Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Galo tem de pressionar a CBF

300x250 - Desconto CelularSe não bastassem as lesões, agora são as eliminatórias para a Copa do Mundo que novamente promovem cinco desfalques no Galo. Quando o departamento médico, depois de quase todo o ano de 2016, começa a dar sinais de instalações vazias, os treinadores do Brasil, Argentina, Equador e Venezuela (a ser confirmada) convocam meio time do Galo para os próximos jogos de suas seleções. Como já dissemos aqui, o Atlético é uma verdadeira seleção sul-americana.

A lógica e o bom senso recomendam o adiamento de toda e qualquer partida do Galo durante o período. Só que dois fatores prejudicam essa possibilidade. O primeiro é que o imbecil calendário do futebol brasileiro dificulta, por falta de datas disponíveis. O segundo e mais contundente: esperar que a CBF olhasse para o caso do Galo. Afinal, não somos do eixo. Fosse com Palmeiras, como já ocorreu, para esperar apenas um jogador a própria entidade já teria providenciado solução. Flamengo, então, imagine! Se o time carioca tivesse cinco jogadores convocados (delírio até pensar nisso)… Um apenas bastaria para a CBF mudar todo o calendário.

Já fez muito pior. Quem não se lembra do ano de 2012, quando o treinador de plantão, a cada convocação desfalcava o Galo e preservava os jogadores do Fluminense. Chegou a convocar três ou quatro do Galo de uma vez, chamando apenas um do time carioca. Quando o campeonato acabou, com essa manobra e os inesquecíveis erros da arbitragem, chamou quase todo o time carioca para a seleção. Hoje esse pau mandado, o mesmo da “dancinha”, está vivendo momentos de aflição e morando em Belo Horizonte.

Bem, vamos ao que interessa. Pratto, titular da Seleção Argentina e reserva aqui no Galo, é um dos desfalques. O argentino e mais Cazares e Erazzo (ambos pelo Equador), Rafael Carioca (Seleção Brasileira) e, provavelmente, Otero (Venezuela) serão desfalques no jogo de 5 de outubro. E, para deleite dos organizadores da competição (diga-se CBF e emissora que detém os direitos de transmissão), o adversário será o Corinthians. Na medida para os interesses dessa gente.

Pratto treinamento 26-09-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Entendo que, amanhã de manhã, o presidente e toda sua equipe devem ir ao Rio de Janeiro e montar barraca na sede da CBF. Acampar naquele prédio, que até recentemente tinha o nome de José Maria Marin (arrancado da fachada quando ele foi preso) e só sair de lá com essa partida adiada. É obrigatório que a entidade tome essa medida.

E mais, aproveitando uma viagem dessa ordem, dar outro plantão na Comissão de Arbitragem. Exigir respeito com a competição. Enumerar o histórico de toda sacanagem que fizeram com o Galo, o espaço seria insuficiente, mas também tolerar a falta de critérios em desfavor do nosso time e – explicitamente – arbitragens que deixam dúvidas em favor de Palmeiras e Flamengo não pode ser tolerado.

Afinal, a entidade precisa mostrar sua isenção, se é que tem, atuando pelo futebol de todo o Brasil e não apenas para o eixo Rio-São Paulo. Ao longo dos tempos, a CBF sempre privilegiou paulistas e cariocas. Está na hora de mudar isso. Senão, vem mais Alemanha pelo caminho.

Em tempo: Já comprou o seu ingresso para o jogo de amanhã? Ainda não? Então corra lá e garanta o seu lugar, o time precisa do apoio incondicional do Torcedor no Mineirão frente ao Juventude.

 

12 thoughts to “Galo tem de pressionar a CBF”

  1. Fico impressionado com o descaso que os assuntos pertinentes ao Galo são tratados pela CBF, só lembrando casos recentes nos últimos anos: Galo brigando pelo título e o R10 foi julgado e suspenso por uma jogada que sequer saiu cartão, o Flamengo (na época vivendo uma terrível crise) conseguiu adiar um jogo contra o galo graças a um laudo impossibilitando o uso do gramado e o mesmo estádio recebeu um jogo 3 dias depois, os tantos erros favoráveis ao Flu em 2012, diversas expulsões de jogador de defesa considerando “último homem” quando na verdade tinham jogador claramente na cobertura, 12 minutos de acréscimos contra o cruzeiro naquele dia do fatídico golaço do R10 (e o gol de empate saiu após uma falta gritante do jogador deles que já tinha inclusive cartão amarelo) e por ai vai… o Galo sempre foi muito prejudicado e infelizmente pelo visto sempre será, por muito menos que isso, e muitas vezes por um único erro o time do outro lado da Lagoa vai pra imprensa e faz um auê danado pra se defender, mesmo tendo sido extremamente favorecido 72 horas antes (como foi no jogo contra o Botafogo, por exemplo)… e assim caminha a mediocridade do futebol brasileiro, quantas “Alemanhas” serão necessárias pra fazer uma revolução em terras tupiniquins???

  2. Quanto ao adiamento, estou de acordo. É dever do Presidente agir sobre isto… Temos Presidente, certo? Sobre arbitragem, vamos parar com isto. Este assunto é sempre o mesmo e NUNCA VAI MUDAR. O Galo tem que ganhar de tudo e de todos de quiser o título. Não gosto de mencionar o outro lado da lagoa, mas ganharam 2 canecos sendo prejudicados pela arbitragem.

  3. Vamos ver se esse presidente tem força política. Se fosse o Kalil, chegava la na CBF só pra “avisar” que o GALO não jogaria dia 5 e ponto final…

  4. Eu assino embaixo do que foi dito ,grande De Ávila ! É uma indignidade total que um time não tenha o direito de adiar seus jogos quando tiver 5 jogadores convocados para seleções nacionais. E quando esse time é um dos postulantes ao título , pior ainda !
    Ainda mais se levarmos em conta que este sempre foi de fato o procedimento da cbf para times do eixo Rio-São Paulo. Não há como agir de outra maneira conosco . Ou então ,vamos chegara conclusão de que esse campeonato não passa de um circo sem graça !

  5. Eduardo, parabéns pela abordagens de itens importante nesta reta final. Apitadores esta vergonha nacional, mas o mais importante e o galo saber ser forte contando com a força da massa, vamos levar pra dentro de campo com a massa cantando nosso hino, carregar nosso jogadores torcedores, com todos a disposição de MO, basta jogar , fazer o Horto tremer o salão de festas balançar, vencer, vencer e acreditar que podemos contra tudo, contra todos, juntos com a Fox chegaremos a mais uma liberta, mas temos time e força da massa para acabar com esta vergonha nacional, CBF, STJD, APITADORES. Vamos galo, jogar e acreditar, vamos massa empurrar nosso amor maior.

  6. Será mesmo lamentável se o Galo não tiver o jogo do dia 05 adiado, a diretoria tem que agir, infelizmente esse é o futebol brasileiro. Falou tudo caro Ávila!!!! Galo Sempre!!!!

  7. O time do outro lado da lagoa sem nenhum jogador convocado conseguiu sem explicação nenhuma adiar o jogo deles contra a Ponte Preta do dia 5 para o dia 8. Agora o galo tem motivo fe sobra para tentar essa adiaçao, e pela lisura que essa campeonato possa ter nada mais justo a CBF adiar esse jogo.

  8. Eduardo, toda notícia boa vem acompanhada de uma ruim, no nosso caso são duas boas e duas ruins. Notícia ruim: convocações de Pratto e Cazares; notícia boa: convocação de Erazzo e Carioca. A ruim dispensa comentários. Quanto a boa, chance para Gabriel se firmar no lugar desse balãoseiro e a saída de Carioca, que não marca ninguém. Chance de vermos General e Urso juntos. Quanto a Otero, não faz falta, aliás se tiver falta ele não vai estar presente para chutar para o alto ou bater escanteio para fora. Temos jogadores acima da média dele, Dátolo por exemplo. O importante nesse momento é a volta de Luan e Maicosuel. Outro detalhe, o time tem de entrar com muita raça e vencer os próximos 3 jogos do brasileiro (PP F, Curintia F, AME C). Olhando a tabela, acredito que o Porco ganha fácil seus jogos (Sta F, AME F e ….. C) e os mulambos perdem ou empatam pelo menos um (SP F, Sta C, florC C). É a nossa chance de entrar de vez na briga pelo título, do contrário ficará muito difícil, até mesmo para garantir a vaga direta para a libertadores.

  9. Bom dia Eduardo. Concordo plenamente com o que você escreveu, e se a CBF não quiser adiar as partidas por falta de datas seria má vontade, pois essa rodada tem jogos as Quartas, quando o GALO joga, Quinta e Domingo, então o bom senso seria adiar para Domingo. Abraços e AQUI É SÓ GALO

  10. Só lembrando que por muito menos, ano passado adiaram jogo do curintia (vulgo CBFiel) contra o vasco do dia 18 para o dia 19/11/2015 por 4 convocações da CBF. O Galo deveria levar este fato a CBF e exigir o mesmo tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *