Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Em defesa de Marcelo Oliveira

Tenho lido e ouvido, em alguns momentos, até sendo conivente, diversas criticas ao treinador do Galo. Sou, como já confessei, assumidamente emocional quando o assunto é o nosso time do coração. Passional mesmo. Internamente, xingo e juro nunca mais voltar, mas para quem é não Atleticano jamais admito qualquer consideração a respeito de eventual deslize do time da massa.

Estamos, ainda que de maneira inconsciente, entrando na pilha dos não-Atleticanos. Gente, nosso time – apesar dos pesares – ocupa a terceira colocação e vem consolidando essa posição e ainda ameaçando os dois líderes. Convivemos, ao longo da temporada, com um número até inexplicável de desfalques, por contusão, suspensão e agora essa sacanagem de convocação em que a madrasta CBF não se sensibilizou. Até acho que comemorou, pelas razões expostas hoje pela manhã.

Apesar disso, nós Atleticanos, mesmo considerando que estamos em posição privilegiada em duas competições, continuamos a reclamar do time (é bem verdade que podia e deveria render mais) e culpando o treinador pela situação. Alguns chegam a afirmar, quando vencemos, que o mérito é dos jogadores, mas quando perdemos ponto a culpa é exclusivamente do treinador. Acho exagerado isso.

Explico. Ao contrário de colegas Atleticanos que, inclusive comentaram aqui no blog, a geração em que ele atuou como jogador foi de um time vitorioso. Se não levantamos título nacional, os que viveram sabem, tão bem quanto o blogueiro, da série de sacanagens que a CBF promoveu, notadamente nas decisões de 1977, 1979, 1981 e 1983. Nem vou relembrar o que aconteceu, mas foi uma geração vitoriosa. Ele, Marcelo, esteve apenas na primeira delas, em 1979. Depois, foi trocado por Osmar Guarnelli com o Botafogo.

Aqueles que o criticam como jogador fariam o mesmo em relação a Cerezzo, Reinaldo, Éder (que veio numa troca pelo Paulo Isidoro, que também foi dessa geração), João Leite, Guarnelli, Luizinho, Chicão, Danival, Ziza (não é o ex-presidente), Palhinha e tantos outros? Foram todos da mesma época e responsáveis por aquele momento fantástico, embora a CBF tenha nos prejudicado. Fomos hexa mineiro.

Como treinador, para não ser muito longo, diria que – em 2009 – com o clube sem comando administrativo, por amor ao clube, tocou aquela equipe até a virada da temporada. Saiu e foi fazer sucesso no Paraná, dirigindo o Paraná Clube e Coritiba. Depois, foi para o Vasco, antes de chegar a Minas Gerais de onde saiu para o Palmeiras.

image
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Pois bem, vou me ater ao período que atuou do outro lado da lagoa. Me lembro da sua chegada, confesso que sofri – tanto quanto seu filho Rafael – pela nossa condição de Atleticano que não queria um treinador tão identificado com o preto e branco naquele lugar. Lá, ele chegou e montou aquela equipe. As contratações, uma a uma, foram dele. Trouxe gente que havia trabalhado com ele no Paraná e no Rio de Janeiro. Tirou Goulart de dentro da nossa casa e levou o jogador para o lado de lá. Depois de ganhar duas vezes, a diretoria do lado de lá desmontou o time e deixou só bagaço para ele tentar fazer milagre.

O resto nós sabemos. No Palmeiras, como aqui no Galo, pegou o time no meio da temporada. Vamos dar força ao treinador. Se tiver de cobrar e até falar mal, deixemos para depois da decisão. Afinal, estamos envolvidos em duas competições e com chances em ambas.

Por fim, gostaria de fazer breves considerações. Ele é uma pessoa séria, trabalhadora, bem intencionada e competente. Fica, como nós todos, transtornado e enlouquecido durante as partidas. Mas é gente boa e nos dará motivo para comemorar o ano.

Em tempo: Isso não me impede de reclamar quando o time não render em campo. Entretanto, sem nunca desrespeitar o cidadão Marcelo Oliveira.

50 thoughts to “Em defesa de Marcelo Oliveira”

  1. Perfeito seu comentário, Eduardo. Realmente é muito difícil fazer entrar na cabeça de certas pessoas que o número assustador de contusões, suspensões e convocações para a seleção brasileira impediram o Marcelo Oliveira de formar um time titular e, desse modo, treiná-lo taticamente. Lembremos que o MO no começo do ano teve de escalar o júnior João Figueiredo, dada a absoluta falta de jogadores titulares disponíveis no elenco. Tentou voltar com Luan e Marcos Rocha e eles se machucaram com poucos minutos em campo. Como eu disse anteriormente, o MO está moldando um time operário, com todas as dificuldades possíveis, e, mesmo assim, nós estamos lá no alto da tabela, com amplas chances de vencer os campeonatos que ainda disputamos este ano. E como bem lembrou um companheiro atleticano acima, a média de nossos jogadores é alta, razão pela qual acredito que o time tem se cansado no segundo tempo.

  2. Caro Eduardo, serei breve neste comentário. Nao se trata de criticas ao M.O como pessoa. Criticas aqui é ao seu trabalho… O #GALO sofre de mais em todos os jogos. Victor do sai no chutão, nao ficamos com a posse de bola, mesmo tendo jogadores bom para isso. Somos desorganizados defensivamente. Quanto tempo um treinador precisa para organizar o time?

  3. Eduardo, você é hoje o porta voz da nossa torcida. Infelizmente não temos no site do atlético esta abertura q vc nos dá. Passe por favor estas sugestões para a nossa diretoria. Um abraço !

  4. Penso que o elenco é superestimado. Tem vários nomes que precisam render mais, outros estão em decadência técnica ou física. E o treinador tem pago todo o preço de dirigir um time de masters.

  5. Prezado Eduardo, este problema de desmanche do time todos os clubes tem, nenhum consegue manter por dois anos sequer. O jogador de hoje joga pelo salário, todos; a diferença é que alguns são mais profissionais e possuem maior consideração ou identificação com o clube ( Exemplo : Luan, Leandro Donizeti). Não seria o caso de reformular os contratos visando ganhos vinculados a produtividade, disciplina e a títulos ? Já existe estudos a este respeito no Galo ? Gostaria da sua opinião .
    Grato

  6. Moçada, realmente tá faltando mais sangue nos olhos pro time…Disso que a Massa tá sentindo falta, muito mais até que o tal esquema tático…Por outro lado, tenho absoluta certeza que o time tá sentindo falta da verdadeira Massa, não esse tanto de corneta consumidor que anda frequentando as “arenas”. Sendo assim, que apareça a vontade e apoio incondicional da Massa que sangue nos olhos dos jogadores vem a reboque! Por mais torcedores nos estádios e menos consumidores nas arenas! VAMO GALAAAAAAO DA MASSA!

  7. O mais importante de um técnico é agrupar o time, seja ele de bons jogadores ou ruins. Definir um esquema correto, trabalhar no menor espaçamento de campo possível e treinar jogadas ensaiadas. O Atlético e anteriormente o Palmeiras dele não tinham nada disso. ELE É MUITO FRACO! Obs.: Tomou um baile do Eduardo Batista da Ponte Preta (só conseguimos classificar por ter mais banco).

  8. O Marcelo Oliveira tem todo o meu respeito e admiração. Não me esqueço que ele salvou o galo do rebaixamento e logo em seguida foi dispensado do Atlético de forma grosseira pelo Kalil. Marcelo Oliveira declarou que isto o magoou bastante . Claro que este fato atrapalhou demais sua carreira. Ele até conta que em certa época chegou a trabalhar no ramo de venda de jóias porque não conseguia emprego como técnico. Mas Deus ajuda os competentes e ele deu a volta por cima. Como não admirar uma pessoa assim? Além do mais ele foi um dos maiores craques do Galo. Analisar suas substituições e eventualmente criticar, é natural. Mas ele é uma baita personalidade. Vamos pra vitória de novo.

  9. GrandeEduardo, respeito esse ponto de vista mas discordo inteiramente. Se alguém precisa que saiam em sua defesa, é porque algo está errado.
    Trabalhos coerentes e de sucesso não necessitam de defesa.
    Há algum tempo tenho mostrado o esquema do Marcelo com 4-2 -buraco-4 : jogadores distantes uns dos outros, sem compactação, sempre perdendo a segunda bola no meio de campo ( faltam jogadores no setor), a defesa muito exposta, grandes dificuldades em jogar contra times pequenos que povoam o meio ( Cruzeiro, Ponte Preta, Juventude). É um esquema falho e fadado ao fracasso mas que, pela qualidade dos jogadores tem ganhado algumas partidas ( o nível técnico dos jogadores é altíssimo).
    A qualidade dos jogadores camufla a sua ineficiência.

    1. A referencia a 1979, como até expliquei na postagem da manhã, foi no quadrangular que valia vaga na final (uma espécie de semifinal), que a CBF prejudicou na montagem da tabela e o Galo abandonou a competição. Explicando. Eram quatro equipes na chave: Galo, Inter, Goiás e outro mineiro. A tabela previa apenas o clássico em BH, obrigando o Galo ir a Goiânia e Porto Akegre.

  10. Levir, Cuca, Marcelo são todos bons técnicos e entendem de futebol. Para formar um esquema tático não precisa ser gênio com doutorado em Harvard. A visão de jogo e esquema tático e obvio q ele tem, vejam o seu currículo. Erros todos nós cometemos, ninguém acerta em tudo.
    O problema é uma queda de rendimento do Galo no segundo turno recorrente. Qual seria a causa disto? Eduardo vc tem uma explicação ?
    Humildemente eu acho que seriam : 1 -Diretoria cobra pouco dos jogadores em termos de rendimento ,produtividade 2- Comissão técnica cobrar mais comprometimento , dedicação nos treinos e jogos. 3- torcida e imprensa “paparicando ” e “endeusando ” muito alguns jogadores.
    Acredito que seja por ai a resposta do enigma ! Ao invés de trocar de técnico, devemos diagnosticar aonde estamos errando e corrigirmos. Eduardo dê a sua opinião por favor!

    1. Caro, acredito nos três treinadores mencionados. Atribuo nossa instabilidade a – especialmente – às constantes alterações na equipe. Contusões, suspensões, convocações, enfim sinto saudade daquele tempo que sabíamos a escalação na ponta da língua. Um mesmo time jogava dois e até mais anos. Os contratos hoje são quase que por temporada. Chegamos a montar e desmontar times a cada temporada. De 2012 pra cá houve uma pequena evolução neste sentido no Galo, mas ainda sofremos com a situação.

  11. Vou ter q discordar de vc Eduardo. Se o Marcelo foi em algum momento um grande treinador, já tem qualidades se dois anos q não é um fato.
    Quando se compara as outras equipes com o Galo, e aí que vc vê as falhas do treinador.
    Acho q ele deve muito bom pra criar ambiente de trabalho, amigo dos jogadores.
    Mas até agora, e já está afastando tempo no Galo não deu um padrão ao time, não colocou um esquema defensivo minimamente confiável, e os números provam, dos 10 primeiros somos os que mais tomamos gol.
    Se for pra trazer um treinador que tinha identificação com o clube, teria q trazer o cuca então, que tem uma identificação enorme e é muito mais qualificado.
    Como todo atleticano a gente sempre acredita.
    Mas a verdade é q gente tá torcendo contra o vento, porque se precisar competência do Marcelo, vamo precisar um máquina do tempo, pra buscar ela lá atrás.

  12. Vejo que para o MO falta pulso firme. Tem jogador neste time do GALO que faz corpo mole sim, ele sabe quem é e todos nós sabemos que não se trata de um craque. Ele como técnico sabe muito bem tratar jogador que anda em campo. Passividade as vezes tem limites.

  13. não me leve a mal, verdadeiro chapa branca esse blogueiro… tira todo o peso da responsabilidade do treinador e diz ser culpa da cbf, dos sopradores de apito, do papa … mais a grande verdade e que Mo se acomodou com o seu sucesso repentino…. treinador que manda rodar a bola o tempo todo “roda” ” roda” são as suas instruções a beira do campo. e incapaz de trocas ousadas.. é incapaz de trocar um volante por um meia …. enfim um “burocrático”.. não consegue passar e exigir vibração dos jogadores, jogam com se estivem em jogo de final de ano, tipo amigos de MO contra amigos de ronaldinho… esse distribuidor de camisa… é fraco….

  14. A necessidade de fazer viradas históricas nos últimos anos só foi necessária pelas atuações irregulares do time nos jogos de ida. Então não pode ser uma exclusividade do Marcelo.

    A impressão que tenho é que o elenco do galo só quer jogar torneios mata mata com menos jogos, fato do time não ter caráter pra jogar uma competição longa em que todos os jogos tem q ser jogados da mesma forma e é um problema que sinto no galo desde 1987, último ano que vi o time jogar todos os jogos com brio. Também não pode ser um problema exclusivo do Marcelo.

    Demití-lo seria passar a mão na cabeça do elenco mais uma vez nesses últimos anos. Não acho ele perfeito, inovador, mas tem capacidade, como tem o Cuca, que fez muito já esse ano pra conturbar o ambiente (parece até que já acordou um contrato com chineses pra depois do brasileiro e a notícia vazou como no mundial de clubes) e o Zé ricardo, que não é ninguém, talvez mostrando q técnicos são superestimados e o que conta mesmo é o elenco comprar a idéia.

    É a hora de separar o joio do trigo e saber quem realmente podemos contar, não apenas para o restante da temporada, mas para última e principal reestruturação do galo, ter um elenco homogêneo em termos de caráter, compromisso e dedicação.

  15. Temos que refletir: Um excelente elenco e um time que não passa confiança; qual o rendimento de escanteios? Qual o rendimento de bolas paradas? Quantos gols fizemos de jogada ensaiada? Os porquês da queda de rendimento nos 2º tempos. Abraço a todos aqui.

  16. Quem quiser analisar futebol pelos resultados apenas, pode dar todo o mérito pro Marcelo, mas se conquistas passadas forem o principal pré requisito pra treinar o GALO é melhor chamar o Luxemburgo de novo (modo ironia on). Marcelo tem títulos, é inegável, porém, em nenhuma das suas conquistas, montou times bem armados que possuíam variação tática. Ele tem suas qualidades, gente boa, deve ser bom em gestão de pessoas e é Atleticano. Considero pouco. Analiso futebol da seguinte maneira, acho que com bom desempenho, é mais fácil alcançar conquistas / resultados. Hoje temos resultados, mas o desempenho é pífio. No futebol brasileiro, pelo baixo nível, é possível ganhar sem jogar bem (também não quero espetáculo, como disse acima, acho mais fácil ganhar jogando bem), mas nem sempre isso vai acontecer. Marcelo enquanto for nosso treinador, terá todo meu apoio dentro do campo, nunca o vaiei nem chamei de burro, mas fora das quatro linhas, é meu papel de Atleticano ir contra o que acho que prejudica nosso GALO. Acho que trocar esse ano ficou complicado, já estamos no fim da temporada, mas começar 2017 com Marcelo no comando vai ser um erro estratégico colossal. Marcelo não é treinador pro GALO, é fraco, escala e mexe mal, não lê o jogo com sabedoria, e não tem um característica latente do Atleticano, que é a vibração (também era um jogador muito técnico, mas pouco vibrante). Seus times são a sua cara, insossos. Vejo que alguns não tem a sabedoria suficiente pra diferenciar o corneta, que é o comédia que vaia durante o jogo, que reclama o tempo todo, do cara que apoia incondicionalmente durante a partida, mas que não deixa de apontar o que precisa ser melhorado, nos lugares próprios para isso, como é a net e outros meios. Em tempos de intolerância, dessa estupidez maniqueísta que assola nosso país, quem consegue diferenciar uma coisa da outra já está à frente dos obtusos que não conseguem. Concluindo, em 2017, quero Marcelo longe, bem longe, ele não serve pro GALO, enquanto isso, seguirei fazendo minha parte, apoiando incondicionalmente durante as partidas e torcendo pra que continuemos conseguindo bons resultados, mesmo com o ridículo desempenho que estamos mostrando dentro do campo, afinal torço pro GALO e não pra jogador ou treinador. São todos passageiros. SAN

    1. Barros,
      Há muito tempo não leio algo tão sensato e que representa exatamente o que eu penso a respeito do Galo!
      Mas gostaria de completar uma outra coisa. Falta ao Galo é comando. Nosso Presidente é fraquíssimo! Não tem pulso firme, não passa confiança, e faz péssimas escolhas.

  17. Não tem comando e nem liderança. Os jogadores não correm por ele (como por exemplo correm pelo Tite, pelo Mano). O Atlético tem vencido jogos pela qualidade do elenco e não por possuir uma organização tática, um esquema bem definido de jogo. Temos um elenco de ponta, milionário e de qualidade, mas não temos treinador a altura. Isso nos custará caro.

  18. Torcer para o Galo torcemos todos mas além do amor ao clube também tem o amor ao futebol, principalmente pra aqueles que gostam ou gostavam de bater uma bolinha. Para aqueles que amam o Galo mas também o esporte futebol não basta apenas ganhar por ganhar, ganhar é bom, é ótimo, mas assistir/torcer para um time que tem todos os recursos humanos para ser o melhor do Brasil mas que não dá liga, não emociona, não empolga é muito frustrante ainda mais quando se trata de um time e uma torcida que transpira emoção, garra e paixão. Não concordo com aqueles que somente querem vencer, quero muito vencer mas também quero transbordar de paixão pelo meu amado time, quero vibrar, me emocionar, me orgulhar. Galo vamos continuar ganhando mas vamos também dar show de raça, de organização, de união, de habilidade, vamos dar tudo, vamos sonhar alto, vamos ser grande. GALO SEMPRE.

  19. Prezado Eduardo, em termos, concordo com a sua exposição. Eu figuro entre os que criticam o técnico. Estive nos dois últimos jogos do Atlético e vejo uma involução do time, por várias razões. A que cabe ao técnico cito apenas duas: “mexidas” erradas no time, em que as substituições não vêm logrando êxito e, a segunda, são os comentários infelizes do treinador, realçando fatos que fazem parte do futebol. Marcelo de Oliveira sempre culpa as circunstâncias: são as lesões dos jogadores, as condições do campo, a “maratona” dos jogos, etc. Ao realçar esses fatos ele coloca o jogador como paciente ou isento de culpas. Daí ver um time que morre no segundo tempo. Sinceramente, a maior parte da culpa é do técnico, já que o elenco é excelente, inclusive os reservas.

  20. Eduardo, leio e sigo a sua coluna todos os dias! Não vou medir atleticanismo com você por sua maior vivencia! Mas chamar de não atleticano simplesmente por ser realista e ver que o time do galo se quer faz por merecer estar onde esta? Não tem futebol! Não tem esquema tático! Não tem uma jogada! Não tem saída de bola! Não tem recomposição da defesa! Esta na cara que esta mal treinado, esta na cara que o treinador não sabe trabalhar o time! O cara esta mexendo errado, escolhendo errado, sem visão de jogo! Pelo amor de Deus! Abra os olhos, se o time estivesse bom, o galo não jogaria no Mineirão com apenas 37 mil pagantes não! Ou vai querer dizer que atleticanos são apenas 37 mil que vão lá pagando R$25.00 pra assistir um espetáculo de horrores contra um time da 3º divisão? Temos que começar agora a pensar 2017 meu amigo, porque 2016 simplesmente vai passar e devemos sonhar pelo menos com uma vaga na libertadores, e vou dizer mais em, eu mesmo pessoalmente nem acredito nela, por mais que eu queira! Esse Diego Aguirre acabou com o time do galo, e o Marcelo não conseguiu reestruturar! Você como blogueiro que é, deve ter informações dos bastidores do galo, e deve saber assim como eu sei o que aconteceu na sacanagem com Levir, e estamos pagando um preço alto por isso!

    1. Caro, inicialmente lhe afirmo que não existe Atleticano mais ou de menos. Somos todos iguais, Atleticanos. Quanto ao “não Atleticanos”, quem lê o blog diariamente sabe e entende que é quando o blogueiro se refere aquela gente do outro lado da lagoa. E você, salvo melhor juízo, não está lá. Portanto …

  21. Prezado Eduardo. Não sei o que aconteceu, mas sempre devemos respeitar os atletas e equipe técnica. Na minha humilde opinião temos o melhor elenco e um dos melhores técnicos do Brasil. Entretanto, neste segundo turmo o Galo não vem jogando bem. O que está acontecendo? Qual o problema?

  22. Como vivemos uma democracia, aceito seus argumentos. Mas com elenco que temos é inaceitável um time desorganizado em campo e tomando sufoco de juventude, internacional(que tomou pressão do América e fortaleza), ponte preta … Não temos uma jogada ensaiada de escanteio, faltas, além de que não consegue mudar esquema do time durante a partida, substitui mal. Quero ser campeão…

  23. O treinador, mesmo sendo atleticano, tem que receber críticas independente de q coisa, mas que não seja cornetagem ( O que na torcida tem muito). Com todo respeito à história dos jogadores de 70 e 80, essas comparações são desnecessárias. Ficar falando de CBF idem. Falar que não ganhamos no passado por causa de roubo e etc. Chega de passado, temos que ver agora e para frente:
    1º- O nível de exigência do atleticano aumentou. 2º- Visivelmente o time tá mal treinado sem padrão, sem jogadas ensaiadas, sem esquema tático eficiente. 3º Estamos na prateleira de cima há anos e a chance de um título esse ano é real, mas falta um algo a mais, dos jogadores senão não levanta caneco amigo. 4º- A torcida tá devendo no quesito “A MASSA” com públicos que não condiz com a posição na tabela. Então meu amigo tá na hora do presidente e técnico colocar sangue nos olhos dos jogadores, (MO é muito bonzinho com jogadores), e a torcida começar a bagunçar mais o coreto. Pra cima GALO!!

    1. Plenamente de acordo…o negócio é bola prá frente, que atrás vem gente. Quem vive de passado é museu e antropólogo. Galo é prá frente…viu, Marcelo Oliveira ??? Tenha um pouco mais de peito ao fazer substituições. E estude futebol. Você não sabe fazer substituições. E faço minhas as palavras do Marsicano :

      Ele me tira o Casares para colocar o Datolo. Até ai tudo bem. Porque não tirou o Cleyton que nao estava jogando nada e não esta convencendo e colocou o Otero para fazer a função e outra, porque nao tirou o Junio Urso que mais parecia estar em casa dormindo do que jogando futebol e colocasse o Donizete para fazer a proteção da area, cuja função não estava sendo feito pelo Junio Urso.

  24. O Marcelo infelizmente parece que tem mendo de colocar certos jogadores. Veja este ultimo jogo conta o Juventude. Ele me tira o Casares para colocar o Datolo. Até ai tudo bem. Porque não tirou o Cleyton que nao estava jogando nada e não esta convencendo e colocou o Otero para fazer a função e outra, porque nao tirou o Junio Urso que mais parecia estar em casa dormindo do que jogando futebol e colocasse o Donizete para fazer a proteção da area, cuja função não estava sendo feito pelo Junio Urso.
    É por estas e outras tantas sublstituções que ficamos indignados por ter que enfrentar transito de 19:30, ingresso caros, comidas caras, tudo caro, para assistir aquilo na quarta(28/09/2016) e dizerem que foi futebol?
    Pago todos os tipos de programas de esporte para assistir em casa tranquilo, mas, todos sabem que participar de um jogo no estadio é outra coisa.
    Fica ai, uma de minhas indagações sobre o treinador.

  25. Normal desejarmos mais. Normal é discordar. Mas sempre com respeito, pela história alvinegra do MO, e pela pessoa dele. Agora é hora de apoio, é o fim do ano e a reta de chegada.

  26. Eduardo, temos acompanhado de perto e diariamente os comentários sobre Marcelo Oliveira. Não me lembro dele ter sido alvo de alguma crítica pessoal. A questão é que o nosso querido time, em quase todos os jogos, marca um gol e volta para a retranca, e os jogadores passam a andar em campo, como se estivessem ganhando de elevado placar. Essa a reclamação de todos nós: falta alma ao Galo comandado por Marcelo Oliveira. E olha que temos o melhor plantel do Brasil. Cinco em seleções sul-americanas. E viva o Galo!!!

  27. Prezado Eduardo,
    com todos os méritos que Marcelo Oliveira tem, está faltando um Yustrich para colocar o time para correr. Está faltando vontade, raça… O jogo da última quarta foi de irritar o quanto o time não ganha uma dividida, só fica com toquinhos para os lados e para trás e não mostra disposição. Que o Marcelo é competente e sério, não se discute. Mas falta alguém que lembre ao time que Galo é RAÇA.

  28. Eduardo, saudações alvinegras. Você tem razão mas é que os torcedores reclamam do time naqueles vários lances de desconcentração e desatenção, em que temos que ter um coração muito forte para não ter um infarto durante o jogo. Aqui é Galo, sempre!

  29. Dos 3 ultimos Brasileiros ganhou 2, das 3 ultimas CB chegou em 3 finais e ganhou uma. Tambem sou bipolar quando o assunto é GALO, mas oque adianta jogar muito bem e ser desclassificado e não chegar a lugar algum? ano passado o MO foi execrado em SP mas deu uma CB pro Palmeiras. Como disse o Eduardo estamos vivos nas duas competições agora é hora de apoio total mesmo não concordando em algumas escalações vamos chegando. Saudações Alvinegras.

  30. Todo clube sem seu percentual de cornetas, mas de uns tempos pra cá tem virado rotina esse excesso de reclamação da Massa. Qualquer coisa é motivo de reclamação e vaias, já ultrapassou o limite da tolerância. Até entendo que a ansiedade possa interferir no comportamento do torcedor. Nossa torcida sempre meteu medo nos times adversários, fazendo do estádio um verdadeiro caldeirão. Deixem as cornetas em casa e voltem a cantar p….!!!

  31. Boa Tarde Ávila e amigos deste blog somente alvinegro,
    Não tenho nada a reclamar do Oliveira, chegou com o barco à deriva, com o bonde andando e outras cocitas más…, porém está fazendo milagre, conseguindo trocar pneu com o carro andando e tirando leite de pedra – impossível!? – não!, o galo é realidade nas duas frentes de disputa e temos que encarar desta forma, pois o time está bem vivo.

    Como manter padrão de jogo, jogadas ensaiadas, tática de ataque/ contra ataque e marcação, com o alto número de lesões que vejo como o principal fator negativo, não vou levar adiante situações de convocações e suspensões, pois é normal e natural, afinal somos o terceiro no brasileiro e avançamos na copa do Brasil.

    O Oliveira deve é cobrar mais entrega do time, usar o Luan e o Donizete, como palestra motivacional internamente para o grupo. Esta é a atidude e empenho que nós torcedores, esperamos do nosso esquadrão.

    Quem merece cobrança ao meu ver é/ são o Nepomuceno, penso ser a hora da presença dele ser constante no C.T, pois indiretamente passa confiança ao jogadores, comissão técnica e demais funcionários do clube e ao mesmo tempo, reforça que qualquer deslize não passará aos olhos dele. O D.M também merece cobrança, por não dar posicionamento concreto à comissão técnica e torcida do clube, quanto à recuperação dos atletas, dão respostas vagas ” tempo de recuperação indeterminado”, lesões repetidas – pôxa vida, o que acontece aí!?…A equipe de preparo físico do galo, poderia trocar mais experiências com o Carlinhos Neves, o cara é o melhor na profissão, está aí no C.T à disposição, enfim, aproveita o conhecimento dele ué!, assim podemos resolver/ solucionar a situação do cansaço dos atletas no segundo tempo.

    Gostei da posição da diretoria do Atlético em oferecer ajuda jurídica ao Dátolo, este assunto é para ser resolvido internamente e em sigilo, pois a imprensa principalmente do eixo pode vir tentar instaurar uma crise incabida e fora de hora no maior de Minas, a seleção do povo.

    O galo é a síntese da vida, como a música do fundo de quintal êta vida, vai aí só uma palinha: “Êta vida, êta vida de cão, a gente ri, a gente chora, a gente abre o coração”…sim a vida é cheia de altos e baixos, mas não é hora de críticas exacerbadas e exageradas, pelo contrário, vamos celebrar por estarmos na prateleira de cima, na crista da onda, com chances reais de conquistas nas competições.

    Vamos galo, ganhar o brasileiro e a Copa do Brasil, entra em campo com luta, entrega, raça e gana de vencer…ê galo faz a massa feliz, jogai por nós!.

  32. Caro Eduardo, como todos somos técnicos, todos vamos apontar defeitos no Marcelo. Ele nunca irá agradar a todos. Para mim, os maiores defeitos que vejo: costuma trocar mal, mesmo perdendo tem medo de trocar um volante por um atacante, o time não valoriza a posse de bola, em especial, no meio de campo. Maiores qualidades: é um cara calmo (não gosto do padrão Felipão e Dunga), escala o time para vencer, já provou que é vencedor, parece ser bom de grupo, e o principal, é mineiro e atleticano. Além disso, tirando o Cuca (que também tem seus defeitos) e o Levir (que parece estar cansado de ser técnico e desperdiçou uma grande chance de título ano passado por liberar o Maicosuel e repetir que não queria reforço – pirraçou o Douglas Santos até não poder mais, preferindo o Conceição), não tem nenhum melhor que o Marcelo. Se ele sair, teremos que escolher entre Roth, Luxemburgo, Abel, Mancini, Argel, Cristóvão, Autuori e outros enganadores. Se não ganharmos nada este ano, será mais um que tínhamos quase tudo para ganhar e não levamos, mas a culpa não será do Marcelo. Força Marcelo. Contamos com você. Aqui é Galo!!!

  33. Técnico fraco, demora a substituir e escala mal, sou jovem e não o vi jogar portanto não é meu ídolo, tem meu respeito mas que é fraco é.

  34. Perfeito!

    Ninguém chega em 4 finais de Copa do Brasil em 5 anos e conquista um bicampeão brasileiro com um elenco de refugos, num misto de jogadores de times pequenos com jogadores decadentes, sem ser mto bom.

    Não podemos esquecer que o Marcelo pegou um time destruído técnica e fisicamente pelo péssimo Aguirre.

    Conseguiu interromper a queda vertiginosa e colocar o Atlético no topo.

    E tudo isso sem trazer ou indicar um único jogador.

    1. Eu concordo com todos aqueles que dizem que o time do Atlético é muito pobre taticamente e que teria a obrigação de render mais com os talentos individuais que possui .mas , daí dizer que o Marcelo é o grande culpado por isso, é um absurdo muito grande .
      Primeiro, ele pegou um time no meio da temporada , com um padrão de jogo bem precário até então e com alguns problemas de relacionamento. E,se não bastasse tudo isso, com uma avalanche de lesões de atletas que eu nunca havia testemunhado na minha vida aos longo dos quase 30 anos que eu acompanho futebol. E ,nestes casos , pouco ou quase nada importa a qualidade individual do elenco, parte tática do clube fica comprometida mesmo . E ,se eu critico em parte o sue trabalho no Palmeiras ( apesar da conquista da Copa do Brasil ), negar a qualidade dos seus trabalhos no Coritiba e no Cruzeiro, chega ser mesquinho .
      Pode ser que eu esteja equivocado ,ms eu entendo que o Marcelo Oliveira é desses treinadores que sofrem preconceito por parte dos torcedores brasileiros : não é carismático , não é boleiro ( apesar de ter sido um jogador bem sucedido na sua carreira ) e não diz aquilo , que o povo quer ouvir . Mas, acima disso tudo , é um sujeito competente, honrado e muito comprometido com o nosso clube . É hora de ,mais do que nuca ,fecharmos om o clube e, quem sabe , rever conceitos num futuro próximo !
      Eu sei que, indenpendente do resultado final, eu vou me sentir parte dele , porque eu terei o time,mesmo não abrindo mão das críticas que entendo serem válidas. eu sei que muita gente que usa um tom mais severo neste momento , é tão ou até mais apaixonado pelo Galo do que eu . Agora, que tem muito torcedor de ocasião, isto tem .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *