Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Em campo, a tradição e a camisa Atleticana

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Qualquer resultado hoje, em Chapecó, poderá ser considerando normal. Vencer, melhorando a situação que os – até agora – “pseudo titulares” nos colocaram, evidentemente é o ideal. Um empate e o pior deles, a derrota, não poderiam ser cobrados de uma equipe que treinou junta por meia hora. A decisão de colocar time alternativo (alguns preferem expressinho), sabemos que foi muito mais em função da pressão, do que opção em priorizar Copa do Brasil e Libertadores.

Sabemos que a Chapecoense, em sua casa, sempre foi indigesta ao Galo. Não temos uma única vitória sobre o time catarinense em seus domínios. Com titulares ou time alternativo, sempre pecamos em jogos na casa do adversário. Por incompetência, por erro de arbitragem (quem não se lembra do lateral Apodi conduzir a bola com a mão), ou até mesmo por pura fatalidade. Se aqui em Belo Horizonte vencemos todas, lá nunca comemoramos uma vitória. Seria agora, com essa opção do treinador Roger Machado, que vamos quebrar este tabu?

Opção dele ou da diretoria? Pressão interna dos próprios jogadores ou da Torcida? Fato é que com um calendário desumano, com cerca de 80 partidas numa única temporada, o planejamento foi errado. Teríamos que ter elenco com mais de 35 atletas e com dois jogadores em condições de titularidade em cada posição.

Vivemos situação oposta e, ainda, para piorar, o fantasma das contusões do ano passado demorou a aparecer. Quando veio, chegou com vontade. Os resultados são as péssimas apresentações do time, o crescimento da desconfiança do Torcedor e os riscos de uma temporada aquém da pior projeção do maior entre os pessimistas Atleticanos. Somos todos Atleticanos e defendemos as nossas cores, a nossa camisa, a nossa história.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Eu mesmo e muitos amiGalos do blog, por diversas vezes, confessamos nossa bipolaridade. Estou revendo isso. Na verdade, bipolar é o desempenho do time em campo. Somos, sejam os mais empolgados e especialmente aqueles inseguros, levados à emoção do resultado em campo. Então, se o desempenho não é o esperado e desejado, não podemos carregar essa alcunha de bipolaridade. Afinal, os 11 em campo e mais as direções técnica e administrativa são os maiores responsáveis por nossas reações. Positivas ou não, voltamos para casa em sintonia com o resultado das partidas.

No caso deste jogo de hoje, é impossível e imprevisível fazer qualquer prognóstico. Já vi time reserva, que na verdade é o que vai acontecer (nada de alternativo ou expressinho), fazer resultados completamente inesperados. Aqui mesmo na nossa Minas Gerais, certa vez, o time do lado de lá da Lagoa teve sete jogadores expulsos numa partida com o Goiás. Poucos dias depois, num clássico no Mineirão, embora tenhamos saído na frente com um gol do eterno Rei, tomamos o empate e voltamos para casa com a boca amarga. Os substitutos daquela gente comeram grama naquele domingo na Pampulha. Tomara que os nossos façam o mesmo hoje em Santa Catarina.

Superando a Chape, de volta para casa, vamos trocar o chip para a Copa do Brasil. A vitória hoje vai provocar um alento e fôlego na luta contra o Z-4, embora não me ocorra a possibilidade de, depois das 38 rodadas, ficar nessa posição. Empate ou derrota, ao contrário, seguramente jogará o Galo para o desconforto. Daí, o que priorizar? Copa do Brasil? Copa Libertadores? Ou lugar no Brasileiro? Lutar contra a degola, diga-se! Tudo isso, exclusivamente, tendo como responsável a total falta de planejamento desta temporada.

Amanhã, já temos que pensar na Copa do Brasil. O Botafogo, com um time razoável, tem como principal trunfo um jovem e dedicado treinador. Filho do Jairzinho, o Furacão da Copa de 70, Jair Ventura é uma das gratas e recentes revelações desta nova safra de treinadores. O time carioca já foi nosso algoz algumas vezes. Por incompetência, como no caso do jogo de hoje, e também pela arbitragem cruel da CBF. Foi para o Botafogo que perdemos vaga, na mesma Copa do Brasil, por ação direta do juiz Carlos Eugênio Simon. Aquele gaúcho, cínico, que no dia seguinte pediu “desculpas” pela penalidade que “não quis” marcar no último minuto da partida.

Sucesso aos reservas (alternativo ou expressinho, ao gosto de cada um) na noite de hoje em Chapecó! Vencer é o nosso ideal!

50 thoughts to “Em campo, a tradição e a camisa Atleticana”

  1. Grande v itoria do Galo, mais expos mais uma vez problema fisico, Fora Carlinhos Neves, estou feliz com a vitoria mais isso não me cega onde esta real problema do Galo. Não é técnico e físico.

    Galooooo

  2. Me desculpem todos, mas poupar jogadores é o mesmo que pagar um funcionário para ele ir para o clube se divertir e passar o tempo.
    Aposto com quem quiser que perderemos o jogo e no próximo, quando jogarem os titulares, perderemos no mínimo mais um para o DM.
    Bando de frouxos dirigem o galo neste momento. Maricas com medo de perder e ter que se explicar. jogam com os meninos, queimam nossa base e depois, se por milagre, ganhar vão dizer que são bons demais que sabem tudo de futebol. Babaquice, poupar marmanjo que recebe milhares de reias por mês.
    E ainda tem torcedor que é cego (como dizia o Jó).
    Deixa eu ir ouvir o jogo na Itatiaia (e ouvir mais um monte de cornetas).

  3. Quem não acredita e acha 2017 perdido, volta 2018. Se perder deixando sangue no campo eu aceito. GALO ave fênix como em 99, vamos comemorar mais um grande título em 2017, eu acredito.

  4. Abraço, Paulo. Realmente não acompanhei esta famosa partida contra a CCCP (Se lembra? Camarada Cuidado Com Pelé). Mas já lí muito sobre ela… Acompanhei por minha vez a vitória sobre a mesma União Soviéticaem
    69 por 2×1, Dario fazendo um dos gols e a grande partida contra a Seleção
    Brasileira em set/69, também por 2×1, Dario, Amauri e Pelé, impedido… Temos muita história pra contar, ruins evidentemente por somos trágicos, mas muitas boas também, porque o nosso Time é imortal…
    Abraço e saudações

  5. PRIMEIRO duvido que os tidos titulares vao ficar o fim de semana treinando, devem ficar de folga e se apresentar na segunda a tarde ainda para academia, isso é a metodologia moderna e vencedora do RM defendido aqui por muitos. Sou atleticanos desde 79, ano que nasci e meu filho desde 2014 , mais SOMOS iguais ATLETICANOS, não me interessa se quem nasceu em 1600 ou A.C. Ser atleticano é uma essencia presença dentro da alma igual o sopro divino que nos deu a VIDA, vamos parar de menosprezar quem é mais novo ou quem é mais velho, a alma Atleticana é sofrida, é ferida, mais é única, como dizia Beth carvalho;Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão…Vamos apoiar o nosso GALO acima de tudo mais não podemos ser torcedor cegueta e achar que temos planejamento, que temos treinamento que está tudo sob controle, o GALO ta igual puteiro rapaz, todo mundo entra e fode com tudo, RM, Diretoria e Jogadores muito bem pagos.

  6. Mais uma derrota hoje. Mais uma noite mal dormida. Mais um dia de vexame. Mais um dia/noite de sofrimento. Mais um dia sendo zoado pelos torcedores rivais.

  7. Beleza, Rubens. Mais uma vez completo em sua narrativa. Tente imaginar eu, presente nesses três jogos, sol na cara, esperança a mil e vendo o Galo correr como um desesperado, fazendo tudo para vencer e o time de lá só olhando, esperando as oportunidades e metendo gol um atrás do outro. Hoje vejo aqui no blog lamentações sem fim por causa dessa momentânea situação do Galo e fico pensando: E se essa turma vivesse o que nós já vivemos com o nosso Galo? Me lembrei de um outro jogo que talvez você não tenha conhecido. Fevereiro de 1966, Mineirão, Atlético e Seleção da União Soviética. Como sempre eu estava lá. Primeiro tempo, 20 minutos, soviéticos 5×0. É para rir ou para chorar? Final 6×1 para eles que pararam de jogar como a Alemanha fez com o Brasil nos 7×1. Lembranças tristes é que não faltam para nós né?
    Um abraço.

  8. Pra mim isso não é mudança, isso é bagunça. RM e direção não sabem o que fazer. Muito bem comentando pelo Paulo, isso é só uma folga…. A bagunça em campo vai continuar…RM teve o campeonato mineiro pra treinar, analisar jogadores, treinar e fazer esse time jogar bola, agora fica dando desculpas. Pra mim já foi, mesmo descanso os titulares. Time apenas com vigor físico melhor, mas jogar bola é outros 500. Pelo menos vai gastar a desculpa dele. Mas quem vai pagar somos nós. Torcer para que os prejuízos não sejam grandes demais pra esse ano.

  9. Conmebol liberou 6 mudanças para a próxima fase da Libertadores. Nepomusono, cadê os reforços?
    O Carioca atrapalhará o time reserva.

  10. Para mim não existe time reserva, expressinho ou alternativo. Para mim é o meu GALO que entra em campo e tem que ganhar. E é preciso ser realista. O Roger não é técnico para o Galo. Não tem liderança e nem CORAGEM. Se tivesse já tinha tirado o Robinho, o santana e dado chances à base. Quem pode ser pior que um beque furão, que atraso para o adversário de cabeça e faz gol contra? ´Desculpem-me a expressão.mas é um técnico BUNDÃO. COVARDE

  11. Bom dia Eduardo! Anota aí! 2×1 pro Galo! Confio no He Man pra levar o espírito da Massa pro campo e contagiar o time! Como você escreveu, uma derrota hoje é um resultado normal, mas do Galo sempre vamos querer a vitória! Vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal! Pensamento positivo sempre!

  12. 2017 já era. Em uma semana o GALO estará fora tanto da CB quanto da Liberta e ainda no Z4. Só estará fazer os 47 pts e esperar um 2018 com um novo técnico e , principalmente, um no presidente.
    O resto é papo motivacional, ou auto-ajuda. Ou, como digo, auto-enganação.

    1. Eu sei q vc trëmë… precisa dizer porque? Dudu estás lembrado qdo fostes na Live do Camisa12 o q o Fael falou a respeito do Twitter do indivíduo acima… então!

      1. Bem lembrado. Pelo menos é Atleticano. Noutro comentário, de um não Atleticano que deixei conscientemente passar, o cara se estrepou. No meu face também apareceu outro infeliz. Que coisa! Nem entro nas páginas dessa gente, mas como amam o Galo, então é compreensível. Aqui é Galo, por#@!

  13. Bom dia atleticanos de plantão! Concordo com o Paulo Silva. Duvido que os “titulares” estejam treinando e se prepaparando para as partidas da CB e da Libertadores. A impressão que tenho é de que a palavra Planejamento não faxa parte do vocabulário da nossa comissão técnica e diretoria. Ninguém sabia que a temporada seria repleta de jogos e que temos um plantel com média de idade muito elevada para suportar tantas partidas. Um pequeno exemplo é que o Fábio Santos só ficou sem jogar quando ficou suspenso. Nada de planejamento. Nada de revezamento dos jogadores… Foram saindo à medida em que estouravam. Brincadeira nossa comissão técnica e diretoria. Essa equipe escalada de hoje foi jogada para as cobras. Se a equipe “titular” demonstra em campo que não treina, quanto mais a equipe de hoje. Mas é isso… Vamos que vamos… Esperar pra ver. Reage Galo!

  14. Repito o que já disse aqui
    Perdendo ou ganhando , espero que os reservas nos façam lembrar o porque amamos essa camisa , jogando com raça e entrega por todos os 90 minutos

  15. A pergunta que não cala , que não quer calar é a seguinte : estão , o time principal, treinando neste período ou será que iniciarão os treinos na terça à tarde ? O time que está jogando o pior futebol do campeonato , o time apático e sem alma que envergonha a torcida com seu ridiculo futebolzinho é chegado , além das esfarrapadas desculpas , numa folguinha em dias úteis , e chega de falar em calendário, por favor, isto não é privilégio do Galo, isto é incentivo à incompetencia.
    Repetindo: estão treinando? Estão cumprindo as obrigações contratuais com o clube? E o senhor, roger , sete meses e esta vergonha , blindado até f#$%# com tudo. Blindado até ser eliminado, quando não tiver mais jeito de reação.
    Este ano, sr. nepomusono, que o Atlético consiga título, porque nas suas mãos, estamos trilhando o caminho oposto de 2013 e 2014 , o time está sendo desconstruído e a história é implacável com quem pega um time brilhante e de resultados , que a todos encantava e o remete de protagonista a mero e fraco coadjuvante. Não jogue para a torcida , cobre e exija comprometimento de verdade.

  16. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos que estão passando os dias com o terço na mão e muita fé no coração. Com Deus ajudando até o Roger acerta. É o que nos resta esperar após seis meses de total incapacidade técnica, moral e administrativa que assola o Clube Atlético Mineiro. Não somos torcedores, somos atleticanos e por isso a bipolaridade é inerente em nós. Se somos levados a expressar essa bipolaridade após cada jogo do Galo não podemos atribuir isso à incapacidade demonstrada por dirigentes administrativos, dirigentes técnicos e jogadores do Galo. Somos assim e assim somos e nada mais, nada menos. E que bom é sermos assim. Isto nos faz diferentes de quaisquer outros torcedores. Pois bem, o time reserva vai jogar hoje lá em Chapecó. A mim pouco interessa o resultado desta partida, já a dou como perdida desde o momento que se decidiu por esse improviso alucinado de quem não tem mais nada a oferecer para nós atleticanos. Eu quero saber é o que o time titular está fazendo nesses dias em que ficou aqui em BH para descansar e treinar. Estão concentrados fazendo exercícios de regeneração e se recuperando fisicamente? Estão em campo treinando conjunto e formação tática? Estão assistindo jogos do Botafogo para aprenderem com eles como se postar em campo e como anular a sua formação tática? Estão concentrados para descansar ou estão passeando com a família? Estão assistindo vídeos de jogos do Botafogo para aprenderem a anular o Camilo e o Pimpão? Estão estudando como marcar cerrado o Rogério? Estão rezando para o Gatito não jogar e o Helton Leite substitui-lo? Estão rezando para o Carli jogar? Estão rezando para o Dudu Cearense entrar no lugar do Lindoso? Estão fazendo o quê, afinal. Duvido que eles estejam agora pensando no jogo contra o Bota como todos nós, torcedores estamos. Duvido que eles estejam concentrados e estudando o adversário. Duvido que eles estejam fazendo exercícios regenerativos ou em campo buscando se entrosar mais ou se estruturando taticamente. Não estão nem aí para mim, para você ou para qualquer outro que se importa com alguma coisa do Galo. Então pergunto: Porque esses caras não estão concentrados desde sexta-feira par se ocuparem e se preocuparem exclusivamente com o próximo e importantíssimo jogo? Porque nenhum dirigente aparece para exigir deles esse esforço em prol do clube? Porque as coisas vão continuar como sempre foram até o sonolento acordar fazer outra lambança e dizer que assume a responsabilidade, coisa que ele desconhece.

    1. Isso mesmo,Paulo, aposto que os jogadores nem ao menos estão treinando. Devem estar jogando rachoes e pouco se importando se ganham ou não na quinta-feira

  17. Hoje, Domingo, Dia Santo de Galo, vou levar os companheiros do blog a mais uma viagem no tempo; mas desta vez mais por obrigação que distração… Uai! Obrigação? E quem está lhe obrigando?
    A questão é a seguinte: aquela narrativa que eu fiz do fatídico 3×3 de 67 ficou claramente no ar, eu tendo afirmado que o Atlético o tempo todo esteve na frente no Mineiro, se vencesse aquele jogo seria campeão, aconteceu um empate… e então? Todos sabem que não fomos campeões… Especialmente para aqueles que não viveram o episódio e não conhecem a maioria dos detalhes é que voltei… Vou terminar o que comecei. Com a licença de todos…
    Preciso retroceder a antes daquele jogo decisivo para explicar em números a real situação do Atlético. A certa altura do campeonato estávamos cinco pontos à frente do Cruzeiro, as vitórias àqueles tempos valendo apenas dois pontos. Mas a gente arranjou um jeito de perder dois e chegamos a uma semana daquela “final” com três de vantagem… Na rodada imediatamente anterior, jogo em pleno Mineirão com o Uberaba e nova marmota, derrota de 2×0… Nossa real vantagem era agora só de um ponto, a vitória portanto jogaria a diferença para de novo a três e isto a apenas duas rodadas do término… Eh Galo! Sempre aprontando das suas! Mas, ao final das contas nada que merecesse realmente uma reprimenda porque quem tem gordura a tem para gastar… E para ficar perfeitamente tranquilizados nós, Atleticanos jovens e entusiasmados, fomos de encontro a um nosso apreciado professor, guru por vocação, Atleticano de corpo e alma, interessados em que ele nos esclarecesse tamanha displicência… Ele foi enfático como sempre e nós retornamos tranquilizados, sem restantes questionamentos: “Foi de propósito! Não percebem? Para dar renda! Se chegássemos muito na frente, os cruzeirenses, medrosos de nascença, não iriam ao estádio. Precisamos de dinheiro, todos precisam!”
    O que aconteceu no jogo vocês já sabem, todos sabemos.
    Vou prosseguir então para recordar como se deu o término do campeonato daquele ano, pigando então devidamente os restantes ii…
    Depois daquele horrendo episódio, o Atlético tendo sido traído pela sorte, disto ninguém tinha dúvida, restavam duas rodadas, na seguinte, também no Mineirão, logo na seguinte um empate contra o Vila, 1×1, Ronaldo marcando nosso gol, de penalty, no segundo tempo, a gente em vão tentando a virada… Consideramos aquele novo tropeço aos efeitos do terrível jogo. Na última rodada, o Cruzeiro vencendo já todos seus jogos, se a gente de novo tropeçasse, o América sendo o adversário, entregaria de bandeja o título… Enfiamos 4×0 e o ano terminou, os dois clubes absolutamente empatados…
    O regulamento previa a marcação de uma melhor de três para a decisão do título, o que aconteceu logo após as férias dos jogadores, em princípios de 1968, o ano que não terminou…
    Estávamos com uma raiva do tamanho do mundo. O Galo também. Começou o primeiro jogo como o tinha feito no anterior, a mil por hora, sufocando, detonando a raposinha. Era impressionante a postura de ambas as equipes àqueles anos da década dos sessenta, hoje a gente de cadeira verificando e glorificando a categoria da equipe da lama preta: o Atlético ditava o ritmo, saia pra cima, fustigava, dominava… O adversário, coitado, acuado sempre, só lhe restava controlar o sufoco como podia e como lhe permitia a sorte sempre madrinha. O fiofó virado pra lua, este é o formato daquele time que me ficou desde o primeiro momento. Um Clube trágico, para o qual tudo vindo sempre com muita dificuldade, o empenho precisando ser gigantesco para um mínimo de sucesso… Eis porque eu, de verdade __ estamos entre correligionários, eu sendo absolutamente sincero __ eu nunca considerei aquele time mafioso. Sempre o tive na conta de um predestinado do Sobrenatural de Almeida… Quem em sã consciência pode admitir normal aquela decisão da Copa do Brasil 96, por exemplo?Ah, AmiGalos, entre o céu e a terra existem muitos segredos que nós outros não somos de supor, menos ainda entender…
    Retornemos ao primeiro jogo da melhor de três, início de 68… Uma completa blitz imposta, tamanho domínio gerando um penalty… De tanto medo da Vanderléia, Ronaldo capricha tanto no canto que manda pra fora…
    O baque momentâneo produziu o primeiro ataque deles, por volta dos 18 minutos… Quem chutou? Natal. 1×0. Retomada das ações, nova imposição de forças, de novo Raul aqui, Raul ali, Raul tirando com os olhos… Lá por volta dos trinta e tantos, um contra ataque deles, Natal chuta cruzado, uma bola que fatalmente sairia pela linha de lado, Vânder apavorado entra de carrinho e faz contra: 2×0. Mais pressão do Galo até o final do primeiro tempo. Em vão. Era de desanimar. Uma raiva incontida, um desprezo sem limites. Mas o Time não se entregava. No segundo tempo só dava Galo, Raul como sempre pegando o possível e contando com os olhos para defender o impossível… Só havia um jeito de fazer a bola entrar. Buião entendeu: driblou aquela loura burra e só não entrou com bola e tudo porque estava com pressa… 2×1 e a pressão aumentaria a níveis insuportáveis, a gente já se preparando para atacar em vão… Mas nosso sofrimento mental foi abreviado cinco minutos depois, em novo contra ataque Natal voltando a chutar: 1×3… O restante do jogo foi irritante ainda mais, eles de propósito nos dando a bola e ficando como gostavam, na espera, jogando com os olhos…
    Depois daquele jogo eu particularmente enfezei. Como é que a gente podia perder de 3×1 num jogo em que mandamos a maior parte do tempo? Aquilo já estava ficando insuportavelmente insuportável… Fomos para o segundo jogo da melhor de três com um humor da cão raivoso…
    Foram os derradeiros 45 minutos que eu ouvi do Galo em 1968… O AmiGalo Paulo Silva, comentando minha anterior narrativa, me convida a narrar a primeira vitória do Galo sobre eles no Mineira (1×0, Robertão 68, gol de Vaguinho, que eles disseram ter sido de mão)… Infelizmente não vou poder, Paulo… Apenas em 1969, após uma visita a BH, revendo primos Atleticanos, é que pude me entusiasmar de novo e retornar ao radio durante as partidas. Durante todo o restante de 1968 e apenas acompanhei o Galo de ouvido, após os jogos me inteirando do resultado… Por duas vezes se não estou enganado fiquei sabendo depois do acontecido que o Evaldo tinha feito o gol de empate contra nós o Terceiro Tempo… Aquilo era demais, estava há muito passando dos limites…
    No segundo jogo da melhor de três, como eu disse, estávamos todos os Atleticanos com um humor de cão… Para variar a mesma coisa, que saco! Galo dominando, humilhando, acuando o adversário, nosso goleiro um mero assistente privilegiado do jogo… Vou ser breve: aos 41 minutos Tostão faz 1×0, aos 45 Dirceu Lopes decreta 2×0. O terceiro, de Evaldo, nós, Atleticanos ficamos sabendo por ouvir dizer…
    Para terminar vou lhes pintar o tamanho de nossa indignação narrando uma idéia que sobreveio entre nós… Penso que todos rirão e dirão: “Meninos bobos que vocês eram!”… Não, AmiGalos, não éramos bobos: éramos meninos… E os infantis tem um jeito todo peculiar de analisar e conviver com o mundo… Vou narrar.
    Quando terminou o campeonato, putos, nós, Atleticanos, em reuniões esporádicas e constantes, continuadas, íamos chegando à definitiva conclusão que aquele título tinha que ser devolvido pelo Cruzeiro, o capitão
    deles fazendo a entrega da taça diretamente ao nosso capitão. Todos éramos unânimes em afirmar que só assim seria oficialmente reconhecida nossa patente superioridade em todos os jogos contra o “vencedor”… O Atlético haveria de recolher o troféu, mas apenas por um tempo, apenas por formalidade… Não podia nem pensar em ficar definitivamente com ele, que o vencedor o foi no campo de jogo, lealmente… Seria então marcada nova cerimônia, nosso capitão devolvendo a taça que desta feita seria recebida em definitivo pela equipe azul calcinha, ela oficialmente e de fato proclamada campeã, tri campeã, mas aqueles gestos deixando patente para o restante do país e mesmo do mundo a inconteste superioridade do Galo no gramado…

  18. Bom dia Eduardo e amiGalos!
    Hoje você nos brindou com um ótimo comentário.
    Disse tudo e sigo o relator.
    Só nos resta torcer e quem sabe nosso time alternativo em uma bola nos traga a vitória.
    Mas se perder esse jogo paciência, era o que tinha que ser feito, consequência do mal planejamento e da bola de neve que tinha virado.
    Para o jogo contra o Botafogo não tem desculpinha que ta cansado todo mundo vai ter que correr.
    O time do Botafogo é muito certinho não pode cair na afobação tem que jogar com inteligência.
    Boa sorte ao Galão!

  19. É isso, o time ainda não apresentou uma partida qye realmente nis mostrasse um futebol forte, volumoso.
    Sabemos que não existe jogo facil hoje em dia e por isso mesmo há necessidade de muita luta, muita entrega (vide depoimento do Luan).
    Bom, o que importa é que estamos vendo trabalho, mudanças visando a melhoria do time. Uma hora, o time irá se encaixar, outros que absorverão o espirito e os ensinamentos do Luan, tomarão o lugar daqueles que não querem ou não têm perfil para mudarem e evidentimente, ficarão no banco ou fora do Atlético.
    No Galo, não cabe gente sem garra.
    Bora pra vê, essa beleza no Galo acontecer…
    Bora pra vê, beleza no Galo acontecer…
    Somos Carijó!
    Galo Carijó!
    Galo de Briga!
    Galo de Raça!

  20. Prezado José Fonseca,
    O técnico é o menor dos problemas. O problema do Galo é mais sério do que nós pensamos. O problema está na Diretoria do Galo, ou seja no nosso Presidente, que não teve capacidade, inteligência e liderança, de além de ocupar dois cargos, Presidente do Galo e Secretário Municipal. Está na cara que há dois anos, estão falhando no Planejamento, com elenco desequilibrado e envelhecido. Já passaram, o Levir, Aguirre e Marcelo Oliveira, além do Roger atualmente, com o Galo com os mesmos problemas. Vamos raciocinar, desde que o Eduardo Maluf adoeceu e veio a falecer neste ano, que o Galo está enfrentando os mesmos problemas. Será uma infeliz coincidência???????

  21. Em tempo, o bravo time do sport venceu o santos ontem, na vila belmiro. Será que os santistas já estão pedindo a cabeça do Levir, como fizeram com o Dorival, apontado por alguns (pasmem!) como solução pro Galo! Devem ser os nascidos após 2011, que não lembram da passagem dele por aqui. SAN

      1. Claro que o problema não é o Levir. Acho ele excelente treinador. Minha crítica foi ao Dorival Jr., que é fraco. Acho q vc não entendeu o q eu disse.

  22. Oi Eduardo e Amigos, bom dia.
    Mais um jogo agoniante. Com um Time reserva montado em cima da hora, ou melhor, nas coxas. Nada planejado. É o famoso “vamo que vamo”.
    Já iniciamos o jogo na Zona e não acredito que sairemos hoje. O perigo é afundar ainda mais.
    De que vale a Tradição de nossa camisa, se a pele que nela se habita é de jogadores medíocres? Camisa não ganha jogo.

  23. Acho que a decisão de poupar jogadores é em função do desgaste dos atletas e não da pressão, já que as fases decisivas da copa do brasil e da libertas vao começar. Temos hj no elenco, 36 jogadores, mas nem todos do mesmo nível, acho isso muito difícil de acontecer. Percebo nossa diretoria calejada e fechada com a comissão técnica, como efetivamente deve ser. Diretoria que dá ouvidos a torcedor, é amadora, já que a torcida invariavelmente reage com muita emoção e pouca inteligência. Sigamos acreditando no nosso Galo. SAN

    1. Exatamente, Barros. A decisão de poupar nas vésperas dos jogos da Copa do Brasil e Libertadores já havia sido tomada desde sempre.

      Como o próprio Roger comentou, a conversa com o presidente foi no sentido de ‘manter o planejamento’ apesar do momento difícil no brasileiro, com o que o presidente concordou.

      Ou seja, nenhuma novidade. O inesperado é a posição do time no brasileiro. Esperava-se ter alguma gordura para queimar.

  24. Exemplos de q o futebol não é uma ciência exata e nem sempre quem vive um melhor momento ganha o jogo. Em clássicos contra as mariposas enseadinas nem se fala- não gosto de citar esta ?,mas o exemplo vale-99 vínhamos de classificação na bacia das almas , e no mata mata duas porradas nelas, Tucho quem não se lembra dqle time q não era um primor e três pipocos no balaio delas,assim tbm como já fomos confiantes e superiores em CAMpo e saímos derrotados. Hj é dia dos deuses do futebol retirarem o “X” com o qual nos marcaram , portanto, “cascudinho” do GALO trás um bom resultado de Chapecó… Bom dia a todos e prá cima deles GALO ???

  25. Bom dia, Eduardo.
    Que o sangue renovado que estará em campo hoje bride-nos com bela vitória, ao contrário dos pseudotitulares que só nos causaram dissabores até o momento. Veja como é ruim nossa situação: estamos na décima rodada do brasileirão é já frequentamos a zona do rebaixamento pela terceira vez. Não dá mais para aceitar pacificamente essa situação.

  26. bom dia Eduardo e massa,vencer,vencer,já que os marmanjos não jogam,que o expressinho joga,ja estamos no z4,por causa desta diretoria amadora ,roger,e jogadores peladeiros que cada vez nos passa vergonha,voces que pos nos nesta situação terrive,acordagaloooooooooooooooooo.

  27. Bom dia, Eduardo e AmiGalos!!?

    Acredito na vitória do Galo hoje por 2 x 1 em Chapecó…
    Gols do He-mam e do Valdivia…

    Mas, sinceramente. Estou desanimado com esse time do Galo este ano. Até agora, a verdade é que não tivemos nenhum jogo que enchesse os olhos e nos levasse a acreditar incondicionalmente nos nossos jogadores e principalmente no aprendiz de treinador que temos… A verdade é que o Roger Machado não tem total convicção no seu trabalho para seguir um rumo certo, uma direção coerente com o que ele acredita… Todo dia ele muda a forma de jogar, muda a posição dos jogadores, muda o jeito de pensar, muda o processo de desenvolvimento coletivo da equipe..
    Enfim, até hoje, passados seis meses de trabalho, não sabemos como o Galo joga… E o pior de tudo: nem ele e nem os jogadores sabem como o Galo joga… Assim fica difícil de acreditar…
    Porém, no entanto, todavia, jamais vou abandonar o Galo… Jamais podemos deixar de torcer, incentivar, pedir os Deuses do futebol que nos ajudem a sairmos da zona do desconforto, nos ajudem a classificarmos na Copa do Brasil, nos ajudem a ganharmos novamente a Libertadores…
    E no mais: Dá-lhe Galão da Massa…..

    GAAALLLOOOOOOO

  28. Bom dia atleticanos e atleticanas. Muito triste a situacao do galo, comecando pelo prisidente que e fraco, omisso e francamente covarde para com a massa. o sujeito afirma que nao esta priorisando campeonatos, mas nao fala com massa, se quer renovar, abra o jogo. A coisa que o galo tem de maior valor e sua massa o que ao toleramos e apatia , e falta de respeito. Eu gostaria de saber do presidente e do treinador porque GREMIO, CORINTHIAS,SANTOS,CHAPECOENSE, FLAMENGO, BOTAFOGO, PALMEIRAS times que tem campanhas melhor que a do atletico, todos estes jogaram o mesmo numero de jogos que o galo, ou ate mais no caso os times paulistas, entao por favor nao venha com esta que os times d ponta estao pagando um preco muito alto por boas campanhas ano passado, nao parece que o cacasso esta afetando estes times, o caso d gremio e curinthias eles vao ate bem. Tem algo de muito errado com este time do galo, e a culpa nao e do calendario. Bom dia .

  29. Bom dia. Você hoje tocou num assunto muito comentado e polêmico desta coluna. A bipolaridade. Bipolaridade é uma variação acentuada de humor, e é justamente isto que está acontecendo hoje com a massa atleticana. Nós amamos o clube incondicionalmente, e isto nos leva sempre a apoiá-lo, a incentivá-lo e a invocar o mantra EU ACREDITO. Porém, diante dos fracassos de nossos dirigentes, comissão técnica e principalmente atletas, nos tornamos críticos ferrenhos, ou corneteiros como alguns gostam de dizer. Eu prefiro ser bipolar, manifestar minha indignação e cobrar destes caras uma postura condizente com o clube , do que ser passivo, e ver a vaca ir pro brejo, como em outras oportunidades. Assumo-me como bipolar, e hoje critico tudo que está ai, diretoria, comissão técnica e em especial aos jogadores porque eles estão nos decepcionando. Mas se amanhã eles voltarem jogar com raça e vontade e fizerem jus ao manto que vestem, com minha humilde bipolaridade, estarei aqui para elogiar. Não é assim que funciona?

    1. Torço muito para o Leonan, o Rodrigão, o Valdívia e o Roger Bernardo jogarem bem, pra colocar o Fábio Santos, o Felipe Santana ou Erazo, o Robinho e o Rafael Carioca no banco. Pra jogar contra o Botafogo com : Victor, Iago ou Marcos Rocha (se voltar a tempo), Léo Silva, Rodrigão, Leonan; Roger Bernardo, Elias, Luan (pela direita), Valdívia (pela esquerda) e Cazares; Fred

    2. Isto Luiz, estou fechado contigo. eu também acredito no galo e acredito sim no título do campeonato brasileiro .
      Como disse o Dudu (permita-me essa liberdade), bipolar tem sido o desempenho do time.
      Eu digo aos jovens jogadores do galo que vão jogar hoje: coloquem a peruca da cabeleira do Luan, farta de caracóis (debaixo dos caracóis dos seus cabelos, de Caetano Veloso, tão bem cantada por Roberto Carlos) e marchem para a vitória contra a chape.
      Que o mestre Luan, patrimônio quase imaterial, inspire a todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.