Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Outro desafio para a recuperação Atleticana

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Difícil fazer entender, seja quando o interlocutor (no caso de alguns poucos) não tem a intenção para tanto ou quando – o que é pior – falta discernimento para tal finalidade. Disse aqui e, por várias vezes repeti, sobre o nosso mau começo de temporada. Vejo, após a troca de comando à beira do gramado, uma total e absoluta mudança de comportamento dos jogadores, consequentemente da equipe, e que se traduz nos resultados que estamos apurando em campo. Entretanto, reconheço – assim como a maioria dos Atleticanos – que ainda faltam peças de reposição. Mais que isso: para o Campeonato Mineiro, o elenco atual é razoavelmente suficiente, mas para as outras competições, ainda temos carências.

Alguns não-Atleticanos tentam se passar como membros da maioria dos mineiros, com a intenção evidente de querer polemizar. A eles, o caminho natural. Afinal, lixo é na lixeira. Um ou outro escapa, infelizmente. Dito isso, até em tom de desabafo/justificativa, vamos ao que interessa: o jogo de hoje, em Juiz de Fora. Ao redigir essa postagem, apesar da lista de relacionados para a partida não poupar um sequer daqueles que o treinador vem utilizando, permanecia a possibilidade de ele mesclar a equipe para este compromisso.

Entre os 22 relacionados, têm exatos dois bons times para utilizar. Mesclando, se for o caso, terá uma formação com todas as condições de conquistar a vitória, mesmo considerando a boa recuperação do Tupi na competição, após a mudança do comando técnico. Uma curiosidade: entre os destaques do time do interior, três deles foram da base do Galo. Rodrigo Dias (que sonhava com um eventual interesse do Real Madrid), o regular Sidimar e a eterna promessa, Tchô.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Sejam quais forem as escolhas de Thiago Larghi, o Galo deve e precisa buscar a vitória e os três pontos. Conseguindo o objetivo, vejam que interessante, vamos assumir a segunda posição. Para quem – rodadas atrás – amargava riscos na parte de baixo ou de ficar fora da zona de classificação para a fase final, a reação passa a ser extraordinária. Antes que me joguem pedras, muito ainda se espera de contratações e da evolução na temporada.

O interessante, ao meu modesto entendimento, seria que, vencendo e assumindo a segunda posição, em uma competição que começamos vacilando, comprova a fragilidade do Estadual. Sempre disse que ganhar esse título é obrigação, embora a conquista pouco ou quase nada acrescente ao meu desejo. Neste ano, por exemplo, conquistando ou não o título, a hegemonia mineira não será abalada. Afinal, somamos 44 conquistas, contra apenas 37 do segundo colocado.

Será a segunda partida fora de casa, numa sequência de três como visitante, nesta difícil maratona de recuperação. A vitória sobre o Botafogo da Paraíba, pelas circunstâncias e na busca de reação, foi importante para elevar o astral dos profissionais e iniciar o resgate da confiança do Torcedor. Antes daquela partida, já havíamos vencido o Coelho, outrora o clássico das Alterosas.

Hoje, na progressista Juiz de Fora, frente ao Galo da Mata, além de assegurar a vice-liderança, ainda vai nos estimular para o difícil compromisso do meio de semana, de novo pela Copa do Brasil, na partida de ida frente ao Figueirense.

Já no final de semana, finalmente como mandante, vamos de casa cheia pegar o líder da competição. Sem medo de ser feliz, para quem admitia disputar uma vaga entre os finalistas, vamos – lentamente – organizando a equipe em busca de objetivos maiores. Então, que venha o Tupi com Rodrigo Dias, Sidimar e Tchô, que sabem e conhecem muito bem a garra e a raça do Vingador, e a força de uma apaixonada Torcida. Se os onze escalados serão os mesmos ou não, o importante é buscar a vitória e consolidar a classificação. Afinal, na hora do dum-dum, o Galo sempre foi absoluto.

32 thoughts to “Outro desafio para a recuperação Atleticana”

  1. Cazares não pode ser trocado.

    Arouca e Elias não estão rendendo.
    Gostaria que testassem o Gustavo Blanco e Yago.

    Tem de treinar batida de escanteio sem o Otero em campo.
    Foram 9 escanteios e nenhuma cabeçada perigosa.

  2. Após o jogo…time sem pegada no meio campo,os volantes não marcam,compactação lenta muito das vezes nem há compactação com 2 linhas de 4 (sem a bola ),Fábio Santos lento e sem pegada (nítido ),falta um homem de armação pois o time com pouca criação e uma dificuldade enorme de sair com a bola.

    Em minha opinião, recontratar Leandro Donizete mais um bom armador e zagueiro para ser titular pois Léo Silva e Gabriel não dá mais ( apesar que 1 só jogou hj )

  3. Crescendo nos idos de 80, com o trauma de ver o galo massacrando democratas da vida de 3, 4, 5 a zero pra sempre perder para o Tupi, cheguei a conclusão que, pra mim, esse jogo sempre será algo a parte e nunca dirá nada sobre o estado das coisas atleticanas.

  4. Mais uma vez nosso sistema defensivo se mostrou frouxo na marcação.Arouca além de cometer muitas faltas deixou o meio muito exposto,por conta disto, gostaria de ver Larghi fazer um teste no meio de CAMpo do GALO utilizando dois volantes_ Adilson e Blanco_ com o Elias fazendo o terceiro homem de meio campo. Jogando mais avançado ele rende mais e nossa saída de bola ganharia em qualidade tbm. Gabriel tem de fazer uma mea culpa,pelo ao menos uma falha dele por jogo é garantida,no gol,ele rebateu errado …no mais uma de nossas pedras no sapato tem sua continuidade. Precisamos melhorar muito coletivamente para sermos uma equipe de fato,para isto qualificar tbm é necessário. Pés no chão é a palavra de ordem ,e,Ricardo Oliveira meu fiii[!!!] pelo ao menos 1 dava para guardar,vamos caprichar né!!??
    Vamos GALO!!!! ??? GALO

  5. Boa noite amigos do Galo. Galo 1 x 1 Tupi, jogo em que o Thiago Larghi se comportou como o O.O., posicionamento do meio de campo errado, substituições aos 34/35 do segundo tempo com o time perdendo o jogo. Porque tirou o Roger Guedes? 9UFz

  6. Começou o segundo tempo.
    Quando o Otero e o Luan entrarem o Galo vai virar este jogo com um pé nas costas.
    Podem confiar em mim.
    Eu sei.
    Aqui é Galooo.
    Este ano vamos ter títulos sim.

  7. Boa tarde Eduardo e demais amigos do Galo. Não sou olheiro e tão pouco empresário de futebol ou parente do jogador para o qual vou chamar a atenção da diretoria do Galo. Trata-se do Lateral direito do Guarani de Divinópolis, meu segundo time do coração, o primeiro é Galo é claro.
    Estou falando do lateral direito Ricardo Araújo , 23 anos, titular do Guarani de Divinópolis, que vem mostrando um bom futebol desde que chegou ao Bugre . Vou sempre que posso aos treinos e jogos do Guarani, tanto nos treinos como nos jogos, chamou-me a atenção o bom futebol apresentado por este lateral, marcador firme que se impõe pela raça e técnica, sabe sair jogando e apoia bem . Espero que alguém da diretoria do nosso Galo, não sei quem, assista alguns jogos do Guará para confirmar o que estou falando. Se bobear vem alguém de São Paulo e leva ele .

  8. Olá Eduardo e amiGalos!!!
    Boa tarde!!!

    Previsão para o jogo do Galo hoje:

    5 x 0 para o Galão da massa – detalhe, 3 gols do pastor, para assumir a artilharia do mineiro e pedir música a noite.

    G A A A L L L O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O O!!!

  9. Nossa zaga ainda não foi devidamente testada.

    Preocupo mesmo com pelo menos mais um zagueiro titular indiscutível e talvez um lateral direito.

    Fato que Leo Silva não vai aguentar o rigor da temporada, mas ainda acredito q esse sistema mais conservador possa preservar o Patric de expor suas deficiências.

  10. Boa tarde, Eduardo. Você diz acima: “sobre o nosso mau começo de temporada”.
    Ora, o Galo vem jogando mal há tempos. Não existe um mau começo. O que existe é uma continuidade. Veja a administração do Nepolino. Trapalhada atrás de trapalhada. Por isso, infelizmente, não existe mau começo. Existe é continuidade. Qual o setor mais carente do Galo há muitos anos? Zaga. E o que é feito para corrigir isso? Nada. Por isso é que eu digo que há uma continuidade na manutenção do mesmo erro. Um clube como o Galo era para ter um bom plantel, de modo que os reservas dariam conta dos times do interior. Mas, não é o que vem acontecendo. Infelizmente o Galo não tem dirigentes à altura que merece, então, vai continuar do mesmo jeito e vamos rezar, porque rezar também ajuda.

  11. Boa tarde a todos… O esquema é o seguinte Eduardo , se o Galo ganha é só alegria , se perde mundo acabou …Atleticano , antes de tudo é doido , bipolar , fanático , apaixonado …e nosso gardenal são as vitórias … Ficamos rindo a toa….
    Agora se perde meu amigo , nem a cozinheira do CT está fazendo feijão direito … Nada adianta os pseudos filósofos da coerência do futebol , querer apitar ….kkkkkkkkkkk
    O Galo é doido demais ….
    Vai pra cima deles …Galoooooooo

  12. Caro Eduardo e AmiGALOS de sempre,
    Tá muito chato esse chover no molhado (mimimi) de que precisamos de reforços para o Brasileiro, Sul Americana e Copa do Brasil. Será que não temos Diretoria ? Se eles não estão enxergando isso, é meelhor que haja renúncia coletiva. Esperemos, pois (embora torcendo pelo interino, acho que vamos precisar também de um bom treinador). Quanto às questões levantadas sobre a nova Base atleticana, também tenho excelente Projeto (gratuito) com relação à captação. Não sei a quem procurar, nem como, nem onde, nem em qual horário. Se alguém puder me ajudar, agradeceria. Abraços,

  13. Caro Eduardo
    Pés no chão e muita cautela. Campeonato Mineiro nada acrescenta, todos sabem mas poucos admitem. Precisamos realmente de alguns reforços específicos, inclusive na diretoria de futebol , para podermos tentar uma conquista grande esse ano. Estamos envolvidos em três. O momento é de pouco entusiasmo e muita atenção!

  14. Opa! Hoje tem GALO…
    ✓ a exatos um mês do nosso 110°aniversário vamos em busca da quarta vitória consecutiva e tbm a quarta em terreno adversário. Sim senhor! Em 18 _ 19 com o de hj _ confrontos levamos vantagem apenas em três_22/10/92 GALO 1×0…19/04/08 GALO 1×0 e 20/03/16 GALO 3x0_de resto empatamos 06 e fomos suplantados por 9X. Como se pode ver nos confrontos frente ao time da ” manchester mineira” em seus domínios,o CAM não teve vida fácil, tupi é uma dessas antigas pedras no nosso sapato… Sigamos! Bom domingo e bom jogo para todos nós.
    ???GALO

  15. Caros,
    A torcida tem q insistir na cobrança por reforços. Sabemos q tem muito torcedor q pensa melhor q certos cartolas, basta ler os coments. São interesses diferentes em jogo e o torcedor ñ tem o poder da caneta, só o do teclado. O certo é q quem emite opinião pública deveria saber conviver com as criticas ao comentário q produz. Debater ñ é aceitar tudo qnt é opinião, pelo contrário e saber filtrar certas asneiras q são ditas. Separar o joio do trigo. No paralelo, o mesmo acontece com o nosso time. A CdoBr só pega mesmo a partir das 8ª. Antes é treino de luxo. O Mineiro tb é treino. O ideal é sempre vencer, tem q vencer, mas nesses jgs, q dizem ñ valem nada, temos q ser criteriosos, ver o time e detectar os pts fracos. Um desses, OO171, graças a Deus foi escorraçado do Clube (cabe JUSTA CAUSA pelo prejuízo à instituição pelo irresponsável destempero do 171, f-s a associação dos amigos do tratante). Outro pt é certa barca. Tem jogador perna de pau q irá jogar na temporada. Pior q tem perna de pau no elenco principal rindo na cara da gente (dois deles vcs podem observar na foro acima puxado a fila errada)…Nada a ver com o dono da verdade, terra arrasada ou com o profeta do acontecido, mas se deixarmos como tá prá ver como é q fica, já sabemos o resultado. E o resultado q queremos é outro, embora muitos q se dizem crentes, hipócritas, ñ acreditem…
    QUEREMOS O BR18.
    Hj só a vitória interessa!
    GALO SEMPRE!

  16. Bom dia,

    Todos os 3 citados são caríssimos, para você ter idéia, o Inter pagou 23 milhões no Nico Lopez.

    Para lateral eu pensava no Nino Paraíba, mas foi para o Bahia. Messias do mequinha é um zagueirao.

    Para lembrar, o MR2 ainda faz parte do Galo, está emprestado ao Palmeiras até o fim do ano e volta.

    Camisa 10, sinceramente, ainda ficaria com o Cazares, colocaria mais em alguns jogos, mandava o Gallo para o Equador fazer um lobby para ele jogar uma ou duas partidas como titular lá, faria um bom DVD e vendia para as Arábias, China, Japão ou segunda divisão da Inglaterra.

    Cazares é patrimônio do Galo, se ofereceram 12 milhões de dólares no Cueva do São Paulo, que é horrível, como o Atlético não consegue proposta de 5 no Cazares?

  17. Bom dia blogueiro e amigos. Quanto ao comentário do amigo Paulo Silva, a cada dia percebo sua coerência. A atual diretoria tem o meu apoio, o atual diretor de futebol também tem o meu apoio e os jogadores idem. O Alexandre Gallo foi massacrado aqui nesse blog pela maioria, mas tem provado que suas escolhas, a custo zero podem render frutos e bons investimentos no futuro. O problema do Galo sempre foi FredCone e um esquema de jogo voltado para ele e Robinho. Ou seja, o talento dos outros oito jogadores de linha tinha que atender a improdutividade dos outros dois. E isso agora acabou. Voltamos ao coletivo. E concordo que agora é a hora dos jogadores do atual grupo mostrarem sua dedicação. Uma vez definido o esquema tático, para sabermos com quais peças iremos contar, aí sim será a hora de buscar os reforços. Creio que nesse esquema adotado hoje precisaremos de um zagueiro, outro volante de contenção, um meia velocista e outro atacante velocista. Quanto a lateral-direito, o difícil é encontrar um. E na proposta defensiva dos laterais, como tem jogado hoje, o necessário será fazer o arroz com feijão.

  18. Bom dia, Eduardo!
    Estou, aos poucos, me familiarizando em participar com os seus pesamentos e ditados.
    Há anos, somente os liam, sem qualquer participação.
    Agora, com mais um pouco de tempo, estou palpitando um pouco.
    Estou de pleno acordo com o seu comentários.
    Do mesmo modo, penso que o Paulo Silva muito bem se expressou.
    Parabéns a ambos, e que o Galo continue a nos proporcionar muitas alegrias.

  19. Bom dia. Eu pouparia Léo Silva, Fábio Santos, Otero ( amarelado), Róger Guedes e o pastor, no jogo de hoje.
    O que não aguento nestes técnicos é esconder escalação de time, para jogo do campeonato mineiro, além de treinos secretos.
    Barcelona, Real Madrid,etc, na liga dos campeões, a gente já sabe a escalação um mês antes.

  20. Bom dia Amigalos. Penso que ainda precisamos de um LD (Vitor Ferraz do Santos) mais um volante e um centro- avante, se o RO ficar de fora quem entraria? Hoje 2×0 está de bom tamanho e já seremos segundo colocado. Saudações atleticanas.

  21. Saudacoes Alvinegras. Vamos jogar 4 partidas foras. Contando c a do figueira na quarta. Tudo dando certo iremos voltar p casa justamente para o mega clássico. Para quem estava com um time sem inspiraçao a algumas rodas atrás. Voltarmos de 4 jogos em casa com otimos resultados ja e uma evoluçao . No minimo duas vitorias ja. Mas creio q esse numero ira melhorar hoje. Bora meu Galo faz a massa feliz. Estou torcendo p meu xará continuar em ascenssão. Quem sabe achamos nosso treinador. Ate prq os medalhoes sao o mais do mesmo. Eu torço contra o vento. Eduardo continue nos brindando c seus belos e bem humorados texto. Posso nao estar comentando diariamente. Mas leio todos os dias antes de começar a labuta diaria. Grande Abraço a todos os amigalos. Bica Bicudo
    Eu torço contra o vento.

  22. Bom dia massa e Guru. Disse tudo meu Guru, a mudança de postura é nítida capitaneada por finalmente termos um esquema de jogo. Agora que o elenco precisa de reforços é uma verdade incontestável. Aas vezes quando cobramos aqui os reforços que a equipe precisa, somos taxados de atleticanos chatos, mas estes que nos criticam esquecem que é melhor pecar pelo excesso do que pela omissão. A cobrança por um zagueiro, um lateral direito, um cabeça de área, um camisa 10, não é de hoje e a atual diretoria está somente assumindo um débito nunca atendido pela administração anterior, ou seja, não é nenhuma novidade. Destas posições vou rever duas que é a zaga e a cabeça de área. Sinceramente acho que não precisamos e não vamos encontrar zagueiros e nem cabeças de área disponíveis no mercado, e os que existem são do mesmo nível do que temos no elenco. O que falta é dar oportunidade e continuidade aos zagueiros jovens que temos. Leo Silva já prestou muitos serviços, mas já deu, e Gabriel é bom, mas afoito. Para a cabeça de área a mesma coisa, temos Adilson que se orientado pode ser nosso cão de guarda, já que é afobado e toma muitos cartões, e Elias que se resolver marcar pode melhorar o setor, para a suplência Blanco, que para mim seria titular e Yago. Nosso calcanhar de Aquiles é um 10, já que Juanito Cazares não se explica, um camisa 9, esta sim uma posição crítica caso o pastor não possa jogar, e um lateral direito. Querem opções? Eu sugiro Felipe Gedoz reserva no genérico do Paraná e Nico Lopes reserva no Internacional e Victor Ferraz em disponibilidade no Santos. Não são caros e podem vir para compor nosso elenco. Detalhes os dois primeiros são jogadores jovens.

    1. Caro JBHGALO, saudações. Concordo com você em tese. Suas palavras “Sinceramente acho que não precisamos e não vamos encontrar zagueiros e nem cabeças de área disponíveis no mercado, e os que existem são do mesmo nível do que temos no elenco”, coincidem com o que tenho dito. Sem dar oportunidades ao elenco não dá para sair procurando reforços. Reforço, como a própria expressão diz, são jogadores que virão aumentar a capacidade do elenco. Ainda que não sejam melhores que os titulares têm que ser melhores que os reservas. Os melhores times do mundo estão sempre à procura de reforços. Por que não o Galo? Quanto às suas sugestões acho os três muito interessantes. O Gedoz, antigo parceiro do uruguaio azul não está tão disponível. No último jogo do genérico ele atuou e até marcou gol.

  23. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos prontos para a terceira seguida. Eu até já apostei.

    Realmente Eduardo, fica difícil às vezes fazer-se entender. Não digo, como você, que falta a intenção de alguns poucos. Nesses poucos o que falta é a total incapacidade de discernimento e a clara intenção de polemizar.

    A troca de comando de nossa equipe trouxe claras melhorias, mas eu entendo que mais do que o trabalho do interino o que mudou o astral dos jogadores foi a saída do infame OO. Tudo nele, da cara ao trabalho era intencionalmente dirigido para o fracasso do time e os jogadores foram despidos de qualquer ânimo para trabalhar. Com a sua saída, os jogadores espontaneamente voltaram a sorrir e sentir que é possível ser feliz aqui. Aliado a esse sentimento, o trabalho do interino. Mas, graças a Deus o infame virou passado e a nossa sina de vencedores está ativa como mostra a nossa história. E hoje escreveremos mais um capítulo dessa história e continuaremos em crescente evolução.

    Quanto à contratação de reforços, não tenho dúvidas quanto a isso. O que tenho é a certeza de que precisamos verificar antes, que reforços nós precisamos realmente. Dizer agora, no início de uma recuperação, que precisamos de tais e tais jogadores, não me parece justo uma vez que todo o elenco foi nesses últimos anos praticamente impedido de mostrar o seu futebol, tamanha era a desorganização do clube. Eu espero que o interino primeiro busque a afirmação da equipe para depois fazer experimentos e daí extrair as necessárias reposições. E não tenho dúvidas de que essas reposições, pontuais, virão em que pese a fragilidade financeira do clube. Num momento com este não dá para atirar no escuro. O tiro tem que ser certo.

    Vejo pelos 22 relacionados que o interino já tem em mente um esboço dos jogadores que são confiáveis e devem seguir a jornada com ele. Alguns outros serão juntados aos poucos ao grupo. Não creio que ele fará experimentos hoje. É cedo para isso. Enquanto ele não tiver o grupo totalmente homogeneizado fazer experiências é desequilibrar o conjunto. E o que mais necessitamos agora é firmar o conjunto e termos um time de verdade. Sentimento coletivo o grupo começa a demonstrar e eu credito isso, em parte, ao trabalho agregador do pastor. Vamos, Galo. Vença a terceira. Tem muita gente querendo apostar em você. Você vai virar um azarão com pule de dez. Um abraço atleticano a todos os amiblogs e amigalos espalhados por este mundo que meu Deus fez para o meu Galo.

  24. Boa dia Xará e Amigalos!!!! Espero que o time hj possa vencer e convencer para ir pegando confiança!!!! Xará acho que devemos ir a fundo na questão da base do galo, gostaria que alguns pontos fossem esclarecidos:
    1- Qual a real função do Eder, onde ele fica no CT ou em Lourdes???
    2 – Será que temos olheiros no campeonato paulista, gaúcho e no Nordeste???
    3 – Qual a função do Valdir todinho, Edgar…, onde é o local de trabalho deles????
    4 – Quais os jogadores da taça SP vieram para o galo???
    5 – Pq se investe tanto em campos e melhoria no CT e não revelamos ninguém????
    6 – Qual o modelo de captação de jovens talentos??? Vejamos Grêmio, São Paulo, Santos, Vasco e Flamengo todos eles revelam mais jogadores que o Galo!!!
    7 – Como serão as peneiradas, ou só vão quem tiver um bom empresário????

    Bom domingo a todos, hj tbm será de 4 x 0!!!!! AQUI É SEMPRE GALO P#€¥!!!!

    1. Realmente, seria muito proveitoso o Atlético mostrar como está funcionando o trabalho de captação de novos talentos.
      Como disse anteriormente o Eduardo, vamos ter uma nova estrutura muito voltada para os novos valores da base e também descobertos Brasil afora.
      Hoje precisamos ir com força máxima para não deixar nossa recuperação desmoronar.
      E para no próximo domingo liquidar nosso rival.
      Vamos subir na tabela Galo.
      Vamos para a ponta da tabela.

    2. Tem que se perguntar ao Kalil também, pois ele chegou bradando q a farra de empresário no Galo ia acabar e o escambau…

      Acrescento perguntas:
      Quem são os empresários dos péssimos jogadores da base?
      Qual relação tem com funcionários/conselho?
      Quem se beneficia plantando essas muambas?

      E faço uma observação, acredito que olheiro deva ser uma função q demanda MUITA experiência; saber fazer uma leitura correta de um pré-adolescente e sua real capacidade de evoluir, dedicar à profissão, não é algo de alguém q jogou bola, mesmo q muito bem, mas de alguém q já acompanhou esse processo de maturação anos à fio, por diversas vezes tendo apostado errado, talhando sua percepção.

      Por isso, desconfio à princípio, não da intenção dos contratados, mas de sua experiência com assunto; sendo ex-jogadores carismáticos, soa como marqueteiro (e tem gente ainda reclamando q o setor de marquetin’ está às moscas…)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *