Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Escorregões na dança dos treinadores

Marcelo Oliveira já é o terceiro treinador na era Daniel Nepomuceno, que, ao assumir a presidência do clube, continuou com o Levir, que havia acabado de ganhar a Copa do Brasil. Ficou com ele durante todo o ano de 2015 e optou por mudar na virada do ano. O Torcedor começa a questionar essa cultura de troca de comando técnico. Eu confesso que fui crítico ao trabalho do Levir, apesar da conquista da Copa do Brasil, e senti certo alivio com sua despedida.

Mas, considerando, que o seu substituto – no caso, Diego Aguirre – foi uma lástima, fico daqui a refletir se agi como Torcedor. Fosse eu investido de algum cargo na direção optaria pela demissão do Levir? Estaria o presidente Nepomuceno sendo mais Torcedor do que dirigente? Afinal, todos, diretoria e Torcida, querem o melhor para o Galo, claro! Agir impulsivamente é bom?

Marcelo Oliveira 02

Lembro que quando Kalil assumiu, o treinador – até com certa improvisação – era o próprio Marcelo Oliveira. Dispensado, veio talvez o maior fiasco de todos os tempos: Wanderley Luxemburgo e sua trupe. A comissão técnica dele tinha de tudo e custou muito dinheiro. O resultado não poderia ser outro e ele acabou sendo substituído pelo mediano Dorival Júnior, que teve de ir embora e deu lugar a Cuca.

Cuca, que começou com uma série de derrotas, foi mantido e nos tirou da ameaça do rebaixamento. No ano seguinte, já em 2012, só não levantamos o título pelas mazelas da CBF, arbitragem e STJD. Nem compensa relembrar. Mantido no cargo, Cuca foi o comandante do maior título de nossa história. Depois de renovar e assegurar sua permanência, borrou em terras africanas, onde eu também estava, anunciando que não permaneceria no cargo.

Kalil, ainda presidente, cometeu outro desatino e trouxe Paulo Autuori. Acabou tendo de demitir esse engodo de treinador e Levir assumiu na fogueira. Entre altos e baixos, Levir ganhou, além da Copa Brasil, a Recopa. Nem falo de títulos mineiros, pois isso é obrigação. Só não vale perder para o América e outros congêneres.

Levir Culpi treinador 01
Fotos: UAI/Superesportes

O atual presidente, Daniel Nepomuceno, em quem deposito confiança – nele e em sua diretoria – assumiu e manteve Levir. Ao substituir o treinador (alguns dizem que por pressão do Torcedor), acabou entrando numa roda-viva. Aguirre não deu certo. Nem dá pra comentar sobre o arraso que o uruguaio provocou. Fosse apenas técnico, estaríamos livres para tentar rearrumar a casa. Mas, com sua comissão, deixou jogadores no bagaço, ainda que promovendo aquela bagunça de revezamento. Suas sequelas estão no Departamento Médico.

Ao assumir, Marcelo Oliveira, cujo nome obteve aprovação da maioria dos Atleticanos, encontrou mais de dez jogadores fora de combate. Convocações para seleções e contusões são as preocupações do novo treinador. Acredito nele, mas – necessário e imediato se faz – que treinador e presidente acertem dispensas e reforços. Tenho cá minha lista, especialmente de dispensas, mas não me cabe a decisão. Que ajam com muita rapidez. Perdemos pontos importantes para times que vão lutar contra o rebaixamento e fomos derrotados por quem disputa título e vaga na Libertadores.

 

Leia também:

Zagueiro, réu confesso, confirma penalidade não marcada

Momento confuso e instável

Uma jornada pra ser exorcizada

Robinho e Pratto na rota do exterior

Patric, na visão de uma leitora e jornalista

Patric vai e volta do céu ao inferno

Atleticano opina sobre Mineirão ou Horto

O Torcedor quer o Galo no Mineirão

13 thoughts to “Escorregões na dança dos treinadores”

  1. Marcelo Oliveira é um excelente treinador e se derem tempo para ele consertar as lambanças do Aguirre e alguns reforços pontuais , ele vai colocar o Galo nos cascos para ganhar títulos. Agora, uma coisa tem que ser dita: o cara nem chegou, pegou um time cheio de contusões, e já tem gente exigindo desempenho de Real Madrid ou já falando em rebaixamento na quarta rodada do Brasileirão! Aí a questão já passa de crítica – o que é normal – para implicância e antipatia pessoal!

  2. O problema do Levir foi chegar e falar que o elenco estava de nariz em pé e depois que ele ganhou a Recopa provou do próprio veneno. Foi dar uma de Luxa querendo ser “manager” e foi dar pitaco onde não devia. Recusar reforços para um campeonato tão difícil e que o Galo não ganha a mais de 40 anos para justificar vencimentos em dia? Depois inventar Patric de atacante e outras escalações bem estranhas. Se ele tivesse ficado na dele e não se intrometer em assuntos da diretoria, talvez estaria no comando até hoje. Mas O Levir pecou demais nesses aspectos. Depois o Daniel aposta em um treinador que teve sua metodologia e comissão severamente questionados. O resultado está aí no DM. Espero que o Xará dê certo. Certo comentarista diz não lembrar do Galo do Aguirre ter tomado 3 no lombo em casa. Realmente, não foram 3 e sim 4 do TRICORDIANO. Deu mais segurança a defesa? Ia bem até colocar um menino da base em um clássico. Perdemos o Mineiro e saímos da Libertadores com falhas pontuais da zaga. Tomara que o time se acerte nas próximas rodadas.

  3. – Aguirre caiu porque o Galo entregou o Mineiro para o América, e depois não avançou na Libertadores. Dois desastres seguidos. No primeiro, o uruguaio falhou na sua estratégia ao poupar titulares, enquanto que no segundo falhas individuais, mormente de Victor e Leo Silva, mais os cartões desnecessários, foram determinantes para a desclassificação.
    – Exceto Jorge Sampaoli, Marcelo Oliveira era a melhor opção no mercado, e Nepomuceno acertou na sua contratação. Tem o apoio da maioria da torcida e chega com dois Brasileiros e uma Copa do Brasil no currículo. Ocorre que ele não indicou nenhum desses jogadores com os quais inicia seu trabalho. Portanto, muita paciência. Caso contrário, que tal despedirmos Nepomuceno e seu Diretor de Futebol? Ops! Torcedor apita tanto assim?

  4. Dudu lembra-te de uma dupla de zaga do GALO formada por Tobias e Ríuler ? Pois é amigo, proseando com meu velho ontem, ele comparou nossa dupla de zaga atual com esta aí e para ele – que tem mais hora de GALO do que urubu de voo – a 1ª tem quilômetros de vantagem sobre a 2ª com sobras .Argumentei com ele que o mesmo estava maluco ,sua resposta foi : maluco está quem falou para estes dois pregos aí, que os mesmos são jogadores de futebol … rs não é que ele tem razão ! SAN

  5. Na época em que a diretoria mandou Levir Culpi embora, confesso que fui contra, mas, ao mesmo tempo, compreendi a demissão, já que a relação de Levir com os jogadores e a torcida parecia estar cada vez mais desgastada. Porém, na minha opinião, o grande erro dessa diretoria foi demiti-lo sem ter outro treinador do mesmo nível que Levir “engatilhado”. E como já sabíamos antes e mais ainda agora, Aguirre nunca esteve no mesmo patamar de Levir. Aliado a isso, ficou claro que a diretoria contratou Aguirre pensando apenas no primeiro semestre da equipe, ou seja, o objetivo era exclusivamente a disputa da libertadores. Conclui-se, portanto, que não existiu nenhuma espécie de planejamento a longo prazo. Parece-me que o presidente Daniel não levou em consideração uma possível eliminação precoce na libertadores e todo um segundo semestre de competições quando contratou Aguirre. O reflexo disso é o nosso atual momento. Não temos um time titular. Nosso banco de reservas não corresponde e está longe de ser competitivo. Departamento Médico cheio por incompetência de um preparador físico que foi extremamente questionado no Internacional. Enfim, estamos em uma fase complicada. Resta ao presidente agir rápido para tentar salvar o nosso ano. Precisamos de contratações rápidas e pontuais, talvez até algumas dispensas com Edcarlos e Tiago puxando a fila, chega de perder mais pontos por culpa desses dois. Aproveito para questionar: o zagueiro Jesiel que foi emprestado este ano ao Bragantino não é melhor que Edcarlos e Tiago? Tinha mesmo necessidade de emprestá-lo? Decisões precipitadas e sem lógica como esta que vão minando o time…

  6. Amigo, esse ano já era. Nepomucemo enganou a torcida contratando técnico e jogadores fraquíssimos. O que nos resta é a Copa do Brasil e garantir os 45 pontos pra começar a planejar o 2017. Você falou da lista de dispensa. Quase todo o time que jogou ontem já seria um começo!

  7. Boa tarde, Eduardo.
    A luta continua sempre. Estamos com o Galo seja na calmaria e principalmente nas tormentas. Porque como diria a música, “O Galo é amor não é simpatia”. Gostei mais uma vez de sua análise, nosso time tem sido uma fogueira de técnicos com o Daniel Nepomuceno. Não que ele esteja errado em fazer as trocas, mas vejo que talvez falte a ele um pouco mais de pulso, ser menos torcedor nas suas decisões. O trabalho tem sido bem feito até aqui, sabemos das dificuldades, anseios e pressão da torcida. Daniel tem ainda o peso de manter o padrão Kalil de comandar o clube. Talvez este seja seu maior fardo. Confiança e crédito nosso atual presidente tem e certamente, em nome da maioria inteligente da torcida vamos apoiá-lo até o fim, como sempre. Mas é preciso acertar mais, blindar o clube de profissionais de imprensa maldosos e tendenciosos, confiar em sua gestão e se cercar dos melhores.
    A luta continua.
    Abraço e Saudações.

  8. Desses aí, o Levir foi quem deu o melhor padrao de jogo ao time. Passamos a tocar mais a bola, ter mais posse e calma para atacar. O time pecou muito na defesa (mas hoje vemos que com a Av. Marcos Rocha nao importa o treinador….). No final do ano passado o Levir estava desgastado pois apostava e insistia com jogadores que a torcida nao apoiava. Eu fui um dos que pediu a saida do Levir. Porem nosso elenco era limitado, sem tantas opcoes coomo hoje. Talvez o Levir, com este elenco, tivesse dado certo. Ja o Marcelo, acredito no trabalho dele, desde que os jogadores se recuoperem logo e faça-se as pontuais contratacoes (camisa 9, zagueiro e lateral)

  9. Pois é Dudu ! Lembro de uma entrevista do Kalil – a última dele salvo engano – ao canal que é o detentor dos jogos da LA – o canal lembra os biscoitos – onde um tal de benja perguntou -lhe se aprovava a troca de comando no CAM .Sua resposta foi seca : NÃO ! o cara tentou fazê-lo explicar o por que ,mas ficou no vácuo , …’como não faço mais parte da diretoria do ATLÉTICO,não tenho de dar palpites lá …’ Esta tbm seria minha opção ,a continuidade,mas como sou apenas um apaixonado pelo CAM e não tenho voz ativa resta-me apoiar, mas tbm COBRAR, afinal queremos o melhor para o CAM.Uma observação,não quer dizer que com o Levir estaríamos melhor,porém já tínhamos uma postura tática pronta,com proposta de jogo definida e poucos, ou, quase nenhum desfalque por lesão muscular,a não ser os já conhecidos – que hoje quase não se contunde igual era aqui -. Espero sinceramente que o Marcelo tenha sucesso,por conta de o GALO tbm o ter,não esquecer o passado recente dele -palmeiras – e fazer este time render o que pode .Acredito que com a volta dos caras que estão contundidos nosso time volte aos trilhos e se mesmo assim o time seguir mal , mais uma vez o Kalil estará certo ,este NÃO dito por ele não foi a toa …SAN

  10. O Nepomuceno foi o responsável pelo fiasco do Atlético até o presente momento. Não poderia nunca ter investido em um treinador como o Aguirre. Apostando nele, jogou fora todo o trabalho de mais de um ano na busca do Bi da Libertadores. Eu peço muito a Deus que eu pague língua, mas esse Marcelo Oliveira nada arrumará no Atlético.

  11. Nepomuceno errou grotescamente ao dar ouvidos aos torcedores e demitir Levir Culpi. Nosso antigo fazia (sempre fez) bom trabalho no GALO. Era um trabalho vitorioso (conquistas da Copa do Brasil e Recopa) e que havia sido vice campeão brasileiro. A lógica diria que Levir deveria ser nosso treinador em 2016, pois além do grande trabalho, é muito mais fácil corrigir os erros do que começar do zero. Pra finalizar, novamente Nepomuceno errou ao contratar Marcelo Oliveira. Marcelo possui limitadíssimo repertório tático, vibra menos que Aguirre e acaba de vir dum péssimo trabalho no Palmeiras (Cuca está reconstruindo o que Marcelo destruiu). Além disso, Levir sempre que enfrentou Marcelo, deu uma surra tática no nosso treinador (ganhando inclusive o título da Copa do Brasil e mantendo invencibilidade histórica em clássicos). Temos um bom elenco e é possível vencer apenas com isso (o próprio Marcelo assim o fez com o pessoal da enseada das garças), mas é muito mais fácil vencer com um profissional gabaritado que realmente entenda do assunto. Torcerei com todas as minhas forças pra estar errado e Marcelo fazer bom trabalho, mas pelo que acompanho do futebol (e acompanho muito!), não acredito nem um pouco nisso. Marcelo é engodo. Entregador de camisa apenas. Deveria voltar pra base, onde fez bom trabalho, pois lá a parte tática tem menor importância, se comparada com a formação do atleta. SAN

    1. Concordo com vossas colocações . Em minha modesta opinião – já expus aqui que o Marcelo não era a minha preferência – a continuidade do trabalho feito em 2015 era para ter tido sequência,com ajustes apenas no setor defensivo que foi o nosso calcanhar de Aquiles . Agora em pouco mais de 5 meses 02 novas filosofias paralelamente opostas e uma pré temporada fora de época com mais chances de dar errado ,pois o treinamento,padrão tático,jogadas ensaiadas …tudo o que faz um time ser potencialmente candidato aos títulos ,deveram ser implementados com a competição em andamento ,até encaixar ,haja sofrimento … Como frisei num comment atrás ; Nepomuceno tem de saber qual é a sua ambição , as taças passadas já estão devidamente conquistadas e não se pode viver só delas . Estas passaram, tem-se de ter gana em outras … quem vive do passado é museu e mesmo assim encontrar peças raras para serem expostas nele, não é fácil não …SAN

    2. Pensei que não encontraria outro torcedor do Galo com a mesmíssima opinião que tenho. Levir, para mim, está no Top 3 de treinadores do Atlético, junto com o inigualável Telê e com Barbatana. Cuca fica em segundo plano pelo esquema bumba meu boi de chutão pra frente e Ronaldinho que se virasse. E Marcelo como entregador de camisa condiz com vários comentários meus no Twitter @danielgalim de que naquele time do zerim bastava jogar as camisas pra cima e quem pegasse jogava, infelizmente estavam jogando muito. Nepomuceno não aprendeu com o episódio Autuori com o Kalil e fez a burrada de contratar o Aguirre, que destruiu o time, como antes fizera com o Inter. Só faltou dizer que rodízio é burrice, exceto em casos extremos e com poucos jogadores. Quem não lembra que Ronaldinho machucou num treino na Cidade do Galo quando foi poupado de um jogo contra o Criciúma? E poupar jogadores numa final de campeonato, mesmo que rural, é burrice extrema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *