Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Canto do Galo chega ao post 500

Neste sábado, 18 de fevereiro, menos de um ano após começar neste espaço genuinamente Atleticano, comemoramos o post de número 500.  Nosso primeiro contato foi na segunda quinzena de março de 2016. De lá para cá, estabelecemos esta parceria Atleticana e temos feitos bons debates. Aqui, o Torcedor tem sua voz e vez respeitadas.

Como sempre falo, jamais tive e/ou terei pretensão de ser dono da verdade; emito minha modesta e singela opinião, para que a Massa discuta temas de interesse comum a nós, pessoas que fazem parte da maior Torcida de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Às vezes, por meio de um ou outro comentário, identificamos a presença de não Atleticanos invejosos que tentam tumultuar a nossa paixão preta e branca.

Para eles, via de regra, atribuo o meu esquecimento. Costumo dizer: 24 minutos para tentar cutucar nossa devoção e 13 segundos para eu colocar essa gente na lixeira. Afinal, 13 é Galo! Eventualmente, por deliberação do blogueiro e até mesmo por descuido, um ou outro acaba participando de nossa prosa. Entendo perfeitamente a razão de procurarem o nosso espaço, afinal, aqui se debate sobre paixão, particularidade única e exclusiva do Atleticano no território mineiro.

Durante este período — dos mais ricos da minha quase sexagenária existência — fiz novos e grandes amigos. Procurei dar espaço ao Atleticano, nas comemorações e nos protestos. Já fui chamado de “chapa branca” e acusado de “jogar contra”, a depender do texto do dia. Nunca neguei minha bipolaridade. Saio amando nas vitórias e conquistas, mas chuto a barraca nas eventuais derrotas. Haja vista que temos mais o que comemorar, venho mantendo-me na condição de alegria, quase que permanentemente.

Em função do compromisso assumido com o leitor, fui lentamente alterando minha maneira de ser e de levar a vida – num determinado período, cheguei a publicar dois textos por dia. O horário da postagem, que obedeço sistematicamente, muitas vezes me priva de lazer e de passeios. Todavia, prefiro meu sacrifício pessoal a deixar o Atleticano no aguardo. Dentre as pessoas que conheci, muitas tornaram-se especiais. Além de me darem total estímulo para o desempenho desta condição de blogueiro, são confidentes das dificuldades inerentes e até de assuntos pessoais.

Os eventuais ataques que ocorrem, vale ressaltar, em nada alteram minha disposição. A maioria deles vem de não Atleticanos que já fizeram todo tipo de ação, a fim inibir e constranger nossa atividade. Faço este trabalho (de modo igual o companheiro Pedro Henrique, do nosso atual grande adversário) de maneira abnegada, pois, ao contrário do que pensam alguns incautos, não somos remunerados para o desempenho desta missão. Fazemos por devoção ao nosso time do peito. Na condição de parceiros, o UAI hospeda nossos blogs.

Imagens: Acervo pessoal e Facebook

No meu caso, até tentei algum apoio, no sentido de investir na qualidade do próprio blog. Poderia, por exemplo, utilizar charges e imagens captadas com exclusividade. Dentre os quase dez “potenciais” anunciantes, o máximo que consegui foi um copo d’água e eventualmente um cafezinho durante a espera pelo atendimento. Custei a entender que não passaria disso, uma vez que existem muitas propostas do gênero e os empresários temiam por uma eventual corrida de todos em busca do mesmo objetivo.

Conformado, continuo tocando e cumprindo meu compromisso exclusivo selado com o leitor Atleticano. Permanecerei enquanto tiver fôlego para tal. Aos não Atleticanos que adoram me chamar nos comentários – direcionados à lixeira – de velho, gagá, feio e até outros adjetivos que não batem com meu perfil, informo que minha disposição é enorme. Adoro falar e escrever sobre o que gosto – o Clube Atlético Mineiro, o Galo Forte e Vingador!

Antes de ir embora, um último comentário para reforçar o que disse acima. Embora sequer conheça o titular do outro blog, Pedro Henrique, tenho por ele grande respeito e admiração. Coleciono muitos amigos e familiares que são torcedores do time do PH. Fausto, meu irmão mais velho, lamentavelmente já falecido, era meu contendor em família. Torcedor do adversário, jamais isso causou qualquer tipo de arranhão na minha relação com ele. Inclusive, assinou um  livrinho infantil da coleção dirigida às crianças dos grandes clubes brasileiros, onde, também, tive a honra de ser um dos autores . O primeiro publicado, evidentemente e sempre de vanguarda, do nosso Galão da Massa.

Pois bem, ao comemorar o post de número 500, reafirmo minha disposição de festejar muitas outras datas e marcas neste espaço exclusivamente Atleticano. ObriGalo a todos pelo carinho demonstrado até aqui. Grande abraço.

25 thoughts to “Canto do Galo chega ao post 500”

  1. Parabéns Fidel do Galo! Enquanto você tiver saco pra escrever pra esse povo bipolar nós estaremos aqui pra ler e debater sobre o Galão da Massa!

  2. Como velhos e gagás que somos, mas, Atleticanos de todos os costados tenho que parabenizá-lo, parabéns, que venham outros milhões de textos bipolares e atleticanos, é o que nos interessa.

  3. Parabéns Eduardo por este blog que sempre alegra nossos dias . Parabenizo também PH pela postura sempre cordial C vossa pessoa. Rivais sim. Inimigos nunca. Grande abraço e que venham muito mais textos no blog. Bica Bicudo

  4. Parabéns Eduardo! É um espaço democrático e muito importante para o torcedor. Frenquento o blog a pouco tempo e gosto dos seus textos e do debate com os colegas do blog. Isso é muito importante pois nós torcedores entendemos de futebol e queremos um Galo cada dia melhor, cada dia mais forte!
    Vai pra cima deles Galoooooo!

  5. Parabéns pelos 500 posts no começo achei que não daria certo mas você com sua dedicação quadriplicou os comentários no blog, muita paz, saúde e continuemos aqui na labuta. Acompnhava o Kong no globo e fui com ele até o fim na liberta mesmo com as MARIAS e os bipolares contra mas comemoramos títulos quero que aconteça agora com você e vamo que vamo. So uma coisa a consertar muita Maria infiltrada aqui tá na hora de barrar. Saudações Alvinegras é galo até a morte.

  6. Parabéns Eduardo! Que a vida seja longa tanto para Você, quanto para o Blog. Haja vista que aqui (no Blog), encontramos espaço para expor nossas ideias, alegrias e decepções.

  7. Eduardo, aceite nossos cumprimentos pela sua coragem, disposição e paciência para enfrentar essa torcida bipolar e chata. Mais triste mesmo, é ver aqui em Patos de Minas, o time das marias jogar. Que o juiz permita um jogo limpo!!! E viva o Galo, e viva o Eduardo.

  8. Parabéns pela marca alcançada dos 500 posts Eduardo! Apesar de todas as diferenças de opinião entre nós torcedores que aqui marcamos presença diariamente, prevalece a qualidade dos seus textos aqui publicados democraticamente, e que, notoriamente são feitos com muita atenção e dedicação. Este blog se tornou uma parada obrigatória pra mim antes de começar meus trabalhos pela manhã. Abraço!

  9. Parabéns Eduardo pela disponibilidade e dedicação….Que venha outros tantos, mas esqueça a bipolaridade, afinal tudo na vida tem sua contrapartida…E atualmente nós Atleticanos temos mais momentos de alegria que os demais clubes brasileiros….Tamojuntoemisturado…..Aqui é só Galo.

  10. Eduardo, parabéns pelo post de número 500. Só a gente que está aqui escrevendo diariamente para nossos leitores sabe como isso é um feito especial. Ao ler sua postagem, me senti representado no que diz respeito ao que é “ser blogueiro”. Às vezes deixamos compromissos de lado para não deixar nossos fieis leitores na mão. Mas fazemos isso com paixão. Quanto às ofensas – muitas vezes injustas – e comentários que partem de torcedores do rival, bom, faz parte do ofício. Pelo menos nosso trabalho está sendo visto. Prefiro entender que é uma forma de reconhecimento. Bom, meus parabéns pelo post, obrigado por ter lembrado meu nome em seu espaço e sigamos junto nesta luta diária de representar nossos clubes de coração. Rivais sim, inimigos nunca e viva o futebol! Um abraço!

    1. Caro, alegria te-lo aqui. Sigamos nossa luta. As trincheiras são diferentes, jamais em clima de guerra. Que vença sempre o melhor, preferencialmente – claro – o meu time. Grande abraço!

  11. Bom dia, Eduardo. E parabéns pelos 500 posts. Bom dia e parabéns aos atleticanos, cinquecentenários ou não. Eduardo é admirável o seu esforço em nos proporcionar este Canto para nossas prosas. Sei o quanto é custoso para você manter este espaço. Mas sei também que o prazer que você tem com isso é imensurável. Falar do Galo e de seus feitos enche de orgulho todos nós. Muito obrigado e mais uma vez parabéns. E por falar em Galo amanhã tem mais. Agora é o mequinha freguês de caderno. Não quero goleada, quero é um time coeso com jogadores conscientes do que fazer em campo. Dominando a bola antes de tentar um passe e com bom entendimento. Quero ver um time que conversa em campo e decide no calor da jogada o melhor a ser feito. Quero jogadores atentos, com disposição, disputando cada lance com o coração. Vaaaamos Gaaaaloooo a hora tá chegando.

  12. Eduardo. parabéns! Esse espaço, tão bem dirigido por você, já faz parte de nosso dia. Que venham mais 500, 1000, 1500… colunas! Obrigado por defender nossa nossa maior paixão e razão de viver! GALÔÔÔÔ!

  13. Parabéns Eduardo.. não passo um dia sequer sem ler sua coluna e também os comentários. Que Deus te abençoe para que continue podendo estar nos proporcionando tamanha interidade entre os verdadeiros Atleticanos. Um grande abraço…

  14. Muito bom Eduardo, parabéns. E somos gratos por esse espaço e pelo seu tempo dedicado a nossa paixão pelo Galo. Ao mesmo tempo que lemos seus textos, também temos o seu retorno…e nestes debates e conversas podemos sentir de alguma forma o termômetro do nosso time…Abraço.

  15. Acho que está na hora deste blog iniciar uma campanha dura para obrigar o Galo a deixar de ser trambiqueiro e pagar o que deve. Ficar quase 20 anos sem pagar o que deve não é só ridículo, é lamentável. O maior culpado por esse desastre é o Alexandre Kalil que, por ele já teria vendido o shopping, os dois clubes de campo, a Cidade do Galo e até o torcedor. Kalil deveria ser proibido até de assinar cheques porque não sabe lidar com dinheiro.

    1. JTF( Juanita Tremedeira Fogosa), no post de número 500 do Eduardo , vc não poderia faltar…tomo a liberdade em nome dele de te agradecer…seu Ibope e principalmente seu objetivo nesse blog, são essenciais para o bom nível dessa mídia…. sua formação também é de muita utilidade para os atleticanos…..se quiser divulgar o nome da faculdade aonde vc se formou, sinta-se a vontade….eu principalmente, não conheço nenhuma Faculdade que ministra o curso de “Animador de Platéia”(nome acadêmico)….no popular, bobo-da-corte mesmo….e finalmente ,descobri o que machuca seu útero…..Alexandre Kalil……cara, perdoa ele e vai ser feliz……eu sei que o que ele fez com vcs foi grava, mas é a vida….um dia alguém despertaria o “Gigante Galo Marvado” e faria o emergente São caetano das Gerais, voltar ao seu lugar de submissão…..e o “desastrado kalil, deixou um grave problema pra gente…..7 títulos em 4 anos…..sendo um, épico….”o ESPANCAMENTO, ou ESTAPIAMENTO de um ex-rival em Rede Nacional…..dizem que na taça da Copa do Brasil 2014 tem a marca da cara dos jogadores celestes….tá meio borrado mas olhando com carinho, vc consegue ver…..dizem que a taça enferrujou rápido também….consequência das lágrimas azuladas ….lágrimas essa que contém um alto índices de NaCL(cloreto de sódio, sal para vc entender melhor)….aí vc já viu, a ferrugem deita e rola……sabe Jota, vc faz nossa fama e sau tremedira é o nosso combustível….sua presença aqui é aprova de qto n´so incomodados e metemos medo em vc….e se por ventura ver o kalil por aí nas ruas, não se desespere,depois que ele virou prefeito, ouvi dizer que ele tá mais tranquilo e parou de espancar simpatia…..relaxa, o homem agora é político e como tal, finge ser bonzinho com vcs…..kkkk…e qto aos cheques, ele agora tá prestes a assinar o último deles….uma oferta para a construção do nosso estádio…..e obrigado por isso também, afinal vcs cruzeirenses são contribuintes também….qdo inaugurarmos nosso estádio, faremos uma menção honrosa a vcs pela ajuda…..e já que vc falou em Shopping, ouvi dizer que o Gilvan resolveu comprar um também…o Shopping Oi….o problema é que os chineses não aceitaram promissórias…..viram que vcs não pagam nem fogo na roupa…..kkkkk…um abraço nobre colega…..agora pra finalizar, o que vc sente se passando por atleticano?….e em uma coisa vc tá certo, papai kalil não sabe lidar com dinheiro mesmo não…..o negócio dele dar chicota em simpatia que treme….kkkkkkk

    2. E aí buterfly blue k Kalil te machucou mesmo hein, por causa da CB 2014 ou por causa das prefeitura, não conseguiram eleger o veio gagá pra deputado KKKKKK o galo vai pagar se a justiça assim determinar mas com certeza sem ajuda dos céus ou seja helicópteros.

  16. Tenho pouco a dizer, mas são os sinceros votos deste atleticano. Parabéns, muito obrigado e que você esteja cada vez mais motivado para manter este blog! Que o Galo te recompense com títulos de peso este ano!

  17. Eduardo aqui o meu Parabéns para você pelos 500 comentários com muita sabedoria. Desejo muita saúde. Muito bem colocado. Que te dizer que quando passar por estas bandas aqui do Sul Fluminense, mais precisamente em Volta Redonda, a Cidade do Aço, faz contato comigo que terei o imenso prazer em conhecê-lo pessoalmente.
    Continue assim, por que aqui é GALOOOOO p****

    1. Eduardo é muito bom. Independente de paixões futebolísticas. Que venham muitos outros posts sim. Só quero saber quando vai ter outro Dudu pós barba, pois fica ótimo retirar a barba de tempos em tempos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *