Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Decisão na porta e tratando de reforços

treino 05-12-16

Enquanto aguardamos a partida de amanhã (7), ainda acreditando na virada, a diretoria segue trabalhando para a montagem do time para 2017. É reconhecido por todo Atleticano, seja Torcedor ou dirigente, que o setor que provocou este trágico final de ano é o defensivo. Inclua-se aí a fragilidade da dupla de volantes. Quando atuou com três volantes, até que os resultados foram melhores, mas com dois e a zaga – sem Leonardo Silva – acabou contribuindo para a meia centena de gols sofridos só no Campeonato Brasileiro.

Leo Silva treino 05-12-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Diante disso, ao que se percebe pelos lados de Lourdes e do centro de treinamento do Galo, é que o planejamento passa por dois zagueiros e pelo menos um volante. O capitão Léo Silva, o maior zagueiro artilheiro da história Atleticana, está com sua renovação encaminhada para a próxima temporada. Lembrando que ele já marcou 28 gols com a camisa do Galo nestes seis anos em que veste a camisa preta e branca

Durante este período, além de conquistar a maioria dos campeonatos regionais, leia-se Mineiro, Léo Silva foi peça importante nos títulos da Libertadores, Recopa e Copa do Brasil. Alguns de seus gols foram decisivos e históricos. Qual Atleticano não se lembra do gol, marcado nos minutos finais da partida com o Olímpia do Paraguai, que decretou a decisão nos pênaltis? Nas cobranças, sua marca também ficou registrada, tendo marcado o quarto e decisivo gol daquele título. Léo Silva tem a cara do Galo.

Além dele, outro defensor especulado e que agora ganha um considerável apoio – do novo treinador Roger – é Cleber, que está no Hamburgo, da Alemanha. O brasileiro, que já atuou pelo Corinthians, vem sendo sondado também pelo seu ex-clube, além de outros times brasileiros que disputarão a Copa Libertadores, como Flamengo e Santos. Que a diretoria renove com Léo e ainda traga o Cleber. Ainda assim, entendo que o setor carece de mais um nome de peso. Foi a zaga a responsável pelo nosso distanciamento das primeiras colocações no Brasileiro e pelo resultado do primeiro jogo da final da Copa do Brasil. Nenhuma novidade, pois ainda na Copa Libertadores, o blog – por meio de posts do blogueiro e comentários de Torcedores – clamava por contratações para o setor.

Quanto aos volantes, como no caso dos zagueiros, convivemos com as constantes baixas por contusão. Com isso, tanto Rafael Carioca quanto Leandro Donizete, os mais permanentes nas duas posições, e ainda Júnior Urso, quando voltavam do estaleiro, comprometiam o rendimento, expondo ainda mais a nossa frágil defesa. Carioca, além disso, depois que voltou da Seleção esteve muito distante do jogador que a massa aprendeu a admirar. Tomara que amanhã todos eles mostrem rendimento diferente das últimas apresentações. Lembrando que Donizete carece de renovação também para permanecer em 2017.

Fora a zaga e a necessidade de mais um volante, sinceramente, não vejo por que mais contratações. Quanto à barca de liberações, essa sim, a relação de cada um de nós supera dez nomes. E, se tem uma situação que não tenho medo de errar, 90% dos dispensáveis são quase unanimidade, mas isso é assunto para ser tratado a partir de quinta-feira.

Até lá, com o jogo desta quarta-feira, o que o Atleticano quer, espera e almeja é uma única coisa. Compromisso, vergonha na cara e uma grande apresentação. Se jogarem o que sabem, o Galo faz o resultado no tempo normal.

 

 

16 thoughts to “Decisão na porta e tratando de reforços”

  1. Dois zagueiros e um volante, sim! Mas também um armador (Cazares não se firmou) e dois reservas de qualidade para as laterais direira e esquerda.

  2. Eu acho o Arouca um baita volante,seria bem vindo.Concordo com mais 1 zagueiro e prestigiar o Gabriel,sentimos muito a saída do Jemerson.Não mandaria barcas embora,alguns jogadores podem ser melhores observados sob novo comando como Hyuri,Clayton,Carlos Eduardo,etc.Sobre Tardelli e Bernard,bom estes no meu entendimento possuem cadeiras cativas no Galo.

  3. hoje fiquei mais uma vez muito chateado com o Sr do eixo Rio São Paulo que veio tentar a sorte aqui em Minas. Cidadão é Flamenguista de coração mais não deixa os times mineiros em paz. Nem coragem de dar um espaço para leitores responder ele tem… Agora vem falar que o Luan não serve para o Galo. Pelo amor de Deus, se tivéssemos 11 Luan em campo seriamos campeão de tudo. Vespara de decisão esse cara pra mim o mais chato colunista de todos vem encher o saco. Mais esperar o que de um Sr que venera Del Nero, Wanderley Luxemburgo e Ricardo Teixeira????

  4. A turma que corneta e é desrespeitosa com o Nepomuceno devem ser os de 2012 que começaram a acompanhar o GALO. Nunca devem ter ouvido falar em Afonso Paulino, Walmir Pereira, Nelson Campos com 80 anos, Ziza, Jacaré, Mazinho, só pra citar alguns. O time brigou pelo Brasileiro e tá na Final da CB e a turma de 2012 querendo ganhar tudo. Nem o Barcelona é capaz, durma-se com um barulho desses, haja paciência. Cobrar é uma coisa mas não enxergar as coisas boas é miopia.

  5. Lendo os comentários aí em cima percebo que o meu comentário de ontem e o meu modo de ver o Galo não estão tão desconformes com o pensamento da maioria dos atleticanos. Mesmo assim sinto que devo desculpas a dois grandes atleticanos que vivem e dão vida a este blog. Me desculpar não significa que estou retirando o que disse. Mantenho tudo e vocês verão que tem mais. Minhas desculpas é porque eu acho que incomodei esses dois companheiros de blog. Desculpe-me Lugalo. Não te conheço, mas te respeito como o bom atleticano que você é. Lendo seus comentários aprendi que você é um galista autêntico e que preza o Galo a ponto de instruir o seu filho (ou filhos) a percorrer as nossas veredas. Fazer de um filho um bom atleticano é a melhor herança que um pai pode deixar.
    Parabéns. Depois eu falo com você sobre chupar limão. A outra desculpa vai para o nosso guia-chefe o querido por todos nós, Eduardo D´Ávila. Não quis te ofender ao dizer que você deixou transparecer em suas linhas que acredita na virada do Galo. Você é Galo e Galo acredita sempre. Seja lá no for estamos sempre acreditando. Acreditar na virada não é nada absurdo. Olha aí em cima quanta gente acredita. Então vou te dizer uma coisa que está lá no fundo do meu coração. Do meu coração, não da minha razão. Eu também acredito. Mas, acredito como todos os outros acreditam. Acreditamos que a nossa fé é capaz de remover as montanhas que nos separam do esperado resultado. Portanto, me desculpem vocês dois. Contrariar um irmão atleticano não é coisa que se faça. Bom, dito isso vou responder a sua pergunta Eduardo. Olhei meu espelho. Não está trincado, nem quebrado, nem embaçado. Se ele estivesse quebrado em mil pedacinhos ainda assim seria o espelho, só que multiplicador de reflexos. É mais ou menos como deve ser um time de futebol, coisa que o nosso Galo não conseguiu ser neste ano findouro. Um time deve, em cada um de seus atletas refletir a essência do clube que eles servem. Assim como o espelho, não importa qual dos mil pedaços estivermos olhando, todos estarão refletindo a mesma imagem, não varia nunca. Porque o time do Galo não pode ser assim? Já foi em outras eras. Por que não agora? Por que cada um dos atletas desse Galo horrível desse ano tem que refletir uma coisa diferente? Olhe o Donizete, ele reflete a mesma imagem do Carioca? O Cazares, que reflexo tem? E o Clayton, Patrick, Erazo, Marcos Rocha, Edcarlos, e todos os que são constantemente execrados pela massa, você consegue vr neles o reflexo do Galo? Aquele reflexo que eu e você há mais de sessenta anos aprendemos a amar mesmo antes de conhecer? Viu, meu querido irmão que eu não conheço pessoalmente, mas aprendi a admirar e respeitar pela grandeza do seu trabalho aqui conosco. O meu espelho está ótimo. Podes dizer o mesmo desse time do Galo?

  6. Pura verdade, Eduardo.
    Ainda bem que não conseguia acessar o texto do ……. ( dispensamos carioca pessimista dando opinião contra o Galo – é bom se lembrar da conquista da Copa do Brasil, em cima de Botafogo, Flamengo e cia.. )

  7. Quanto ao zagueiro, acho que o Cléber é sonho. O Santos está bem a frente na contratação. Como também não é nenhuma Brastemp. O problema dos nossos volantes é que eles não dão cobertura aos laterais. Isso é problema do esquema tático. A preparação física em 2016 foi crítica. Era aquela correria nos 15/20 minutos iniciais, depois o “gás” acabava (até hoje não sei o nome de ex-preparador físico acompanha o MO. Vamos aguardar a “barca”! Pelo visto a de Noé será pequena. Haja vista as “contatações equivocadas”, que o Daniel Nepomuceno fez.

  8. C F Abreu já dizia : ” A água inteira do mar não pode afundar um navio, a menos que ela invada o seu interior. Da mesma forma a negatividade do mundo não pode te derrubar, a menos que você permita que ela permaneça dentro de você.” Portanto para quem tem fé, a vida nunca tem fim … VAMUUUU GALOOOOO …. Abençoado seja o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO ,com as mesma cores e o mesmo nome desde sempre … SAN

  9. Discordo em alguns pontos da maioria. e gostaria de deixar aqui a minha opinião. Entendo sim que o galo precisa de mais um zagueiro e somente um. o Gabriel ainda peca pela experiência mas e só participando que ele vai ter esta experiência mas entendo que um zagueiro acima de todos o que o galo tem atualmente. Quanto aos volantes continuo com minha opinião que Carioca não e jogador para o Galo, jogador sem alma, sem raça, sem vibração dizem que e bom com a bola nos pés discordo pois com ela nos pés ele tira a velocidade da equipe. em outros pontos acho que o galo tem que se desfazer ou de Fred ou de Robinho pois são dois jogadores lentos e que apesar de craues n~]ao podem ser tudo que o galo precisa. Sou da opinião que pratto e titular e fred reserva. Além disso eu investiria no Tardelli e quem sabe no Bernard. Agora pelo amor de Deus Arouca não. volante deveria investir em algum jogador jovem. Quanto a um meia armador acho que o Cazares e o nome basta ser bem orientado.

  10. Fabrício, Arouca não é armador, é volante. E pra mim é um excelente jogador. Melhor que Urso e Carioca. Sofreu com contusões esse ano mas ainda pode jogar em alto nível.

  11. Presidente do galo já errou demais por uma temporada 2016 , acorda precisamos de 2 zagueiros , 2 voltantes que saibam desarmar e o mais importante acertar passes e um meia armador Cazares problemático e Otero fraco demais .Arouca reserva e não joga bem faz tempo , Tardelli milionário e será que ainda joga em alto nível e o salário dele contratação para calar a torcida ,,, presidente razão em primeiro lugar do que a emoção ,,,nosso guerreiro esta indo embora Pratto tudo bem precisamos de dinheiro mas se pudesse vender o cone Fred seria bem melhor e outros como Clayton , Yuri , Patric , Carlos , Ed Carlos ,Otero , acorda é mais um ano de 2017 não tem desculpa !!!!!

  12. Namorar com a Adidas e Nike e casar com a Topper … manter media de idade alta … não ter talentos prontos na base … e usar o projeto do estadio sempre que as coisas vão para o ralo … 2017 promete!
    Se junto com isso tudo continuar a aplicar a politica de manter jogador insatisfeito no elenco … aí sim … seremos apenas “paticipantes” … gastando uma baba de dinheiro de novo e sem o sonhado título.
    Temos chance, claro, desde que se olhe para o passado e aprenda.

  13. Se eu entendo bem de futebol como acho, o que mais prejudicou o Galo este ano foi a preparação física inadequada. Foi ela a responsável pelas inúmeras contusões por estiramentos, fisgadas, sobrecargas etc. Por três anos seguidos o Galo é o clube que mais tem contusões por estiramentos. Tivemos que jogar com time reserva várias vezes por esse motivo e não tem técnico que vá ganhar mudando o time todo jogo. Carlinhos Neves assumirá o posto da preparação física, mas acho que com ele não mudará nada e correremos o risco de 2017 ser a mesma coisa ou seja, contusões e mais contusões. O flu quando foi campeão tinha um elenco muito reduzido só que ninguém se machucava. Pense nisso.

  14. Além de 2 zagueiros e 1 volante o galo precisa contrtar urgente é um armador, um antigo camisa 10 esse ano não tivemos esse jogador, ou melhor desde a saída do Ronaldinho Gaúcho. Estão falando no Arouca, meu Deus mais um retrocesso se ele vier, pois é ex jogador em atividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.