Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Qual é a verdade sobre Dátolo?

Casual 300x250Quase 70 dias ausente, o jogador Dátolo finalmente foi relacionado para a partida contra o Vitória. Muitos Torcedores comemoraram o retorno do jogador e em número expressivo defenderam sua escalação desde o início da partida. Preferiam o argentino ao Carlos Eduardo e até mesmo sobre uma eventual opção por Clayton.

O jogador, afastado desde junho, naquela vitória maluca por 5 a 3 sobre o Botafogo, depois de liberado passou por um longo período fazendo “reforço muscular”, como foi anunciado. Some-se a isso que, antes desse afastamento, o jogador já havia passado pelo departamento médico, até com certa insistência. Reincidente no DM, pode-se dizer assim.

Durante este período recente de afastamento muito se especulou sobre eventuais sondagens do Fluminense, cujo treinador Levir Culpi sempre demonstrou apreciar o futebol do jogador, e ainda o São Paulo. Antagonicamente o Atleticano comentava sobre a real situação do meia argentino. Ele, por diversas vezes, foi festejado pela massa com atuações decisivas em grandes jogos e conquistas.

Numa participação num programa da BHNews, Dátolo confessou seu amor ao Galo e essa gravação viralizou entre os Torcedores. Seus críticos, que sempre argumentavam dois lances fatídicos insistiam nas críticas e tiveram como contraponto essa declaração de amor feita na TV.

Essas duas situações lembradas foram os gols tomados contra o Internacional e Chapecoense. O primeiro, com os gaúchos, naquela partida de mata-mata pela Copa Libertadores. O Galo perdia por dois a um e ameaçava o empate que daria novo alento na competição. Numa falha terrível do argentino, os gaúchos chegaram ao terceiro gol sepultando o sonho de permanência na competição. Já com os catarinenses foi pelo Brasileiro do ano passado, quando finalmente venceríamos aquele indigesto time e o jogador cedeu o gol que, além de tirar a vitória, afastou de vez a perseguição do time ao então líder Corinthians.

Dátolo treino 02-09-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Na volta de Porto Alegre, no primeiro caso, quando o time desceu em Confins, a Torcida lotava o aeroporto esperando os jogadores com a intenção de motivar os atletas para a sequência do ano. Quem estava na sala de embarque, percebia a apreensão do jogador que temia alguma retaliação do Atleticano. Contrapondo ao receio dele, o Torcedor saudou a chegada da equipe e ovacionou o nome de Dátolo.

Pois bem, agora chega o momento do seu retorno e ele – embora relacionado – sequer teve oportunidade de entrar em campo. Quem estava posicionado com visão privilegiada para o banco Atleticano pode perceber que alguma coisa “estranha” aconteceu. Quando Lucas Cândido ao final da partida teve câimbras, a lógica seria a entrada do jogador. Deu para perceber o sinal feito em direção ao banco dando conta de que “Dátolo, não”. Afinal, foi opção colocar um atacante no lugar de um volante ou o jogador – por razões inexplicáveis – se recusou a entrar em campo. Insegurança? Então para que ir para o vestiário, trocar de roupa e ficar no banco? Caro Jesus Dátolo, quer ou não quer continuar no Galo?

29 thoughts to “Qual é a verdade sobre Dátolo?”

  1. Como assim? O trabalhador se negou a trabalhar, é servidor público (sem ofensa aos servidores)? O meia argentino bem remunerado simplesmente se negou a jogar, não posso acreditar! Na minha opinião o Dátolo teve grandes e péssimos momentos no Galo, não é nenhum craque, apenas um bom jogador que ganha muito bem e acho que ao Otero ainda não foi dado a oportunidade de uma sequência de jogos mas já deu pra ver que ele cruza bem assim como bate falta e escanteio, o Dátolo também, mas se não quer jogar tchau e bênção, não fará falta. A Diretoria mais uma vez se finge de morto, como se nada de “estranho” estivesse acontecendo, aliás a Diretoria só se manifesta pra gente pagar ingresso ou Galo na veia, nada de informar sobre o excesso de contusões e vida boa dos chinelinhos. Quanto a posição do Galo no campeonato agora temos que jogar todos os jogos como fosse uma final de campeonato, principalmente em relação ao Urubu e a Raposa, considero esses jogos extremamente importantes tanto como fator psicológico/emocional como para nossa pontuação, mas temos que ter uma super preparação física, tática, técnica e emocional pois esses rivais estão em momentos super favoráveis( o FLA em segundo e ………………, estive em Brasília pra ver Galo x Urubu, uma das poucas vezes que vi uma torcida dividir o Mané Garrincha com a torcida do Flamengo, nossa torcida deu show mas o time foi simplesmente medíocre, com Carlos, Patrick, Clayton e Hyuri (O Cazares se machucou no aquecimento, que tosco) só perna de pau, jogamos muito mal, espero melhor sorte e preparo no segundo jogo. GALO SEMPRE.

  2. FINALMENTE, alguém para comentar sobre a situação do Dátolo. A Diretoria mantém o silêncio, não é novidade. Nunca se pronunciam sobre nada, sequer se dão ao trabalho de explicar esta preparação física RIDÍCULA. Sem meias palavras, tem algo muito errado neste caso. 70 dias de reforço muscular, o cara é relacionado e alega insegurança? Que história para dormitar bovinos… MAIS TRANSPARÊNCIA COM A MASSA SR. PRESIDENTE!

  3. É aquela velha história, ninguém da diretoria do Galo aparece para dar uma satisfação para Massa que é seu maior patrimônio, achei q com a comemorada volta do nosso querido Maluf os pingos estariam nos is.

  4. Sou admirador do futebol do Dátolo, mas percebemos claramente que não existe clima entre clube e jogador, pois o mesmo não se sente seguro para entrar em campo sem um novo vínculo assinado, ainda mais pelo histórico de contusões, portanto, valeu pelos serviços prestados (e muto bem remunerados), seja feliz em outro clube, pois ninguém jamais será perdoado em negar a envergar o manto.

  5. FROUXO.A meu ver, Dátolo seria a solução,em circunstâncias normais,para um meio-campo mais consistente,suponhamos Donizete,Carioca,Marcos Rocha e Dátolo,com opção de Urso.Porém,os meios-campos de Marcelo Oliveira são inconsistentes,ocos.Nem protegem a defesa,nem municiam o ataque.Na penúltima,Fred e Pratto reclamaram da falta de bola.Em casa,a torcida empurra.Fora,o 4-2-4 é goleada,contra,na certa,como foi contra o Santos.O Vidente Carlinhos acertou os fracassos brasileiros diante de Alemanha e Holanda,a contusão de Neymar e o título para os alemães.Até quem não é vidente,mas acompanha futebol,sem passionalismo,como o deste blogue ,percebe que o campeão será o Palmeiras.Será um time paulista,Palmeiras ou Corinthians,garantiu Carlinhos no programa TV Verdade,aí de BH.Mais especificamente,ele garantiu que o Atlético não será o campeão de 2.016.O gente-boa Marcelo,fraco como treinador,será o grande responsável pela frustração,porque,entre outros itens,não sabe armar um meio-campo…

  6. O torcedor atleticano já cansou de bater palmas no estádio pra muito jogador perna de pau, que nunca ganhou nada pelo clube, simplesmente porque o cara “tinha raça”, apesar de não acertar um passe de 3 metros.

    No caso do Dátolo, que é um meia canhoto super habilidoso, vencedor, tem a virtude de chutar bem de fora da área, ocorre o oposto. Grande parte da torcida quer vê-lo sair, assim como fez com Guilherme ano passado e está fazendo com Marcos Rocha tb.
    Tem alguma explicação factível pra isso?
    A minha conclusão é que o torcedor gosta de ver o sujeito correr e dar carrinho pra todo lado, mesmo que ele NÃO saiba dominar uma bola, fazer um lançamento preciso ou chutar a gol com um mínimo de pontaria.
    Vai entender…

  7. Dudu, ouvi dizer que está rolando uma troca do Dátolo com o Michel Bastos do São Paulo, essa informação procede ? Vc tem conhecimento disso?
    Se for verdade, acho uma excelente troca….

  8. Para mim e bem claro que Datalo não quer continuar entao muito obrigado pelo serviço prestado e vaza do Galo aqui nâo espaço para birinha de jogador afinal nenhum jogador pode ser maior que o clube,se esta recebendo seu salario o minimo que e honra o que ganha,agora a diretoria que varias vezes aqui fez minhas criticas mais uma vez esta deixando a desejar nâo dar explicaçao alguma a torcida,ate parece que o clube pertece a meia duzia de presidente e diretores ,vc devem emplicação a torcida,não e so na hora que precisa dela que vem pedir nas horas ruim tem que dar a cara ,Datalo vc e um bom jogador e um pecimo proficional ,vaza do galo.

  9. Caro Rabino! Assistindo ao jogo Coritiba e Grêmio fiquei com inveja, com água na boca. Do jeito que o Coritiba está jogando é o futebol que eu queria ver o Galo jogar. Que rapidez, lançamentos, toques de primeira, sem fazer jogo de espera polícia. E o Neto Berola? Poderia estar aqui, mas também com o clima e o ambiente que foram implantados no Galo pelo treineiro (???) Levir, onde imperam as mordomias e chinelinhos….. Acho que o Carpegiani é um baita treinador, pois conhece futebol a fundo porque foi grande jogador. Numa eventual possível saída do Marcelo, ei aí o nome: PAULO CÉSAR CARPEGIANI. Dá gosto ver o Coritiiba jogar. Time que vinha na zona de rebaixamento, com a chegada do Carpegiani recuperou e está jogando muito. Acho que o problema do Galo não é preparo físico e nem os tratamentos no DM: o excesso de distensões faz parte da filosofia atual do clube: muita mordomia, altos salários e pouca bola. Quem não quer estar no Galo? O Patric vinha entrando apenas alguns minutos nas partidas e olha o tempo que está parado. E o Marcos Rocha com um problemi ha no braço? É por excesso de trabalho, sobrecarga? Lógico que não. Há muitas coisas erradas no Galo. Só uma grande reformulação pode nos trazer melhores dias. Estamos, sim, em terceiro lugar no Brasileiro, mas por tudo que se gasta com esse plantel já era para estarmos uns 20 pontos à frente.

  10. Acho que o caso deve ser bem avaliado. Dátolo em forma, livre das contusões é jogador muito interessante de se ter no elenco. Some-se a isso, a inegável história de conquistas do atleta pelo clube. Vejo alguns Atleticanos afirmando que Dátolo vai ser negociado com o SP ou com outro clube, mas o jogador tem seu contrato encerrando no fim de 2016, portanto, sairá de graça, sem negociação. Acho que vale uma avaliação mais pormenorizada, caso Dátolo apresente boas condições físicas, vale a pena renovar. Lembro que temos no elenco o Otero, da mesma posição e muito pior jogador que o Dátolo. SAN

  11. Dátolo, muito obrigado por tudo, será sempre lembrado, mas deu o que tinha que dar. Torci demais pra voltar em alto nível, mas não podemos ficar reféns de boas atuações de dois anos atrás, tchau e bença!

  12. Eduardo, você, sendo jornalista e advogado, pelos ossos das profissões que escolheu, sabe que muita coisa passa por baixo (o termo “baixo” é proposital) das câmeras, ou mesmo das salas de audiências. É por essas e outras coisas de bastidores que o futebol vai ficando estranho. A gente vai, paga o Galo na Veia (ou qualquer outro programa de sócio de qualquer outro time), vai todo o mundo para o estádio, enfrenta flanelinhas, enfrenta segurança mal educado, enfrenta torcedor que fica de pé sem importar se está tapando a visão do outro, enfim. A gente passa por um monte de constrangimento por amor ao Galo, mas, a cada dia, percebo que esse amor que temos não é recíproco. Seria recíproco se houvesse transparência. Mas não! O que o Atlético faz por nós? O que os jogadores fazem pelo Atlético? Sinceramente (estou dizendo isso com o Galo em terceiro lugar no campeonato, portanto, não é choro de desespero), não fosse todo esse amor unilateralmente sentido, passa pela cabeça a vontade de arrumar as malas e mudar de casa, deixando o ser amado em segundo plano. Essa falta de respeito pelo torcedor é que me faz desanimar com o futebol. É triste… muito triste… ser tratado assim por quem a gente ama. Abraços!

    1. Por causa desses modinhas que o futebol esta assim. GALO sempre e em qualquer situação. Todos criticando o car por nao estar bem. Quem aqui nunca faltou ao servico por se sentir mal. Se nao esta bem o melhor e nao entrar. Aguarde um pouco e entre bem. Datolo um dos melhores meias que atuam no Brasil. Se fosse ruim iria ter tanto time querendo? Olha e tem alguém querendo levaar essa seara do Carlos Eduardo.

  13. Caro Eduardo, sobre o Dátolo esta estranho essa situação, parece que o São Paulo esta querendo ele de todo jeito, se liberar, podia tentar o Michel Bastos que esta louco para sair de lá e seria um grande reforço para a libertadores/17. Quanto ao lançamento da biografia do REI, como vc informou anteriormente, vai ter lançamentos em várias capitais brasileiras, vc saberia se vai ter em Goiânia? se sim saberia a data? Obrigado e um grande abraço. Parabéns pelas suas colunas diariamente. Aqui é GALO

    1. Excelente idéia, grande Antônio Ulisses . Eu gosot muito do Michele Bastos e ele está sem nenhum ambiente no São Paulo. Essa é atípica roca que pode ser muito boa para todas as partes envolvidas

  14. Comentei aqui outro dia que o período afastado e o tal reforço muscular poderiam ser um diferencial para que o Datolo pudesse mostrar novamente o bom futebol e se afastasse de vez do DM, acho que me equivoquei, depois do ultimo episódio prefiro não alimentar nenhuma esperança quanto ao aproveitamento desse jogador, acho até que a saída dele agora seria benéfica, financeiramente ele não é mais viável, se não estiver enganado o quarto ou quinto maior salário do elenco e o retorno em campo é o que estamos vendo, nenhum. Vencer vencer vencer esse é o nosso ideal!!!!

  15. Ta aí, falou claro, xará! Dedo na ferida! O que está acontecendo? Houve recusa do jogador em entrar em campo, procede mesmo esta informação? Se for isto, não entendo porque foi compor o banco. E se a não entrada em campo foi opção do técnico, continuo sem entender. Da para contar ou não com o hermano? Péssimo manter este clima. Que se resolva logo, de um jeito ou de outro. O próximo jogo deve nos fornecer algumas respostas…

    1. “Nós tínhamos o Dátolo no banco, mas em determinado momento, quando pensei em colocá-lo, ele disse que estava no aquecimento e um pouco inseguro. E aí nós seguramos. Foi uma decisão do próprio jogador, senão eu teria colocado nesse jogo, porque achei que seria importante”, explicou o treinador do Atlético.
      Veja a matéria completa: http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2016/09/08/marcelo-revela-que-datolo-nao-entrou-contra-o-vitoria-por-decisao-propria.htm
      Postei isso no meu twitter ontem! Se recusa a jogar? Diretoria tem todo o direito de recusar a pagar… Cara é empregado do clube… Tudo questão de hierarquia! Ele é submisso ao treinador q é submisso à diretoria! Se não quer jogar, tem q ser penalizado… e a maior ‘pena’ pra esses caras é no bolso…

      1. Grande Junim , tudo bem ? Eu conversei muito com um rapaz no blog do Ricardo Setti ,na veja , há um tempinho atrás e gostaria d esaber se é você mesmo. Se for, aminha página do facebook é Paulo Neves ( eu estou com a minha mulher e a camisa do Galo na foto ). Se for, eu terei um imesno prazer em te reencontrar . Se não for, também pode pedir que eu te adicione , porque tem vários atleticanos por lá . Um grande abraço e fique com Deus !

        1. Olá Paulo Henrique!! Blz e vc irmão? Cara, esse q vc encontrou no blog do Setti naum sou eu, (apesar de trocar ideia com diversos amigos em diversos blogs nessa rede mundial) não tenho costume de entrar no blog do Ricardo… mas vou te add no face sim! Será uma honra ter +1 GaloDoido na minha grande rede… Forte abraço

  16. Dátolo colocou a final da copa do brasil contra o crüzeiro no bolso. Naquela ocasião ele chamava o jogo para sí pois estava extremamente confiante.

    Argentinos são diferentes e agem de forma diferente dos brasileiros. Se ele disse que não estava confiante é porque no momento achou que não iria agregar em nada naquela situação do jogo. Brasileiro certamente iria abaixar a cabeça e entrar mesmo não se sentindo bem pois não questiona nada.

  17. Dátolo ja deu oque tinha que dar no Galo. Muitos criticam o preparo fisico do Galo no caso de contusões mas desde 2015 Dátolo joga uma partida e fica 3 meses fora, não dá para contar com jogador assim. Para os que criticam o Preparo físico da Galo o Guilherme esta machucado no Corinthians. Penso que para o ano que vem devemos fazer uma reformulação um rejuvenescimento do elenco, vejam os jogadores que mais se machucam no Galo e peguem suas idades. Além de que o Dátolo ganha muito bem para não jogar. Prefiro o criticado Carlos Eduardo que jogou bem contra o Vitória, pelo menos correu e tentou acertar, Dátolo só foi jogador em 2014 na Copa do Brasil. Saudações Alvinegras.

  18. Vejam voces que foi muito estranho o atlético ter colocado o Carlos eduardo pra jogar enquanto deixava Dátolo no banco. agora com a notícia da possível venda do dátolo pro São paulo tudo ficou claro. Ás vezes penso que nós torcedores somos constantemente lubriados por interesses de empresários e dirigentes que colocam alguns jogadores na vitrine (caso também do clayton) só por interesse economico, pra não perder valor na hora de negociar. e o técnico marcelo tem que aceitar pra não perder o emprego. Mas isto não é exclusividade do nosso glorioso , todos os times fazem isso. mas é vida que segue, vamos correndo, quem sabe seremos campeões este ano ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *