Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Elias, o falso segundo volante

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

  

*Por Roberto Caldeira

Imagem: arquivo pessoal

 

Quando a fase não está boa, um turbilhão de pessimismo e críticas toma conta do sentimento Alvinegro. Na caça às bruxas, muito se tem questionado sobre o desempenho de Elias. A imagem do gol sofrido no clássico foi emblemática: o jogador andando sem ajudar na marcação.

Imagem de TV

Questionado sobre a função do jogador, Thiago Larghi explicou: “Elias tem a função de segundo volante. Ele ataca e defende. Primeiro ele defende, dá suporte à saída da bola, cria a linha de passe… faz a movimentação, circula a bola de um lado para outro, para frente. Essa é a função ofensiva. No mais ele defende na entrada da área como um segundo volante”.

Nos acostumamos a idolatrar volantes que honraram o manto e encarnavam nossa mais forte tradição “jogar com muita raça e amor”. Chicão, Cerezo, Heleno, Elzo, Renato, Everton, Valdir, Doriva, Gilberto Silva, Pierre.

Contratado por €2,5 mi para substituir o eterno General, trouxe junto enorme euforia. As excelentes temporadas entre 2013-15, com muito vigor físico, assistências, gols e Seleção Brasileira, fizeram a Massa se encher de confiança, agora temos “A Dupla de Volantes!”.

Com 13 gols, até que teve um 2017 razoável. Mas assim como todo time, caiu de produção. Nosso sistema defensivo foi muito frágil e questionado. Carioca foi vendido e testaram vários ao lado dele, seja um ou dois volantes. Atualmente forma dupla com Adilson, um incansável cão de guarda, mas raramente sendo ajudado por Elias na marcação.

O que se passa com o jogador? O técnico entende que ele é um segundo volante. A Massa espera um jogador de raça e pegada, além de boa técnica dado seu quilate. Depois da saída de Robinho e do Cone, sobrou a ele o papel de protagonista e referência do time. Elias deveria ser “o cara” desse time.

Mas o que temos visto atualmente? Um jogador que mais se ocupa da armação e no ataque do que ajuda na marcação e de forma física duvidosa. Titular absoluto, mesmo quando joga mal, é insubstituível. Teria ele cadeira cativa no time?

Técnica ele já provou que tem. Será que o problema é individual (físico), ou o esquema de jogo, passados quatro técnicos, não favorece? Afinal, o que podemos esperar do Elias? Até quando ele continuará sendo um falso segundo volante?

Vamos lá, Elias, a Massa conta com você!

Apoio não faltará! Mas as expectativas precisam ser correspondidas!

Em tempo: contra o Uberlândia, apesar da fragilidade do adversário, Elias foi um jogador diferente dos últimos jogos. Mais contido, se ocupou mais na marcação, abriu a linha de passe, e chegou ao ataque menos vezes. Longe de ser um primor de atuação, mas só de deixar a defesa mais sólida, já foi um avanço.

*Engenheiro, 39 anos, Atleticano.

65 thoughts to “Elias, o falso segundo volante”

  1. Boa tarde, a todos…
    Outros jogadores também já ficaram andando em campo, desanimado com o time que é sem criatividade sem pegada e sem defesa. Principalmente sem defesa, com o Leo Silva, que a muito tempo já deu o que tinha que dar. O Carioca também ficava andando parecendo estar desanimado. O cone e o Robinho também desanimaram. O Leo Silva já era para estar aposentado a 3 anos.

  2. Sou da opinião de que se o Elias fosse sacado e ninguém fosse colocado no lugar dele, o time já melhoraria, mesmo jogando com 10. Ele demonstra uma enorme preguiça para marcar e a parte mais ágil do seu corpo são os dedos: não para de apontar para os colegas quem eles têm que marcar… obviamente para que ele, Elias, possa ficar sem marcar ninguém.
    Ao armar contra-ataques, erra pelo menos 60-70% dos passes. Ou seja, não é peso morto, porque peso morto não atrapalha, ele atrapalha muito, porque os colegas acham que ele ajudará a marcar e ele não ajuda nem a pau.
    Não queria vir para o Galo (deixava clara a preferência por Flamengo e Corinthians) e não faz questão nenhuma de se esforçar.
    Se nosso treinador não fosse inexperiente e ele esperto (correu logo pra elogiar o Larghi quando ele assumiu como interino), o Elias já estaria no banco há muito, muito tempo.
    Espero que o Thiago Larghi não esteja disposto a afundar de braços dados com o Elias…pois é o que acontecerá quando os jogos começarem pra valer, se ele não o tirar do time.
    E se não tivéssemos opções ainda Cia, mas tanto o Blanco quanto o deslocamento do Gabriel para o meio dariam enorme ganho.
    Espero que a torcida do Galo consiga se livrar deste falso volante e falso meia o mais brevemente possível!

  3. Boa tarde a todos. Creio que amanhã poderemos ver como joga os nossos reservas. O brasileiro já está chegando e precisamos estar com jogadores preparados para entrar no time e mostrar o que sabem. Vamos ganhar amanhã com uma boa exibição e um placar de muitos gols. Bom fim de semana a todos. Aqui é GALO….

  4. Ok amigo Luciano mas, continuo convicto que o problena nao é ele e sim, da bagunça que está no Galo. Ele está mal escalado! Função errada. Sabenos que na Europa tem a fase adaptação. Enfim, o cara ainda sabe jogar. Abraço! SAN

  5. Acho que o Elias está mal escalado.
    Porque não mandam o Samuel Xavier , para o Sport, com a condição de deixar o Ritchely por lá mesmo ?
    Léo Silva e o pastor serão o Rogério Ceni e Luís fabiano, do Galo. Ficarão uns 5 anos pelo que já fizeram, e não farão. Ex jogadores em atividade.

  6. Esse é o ponto central que faz o time não andar. Desde que a dupla General /Pierre foi desmanchada um tanto de técnico tenta reinventar a roda e só cai do cavalo.
    Tentaram com o Carioca, que ficava naquele Lexco Lexco e agora a tentativa é o Elias.
    Ele que não marca, não arma e adora aparecer na frente pra roubar gols dos atacantes.
    Mas o caso é que a cada tabela errada, cada passe perdido, vai ser um Deus nos acuda, porque vai ser um volante tendo de cobrir tanto o meio quanto a saída de algum lateral. … vejam bem, Adílson está se desdobrando mas não tem ninguém que dá conta duma porra dessa.
    Nossa zaga não está aquilo tudo, mas não podemos culpar um time com um rombo na marcação desses.
    Em tempo : Acho uma sacanagem não testarem o Roger Bernardo +Adílson como dupla. Tenho absoluta certeza que não ia passar nada ali. E poderemos tentar um meia armador como o Tomás ou o Cazares. E não sacrificar tanto o Roger Guedes, o Erik e o Luan ou Otero na recomposição.

    1. Adílson e Roger Bernardo jogaram muito bem contra as marias e contra os bambis ano passado. Não sei porque não tiveram continuidade. Só pode ser coisa de empresário, político…

  7. Eita
    O cara não é R10 para ter dois volantes sacrificando por ele enquanto defila em campo igual tanajura ,é mandar pra vala logo
    Ja perdi minha paciencia com esse atleta ,alias ,pesadelo do R. carioca ainda recente …
    Alem desse interino sem moral sendo blindado por resultados diante d times pequenos ,pelo amor
    Nao sei quem esconde mais ,se é Elias em campo ou o Gallo da massa
    saudações
    Dias melhores ainda virão

  8. Pelo amor de Deus não me falar mais em Elias. É um jogador que está prejudicando e muito o Galo. Se o TL não o substituir logo não chegaremos a lugar. Acho que Elias é um assunto superado. Ninguém aguenta nem falar mais o nome desse corinthiano.

  9. Ótimo texto Caldeira.
    Muitos comentários sobreo Elias.
    Pensei até em escrever que a posição em que o Elias renderia melhor seria sentadinho no banco assistindo o jogo.
    Mas não é bem assim.
    Lembra que a gente pegava no pé do Valdívia?
    Agora passamos nossa bipolaridade para o Valdívia.
    Vamos apoiar este time que vai começar a dar liga.
    Amanhã poden computar mais uma vitória do meu querido Galo.

  10. Pra amanhã
    Veja a lista dos 20 relacionados
    Goleiros: Cleiton, Michael e Fernando
    Zagueiros: Iago Maidana, Matheus Mancini e Bremer
    Laterais: Samuel Xavier, Danilo e Carlos César
    Volantes: Arouca, Gustavo Blanco, Roger Bernardo e Lucas Cândido
    Meias: Tomás Andrade, Marquinhos e Bruno Roberto
    Atacantes: Luan, Marco Túlio, Carlos e Alerrandro

    Vai levar o Danilo e não vai levar o Cesar? Tá de brincadeira!

  11. Bom dia AmiGalo Roberto.
    O problema não é do Elias, é da torcida. O Elias é isso aí que a gente vê, um jogador médio. O problema estar em achar que o Galo tem um bom time, mas não tem. O Nepolino contratou dois jogadores decadentes e caros, e olha no que deu. 53 milhões jogados no lixo. Pagou 13 milhões pelo Clayton, 13 milhões jogados no lixo. Agora querem contrata o Rithely, outra burrada. Daqui a pouco mandam o TL embora, outra burrada, e por aí vai. A atual diretoria está atrás de volantes e atacantes, e deixa a defesa como está (Léo Silva, Gabriel e Patrick). E aí toma gol do lanterna o campeonato mineiro aos 8 minutos. Também toma gol do time semi-profissional do Acre, e toma gol do Jorge Willterman. Já via esse filme antes e sei como ele acaba.

  12. boa tarde Eduardo e massa,depois de 2 dias ausente voltei.grande texto roberto,sobre elias na minha opinião ele não marca,e nem ataca,esta perdido no meio do campo,diretoria se vocês tem juízo nada de Dorival junior e outro ultrapassado,se não vier cuca ou abel e melhor ficar com o tiago,vai galooooooooooooooooooooooooo.

  13. Elias é meia, não é volante, aliás, nunca foi. A solução não é tirá-lo do time, já que eh um dos melhores do elenco, a solução eh armar o time para que consigamos aproveitar melhor as características do atleta. Chicão não merece estar nessa lista, jamais foi ídolo da Massa. SAN

  14. Boa tarde Massa !Elias é isso aí.Mas agora o tal Rithely do poderoso Bayer de Recife é brincar com a cara de 8 milhões de torcedores, o Dorival Guardiola está na área ,não se surpreendam se ele desembarcar em BH nos próximos dias, afinal com esse Gallo nada é tão ruim que não possa piorar.

  15. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Elias é o único craque que sobrou desse atual elenco. Ele nunca foi jogador de marcação. Sempre se destacou atuando na armação e chegando de surpresa ao ataque. Acredito muito nele, mas jogando solto, sendo ajudado por dois volantes de marcação.
    Resta saber se o mesmo está satisfeito no Galo e se quer jogar bola sem as camisas do Corinthians e Flamengo por baixo do nosso Manto sagrado.
    Saudações Alvinegras,

  16. Bom dia amigos!
    Me perdoem discordar da maioria mas, creio que o problema seja, Diretoria , Técnico e tático mesmo (falta experiência, atitude e peito para mexer em algumas peças) , ou seja, falta muita coisa. Não tenho procuração do Elias mas, mudanças internas de comando nos últimos tempos e falta de padrão e definição de esquema tático e elenco, não há jogador que se adapte e encaixe. O Elias já mostrou em outros clubes, grandes rivais do Galo, a sua qualidade.
    É a minha humilde opinião!
    Abraços

    1. Respeito sua opinião, mas em que ano foi isso? Saiu do Corinthians para o Atletico de Madrid ficou na reserva, foi vendo para o Sporting, ficou na reserva, emprestado ao Flamengo, se firmou como terceiro homem do meio, emprestado ao Corinthians, titular por um periodo depois foi para a reserva, voltou ao sporting, ficou na reserva. Veio para o Galo, titularidade indescutivel, apesar de futebol discutivel.
      o Elias que fala é o de 2010 a 2013…estamos em 2018.

  17. Não posso, nem que me açoitem, aceitar uma lista de grandes volantes do Clube Atlético Mineiro encabeçada pelo nome horrendo que você elenca, meu caro Roberto Caldeira… A única argumentação que aceito em seu favor é sua idade, 39 anos… Explica mas não justifica. E dá margem a que a gente sentencie que aos jovens deve ser negado o direito de opinar sobre a História. Tenho dito. E mais não digo porque nada me foi perguntado. Saudações!

  18. Confesso que estou cansado de dar minhas modestas opiniões neste espaço e que, em suma, desaguam numa só: falta de DIREÇÃO competente à frente do glorioso, há anos! Hoje, no entanto, ao deparar com a notícia dando conta de promiscuidade política, para encaixar jovem atleta na base, com gravação de conversa e tudo mais, se verdade for, prá mim é o FIM, porque imaginei que seria só incompetência…

  19. Bom dia Amigalos,
    Mais uma vez estive no Parque do Sabiá na quinta-feira (moro em Araguari) e, se me permitem, gostaria de tecer um comentário sobre esse estádio :
    _Apesar de ter algumas décadas de construção, é o melhor Estádio que já estive. Ao contrário de Mineirão e Independência, possii um ótimo espaço para estacionamento, dentro do estádio os bares são amplos e bem posicionados, os portões de saída são á prova de qualquer confusão .
    Os banheiros são rústicos, porém amplos, com acesso fácil e com portas largas, o que evita confusões no intervalo.
    Parabéns a quem projetou e pensou princalmente no torcedor. Tomara que o Estádio do Gigante tenha algumas dessas características.

    Vamos ao jogo e comentar a atuação do Elias. Reparem que ele parece estar jogando na altitude. Todas as vezes que é focalizado, está buscando ar (bufando). Conclusão é que está correndo porém não suporta o ritmo da função que lhe foi atribuída ou está sem preparo físico. Não consegue jogar de segundo volante. Ele é um jogador dinâmico, tem lugar no time, mas não é ali. É mais adiantado.
    Deixamos o Ralf assinar com o Corinthians…

  20. De acordo com a Rádio Itatiaia, o senhor Gallo estaria envolvendo Marco Túlio, além de Danilo e Carlos Cesar em negociação pra trazer Rithely. Ora, faça-me o favor. Que burrada é essa?

    1. Meu Deus do céu, Galo Roberto! Se for verdade isso, pode dar o diploma de incompetente pro Gallo e mandar embora. Já não basta trazer mais um refugo do Sport, ainda vai mandar uma de nossas jóias da base? Atestado de burrice!

  21. O Elias tem acabado com o sistema tático do Galo. Ele não marca, não cobre lateral. Ano passado o mesmo matou o Marcos Rocha. Todos conhecem o Marcos Rocha, lateral que sabe avançar. Mas com o Elias em campo, como um lateral vai avançar? O lateral sabe que o Elias não vai ajudá-lo cobrindo o espaço deixado na defesa. O Elias além de ser um péssimo marcador, não tem conseguido armar nada. Pífio na armação. Todos reclamam do Patric. Mas o Patric erra tentando acertar, tem raça, vai pra cima. Volta pra marcar. Corre bastante o jogo todo. E o Elias? O que faz? Nada, absolutamente nada. E porque o Roger Bernardo não recebe uma oportunidade?

  22. SERÁ QUE SÓ NÓS TORCEDORES DO GALO, SABEMOS, MAIS O TECNICO E A DIRETORIA NAO SABEM, QUE ELIAS É MEIA ATACANTE E NAO VOLANTE?
    GALLO VC JA ESQUECEU COMO JOGA UM VOLANTE E COMO JOGA UM MEIA ATACANTE?

  23. Bom dia, Será que nós torcedores do GALO, sabemos que o ELIAS está jogando na posição errada, ja passou da hora do ELIAS ser adiantado como meia, e colocar urgente outro volante, pode ser o GUSTAVO BLANCO, (meu preferido)
    mais pode ser tambem o ROGER BERNARDO ou o AROUCO, o mais importante mesmo e adiantar o ELIAS para meia, ai sim , teremos um meio de campo mais competitivo , pois ELIAS, vai jogar mais solto, mais sem a obrigaçao de so marcar. Será que a diretoria do GALO, nao conhece o futebol sul americano? é o que parece, pois ficar insistindo deste jeito com o RITHELY, como se ele fosse a ultima bolacha do pacote, chega, ja deu, o SPORT, está aproveitando e fazendo leilao, pra ver quem paga mais, GALO OU INTER, no RVER plate, tem volantes sobrando, acorda GALO pois se nao que vai ser mandado embora vai ser vc, chega de fazer negocio por telefone, pega um aviao e vai nao Argentina, Chile, Uruguaio e traga logo este volante, e esquece o RITHELY. GALOOOOOOOO

  24. Rapaz !
    Vou deixar meu pitaco também
    QUERIA MUITO VER O TOMAZ , ARMANDO ESSE TIME NO LUGAR O ERIK.
    QUERIA VER O MANCINE COMO ZAGUEIRO NO LUGAR O LEO SILVA.
    QUEIRA VER O , ESQUECI O NOME , O MENINO QUE ESTÁ EMPRESTADO DO VITORIA ? NO LUGAR O ELIAS .
    QUEIRA VER O LUAN ENTRANDO NO LUGAR DO ROGER GUEDES.
    QUEM SABE ACONTECE.
    ABRACOS

  25. Prezados,
    Na realidade, Elias é um falso JOGADOR! Esta imagem dele andando, após errar os incontáveis passes que erra, enquanto o adversário ataca e faz gols, já me irritou em varios jogos!
    Não é a toa que este foi considerado o “pior jogador brasileiro em Portugal” nos últimos dez anos, quando ENGANOU por lá no Sporting.
    Infelizmente, nosso Galo de hoje é um time fraco, com treinador inexperiente, com um péssimo diretor de futebol e um presidente que só pensa em NÃO GASTAR. Mas com Elias e Gabriel de titulares, conseguimos ficar MAIS FRACOS AINDA!

  26. Caros,
    Na atual quadra, prá mim, Leo Silva, Adilson, Cazares, Vítor, 20 mins/jg de Luan e o próprio Elias, sim, é o q de melhor temos(?). É mole? É a base a partir da qual…O resto é barca de 2ª sem dó nem piedade e os citados ñ são garantia de nada, sempre foram coadjuvantes de fases. Sobre Elias, quem é o atual dono das negociatas envolvendo jogadores no CAM, aliás? A situação do Elias tinha q ter sido resolvida junto com a do RobKone, além de mais alguns alemães q chegaram aí e nunca justificaram nada. Mas temos q encarar a realidade, né? Ou seja, a tentativa forte e até agora eficiente de formar um time de 2ª defendendo nossas cores no Br. Quem tá por trás disso? Quem tá dando tantos poderes a gallo prá afundar o Galo, se o 7 ñ entende porra nenhuma de futebol? Já pensamos e já sabemos, né? E que dentro do clube surja movimento de reação ao ‘status mediocritas’, respeitando a letra inscrita no nosso hino…No imediato o q a torcida deve fazer é neutralizar esse papo de falta de verba, pois é o q os caras alimentam (boas as faixas de protesto no Parque do Sabiá). Vejam q mesmo pastor, patrique, erik, fsantos, gabriel e Papai Noel estejam jogando de graça, ainda assim tem o marketing da camisa. Mas ñ é isso ñ e vamos nos mancar, irmãos, pois essa perna de pau é cara…De verdade, o futebol tá abandonado pelo objetivo dos construtores civis…ñ há abnegados e, como dizia o bom e velho camarada revolucionário “de boas intenções o inferno tá cheio”. PREFIRO TIME À ESTÁDIO. SIMPLES! Ñ vamos ficar parados, ñ…quem fica parado é imóvel, vem o trator e passa o carro…
    Obs.: O contexto do gol das marias…depois de acontecido o lance ficou desenhado. A derrota, entretanto e a bem da verdade, começou no ano passado com a renovação do OO e a montagem em 18 de um time de 2ª, até agora…mas qnd o pastor perde bisonhamente o nosso gol no clássico, imediatamente há um contra ataque. Fica um buraco entra a zaga e o meio, sim. Teve isso. Mas é óbvio q a jogada tinha q ter sido parada, no 1º combate, lá na lateral direita, depois pelo batido Adilson e finalmente pelo Leo Silva. Ali na frente da zaga tem q descer o sarrafo mesmo, sem medo de ser feliz…Enquanto tudo isso acontecia, Elias, 7, gallo e uma pá tavam cagando e andando.
    QUEREMOS LUTA NO BR18!
    GALO SEMPRE!

  27. Elias está na função errada. Não é volante, é meia. Fato que está devendo, todos sabem disso, aliás, o próprio deve fazer esta cobrança pessoal. Lembrem da final da CB 13 quando o Fla jogava com dois volantes marcadores (Amaral e Luis Antônio) com Elias mais avançado. Nesta temporada foi destaque, inclusive com gols decisivos. O jogador tem qualidade, porém está na posição errada. Contudo, impor-lhe o banco sem testar esta condição seria equívoco. Lembram da final do Mineiro ano passado? Como técnico faria um teste: Adilson, Blanco, Elias -direita-, T Andrade (central) e cazares (esquerda). Se não render, então, a reserva é o caminho natural.

    1. Mas aí o esquema muda para um 4-4-2, pois o Elias e nem o Cazares auxiliariam os laterais. Eu colocaria o Cazares no meio e o T. Andrade na meia esquerda neste esquema.

  28. Bom dia!
    Nos decepcionamos mais com quem mais esperamos. E nós esperávamos muito do ex jogador de seleção. No entanto, acho que ele pode ser melhor aproveitado, se jogar mais à frente, pq não tem mais pique pra dar combate e ainda se aventurar no ataque.

  29. Bom dia amigalos,
    Na minha opinião Elias hoje é ponto mais fraco do time porque não marca direito e a defesa fica sobrecarregada. Gostaria de ver o Gustavo Blanco no seu lugar só que parece que ninguém tem coragem de tirar o rapaz do time. Titular absoluto

  30. E tem gente ainda que acredita que estamos no caminho certo. O péssimo estagiario e mal intencionado Diretor de Futebol não está entrando em leilão por refugo de time meia boca e denegrindo a imagem da instituição Galo. Se não tem dinheiro, não devia procurar refugo, investe na base. Sai buscando refugo na baciada… precisamos de alguém que entenda de futebol. Amanhã nosso bom interino(técnico ele ainda não é ) vai colocar o time todo reserva e queimar alguns jogadores na sua única forma de jogar

  31. BOM DIA AMIGALOS!

    BOM DIA ROBERTO CALDEIRA!

    “Falso segundo volante” foi ótima, genial, Roberto Caldeira!

    O futebol atual exige um elenco recheado de bons jogadores que saibam exercer diversas funções, até um falso segundo volante. São os chamados coringas.

    A figura clássica do 1º volante que só desarma geralmente com faltas e no grito e atua como um rottweiler da defesa é uma espécie em extinção no futebol moderno (grandes da Europa).

    No Brasil, a terra dos volantes (2 ou até três), o estilo “XERIFÃO” ou “GENERAL” (volante que só sabe defender) costuma ser um tipo de jogador muito valorizado e idolatrado, regra geral.

    Quanto mais batedor, mal-encarado e violento, melhor e mais a torcida gosta e aplaude.

    Normalmente esse tipo de jogador adora tomar um cartão até lá pelos 15 minutos do 1º tempo, ficando pendurado o restante do jogo, para ganhar os aplausos e o reconhecimento da torcida pelo simbolismo de raça.

    Mas o futebol mudou…

    Na Europa (só jogam com um volante), além de defensivo, o volante precisa ser armador e ofensivo e ter muitas qualidades, como habilidade, capacidade de organização da saída da bola, controle do jogo, liderança e técnica.

    Deve saber dar o passe, driblar para sair jogando e finalizar como homem que chega de trás para os arremates de fora da área e finalização na área adversária.

    Deve saber se posicionar defensivamente para não deixar espaço para que o adversário receba a bola na intermediária defensiva e orientar todo o posicionamento dos defensores.

    Deve saber jogar de zagueiro e de lateral para que possa atuar com perfeição nas coberturas destes a todo o instante.

    Deve ser um craque na antecipação ao adversário para desarmar sem falta e articular o controle do jogo e a transição da bola pelo meio sem ligações diretas para o ataque.

    Sobre o ELIAS, como muito bem comentado pelo ROBERTO, o técnico TL explicou a sua função no time: “Elias tem a função de segundo volante. Ele ataca e defende. Primeiro ele defende, dá suporte à saída da bola, cria a linha de passe… faz a movimentação, circula a bola de um lado para outro, para frente. Essa é a função ofensiva. No mais ele defende na entrada da área como um segundo volante”.

    Eu vejo que o ELIAS tem melhorado na Era TL, como todos os jogadores da equipe.

    Com os outros treinadores muitos jogadores se perderam taticamente em campo por causa de uma disfunção crônica do time passado (cone, Robinho e Cazares não marcavam e sobrecarregavam a todos).

    Como o TL está aos poucos acertando a equipe e eu vejo o Elias se encontrando, eu sou partidário que ele devesse continuar no time para evitar o entra e sai que pode prejudicar o conjunto e o padrão que vai se formando.

    O maior problema atualmente para o TL é o acerto do meio campo. Na verdade a função de volante é tão importante hoje que talvez o problema seja que não tenhamos na verdade um 1º volante.

    ADILSON, para mim, é um jogador apenas razoável e que não reúne as qualidades exigidas para um volante moderno.

    Mas como não temos esse jogador e nem grana para tanto, melhor ir com ADILSON na função.

    Para suprir a carência no setor, talvez a orientação do TL fosse ao sentido de tornar o ELIAS mais defensivo e escalando na armação ofensiva o CAZARES e não ERICK ou o OTERO.

    Apenas isso talvez bastasse para melhorar tanto um quanto outro.

    Outra mexida poderia ser povoar o meio campo com quatro jogadores (Adilson e Elias; Luan e Cazares).

    Ou Adilson e Elias; e Tomás e Cazares.

    Existem outras variações…

    Porém vai ser preciso colocar só dois atacantes. Prefiro Erick e o Pastor.

    Mas aí alguém pode perguntar: e o Otero?

    Aí já é outra resenha…

    1. Olha como são as coisas né, eu ja acho o Adilson um baita jogador. Voce não ve ele da um chutão, as vezes voce fica até apreensivo porque ele sai na maior calma do meio de um monte de jogadores e sai tocando numa boa, pelo escalte é o nosso maior ladrão de bola. O Eduardo por exemplo o acha as vezes estabanado, mas em minha opinião isso se deve por ele ter que correr por dois, eu tenho certeza absoluta se ele jogar ao lado de outro bom marcador, todo mundo vera esse baita jogador que eu vejo.

      1. Então somos dois Luciano, também acho o Adilsom bom jogador, tanto que ele está segurando a barra no meio sozinho. Se tivesse um outro volante ao lado dele estaria em situação muito melhor.

      2. Concordo. Se tivesse ao lado dele um volante que realmente desse alternativa de passe, coisa que o Elias não está fazendo, melhoraria muito o desempenho do Adilson. Neste atual esquema, não tem lugar para o Elias. Gustavo Blanco está pedindo passagem ou o Iago se quiser tornar o time mais marcador.

      3. Luciano Cadalora,
        Eu e muitos amigos atleticanos também gostamos muito do Adilson. Pra nós, ele foi essencial no título do Mineiro de 2017, por exemplo. Foi um dos nossos melhores jogadores naquela ocasião. Depois se machucou e não voltou bem, fazendo um final de ano ruim. A equipe como um todo não estava bem, diga-se de passagem. Este ano, ainda sem a famosa pré-temporada, não fez bons jogos na Flórida. Mas, bastou se reabilitar fisicamente, que passou a ser novamente, um dos melhores do elenco, ou o melhor, jogo após jogo. Muito consciente taticamente, e tecnicamente, capaz de sair jogando em meio a vários adversários, como você bem disse! Gostaria de vê-lo acompanhado do meu xará, Blanco. Muitos aqui pedem um teste com o Gabriel de volante: não sei se seria o caso, mas o esquema poderia ser com três zagueiros. Preferimos testar o meio com Adilson-Blanco-Elias. De toda forma, parece que a Massa tem passado a reconhecer não somente o jogo do Adilson, mas seu comprometimento com as cores do Galo. Sua humildade e firmeza nos eventos neste início de temporada, com esta volta por cima, são um exemplo de profissionalismo que precisa ser respeitado, quando não admirado.
        Saudações atleticanas a todos e vamos aos mata-mata!

    2. Bom dia Zegalo!

      Concordo com o Luciano, pra mim o Adilson é, nesse momento, o melhor volante do time. Pode não ser o tal “volante moderno” que você descreveu, mas ao menos cumpre a função para qual foi escalado, que é marcar e ajudar na saída de bola.

      Jogando de segundo volante, Elias deveria marcar, distribuir passes no meio campo e ajudar no ataque em determinados momentos. No entanto, ele não faz nem uma coisa nem outra. Nos jogos que eu vi dele como titular, só vi um jogador apático, que não marca, não corre, não disputa uma bola. Só fica lá parado errando passes. Só se salva porque volta e meia faz um golzinho em algum time fraco, mas é muito pouco pro que se espera dele.

      Pra mim, ele deveria sair sim do time, e já vai tarde. Temos o Blanco, Roger Bernardo, e o Iago (contundido) da posição, e ainda o Gabriel e o Luan que podem ser testados. Ele já nos enrolou por um ano inteiro, e eu não vejo essa melhora toda no futebol dele. Porque até agora não saiu do time? Até o mercenário do Robinho comeu banco, porque ele não pode? Cansei de ser enganado, e acho que o resto da torcida também.

      Saudações atleticanas!

  32. Excelente comentário , amigalo Roberto , pontual, preciso e linear .Colocaria um adendo, a falta de cobrança por parte da diretoria, comissão tecnica e afins. Ele veio a peso de ouro e a cobrança deveria ser proporcional , como em qualquer empresa do mundo, o também conhecido custo/benefício, a reciprocidade. E não é o que temos visto, quando digo , temos, me refiro á torcida, que com seu olhar clínico e certeiro, detecta neste jogador, bom jogador quando quer jogar, uma indolencia, uma previsibilidade , uma falta de gana, que chega a ser irritante. A falta de cobrança , recorrente , inaugurada na “era” nepomuceno , sombria e catastrófica , parece que fez escola e continua até os dias atuais , tanto no campo, como fora, no extracampo; a agenda positiva, continua a todo vapor, notícias otimistas , carregadas de upgrade para o lado de lá da lagoa e aqui somente fim de feira, baixo astra: Do lado de lá : cruzeiro quer ultrapassar rapidamente os 100 mil sócios e seu departamento de marketing planeja medidas e novidades para futuro proximo, cruzeiro paga David , cruzeiro se prepara para receber vaxco no mineirão, e por aí vai…Do lado de cá, do nosso lado: alexandre gallo , prepara outra investida para ter ritheli, erk sinaliza mudança no time do Glo pra enfrentar o galatico e poderoso tombense , patricão da massa pronto para “o ultimo desafio do mineiro”… e por aí vai.
    Constatação óbvia: do lado de lá, tem diretoria, aqui , temos um individuo que não fala sobre futebol e colocou alexandre gallo para tomar conta de nosso futebol, não precisa dizer mais nada.
    E assim , caminhamos , para outro ano pífio e tenebroso e ninguém faz nada.

  33. Bom dia massa e bom dia Bruno. Muito pertinente este seu post, porém vou discordar com relação à atuação do Cara contra o Uberlândia. Não, ele não foi mais contido como vc postou e em nenhum momento deu mais segurança à defesa. O time do Uberlândia é horrível e em nenhum momento realmente causou preocupação à nossa defesa. As poucas chances que eles tiveram, foram nitidamente obra de falhas individuais nossas, ou foram de marcação, ou de pixotadas como a do Gabriel. Ele ficou mais contido porque realmente está numa fase ruim, e olha que esta fase está durando, deste que ele foi contratado. Um jogador do quilate dele não precisa de técnico para dizer se é volante ou terceiro homem de meio campo, ele por si só, e por toda sua experiência, deveria ter a inteligência e percepção de onde seu futebol rende melhor. Certo é que Elias nunca justificou o investimento que o clube fez nele, e suas atuações sempre foram contestadas e para piorar a situação, quando ele resolveu abrir a boca, foi inoportuno e falou tanta merda, compatível ou pior do que o futebol que ele estava jogando. A realidade, é que ele nunca caiu nas graças da torcida, e não o vejo com o perfil de nosso time. Se fizer uma enquete aqui neste espaço, acredito que 90 a 95% dos frequentadores o querem fora do time. Pior, é que entra técnico e sai técnico, e como vc disse, ele tem cadeira cativa, mesmo jogando um futebol medíocre. Fruto de cláusula contratual? Com a palavra diretoria e comissão técnica.

  34. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que saúdam o Roberto Caldeira como nosso cronista hoje. Saudações Roberto. Como você disse, o Elias chegou alimentando as expectativas da massa atleticana. Alimento que se mostrou fraco e incapaz de sustentar a massa. O interino, pelas palavras ditas aí acima, está enganado ou está querendo enganar alguém porque o Elias não faz o que ele diz que faz ou deveria fazer segundo suas instruções. O que vemos é um jogador apático, poucas vezes envolvido na disputa com aquela vontade que caracterizou os ex-jogadores citados na sua crônica. quando ele aqui chegou eu esperava um Elias como o que eu via jogando nos dois principais times em que ele atuou aqui no Brasil. Ali ele era um terceiro volante, com função pouco defensiva e mais voltado para a armação e o ataque. Tanto que fazia muitos gols. Aqui, não sei por que, deram a ele a função de marcador e isso ele não faz porque não sabe fazer. Não sabe ou não gosta o que dá no mesmo já que a coisa não é feita. A foto acima é emblemática de sua atuação. Vemos o Adilson perdido entre dois adversários e o Elias andando como se não tivesse nada a ver com aquilo. O pior de tudo é que o interino, segundo um repórter, chamou a atenção do Adilson, culpando-o pela falha de marcação. Ora, o Elias no Galo, não é apenas um falso segundo volante. Para mim ele é um falso tudo. Não marca, não desarma, não arma, e quer saber de uma coisa, nem joga. No jogo contra o Uberlândia, dizer que ele ficou recuado e ajudando a marcar parece piada porque o Uberlândia simplesmente não atacou. Assim é fácil e melhor ficar lá atrás escondendo do jogo. Para mim chega de Elias. Vou cuidar da minha vida que é melhor. Que o Galo domingo desconte aquele sacode que levou do Tombense no ano passado. Um abraço aos amiblogs e amigalos espalhados por este mundão do Galo e um bom fim de semana para todos nós.

    1. Bom dia Eduardo e amiGalos!!
      Espero que alguém do Atlético veja nosso blog, pois procuramos debater sempre o melhor para nosso Galo.
      99.9% da nossa torcida sabe que nossa defesa é fraca, o Thiago Larghi sabendo disso abriu mão de um armador para colocar o Erik improvisado para ajudar na marcação.
      Mas na minha opinião e de 99% da torcida o que tá comprometendo o sistema não é o armador e sim o Elias que de volante não tem nada e não marca ninguém.
      Com uma defesa fraca como a nossa é essencial jogar com dois volantes marcadores só assim o ataque vai se soltar mais e se preocupar mais em atacar do que defender.
      Também sabemos que a dupla de zaga Leo Silva e Gabriel é fraca precisamos de reforços e da oportunidade ao Maidana, ele precisa de ritmo de jogo.
      Como o Thiago Larghi não quer e não vai mexer muito no time eu sugiro uma única mexida, tirar o Elias do time, colocar o Maidana junto com o professor Leo Silva e deslocar o Gabriel para primeiro volante fazendo dupla com o Adilson.
      Na minha opinião uma zaga com Leo Silva e Maidana, e os volantes marcadores Gabriel e Adilson vão dar uma estabilidade melhor para defesa e o Cazares pode jogar livre.
      Fica uma zaga alta e mais forte, 2 laterais que fazem bem o feijão com arroz, 2 volantes marcadores, 1 armador jogando livre, 2 pontas rápidos e 1 centro avante ou falso 9 se movimentando bem.
      Enfim precisamos de reforços mas acredito que com essa mexida o Thiago Larghi faz um Check Mate e melhora o time.
      Saudações!!!

      1. Gostei dessa mexida. Reforçar a defesa e liberar o ataque. Cazares é nosso 10, tem talento de sobra. Precisa ser titular, temos que apóia lo e ter paciência. Acho que tem gente que pega muito no pé dele. Um jogo mais ou menos, já metem o pau. Me digam, qual jogador que arrebenta em todos os jogos?

      2. Pablo bom dia. Isso mesmo, sou totalmente a favor desta sua sugestão de usar o Gabriel como volante.Aliás, eu já havia sugerido isto aqui antes. Gabriel tem rapidez e bom passe, e nossa zaga ficaria muito mais protegida.

      3. Bom dia; Gostei de sua ideia, acho tambem que o Erik deve voltar pra sua posissao, uma coisa temos certeza; Elias nao da mais. O Gabriel precisa trabalhar a saida de bola. abraco

      4. Bom Dia Massa e Pablo! Esta sugestão eu já havia mandado a meses atrás para o site do GALO, bem como fiz esta escalação no comentário anterior deste BLOG de avançar o Gabriel para volante e colocar o Maldana na saga. Sugerir ainda, na pior das hipóteses, colocar o Felipe santana de volante no lugar de Elias e sacar o GABRIEL do time, pois não tem qualidade técnica para sair jogando e nem para disputar bolas pelo alto. Várias e várias vezes sugeri esta escalação para terem mais liberdades os homens de frente. Acho que o Elias não consegui e nem quer recuperar o futebol do passado, e sim ficar sonhando em voltar para o CÚRINTHIAS. Os Homens de ataque não tento muita obrigação de marcarem o tempo todo e mantendo a marcação lá na frete “primeiro combate”, Coloca o GALO mais propondo o jogo, mais ou menos aquilo que aconteceu contra o UBERLÂNDIA no final do jogo, quando o GALO marcou o segundo Gol e o Ricardo Oliveira perdeu um montão de gols. Vimos um GALO rápido envolvente e criativo em alguns minutos. E olhem que o Sr. Elias, não participou deste jogo. Portanto se for por falta de sugestão, o GALO tem sim várias opções. Mas obrigado Pablo por ter auxiliado a divulgar minha sugestão.

      5. Discordo, desta mudança. O Gabriel não sabe sair jogando principalmente quando o time adversário está com marcação alta. Adiantar o Gabriel, só se jogássemos com 3 zagueiros. Mas não dá, pois nossos laterais direitos não são bons no apoio. A não ser que o Luan fosse deslocado para esta posição e o time jogaria no 3-5-2 com os laterais apoiando bastante. O time ficaria assim: Vítor, Leonardo Silva, Maidana e Gabriel, Luan e Fábio Santos, Adilson, Elias e Cazares, Otero e Ricardo Oliveira. Temos muitas opções na frente. Porém, muitos treinadores adotaram o 4-2-3-1 como esquema preferido por causa das variações dentro da partida. Por exemplo, quando estamos sendo atacados o time passa para um 4-5-1. Por isso que precisamos de jogadores velozes nas laterais do campo. Infelizmente neste esquema o Elias não se enquadra. Não tem muita habilidade para jogar no meio e não tem preparo físico para acompanhar o ponta adversário. Por isso, ao invés de adiantar o Gabriel e colocar ao lado do Adilson, entraria com o Gustavo Blanco no lugar do Elias. Ele não marca tão bem quanto o Gabriel mas tem uma saída de bola muito melhor. Ficaríamos mais tempo com a posse de bola, ao contrário do Gabriel que rifa a bola. É uma mudança menos drástica. Estou vendo que este time do Galo só será arrumado quando o Elias se machucar. Dificilmente ele sairá porque é uma das lideranças do grupo e um dos primeiros a apoiar a permanência do TL.

      6. Amigalo,
        Sou totalmente a favor de jogar com 3 volantes (incluindo Elias), sempre falei isso aqui. Mas eu prefiro a formação com Edilson, Blanco e Elias. Gabriel deveria ir para o banco e treinar como volante sim, mas ser reserva do Blanco.
        Anotem: Blanco ainda será idolo da torcida… mas precisa de oportunidade

        Victor, Patric, Maidana, Leo Silva, Fabio Santos. Blanco, Adilson, Cazares armando, Erik pela esquerda e Otero pela direita com o Pastor de centro avante.

    2. Bom dia Eduardo, Roberto e demais amigos. Paulo, só vou assinar embaixo mais uma vez. Como se diz uma imagem vale mais que mil palavras. Em um classico, com 20.000 torcedores do seu time, inicio de segundo tempo, voce pega um jogador de meio assitindo o que vai acontecer, acho que não tem dizer mais nada. Vos hão de lembrar que teve na epoca um disse me disse envolvendo o Carioca e não duvido que seja pela inoperancia do companheiro de marcaçao. Jogador não é bobo, ninguem vai ficar correndo feito louco com o outro do seu lado que ganha muito mais andando no campo e ainda mais sendo chamado a atenção como no caso do Adilson, que em se matado e sai por cansaço, porque ele tem se cansado, esta fora de forma ou ta marcando sozinho? E ai vem a pergunta, se todos estamos vendo isso, quem esta la no dia a dia não ve ou esta proibido de ver? Quanto ao jogo do uberlandia onde o Roberto disse que o viu dando maior proteção a defesa, não se pode levar em conta isso, ja que o uberlandia pouco atacou e a bola ficou 70% do tempo com o Galo. Eu estou com voce Paulo e demais amigos, acredito que Elias é nosso calcanhar de aquiles, pelo menos na função de segundo volante.

    3. Meu caro Paulo Silva!
      Desculpa por estar respondendo só agora!
      Respeito sua opinião.
      Uns mais outros menos!
      Vc foi na jugular!
      E isso q vc pensa, eh o menos sentimento de muitos outros torcedores. Tem muita gente q já perdeu a paciência e com motivo.
      E eu entendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *