Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Bhering cumpriu bem seu desafio na temporada

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Enquanto seguimos sem o anúncio de alguma grande contratação, como num passado recente tivemos Ronaldinho, Victor e Tardelli (a segunda passagem), o Atleticano vai aguardar até os 47 minutos do segundo tempo para que isso aconteça. Não quero com isso fomentar qualquer crítica aos nomes anunciados, até por que acho que todos eles podem e deverão fazer história com a camisa do Galo. Desde que o lateral direito não seja para uma eventual saída do titular. Precisamos de dois. Rocha e Xavier cumprem este papel.

Pois bem, quero hoje resgatar a primeira de três postagens que me comprometi a fazer neste intervalo de bola. Disse que quero comentar sobre três personagens de fora das quatro linhas que marcaram a história recente do Galo. O presidente Daniel Nepomuceno, que encerra o seu mandato; Carlinhos Neves, que deixa o clube depois de anos; e finalmente Domenico Bhering, jornalista e testemunha viva da nossa história há mais de 15 anos. Vou começar pelo Domenico.

O conheço, seguramente, tem quase vinte anos. Um pouquinho antes de ele vir trabalhar no Galo. Era setorista do jornal “O Lance”, num período que – como agora – eu escrevia diariamente sobre o Galo no extinto “Jornal dos Sports”, edição mineira. Atleticano de fé, como nós todos que lidamos diariamente com essa paixão, também sofreu com o período magro da nossa trajetória, na redação e depois do lado de dentro.

Domenico passou por várias diretorias. Algumas saudosas e outras – ao contrário – odiadas pela Massa. Sobreviveu a todas as intempéries, tendo como foco principal do seu ofício preservar e elevar o nome da instituição Clube Atlético Mineiro. A cada nova mudança de presidente, sofreu com o impacto do jeito do novo mandatário. Sou testemunha de que em uma delas, por pouco, quase abandona o barco. Sobreviveu. Para seu próprio bem e, claro, também para o sucesso da empreitada que se iniciava.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Quis prestar essa homenagem a ele por uma razão muito simples. Ao final do último mês de agosto, num momento que vivíamos uma grande aflição com péssimos resultados e queda iminente na tabela – com riscos sérios de repetir tragédia do passado –, o presidente enxergou nele a possibilidade de gestão em busca de uma imediata e necessária reação. Nessa necessidade por melhores resultados, depois de ter elevado André Figueiredo da base ao profissional com a morte do Eduardo Maluf, o diretor de comunicação era o “fio de esperança” para uma atuação eficaz entre a direção do Galo e os jogadores.

Assumiu confessando que em tempos anteriores já havia sido sondado, mas que sempre optou por continuar no seu espaço profissional de jornalista. Recebeu, então, não como prêmio a elevação ao importante cargo de diretor de futebol, mas encarando como uma missão emergencial de quem caminha para a segunda década de bons serviços prestados ao Galo.

Diferente de outros que, aqui mesmo ou em outros clubes atuam nesta função, ele ficou praticamente 100 dias em absoluta discrição e eficaz produtividade. Saímos da zona de desconforto e, por pouco, teríamos alcançado classificação ainda melhor. Não tenho qualquer dúvida de que a interlocução interna com a presença dele foi eficiente e os resultados em campo comprovam a afirmação. Evidente que queríamos mais, entretanto, o nosso desempenho foi comprometido pela fase imediatamente anterior à sua ascensão ao cargo.

Cumprido o que lhe foi delegado, antes mesmo das eleições recentes que elevaram Sette/Lásaro para o comando Atleticano, Domenico anunciou seu desligamento, abrindo caminho para a nova composição da equipe do presidente eleito. Ele mesmo foi confirmado de volta ao cargo anterior, sendo que Alexandre Gallo assume com o desafio de fazer o Atleticano confiar e acreditar no time, como nos bons tempos de Maluf. E que, repito, Domenico cumpriu bem a missão temporária.

31 thoughts to “Bhering cumpriu bem seu desafio na temporada”

  1. Oi Eduardo, não precisa publicar esse. É só uma sugestão. Que tal um dia desses você propor um encontro desses que frequentam esse latifúndio atleticano. Uma confraternização. Podia ser no bar do Salomão. O que acha? Abraço.

    1. Caro, jamais deixaria de publicar essa sua brilhante sugestão. Tempos atrás falamos sobre isso e o assunto paralizou. Faltou fogo de minha parte, reconheço. Acato na íntegra e amanhã mesmo vou conversar lá no Salomão.
      Penso que seria legal nos primeiros dias de janeiro. E mais, tentar levar alguns AmiGalos-como Paulo Silva e outros- que tem nos privado de suas presenças.
      Sigamos!!!

  2. Boa noite! Proporia a troca do Fred por dois bons jogadores do Flamengo (Mancuello e Rodolfo, ou Éverton e Mancuello ou Éverton e Rômulo). Olha a oportunidade aí.

  3. Se o flamerda arrancar este fredcone do meu Galo , a minha vingança estará consumada, terei novamente prazer em assistir meu Galão da massa. Quem tirar este cone do meu time terá minha eterna gratidão. Depois busquem o nepomuceno para administrar o ninho do urubu. Ainda falam que odeio o flamerda.

  4. Os defensores do Fred apresentam seus números, ou seja, cerca de 30 gols na temporada. Muito bem, mas ele foi artilheiro da Libertadores pelo Galo? Foi artilheiro da Copa do Brasil pelo Galo? Foi artilheiro do brasileirão pelo Galo? Foi artilheiro daquela miséria que atende por Primeira Liga?
    Fora Cone!!!!!

  5. Amigos,
    Acho bom baixarmos a bola. Não haverá grandes e notáveis contratações. O GALO tá quebrado. E o novo presidente tem juízo. Mas manter Casares, Otero e Fred (que não gosto) acharia uma boa. Com a saída de Robinho e outros menos famosos já aliviaria um pouco o caixa.O resto são contratações pontuais e… mais um ano difícil, podem crer.

  6. Caros,
    Dominico Bhering é gente boa. Merece. Ontem aqui, a respeito de confiança, muitos comentários ñ apareceram…creio q o censor trabalhou sem q ninguém solicitasse. Ah, Bicão!! Apoiar, sim, mesmo pq queremos MUDANÇAs no plantel. Ñ pode de forma alguma manter a base derrotada. Temos q pagar prá ver a REFORMULAÇÃO e saberemos avaliar. Jogador q ñ sabe trabalhar sob pressão, ñ venha. Os JABAZEIROS, sempre eles, querem PACIÊNCIA. Ñ tem nada de paciência, ñ. Demonstro logo: “qnd Gabriel na jogada do 1º gol contra naquela final de CB16, contra o grêmio, se fez um destrambelhado, sem breque descontrolado, deveria ter sido colocado sob suspeita e sacado. Mas, ñ, o cara pelo contrário ganhou o STATUS de titular absoluto da zaga. fraco. Vende bem, se alguém quiser, senão vende assim mesmo, ou vai ficar feito a AvRocha, entrega aqui, bate um bom lateral ali, entrega de novo…num setor q é capital”. O PROJETO 7 é ambicioso, é CONQUISTAR O BR18. APOIADO. O jogador tem q chegar com a mentalidade VENCEDORA. A barca ñ pode estacionar. Sem esse papo de paciência q ñ leva a nada. A REFORMULAÇÃO TEM Q SER RADICAL, e vencer o Br é OBRIGAÇÃO, sim Senhores, é responsabilidade, disposição, dedicação, trabalho, confiança…sem isso, ñ tem pq “Eu acredito”, “torço contra o vento”, “acredito em Papel Noel”…
    Vamos fortalecer a ideia 7: QUEREMOS O Br18. Pq ñ apoiaríamos?
    GALO SEMPRE.

  7. Everton Ribeiro tem sido um dos piores jogadores do Flamengo! Aqui se fala em parar com medalhões, e já tem gente querendo esse cara. Ganha muito e tem produzido pouquíssimo. O Galo tem que parar de achar que o jogador é bom pq passou pelo outro lado da lagoa. Esse Everton Ribeiro, antes de ir para o Flamengo, parecia o Messi: todos times o queriam. Tem jogado só com o nome. Tem nomes melhores e, aposto, que ganham bem menos que ele. Procura que tem!

  8. Bom dia a todos. Realmente o Domênico é um grande profissional, de caráter, honesto, trabalhador e conhecedor dos bastidores do futebol. Tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente e é um cara diferenciado, tenho certeza que ajudará e muito essa nova diretoria. Saudações atleticanas.

  9. Framengo querendo o Fred. Ótima oportunidade do Galo se livrar dele! De repente conseguimos pegar algum jogador deles na base da barganha. Quem sabe Réver, Everton Ribeiro ou outro? SAN

    1. Lembro que o Fred já atravessou fase semelhante no FluminenC, deu a volta por cima e se tornou artilheiro do Brasileirão. Acredito que o Fred pode voltar a mostrar seu futebol e dar muitas alegrias a torcida do nosso GALO.

  10. Boa tarde,

    Que dia triste, lá se vai uma grande promessa do Galo, LEONAN, sendo preterido por ex jogadores.

    O OO está envelhecendo ainda mais o nosso time já envelhecido.

    Uma dica OO, aproveite que o Marques está aí no CT e por ele para jogar…

  11. Bom dia . Estou gostando da postura do galo sim. Não tem essa de trazer 2 laterias direitos, se permacer rocha , Samuel de reserva e puxa outro da base. Temos outras prioridades. Galo não tem pé de dinheiro( apesar de torrar em Robinho, Fred e Elias). Torcida não perde a mania msm, esperando um jogador pra buscar em aeroporto? Outro refugo da Europa?? Não , muito obrigado. É hora de apostar em jovens e na base , hora de mudar a filosofia!!!

    1. Boa tarde amigos do Galo. Preocupa sim a falta de notícia sobre a barca, ela já deveria estar pronta, já deu tempo, ou vão continuar com Erazo, Robinho, Carlos Cesar, Hyuri, Felipe Santana, Roger Bernardo, Adilson, Valdivia, Clayton, Alex Silva .

      1. Deus parece que está ouvindo nossas preces. Flamengo querendo Fred, grêmio querendo Adilson. Só falta o Elias . Mas quando a esmola é demais o santo desconfia , e em se tratando de galo , não sai nenhum , ainda traz Arouca e renova com Robinho.

  12. Ainda é cedo, as contratações ainda não entusiasmaram, mas penso que se o Galo contratar dois bons zagueiros, um camisa 10 (Mancuello do Flamengo é um bom nome, sem espaço no time de lá, seria um bom camisa 10) e um atacante como Copete ou Roger Guedes dá pra pensar alto e faturar o Brasileirão 2018, sonho de todo torcedor. Com tantas equipes fortes na Libertadores, o Galo tem que aproveitar e fazer um bom começo de campeonato, garantindo pontos que os demais vão perder, por não terem elencos forte o bastante para disputar duas competições. É a hora da montagem desse elenco, aí incluindo dispensas necessárias como as já citadas, e a não renovação de Robinho, que é quase uma contratação, haja visto a economia gerada com isso, podemos sonhar sim, com o BR18. É ter paciência, e acreditar que o clube, se contratar jogadores comprometidos, jovens, que ainda almejam seu espaço e vão querer aparecer pra mostrarem o seu valor e podem nos render alegrias esse ano. Ninguém tá com grana, exceto Palmeiras e Flamengo. Então, quem souber negociar melhor, pode se dar bem. O Corinthians, é exemplo do que eu digo. Mesclou promessas com alguns jogadores mais experientes e, aproveitando que vários times com elencos melhores estavam focados na Libertadores, garantiu um primeiro turno quase perfeito, que fez com que ganhasse o campeonato. Pense nisso diretoria do Galo: dois bons zagueiros, um dez e um mais um atacante de velocidade. Se houver comprometimento, podemos ter um ano muito melhor em 2018! Galo, sempre!!!

  13. Bom dia!!
    Dos nomes especulados pra vestirem a camisa do Galo, no próximo ano, me animo mais com Róger Guedes. Novo(21 anos), habilidoso e veloz.

  14. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Entediante esse período sem bola. Permanece a expectativa da vinda de reforços pontuais. Continuo aguardando ainda um belo presente de Papai Noel para toda a Massa. Que não venham com pequenas lembrancinhas.
    Quanto ao Domenico, também achei que cumpriu bem o seu papel de “bombeiro”, apagando o fogo na hora certa. Realmente, ele é um grande profissional.
    Na verdade, Kalil conseguiu deixar uma Equipe de bons profissionais. Todos conhecedores profundos da realidade e necessidades da nossa Instituição. Como respiram os ares da Cidade do Galo há tanto tempo, acredito numa gestão de muitas conquistas e glórias. Vamos deixar a moçada trabalhar.
    Saudações Atleticanas

  15. GRANDE EDUARDO,
    BOM DIA!
    TIVE NOTÍCIA QUE VOCÊ NÃO ESTEVE BEM DE SAÚDE. E AGORA TUDO TRANQUILO?
    E O NOSSO GALO, COM UM “L”, EMPLACA EM 2018.
    UM ABRAÇO
    THOMAS

  16. Bom dia massa. Ontem um amigalo aqui falou sobre a colaboração da imprensa na derrocada do time neste ano. Sei que como em todo lugar há profissionais bons e imparciais, mas infelizmente há também as laranjas podres na imprensa. A blindagem de alguns jogadores, as vezes até com interesses escusos, são práticas corriqueiras destes sanguessugas, que tornam jogadores medíocres em pseudo craques, cegando os olhos daqueles que se deixam ludibriar. Isto sem falar que eles também ajudam a fritar treinadores honestos e competentes. Não vou citar nomes até porque não tenho provas, mas espero que tanto a diretoria, quanto nós torcida; saibamos realmente se afastar e ignorar estes peixes podres, que contribuíram e muito para nos enganar neste ano de 2017.
    Quanto ao post de hoje, creio que Domenico, foi uma exceção na desastrada administração de Neponucemo. Discreto, avesso ao estrelismo, sempre trabalhou em prol do clube com responsabilidade e dedicação. Justa homenagem, ele merece.

    1. Bom dia, JBGalo!
      A Rádio Itatiaia, com seus comentaristas está para o time do Galo e torcida como a Globo está para o Brasil. Um câncer!!
      Eu já não ouço e nem assisto essas emissoras há algum tempo.

  17. Entendo que o Atlético precisa de três laterais direitos e de três laterais esquerdos. A temporada é longa e, se um deles se machuca ou fica suspenso, é preciso ter mais uma opção de banco.

    Embora eu não o tivesse trazido nem para isso, prefiro acreditar que o Samuel Xavier veio para ser esse terceiro reserva e ainda virá um jogador de qualidade para disputar posição com o Marcos Rocha. Tenho absoluta convivcção de que o Xavier não é melhor, por exemplo, do que o Carlos César. O Rocha precisa disputar posição com um jogador de mais qualidade para sair de sua zona de conforto. O Samuel Xavier é uma espécie de Mansur da lateral-direita. Veio de um time do Nordeste, onde não tinha se destacado, e pouco acrescentou ao Galo.

    Quanto ao Domenico Bhering, parece se tratar de um ótimo profissional da comunicação. Mas simbolizou neste ano a bagunça generalizada em que se tornou a gestão Daniel Nepomuceno. Não por culpa dele, Domenico, mas por culpa do Nepomuceno, que o alçou ao cargo de diretor de futebol sem qualquer experiência anterior do profissional. Isso depois de ter colocado o André Figueiredo, também sem experiência no cargo. Enfim, inacreditável a sucessão de erros do anterior mandatário atleticano, que mostraram o quão perdido ele estava.

    Que venha 2018!

  18. Bom dia Massa.
    Esta mudança de comando no Galo veio em um a péssima hora.
    Como diz o ditado: Quem chega primeiro,bebe água limpa!
    Pelo que vejo em que se trata de montagem de grupo,o Atlético chegou no fim da feira,
    basta saber se esta Baciada irá dar caldo….Aguardemos.

  19. Olá Eduardo, bom dia!

    Bela homenagem ao trabalho de Domênico Bhering e nada mais merecido.
    Agora, fico muito curioso sobre o que virá sobre o último e lamentável presidente. Nada e ninguém me faz mudar de ideia de que usou o Galo para alavancar carreira política. Já escrevi aqui outras vezes que fui testemunha do jogo de bastidores que o colocou na vice-presidência, concomitantemente à sua campanha eleitoral para vereador, com direito a outdoor para os associados do Labareda. Só que o tiro saiu pela culatra. Passou atestado de toda a sua incompetência. Uma verdadeira tartaruga em cima da árvore. Estava lá, mas ninguém sabe dizer como é que foi parar lá em cima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.