Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Desistir não existe no dicionário Atleticano

Foto: Bruno Cantiini | Atlético

Desde nossas primeiras postagens à frente deste espaço, primamos e priorizamos a voz do Torcedor. Assim, nesta segunda-feira, bem na reta final do ano e da responsabilidade pelo blog, abrimos para uma assídua comentarista das aflições Atleticanas.

Lucy Sousa,  38 anos, advogada da área financeira e com mestrado em Direito Bancário Internacional. Nascida, criada e com vida profissional em Montes Claros, ela cobra ações eficazes da diretoria. Segue o texto da Torcedora.

Teremos um 2019 ideal ou um 2019 trágico? Que norte o Atlético irá tomar? Quais serão nossos rumos? Algumas interrogações atormentam a mente do Atleticano.

Nossos dirigentes precisam nos dar respostas, através de ações, se vamos voltar a ser protagonistas como nas temporadas 13/14 ou continuar como meros coadjuvantes. Não aceitamos mais uma temporada ruim, com incompetência sendo chamada de austeridade e fracassos sendo justificados pela construção da Arena.

Ora, até essa famigerada Arena sair não podemos continuar regredindo aos padrões de décadas passadas. O Galo precisa voltar a ser respeitado jogando fora e temido jogando em casa. O pensador Confúcio disse “é mais fácil vencer um mau hábito hoje do que amanhã”, adiar soluções é aumentar os problemas.

E para vencer esses maus hábitos que têm nos assombrado é preciso coragem, competência e respeito à nossa história; é preciso ter ousadia e investir. Sabemos que o dinheiro é pouco, tem que  investir em qualidade, não quantidade, ter humildade pra aprender com os erros e não repeti-los, respeitar a Torcida e montar um Time de verdade.

Não esse arremedo que foi o de 2018, que o advogado – que gosta de automobilismo – fale menos e trabalhe mais.

Foto: Pedro Souza | Atlético

Gosto do Guga, tem o estilo do Galo; raçudo, jovem e tem boa técnica, bom também na bola parada. Um nome ventilado que me agrada é Jair; acompanhei  alguns jogos e gostei, contra o Grêmio e Palmeiras. Além de gols, teve ótimo desempenho.

Precisamos de um jogador com suas características.

 Outro excelente nome cogitado é o Igor Rabello, esse eu considero Reforço. No entanto, a volta do Rever, que acho boa, mas nos moldes que o contrato está sendo feito é pra dizer: eu já vi esse filme e não gostei do final.

O Galo – apesar de todas as frustrações – sempre foi para mim sinônimo de alegria, mas em 2018 flertei com a mais fiel definição da palavra decepção.

 Porém, como a palavra DESISTIR foi arrancada do dicionário do Atleticano, acredito em um 2019 melhor, os ventos voltarão a soprar a nosso favor, até porque somos mais de oito milhões torcendo contra ele.

Mais uma vez arrefeço os ânimos e acredito que teremos uma temporada melhor, indícios para isso temos, a cabeçada do Kieza no último minuto do jogo é um desses que indicam que a sorte estará conosco, talvez se não fosse pela chuva que caia teria feito o gol.

Sonhar é um direito adquirido da Massa Atleticana. Apesar de Sette, apesar de Marques, apesar de Kalil, apesar de Elias, Ricardo Oliveira e afins…  Que venha a temporada 2019  e com ela os títulos!”

 

50 thoughts to “Desistir não existe no dicionário Atleticano”

  1. Caro GALO Roberto.
    ELIAS NÃO MERECE TRÉGUA. É UM JOGADOR IMPRODUTIVO E O TIME SEMPRE CAI DE PRODUÇÃO QUANDO ELE JOGA. No primeiro semestre quando ELIAS era reserva do G. BLANCO o time foi muito bem. FOI SÓ G. BLANCO MACHUCAR E ELIAS VOLTAR O TIME AFUNDOU COM UM SEGUNDO SEMESTRE HORROROSO.
    PORTANTO ELIAS NÃO. JAMAIS.
    No passado quando contratavamos jogadores era pensando em TÍTULOS. HOJE O GALO CONTRATA JOGADORES JÁ PENSANDO EM REVENDER E FATURAR. EM TÍTULO NINGUÉM FALA.
    ESTÃO TRANSFORMANDO O NOSSO GALO EM ” VITRINE ” DE JOGADOR.
    ASSIM NÃO DÁ.

    1. Bom dia, caro Paulo Roberto!
      Eu disse que daria uma trégua se a bola ficasse redondinha nos pés de Elias, Fábio Santos e Ricardo Oliveira. Como sabemos que isso não vai acontecer…kkkkk. Concordo com você, amigAlo!
      Abraços!

  2. Querido Eduardo,
    Muito obrigada pelo convite e a oportunidade de compartilhar com seus leitores um pouco do meu pensamento. Ao Senhor toda minha admiração e respeito, que em 2019 – apesar das adversidades – possamos continuar praticando nossa ATLETICANIDADE de maneira leve e plena, pois escolhemos viver com positividade.

    Caros Atleticanos,
    Agradeço todas as observações sobre meu texto, irei refletir pois entendo que é sempre necessário (re) avaliarmos nosso ponto de vista. Quem quis e/ou soube contextualizar minhas palavras entendeu que NÃO omiti nem defendi erros da diretoria nem de jogadores, quem acompanha o Blog sabe o quão tenho sido crítica a eles. Tampouco acredito que um Time vencedor se faz apenas de Fé e, sim, também dela. Cobrarei sempre por uma gestão competente, responsável e transparente, por um Time qualificado e comprometido, sobretudo “andar com Fé eu vou, que a Fé não costuma faiá”.
    Abraços,

    1. Com as notícias de ontem e de hoje, minha fé num 2019 melhor aumentou bastante:
      – São Paulo quer o Patricão da Massa; com a provável venda do Emerson (tem umas informações de que será comprado agora pra ser entregue na janela do meio do ano), a nossa Lateral Direita terá Guga, Alex Silva e Carlos César (que pra mim, poderia ser moeda de troca, tendo um lateral da base como terceira opção);
      – o Inter quer o Elias: poderia sugerir uma quantia em dinheiro mais o Uendel lateral esquerdo;
      – o Galo quer o Marinho atacante que tá no Grêmio: acho que o Marcos Rocha na troca, pedindo uma quantia em dinheiro, dependendo dos valores, também seria um reforço. Ou o Fábio Santos também, seria uma boa moeda de troca.
      – já a troca do Luan pelo Claysson, tem que ter troco. O Galo precisa receber pelo menos 1,5 milhões de euros.
      O goleiro João Ricardo do mequinha tem seu contrato acabando no final desse ano. Poderia ser uma sombra e até revezar com o Victor ou jogando o Mineiro, enquanto Victor. Libertadores. Mas como já disse, o Mailson, jovem goleiro do Sport, tido como “Novo Dida”, seria um bom nome, podendo dar alguns emprestados pro Sport.
      – Disseram que o Rever já está acertado. Pra mim, um bom nome. Mas agora precisa de um outro zagueiro, mais jovem e mais rápido ( se fechar com o Igor Rabelo).
      – ainda tem o atacante do Cerro, Diego Churin. Sinceramente não conheço, mas os comentários é de que é um bom atacante.
      Aí ficaria faltando só o 10.
      Galo sempre

    1. Pelas informações obtidas creio que sim: Luan por Clayson na orelha!!!!!
      Esses caras devem estar de brincadeira né… e brincadeira de muito mal gosto… ou então mal intencionados!
      Perguntei aqui para colegas meus corintianos e todos foram unânimes em afirmar que ele é HORROROSO!!!!

  3. Há exatos 13 anos eu abri um restaurante de comida mineira na Alemanha. Há exatos 13 anos eu tinha muita fé no meu empreendimento. Muita fé. Fé, uma palavra magica. Mas a minha fé, sem o meu trabalho árduo, diario e constante ,nao teria resultado em nada. Nada. Simples assim.
    Todos os anos eu tenho muita fé no meu Galao. Fé no proximo resultado. Fé no proximo titulo. Fé no brasileirao, na Libertadores, fe em tudo que o galo representa. Mas sem o trabalho arduo, diario e continuo isso nunca vai acontecer. Com os dirigentes que lá estao, os jogadores que lá estao (na maioria) nós nao vamos sair do lugar.
    Nós torcedores temos que manter a nossa fé, mas os dirigentese ,jogadores, ets.., ah, esses tem que trabalhar duro para atingir resultados e isso parece dificil no mundo do meu Clube Atletico Mineiro.
    Abracos e muita fé.

  4. Boa tarde Domingos. Concordo integralmente, acrescento que o lateral Danilo Barcellos, que estava na Ponte é melhor que o Fábio Santos. Jogou bem no América, na Pone e o Vasco quer ele de graça. Danilo ainda não teve oportunidade de verdade com um técnico de futebol, só pedou treinador meia boca, acredito que sendo orientado pelo Levir este jogador pode produzir muito.

    1. Ricardo,Danilo Barcelos melhor q Fábio Santos?….amigo,compara o currículo dos dois….Fábio Santos no último jogo foi um gigante em campo….tudo bem q não fez uma temporada regular mas tem futebol….fora o respeito q ele tem dos adversários…..precisa de uma sombra mas ainda tem muito a render

  5. Patrick é só mais um jogador injustiçado aqui, mais um que a torcida queimou!

    Na verdade!
    Nível do futebol brasileiro hoje, Patrick é um dos melhores! Apoia muito, chega a linha de fundo com facilidade e consegue cruzar a bola! Joga em velocidade e consegue tabelar com atacantes…….
    Se for mesmo para o São Paulo, e tomara que vá!

    Vocês vão ver o lateral que perdemos!

  6. Dinheiro só o Palmeiras tem. Então tem que usar da criatividade, observar a base e dar moral aos jogadores que pudermos contratar. É papel do Levir fazer uma limonada com os limões que tem. Tem muito jogador que não teve oportunidade e foi julgado apenas por dois jogos. O Levir fez o Cazares e Elias jogarem, que tal fazer outros jogarem também? Com Réver e Leonardo Silva na zaga, o time vai precisar de dois cães de guarda como Pierre e Leandro Donizeti. Que tal Zé Welison e Adilson?

  7. Respeito sua opiniao Alex. Mas ze Wellisson e Adilson como primeiros volantes e Blanco e Elias como segundo volantes pra mim resolve o problema. Pode até se contratar mais volantes. Mas na minha opiniao existem outras priorodades: 01 lateral esquerdo, dois zagueiros, 01 centroavante e um meia). Eu vi os times que esse Jair passou e nao firmou em nenhum….

  8. Bom dia,

    Excelente o texto, e o post do Domingos Sávio veio para completar.
    Utilizando o Marcos Rocha e o Luan como moeda de troca, estão tentando mudar a cara do galo 2018, porém, sem blá… Blá…blá… Nem chorumelas, temos o Elias, Fábio Santos, Cazares e Vitor que já não são apostas e estão com o prazo de validade vencidos, a tal da espinha dorsal a que se refere o Domingos, muitos poupam o Vitor porque mineiro é muito católico, mas eu que já estou a 35 anos distante das Gerais já perde certos apressos por devoção cega a santo.
    Primeira primícia para se montar um bom time, começa pelo gol, haja visto o Palmeiras que nós 3 goleiros dão de 10 no nosso.
    Bom, mas, com Blanco o Elias é banco, se viessem o Guerra e o Papagaio certamente os dias de Casares e Ricardo Oliveira seria mais duros de convencer, mas, a lateral esquerda é de espantar, assisti ao jogo contra o Santos e fiquei assustado com a inutilidade do Fábio Santos, em todos os aspectos, pior é não ter sombra e nem ser mencionado em nenhuma especulação de mercado. Quero apostar num 2019 sem mi..mi..mi…, estou aberto a todas as novas contratações, só quero ver nosso Galo nos trilhos de novo, mas…
    Com Fábio Santos hó incontestável, aí fica difícil.

  9. Um belo texto , limpo ,sem firulas, preciso e que dá nome aos bois (no caso, boi, do debacle atual do nosso clube: um presidente que alçado ao cargo de paraquedas se revelou uma gritante, profunda decepção ,que chegou às raias da incompetencia e lambança , neste triste 2018. Arrogante , parece que finalmente acordou para a necessidade de gerir nosso amado clube, como merecemos , a torcida mais fabulosa do planeta merece isto. Não esqueceu também daquele falastrão Kalil, que assiste de camarote e sem soltar um pio , da descida ladeira abaixo do clube com nepomuceno e agora este sete , caladinho , como se não fosse o responsável por esta triste e impensável queda pós 2014. Também, amiga Lucy, como voce , comungo a esperança de dias melhores, que nosso patamar alcançado seja consolidado . Competencia e comprometimento já.
    Acredito muito em Levir , em fazer o time jogar, as contratações seguirão sua cartilha, não de alexandre gallo , o que é um alento. Um pitaco : Hernanes seria uma excelente aquisição.E

  10. Olá amigos da bola!

    Acompanhei o Alex Silva no Goiás, baita lateral, apoia muito!…. Não é atoa, que querem a permanência dele lá.
    Mas, os sujeitos ao invés de darem oportunidade para o cara, não, preferem trazer mais uma aposta de fora! Tomara que dê certo! Nunca ví o Guga jogar, se vi, não me lembro, vamos aguardar!

    Dodô é outro baita jogador! Vão emprestar.
    Jeziel, bom zagueiro, deve seguir mesmo caminho.
    Os dois deveriam ser aproveitados aqui, meia Marquinhos, zagueiro ou volante Nathan também, atacante Capixaba ídem, zagueiros Rodrigão e Mancine também.

    Já que não observam atletas Brasil afora, alguém dentro do galo, precisa mostrar serviço, acompanhar pelo menos, os jogadores da base, emprestados para outros clubes!… Acredito até que tenha olheiro remunerado para tal, mas, não fazem o serviço! Tá na cara….. Os sujeitos não conseguem trazer uma boa revelação! Só trazem pernas de pau. vou te dizer, acompanho as competições e vejo vários nomes que poderiam vir….. Sem falar nos países sul-americanos, tá cheio, atletas bons e mais em conta.

    Mas, continua o cabide de emprego no galo!
    Os sanguessugas querem apenas mamar! Até a última gota!

    1. Eu sou a favor de dar oportunidade para os jovens que se destacaram em seus clubes,enquanto estiveram emprestados:
      Dodo e nathan.
      O Alex Silva, dos emprestados, foi provavelmente o que mais teve chance no galo, mas nunca aproveitou. Acho que com a vinda do guga ele tem que ser emprestado de novo, mas dessa vez para um time maior do que o Goiás.
      Talvez desse uma chance também pro Marquinhos,sempre foi destaque da base e nunca trabalhou com o levir, pode surpreender.
      Mancine é simplesmente horroroso. Jogador de série B ou C.

  11. Hoje tem sorteio da Liberta. Será que os deuses ajudarão? Pois bem, duvido muito (infelizmente) que este time avance as oitavas de final. Falta de 5 a 6 jogadores que venham para ser titulares. Do time que terminou o ano (pensando que Emerson será vendido), Vitor, LD, ZAGA, LE, Adilson, Blanco, Cazares (?), Chará, ATACANTE, CENTROAVANTE.
    Dos nomes ventilados, acho que o Réver pode ajudar desde que atue com um zagueiro veloz. Faria uma boa dupla com o Igor Rabelo. Não contrataria Jair (sport) nem diego churin… Como o dinheiro é escasso, melhor que se livrem daqueles com altos salários que nada rendem e invistam em qualidade.

  12. Bom dia ! Parabéns pelo texto Doutura. Se não for pedir muito eu só queria um 2019 sem Elias,F Santos e Pastor,abraços e saudações atleticanas!

  13. Boa tarde massa, Lucy e Guru

    Tava demorando meu Guru abrir espaço para uma postagem sua Lucy. Mas compactuo com seu post de hoje. Tá na hora de deixar o mimimi de lado, as lamentações intermináveis e partir para o apoio, mesmo que desconfiado às contratações, até porque a situação não vai mudar. Claro que nenhuma será unânime e haverá críticos, mas precisamos virar a página. O exemplo clássico foi o ano passado onde colocamos pra fora Robinho e Fredcone, que certamente contribuíram para o nosso estágio atual de endividamento. Hoje até o Flamerda cheio de dinheiro, puxa saquismo da Globo e demais mídias, e da CBF tá com dificuldade de contratar, porque nós em situação bem pior não teríamos? Mas o que vai mesmo impulsionar nossas contratações será a saída de alguns malfeitores que ainda rondam a cidade do Galo. A necessidade de reposição fatalmente trará contratações.

  14. Futebol ficou chato demais da conta .
    Virou “obrigação” torcer .
    Torcedor , agora , não torce , “faz a sua parte” .
    Mandar jogador “vazar” por sua incompetência é
    “jogar contra o patrimônio” do clube .
    Xingar dirigente por suas contratações sem nexo
    é ofensa grave : eles são inimputáveis !
    Agora , temos que aceitar jogador de 22/23 anos
    como “promessas”, e moleques bons de bola aos
    16/17 como “subs qualquer coisa” , até chegarem
    a sub-revelação e ficar por aí mesmo .
    Ficar “p” da vida com time que não joga nada,sem
    alma e vontade , não se pode mais : é mimimi , é
    choradeira , e sei lá eu mais o quê .
    Cada um que torça do seu jeito , como quiser e
    melhor se sentir : chega do tal do ” politicamente
    correto ” , já deu .

  15. Uma vez ouvi falar que o lado de lá(Cruzeiro) estava contratando velhos e montando asilo…
    Vi que que o asilo já está qui, o lado de lá contratou pessoas que querem vencer.
    o lado de cá contratou pessoas que querem comer e dormir….
    pessoas com vontade de vencer não vejo nem um se querer, até os mais antigos estão enfadados, querem sobra e água fresca.
    o lado de lá não está nem ai pra pra situação atual do CAM, eles querem é saber de títulos, o que mais importa!
    Acorda cambada de torcedor, que paga pra muitos ficarem comendo, dormindo e fazendo a torcida de “BESTA”.

  16. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    bom dia escriba mor!
    Os clubes de futebol também são empresas. Assim sendo uma boa gestão é fundamental. Ela proporciona títulos e lucro. Infelizmente, nós atleticanos vivemos sempre falando em “fé”, “acreditar”, etc. Isso é válido para a torcida durante uma partida de futebol. Para a empresa o que conta é a boa gestão.
    A gestão atual acumula equívocos (para não usar outro termo), sobre mais equívocos. O noticiário é claro e transparente. Vamos acreditar em que? Que o Fábio Santos irá marcar melhor? RO irá participar mais jogos? Cazares terá A TÃO DESEJADA RAÇA? Elias irá honrar a camisa do GALO?Vítor irá corrigir as falhas? Léo Silva será mais veloz na recomposição? Maidana será objetivo nas bolas aéreas e com a mesma no chão? Réver, se vier, será fruto da austeridade financeira? Será veloz na recomposição?
    Empresa eficiente tem gestão eficiente. O resultado não dependerá da fé!
    Essas são apenas as minhas opiniões, deixo a verdade para sere publicada por aqueles que acham que a detém.
    TORCER SEMPRE SEM JAMIS PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

  17. Bom dia Eduardo, Lucy e Atleticanos, o fato de ser Atleticano deriva de uma escolha pessoal a qual não se encontra explicações racionais capazes de explicá-la. talvez seja essa a mística que torna o Atleticano um torcedor diferenciado, que não desiste nunca de sua escolha em ser Atleticano. mas isto não significa ser míope para não tecer criticas à diretoria por seus erros, falta de visão e ousadia para buscar resultados significativos.
    Apesar dos últimos anos o Atletico estar vivenciado administrações bem fraca e com altas doses de incompetência, mantemo-nos firmes como Atleticanos, criticando aquilo que se deve criticar para buscar uma mudança de rumos e melhores resultados.
    Diante de variedades de postura dos torcedores Atleticanos, de uma coisa tenho com certeza: todos buscamos, de uma forma ou de outra, o engrandecimento do Atlético em todos os setores que atue.
    Dias atrás, nosso Amigalo Marcelo Alvarenga postou texto sobre o Atlético quer queremos. Nesse contexto exponho o seguintes , o Atlético que quero ver tem os seguintes requisitos:
    a) uma administração que atue de forma profissional, seja transparente, faça um pente fino nas contas do clube e as divulgue; monte um plano de equalização e saneamento financeiro;
    b) um clube que desenvolva um projeto sólido de aperfeiçoamento e estruturação das divisões de base em busca de revelar talentos e formar jogadores de boa qualidade;
    c) um conselho que atue de verdade e seja um verdadeiro ente de fiscalização e de correção de rumos da Administração do Clube quando esta estiver saindo dos trilhos;
    d) uma estrutura consistente e profissional que administre o futebol do Galo, que não se deixe levar por interesses particulares e de empresários, mas apenas pelo interesse do melhor para o Atlético;
    d) uma gestão sobre o futebol do time que tenha profissionais gabaritados na busca de valores no mercado que venham agregar qualidade ao elenco e não se deixe levar por apostas temerárias;
    e) uma gestão que tenha ambição de buscar conquistas e não pensar pequeno;
    f) uma gestão que cobre resultados do elenco e saia negociar com outro clubes, e não deixe o Atlético ficar como trouxa como aconteceu com o tal de parmeiras;
    g) uma gestão que tenha sintonia com o torcedor, saiba reconhecer erros e ouvir criticas construtivas;
    h) uma gestão que saiba planejar, negociar e apresentar resultados como a redução da dívida e a montagem de times competitivos;
    i) que contratem jogadores de um mínimo de qualidade técnica em condições de apresentar algo produtivo;
    j) o comando técnico do time seja suficientemente capacitado para explorar e retirar o máximo dos jogadores, que não se deixe dominar por medalhões e tenha pulso para cobrar e afastar quem não se dedica ou não está rendendo dentro do esperado;
    k) que a direção de futebol saiba identificar as necessidades do time e supri-las com inteligência e qualidade;
    l|) que o time do Atlético seja de fato o Galo forte e vingador, temido pelos adversários e implacável na busca das vitórias, seja em que terreno for e contra quem for.
    É isto Atlético que busco e quero ver, sendo campeão novamente do brasileiro, libertadores e até mesmo mundial. Saudações Alteticanas

    1. Isso tudo aí vai ser difícil de implantar .
      O Atlético está tal e qual essas republiquetas de
      terceiro mundo com um DONO do pedaço , que
      faz o que quer , impõe o nome que lhe aprouver
      para comandar a “bagaça” e acha que torcedor
      deve ficar quieto no seu canto recebendo “bolsa
      jogador básica” e que se dê por satisfeito .
      O Império da Mediocridade foi implantado pelas
      ações dos inimputáveis Guimarães e Kalil , com
      todo o Conselho à mercê dos que os senhores
      dinastas decidirem .
      Nau à deriva !!!!!
      Mas, vamos torcer fervorosamente para a dupla
      de ouro Chará e Churín dar certo . Vai que dá ….!

  18. Um tal de WENEFREDO OLIVEIRA, faz um comentário ridículo na coluna de ontem, comentário todo em caixa alta, revelando falta de educação digital, ataca o blogueiro e enaltece o fredconemariacaloteira, bem como o clube que o acolhe, se revelando assim como maria assanhada. Fui lá responder e meu comentário ficou em cima de um outro comentário meu. Isso tem acontecido com frequência, ou seja, alguns querem responder a determinados comentários, mas na publicação da resposta aparece em outro lugar.

    WENEFREDO OLIVEIRA, aqui é só Galo, sua maria!!!!

  19. Luciano olha o monte de clube que esse Jair passou. Jogador meia boca. Na serie B o lateral direito de destaque foi Alex Silva. Dai se vê o perigo de apostas em destaque de serie B. Nosso time nao tem condições de disputar pra vencer o Brasileiro, a Libertadores ou a Copa do Brasil. Seremos meros coadjuvantes….Infelizmente…

  20. Bom dia…São muitas as especulações e sem muitas oportunidades no mercado, a não ser a troca. Maidana por 5 anos…(tem que melhorar muito, senão é melhor um da base). Gostei da volta do Rever (é um dos melhores zagueiros do futebol brasileiro), 3 anos é muito, mas vale a pena, mas agora tem que voltar com os dois volantes pegadores na frente da zaga. Além da parte de campo, estou mais preocupado com a parte extracampo (clube sem oposição, administração, categoria de base, dívidas, estádio…). Saudações.

  21. Bom dia Lucy. De ilusão também se vive. Eu analiso os fatos sob outra ótica. Quais as principais deficiencias do time em 2018. Saidas de bola e posicionamento do vitor nas faltas. O que vai mudar em 2019? A lateral esquerda da galo foi um dos pontos frágeis. Fabio Santos nao acerta cruzamentos e nao marca ninguém. Vai haver mudanças? Nossa zaga é lenta..O Rever tá sendo liberado pelo Flamengo e pelo Inter de graça justamente pela lentidao na recomposição. O Ricardo Oliveira nao demonstrou regularidade para ser titular.Anunciam.Claysson para o ataque. Ele tá travando a troca com o Luan pois só admite vir para o galo com salários maiores que os recebidos no Corinthians. Temos a irregularidade do Cazares na armação. Nao vi até o momento acoes da Diretoria para solucionar essa questão. Parece que vamos insistir com o Cazares. Sinceramente o nosso time precisa de mudar sua espinha dorsal. Hoje é Vitor, Leo Silva, Fabio Santos, Elias e Ricardo Oliveira. Desses cinco apenas o Vitor deveria permanecer…outra coisa volantes nós temos Adilson, Ze Wellissom, Blanco e Elias…Pra que esse Jair? Precisamos de um lateral esquerdo, dois zagueiros, um centroavante e um armador. Dizem que tem um volante Neto na base. Será que nao é melhor da chance pra ele do que contratar o Jair..Por tudo isso penso que em 2019 vamos continuar na mesma toada: sofrendo e torcendo!!

    1. É com pesar que tenho que concordar com voce meu caro Domingos. As contratações que eu ouço que podem vir para o Galo, são assustadoras. Vi esse lateral Guga jogar na serie B e vi esse Jair jogar, se voce for apostar só em força de vontade, tudo bem, mas tecnicamente falando não somam nada. Como ja não somam os citados por voce. Infelizmente estamos regredindo, desistir como disse a Lucy, não desitimos, mas não se pode fugir a realidade que pinta mais preta do que branca.

      1. Luciano olha o monte de clube que esse Jair passou. Jogador meia boca. Na serie B o lateral direito de destaque foi Alex Silva. Dai se vê o perigo de apostas em destaque de serie B. Nosso time nao tem condições de disputar pra vencer o Brasileiro, a Libertadores ou a Copa do Brasil. Seremos meros coadjuvantes….Infelizmente…

        1. Prezados Domingos e Luciano, eu penso diferente. Se comparados às contratações feitas em janeiro de 2018, estas negociações são mais promissoras. O jornalista Chico Maia tem uma tese interessante sobre os termos utilizados pela imprensa e torcedores quando acontecem as negociações. Ele argumenta que, a princípio, deve ser considerado apenas como “contratação”, pois somente após alguns jogos é que a chegada do jogador poderá, ou não, ser considerada como “reforço”. Como exemplo explícito podemos apontar a lateral direta do Galo. Vejamos: em 2017, a lateral do Galo tinha dono: Marcos Rocha. Embora criticado por muitos, inegável que sua ausência em jogos era um problema, devido a diferença de qualidade do suplente, Alex Silva (que esse ano se destacou no Goiás). Sem entrar nos méritos das saídas dos jogadores, sobretudo a do Marcos Rocha, que foi negociado primeiro, a Diretoria apostou na mudança do setor com a contratação do Samuel Xavier e o retorno do Patrick. No entanto, essa mudança não “reforçou” o setor, sendo que o primeiro não durou 5 meses no time. Porém, a diretoria apostou novamente, trazendo o Emerson. O jogador se firmou como titular e tem feito boas atuações, embora ainda oscile. Então, na minha opinião, ainda que eu goste do futebol do Marcos Rocha, a lateral direta do Galo esse ano foi reforçada, se comparada ao ano anterior, em virtude da contratação do jovem atleta, pois mesmo que o Patrick não consiga desempenho para ser titular, não compromete quando acionado. Ou seja, o setor foi reforçado.
          Para o início da temporada 2018, o Galo contratou o Maidana. Não o considero mal jogador, porém, ainda é jovem. Com a temporada que fez, claro que já amadureceu. Ocorrem outras contratações, ao longo do ano, de jogadores que já estão indo, como Juninho e Martin Rea. E a zaga foi, ao meu entendimento, o setor mais fraco do time. 6 jogadores, mas somente 3 em condições de atuar, sendo que o Gabriel fez sua pior temporada e o Maidana oscilante. Léo Silva, como está sendo divulgado, terá o contrato renovado até o meio do ano, ou ao fim do Mineiro. Logo, o Galo não pode correr o risco de apostar novamente em jovens em formação. Por isso, creio que a contratação do Réver atende. Ora, uma das críticas feita à diretoria esse ano foi a não contratação do “zagueiro pronto”, nas palavras do Larghi. Réver trará experiência, algo que se perderá com a saída do Léo Silva. E, vale lembrar, Réver e Jeromel possuem a mesma idade e são apenas 3 anos mais velhos que a dupla de zaga titular do cruzeiro. Penso que não haverá a alarmada “reedição das torres gêmeas”, o que seria realmente um risco. Ainda, ao que tudo indica, haverá contratação de outro zagueiro. Portanto, as contratações indicam possiblidade maior de reforço no setor, se comparados à 2018.
          Para que a mensagem não fique muito longa (como as demais que escrevo), não abordarei individualmente as situações de Cazares e Fábio Santos. Mas proponho a seguinte reflexão: dos 20 times que disputaram a série A do brasileiro 2018, mais as 4 que subiram para a edição 2019, em quantos times esses dois jogadores não seriam titulares? Creio que seja válida a análise. Considerando o fato do clube não ter dinheiro, existem opções melhores e viáveis no mercado?
          Saudações alvinegras!

      2. Luciano,bom dia!…qtos jogos vc assistiu do Guga e do Jair?…eu assisti pelo menos uma meia dúzia de cada um e posso te afirmar,pars o nível do futebol brasileiro,são BONS valores….se darão certo ou não,só o tempo pra dizer,mas possuem qualidades ….a gente tá esperando quem ser contratado?…Dani Alves?…Cassemiro?…Kross?…Keytá?…,sou um crítico ferrenho dessa fraca e omissa diretoria,mas criticar só por criticar não soma nada….estamos muito chateado com essa troca Luan/Clayson,mas precisamos separar as coisas….um abraço

    2. Domingos,bom dia!…é sério q vc acha q não precisamos de volantes?com todo respeito,vc tem assistido os jogos do galo de 2015 pra cá?..tudo estoura na defesa q precisa realmente
      de reforços.mas o problema se inicia no meio….temos 1 volante de contenção (Pai Véi),os outros marcam com os olhos….Adilson é a materialização da lerdeza….Blanco é mais meia….Elias anda em Campo….vc acompanhou jogos do Jair?…vc pelo menos sabe quem é,quais as características dele?….pelo menos assistiu vídeos dele no YouTube?….pois é,muito bom jogador…vc diz q “vamos insistir com cazares “,amigo,quase todos times da série A gostaram de ter o Cazares pra insistir…..Levir vai fazer e já está fazendo esse cara jogar….concordo q ele precisa de uma sombra,porém precisamos valorizar o q temos…por último o sr.diz q vamos continuar sofrendo e torcendo….amigo,na boa,se não quiser sofrer torce pra seleção de basquete dos Estados Unidos….respeito seus pensamentos mas discordo em GNG…o sr.está assistindo outros jogos,não osdo Atlético….um abraço

    3. Domingos,bom dia!…é sério q vc acha q não precisamos de volantes?com todo respeito,vc tem assistido os jogos do galo de 2015 pra cá?..tudo estoura na defesa q precisa realmente
      de reforços.mas o problema se inicia no meio….temos 1 volante de contenção (Pai Véi),os outros marcam com os olhos….Adilson é a materialização da lerdeza….Blanco é mais meia….Elias anda em Campo….vc acompanhou jogos do Jair?…vc pelo menos sabe quem é,quais as características dele?….pelo menos assistiu vídeos dele no YouTube?….pois é,muito bom jogador…vc diz q “vamos insistir com cazares “,amigo,quase todos times da série A gostaram de ter o Cazares pra insistir…..Levir vai fazer e já está fazendo esse cara jogar….concordo q ele precisa de uma sombra,porém precisamos valorizar o q temos…por último o sr.diz q vamos continuar sofrendo e torcendo….amigo,na boa,se não quiser sofrer torce pra seleção de basquete dos Estados Unidos….respeito seus pensamentos mas discordo em GNG…o sr.está assistindo outros jogos,não os do Atlético….um abraço

      1. Respeito sua opiniao Alex. Mas ze Wellisson e Adilson como primeiros volantes e Blanco e Elias como segundo volantes pra mim resolve o problema. Pode até se contratar mais volantes. Mas na minha opiniao existem outras priorodades: 01 lateral esquerdo, dois zagueiros, 01 centroavante e um meia). Eu vi os times que esse Jair passou e nao firmou em nenhum….

      2. Até quem enfim um comentário sensato. Lembremos da defesa com Léo Silva e rever em 2012 e depois com os mesmos em 2013 , só que com Pierre e Donizete na contenção. Volantes são fundamentais nos dias de hoje e o galo tá carente. Digo isso pq dois dos primeiros volantes são comuns e o Adilson na minha opinião é fraquíssimo , lento e vive machucado . Vamos acordar , Jair pode não ser a melhor opção , mas precisamos de volantes sim

  22. Bom dia, Eduardo! Pra mim, que sou leitor assíduo dessa coluna, e que participo cotidianamente com meus humildes pitacos, é sempre doloroso saber que você está entregando o leme dessa embarcação.

    Bom dia, Lucy! Obrigado por mais um texto inteligente, claro e que demonstra total conhecimento do que se diz. Com certeza você é mais uma cidadã ilustre da querida Montes Claros…Sal da terra!

    E esse dezembro que não acaba nunca…volta meu Galooooo, que saudades de você!!!!!!!!!!
    Prometo trégua a Elias, Fábio Santos e a Ricardo Oliveira, até a bola rolar…se ela rolar redondinho em seus pés!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *