Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Belo Horizonte voltou a sorrir com a vitória do Galo

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Inegável que foi uma quinta-feira diferente.  Ao contrário dos últimos tempos, os amiGalos ontem demonstraram confiança na equipe. Tanto em relação ao mal maior, quanto – e até mesmo – no sonho de beliscar uma vaga na parte de cima. Uma pessoa me disse algo interessante. Comemorando a classificação da nossa hóspede e também anfitriã, a seleção da Argentina, afirmou que não existe Copa do Mundo sem “los hermanos”, assim como Copa Libertadores sem o Galo. A luta continua!

Tudo bem, sem euforia, claro. Afinal, ainda temos muitos jogos perigosos pela frente. A começar neste final de semana, em Recife, frente ao desesperado Sport do profexxor Luxemburgo. Esse treinador, via de regra, apronta com o Galo. Foi assim sendo nosso treinador e – especialmente – estando no outro banco. Nosso último fiasco, anterior ao que este ano estava desenhando, foi por obra e graça do profexxor.

Mas, caros companheiros deste minifúndio Atleticano, a maior evidência de que nossa autoestima está retornando poderia ser aferida aqui mesmo no nosso “Canto do Galo”. Porém as ruas também confirmaram essa condição Atleticana de viver. Por quem passei, percebia o semblante de alma nova no coração da Cidade do Galo. Aqui, ao contrário de outros tempos, a visitação foi enorme e até os comentários seguiram este enredo. Aquela gente, como sempre, entrou e desta vez enfiou a viola no saco e se mandou. Um ou outro comentário isolado que foi para o descanso eterno do blog.

Antes de falar sobre este nosso sentimento, até mesmo em atenção a alguns poucos que deixaram o registro, digo que tenho tentado evitar falar de arbitragem, mas essa de quarta-feira me obrigou a romper o silêncio. Esse Héber é tido como uma referência na CBF, mas o camarada é useiro e vezeiro em prejudicar ao Galo.

Por pouco tira pontos nossos nesta partida. Ah! Ele marcou o pênalti. Claro, foi e tinha que marcar. Foi mesmo e ele está ali para mediar a partida. Deve ter “borrado” no vestiário ao confirmar a “cagada” que ele, o pateta atrás do gol e o bandeira deram ao não anotar o gol legítimo no primeiro tempo. Um leitor ontem disse algo muito divertido. Esse careca tem mais tipo de artista de novela mexicana que de juiz de futebol.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Ao time. Robinho, que quase foi unanimidade por sua atuação, será desfalque lá em Recife. Paralelo a isso, o treinador terá outra dor de cabeça a resolver. Ele, ao contrário de seus dois antecessores, apostou na dupla que já tinha dado certo, Adilson e Roger Bernardo. Com isso, ao que sinto e pelo jogo ser fora de Belo Horizonte, Oswaldo de Oliveira poderá testar Elias na vaga de Robinho e liberar mais Cazares e Valdívia. Eu faria isso, mas – como já disse – não é minha área. Só dou palpite e, muitas vezes, na contramão. Portanto, cabe a ele, que vem dando conta do recado, definir o time para o jogo em Recife.

De resto, o time Atleticano tende a ser o mesmo. Acho que entre as virtudes apresentadas pelo treinador, uma delas – e que me agrada muito – é romper com essa frescura de esconder escalação. Tão idiota quanto treinamento secreto. O anterior cansou de usar deste expediente, e a cada nova partida o time se mostrava mais apático, sem criatividade.

Antes de encerrar, quero aqui – aproveitando este momento mais descontraído, uma vez que a fase atrapalhava até nosso devaneio – questionar ao DM sobre qual a real situação do jogador Gustavo Blanco. Afinal, jovem ainda mostrou qualidades e pode ter grande futuro no time Atleticano. Tem problema crônico ou está sendo guardado para só voltar depois de totalmente recuperado? Tomara que seja a segunda possibilidade, ele é um grande jogador e – em perfeitas condições – será muito útil e interessante para os próximos anos.

37 thoughts to “Belo Horizonte voltou a sorrir com a vitória do Galo”

  1. Cuca livre, o que a diretoria está esperando? Demitam o Oswaldo, ou o passem para um cargo administrativo, por favor. Vamos deixar esse cavalo arreado passar e depois chorar as mágoas, como tem sido nossa triste rotina.

  2. Boa tarde! A saída do Cuca do Palmeiras coloca as reais pretensões do Atlético com o Osvaldo de Oliveira à prova. Este último não é a preferência da torcida e, me parece, que nem mesmo da diretoria para 2018. A sua contratação foi uma decisão acertada em uma circunstância específica: a necessidade de um treinador experiente para manter o Galo na série A em 2018. Pois bem, o Osvaldo está dando conta do recado e se mostra motivado como nunca para remontar o elenco do Galo e iniciar nova trajetória de conquistas. O próprio Cuca foi uma sacada do Galo e passou a outro patamar depois da experiência conosco! Não seria essa a sina do Osvaldo e do Galo?! Se houver mesmo o acordo para que Osvaldo permaneça em 2018 como Diretor de Futebol a questão estaria resolvida: seria a continuidade de um trabalho, visto que o Osvaldo já estará com amplo e profundo conhecimento do elenco e o Cuca traria a empolgação e a exigência de rendimento que todos nós esperamos. De qualquer forma, as peças estão no tabuleiro e o Sette Câmara precisa agir com inteligência e habilidade. Não se pode, neste momento, em hipótese alguma deixar esse assunto influenciar a trajetória de recuperação do Galo no Brasileirão. O acordo precisa ser alinhavado em silêncio, mineiramente, com as partes se entendendo e em pleno acordo, sobretudo com o aval do Osvaldo de Oliveira. Abraços

  3. E agora com essa queda do Cuca no Palmeiras pode estar desdenhando o ano que vem para o galo, como Cuca treinador e o Osvaldo Oliveira com diretor de futebol o que vc acha rabino

  4. Provavelmente, os meninos do Gansinho ainda não devem ter agentes ou empresários e, assim sendo, não terão sucesso no nosso Galo. Devem ser jogadores de futebol e nessas bandas de cá, a turma gosta de atletas…correm 100 metros abaixo de 10 s, levantam peso, sabem lutas marciais… só não sabem jogar futebol. Estou errado?

  5. Boa tarde Eduardo e massa atleticana!

    Não só Belo Horizonte, como todo o nosso maravilhoso estado de Minas Gerais e os atleticanos espalhados pelo mundo afora têm dormido mais aliviados. Afinal, o Galo não é só o maior de BH; é o Maior de Minas e sem dúvida um dos maiores do Brasil e das Américas! Eu, daqui de Lavras, sul de Minas, estou feliz da vida! rsrs

    Essa situação do Gustavo Blanco é mesmo muito chata. Acho que falta transparência e respeito com a Massa. Por que não esclarecem logo a situação? O que eles têm a esconder da torcida? Essa e tantas outras situações, como a não utilização de RB na época, permaneceram sem uma resposta satisfatória, e deixam a massa chateada. Lamentável.

    Sobre o jogo contra o Sport, acho que seria uma boa entrar com o Elias, não fixo no meio, mas solto pelos lados no campo. E também sacaria Cazares do time titular, pra mim já deu. Entraria com Otero no lugar dele. O venezuelano tem entrado bem, merece ser testado como titular. E rezar para o Fred encerrar esse maldito jejum! Afinal,considerando as opções que temos para centroavante, dos males ele sem dúvida é o menor. No mais, se entrarmos com a garra e a vontade dos últimos jogos do BR, certamente voltaremos de Pernambuco com uma vitória na mala.

    Bora Galo, escapar da degola, e depois, se Deus quiser, rumo à Liberta 2018. Eu acredito!
    Saudações alvinegras!

  6. Boa tarde Ávila e massa Atleticana,
    Meu amigalo Eduardo e demais amigalos e amigalas dessa nossa blogosfera alvinegra, o Cuca não é mais treinador do Parmêra, ele pediu demissão.
    Solicito a sua ajuda Eduardo, dentro das possibilidades, de conversar com alguém da diretoria do Atlético, sobre a contratação do Cuca para treinador e efetivação do Oswaldo, como diretor de futebol, já pensando no planejamento de 2018 do C.A.M.
    Os dois são amigos, inclusive o Cuca indicou o Oswaldo em 2013, quando ele saiu, acho que vale a tentativa, você tem bom relacionamento no galo Eduardo, o blog é o único espaço que me dá voz, nos ajude nessa.
    Um abraço.
    #VamosGaaaallllllooooô

  7. Gostaria de colocar uma questão aos atleticanos e vou expor minha opiniao. Nao gostava do Osvaldo de Oliveira mas vendo suas entrevistas e a mudanca de postura do time me fez ver que e um baita treinador. Agora a questao, Cuca foi demitido do Palmeiras, valeria a pena contrata-lo para 2018, na minha humilde opinião nao. Saudacoes Alvinegras.

  8. O Oswaldo estava livre muito antes da contratação do “mico” Micale! Se não foi contratado, foi porque faltou COMPETÊNCIA da atual diretoria. Torço muito para que continuemos na série A. Contudo, se a próxima diretoria for quem já está se vislumbrando, escrevam aí: ano que vem vai ser pior! Em tempo: sou apenas um torcedor do Galo, desde que nasci. Não tenho a mínima relação com adversários da atual diretoria ou da próxima. Só acho que, pouco importa o “lado”, um presidente deve ser um empresário, atleticano mesmo, com experiência em administração prá valer. E que saiba impor moral, acima de tudo nos momentos mais necessários.

  9. Acho que preciso opinar.
    Antes que os insanos venham aqui dizer que Cuca está livre no mercado e que devemos, incontinenti, demitir OsValdo de Oliveira, pagar a mísera multa, e contratar de imediato o único homem (ao lado de Levir Culpi) existido no meio do futebol, eu aqui estou para recebê-los a pau, que é como se deve tratar doidos varridos perigosos, descer-lhes a lenha no lombo até fazê-los atentar à força para o fato de que o Clube Atlético Mineiro precisa de disciplina, organização e bom senso, que os homens que lá estão de jeito nenhum estão autorizados (embora já o fizeram, recentemente) a prestar atenção ao que dizem entorpecidos e embriagados… Estamos navegando em mar calmo, propenso a equilíbrio demorado, para isto apenas necessitados do tempo, que utilizado de acordo dá bons frutos…
    Cuca é ídolo. Tem as portas do Clube sempre abertas para ele. Quando as portas do Clube estiverem à espera de um técnico, não quando Cuca se faz livre. Não giramos em torno dele.
    Saudações Atleticanas

  10. Já passou da hora de começar a planejar 2018:
    CUCA caiu no Palmeiras.
    É contratar o Cuca para técnico 2018, contrato longo e colocar o Oswaldo como Diretor de Futebol.
    Mata 2 coelhos em um paulado só.
    Bora Sergio Sette Camara TRABALHAR MEU FILHO!!

  11. É fato que precisamos de um camisa 10.
    É fato que o Robinho não vai renovar e vai aliviar a folha salarial.
    Pois é, o KAKÁ deu entrevista que quer voltar ao Brasil e vai estudar todas as possibilidades inclusive times fora o São Paulo.
    O cara é craque, sempre cuidou da sua carreira com muito comprometimento e responsabilidade, o problema é que já está com 35 anos aí eu pergunto vale a pena o Galo investir no Kaká????
    O jogador disse que precisa de um projeto motivador, jogar no Galo, com um projeto para ser campeão Brasileiro depois de muito tempo, acho que é bem motivador.
    Sei não mas acho que traria o Kaká para jogar no Galo e vocês??????????????????????
    Obs: lembrando que viria de graça sem investimentos para contratação, paga-se só o salário do jogador.

  12. Eduardo, boa tarde.
    Gostaria de tratar de um assunto que não tem nada a ver com o Post de hoje. Trata-se das bandeiras da Galoucura que ficam sendo manuseadas durante o jogo e atrapalham a visão dos torcedores. Estive no Independência na quarta-feira e é muito ruim assistir jogo naquele setor destinado a Galoucura. Durante todo o jogo as bandeiras são tremuladas atrapalhando a visão do campo. Assim, vários lances ocorridos durante o jogo são perdidos, atrapalhados pelas bandeiras. Não sou contra elas mas as mesmas poderiam ser agitadas apenas no momento dos gols.
    Desculpe destoar do assunto de hoje, mas fica o registro. Alguém da Galoucura poderia responder isto.

  13. Tenho que discordar de você Eduardo, não foi só BH que voltou a sorrir, Minas Gerais inteira voltou a ser feliz e a sorrir com o reencontro do Galo com as vitórias.
    Desculpe, mas você foi muito relativizante e simplório em sua colocação.
    Abraços AmiGalo.

    1. Perfeito, essa alegria foi percebida entre os Consulados do Galo espalhados pelo mundo. Diga-se outro projeto pioneiro, que só o nosso time do coração sabe fazer. Os outros copiam.

  14. Fred destoa negativamente . O pior em campo. Se tivéssemos um 9 o G4 era logo ali. Não errei, disse G4. Por que não ? Pela primeira vez no ano vi realmente um time , com mais organização e raça . Falta muito, claro . Mas evolução existiu! Galoooo

  15. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Realmente a vitória trouxe um alívio tremendo.
    Agora, precisamos de uma sequência de vitórias para trazer mais confiança aos jogadores e a torcida.
    Essa sequência daria esperança em beliscar um dos Gs em disputa.
    Eu particularmente ainda não confio nesse time. Continua com altos e baixos.
    Cazares tem sido uma grande decepção, acho que Otero pede passagem e deveria ser o titular.
    Jogo difícil é esse contra o Sport; fico com o pé atrás.
    Vamos subir, GAAALOOO!

  16. Bom dia Eduardo e amigos do blog!!
    Eduardo depois você poderia fazer uma reportagem especial sobre o Time júnior do Araxá.
    Acabei de ver uma reportagem onde o filho do Marinho tá arrebentando no time e o Gansinho está na liderança do hexagonal final com 10 pontos de vantagem sobre o Galo.
    Só um cego não vê que é um time muito bom e com bons jogadores que podem ser contratados pelo Galo.
    Mas como sempre duvido que o Galo vai trazer alguém desse bom time do Araxá, eu traria uns 3 ou 4 sem dúvidas, você Eduardo pode falar com mais propriedade sobre o Gansinho e quem você indicaria para nosso Galo.
    Saudações!!

  17. Eduardo,

    Sobre a arbitragem, não acredito que o heber foi mal. Quem foi mal foi o pateta atras do gol. O heber, ao contrario, marcou um penalti que muitos nao marcariam para o galo, e terminou o jogo antes de um escanteio do sao paulo. Se ele estivesse mal intencionado, nao o faria….

    Sobre o Robinho, sou um grande critico dele. Mas jogou bem contra o sao paulo. Entretanto, o balanço dle ta tao negativo no ano que estou vibrando com as sondagens do santos.

    Sobre os volantes, acho que utilizar 3 é matar o jogo do atletico…É voltar ao esquema RM e Micale…

    1. Eduardo,
      Curioso né, mas tive a impressão que foi o bandeira que marcou o penalty primeiro, pois ele correu em direção à marca de penalty antes do juiz. Foi rápido, mais tive a impressão. É certo, juiz também não titubeou, correu também para a ” marca do penalty”. Não dava para ouvir se apitou ou não.

  18. Bom dia, MASSA! BIPOLARIDADE de volta. VAAMMÚUUUU 99AALLÔOOOOO!!!!!! LIBERTADORES 2018, ESTOU CHEGANDO. KKKKKKKKKKKK…. Só nós mesmo, isso é 9ALO, P@_ _@!!!!

    Como todos nós somos técnicos, mais entendidos do que os entendidos de futebol, eu como excelente treinador, vitorioso, faria o seguinte teste: RB na lateral direita, Adilson e Elias no meio; MR na vaga do Robinho, já que ele se acha um Mancini (lembrando que esse saiu de nossa lateral para o meio e lá ficou), vai que dê certo. Otero tb serve, vem demonstrando muita vontade quando entra. E Fred continua lá perdendo gol, afinal He-man incomoda menos do que ele e está igual ou pior que o matador.

    Gustavo Blanco, tomará que novo presidente mande todo mundo embora da comissão técnica (não a que chegou com o OO) e o pessoal do DM. O cara jogou todas as partidas no Mequinha, foi só chegar no 9ALO e ir para o estaleiro. Isso sem falar do problema eterno: Luan. Já tem 3 anos acontecendo esses problemas e ninguém diz nada. Só nós torcedores que cobramos essa indefinição, mas isso é o mesmo que cobrar alguma coisa de um poste. Afinal quando essa diretoria nós deu satisfação?

    Eduardo, faça valer seu lado jornalístico e nos traga essa informação.

  19. Saudações alvinegras. O Oswaldo Oliveira começou a ganhar o jogo qndo ele convocou a torcida e deu o recado. Precisamos de vcs. O time campeão de 2013 já não existe mais. Portanto o momento é de apoio total. Ele teve essa coragem essa moral e conhecimento p fazer isso. Se mostrou inteligente e com moral p convocar e dar um puxão de orelha na massa. Tem se mostrado melhor do que muitos imaginavam. Faz o básico. Escala os mais cascudos e tem dado certo. Que vc Oswaldo reencontre sua carreira aqui no Galo tal como eu disse dias atras. Já recuperamos variado jogadoras desacreditados p o mundo do futebol e também treinadores, vide o cuca. Portanto a hora é agora Oswaldao. Tamu juntos até o fim. Bica Bicudo

  20. Também estou decepcionado com a situação do Gustavo Blanco. Aqui no blog fiz campanha para a contratação dele e do Messias (esse eu tenho certeza que seria titualaríssimo da nossa zaga). Concor domo você, Eduardo, que seria muito bom que o nosso DM se manifestasse sobre o Blanco. Abraços!

  21. Bom dia Eduardo, amigos atleticanos e secadores infiltrados. Ontem eu não pude postar após a nossa grande vitoria, mas gostaria de abrir um parenteses nos comentarios que vi: Isso eu sempre disse aqui, futebol são circunstancias do momento e consequencia do que acontece ou não…bem profundo isso, bom, o que quero dizer, quero dizer que os elogios ao Felipe Santana foram justos, mas, se o Pratto faz aquele gol em que ele, Felipe, ao invés de estar colado no centroavante, ficou olhando para quem ia cruzar, e deixou o cara livre nas suas costas, estariam todos aqui crucificando o camarada de novo…estou mentindo?….Quanto ao Gustavo Blanco, ja perguntei, inclusive a voce Eduardo, ja perguntei em outros posts e ninguem sabe, ninguem viu, ninguem responde, a imprensa não solta uma nota, e ai, que fim deu o cara que, a principio só tinha uma tendinite, isso depois que veio para o Galo, porque no America jogava todas. E para finalizar estou com o seu palpite de escalação Eduardo, poderiamos jogar com os tres volantes pois ai teriamos inclusive a liberação do apoio do Marcos Rocha e se jogassem nas costas dele, ai a culpa não seria dele e sim de um dos volantes, por outro lado, o Fred mesmo mal, incomoda a zaga adversaria, seja como for, tendo vontade e empenho, ja ta bom demais. Bom fim de semana a todos e que continuemos a sorrir na segunda.

  22. Bom dia Galera! Pois não é que depois de vários resultados ruins, hoje ainda estamos sonhando com vaga na liberta? Olha, para um ano perdido como este, seria o melhor presente para esta tão sofrida torcida, até porque se não entrarmos neste torneio, temo que a diretoria (seja ela qual for), não irá investir tanto no time no próximo ano.
    Mas há outro assunto preocupante, inclusive já discutido aqui. Infelizmente os nossos jogadores de base estão queimados com a torcida, e até com o técnico, que tem preferido os mais experientes. Alguém tem de fazer alguma coisa, deve haver uma grande revolução em nossa base, porque ela simplesmente não dá frutos, e quando dá, não são de boa qualidade. Haja visto que estamos mal também nos torneio que estamos disputando, e os jogadores que sobem não estão tendo chance na equipe principal. Precisamos de gente do ramo, e com mais feeling para captar talentos, porque os que estão lá hoje, infelizmente não tem esta habilidade.
    Quanto ao nosso DM, sem querer colocar em dúvida a capacidade dos profissionais que lá estão não é de hoje que vem contribuindo, com esta má fase do time. Jogador entra lá, e não quer mais sair, parece praia do Caribe.

  23. bom dia Eduardo e massa,tambem acho que a equipe do galo melhorou com a chegada do Osvaldo oliveira,uma pena que acordou tarde,com tantos erros do presidente em contratar estagiários roger machado,micale,se fosse o Osvaldo oliveira tirava o cone do fred da equipe e entrava com cazares,elias,Valdivia,Otero contra o sport recife.vai galoooooooooooooooooooo.

  24. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Preciso discordar do parente apenas sobre o alcance do sorriso. Mas volto atrás, pois não teria como o blogueiro ver a alegria dos milhões, mundo a fora. Quanto a essa dor de cabeça com os volantes, ela é pequena. Vamos jogar fora. Acho que Elias na direita, trazendo o Cazares para o lugar do Robinho ficaria de bom tamanho. Por falar no Equatoriano, aprontar na concentração parece comum por lá. Nessa última participação do Equador nas eliminatórias, foram cinco fujões e que serão cortados. Agora a vaca já foi pro brejo! Ontem tive a oportunidade de assistir à entrevista recente do Kalil na ESPN. O cara é uma atração, mesmo. Dentre as tiradas que ele tem, uma me levou às gargalhadas. Ele contou que em certo momento – quando presidente do Galo – recorreu a padre, bispo, pai de santo, rabino. Foi você Eduardo? Bem, ele é um cara extremamente visionário e um grande e brincalhão… Vai Galooooo! ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.