Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Recado aos conspiradores do eixo (ou “chupa CBF”)

Casual 300x250Não é a primeira vez que a cidade vive o clima dos times mineiros em semifinais. A primeira vez que os clubes brasileiros tiveram a coragem de enfrentar a CBF, naquela Copa União, além do Galo, nas semifinais estavam o outro mineiro e ainda Flamengo e Internacional. Para recordar, o regulamento (esdrúxulo, diga-se), com dois turnos, colocava os campeões de cada fase nas semifinais. Galo venceu os dois turnos, daí – pelas regras – o segundo colocado do segundo turno faria as semifinais.

Perdemos a classificação em casa para os cariocas. No dia seguinte, seria a outra semifinal, também em Belo Horizonte, do nosso rival – praticamente com o pé na final – e o os gaúchos. Nem preciso lembrar como foi o martírio do dia. A soberba, já segura de sua classificação, não deixava Atleticano em paz. Depois do jogo, a cidade acordou e a final foi entre cariocas e gaúchos.

Em 2000, por pouco outra final mineira, mas o Galo capitulou na Copa Brasil frente ao São Paulo. Até que, em 2014, o sonho de ver o Brasil todo com os olhos para Belo Horizonte aconteceu. E foi dundum. Dois a zero na ida e um a zero no jogo de volta. Galo campeão da Copa do Brasil. Agora, a situação é um pouco mais interessante. Será entre mineiros e gaúchos.

Se naquela Copa União três dos atuais finalistas estavam na briga, agora tem a presença do Grêmio, alijando da disputa paulistas e cariocas. Para o blogueiro, decano e confessadamente desconfiado de favorecimentos ilícitos da CBF aos times do Rio e São Paulo, esta fase final tem um sabor especial.

Os cariocas foram banidos da competição ainda na fase anterior à que encerrou-se ontem. Nenhum time do Rio de Janeiro avançou para as quartas de final, que tiveram, entre os oito participantes, três paulistas, três gaúchos e dois mineiros. Houve coleguinha do eixo prevendo três paulistas e um gaúcho nas semifinais. Coitado errou todos, pois o gaúcho mencionado pelo idiota era o Juventude. Até que o time do interior dos pampas não fez feio, mas sua torcida caiu na besteira de debochar do Galo ao cantar “eu acredito!” Como diz Fred Melo Paiva, nosso cronista maior da atualidade. “É a nossa senha com Deus”. Esse mantra só vale para o Galo.

Primeira Liga
Foto e Ilustração: UAI/EM

Pois bem, os paulistas, com aquela arrogância de quem se acha superior a Deus, não contavam com a astúcia dos gaúchos da capital, que fizeram o placar necessário para tirar essa empáfia da competição. Passaram Grêmio e Internacional, eliminando Palmeiras e Santos. Já o Corinthians, freguês de caderninho em tomar quatro gols no Mineirão, também capitulou, embora desta vez tenha marcado dois gols.

Para nós, Atleticanos de fé, raça e amor, restou ir ao lamaçal de outro campo sem condições de jogo e aprovado pela CBF e – ao melhor estilo de sofrimento – garantir a passagem às semifinais da Copa do Brasil. Claro que “eu acredito” no segundo título, mas a melhor curtição de momento é o fato de a competição ser decidida por Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Os protegidos da CBF foram barrados no baile.

Num delírio, chego a imaginar o quanto seria saudável aos princípios morais e éticos se houvesse um torneio sem os clubes do eixo. Que a CBF assumisse o seu papel de CBFRJ&SP e deixasse os brasileiros em paz. Mas, como disse, é só um delírio, já que Deus conspirou para mandar um recado aos dirigentes que decidem no ar condicionado do ex-Edifício José Maria Marim, na Avenida Luís Carlos Prestes, 130, atrás do Barra Shopping, no Rio de Janeiro.

17 thoughts to “Recado aos conspiradores do eixo (ou “chupa CBF”)”

  1. Final: 9ALO x Grêmio. Não quero o time do recanto-das-graças na final. Pq? Porque eu teria de torcer para ganharem do Grêmio. Eu nunca, nunca mesmo, não me interessa o momento, torcerei para aquele time do brejo ganhar uma partida. VAMOOOSSSSS 9AAAALÔOOOO!!!!!!!

    PS.: Quero que elas se ferrem.

  2. Pessoal, bom dia! O ano está acabando, vamos dar apoio total para o Galão da Massa, agora não adianta mais criticar técnico, esquema tático, jogar x / y /z…..Estamos em 3º no Brasileiro e entre os quatro da CB, temos que comemorar e APOIAR. Falta menos de dois meses para tentarmos conquistar um ou dois títulos, vamos com tudo….Estamos há cinco anos sempre entre os três melhores times do Brasil, temos que APOIAR INCONDICIONALMENTE. Abs.

  3. Sou cruzeirense, mas queria ver o Cazares jogar no meu time, joga demais! Já estou soltando foguetes porque os protegidos da Globo e CBF voaram logo da competição, mas pena que a Globo é perigoso nem transmitir os jogos para todo o país, pela ausência dos seus preferidos! Vou torcer por uma final mineira, e que vença o melhor! O Galo tá com um elenco e numa fase muito melhor mas decisão é decisão! Vamos lá Minas, conquistar essa taça!

  4. O time do galo está com muitos jogadores master e “estrelados”. Não dão sangue não jogam com raça, independente do técnico. Qualquer time precisa de que uma parcela do time seja de jogadores novos que queiram mostrar serviço, aparecer para crescer na carreira. Nosso time tem somente alguns mais experientes q jogam com raça ( ex: Luan, Donizeti ).
    É urgente a renovação de uma parcela do time. Veja o inter, eliminou o “estrelado” Santos com o time reserva, ou seja, jogadores q querem mostrar serviço , e olha q o técnico Celso Roth é fraquíssimo, portanto o técnico é o de menos, o q vale é a vontade dos jogadores.

  5. Dudu vão-se os anéis mas ficam os dedos ! Se por um lado os representantes do eixo do mal foram excluídos da festa, uma raça pior entrou de penetra. Senatus meu caro [!] do qual os páter-mater vulpídeos fazem parte, juntamente com o patrício jr. à frente da cúria futebolística . A cosa nostra é pior que a cbf , a segunda manipula às claras e a primeira, na surdina … SAN

  6. Há poucas horas estava bem chateado pelo jogo do Galo, não pelo resultado, diga-se de passagem. A raça que está faltando ao Galo, vejo de sobra em outros times e isso me frustra um pouco. Caro Eduardo Avila, comunga comigo deste sentimento ou não? Peço licença para copiá-lo, em um de seus comentários: Não acredito no título do brasileirão, muito menos na CBF, porém JAMAIS irei abrir mão do nosso GALÃO da MASSA.

    1. Caro amigo, eu também fico assim como você. Tem momentos que juro a mim mesmo nunca mais ver jogos do Galo, afirmo e reafirmo essa convicção e até vou dormir com este propósito consolidado. Só não comento com ninguém, pois sei que no dia seguinte já abandonei essa idéia. Somos assim mesmo!

  7. Caro Eduardo, a CBF e a imprensa do eixo chuparam gostoso!!!
    Mas avise aos seu colegas da imprensa mineira para deixarem de babar ovo dos times de fora, tem muito idiota aqui em Minas com microfone na mão. Mais respeito com o Galo bando de filhos da p*#*#*#*!!!
    Não interessa se foi no sufoco, se o adversário está na terceira dane-se. Estamos na semifinal e vamos fortes pra mais uma conquista!!! Aqui é GALO!!!!

  8. O Gabriel me surpreendeu esse ano e mostrou q pra ano q vem ja briga por titularidade no time e agora vai suprir bem a ausencia do capitao. Concordo com o parceiro Andrade temos q ter general e urso no meio, Cazares, Otero, Robinho e Prato ou FRED no caso do brasileiro, ja q nao temos Magosuel e Luanzinho do galo. Acho q da pra brigar pelo titulo com certeza da copa do Brasil e continuar tentando pelo brasileirao tb, mas creio q chegamos na copa do Brasil mais facil. Vamo galo ser CAMpeao esse ano.

  9. Eu não consigo entender como um cara como o Clayton consegue chegar ao profissional. Erra TODOS os fundamentos e consegue irritar até o Robinho. Patric também, pelo amor! Temos tudo pra ganhar a CB, mas precisamos jogar mais! Nossas atuações estão sofríveis. Acredito que nesta reta final da CB o time tenha atuações melhores. Porque se todo mundo jogar o que sabe, vai ser difícil tirar esse título da gente. E o Gabriel joga muito! Ano que vem, titular absoluto!

  10. Já penso na sequencia. É preciso que o Marcelo acerte na escalação e nas substituições, o mínimo que se espera, já que esquema tático não existe. Pois bem, Cazares é TITULAR. Na volância Urso e General. No ataque, Maicossuel. Se não estiver pronto, Otero. Tomara que o técnico leia estes comentários. Por favor, Clayton NÃO!!!!!! Erra tudo e se esconde do jogo. Ajuda aí!

  11. Mais uma vez o galo foi o galo, e sofrido ou não, passamos de novo. Desejo uma final mineira, em que pese o respeito pelos times do sul. Como diz o Blogueiro só de não ter cariocas e paulistas já temos asseguradas arbitragens “melhores” nos jogos daqui para frente. E vamos Galo!!!! PS: Eduardo, grato e parabéns pelos posts diários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *