperança de que em breve vamos ter estes garotos lembrados entre os profissionais.

35 thoughts to “Esperando eleição e definições, o sub-20 segue vencendo no Sul”

  1. Boa noite, Eduardo.

    Para o próximo ano, independente de disputarmos ou não a Libertadores, precisamos fazer uma limpeza nesse nosso elenco e lançar alguns garotos que estão despontando na base.
    De cabeça, faço uma lista de atletas que passaram o ano ganhando os tubos e não renderam nada que justifique a permanência deles para o ano que vem.
    Segue a lista: Giovanni, Carlos César, Alex Silva, Mansur, Felipe Santana, Erazo, Clayton (atacante), Marlone, Rafael Moura, Robinho (esse já vai embora mesmo)…acho que não me esqueci de mais ninguém.
    Com essas dispensas dá pra economizar um bom dinheiro e fazer contratações pontuais, como, um lateral direito, um atacante de área e um ou dois atacantes de velocidade, que joguem pelas pontas. Na zaga, acho que não precisamos mais contratar ninguém, pois além de Gabriel e Leonardo Silva, temos os ótimos Bremer, Mateus Mancini e Rodrigão, além dos que estão na base.

    Saudações Atleticanas.

  2. Boa noite amigos do GALO, espero que a nova diretoria tenha uma postura diferente em relação ao torcedor, o primeiro sinal deste respeito seria não contratar o Robinho e dispor do Elias. Outros dispensáveis são Felipe Santana, Roger Bernardo, Alex Silva, Erazo e outros que a torcida pede aqui no blog todos os dias para sumirem do Galo.

  3. Olá pessoal!
    Eu acompanho a base do Galo e posso afirmar que os jogadores Nathan, Ruan, César, Cícero, Ralph, Daniel e Marco Túlio, são excelentes jogadores e já podem subir para equipe principal no ano que vem. Além deles temos o Capixaba e Rodrigão. A Diretoria não precisa ficar trazendo medalhões, ganhando uma fortuna e jogando nada.

  4. Eu sei que isso é uma praga do futebol brasileiro, de und 20 anos para cá, mas no Galo, no clube Atlético Mineiro é padrão!
    só tem bambaia lá!
    Já tem uns 15 anos que eu falo que o Galo só revela dois tipos de jogadores:
    ou é doido igual Quirino, Capixaba, Paulo Henrique…
    ou é frouxo igual Renan Oliveira, João Pedro, Felipe Souto…
    DEUS NOS LIVRE!

    1. SUGESTAO: Teste de QI para admissao na base. Aliás deveria ter no profissional também. Precisamos de jogadores habilidosos e, INTELIGENTES(!) que tenham raciocínio rápido para colocar a bola onde o adversário nao espera. Se deslocar para onde o adversário nao espera. Fazer com a bola o que a torcida espera.

  5. Um jogador que vi brilhar ao lado do Carlos e nunca mais ouvi sequer falar, foi o Zé Alberto. Alguém sabe que fim levou? ?

    1. Paulo saudações! Vasculhei o sítio oficial do CAM,manchetes sobre competições na base de 2011 para cá e não tem referência nenhuma sobre o Zé Alberto. Caso vc tenha conta de twitter,talvez algum setorista do CAM possa lhe informar. Um q é bastante solícito é o @LeoGomide,só q terá de ter paciência ele as vezes demora um pouco p responder.abs??? GALO

  6. boa tarde Eduardo e massa,o Osvaldo oliveira não sera este treinador que vai dar chances aos meninos da base,por isto que já pediu a contratação do grande jogador arouca,rsrs,e a renovação do ídolo Leonardo silva que já esta na hora da aposentadoria.em 2018 já estou vendo o futuro com montes de velhos e medalhões,reage galoooooooooooooooooooooooooo.

  7. ….Eduardo e demais frequentadores, tenho acompanhado de perto o sub-20 e o aspirante e pra mim, o jogador que está mais preparado pra assumir um vaga no time principal é o Xavier que veio do Mequinha….fiquei impressionado com o futebol desse rapaz…..rápido, bom passe e principal, um marcador nato….tem todos os predicados pra se tornar ídolo do Galo….a determinação com que esse rapaz entra em campo, é algo contagiante…..outro que tem tudo pra se firmar é o Cícero….mas aí vem o problema, Oswaldo não acompanha a base…..se pretendemos usar a base, começamos mal…..temos ótimas revelações para a zaga e para o meio…para a zaga temos Bremer, Rodrigão, Mancini, Nathan e Ruan,,,,,para o meio temos Xavier, Cícero,Ralph e Yago que já subiu…..e vc citou o Cesar para a lateral, mas pra mim tem um cara pronto pra jogar e bem a frente do bom César…..Leonam, que misteriosamente foi rebaixado ao aspirante ,culminando com a volta do sofrível Mansur…..qdo eu falo que o Oswaldo não trabalha com jovens, ta aí uma das provas….sei do que estou falando…acho o Oswaldo ótima pessoa, mas um treinador fraco.

  8. Acho que muito mais do que treinador, é preciso formar uma mentalidade de time que aproveita a base e aposta na qualidade dos seus jogadores. No Santos o cara sabe que será escalado e terá a confiança no seu futebol… Ou seguimos contratando jogadores caros ou entregamos os jovens valores ao treinador do profissional e que ele se vire. Agora, será que a torcida teria paciência? ?

  9. Bom meus iguais!!!
    Realmente o domingo sem jogo do galo, fica muito chato. Mesmo assim colocarei minha farda. Quanto a notícias, vejo muita especulação e nada de verdades. A meninada estão aí…realmente a base neste ano está se destacando. Quero q os lançará no profissional! Ainda é uma questão de tempo? Ou esses treinadores pressionados não tem coragem? Bom domingo a Todos….

  10. Infelizmente o futuro do Galo, principalmente para 2018, não é nada bom. Não tem grana para investir em bons jogadores, que, aliás, não existe no mercado à disposição, salvo se for em valores fora da realidade. E se na base os bons estão evaporando, tomando Doril, só Deus sabe como, por qual razão devo acreditar. Pior: NÃO TEM DIREÇÃO com a competência necessária para gerir um CLUBE de futebol da envergadura do nosso Galo. Estádio, por si só, não dá título algum em qualquer certame.

  11. Salve salve Dudu e Canto do GALO,saudações!
    ✓ tem um moleque neste time do GALINHO q se for bem orientado e principalmente lançado no momento certo,vai dar um belo retorno ao CAM. Trata-se do Cícero- sabes quem é, pois atuou pelo Ganso_,volante q vem se destacando. De boa pegada e principalmente pelo futebol simples e objetivo sem firulas. Como disse,tem muito moleque q se bem trabalhado_ este q é nosso maior problema, falta um Barbatana,um Telê Santana para educar,orientar,ensinar os caminhos para se tornar um profissional da bola à estes jovens q despontam e não dão em nada por serem na maioria das vezes lançados aos leões sem ainda estarem prontos-dará retorno técnico e financeiro ao Clube. Outros ainda q insistam,ainda dá tempo de estudar e procurar outra profissão,futebol não é para eles. Sonho em ver meu CAM de novo em CAMpo com 8/9 jogadores formados em casa,já deu resultado antes por quê não acontecer novamente. Estrutura tem de sobra,falta mesmo é uma pessoa com determinação para tornar este minifúndio q vem se tornando nossa base em realidade. Quem comanda nossa base tem a mão nervosa_ só ver o tal de Elder Santana_,e nenhuma sensibilidade para ver o enorme potencial q o Clube tem nas mãos chamada base. A nossa hoje não forma,estraga!!! ???GALO

  12. ”saudações alvinegras”
    Muito bom texto barbudo.
    Entre estes jogadores que você citou ,acrescento o Xavier ,que é muito bom jogador,ele é do sub-23 e já jogou no melequinha,tem certa habilidade,mas ,o diferencial ,é sua raça,sua gana,este se entrar no time de cima , não sai mais.
    Agora ,quanto ao time de sua cidade natal,ficou em vice,com certeza tem bons jogadores lá,bem que o galo poderia buscar algum menino lá.
    Espero que o osvaldo,pessoalmente,esteja vendo estes jogos da base,pois é uma das melhores dos últimos 30 anos,nós que não ganhamos nada,estamos assistindo,então que se dedique.

    ”sou mais galo que a seleção brasileira”

  13. Outra passagem que merece citação sobre jogadores “Prata da Casa” no Galo, foi aquela reta final do Brasileirão 2005, quando os garotos foram acionados por falta de opção, honraram a CAMISA e quase nos salvaram do rebaixamento. Sobre as eleições, que também é tema de hoje, como é legal ver um pleito aberto aos sócios como foi feito no Santos, ontem. Aqui o destino do Galo está nas mãos de alguns e na maioria das vezes o interesse pessoal se sobrepõe ao amor pelo clube. Triste. Ainda assim, sigamos confiantes, como manda a nossa sina de Atleticano… ?

  14. Caro escriba,
    Respeito sua opinião, mas o Galo só é Forte e Vingador pq é popular, tem divergências de ideias insuperáveis entre seus seguidores na maioria das questões e fugir disso é diminuir o CAM. No fim, queremos no momento é saber se teremos um TIME FORTE E COMPETITIVO pra levantar o Br18. Nossa luta é essa, vamos fortalecer: QUEREMOS O BR18.
    Sobre categoria de BASE, interessante uma opinião de Kobe Bryant, dono de 5 anéis com os LA Lakes. Tem moral. A franquia passa por uma transição e jogadores jovens são lançados às feras. Péssimos resultados tão rolando, o time ñ decola. Kobe diz, sobre os jovens e explicita a mentalidade:
    “Ele (Lonzo) precisa melhorar agora. Kuzma, ser melhor agora. Randle, ser melhor agora. Jogadores, vocês precisam querer isso agora. Nós nunca pensamos: ok, vamos vencer daqui quatro anos. Nós sempre pensamos que nosso ano é agora. Vamos forçar, forçar, forçar para sermos melhores agora.”
    Ñ tem nem como ñ concordar com o cara, a ideia ñ pode ser outra. O Galo tem q pagar prá ver e deixar de insistir com VELHACOS inúteis q só nos envergonharam. REFORMULA GALO!!!

    Ah, mas pode ñ dar certo…Sim, pode, e é por isso q existem os JABAZEIROS, para fazer ñ dar certo.

    Fortalece: QUEREMOS O BR18!!!

  15. Tenho acompanhado jogos da base via televisão,assim como pelos noticiários de jornais e Site do Galo, por não residir em Bh.
    Não vi qualidade acima da média em nenhum atleta da base a encher os olhos!
    Sonho estar errado, e que entre os grupos atuais sub 15, sub 17 e sub 20 desponte vários atletas de qualidade, e não somente um, como vem acontecendo a anos.
    As divisões de base a décadas não produz qualidade proporcional pela estrutura que possui.
    Necessita urgente levantar as causas a corrigir o rumo a 180º.
    Todo time principal necessita da base não somente pela parte econômica, mas também pela identificação com a camisa e com a torcida.
    Quando residia em Bh, ia a pé assistir treinos do Galo no Antônio Carlos, que hoje Shopping .

  16. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Fica entediante o domingo sem jogo do Galo.
    Mas a semana promete: eleições e possível vaga na Libertadores. Vamos tomar maracugina e aguardar.
    Em tempos de vacas magras e de grana curta, nossas esperanças concentram-se nas pratas da casa.
    É muito investimento e poucos resultados. Mas temos jóias a serem lapidadas. Falta às vezes um Barbatana da vida em apostar e incentivar a garotada.
    Para o próximo ano teremos várias competições que serviriam de um bom laboratório.
    Vale lembrar que hoje começa a Copa Itatiaia. Foi daí que surgiu o Bruno Henrique, sensação do Brasileirao.
    Agora é a hora dos olheiros trabalharem. Depois, não adianta chorar o leite derramado.
    É isso aí… bom domingo a todos.

  17. Bom dia Eduardo!! Bom dia Massa!!!
    Apesar de crer que domingo sem jogo do Galo não é um bom dia…
    Bom texto Eduardo, só queria te fazer uma pergunta a respeito da base. Por onde anda o Alejandro? Atacante promissor da nossa base. Está machucado? Foi vendido? Foi dispensado? Não estou encontrando notícias dele. Se puder me responder…
    No mais, tenha um excelente dia e com boa recuperação de sua saúde.
    SAN!!!???

      1. Alerrandro foi CAMpeão Sub-17 este ano com o GALINHO e tem contrato até 2019.Moleque ainda em formação,um dos muitos q podem dar retorno ao Clube se não queimarem as etapas dele.Saudações??? GALO

  18. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Acho que teremos uma boa evolução na forma de tratar a base nos próximos anos. Muito pela necessidade. Precisa mudar sobretudo a forma de enxergar talento. A gente fica muito feliz por ver o Galinho fazer bonito nesse recesso do profissional. Uma questão que acredito primordial é a maneira que os jovens jogadores são inseridos no time principal. Exemplos do Jesiel e Leonan, que fizeram muito bonito na Flórida Cup e parece que não servem mais. Desaprenderam ou não foram aproveitados adequadamente? Essa questão de goleiro sair da área, parece que virou moda na base, enquanto o nosso “Santo” não sabe sair do gol. A preparação de goleiros no Galo precisa ser revista. Muitos jogadores passam pela base Atleticana, brilham e vão embora de forma misteriosa. O centroavante Flávio é exemplo que não me canso de citar. A maioria tenta subir e logo perde o brilho como fogo de palha… Vai Galooooo! ?

    1. Tem o Tábata e principalmente o Fred, que eram as maiores promessas de suas respectivas épocas, foram embora e ninguém nunca expressou o porque.

      Parece ditadura, presidentes entram, fazem o que querem, escolhem que irá suceder e fica por isso mesmo.

      1. Situação pior seria sem Victor. Gols sofridos são consequência de time exposto. O galo precisa de quatro reforços titulares: um zagueiro, dois volantes e um lateral direito ágeis na marcação e saída de bola. Cazares no lugar de robinho e temos time para ano que vem. Victor, reforço 1, reforço 2, gabriel, fabio, reforço 3, reforço 4, elias, otero, fred e cazares

  19. Bom dia massa! A enquete feita por um site da Rede Bobo, está traduzindo literalmente o que o Atleticano sente em relação aos jogadores do clube. Dos 32 jogadores analisados apenas Otero, Gabriel, F.S,Victor e M. Rocha figuram entre os 11. Os figurões Fred (17) Elias (18) e Robinho (23), estão lá atrás e só perdem para os famigerados Clayton, Erazo, Marrones da vida. Acredito que a nova política de contratações aliada à falta de grana espantará de vez os caras que ganham os tubos e rendem nada, tomara, e parece que o primeiro atingido será Robinho. Mas além de jogadores, estou esperando também a contratação do restante da comissão técnica. Precisamos urgentemente de um preparador de goleiros, pois Victor até hoje vive da defesa do pênalti contra o Tijuana. Não sabe sair do gol, toma gols da mesma maneira (principalmente em cobrança de falta e escanteio), e para mim foi o pior goleiro que vi no brasileirão no quesito de sair jogando. Particularmente, eu preferia que investíssemos em outro goleiro como o Gatito Fernandes por exemplo, mas como isto não vai acontecer, então que se qualifique quem vai ficar. Todo time começa por um grande goleiro.

    1. Bom dia Massa! Concordo que o Vitor é um grande goleiro, mas precisa retomar o futebol de qualidade que já demonstrou. Mas isso não serve apenas para ele. O Marcos Rocha é, para mim, o jogador que mais deve vestir essa carapuça. Penso muito sobre isso e acho que o Atlético como instituição e sua torcida reverenciam por demais os jogadores após um grande feito e isso retira um pouco a sede de novos grandes feitos. Os jogadores acabam se acomodando e levando a temporada na maciota. Parte do fracasso dessa temporada decorre desse comodismo de quem acha que tudo fez. Vitor e, principalmente, o Marcos Rocha expressam bem essa situação. Penso que nós, torcedores, devemos continuar reverenciando os nossos ídolos, mas a instituição CAM, que tem o futebol profissional, esporte de alto rendimento, como a sua principal modalidade, precisa saber conciliar valorização dos ídolos com uma postura profissional logo após cada grande feito, cobrando rendimento dos jogadores e, sobretudo, redefinindo os objetivos do Clube. Parece que Nepomuceno e sua diretoria também estavam deitados em berço esplêndido, vivendo das glórias eternas. Isso não cabe mais! Continuemos a nossa trajetória de conquistas, com a nossa identidade de instituição e torcida ÚNICA!

      1. O ano do Victor foi abaixo, muito em função dqla lesão q teve na partida beneficente no fim do ano. Voltou com as competições em andamento e deu no q deu. Concordo com vc,” todo time começa com um bom goleiro” sorte nossa q temos um dos melhores, senão o melhor… saudações ??? GALO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *