Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A batalha de Goiânia

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Ao contrário do que prevíamos, vamos a Goiânia buscar a reabilitação e não consolidar pontos e condição na tabela. Quando o campeonato iniciou, naquelas projeções futuristas e otimistas, pensei que nesta rodada estaríamos disputando – palmo a palmo – com algum adversário a primeira ou as primeiras colocações na classificação.

Que nada! Minha soberba, característica na verdade de outra torcida mineira, deu lugar a uma desalentadora frustração. Afinal, 17 pontos, em 13 jogos, é algo inimaginável para quem acostumou com um time voluntarioso de alguns anos para cá. Com todo respeito aos concorrentes, mas até mesmo desconsiderando esse momento atípico do eventual líder, o Galo poderia estar na segunda posição e colado nesta liderança dos gambás.

Nem vou repetir e repisar sobre os deslizes inaceitáveis do time, especialmente dentro de Belo Horizonte, pois mais que provocar lamentações, faz é sofrer e causa raiva. Enfim, como disse um padre nos meus tempos de pecador inocente (hoje meus pecados são mais consistentes), o que passou não tem retorno, olhemos para frente e vamos fazer diferente.

Pelo meu conceito de fazer três pontos em casa e um nos jogos como visitante, temos uma defasagem de dez preciosos pontos na tabela. Isso já nos deixaria na vice-liderança. Se vencer, nesta minha estúpida teoria, tiramos dois e o débito cairia para oito pontos. Longe ainda do desejável e – diria – aceitável pelo plantel que o nosso time dispõe, muito superior à maioria dos concorrentes. Até mesmo dos que estão à nossa frente e nas primeiras colocações.

Debater se este ou aquele jogador merece a titularidade, por mais que nós – Torcedores – tenhamos esse direito, é algo que se torna ineficaz. O treinador, responsável por escolher quem são os onze, por mais que negue tomar conhecimento do que o Torcedor reclama, se contradiz ao explicar as razões de suas convicções. Exatamente por conhecer e saber quais são as queixas do Torcedor, ele busca justificativas para essa manutenção.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Pois bem, que fique com elas, desde que efetivamente os resultados comecem a aparecer. Urgente! Não dá mais para esperar. Alguns times, depois de iniciada a competição, promoveram mudanças efetivas no comando técnico que deram resultado. Luxemburgo, que seria o último nome na preferência do Atleticano, mostrou a que foi para Recife. O Sport reagiu num tempo mínimo e entrou no G-6. E o Galo sequer visitou essa parte da tabela. Já se vão sete meses do trabalho do Roger Machado.

E o nosso elenco é recheado de jogadores com larga experiência internacional e até em Copa do Mundo. É inacreditável, inaceitável e muitos outros adjetivos essa situação. Por isso, Goiânia hoje passa a ser um divisor de águas em nossas vidas na temporada. Não será no Serra Dourada, palco de uma das maiores vergonhas do futebol brasileiro com o Galo, onde Wright eliminou – covardemente – o Galo de uma Libertadores. Seríamos campeões do Mundo naquela ocasião.

A partida de hoje será frente ao Xará Goianiense, no Estádio Olímpico. Time chato, que em 2012 tirou pontos preciosos do Galo naquela campanha, beneficiando ao FluminenC do Rio de Janeiro. Portanto, pelo histórico da cidade, do adversário, e – principalmente – do enredo desta temporada, uma vitória consistente e convincente na tarde de hoje será decisiva ao que podemos esperar daqui por diante.

26 thoughts to “A batalha de Goiânia”

  1. “NA BATALHA DE GOIÂNIA” era só não inventar…! Da “água” no 1° tempo p/ um time bem postado em campo no 2°, isto com apenas a inversão do posicionamento de dois jogadores ,Elias na dele mais a frente e o Adilson recuado onde tem de estar… será q é tão difícil enxergar o óbvio caro Roger ? Três pontos que por pouco não escapam das mãos por pura falta de convicção e teimosia com algo q não tem acrescentado nada ao CAM,só tem tirado …## “é mais fácil o GALO desistir de mim do que eu dele…” ??? GALO

  2. Hoje mais uma vez na torcida pelo GALO mais lindo do mundo!! Concordo com o blogueiro qto ao nosso elenco, é elenco para brigar por G6 tranquilamente pelo baixo nivel tecnico que temos no campeonato brasileiro, o que voltamos a estaca zero de treinador, continuo afirmando que RM para ser pessimo tem de melhorar muito, continua apos 7 meses perdido na escalação, desculpas desconexas, como citou um amiGALO ELIAS uma hora é volante de contenção e Iago ponta direita e no outro jogo troca se, isso amigos é falta de treinamento coletivo, falta de visão de campo do treinador, RM é treinador de prancheta, na teoria tudo funciona perfeitamente mais na pratica em campo, nada vai como deve, jogadores perdidos e time ineficiente na defesa e no ataque…Hoje contra o fraquissimo xará de GO, devemos conseguir ganhar o que salvará mais umas semanas o trabalho do contestado RM, mais até quando vamos viver de vencer 1 e perder 2? As decisoes estao chegando.

  3. Coisa inimaginável a pouco tempo o Galo indo enfrentar um goianiense desses em casa e a gente com receio, sem nenhuma certeza da vitória. O unico alento que na Libertadores e Copa do Brasil o time está correspondendo.

  4. Xô Xô Xô … maldição dos lanternas… sai pra lá… vê se me erra… Hoje é Galo na cabeça.
    Cadê o Luan? Ninguém mais fala nele! Está sendo preservado para os mata-matas? Alguém tem notícias?

  5. boa tarde Eduardo e massa,mais um jogo do galo,outra pedreira pela frente atlético go,alias todas equipes são pedreiras para o galo,o roger e jogadores querem isto,na minha opinião já não espero mais nada desta equipe,equipe sem raça,pegada,coletivo,etc,alias espero que venha os 45 pontos para livrar da degola.obs,grande comentário do paulo silva,estou ligado,vai galoooooooooooooooooooooooo.

  6. Para aqueles que querem Robinho fora já do Galo quero lembrar que ainda temos decisões de Libertadores e Copa do Brasil e um jogador como ele faz a diferença nessa horas, o problema dele é apenas falta de vigor fisico coisa que não tinha nem nos seus 20 e poucos anos imagine agora com 33 mas ele descançado é muito mais confiável que um Otero ou Valdivia.

  7. Só complementando meu post de hoje, pois esqueci de comentar. Nosso treinador colocou o Adilson no time para liberar o Elias, que segundo ele nunca foi cabeça de área, e sempre cai na direita abrindo uma jogada pelos flancos. Não é que nos últimos jogos, ele colocou o Yago de ponta direita e o Elias de cabeça de área? Dá pra entender?

    1. Hehehehe! esta interrogação deve ser a tal ” amplitude inversa no último terço do campo” caro Jb! Ainda corre o risco de queimar o moleque, q desde a base além de ter sido nosso capitão,sempre jogou frente à defesa… coisa de quem procura chifres na cabeça de cavalo,vai encontrar é nunca! abraço ??? GALO” é mais fácil o GALO desistir de mim do que eu dele…”

  8. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    O jogo de hoje é muito perigoso. Os dois “Atléticos” entram em campo muito pressionados.
    O de Minas, tentará apagar as falhas cometidas nas duas últimas partidas. Precisa hoje se livrar dessa ansiedade diante do gol adversário e estar com a sua pontaria mais calibrada quando finalizar. Não entendo como jogadores veteranos, experientes e rodados ainda tremem tanto ao finalizar diante do gol adversário.
    Temos que sair de Goiás com os três pontos. Além de buscar melhor posicionamento na tabela, também precisamos quebrar o jejum de duas rodadas sem vitórias para voltarmos a readquirir a confiança.
    O de Goiás, tentará colocar em campo a motivação adquirida ao conseguir um bom resultado fora de casa na última rodada.
    Pelas entrevistas que acompanhei de seus jogadores, os mesmos prometem muita entrega e raça em campo.
    Concordo que esse jogo é um divisor de águas. Mais um tropeço nosso, causará um estrago tremendo em nossas pretensões para esta temporada, podendo respingar inclusive nos jogos de mata-mata que estão por vir.
    Diante de todo esse cenário, sou mais Galo. Lucidez Roger ao escalar o Time para este confronto.
    Pra cima deles GALO, faça a MASSA FELIZ.
    Bom domingo a toda essa Nação Preta e Branca.

  9. Bom dia, o bloqueiro é excelente e é a primeira coisa que leio, todos os dias. Mas, concordo com o Paulo e o Evandro; alguns se exaltam demais e o Eduardo poderia editar ou exluir algumas coisas como agressões e comentários que provocariam desagregações, sem censura radical, é óbvio. Às vezes, se criticarmos algo que não julgamos correto, aconteceu comigo na sexta, sempre aparece alguém chamando de Maria, etc. Tenho mais de 40 anos, e um comentarista daqui fez muita chacota comigo, achando que eu era cruzeirense, porque falei que possivelmente o Atlético não passaria pelo River e Flamengo, nossos possíveis adversários, futuramente, na Libertadores e Copa do Brasil. Achou que eu era cruzeirense por saber a combinação dos cruzamentos futuros ? Já temos um resultado, neste blog, parece que o Robinho vai para o banco.

    1. Genival, boa tarde. O que me animou a escrever o comentário de hoje sobre moderação foi, entre muitos outros que aqui vi, o comentário te ofendendo. Você e outros foram vítimas disso e é preciso que essa coisa cesse. Basta evitar a publicação e avisar o agressor que ele deve editar o seu texto sem as ofensas e agressões. Isso de forma alguma caracteriza censura. O excesso de democracia no caso é incentivo à liberalidade, tão ruim ou pior que a censura, conforme vemos na crise moral de nosso país.

  10. Não sei se você se lembra Eduardo, mas na primeira rodada do Brasileiro, eu coloquei aqui algumas vezes a questão de priorizar a competição. E olha a situação agora… estão sob extrema pressão no Brasileiro (principalmente jogando em casa), estão sobre pressão na Libertadores para reverter um resultado ruim fora de casa, e a única situação que está um pouco mais tranquila (mas requer muita cautela) é a Copa do Brasil. E o pior disso tudo é que aos 45min do segundo tempo o Roger tá tentando achar o companheiro ideal pro Fred e ainda tentando dar consistência ao meio de campo. Coisas que deveriam estar resolvidas há muito tempo.

    Isso que ta acontecendo hoje, pra mim, é erro de planejamento. Inclusive muito comentado aqui por alguns dos amiGalos. Lá atrás, no início do Brasileiro, o Roger deveria ter dado um período de descanso dos jogos e muito treino aos titulares que terminaram o Mineiro campeões e com o primeiro lugar geral da Libertadores. De lá pra cá, por causa do desgaste e de lesões (por não ter poupado) o time sofreu muitas mudanças e perdeu completamente o padrão que estava começando a ganhar.

    Tomara que hoje o time vença e convença, pra que no jogo contra o Bahia, estejam todos confiantes e sem pressão. Porque se perderem ou jogarem mal hoje, o Roger vai ter que aguentar o rojão, e com a cabeça no lugar, colocar os reservas pra jogar contra Bahia e Vasco, enquanto ele dá treino e entrosamento (jogos treino) aos titulares que enfrentarão o Botafogo.

    Mas como aqui é Galo, meu pitaco pra hoje é 2×0 Galo!

    Vamo GALO!!! Pra cima deles!
    Saudações!

  11. Bom dia massa! Eu prefiro nao ficar com todo esse pessimismo que anda beirando o coração da massa e amplamente divulgado na seção de comentários aqui do blog, o que importa para o torcedor atleticano são as batalhas que serão travadas no fim de julho e início de agosto, quanto ao brasileiro, para ser sincero todo ano já entro com a mentalidade de que não vamos ganhar, para ganha-lo vai ser necessário algo sobre humano, se aquele time de 2012 nao conseguiu vai ser difícil um time do galo ganhar, lembrem-se que não é so qualidade técnica que não nos torna postulantes, quando estamos lá em cima a CBF mexe os pauzinhos… De uma forma ou outra nos momentos decisivos de competições mata a mata esse time tem correspondido. Agora me pergunto o que foi feito daquela torcida apaixonada que quando vinha com um 2 a 0 nas costas la do paraguai jogando muito mal contra o Olimpia gritava eu acredito. Perdemos apenas de 1 a 0 na Liberta, jogando mal? Sim, mas porra estamos ai, vivos, parece que os títulos que vencemos fizeram um certo mal para nossa torcida. Que não nos tornemos simpatizantes, amém. Vou assistir o jogo hj no Olímpico e ressaltando, não abro mão totalmente de ao menos ter uma dispita de G6 no BR. Isso sim é ser realista.

  12. Bom dia Eduardo e Canto do GALO, saudações! Penso q temos sim um bom time, porém, sendo assim é como estar no escaldante sol do deserto a miragem nos engana. A desidratação engana e teimamos em não de enxergar a realidade,nosso oásis não tem lindas odalíscas e nem água fresca,ele é seco e feio. Digo isto pq se, e somente se quem vive o dia a dia do Clube e está acometido de uma desidratação visual e talvez até intelectual não percebe o óbvio, este esquema teimoso e inoperante é o único responsável pelos resultados ruins de até então. Lá atrás foi encontrada a solução e teimosamente colocada de lado ,façamos o feijão com arroz básico q com certeza os objetivos virão. Este time já mostrou q pode entregar mais qdo postado como deve ser,sem invencionices estaríamos hj na ponta da tabela sem dever nada p/ ninguém. Espero q logo mais nosso volante seja escalado como volante e não como ponta direita,q já será uma boa mostra q algo novo acontecerá… prá cima deles GALO ??? GALO
    Bom domingo à todos!

    1. Caro Galodamata, boa tarde e excelente domingo para você. Não é difícil entender o deserto intelectual do Roger. Ele rejeita três volantes por achar que deixa o time “pesado” e sem opções pelas pontas. E daí escala um volante na ponta direita. Deve ser para ele trabalhar na amplitude inversa do ultimo terço do campo. Sacou?

      1. Saquei Paulo! penso q no balanço das horas tudo pode mudar… e vai! Ótimo domingo p/ vc,aos seus e q logo mais o GALO deixe de lado esta tal amplitude inversa e q no último terço campo nossos atacantes tenham a ombridade ,o sangue “nuszói” e entendam q o CAM é maior q qqr um deles,hoje,sempre e eternamente …” é mais fácil o GALO desistir de mim do que dele…” abraço ??? GALO

  13. Bom dia Eduardo!
    Por incrível que pareça, quando o Galo vai jogar fora na competição deste ano, já conto com uma boa atuação e consequentemente a vitória. O nosso time pelo menos aprendeu a jogar fora nesta temporada e vem fazendo bons jogos, com exceção daquele jogo contra o vitória. Tomara que eu não queime a minha lingua e outra vez façamos um bom jogo e conquiste os três pontos, é o mínimo que estes jogadores e comissão técnica podem fazer. Temos que pegar uma sequência de boas vitórias, para entrar embalados nas duas decisões de mata matas que iremos ter nos próximos dias. Que os deuses do futebol e os orixás estejam com o nosso time nesta tarde de domingo. Abraços à toda massa atleticana e bom domingo.

  14. Parabéns novamente Paulo Silva , o blogueiro peca às vezes na moderação por querer ou pretender que este fórum de idéias genuíno e atleticano , seja o mais democrático possível , se esquecendo que algumas pessoas não sabem o que isto significa , agredindo gratuitamente, ofendendo.
    Não abro mão de xingar jogador, treinador , não abro mão de crítica a meu time, principalmente quando este atravessa má fase por falta de empenho, raça e respeito à torcida , respeito todos comentários , mesmo que não batam com o que penso e sinto uma grande irritação com ataques pessoais a quem pensa diferente e expõe aqui suas idéias , como voce bem diz, são fáceis de detectar e são sempre os mesmos , “os mais atleticanos de todos”, acham que o apoio deve ser incondicional e irrestrito , sem questionamentos, não ter crítica para o medalhão que anda em campo e prejudica o time , para o treinador que erra, escalando mal, mexendo pior ainda , para o treinador que agride o bom senso e após outro vexame , vem com palavras macias e termos tecnicos , engambelando a torcida , num lero lero sem fim. enfim, deve ser um rematado imbencil , sem personalidade e pensamento próprio , e o pior, se julgam no direito de pautar comentários alheios , são sem argumentos e agressivos e inibem novos amigos atleticanos de aqui postar. São manés de difícil convívio civilizado , caro blogueiro , use a sua lixeira , aqui é lugar de todos exporem seus pensamentos e reinvindicações , sempre a favor do Galo. Com respeito e consideração com os outros , não deixe nosso blog se transformar numa baixaria , como muitos blogs por aí, onde se vê somente xingamentos , ataques pessoais , sem conteúdo , rasteiros.
    Aqui não , aqui é lugar de bom relacionamento , de confraternização entre amigos atleticanos , aqui é lugar de debate, do bom debate.

    1. Boa tarde, Evandro. Um abraço. Quando você diz: “inibem novos amigos atleticanos de aqui postar”, reflete o que já aconteceu comigo. Sou fã do blog, não conheço e nem procuro nenhum outro. Faço boa propaganda dele entre todos os meus amigos e vários já vieram, leram e se afastaram por causa de baixarias vistas aqui. E eles não entendem como convivo com isso. É triste, mas é real. Saudações.

  15. Caro Eduardo, se me permite, vou discordar quando você menciona que nosso plantel é muito superior à maioria dos concorrentes, e até mesmo dos que estão à nossa frente e nas primeiras colocações. Eu também tinha esta visão, porém hoje vejo que temos sim um plantel recheado de jogadores com nome, mas que tecnicamente estão muito abaixo de outros não tão famosos quanto eles. O fato de termos jogadores de seleção brasileira, o que no passado seria uma qualidade, pelos últimos resultados de nossa seleção até a chegada do Tite, passou a ser um demérito.
    Quanto ao treinador, infelizmente teremos que seguir com ele até o final, já que não há nomes atualmente que possa substituí-lo. Muitos vão dizer que ele não faz gol, que não é ele que marca destro de campo, e não é ele quem cobra pênalti; mas é ele quem escala, então ele é tão culpado quanto os incompetentes que lá estão.
    Vou procurar não vou mais reclamar destes jogadores, porque é isto que temos hoje, e teremos que aguentá-los até o fim da temporada. Só espero que esta diretoria que aí está, reavalie seu trabalho, e no próximo ano possa trazer gente com vontade e determinação, que faça jus ao manto e a torcida, que é o mínimo que merecemos, e que hoje definitivamente não temos dos jogadores que aí estão.

  16. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos que hoje vivem a esperança de uma vitória sobre um dos nossos fregueses. O problema é que fregueses às vezes deixam de pagar a conta e o Galo que ultimamente não consegue cobrar nem penalty deixa uma certa apreensão em nós. Mas, vamos que vamos. O Galo ainda tem muita chance de fazer um campeonato brasileiro digno de nossa camisa e de nós que fomos guindados de repente à condição de sofredores. Dizer que vencer hoje é essencial para nossas pretensões é chover no molhado, pois, qualquer vitória é essencial numa disputa tão acirrada como esta. Por isso, como disse o blogueiro não adianta ficarmos aqui escalando times temos é que rezar para que o treinador comece a reconhecer os seus erros e passe a fazer um trabalho pelo menos aceitável. Queremos um time que saiba lutar pelo sucesso. Que se inspire em nossa paixão e lute verdadeiramente pelo Galo. Só isso. E se assim for hoje em Goiânia estaremos amanhã tão felizes quanto os cruzeirenses na parada gay. Um abraço e bom domingo para todos.

  17. Eduardo, a respeito da sua crônica de ontem gostaria de dizer: Sua peleja contra a desarmonização da massa é importante e sempre presente. No entanto, a luta passa também pela moderação. Há elementos aqui que postam mensagens exclusivamente para contestar agredindo outros amiblogs. Você os conhece bem. Assim, muitas das disputas e agressões que vemos aqui poderiam ter sido evitadas com a moderação e comunicado ao agressor que esse tipo de postagem não será aceito mais. O espírito amplamente democrático que rege este blog deveria atentar para o fato que democracia se faz com respeito aos limites alheios. Temos que manter nosso diálogo no nível das ideias e com todo o respeito interpessoal. Ninguém é obrigado a aceitar a opinião de outros e pode e até deve contestar, pois, é da discussão que nasce a luz, mas, o respeito e o palavreado civilizado têm que prevalecer sempre. Eu perguntei aqui logo que comecei minhas postagens: “A quem interessa a nossa desagregação?” Está lembrado? Depois disso você e outros amiblogs já demonstraram diversas vezes a insatisfação com esse estado de coisas que não agradam a ninguém além dos ineptos postantes pessoas que se nota facilmente desqualificadas para o convívio em comunidade. São provocadoras, agressivas, ofensivas e não têm o menor constrangimento em atacar. Leio coisas aqui que me enojam, sinceramente. E tem elementos que são useiros e vezeiros nas agressões e humilhações dirigidas aos outros. Não têm o menor respeito se é que sabem o que é isto. Pergunto agora: Que interesse tem o blog em publicar esses comentários agressivos e claramente desagregadores tendo em suas mãos o poder de evitá-los?

    1. Boa reflexão. Já tenho evitado muita coisa, talvez seja necessário ainda maior rigor. Detesto censura, mas suas observações são pertinentes.
      Vou pensar sobre e tentar buscar a atitude mais razoável.

      1. Caro Eduardo, no caso isso não pode ser considerado censura, pois, será ato legítimo de moderação e ordenamento do blog. Censura é impedimento de expressão e mesmo esses elementos impróprios teriam amplas condições de se expressar desde que respeitando os demais, debatendo com respeito e pertinência. O que ocorre aqui às vezes são casos de pura agressão favorecida pelo anonimato da internet. Você sabe que dificilmente esses agressores teriam a mesma postura se estivessem de confrontando os agredidos. Saudações e um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *