GUIA RÁPIDO: NBB 2015/2016: O que você precisa saber sobre os 15 times

Publicado em

TODOS CONTRA DOIS
A oitava edição do Novo Basquete Brasil (NBB) começa hoje com um abismo entre os dois favoritos e os outros 13 concorrentes – entre eles, o Minas, único representante do estado. Finalistas do ano passado e principais apostas para repetir o feito, Bauru e Flamengo abriram a competição, com triunfo paulista por 77 a 73.
Dono do maior orçamento da competição, Bauru e Flamengo mantiveram suas estrelas e ainda foram ao mercado. Atual bicampeão, o rubro-negro fez duas contratações pontuais. O armador Rafael Luz defenderá a primeira equipe no Brasil depois de oito temporadas na Espanha, caso semelhante ao do pivô João Paulo Batista, que estava desde 2008 no basquete francês.
Já o vice-campeão mundial Bauru, mesmo perdendo Larry Taylor, conseguiu agrupar alguns dos melhores jogadores disponíveis no país. Manteve Alex, Murilo, Jefferson, Rafael Hettsheimeir e Robert Day e conseguiu juntar as duas principais revelações do basquete brasileiro: o armador Ricardo Fischer, formado em Bauru, e o recém-contratado Leo Meindl, do Franca. O técnico é Demétrius, que deixou o Minas depois do título estadual.
AZARÕES
Mogi das Cruzes, Brasília e Paulistano são as equipes que podem impor alguma ameaça aos favoritos. Os outros 10 concorrentes se encaram praticamente em igualdade de condições pelas outras vagas nos playoffs.
MINAS 
Único representante mineiro depois do fim do Uberlândia – que teve a franquia realocada em Salvador e vai vestir a camisa do Vitória –, o Minas aposta em atletas jovens, muitos formados no próprio clube. Tanto que, para a vaga de Demétrius, a diretoria optou por promover Cristiano Grama, há quatro anos treinando a equipe Sub-22. 
Três jogadores chamam a atenção: o armador Henrique Coelho e o ala Danilo Siqueira, ambos lembrados por Rubén Magnano para a Seleção Brasileira, e o ala-pivô Leo Demétrio. Para a vaga de Robby Collum, que não renovou, os mineiros trouxeram o portorriquenho Sosa (ex-Boca Juniors), especialista em arremessos de longa distância. Os minas-tenistas estreiam nesta quarta-feira, às 19h30, contra o Pinheiros, em São Paulo.
FORMATO DE DISPUTA
Em relação ao formato, a principal novidade é a volta da final em melhor de cinco jogos, em vez de três. O número de participantes caiu de 16 para 15, o que obrigou a Liga Nacional de Basquete (LNB) a extinguir o rebaixamento nesta edição. Por falta de apoio, Limeira (terceiro colocado na última temporada) e Palmeiras desistiram da competição. O Uberlândia transferiu-se para Salvador e o Caxias do Sul estreia na liga.
PRIMEIRA RODADA
Segunda-feira (2/11)
Bauru 77 x 73 Flamengo
Terça-feira (3/11)
Franca 77 x 73 Macaé
Rio Claro 82 x 67 Liga Sorocabana
Quarta-feira (4/11)
19h30 Pinheiros x Minas
20h Caxias x Brasília
20h30 Cearense x Mogi das Cruzes
21h Vitória x São José

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *