Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Assim fica difícil

Já são sete pontos no ralo em 12 disputados. Uma única vitoria em quatro jogos, computando a derrota vergonhosa, em casa, para o Grêmio e dois empates – ainda que fora de Belo Horizonte – para os fracos Atlético-PR e Vitória. Sob o comando do festejando Marcelo Oliveira, a quem nenhuma responsabilidade pode (ainda) ser atribuída, nenhuma vitória e apenas dois empates em três jogos. Muito difícil para quem sonha tão alto, como o Atleticano contemporâneo.

jogo atletico e vitória

Desde 2012, os Torcedores Atleticanos estão acostumados com o topo da tabela. O estrago, a meu juízo, feito pela última comissão técnica parece ser mais profundo e de difícil reparação a curto prazo. Além de perder o título regional para um time mediano, como é o América, e a eliminação para o horroroso São Paulo, na Libertadores, o trabalho daquela comissão deixou um saldo enorme de jogadores no estaleiro – são quase dez atletas contundidos. Isso sai das raias da normalidade ou coincidência, merece uma avaliação mais profunda. A meu ver, houve incompetência na preparação física. Não sou do ramo, falo como observador apenas, mas merecemos uma explicação.

A nova comissão técnica está completando apenas dez dias, mas os sinais de falta de preparo físico permanecem. No segundo tempo, o Galo pediu para tomar o empate e por pouco não houve a virada.

jogo atletico e vitória 02
Fotos: Atlético/Bruno Cantini

Os três atacantes abusaram em perder gols, especialmente Carlos e Pablo. Hyuri, como vem atuando, na verdade é um jogador a menos em campo. Nada produtivo e ainda abusa de firulas. Capixaba, que entrou nos minutos finais, além de também ser adepto à prática de firulas, foi o responsável pelo contra-ataque que originou o gol de empate. Sassarica demais e pouco produz.

Sobre a defesa, nada de novo – depender de Tiago e Edcarlos é suicídio. O segundo, com todo respeito, notadamente lembrando aquele gol histórico sobre o Corinthians na Copa do Brasil, entrou na lista de ex-jogadores em atividade. Prefiro ver Gabriel a qualquer dos dois. Gabriel, quando foi acionado, teve personalidade. Sobre Tiago, o que dizer? Coadjuvante de Capixaba no gol baiano. Viu, passivamente, a bola chegar à área. Sequer saiu do chão. O ainda desconhecido Nathan e o Gabriel – que, repito, já mostrou serviço – seriam mais eficientes, portanto!

Em tempo: nem jogou, mas começo a achar que Rafael Moura, moeda de troca na vinda do Clayton, seria muito mais produtivo do que o próprio e um monte desses que estão jogando atualmente. Que a reação comece logo, pois, caso contrário, o Horto vai ficar vazio. Lamentável, uma vez que o Galo lota Mineirão e Independência juntos. Acorda!

 

Leia também:

Momento confuso e instável

Uma jornada pra ser exorcizada

Robinho e Pratto na rota do exterior

Patric, na visão de uma leitora e jornalista

Patric vai e volta do céu ao inferno

Atleticano opina sobre Mineirão ou Horto

O Torcedor quer o Galo no Mineirão

31 thoughts to “Assim fica difícil”

  1. Se o Títe barrou o Cassio porque o Marcelo não deixa o Vitor de molho por umas 2 semanas? Ele voltou precipadamente da cirurgia por causa da contusão do Giovanni e por isso tem falhado. O Giovanni já está recuperado e em forma?

  2. O Galo precisa com a máxima URGÊNCIA um excelente zagueiro de área tipo Otamendi ou Jemerson. Caso contrário vai lutar para não cair.

  3. Um absurdo o silêncio do coordenador técnico Carlinhos Neves sobre a quantidade de lesionados no GALO em que pese a (questionada) prática do rodízio feito pelo (péssimo) ex-treinador.
    Nenhum outro clube no Brasil tem tantos jogadores no estaleiro! Todavia, o momento foi oportuno para deixar claro que o festejado elenco do Galo não é essa maravilha toda… Jogadores como Edcarlos, Tiago, Hyuri, Clayton, Pablo, Carlos César não tem futebol para vestir o manto…

  4. Tá difícil! Agora, acho terrivelmente precipitado alguns culparem o Marcelo Oliveira de não conseguir vencer com um time recheado de reservas e de juniores, desentrosado (pois alguns jogadores jamais jogaram juntos) e com um preparo físico visivelmente deficiente. Isso tudo é resultado do péssimo trabalho feito pelo Aguirre e sua comissão técnica, como bem você falou, Eduardo. Eu sei que mudamos de patamar e de ambição com os título recém conquistados, para o trabalho feito pelo Marcelo – que é, sim, um excelente treinador – somente começará a render frutos no médio prazo.

  5. O Marcelo Oliveira teve 3 jogos em 7 dias de comando do Galo, ou seja, nada treinou e ainda teve uma herança maldita: (i) 10 lesionados e 3 jogadores na seleção; (ii) moral baixa do elenco com a perda do título mineiro e a eliminação da Liberta; (iii) problemas táticos e técnicos já desde a época do treinador anterior. Com Tiago, Edcarlos e Hyuri, estamos atuando com 3 “Emersons da Conceição”, não tem time que aguenta. E como bem lembra Leo Bertozzi, essa zaga é resultado do mau planejamento da diretoria, que não previu as convocações de Erazo e as prováveis (e cada vez mais comuns) lesões de Leo Silva. Leo ainda acrescenta que essa zaga não seria suficiente nem para a série B: concordo plenamente, imagina para a série A, então? Temos que contratar rapidamente um zagueiro para atenuar o problema até a janela internacional (20 de junho, mas 7 rodadas do Brasileiro) e, aí, contratar outro de melhor nível, até já se preparando para a provável queda de rendimento do Leo Silva no futuro próximo. Abraços!

  6. Amigo Dudu,
    Como já disse aqui várias vezes, Tiago, Yuri, Edcarlos, já virou comédia. Um time onde o melhor em campo é o Patric, quer ganhar o que? Piada de mau gosto. E volto a repetir, o comissão técnica do Aguirre, acabou com o Atlético, e se você não se lembra, no Inter, quando da passagem desse Professor pardal do inferno por lá, teve um elevadíssimo número de jogadores contundidos, basta pesquisar na internet . Mais uma prova da incompetência dele e de sua equipe.
    Bem, o que nos resta agora é esperar as contratações que nunca chegam, e que o Marcelo possa fazer um bom trabalho.
    Aqui é Galo Porra, VOLTA KALIL!!!!!!

  7. Em duas semanas passamos de um dos melhores times do Brasil para um dos piores. Diante de tudo o que está sendo comentado aqui eu me pergunto? O que o trabalho do Aguirre deixou de legado para o Marcelo Oliveira? Nada! Não temos um padrão de jogo, jogada ensaiada bem articulada, sistema defensivo forte, nada, absolutamente nada. E a preparação física? Com tantos jogadores no estaleiro, fica a dúvida: será que o Pignatares estava fazendo um bom trabalho? E se não estava, o Carlinhos Neves não deveria ter intercedido? A realidade é que jogamos o primeiro semestre no lixo e o Marcelo vai ter que suar muito para dar padrão de jogo a este time. Até lá será que conseguiremos lutar pelas primeiras colocações? No momento não consigo vislumbrar dias melhores pra nós não! Mas continuo torcendo. Quarta feira temos que ganhar do fluminense na marra, caso contrário a situação começa a ficar desesperadora!

  8. Já passou da hora de tomar uma providencia. ACORDA NEPOMUCENO!!!!!!!!!!!!!!!!! O time tá cheio de bananeira que já deu cacho: Yuri, Carlos, Patric, Tiago, Ed Carlos,…e ainda incluo a avenida Marcos Rocha!!!!!!!!!!!!!! O Rafael Moura resolve mais do que o Clayton!!!!!!!!!!!!!!!! E o cara quer o milionário Alexandre Pato????????????? Não chega o medalhao Robinho que não disse a que veio até hoje???????

  9. Time que tem Edcarlos, Tiago e Yuri não ganha de ninguém. Patric ontem surpreendeu. Lucas Cândido muito apagado. Ontem à derrota foi culpa do MO…tirar o Pablo e deixar Yuri, colocando mais um volante? Tinha que matar o jogo, não ficar segurando 1×0. Lamentável, mas 2 pontos que podem fazer falta.

    1. Boa José Roberto, vejo todo mundo aliviando com o Marcelo, porém ontem ele entregou o jogo. Mexeu pessimamente ao tirar o Pablo e deixar o Hyuri e colocar o atabalhoado Jr.Urso. Não confio no nosso treinador, mais um mais do mesmo, apenas entregador de camisas. O erro da Diretoria foi interromper ano passado, um trabalho de quase dois anos, que havia nos dado o título da Copa do Brasil, Recopa e o vice brasileiro. Demitiram o Levir e agora estamos com o fraco Marcelo Oliveira, que em não sei quantos clássicos contra nosso antigo treinador, SEMPRE levava uma aula tática. SAN.

  10. Bom dia Dudu e amigos ,boa semana à todos !Nossa diretoria atual na figura de Nepomuceno, tem de decidir qual é a sua ambição e dividi-la com os jogadores , parece que os caras estão sem foco. Erro de planejamento explícito, pois desde o início da temporada já era sabido que haveria esta competição caça-níquel,além da olimpíada,e que ambas iriam tirar-nos jogadores . Repuseram as saídas ,porém , rechearam o ataque e esqueceram-se de setores importantes que hoje fazem falta . Este time do GALO que hoje nos representa,lembra-me do GALO de 10 anos atrás, se não for pior.Kalil traçou uma meta e foi atrás dela ,errou sim,mas acertou muito mais .Qdo trouxeram este uruguaio,já sabiam de seu histórico no inter, como deixou o time em frangalhos qdo ocorreu sua saída e mesmo assim buscaram o caboclo . Nepomuceno tem grande culpa do momento atual do CAM , não vejo como o ano perdido ,mas a recuperação do time com jogos em cima de jogos vai ser dura e cabe ao Marcelo fazer sua parte .Ontem ao substituir o Pablo pelo Urso ,matou o time do GALO que tinha o jogo nas mãos e deu motivação ao vitória de vir para cima . A última contusão do Ed Carlos nos deu um baita zagueiro,o Jemerson, lembra ? Tomara que com o Gabriel seja igual, se bem que com este time jogando o que está jogando,é bem capaz de queimar o guri .Mas vamos na coragem por que o CAMpeonato não pára e o problema é nosso ,só nosso … SAN

  11. Eduardo, até entendo as críticas de momento e não tenho procuração para defender A ou B, mas prefiro ser mais OTIMISTA….lesão muscular é mais ”fácil” de ser tratada do que as lesões ”traumáticas” como é o caso do Luan…é ”melhor” que essas lesões aconteçam agora do que na reta final de um segundo turno em que realmente o campeonato é decidido, tenho certeza que a partir de agora o Carlinhos Neves colocará nosso time na ”ponta dos cascos” para que possamos ”arrancar” na hora certa…
    Entendo que com nosso time a maioria reserva, o Marcelo ainda está conseguindo bons resultados, empatar com o CAP na Arena da Baixada é sim um bom resultado, o time do Vitória é ruim mesmo, mas vejam bem, o Corinthians foi derrotado lá com o time titular…o jogo do Grêmio não podemos contar porque além dos nossos desfalques, o time do Roger é muito bem treinado e nossa zaga foi uma ”mãe” nesse jogo, principalmente o ”tiágua”….rsrsrs
    Enfim, acredito sim numa melhor situação física e técnica no segundo turno…
    Vamo que vamo GALO!!!

  12. Tá na hora, também, de colocar o São Vitor num altar e colocar o Giovane prá jogar. O Vítor precisa de uma parada para melhorar.

  13. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelo Marcelo por conta dos inúmeros desfalques. Agora, será que não ficou óbvio que o Tiago não tem a menor condição de vestir a camisa do Galo? E o Hiury?? Jogamos com 10 os noventa minutos. Se o Marcelo insistir com os 2, aí passa a ser burrice ou teimosia, o que já não aguentamos mais depois da passagem desastrosa do Aguirre. Sobre o pobre do Capixaba, nem comento…piada de mal gosto.

  14. Vamos colocar na Barca: YURI, PABLO, PATRIC, TIAGO, EDCARLOS, CARLOS, CLAYTON. APOSENTAR LEO SILVA. Contratar: Oscar Romero do Racing, José Angulo do Del Valle, trazer o Rafael Moura, um bom zagueiro. Essa é a receita do bolo…..

  15. Responsabilidade da derrota de ontem, em que pese o elevado número de desfalques, é dividida por/pelo:
    – Caminhão de gols perdidos pelos atletas do GALO;
    – Capixaba que errou passe infantil e propiciou o gol do vitória;
    – Zagueiro Tiago, que num lance de pelada, marcou a bola e esqueceu o jogador adversário e o deixou fazer o gol. Quem joga bola sabe que esse é erro primário. Edcarlos também é ruim, mas Tiago o supera! Horroroso!;
    – Marcelo Oliveira, que sim, tem responsabilidade pelo resultado, já que fez péssima substituição, tirando Pablo, que apesar dos gols perdidos era nosso melhor atacante, deixando em campo o nulo Hyuri e propiciando que o adversário viesse pra cima da gente. Não sei que jogo Marcelo estava vendo, não é possível vacilar assim!
    – Patric, que apesar do gol, foi fominha e perdeu a chance da vitória nos minutos finais, mas com ele é assim, pra cada acerto, 10 erros!
    De positiva, a escalação de Lucas Cândido na lateral. Não sei porque insistiam em Carlos César e Patric por ali. Cândido é melhor que ambos, marca melhor, mais técnico e habilidoso, chuta bem e não fica torto, já que é canhoto.
    Tá na hora de começar a ganhar, se não vamos fazer figuração no campeonato!

  16. Concordo com voce Eduardo. Infelizmente perdemos meio ano com o Aguirre, em todos os sentidos. Infelizmente não deu pro Marcelo Oliveira desenvolver o trabalhao dele, por falta de jogadores. Mas pelo baixo nivel do campeonato, quando o Galo estiver razoavelmente completo, voltaremos pro páreo (porem as contratacoes são urgentes e necessarias)

  17. Saudações alvinegras. Um time que tem em campo ao mesmo tempo. Carlos (cachaça) Yuri (peladeiro) Ed CArlos(sem comentários) Tiago( um lixo) e lucas Cândido improvisado. Penso que o empate foi até um bom resultado. É muita gente ruim ao mesmo tempo. Sem vontade e dedicação. Temos também que ter satisfações desse tanto de lesão em jogadores. Um time inteiro no DM significa que algo está errado infelizmente. Borá Galo recuperar sua força.

  18. – Caro Edu, parabéns pelos seus comentários realistas. Faz tempo que você não é tão contundente. Não estamos aqui para criticarmos, muito pelo contrário, mas não detectamos nada de bom nesse Galo mesclado de reservas. Muito ético da sua parte, mas sua abordagem poderia ter terminado assim: “ACORDA, NEPOMUCENO!”
    – Faltou gana, velocidade, vontade de ganhar, e qualidade técnica principalmente. Jogadores profissionais que não conseguem sequer acertar o passe para o companheiro. Teve até lateral batido com a bola indo direto para o adversário. Vários atletas deveriam ter o contrato rescindido imediatamente, emprestados ou trocados. Até o momento, MO não mostrou seu trabalho. Tudo como dantes. Me preocupam as vaias no Independência, mas quem paga tem seus direitos.
    – Percebi discreta melhora de Victor, que ainda teima em dar chutões pra frente, entregando a posse de bola. Quando sai jogando pelo chão com a defesa, parece até que encarna outro goleiro.

  19. O Atlético está jogando no estilo Kamikazes, veja o gol de empate ontem e os gols no jogo de quinta-feira passada. No de ontem para que ir com todos para frente? Estávamos ganhando, jogo no fim, era só tocar a bola, fechar a defesa e sair para o abraço com os três pontos. Mas esta defesa que já não sabe defender ainda quer sair em desespero para o ataque…..
    Hyuri pelo amor de Deus, tira este cara do time. Carlos tem que ser reserva, entrar no segundo tempo descansado e na correria poderá render melhor.
    Tá difícil, o mais combatido aqui é o que está rendendo melhor, o Patric.
    Vamos lá GALOOOO, raça….

  20. Depender de patrick, hyuri e carlos (isso mesmo, nome próprio iniciando com letras minúsculas, pois são isso que eles representam) para ganhar uma partida, estamos lascados. Outro também que dá mais, é o Donizete, é só pancadaria, não consegue dá um passe de dois metros. E os zagueiros, ridículos.

  21. Bom dia Eduardo. Éramos cotados como um dos melhores times do Brasil nesta temporada….. Com alguns jogadores no departamento médico, somos um time de mediano a ruim, uma farra para qualquer atacante. Edcarlos? Patric? Uma partida razoável e dez péssimas. Precisamos acreditar que tudo pode mudar mas tem que ser logo.

  22. Volta Kalil ! esse Daniel assiste passivamente o galo perder pontos preciosos, neste que talvez seja o brasileirão mais fraco dos ultimos anos, por que não contratou ainda dois zagueiros ? e o MO ainda dá moral para esses entregadores de rapadura, e esse Yuri ? pelo amor de Deus, é brincadeira, até quando ?

  23. No lance do gol o Marcos Rocha errou o lateral. Bateu pra ninguem e mesmo assim a bola sobrou pro Galo e o capixaba entregou a bola.

  24. Precisamos ter calma com o time, ainda não tem nada perdido. Temos a chance de fazer 9 pontos nas próximas 3 partidas, apesar dos desfalques, com o que estaremos próximos dos líderes e os jogadores contundidos devem começar a voltar, aumentando as nossas chances de vitória. Vamos continuar acreditando e apoiando o time que vai dar certo. Perder para o Grêmio não foi nada de mais, resultado normal diante de um dos candidatos ao título deste ano do Brasileiro, segue o campeonato.

    1. Time que tem Pratto, Carlos e Edcarlos não pode ser levado a sério. Principalmente se temos também os nossos preparadores físicos. Se Robinho extrair mais um dente, não joga mais este ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.