Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Calendário, finanças e desempenho

 

Amanhã é dia de Galo. Uma semana sem nosso time entrar em campo. Os dias ficam longos e as horas não passam. Em compensação, preparai-vos, pois a sequência será cruel. A partir de agora até a final do Mineiro e a fase de grupo da Copa Libertadores, jogaremos duas vezes na semana. Não nos esqueçamos da Primeira Liga e do Campeonato Brasileiro. Haverá dois períodos mais leves: meados de março e início de abril. O resto, meus amigos, é só pauleira. Vejamos.

25/02: Democrata (fora). 1/03: Chapecoense (fora). 4/03: Villa Nova (casa). 8/03: Godoy Cruz (fora). 11/03: Tupi (casa). 18/03: Tricordiano (fora). 26/03: URT (casa). 1/04: clássico regional (Galo não é mandante). 9/04: Caldense (fora). 13/04: Sport Boys (casa). 16/04: semifinal do Mineiro (ida). 19/04: Libertad (fora). 23/04: semifinal do Mineiro (volta). 26/04: Libertad (casa). 30/04: final do Mineiro (ida). 2/05: Sport Boys (fora). 7/05:  final do Mineiro (volta). 10 de maio, antes do Brasileiro, temos o primeiro jogo pela Copa do Brasil, uma vez que só entramos nas oitavas. 13 ou 14 de maio, no final de semana, enfrentamos o Flamengo fora de casa pelo Brasileiro. Que início de temporada!

Neste texto, faço questão de reiterar outro assunto, ainda sobre a celeuma relacionada a questões financeiras e eventuais dívidas do Galo. Evito comentar por desconhecer os fatos que vêm gerando todo o barulho. Concordo com alguns quando dizem que o clube deveria vir a público se manifestar. Todavia, concedo e respeito a opção pelo silêncio, pois acredito na existência de argumentos sólidos para eventuais contestações.

Na mesma linha, questiono o destaque dado ao tema, que, a meu juízo, veio para jogar uma cortina de fumaça em cima de certos fatos. Para entender o que eu digo, imaginemos: se neste momento o Galo estivesse na segunda colocação e o vice-líder em primeiro lugar no Campeonato Mineiro, o estardalhaço seria geral. “Plantel caro perde a liderança”. “Dívidas afetam o Galo em campo”. E por aí a coisa anda… Não é difícil entender a razão. Vida que segue!

Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Enquanto isso, dentro de campo, a equipe vem se encaixando e reanimando o desconfiado e exigente Torcedor Atleticano.  O meio campista Elias, que teve uma pequena amostra da arquibancada, mostra a que veio. Sua discrição na partida chama muito minha atenção. Sem grandes jogadas (aquelas de efeito e que levanta a arquibancada), ele é um motorzinho no gramado. Está em todo o campo — no setor defensivo, no apoio e no ataque. De vez em quando, num lado, noutro momento, exatamente no oposto. Grande contratação.

A Torcida também está contente com Fred. Bastou ele ficar livre da pressão de ter nada menos que o titular da Seleção Argentina na sua reserva, que o “matador” se soltou. Teve gente reclamando, taxando-o de “cone” e outros adjetivos. Quando foi contratado, eu mesmo demonstrei certa apreensão. Na ocasião, disse que queria um goleador vibrador. Em sua estreia, fez gol em time do seu passado e vibrou, comprovando sua paixão pelo Galo. Agora, livre não da sombra de Pratto mas da pressão que vinha sofrendo, Fred voltou a ser o artilheiro conhecido e reconhecido por todo o mundo.

Para finalizar, peço a ajuda dos amigos. Ontem, publiquei um vídeo na página do blog no Facebook, a fim de encontrar quem fez a gravação original. Veja aqui. Se souberem, desde já agradeço.

29 thoughts to “Calendário, finanças e desempenho”

  1. Maicossuel foi oferecido ao Grêmio para abater a dívida de Victor? ALGUÉM SEGURE ESSA CARNIÇA CHAMADO EDUARDO MALUF ANTES QUE O GALO ESTRÉIE NA LIBERTADORES COM O TIME DE JUNIORES! Esse demolidor, esse dissipador de elenco está liberando também o Maicosuel, que é um craque do nosso time, um jogador polivalente, que joga de meia e atacante pelos cantos do gramado? FAÇAM ALGUMA COISA ANTES QUE ESSE ESTRUPÍCIO, QUE NEM ATLETICANO É, DESMORONE COM NOSSO TIME! E ainda tem gente que apóia a política de terra arrasada, de VENDER, VENDER E VENDER que esse cidadão patrocina a sangue frio às custas dos interesses esportivos do Clube Atlético Mineiro! Será que ninguém esta vendo isso?Putz!

    1. Diretor Jurídico do CAM já desmentiu está bobagem que foi publicada aí na sua rede social. @lasarocunha. Neste tempo de escassez de futebol ,nego tem de encher linguiça para vender jornal e caçar clicks ,e ficam usando o GALO para isso. São sempre os mesmos ,pode reparar ! GALO

      1. A notícia foi publicada no portal G1. Quanto a digitar “bobagens” aqui, quem, além do Eduardo, vai me impedir de escrevê-las?
        PS: A venda Marcos Rocha para o Sporting está sendo cogitada para o meio do ano (notícia do Superespaortes). Isto é, antes do Libertadores, do Brasileiro e da Copa do Brasil acabarem. Que tal?

  2. O Bruno vai ser liberado da cadeia, acho que o GALO deveria estender a mão para ele. Um goleiro de qualidade, jovem para a posição, 33 anos. Seria uma forma de reconhecimento ao filho da base e ao mesmo tempo um ato politicamente correto em reintegrar o cidadão à sociedade, através da oportunidade de trabalho.

    1. Concordo! Acho um excelente goleiro e com certeza com treino vai voltar. Temos o Chiquinho, melhor treinador de goleiros do Brasil, poderíamos colocá-lo à disposição do Bruno e depois emprestá-lo a um time como Tupi ou Boa Esporte para voltar a atuar. Se o Bruno alcançar o nível de antes ele briga por posição até com o Victor!

  3. Manchete hoje:
    Semifinal Fla x Vasco tem só mil ingressos vendidos e bilheterias vazias.
    É impressionante como estão conseguindo acabar com o futebol do Rio, esse campeonato Carioca é uma vergonha; o Maracanã abandonado nem se fala uma vergonha, dinheiro público sendo jogado no lixo.
    Por aqui nosso campeonato ainda tem seu charme, e o presidente da federação Mineira Castellar Neto vem fazendo um bom trabalho.
    Para melhorar nosso campeonato eu deixaria com 10 clubes e 13 datas, acho que ficaria melhor.
    E falta a Minas Arena se aproximar de vez do Galo e os clubes poderem optar por dois ótimos estádios, elevando a qualidade do espetáculo.
    Por falar em Minas Arena o contrato mal feito pelo Cruzeiro atrapalha até hoje essa aproximação Atlético x Minas Arena.
    Para fechar com o Atlético eles teriam que mudar o contrato do Cruzeiro que foi muito ruim para o clube e fica essa pendenga, sempre com acordos pontuais para não infringir o contrato.
    Não temos a mesma grana dos times do Rio principalmente o Flamengo mas estamos bem mais organizados do que eles.
    O que falta ao futebol Mineiro é voltar a revelar grandes jogadores, esse é o caminho e nosso times tem investindo pouco na base, tem que melhorar, colocar caça talentos pelo Brasil, fazer peneiras, trazer os melhores profissionais, a base é o caminho técnico e financeiro.

  4. Aqui fica um recado para o Roger: Entre 11.03 e 09.04 teremos tão somente 1 jogo por semana. É tempo suficiente para preparar o time e deixá-lo na ponta dos cascos, aí sim, para sequencia quarta/domingo a partir de então que vai até 16.05 (último jogo fase de grupos da Liberta).
    Alô Carlinhos Neves, agora é sua hora!!! Meados de Abril em diante só jogo DECISIVO. Temos um bom time, mas carência no elenco. Este ano não podemos perder jogadores por contusão. Mostre a competência que todos sabemos que possui.
    OBS 1: Na minha opinião, iria com o time titular para o jogo contra a Chape que é nada mais que um treino. Contra o Vila, só reservas. Teria uma semana para recuperar o time para a estreia na Libertadores. Depois deste jogo, é importante rodar o elenco, dar oportunidades aos reservas, aproveitar este tempo para descobrir com quem podemos contar de fato quando das finais.
    OBS 2: Olho no clássico de 01.04. É tempo de voltar a vencer as Marias.

  5. Enquanto nossos amigos Atleticanos do interior estão sendo privados de ver o Galão na TV aberta, a Globo acaba de confirmar Democrata x Atlético ao vivo.
    É o terceiro jogo consecutivo do Galo na Globo que continue assim, ver o Galão ao vivo não tem preço!!
    Torço para que a Globo mude sua politica e mande o sinal para todas cidades Mineiras.
    Saudações

  6. Boa tarde Eduardo e Massa ! já podemos ver um pouco da evolução do time claro que ainda vai melhorar muito e creio que até a estréia da libertadores estaremos bem melhores , mais oque estou bastante feliz , é de ver o trabalho do Carlinhos Neves começando a dar resultado , podemos notar que nossos jogadores chegam a segunda metade do tempo final de jogo com bastante gás ainda , claro que o estilo de jogo implantado por Roger ajuda pôs o time valoriza mais a posse de bola não tendo que se desgastar tanto correndo atrás dela . está tudo caminhando pra que o time se encaixe e desenvolva um bom futebol para conquistarmos muitos títulos esse ano . quanto a sequencia de jogos além de garantir mais entrosamento para o time serve também pra dar rodagem ao elenco acho que tem de ser bem planejado pra evitar os desgastes e colocar mais dos nossos jogadores em condições de entrar no time sem que aja uma perda de qualidade . quanto as finanças acho que o Nepomuceno e os representantes dessa diretoria já se mostraram muito capazes e organizados nesse setor, não tenho duvidas que muito do que saí dessas noticias são apenas uma forma que nossos concorrentes “pensam” que encontraram para tentar desestabilizar o time que ha 5 anos se mostra o mais forte e o mais vitorioso do Brasil nesse período , mais pelo visto nossos atletas estão totalmente blindados quanto a isso . certo é que esses comentaristas bairristas e advogados de internet vão ter que rezar muito pôs o GALÃO vem muito forte esse ano e vamos passar por cima de tudo e de todos POR QUE AQUI É GALO P…………………………..

  7. Olá Eduardo e demais amigalos! Tenho certeza que essa demora num eventual acordo com o time do sul, está respaldada juridicamente. O galo já teria condições de ter acertado isso se realmente fosse devedor da forma que a diretoria sulista expôs. O mais engraçado é ver integrantes do lado de lá da lagoa fazerem piadinhas…logo eles, os caloteiros de plantão…não pagam fornecedores de carne….não pagam o clube que os vendeu o argentino cara de botina…..e por aí vai…..Biiiiiica Galo!

  8. Bom dia a todos! Bora curtir a maratona de jogos que vem por aí! Assim que é bom. Sinto, em alguns momentos, que o intervalo entre domingo e quarta é uma eternidade (rsrsrs…). Vamos torcer para o trabalho do competente Carlinhos Neves mostrar resultados nestes momentos.
    Confesso a vcs que o assunto “marias” tem perdido a graça pra mim. Entendo as brincadeiras, o tirar um sarro da cara um do outro… Mas ultimamente tenho sentido que o “assunto marias” tem se tornado como aquelas figuras que incomodam a gente por muito tempo, mas que chega um tempo em que elas vão perdendo a importância e viram o chato que vc nem liga mais. É um sentimento de indiferença, sem graça, entendem? Reafirmo: Isto é sobre o “assunto marias”, não sobre as pessoas que torcem para o time de lá, como disse são pessoas, portanto tem e terão sempre a minha consideração. Só não entendo, por que não sinto a menor vontade de fazer o contrário, como elas nos visitam por aqui frequentemente e ainda tentam participar dos nossos assuntos e comentários. Mas como disse o Eduardo anteriormente, são bem vindas. A única explicação para isto é que o Galo tem mesmo um enorme poder de atração. Somos um só: TIME + TORCIDA = GALO / RAÇA + AMOR = GALO. As pessoas pacatas, com a vidinha mais ou menos, morna mesmo, precisam de algo que dê mais alegria em suas vidas e acabam sendo seduzidas pelo que representa o GALO: PAIXÃO. Talvez seja isso. Melhor seria se tivessem um espaço para elas conversarem, em alto nível, como aqui, sobre o time de lá. Um espaço como este comandado por alguém que respira e se alimenta do time do coração, e com as participações em alto nível que os leitores que temos aqui e nos brinda todos os dias.

  9. Eduardo, a cada jogo o time vem evoluindo e pegando corpo, parece que isso tem incomodado parte da imprensa, acaba de sair uma noticia sem o menor fundamento.
    De que ofereceram o Maicosuel para abater a dívida com o Grêmio, essa notícia ao meu ver não tem o menor fundamento pois o Maicosuel é o 12 titular tem entrado bem em todos os jogos.
    Tá mais que provado que parte da imprensa quer desestabilizar o time com essas noticias.
    Todo cuidado é pouco a diretoria tem que se blindar e pagar os salários em dia para não dar munição ao inimigo.
    Contra tudo e contra todos aqui é Galo!!

  10. Eduardo e amigos do blog, com relação a parte financeira devemos deixar para o jurídico do clube resolver que por sinal é muito competente.
    O que não pode nesse momento é atrasar salário, aí seria um prato cheio para os corneteiros de plantão.
    Tá com salário em dia é o que importa.
    Já havia comentado aqui sobre essa maratona de jogos a partir de Abril, até lá o único jogo importante é contra o Godoy Cruz por tanto o Roger tem mais um mês para deixar o time ideal voando.
    Tem que ser feito um planejamento muito bem feito até abril, não podemos perder nenhum jogador, nosso time titular é muito bom mas temos muita carência no banco, qualquer perca pode ser fatal.
    Elias e Fred merecem os elogios estão jogando muito e vão melhorar ainda mais ao longo da temporada.
    Mandaria um time totalmente reserva contra a Chapecoense e prepararia o time durante a semana para enfrentar o Vila Nova e o Godoy, depois contra o Tupi mandaria um time totalmente reserva de novo.
    Principalmente Leo Silva, Luan, Marcos Rocha, Elias, tem que ter um cuidado todo especial dos preparadores físicos, fisioterapeutas, médicos do Galo, não podemos ficar perdendo jogadores por lesão esse ano.
    Eu Acredito!!!

  11. Eduardo bom dia, vou expor de novo o mesmo comentário que fiz anteriormente, o jurídico do GALO é um dos melhores do Brasil, podem ter certeza que o GALO tem sua defesa embasada em provas documentais e simplesmente se dá o direito de ficar calado e só se pronunciar em juízo. A pergunta que faço o GALO recebeu alguma intimação? e quanto aos empresários o caso está em Brasilia e um juiz de 1a. instância sobrepõe o que esta num tribunal superior? tem muito advogado de net e clubismo nessas notícias sobre dívidas do GALO com certeza. No dia que surgiu a notícia de bloqueio quem deu a notícia foi o Mauro Cezar da ESPN no linha de passe quem assistiu pode notar que ele estava com o celular e toda hora o olhava parecendo esperar alguma noticia de alguém e não deu outra falou que o Grêmio tinha bloqueado a grana da venda do Pratto, falou com uma satisfação no que foi acompanhado pelo Juca Kfouri, dois dos mais críticos as coisas do GALO mais preocupados com o GALO do que o Corinthians e Flamengo seus clubes de coração. Corinthians deve mais de R$ 100.000.000,00 a Caixa e o Flamengo todo dia pede empréstimo a uma instituição financeira e diz que está com suas dividas financeiras equacionadas, vá entender. Outro dia li que o Palmeiras que tá nadando em dinheiro segundo essa mesma imprensa que execra o GALO, deu o passe do Felipe Melo como garantia a um credor. Sem falar pelas bandas de Minas em que um certo time deve a Minas Arena e a um clube argentino mais de R$ 15.000.000,00 portanto, todos os clubes devem só que alguns incomodam mais que outros. Quero ver o GALO em campo vencendo e ganhando títulos e essa diretoria a meu ver é muito competente para resolver essas questões sem interferir no futebol. Contra tudo e contra todos GALO até a morte. Saudações Alvinegras.

  12. Bom dia Eduardo. Chega o Natal mas num chega o dia do jogo do GALO,rsrs. Eduardo, gostaria de aproveitar esse belo espaço para propor uma campanha para ajudar os mais fracos. Tivemos na Quarta Goulart passada um clássico entre Maria e São Francisco/PA e um torcedor ficou sem seu desodorante Nívea Woman, acho que deveríamos propor uma campanha para ajudar a comprar e ressarcir o coitado. Depois não gosta de ser chamadas de MARIA. Abraços e AQUI É SÓ GALO

    1. Tem total razão, Licinha Goiânia, esse time a que você se refere não faz nem pro desodorante e ainda por cima só bate de 6 (seis) em time pequeno. SÓ GALO, sem preconceito. GALOOOO.

  13. Bom dia a todos. Sou Galo e moro no DF e queria colocar minha opinião sobre a decisão, puxada pelo Nepomuceno, proibindo a “venda de mando de campo”. É uma pena saber que provavelmente o Galo não jogará aqui esse ano e nem outros times grandes pelo Brasileiro. Mas também sou contra como aconteceu o ano passado no jogo América x Palmeiras. Contudo, acho que poderia haver um meio termo, com a tabela já definida e o começo do campeonato em maio, dar a oportunidade do time escolher antes do campeonato o estádio ou cidade em cada rodada, assim já ficaria tudo definido antes, ai eu queria ver esses times vendendo jogo antes, pois não iria saber como poderia estar na tabela lá na época. Isso evitaria essas vendas de mando de campo de ultima hora e creio que times com planejamento poderiam marcar jogos em outros estados e cidades…

  14. Bom dia, Eduardo! Como é bom acordar vendo a prova de que, a paixão, o amor ATLETICANO, não tem tamanho e nem lugar! “Seja rico ou seja pobre… O AMOR PELO GALO SEMPRE VEM! Ah! Ah! Ah! Esse vídeo tem que participar do acervo do GALO! Concordo que, o meio de semana que não tem GALO, a semana fica bem mais comprida e chata! Mais uma vez, você foi brilhante e matou a charada: é óbvio que, nessas estórias financeiras que têm o GALO como protagonista, tem dedo de MARIAS ! E o que é pior: tem dedo de IMPRENSA MARIANA! Por que não se fala mais da dívida referente ao centro avante argentino que joga no time do lado obscuro de BH? Fica claro que, como não conseguem (e não vão conseguir!!!!) a hegemonia no estado ganhando na bola, na organização, na torcida, enfim, no futebol, é mais uma tentativa desesperada para tal! Como todas as anteriores, não vai dar certo, pois, nunca é demais lembrar: AQUI É GALO!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.