Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A confiança do Torcedor é fundamental para o futuro Atleticano

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Encerrada a tempestade, que venha a bonança. A condição básica para o sucesso de uma boa temporada vai depender do apoio do Atleticano. Claro que estamos, todos, ainda ressaqueados do fracasso de 2017. Afinal, começamos o ano sonhando com títulos e fechamos apenas com a conquista regional. Muito pequeno para um elenco caro e da grandeza do Clube Atlético Mineiro.

Disputamos várias competições, desde menores, como o Mineiro e a Primeira Liga, até outras interessantes, como a Copa do Brasil, o Brasileiro e a Copa Libertadores. Sem esquecer o regional da segunda divisão. Com exceção do Estadual, que insisto ser obrigação sem merecer crédito algum pela conquista, nos demais fizemos “papelão”.

Daquele time alternativo que inventaram para disputar a Segunda Divisão, a meu ver, nada se aproveitou. Ali desfilaram jogadores sem qualquer perspectiva de futuro, como Leleu e até Mansur – que depois foi relacionado para compor o elenco principal. O projeto foi um fiasco. Ficar em quinto lugar, numa competição de nove concorrentes e atrás de Ipatinga, Democrata de Sete Lagoas, Coimbra e Poços de Caldas, diz melhor que qualquer argumento que o blogueiro queira se utilizar.

Já na Primeira Liga, torneio sem qualquer tempero, que quase se tornou uma ponte para salvar nossa dignidade, igualmente capitulamos. Chegamos à final, frente ao mediano Londrina, mas a vitória dos paranaenses sobre o rival mineiro nas semifinais – aliada à quase total falta de perspectiva do ano – acabou criando um pseudo estímulo. Morreu até este sonho, exatamente no quesito que mais prejudicou o Galo durante todo o ano, as penalidades.

Sobre as outras disputas, creio que já esgotamos o assunto em postagens anteriores. Falar dos vexames nas decisões com o Botafogo – Copa do Brasil – e Jorge Wilstermann – Copa Libertadores – seria estimular o martírio. Já no Brasileiro, em doses homeopáticas, contemplamos padecimento e tortura. O que nos resta agora é desejar dias melhores, até aproveitando o calendário e o momento natalino e de ano novo, na expectativa de tempos melhores sob a nova gestão Sette/Lásaro.

Imagem: UAI

Sem querer estimular a polêmica, até pelo contrário, embora os nomes anunciados não tenham causado qualquer impacto, prefiro acreditar que eles sejam protagonistas de uma grande virada em nossa vida Atleticana. Sobre Arouca e Erik, comentamos ontem, dia em que também foi confirmada a chegada do lateral direito Samuel Xavier. O primeiro deles, apesar dos 31 anos, quem sabe possa surpreender e mostrar o futebol que já encantou no passado, notadamente quando atuou no Santos. Já o jovem atacante, igualmente, que reedite seus bons tempos no Goiás.

Quanto ao Samuel Xavier, confesso que só o conhecia de nome, é uma possibilidade. Ao contrário de alguns, não percebo que sua contratação seja o prenúncio da saída do Marcos Rocha. Primeiro, pois ele está distante do potencial do titular, e ainda por ser um setor que carecia de substituto eventual. Os outros dois, Alex Silva e Carlos César, creio que deverão seguir suas carreiras noutro lugar.

Ainda sobre Xavier, recebi pelas redes sociais um vídeo dele. Ora, com todo respeito, tem tempos que vídeo não me encanta. Selecionar dez, até quinze jogadas em dois anos de atuação, não representam o que o jogador tenha apresentado no seu antigo time. Nem por isso, evidentemente, pode ser critério para avaliação negativa. Prefiro esperar.

O sorteio da Copa Brasil (que pela condição de não entrar na Libertadores, nos obriga a participar de fases preliminares) foi até benevolente. Pegamos o Atlético do Acre. Se não acontecer síndrome da recente temporada, avançamos para enfrentar o vencedor de Botafogo da Paraíba ou Floresta do Ceará.

Superando as duas primeiras fases, teremos pela frente como adversário o time que sair destes confrontos: Brasiliense e Oeste/SP ou Treze/CE e Figueirense. Acredito que seja o time catarinense. Depois, só mais uma fase a ser superada para nos juntarmos aos onze outros que entram a partir das oitavas.

Daí, reitero o que disse na abertura: o apoio – nem precisa ser incondicional – é necessário para virar a página triste do ano de 2017.

27 thoughts to “A confiança do Torcedor é fundamental para o futuro Atleticano”

  1. Não sei se inúmeras desilusões deste ano ainda bem vivas na mente, pois nada consigo imaginar 2018 feliz a nos torcedores. Visto o plantel, que de média qualidade e velho de idade e de casa mantido, e quem falado a chegar no mesmo patamar!
    Pior ainda é o sistema tático ultrapassado de homem de referência no ataque e laterais de baixa estatura, que exercem mais função de pontas, que defensores.
    Mudanças na base bem vinda, desde que escolha de futuros atletas por olheiros e não por empresários.
    No mais é torcer pela realização do Estádio Poleiro do Galo, aí sim inicia nova vida!

  2. Eduardo,
    sobre o fatídico jogo Flamerda 0x0 Atlético na Libertadores 81 que deu a taça Wright ao Flamerda, a Conmebol julgou que o jogo foi 0x0.
    Portanto, o Atlético nunca foi eliminado do torneio.
    Deveria ir na justiça esportiva cobrar o título também pois nunca fomos eliminados.

  3. Antes de falar de momento, histórico ou até mesmo qualidade técnica de determinado jogador, penso no tanto de expectativas criadas em torno de nomes que não só atendiam aos quesitos citados, alguns até superavam nesses e em muitos outros quesitos. Não só também na história recente do Galo, mas em outros tempos. Confesso muita desilusão com medalhões e jovens promessas do cenário nacional que aportaram aqui. Concordo que o melhor mesmo é esperar, torcer e ver melhor o desempenho apresentado pelos novos nomes. Em tempo, ainda espero zagueiro(s), armador e goleiro.

  4. Eduardo, aprovo a contratação do Samuel Xavier, do Erich, a volta do Carlos, o Arouca vai depender de sua condição física, com Elias e Yago estamos bem no meio. A Marco Túlio e os zagueiros Mancini e Bremer já deveriam iniciar com chances no profissional. A barca deveria ser logo no início para não atrapalhar o entrosamento dos novos. Éramos, Alex, Mansur, Marlone, Valdívia, Robinho, Rafael, tchau.

  5. Boa tarde a todos!
    Que torcida mais chata essa do Galo! Quem está contratando jogadores do 1°. escalão do futebol? Com exceção do Palmeiras, o resto até agora tá no mesmo barco. Sem dinheiro para contratar, a diretoria ta trazendo o que pode e não vejo como péssimas como alguns enjoados aqui. Que me desculpe vocês, mas o Arouca é sim um.bom jogador, é fazer bem.a pré temporada que ainda tem futebol para mostrar. O Erick tbm é um jogador que o time necessitava, é rápido, veloz e joga tanto de lado, como enfiado no ataque. Teve poucas chances no Palmeiras e pode render aqui o que fez no Goiás. O lateral Xavier foi contratado para compor o elenco e de acordo a imprensa pernambucana, é um jogador voluntarioso, tem força física e chega bem a frente. Será um.bom reserva e até mesmo fazer sombra no Rocha. Só de rejuvenescer o elenco, vejo que nova diretoria tá no caminho certo. Vai com certeza vir jogadores de bom rendimento e vamos ficar com.um time competitivo e um banco a altura. Torcedor tem que ter paciência e achar que tudo que tá sendo feito não vai agregar nada. Confio nessa nova diretoria, que vai com certeza, com a ajuda da torcida de pé no chão, colocar este time no seu devido lugar. Aqui é Galo po#@! Vamos apoiar e não ficar de cara desmerecendo o começo de um trabalho que será árduo, depois do estabanado Nepomuceno acabar com.o sonho de nós torcedores. Saudações atleticanas!

  6. Boa tarde xará e amigalos. Continuo com a mesma pergunta. E a defesa?? Levamos no lombo 49 gols em 38 rodadas. O rebaixado Avaí levou 48. KD os reforços pontuais para uma boa zaga? Serão refugos do Palmeiras também?

  7. Caro barbudo,
    A respeito das contratações:
    No passado Arouca encantou? Sério? Arouca é um veterano volante mediano, sabe jogar, tem noção de marcação, de espaço na cabeça de área, perna de pau, nunca foi. Pago para ver e espero q esse perfil pare por aí…Ali na frente da zaga o ideal é arrumar um caceteiro bom de bola, q imponha respeito, q preencha as avenidas. Samuel, o vindo do leão manso de pernambuco, se for pior q o melhor cobrador de lateral do Br, melhor nem vir…Erik, tomara q dê certo, é novo, tem gás, basta ñ entrar em panelas furadas, como a turma do cone.
    Apoio o CAM e a REFORMULAÇÃO deve ser mais incisiva, mais efetiva pq ñ temos TIME, ficou demonstrado. Ñ pode de forma alguma manter a base do fracassado time 16/17.

    Obs.: além de retomar séria e honestamente a base, pensando a falta de campos de várzea, sugestão é garimpar nas divisões inferiores. Comprar por lance de DVD é furada. É ver in loco o máximo de partida nessas divisões. Evidente ñ dá prá ver todos os jgs, mas sempre houve uma rede de informação, agora na mão de pessoas estranhas ao clube…pq o clube ñ pode investir diretamente em “olheiros” remunerados? Garanto q, com determinação, persistência, isso rende bons frutos…
    Fortalece a ideia…QUEREMOS O BR18, a hr é essa.
    GALO SEMPRE!!!

  8. Dois zagueiros.
    Camisa 10.
    Velocista.
    Cadê?
    Esse Samuel deve ser encosto de empresário.
    O David do Vitória é bom mas as Marias já estão de olho.

    O Adilson contra o Grêmio foi ridículo. 2 gols na conta dele. Não aguentou ficar em pé.

  9. Ola Eduardo, espero que este 2018 seja diferente dos últimos 3 anos quando boa parte da imprensa mineira (Itatiaia) nos ludibriou acobertando isto mesmo acobertando esse bando de medalhões.
    Não sei qual ou quais eram os propósitos de blindar a diretoria do Galo e ficar com críticas meia boca sobre o time é sempre dando esperança aos torcedores que o time tinha tudo para deslanchar. Foram 3 longos anos empurrando com a barriga um “time” com a espinhela dorçal caída há muito tempo. Que o nosso 2018 seja real ainda que difícil mais real sem embromações, e que a imprensa seja como a paulista e carioca falou, falou, falou não jogou, pau neles, chega de mercenarios.

  10. Boa tarde amigos do Galo. E o zagueiro Pablo, vem ou não vem? Se já foram descartados o Corinthians e o Palmeiras, resta a proposta do Galo(grupo de investidores) e do Flamerda que segundo dizem está interessado no zagueiro. Acredito que ele vem para o Galo.

  11. Galera, que lorota esta hein!!! Como assim confiança? Quando isto nos faltou mesmo nos piores momentos? Mas este ano, como vamos ter confiança num treinador deste? NATO perdedor, defasado e desatualizado igualmente o Levir Culpi e outros; estou aprovando até então as contratações especuladas e mais ainda a não renovação do Pedalada Monareta; mas se não ocorrer algum milagre, todo planejamento será perdido devido a escolha deste senhor pro comando técnico.

  12. Que venha 2018…
    Somos mais de 8 milhões de fanáticos torcedores pelas cores Preto e Branco do Clube Atlético Mineiro, as contratações que a diretoria vem realizando está agradando a torcida, são jogadores pontuais. É necessário ainda um zagueiro, um lateral esquerdo e um centro avante. Com o retorno de alguns jogadores , a comissão técnica poderá analisar e aproveitar um ou dois, exemplo do Carlos.
    A contratação do Maques , o eterno ídolo do Galo, foi sensacional, super profissional, dedicado, sério e temos certeza que vai fazer da base um novo gás e incentivo. Sugiro também o nome do Euler para trabalhar na base e revelar novos jogadores para o Maior de Minas. Galo Paixão do Povo

  13. Caro Eduardo, discordo meu caro, dos reforços anunciados até agora, Arouca é obviamente o que tem menos chances de se destacar. Contratação extremamente equivocada e que só agrada a turma que gosta de grife e de medalhões. Péssimo! SAN

  14. Bom dia Eduardo e atleticanos e atleticanas de verdade, 2017 não foi o que sonhamos, criamos expectativa demais em cima de um time sem comprometimento. Como atleticano acredito que 2018 será diferente em muita expectativa podemos surpreender. Vou dar um voto de confiança aos contratados sejam eles quem forem. Afinal demos esse voto a Elias, Rafael Moura, Bernardo, Adilson, Felipe Santana. Se hoje o Galo estivesse anunciando Jael, Fernandinho, Cortês. Leo Moura, Cristian, Cícero a gente iria acreditar que no final de 2018 estaríamos agora esperando a final do mundial contra o Real Madrid? Vamos recarregar as baterias e “partir pra cima deles” em 2018. Afinal “AQUI É GALO PORRA”.

  15. O recém eleito mandatário do Atletico , 7 Camara, disse que está trocando a roda (?) do avião em pleno võo. O que ele disse, nas entrelinhas , para qualquer entendedor é que pega um clube em frangalhos , financeiramente e com um futebol digno de lástima, tenebroso . , terá que começar do 0, aqui não cabe a conversa fiada de espinha dorsal mantida, todas as áreas carentes. Este é o legado de nepomuceno, que durante 3 anos patrocinou lambanças a rodo, brincou de ser dirigente e com kalil mudo, com a famigerada midia esportiva mineira fazendo vista grossa e blindando este individuo. Deu no que deu , tragédia anunciada. Ainda quer gerir a construção do estádio , acreditem.
    As primeiras medidas de 7, foram providenciais, principalmente a faxina na base , o clube que mais revelou jogadores de nível de seleção , décadas atrás, estava estagnado e atolado na incompetencia, um clube com uma estrutura desta , com MUITO RECURSO DESTINADO PARA AS CATEGORIAS DE BASE , NÃO PODE REVELAR UM BOM JOGADOR A CADA TRES ANOS, inconcebível.
    Das contratações, se vier o Guedes do porco, com ajuda de ricardo guimarães , eu tiro o chapéu, jogador estilo galo doido , efetivo.
    Finalizando, o atleticano espera a barca partir, o que fizeram em 2017 não pode ficar impune , este fred cone espero não ver mais no meu time.

    1. Concordo totalmente. Nem todo ser humano é qualificado para ser mandatário ou mesmo executivo de alto padrão. Nepomuceno é um caso desses. Não estava capacitado para a função que o Kalil lhe delegou. A culpa não é só dele, é também de quem o indicou, no caso, o próprio Kalil. Nepomuceno é limitadíssimo e deveria abdicar de gerir a construção do estádio.

  16. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Concordo, não há outra receita a não ser esperar e apoiar.
    Quanto às contratações, devido a falta de grana, estamos apenas recrutando jogadores que não deram certo em seus times nesta temporada. Será que o Galo conseguirá ressuscitá-los? E se destacarem em 2018, certamente retornarão aos seus times de origem.
    Sei das dificuldades em contratar jogadores e a nova Diretoria precisa ter cautela. Não adianta QUANTIFICAR e sim, QUALIFICAR. Às vezes para dar satisfações a nós Torcedores, precipitam e acabam RASGANDO DINHEIRO do Clube… Erazos, Felipes Santanas, Rogers Bernardos, Adilsons e tantos outros.
    Por enquanto só chegou pardal… canário que é bom, nada.
    Vou ficar de bico calado. No início do ano cheguei a aplaudir de pé as contratações realizadas, principalmente dos medalhões e levei um tremendo tiro no pé.
    Saudações Atleticanas

  17. Estas fases iniciais da copa do Brasil 2018 são extremamente fáceis e não representam nenhum risco de eliminação precoce, visto os adversários completamente inexpressivos, com o devido respeito.
    Ou alguém acredita que a gente possa ser eliminado pelo nosso xarazinho do Acre? valha-me Deus.
    Hoje a gente bem que poderia estar disputando esta final no lugar do Grêmio. Tivemos nossa chance e perdemos bobamente . Vamos lá 2018 será diferente.

  18. Bom dia! Providências a serem tomadas por essa diretoria:
    1. Negociar: Giovani, Marcos Rocha e Gabriel.
    2. Dispensar: Alex Silva, Carlos César, Filipe Santana, Erazo (já que precisamos economizar, não se pode pagar jogadores que nada produzem).
    3. Contratar: Lateral direito titular (Samuel Xavier deve ser reserva), 2 zagueiros (Pablo e Henrique), 1 primeiro volante jovem, um meia (há opções no mercado sul-americano), mais 1 atacante de velocidade.
    4. Subir do Júnior: Cícero, César, Marquinhos e Março Tulio.
    Abraços

    1. Boa tarde Cláudio e amigo do Galo. Estou gostando das iniciativas da nova diretoria, embora não concorde com o nome do Gallo como diretor de futebol. Gostaria muito que o presidente 7 tivesse um tempo para ler este blog e ver sua sugestão e se inteirar da vontade da torcida. O caso Robinho já deu o que falar, por que ainda insistem em contratar um jogador que a torcida não quer? O cara é condenado e imagino que daqui para frente só trará problemas para o Galo. Chega de Robinho, não é bom para a imagem do nosso Clube Atlético Mineiro, ele não vale quanto pesa financeiramente e tão pouco em relação ao desgaste da marca do clube.

  19. Bom dia massa. A torcida esta realmente com um pé atrás em relação aos reforços até então anunciados, mas sem a libertadores e dentro da nova política de contratação, todos sabíamos que a os investimentos iriam cair drasticamente. Ao que percebo é que o perfil de nossas contratações, será jogadores que já demonstraram em algum momento qualidade técnica, mas estavam encostados em seus times de origem sem oportunidade, e estão vindo com espírito renovado e buscando um lugar ao sol. Se vierem com este espírito e vontade, terão nosso apoio, mas se vierem somente para ganhar dinheiro serão cobrados. Vejo com muito bons olhos a possível contratação de Roger Guedes, Copete e Raphael Veiga, que são jogadores jovem e principalmente de boa qualidade. Com os três, mais um zagueiro, mais um volante e um centroavante (Lucca,Barcos ou Nico Lopes), teremos um elenco qualificado e pronto para conquistas no próximo ano.
    Outra coisa que sinto é que finalmente, estamos nos organizando administrativamente, trazendo pessoas que podem não ter aprovação da maioria da torcida, mas pelo menos entendem, e militam no meio futebolístico.
    Só falta agora, se desfazer de um bando de pernas de pau, que nos fizeram passar stress neste ano.

    1. Barcos e Nico Lopes não. Moro aqui em Porto Alegre e acompanhei a trajetória destes jogadores. O Barcos joga na posição do Fred. Sou muito mais o Fred do que o Barcos. Já o Nico Lopes, tem boa técnica, porém não é titular nem no time do Inter que jogou a segunda divisão. Ele gosta de jogar solto no ataque. Não marca. Não vale o custo benefício.

  20. bom dia Eduardo e massa,grande texto,nao quero lembrar do fiasco,vergonha e vexame de 2017,que a nova diretoria não faz contratações péssimas com medalhões,velhos e cansados,chegam de mamar no galo,ate agora na minha opinião não gostei das contratações,samuel xavier não lembro deste jogador , não serve para o sport serve para o galo,arouca adora um dm,tem muitas especulações,mais falta 2 zagueiros para ser titulares,um camisa 10,2 atacantes que jogam nos lados,lateral esquerdo,vai galooooooooooooooooo.

  21. Ainda está cedo para fazer uma avaliação. Concordo com essa Diretoria em contratar operário do que medalhões. Chegou Xavier há uma intensa especulação a respeito do Marco Rocha. Março Rocha fica mais no DM do que em campo tem que ter um reserva.

  22. estou confiante nessa nova diretoria. Até agora só falou o que eu queria ouvir.
    – prioridade em quitar urgentemente o salários atrasados
    – rejuvenescer a equipe melhorando avelocidade e a força do time
    – fortalecimento e melhor aproveitamento da base.
    – enfim, parece que o clube agora realmente terá comando e pessoas capacitadas em todas as areas do futebol

  23. Bom dia, Eduardo e AmiGalos. Esta procura por lateral direito e zaga indica que Marcos Rocha e Gabriel devem estar de saída. E que a base – mais uma vez – não tem jogador de potencial e/ou estes não tem apoio. Acho difícil acertarmos assim. Se trocarmos muitas peças, muito teremos que ajustar. Estamos na entressafra, e se saem os que já demonstraram serviço, fica difícil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *