Skip to main content
 -
Duda Lafetá é jornalista. Vive na Inglaterra há quinze anos e fica brava quando falam que ela trocou o Brasil pela terra da Rainha. Ela sempre diz que não substituiu um país pelo outro. Acrescentou mais um. Neste blog, ela conta de tudo um pouco sobre o que acontece na Ilha, que muita gente prefere chamar de Reino Unido.

Planeta Pizza

A cidade de Birmingham, a segunda maior aqui da Ilha, depois de Londres, sediou no último fim-de-semana a primeira convenção nacional dos defensores da teoria de que a Terra é plana e não redonda. Duzentas pessoas pagaram cerca de quinhentos reais para ouvir as ideias de nove palestrantes sobre o assunto.

Uma reportagem do jornal The Telegraph traz um trecho da palestra, digamos, alegórica, de Dave Marsh, um gerente do NHS (o sistema público de saúde). Ele foi um dos debatedores da conferência e afirmou sem nenhuma falsa modéstia: “Minha pesquisa destrói a cosmologia do big bang”. Stephen Hawking deve ter dado três cambalhotas no túmulo. A ideia do ‘cientista caseiro’ é de que a gravidade não existe e a única força verdadeira na natureza é o eletromagnetismo. Isaac Newton deve ter engasgado com a maçã, que comia lá na eternidade. Em sua palestra, Marsh revela que ele refutou o movimento planetário, usando uma câmera Nikon e um aplicativo em seu quintal. Nada como uma boa e velha pesquisa empírica para desbancar os cientistas que dedicam suas vidas estudando física, química, matemática…

Aqueles que acreditam na Teoria da Terra Plana afirmam que nosso planeta tem a forma de um disco achatado. O autor dos engraçados livros de fantasia, Terry Pratchett, que também já desencarnou, deve estar dando risadas, de algum ponto avançado do outro lado. No Discworld de Terry Pratchett, o planeta é um disco, que se equilibra nas costas de quatro elefantes, que estão de pé sobre uma tartaruga gigante.

Terra Plana de Terry Pratchett

Já para os que habitam a Terra Plana têm certeza de que nosso planeta é um disco com o Círculo Ártico no centro e a Antártida, uma parede de gelo de 45 metros de altura, ao redor da borda. Basicamente uma pizza de borda congelada.

Todo dia, na hora do almoço na estação de rádio BBC 2, um programa de debate discute os assuntos do dia, com a participação de convidados e ouvintes. O primeiro entrevistado de hoje foi um homem, que acredita piamente que a Terra seja plana e que tem um montão de gente por aí falando mentiras só para enganar os trouxas. O ouvinte falava de seu iate. A primeira pergunta do entrevistador foi se ele, de seu barco, já topou com o fim do planeta. O entrevistado deu uma risada condescendente, tipo, tolinho! Explicou que ninguém nunca foi lá porque, desde a década de 50, existe um tratado entre países, que não permite que as pessoas possam realmente explorar a Antártida e descobrir a verdade.

O jornalista e entrevistador Jeremy Vine deu corda. Com a voz mais séria e respeitosa do mundo, perguntou ao ouvinte como isso funciona: “Por exemplo, quando Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos, ele teve uma reunião com membros de seu governo, que passaram os códigos do arsenal nuclear e coisa e tal e revelaram: a propósito, a Terra é plana, a evidência de que ela tem borda está na Antártida, mas ninguém pode ir lá”. O ouvinte me pareceu chateado com a pergunta e respondeu: “por que é que iriam revelar essa verdade ao Donald Trump? ” Honestamente, nem se o Terry Pratchett pudesse, não teria imaginado um diálogo mais surreal e engraçado.

O caso é que a gente pode até rir, mas não tem graça. Deve ser horrível viver neste mundo onde todos têm a missão secreta de mentir para você. Porque, segundo os teóricos da Terra Plana, a NASA mente. Todo mundo mente. O homem jamais pisou na lua e as imagens feitas do espaço são montagens. Fernão de Magalhães, que em 1522 deu a volta no globo, também devia estar mentido.

O entrevistado de Jeremy Vine contou então que ele costumava acreditar que a Terra fosse redonda, mas que mudou de ideia depois de ver alguns vídeos no Youtube. Ah, os cientistas de internet. Navegam algumas horas e chegam felizes à terra das certezas irrefutáveis.

 

Há pouco mais de um ano, tive que escolher uma escola secundária para minha filha. Aqui na Ilha, funciona assim: as escolas secundárias organizam um evento para os pais e estudantes conhecerem a instituição. Hordas de famílias se espremem em salas de aulas, montadas para exibir o que a escola tem de melhor. Nos laboratórios, os visitantes podem botar a mão na massa. Experiências com combustão fazem o maior sucesso. Os ateliês mostram as obras de arte dos alunos e na cozinha, onde vão aprender os clássicos da culinária britânica, os visitantes provam uns biscoitos e bolinhos, feitos pelas crianças mais velhas. A visita termina com uma palestra do diretor, que tenta vender seu peixe. Um deles me impressionou muito. Disse mais ou menos o seguinte: aqui na nossa escola não ensinamos conhecimento, para isso existe o Google, investimos na aplicação do conhecimento e na criatividade. Sem discernimento, a informação é vazia.

Em inglês existe uma frase que diz que um tiquinho de informação pode ser mais perigoso do que informação nenhuma. Parece conversa de gente velha, eu sei, mas fico pensando que no começo da década de noventa a ideia de uma ‘Era da Informação’ era extremamente sedutora. Iríamos trabalhar menos e teríamos mais tempo para o lazer e sermos felizes. Em que ponto este trem saiu dos trilhos?

Relacionados

21 comentários em “Planeta Pizza

    1. Além dos terraplanistas, tem um pessoal que entra nos comentários de textos da internet sobre QUALQUER assunto e faz algum comentário sobre Lula/ Aécio/ Bolsonaro, coxinhas x petralhas, etc.

  1. É incrível como há loucuras por ai.
    -Esses teóricos malucos precisam explicar porque entre milhões de estrelas, TODAS são redondas e apenas a terra seria plana.
    -Precisam explicar porque o sol e a lua e os planetas do sistema solar são redondos e apenas a terra seria plana.
    -precisam explicar porque as ondas de rádio AM e FM funcionam de forma diferente, pois caso a terra fosse plana a onda de AM não existiriam.

    É muita loucura, e pior, há quem acredite.

    1. Você não entende nada sobre terra plana…pesquise primeiro antes de falar asneira,,Água sempre nível, 100% plana sem as mesmas propriedades do ferro fluido…sendo assim, impossível de se moldar a uma esfera…a terra não é uma planeta, é um reino único…planeta vem do grego planete, que significa estrela errante ou vagabundo…não existe planetas são apenas estrelas com aspecto e caminho diferente das demais.

      1. Ah… então só porque os gregos deram um nome para uma coisa a 2400 anos atrás a coisa passa a ser conforme o nome que eles deram? Os gregos chamavam os planetas de estrale errante porque eles não sabiam que não eram estrelas. Você mesmo deve olhar para o céu de noite e não sabe dizer o que é planeta e o que é estrela.
        “Átomo” tem esse nome porque os gregos achavam que ele era indivisível.

    1. Asneira é acreditar que a água é convexa…ÁGUA sempre nível 100% plana, diamagnetica sem as mesmas propriedades do ferro fluido, sendo assim,,impossível de se moldar a uma esfera.

  2. Não conheço nenhum geocentrista ou terraplanista que não tenha nascido e sido doutrinado pelo sistema educandário com o heliocentrismo e a certeza de que a terra é um globo. Isso é tão forte em nós que nao é possivel conceber a ideia “idiota” da terra plana. Todos absolutamente ridicularizaram o geocentrismo até serem convencidos de que algo no heliocentrismo simplesmente nao é logico. Quando voce começa a verificar as inconsistencias do heliocentrismo e da impossibilidade do globo aí vc se questiona…como pode ser isso?? Isso não é possivel! Depois disso é apenas uma escolha, aceitamos o desafio de sermos chamados de desinformados e nos tornamos geocentristas/terraplanistas pelas inconsistencias do heliocentrismo e do globo, ou continuamos ignorantes a respeito dos postulados geocentricos/terraplanistas e ainda assim nos achamos no direito de critica-los. Outrora heliocentrista, tenho que admitir, sou geocentrista. A possibilidade de a terra ser um globo ou de vivermos no sistema heliocentrico é desprezivel e pode ser verificada por vc mesmo quando vc quer faze-lo.

  3. Fernao de Magalhães deu a volta na terra circular, como todos ,ate hoje. As volltas sao sempre de leste para oeste, nunca norte sul. O domo é real, e o azul é agua. Na lua ninguém nunca pisou. Agua nao adere em um globo nem faz a curvatura. Agua,desce sempre pra baixo. Se o sul existisse ela desceria, pois sobre a terra nao existe essa lei de ela fixar se num globo. É muita lorota sem explicação. Prefiro terra plana. Mais logico.

  4. Fico impressionado com as posições sem questionamentos dos globalistas. Ok. Vamos la. Respondam uma pergunta,só. Se somos um globo e estamos girando, por que o ceu que vemos a noite é o mesmo todas as noites, e igual aos das cartas de navegação de cabral e de todos navegadores antigos? Cruzeiro do Sul, ursa maior, orion, marte, jupter, 3 marias etc. Estao lá todas as noites no mesmo lugar. Entao senhores, me desculpem mas nao ESTAMOS girando. Estamos parados.

    1. O céu não é o mesmo todas as noites, ele muda, pouco, mas muda. Se observado no intervalo maior (seis meses), as constelações são diferentes. A posição relativa entre as estrelas também muda, devagar, mas muda, não é verdade que estejam na mesma posição de centenas de anos atrás. A astronomia tem explicação para todas as bobagens que v. falou.

  5. Porque não mostram fotos reais da terra, porque não mostram os satélites que dizem que tem mais de dois mil lá em cima. Tudo que nos mostram são imagens CGI. Daí isso ninguém questiona. Preferem aceitar várias teorias, igual aquela que os cientistas descobriram um planeta que neva protetor solar, kkkk, daí isso vocês aceitam, acham que é real! Bando de gados cegos!!

  6. ÁGUA 100% nível…e diamagnetica sem as mesmas propriedades do ferro fluido, sendo assim…impossível de se moldar a uma esfera, não é a terra que é plana,,E sim a água.

  7. Não existe planetas…são estrelas errantes, tradução do grego planete…falácia dizer que os planetas são esféricos errado, são discos não esferaras…e estão na abóboda celeste exatamente como está descrito nas escrituras.

  8. Vc analisou o assunto Terra plana superficialmente, apenas. Entendo. Eu acreditava no modelo de universo que a pseudociência nos apresenta, até que comecei a ponderar os absurdos deste modelo impossível. Se vc pesquisar corretamente os DOIS modelos (já percebi que vc não pesquisou nem o modelo da Terra globo), verá que o modelo Terra plana é mais lógico.
    Segue alguns vídeos que eu já fiz e um outro canal:

    Série de vídeos que mostra a impossibilidade de pousos na Lua. Vídeos feitos por um mestre em física e doutorando (ele não é terraplanista):
    Playlist “Fomos à LUA?”. Excelentes vídeos bem fundamentados e bem editados:
    https://www.youtube.com/watch?v=qxEwNpT___Q&list=PLyz-ND_H_I2xuwwP7NTmqhS4pCZyuR5-X

    MEUS videos (alguns):
    011 – Terra plana: Como, quando e por que me tornei terraplanista?
    https://youtu.be/_kFZ13sW_G4

    58 – PhD. em Matemática mostra que a Terra é imóvel.
    https://youtu.be/ZtYBBO5N9yc
    59 – Terra plana: os terraplanistas são estupradores?
    https://youtu.be/q0PVzFJmorc
    61 – Terra plana: mais sobre as “crateras” da Lua
    https://youtu.be/QwiRUWG9qag
    62 – Terra plana – os cientístas lunáticos e seu fantástico balão azul.
    https://youtu.be/uOXvRKTu5BU
    87 – NASA trabalha em um deserto do Peru.
    https://youtu.be/ilSJ41v0aM4
    88 – A farsa de Einstein: o éter pode existir sim (1 de 3) – a Terra é plana.
    https://youtu.be/wx5oYrrqpjY
    89 – 2/3 – A farsa de Einstein e o éter (a Terra é plana) – parte 2/3
    https://youtu.be/gOq9g3BLHqA
    90 – 3/3 – A farsa de Einstein e o éter (a Terra é plana) – parte 3/3.
    https://youtu.be/rhbiD-a0PhI
    117 – Não há fusão nuclear no Sol: ERIC DOLLARD
    https://youtu.be/rugHjrr2GOk
    118 – Comentários sobre o vídeo 117 – ERIC DOLLARD e o Sol.
    https://youtu.be/xtHZ-4jsiQw
    119 – Academia Internacional da Terra plana e outros estudos
    https://youtu.be/LRJNMqzav3w
    159 – Jornal THE TELEGRAPH repercute conferência da Terra plana
    https://youtu.be/pOI6KibZ7wI

    Playlists de meus vídeos:

    Terra plana: erros da pseudociência.
    https://www.youtube.com/watch?v=UEJeCpEpegI&list=PLnZATiUwzvybwTf8X7SSr6y0M8glVRfAJ

    Terra plana: a Lua não é o que te disseram.
    https://www.youtube.com/watch?v=a0yBqGpGFAo&list=PLnZATiUwzvyYH1Zp4O8bS38Cp1lqFdFcJ

    Terra plana: desmascarando a NASA.
    https://www.youtube.com/watch?v=ilSJ41v0aM4&list=PLnZATiUwzvyb3RJNF82NI2ZzMyifJWQAM

    Por que mentiram sobre a forma da Terra?
    https://www.youtube.com/watch?v=NI-E_8YodLY&list=PLnZATiUwzvybYFip1TWa0K5d0-tTzGoGA

    Terra plana explica a origem da vida.
    https://www.youtube.com/watch?v=t3Len9mm2_8&list=PLnZATiUwzvyY2HszH5gbOJpcuFvQ213x3

    Terra plana: a farsa de Einstein
    https://www.youtube.com/watch?v=plOZhy2YD54&list=PLnZATiUwzvyY5xhZTeNpe1qk6ATwpAsDy

    Terra plana: músicas terraplanistas.
    https://www.youtube.com/watch?v=OZPAHd7TBHc&list=PLnZATiUwzvyYFwNdLTtkvUSULrjUYKS14

    Terra plana: análise de livros da pseudociência.
    https://www.youtube.com/watch?v=uMY3n7C9ioM&list=PLnZATiUwzvyb86Cnm1p9I6o9hVsSRigvE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.