Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

As reações do Torcedor Atleticano

_Promo USA 300x250Impressionante as variadas reações em torno do Galo. Verdade que estamos a dois pontos do líder, mas tem gente que contesta o rendimento do time em campo. Inegável também que, embora os três últimos jogos tenham sido decepcionantes, há Torcedores que não se incomodam com o desempenho.

Na realidade, o Atleticanismo é plural e jamais haverá unanimidade em qualquer momento. Por mais terrível ou brilhante que seja a situação do time, haverá Atleticano questionando e outros festejando. Contudo, não é privilégio do Galo essa condição. O torcedor de maneira geral é assim mesmo. Uns excessivamente pessimistas, outros sempre otimistas e ainda há um terceiro bloco (onde o blogueiro está situado), o dos bipolares.

Como disse ontem, há jogos em que saio do estádio amadurecendo a ideia de romper definitivamente e nunca mais me ocupar e sofrer com os jogos do Galo. Rio em silêncio, pois nunca levei a efeito essa ameaça, antes compartilhada e hoje guardada até das pessoas mais próximas.

Em compensação, seja nos dias das vitórias – especialmente aquelas de gala e títulos – e ainda quando supero o baixo astral pós mau resultado, saio pelas ruas com a crista alta. Assim como todos nós Atleticanos, cantando e mostrando o nosso orgulho de ser um dos oito milhões espalhados pelo Brasil. Em minhas camisas, todas e sem exceção, mandei bordar um galo acima do bolso. E a cada nova que chega para o meu armário, antes de usar, levo onde faço os bordados. Só pode entrar em uso com a marca Galo.

O momento nosso sugere esse misto de sentimento. Otimismo e desconfiança. Afinal, se remontarmos o passado, foram muitas as ocasiões em que chegamos perto e acabamos na segunda colocação ou em outras posições inferior. Em algumas poucas vezes, por incompetência nossa, mas na maioria delas por ação suspeita da CBF em seus mais diversos departamentos. Não foi só arbitragem, embora seja a principal, mas decisões administrativas e punições direcionadas pelo tribunal disciplinar mancharam a história de futebol brasileiro.

Ontem, sexta-feira, ao chegar em casa de volta do trabalho, me ocupei em ler e reler – algumas até por mais de duas vezes – os comentários dos últimos posts aqui do blog. Em que pese a divergência na interpretação dos leitores, uma coisa deixa o blogueiro realizado. O espaço, que sempre será democrático, tem atingido seu objetivo de promover o bom debate em torno do nosso time do coração.

torcida mineirao galo e ponte 24-08-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Alguns poucos, mas pouquíssimos mesmo, exacerbaram em seus pontos de vista. Dois ou três prometeram nunca mais visitar este “Canto do Galo”, tanto por postagens nossa quanto por opinião de outro leitor. Entre esses, porém, não havia unanimidade. Enquanto uns me taxaram de pessimista e apologista do desânimo, outros, em até maior número, reclamaram por uma falta de maior veemência nas criticas que acreditam ser necessária.

O blog não tem a intenção de passar uma falsa imagem do que acontece com o Galo, menos ainda a de disseminar o mau agouro. Queremos, sim, conversar sobre o nosso time e buscar – cada dia mais – bons fluidos, resultados e títulos ainda para esta temporada de 2016.

Enfim, me achando pessimista ou otimista, saibam que o que eu quero mais é que cheguemos a Porto Alegre, atropelemos o Grêmio e a volta pra casa seja triunfal. Com Torcedores indo buscar o time em Confins!

11 thoughts to “As reações do Torcedor Atleticano”

  1. Temos um time muito bom.
    Precisamos acreditar nele.
    Não jogou bem contra a Ponte Preta, mas temos que reconhecer a qualidade do adversário. Empatou com o Palmeiras em 2 x 2 na casa palmeirense, venceu o Corintians por 2 x 0 hoje.
    Não é um timinho qualquer, está muito bem treinado e jogando muito.
    Em pouco tempo, também estará no G4 por merecimento, e nós, também por merecimento, estaremos na liderança.
    Fé em Deus e pé na tábua!
    Dá-lhe GALÔÔÔÔÔÔ !!!

    1. Concordo plenamente contigo , grande Luiz Henrique . Não dá mais para contar jogos contra times de primeira divisão como vitória certa e o exemplo da Ponte é muito bom . Muitos torcedores do Galo estão exagerando um pouco nas críticas ao time nesse momento. Tambéme stou muito confiante de que o time vai arrebentar este ano .

  2. De Ávila , o presidente Alexandre Kalil foi perfeito quando definiu a trocida do Atlético como ” a torcida mais chata do mundo ” .Ela é de fato e disparada , a mais chata .
    E por isso mesmo que eu,assim como o grande Kalil , a amamos tanto . Eu acharia tanta graça na vida sem a chatice da Massa atleticana. Pra mim, essa chatice deveria ser tombada com patrimônio cultural da humanidade . E ai de quem tentar mexer nela !

  3. Caro Eduardo não é bipolaridade, nem pessimismo, nem otimismo, e paixão! Paixão não se trata de forma racional kkkkk
    Aproveitando vou deixar aqui os melhores e piores de nossa paixão MELHOR

    Victor; Mexicano, Luizinho, Leonardo Silva e Paulo Roberto Prestes; Gilberto Silva, Toninho Cerezo e Ronaldinho; Marques, Reinaldo e Mário de Castro Tardelli e muitos craques mais

    Técnico: Telê Santana

    PIOR

    Edson; Fernando Rosa, Kanapkis, Jorge Luiz e César Prates; Walker, Ataliba, Lopes Tigrão e Neto; Renato Gaúcho e Gaúcho

    Técnico: Paulo Autuori
    Ainda cabe um Mexerica e muitos outros, essa é a gangorra da paixão alvinegra, só esperamos que o pior passou para sempre!!!!

  4. Caro Eduardo, voce poderia fazer uma reportagem a respeito do atlético esta utilizando em demasia a camisa branca, amanha vamos para o terceiro jogo seguido sem utilizar a nossa camisa tradicional. Um absurdo o que essa diretoria esta fazendo

  5. As críticas sempre vão existir e devem existir, afinal toda unanimidade é burra, porém há excessos que eu nem classificaria como críticas e sim esculachos, mal agoro, pessimismo intolerância etc… Mas é isso, E vamos, vamos Gaaalllôôôôôôô ganhar o brasileiro!!!!!

  6. Olha só que coisa mais linda! Apaixonei… Um homem bonito usando uma roupa qualquer, é bonito e só. Mas um HOMEM bonito usando o GALO no peito é bonito,charmoso, maravilhoso e muito interessante…se eu morasse em BH iria te convidar para tomarmos um café, como não moro deixo beijo e um cheiro. E sei que não preciso pedir para não publicar meu comentário/cantada. rsrs A culpa é do Galo.

  7. se anaisarmos bem, já é dificil manter uma casa, empresa, familia com 3, 4 pessoas. Imagine trabalhar com 30, 40 com milhões na conta, fazer jogarem e não brigarem entre si. O ambiente é ótimo, coisa rara, penso eu. O time está correndo, mas são seres humanos. Galoooo

  8. Caro Eduardo. Acredito que o Atlético nunca teve um elenco tão bom, superior ao de 2013. Mas até agora isso não se traduzir em um time ganhador, atropelador de adversários. a diretoria precisa agira rápido, contratar profissionais do comportamento humano, cobrar mais dos jogadores, punir no bolso. É a nossa chance de sair daquela pecha do nosso último título ter sido em 1.971, eu confesso que não vi. Realmente a culpa por tantas contusões pode ter sido aquela pré temporada mal feita , só pra ganhar dólares nos Estados Unidos. Abraços e sou mais galo. eu acredito, ainda.

    1. Desculpe se nossos comentários possam ser pessimistas, mas como disse um colega , isso é paixão, dessas de ficar muitos dias dormindo com a camisa velha do galo , até a esposa reclamar. Vamos Galo , o sul é nosso amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *