Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Atleticano é assim: reclama, questiona, mas nunca abandona

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Amanhã é mais uma decisão para o Galo. Só quem é Atleticano entende esse nosso sentimento. Voltando de Brasília, na quinta-feira, tive a honra de ao meu lado desfrutar de uma boa prosa sobre o nosso time do coração com o eminente ex-procurador de Justiça de Minas Gerais, Dr. Jarbas Soares. Sua trajetória Atleticana se confunde com a da maioria de nós, Torcedores do Galo. Comigo foram várias coincidências de vida alvinegra.

A começar com a opção por Belo Horizonte, exatamente para estar ao lado dessa paixão. Ele contou de um empate sofrido com o Santos, por uma semifinal de Brasileiro, que ouvia lá de Brasília e o rádio falhava insistentemente. Foi seu último momento de torcer à distância. Mudou-se para a capital mineira logo em seguida. Relatou ainda sobre a casa de seus familiares em São Francisco – sua terra natal – onde, como nas nossas, a decoração é em torno desse nosso jeito de viver.

Outro ponto, este impressionante, bate com quase todos nós alucinados com o Galo. Tem momentos que esse time deixa a gente tão amolado que a vontade é de abandonar definitivamente. Cuidar das nossas vidas, dos nossos interesses pessoais, profissionais e familiares. Tipo aquela conhecida crônica do saudoso Roberto Drummond, onde o Atleticano rasga a carteirinha e no dia seguinte passa horas colando para resgatar sua originalidade. Assim, ele confessa e essa é a nossa maneira de ser. Quando acordamos no dia seguinte, percebemos que não vivemos sem o Galo em nosso pensamento, emoção e nas nossas vidas. É isso que nos difere de torcidinhas modinhas e comuns que existem por aí.

O nosso Galo tem essa magia, conforme relatou o Dr. Jarbas. E mais, é o time que tem desde ilustres personalidades – como ele próprio – a abnegados empresários (por exemplo, Ricardo Guimarães e Rubens Menin, decisivos em muitos momentos do Galo, especialmente agora com o projeto do estádio), até os mais humildes e devotados trabalhadores desta nossa cidade e de Minas Gerais. Por isso mesmo, estamos avançando por outras regiões brasileiras e pelo mundo afora.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Com isso, seria de bom alvitre que nossos ídolos mudassem o enredo desta temporada, com o que nos resta. A começar por amanhã, embora o início desta sonhada reação venha – insistentemente – sendo adiado. Já nos decepcionaram na Copa do Brasil e também na Copa Libertadores. Temos agora a Primeira Liga, que só passou a ter valor depois das decepções acima, e ainda que buscar melhor classificação no Campeonato Brasileiro.

Vencer os baianos será um marco decisivo às nossas pretensões. E ainda, tentar resgatar a confiança do Torcedor, fortemente abalada com o desempenho pífio de uma temporada para ser esquecida. Insisto que o momento sugere fugir do risco da parte de baixo, para só depois sonhar e até – quem sabe – entrar no embalo do discurso do goleiro Victor. Ele fala em aproveitamento de 70% para buscar a vaga na próxima Copa Libertadores. Que assim seja!

Desfalcado, sim, mas os reservas – por mais questionados que sejam – estão no elenco exatamente para isso. Entrar, jogar e mostrar porque são jogadores do Clube Atlético Mineiro. O ideal, mas dizer isso nessa altura da temporada chega a ser hilário, seria ter dois titulares para cada posição. No caso do gol, até mesmo três nomes de confiança (do treinador, dos companheiros e da Torcida). Temos, na verdade, titulares – alguns discutíveis. Então, estamos longe dessa ilusão.

A realidade é dura, mas é com ela que vamos até o final deste ano. Vencer o Vitória e fugir da proximidade com o próprio time baiano e outros é missão sem perdão. Não tem direito de ser diferente, para depois do jogo ouvir explicações que não fecham, como posse de bola, oportunizar, compactação, entre outras balelas. É vencer ou vencer!

36 thoughts to “Atleticano é assim: reclama, questiona, mas nunca abandona”

  1. Concordo com vc. como gostam de sofrer depois do Benecy, Perrella, Aecio e ainda CB 2014 ainda vem aqui., mas tudo bem na minha epoca era assim: EMPURRA AS BICHA, EMPURRA AS BICHA. OU ENTÃO ,CORRER, CORRER, CORRER, E O MELHOR PARA SOBREVIVER. OU ENTÃO, A MAFIA AZUL COITADA PEQUENINHA TOMADA PORRADA E CABE DENTRO DO FUSQUINHA E MARIA QUARTA TEM MAIS. CUIDADO.

  2. Lugalo, gostaria de fazer uma pequena correção no seu texto: “…a inveja é um cruzeiro…” Assim fica melhor e mais exato… Mas acho que você perde seu tempo pedindo ao Eduardo cuidado na depuração, pois me parece que ele aceita de propósito e gosta de ver o nome do Galo achincalhado… Note bem a mensagem anterior à sua, deste Paulo Roberto da Silva, um acinte descarado publicado no “nosso” blog… Um acinte, um abuso. O blog está tomado pelos infiltrados e um bando de atleticanos que odeiam o Clube. Saudações, Lugalo!

    1. Vi agora realmente va no blog das MARIA pra ve se passa alguma coisa contra as bonecas, nada. E Eduardo acorda ja vi muitos Atleticanos desistindo do blog justamente por isso. Nao que tenha que ter so elogiis mas vamos depurar oque e construtivo ou destrutivo, ou oque e João ou MARIA.

  3. Eduardo se me permite gostaria de tocar no assunto Estadio do GALO. Ontem comentarios aqui querendo manchar o negocio e ate sites citados sem nenhuma credibilidade colocando em xeque o negocio. Colocaram o nome do Nepomuceno, kalil, Menin todo mundo sabe que a inveja e uma merda e que internet aceita tudo. Acho que deveria depurar esses comentarios e so publicar aquilo que oficial a esse respeito. A Arena MRV ta aprovada e pronto. Agora cabe aos verdadeiros ATLETICANOS fiscalizar e cobrar a transparência nas obras. O resto pouco importa. Saudacoes Alvinegras.

  4. “A Copa Conmebol é uma das competições precursoras da atual Copa Sul-Americana, competição esta que passou a adotar fórmula de classificação similar à adotada pela Copa Conmebol e diferente na fórmula de disputa, que na maioria das edições da Copa Sul-Americana teve a fase inicial sendo disputada em grupos. As competições se assemelham bastante em nível de importância internacional para os clubes sul americanos e, tanto a Copa Conmebol, assim como a Copa Sul-Americana, contaram com a participação da maioria dos clubes de destaque do continente.”
    “A competição, em determinadas edições, foi um torneio de nível técnico superior ao da atual Copa Sul-Americana, principalmente entre os anos de 1992 a 1997, pois reuniu as equipes mais bem colocadas nos campeonatos nacionais do ano anterior e, em algumas edições, disputada também por equipes indicadas pelas respectivas federações sul americanas de futebol.” FONTE: WIKIPEDIA.

    Parabéns Galão! Único bicampeão da Copa Conmebol! E venceu os torneios nos anos de mais alto nível.

    1. BROC alguns verdadeiros atleticanos aqui voce conhece e se identifica com a historia, tinha 28 hj tenho 53 e ate hj me lembro daquela noite chuvosa em BH e do Negrini. Tem gente que vem aqui reclamar e nao sabe a historia do Clube. Ainda bem que tem muitos aqui lutando contra o pessimismo. Parabens, Conmebol mais importante que Sul Americana so ver como se classificavam. Saudacoes Alvinegras.

      1. Também tenho 53. Fui um dos sofredores da final de 77 contra o SP, só tinha lugar na arquibancada debaixo de uma goteira… Para não esquecer mesmo. E não desistir! Chega de nutellas que usam o Galo para desabafar suas frustrações. Vejo as partidas dos argentinos, que cantam e apóiam até o fim, mesmo perdendo. Vamos apoiar também!

  5. boa tarde Eduardo e massa,falou tudo,tem mais de 16 anos que sai das mg e sempre serei galo na vitorias e nas derrotas,tambem reclamo,chingo,critico,etc,mais meu sangue sera sempre preto e branco,reage galo,vai galoooooooooooooooooooooooooooo.

  6. Em que pese o mau momento do time, mas ganhar do atual Vitória (com todo respeito que o clube merece) não é parâmetro para indicar ou não uma retomada de credibilidade do time. Ainda mais o distanciamento do risco da parte de baixo da tabela. Não só pela situação atual, mas com o Galo é, foi e sempre será assim: “Todo jogo é crucial!”, ai vem toda a mitologia Atleticana, de querer ganhar corrida sobre trilhos a torcer contra o vento. E parafraseando Roberto Frejat, “Vai ter de ser assim!”. Por isso o campeonato de pontos corridos é o máximo pro Galo, e eu queria ganhar todas as 38 rodadas.

  7. Torcer para o Atlético vai do hilário ao calvário. Talvez no Brasil não tenha uma torcida mais ardorosa, mais sofrida e mais chorosa – e também mais fiel. Eu torço desde sempre, mas não me iludo mais como antes. Alguém rasgou a carteirinha de sócio, eu rasguei o meu álbum de figurinhas na década de 80 depois que o Galo perdeu para o tradicional freguês Villa Nova por 2 a 0. E por diversas vezes jurei não perder mais tempo com esse time. Lembro-me de um jogo, já na década de 90, em que jogavam Atlético e Botafogo no Rio. O Galo ganhava por 4 a 1 já no segundo tempo e depois o Botafogo descontou, depois fez mais um: 4 a 3, o Atlético fez 5 a 3 e nos minutos finais o Bota fez 5 a 4 e quando faltava menos de um minuto Tico Mineiro empatou o jogo. De 4 a 1a favor, terminar em 5 a 5 é o cúmulo da incompetência, Mas, não obstante, eu continuo atleticano, até porque eu não tenho outra opção. Sou mineiro e para time genérico eu não torço.

    1. Este jogo com o Vila Nova foi inesquecível. Bati o carro sozinho e, por pouco e muito pouco mesmo, dava perda total.
      Fui salvo por uma pessoa amiga, o resto não é publicável.

  8. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    É… fazer o que? Nada estremece a nossa paixão de torcer para o Galo. Pode ocorrer furacões, terremotos, testes nucleares, lava-jatos e nada abala o nosso sentimento de amor por essa Instituição. Não sei de onde vem toda essa manifestação de amor. Acho que é coisa espiritual e já vem cravado em nossa alma.
    Amanhã, é Vencer ou Vencer, não cabe e não será aceito outro resultado diferente. Os substitutos de M Rocha e Elias são sofríveis e quando escalados, apresentam um futebolzinho arroz com feijão, tornando o time muito previsível.
    Tomara que não, mas a minha preocupação é com a saída de bola da defesa ao ataque. Sem M Rocha e Elias, perdemos muito em criatividade. Cazares que deveria exercer o papel de criação, tem sido uma incógnita. Ultimamente vive de apagões.
    Temos que vencer de qualquer forma, nós estamos falando do vice-lanterna e não de nenhum bicho papão. O Vitória deverá jogar bem fechadinho, saindo em contra ataques a espera de uma bola. Fique atento Sr. Micale e nada de chuveirinho.
    O Fred costuma regular contra o Vitória, tomara que amanhã ele se desencante. Eduardo, só sei que em dias de jogo do Galo, ao assentar em frente à TV para assistir a partida, minha poltrona de confortável torna-se um calvário. A minha confiança no time continua extremamente abalada.
    Em tempo: o Galo sub-20 está dando uma chinelada no nosso eterno freguês que já virou um cliente vip 5 estrelas. Ainda não terminou o jogo e o placar é de 3 x 0. Parabéns garotada.
    Vamos subir, GAAALOOO!!!

  9. Amigos,
    O atleticano tem autoestima muito baixa. Em 1950 fomos uma das primeiras equipes brasileiras a excursionar pela Europa e obter o simbólico título de “Campeão do Gêlo”. Fossem por outras plagas e com marqueteiros mais competentes, esse título estaria na coluna de 1o. CAMPEÃO DO MUNDO. E nós não o reconhecemos devidamente (embora constando no Hino do Clube), muito menos as 2 Copas Conmebol (Hoje a Sulamericana tão desejada).
    Saudações,

  10. Eduardo, o Atleticano não abandona seu clube, vc tem razão. Mas o torcedor está cansado de ver jogadores como Yago ser titular do GALO, haja vista que o mesmo teve dezenas de oportunidades e nunca mostrou que sabe jogar futebol. Cansa de ver Clayton em campo; Cazares que não está nem aí para o time que paga o seu salário. Elias que quer ir para o Corinthians ou Flamengo. Robinho que esqueceu de jogar de futebol e Fred que ninguém mais sabe o que ele faz em campo. E Gustavo Blanco, jogador bichado contratado mesmo assim pelo Galo. É duro Eduardo! E novamente eu pergunto: e os jovens torcedores, como sustentar a paixão por um clube que conseguiu a façanha de de ser desclassificado pelo JW que perdeu de 8 a 0 do River. Nós estamos sofrendo demais Eduardo.

    1. Idem acima, Cara fala besteira nao ser desclassificado por times de menor expressao temos times ao monte. Se isso for sinonimo de perder torcida tava tudo empatado em numero de torcedores. Bola pra frente, sei quarta tem mais.

  11. Bom dia todos!! Não quero mas sei que irá criar polêmica; entendo que neste espaço, como também em outros, deveríamos não apenas enaltecer, vangloriar, exaltar as “coisas” do glorioso, devíamos também abrir com mais foco as críticas e cobranças sensatas a tudo que se refere; vou citar apenas um, o contexto da formação do time para domingo; Alex Silva e Yago irão substituir o Marcos Rocha e Elias, ambos com desempenho muito abaixo do que recebem e do que esperávamos, mas por serem jogadores de grife, Elias principalmente, possuem perdão eterno da torcida, apesar de considerar o histórico muito positivo do Marcos Rocha; então, se nos achamos uma torcida “diferenciada” como pregamos, amanhã é hora de demonstrarmos isto, apoiar estes atletas durante todo o jogo, não só nos bons momentos, e sim durante todo o jogo; vejo comentários que já criticam a escalação de ambos. Ontem ouvi do Calçadi na ESPN algo que me fez refletir, ele generalizou dizendo; ” aqui no Brasil, todas as torcidas só apoiam na “boa”, só enchem estádios e empurram o time quando a situação é favorável a si, nos maus momentos todos se afastam e principalmente, CRITICAM; por que não buscamos fazer diferente? Por que não excluímos a arrogância de nos achar o “supra-sumo” e buscamos fazer crescer nossa identidade?

    1. Cara fala besteira nao ser desclassificado por times de menor expressao temos times ao monte. Se isso for sinonimo de perder torcida tava tudo empatado em numero de torcedores. Bola pra frente, sei quarta tem mais.

    1. “Protesto Meritíssimo, comentário irrelevante!”. E lembrando a alusão que o nome do blog carrega, “Aqui é só Galo”. Poderia ainda acrescentar o jargão difundido pelo notório Chico Pinheiro: “P….!”.

  12. Bom dia Dudu e ao Canto do GALO, saudações!
    ✓ assim somos nós,assim é o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO,a filosofia máxima de um povo! Prá cima deles meu GALO ???…

  13. Hoje faz 25 anos da conquista da Copa Conmebol, primeiro título internacional do Galo. Quem viveu aquela época sabe o quanto era difícil. Devemos lembrar a data e reverenciar nossos atletas campeões. Nossa história é gloriosa, mas algumas vezes nós mesmos deixamos de valorizá-la.
    Parabéns, Galo querido!!

    1. Verdade.
      Vale muito mais que a atual Sul-Americana.
      Classificavam o segundo, terceiro e quarto do Brasileirão ao invés da Sul-Americana que classificam os décimos sei lá o que.

    2. Excelente lembrança, Guilherme! As conquistas das Copas Conmebol (atual Sulamericana) devem ser valorizadas. Foram conquistas difíceis em tempos turbulentos, de administrações mambembes. Tenho especial carinho pela conquista de 92, em que com 17 anos, estive em todos nossos jogos em casa. Como esquecer aquela noite de chuva, em que vencemos o Olimpia por 2 a 0, gols do Negrini. João Leite, Alfinete, Luis Eduardo, Ryuler e Paulo Roberto, Éder Lopes, Moacir e Negrini, Sérgio Araújo,Aílton e Claudinho. Técnico Procópio. Meu agradecimento a todos eles! SAN

    3. Bem lembrado prezado! 60.116 Atleticanos debaixo de chuva,pedindo raça, viram o Negrini empacotar 2X o Olímpia e encaminhar o grito de CAMpeão_ o qual viria a acontecer em terras guaranis_ de um torneio q era sim duríssimo. Começamos a competição com o Vantuir Galdino de treinador, e terminamos com o Procópio Cardoso em nossa casamata. Naquela época a dança dos treinadores já existia…Em minha modesta opinião somos triCAMpeões da América com muito louvor. Parabéns GALO …! saudações ??? GALO

      1. Boa tarde Barros temporal em BH olimpia um timaco Campeao Mundial poucos anos antes e Negrini fez os 2 gols. Eu e meu primo no meio campo da arquibancada e uma festa com mais de 80.000 atleticanos. E dizem que nao vale nada ta bom. Vale muito e decisao de CB com 56.000. Me engana que eu gosto.

  14. Bom dia massa. Lá vamos nós de novo para mais uma partida decisiva contra um Z4. E desta vez não tem desculpa de cansaço, excesso de jogos, falta de treinamento etc. etc. etc. Temos dois desfalques é verdade, sendo um extremamente preocupante. MR tem lá seus problemas e suas falhas, mas a carência da posição hoje no Brasil, faz dele se não o melhor, um dos. Aí vem o seu substituto, jogador limitadíssimo, e de poucos recursos para não dizer o pior; e que comeu banco até no melequinha. Osso! Quanto ao substituto de Elias, eu gostaria e acho que deveríamos ser mais ousados e colocar um jogador mais avançado, até em função de precisarmos da vitória a todo custo; mas como nosso técnico é medroso, vamos de mais um cabeça de área. Pra mim, se tivesse que colocar alguém da posição, a colocar o Yago, eu preferiria improvisar o Gabriel, e escalar o Bremer ou o Satanás na zaga. Mas a ordem é acreditar, e apesar de não confiar e não gostar, vou até apoiar o Fred cone. Vai que ele desencanta. Moçada o Z4 tá logo ali, vamos afastar esta zica de nós!!!!

  15. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! O Galo é assim mesmo! Quantas vezes já disse que jamais assistiria a um jogo de futebol, novamente… E no outro dia estava magoado, mas já imaginando como o nosso Galão daria a volta por cima. Quando deixei Minas Gerais, meu sobrinho me disse que meu amor pelo Atlético iria diminuir. Ao contrário disso, passei a acompanhar ainda mais os noticiários do nosso time. Essa paixão, que não apaga, que nos motiva, está acima de esporte… O Galo é a vida do atleticano de verdade… O Galo é tudo! ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *